Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Por que não fazem Suspensões Invertidas ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Por que não fazem Suspensões Invertidas ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Por que não fazem Suspensões Invertidas ?
    Postado: 13 Jun 2013 as 11:34
Galera, na época que parei de pedalar (meados de 2007), estavam entrando em cena algumas suspensões invertidas, como esta abaixo:


Voltei a pedalar em 2012 e nunca mais vi nenhum modelo invertido. Por quê?

A maioria das motos mais insanas do mundo, tanto as de trilha quanto as de velocidade, usam suspensões upside down (invertidas)...





... por quê esta tecnologia não foi aplicada ou aceita para suspensões de bike? Se equipam as melhores motos, devem ser melhores, não tem lógica? E são tão lindas estas suspensões Embarrassed
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
rafanaressi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2011
Mogi Mirim
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafanaressi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 11:55
Boa pergunta sempre tive essa duvida também, se bem que eu tenho uma lefty e ela é invertida mais é a única que conheço no mercado brasileiro ou teria alguma outra?
Voltar ao Topo
paulo ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2005
sp
Offline
Mensagens:1423
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 12:06


Firme e forte.


Voltar ao Topo
paulo ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2005
sp
Offline
Mensagens:1423
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 12:19

Me parece que nas bikes o problema é o peso e custo maior, além da lefty a maverick também tem suspa invertida
Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 12:43
Porque apesar da maior rigidez o aumento de peso seria muito grande.

A Manitou usa no modelo Dorado,A Dnm na USD-8(pra mim a suspa mais bonita pra dh:http://www.dnmshock.com/bike-front-forks/USD-8.html),a Marzocchi em alguns modelos e todas as lefts,A não ser a left,todos os outros modelos são para modalidades mais agressivas,onde o peso não é levado muio a sério.
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 12:50

Creio que o problema seja o maior custo das vedações/retentores pois se houver vazamento de óleo, o funcionamento do freio e do cubo seriam prejudicados.

Nas bikes de downhill, a trave do garfo convencional ajuda na rigidez. Com garfo invertido, este reforço não existe e acho que só a Manitou Dorado usa este sistema.
Voltar ao Topo
Gui Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2003
Minas Gerais
Offline
Mensagens:2108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 14:09
Discutimos esse assunto aqui a um tempo atrás. Tem dois pontos a considerar:

(1) Suspensões invertidas têm como vantagem reduzir a massa não suspensa (a que fica após a mola), o que, teoricamente, melhora a resposta aos impactos menores.

(2) Entretanto, como desvantagem essas suspensões são naturalmente menos rígidas, pela ausência do arco. Essa falta de rigidez precisa ser compensada com reforços, o que aumenta o peso.

Em uma motocicleta, a redução na massa não suspensa trás benefícios mensuráveis, devido ao peso da suspensão. Por outro lado, a desvantagem do peso adicional do garfo não é muito relevante pois temos um motor para empurrar.

Em uma bicicleta tudo funciona o oposto...a massa da suspensão é pequena a ponto de o ponto (1) não ser muito relevante, porém o acréscimo de peso no ponto (2) vai sim fazer diferença.

Na prática isso significa pouca vantagem que justifique a perda de rigidez, além de outras desvantagens como os stanchions mais expostos (mesmo com proteções), etc. 

Os fabricantes já perceberam isso. 

Gui Marques

Ride it like you stole it
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 14:27
Interessante.

Obrigado todos pelos esclarecimentos.
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 17:15
Acredito que também é por causa do centro de gravidade que deixa de ser próximo a roda, deixando a bike mais instável.
Voltar ao Topo
marcos fabio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 22:06
Esta é a Manitou Dorado, suspensão para downhill





E esta é a DNM Volcano, também para downhill:

Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 22:34
interessante as informações que postaram,

parece que as suspas invertidas são usadas basicamente no DH, tem uma marca nova, chama DVO, lançaram a EMERALD, que pra mim é a suspa mais bonita da atualidade:




Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 22:36
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Acredito que também é por causa do centro de gravidade que deixa de ser próximo a roda, deixando a bike mais instável.
hein ???

toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
pablocouto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2011
Porto Alegre
Offline
Mensagens:529
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pablocouto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2013 as 22:58
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

interessante as informações que postaram,

parece que as suspas invertidas são usadas basicamente no DH, tem uma marca nova, chama DVO, lançaram a EMERALD, que pra mim é a suspa mais bonita da atualidade:






Credo Charles, indestrutível esta bike KKKK Deve descer qualquer coisa, agora para subir KKK Só com um guincho KKK
Voltar ao Topo
diegot Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2011
Uberlândia/MG
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegot Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2013 as 11:01
Eu acredito que cause uma perda na rigidez por causa da ausência do arco que liga os dois lados.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 14:07
Chegaram boatos que, provavelmente na linha 2015, a Rock Shox vai lançar uma invertida.
Voltar ao Topo
edu_74 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Dez 2011
Jundiai
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 14:27
Não existem detalhes ainda...vamos esperar.
Só essas fotos.



Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 15:05
Tomara que lancem mesmo... 2015 quero montar uma bike nova... nem que venda meu carro pego uma destas daí se lançarem mesmo rsrsrsrs...

Acho suspa upside down muito linda !
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 15:46
Com o advento dos eixos de 15 e 20mm provavelmente a torção não seja mais um fator impeditivo. Vamos aguardar.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 17:32
Hoje que tem uma invertida legal para AM é a X-Fusion.
Voltar ao Topo
paulo ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2005
sp
Offline
Mensagens:1423
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 18:14

Essa RS-1 lembra a suspensão da scott (só não era invertida), meu sonho era ter uma RS-1, mas minha primeira foi uma mag 21.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 20:51
Meu sonho era uma Mountain Cycles Suspenders, mas acabei ficando com uma Quadra 21.
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 21:03
X-fusion também desenvolvendo...

http://www.bikerumor.com/2012/08/30/2015-x-fusion-inverted-all-mountain-suspension-fork/
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2014 as 21:33
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Hoje que tem uma invertida legal para AM é a X-Fusion.


Já existe da X-Fusion:

http://www.xfusionshox.com/product/forks/revel-series/revel-hlr.html

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X