Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Regulagem Freio a disco
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Regulagem Freio a disco

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarceloHF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Regulagem Freio a disco
    Postado: 04 Jun 2013 as 10:49
Bom dia a todos.
Sempre quando tiro a roda da bike para uma manutenção ou ate mesmo para trocar a camara de ar ou o pneu tenho que fazer a regulagem da pinça de freio?
Pois a roda nunca fica na mesma posição, sempre o disco fica pegando nas pastilhas de freio.
O procedimento que eu faço e o seguinte: Afrouxar os parafusos da pinça e apertar o manete de freio e ir apertando os parafusos gradativamente, ai resolve, para de pagar, mas fica a duvida, sempre terei que fazer esse procedimento quando eu retirar a nota?

Vlw ...
Aguardo.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 10:53
O problema é o aperto do fecho... se você está rodando com a roda pouco apertada e depois de tirar e colocar a roda novamente apertar mais do que estava antes o fecho, vai pegar o disco... e vice-versa também.

O segredo é você conseguir usar sempre a mesma apertada no fecho. Eu por exemplo, sempre coloco BEM apertado (claro que não ao ponto de quebrar) mas sempre BEM apertado.

Daí nunca pega, pois o aperto sempre é o mesmo.
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
MarceloHF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 10:59
Fala ai Hairtonneto.
Ja fiz esse procedimento que voce esta relatando, mas infelizmente não da certo cara, toda vez tenho que ficar regulando pela pinça de freio, pois não casa certim, sempre fica raspando, a dianteira fica certo, mas a roda traseira não fica certo de forma alguma.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 11:01
Originalmente postado por MarceloHF MarceloHF escreveu:

Fala ai Hairtonneto.
Ja fiz esse procedimento que voce esta relatando, mas infelizmente não da certo cara, toda vez tenho que ficar regulando pela pinça de freio, pois não casa certim, sempre fica raspando, a dianteira fica certo, mas a roda traseira não fica certo de forma alguma.

Mas você consegue acertar a regulagem? É apenas tirando a roda e colocando novamente que volta a pegar?
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
MarceloHF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 11:04
A regulagem eu acerto sim, fica certa, sem pegar nada, mas sempre que eu preciso retirar a rodagem e coloca novamente fica pegando.
Voltar ao Topo
Christoffer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2005
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Christoffer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 14:32
Por curiosidade, qual roda e freio é? 
Uso um tektro basicão, com rodas similares a deore e felizmente não tive esse problema.
Voltar ao Topo
MarceloHF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 14:35
As rodas sao simples, AERO ESCAPE,os cubos são simples tambem, os freios sao os shimanos m446 e o rotores shimanos.
Voce acha que pode ser devido as rodas serem simples Christoffer?
Voltar ao Topo
Christoffer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2005
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Christoffer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 15:00
Originalmente postado por MarceloHF MarceloHF escreveu:

As rodas sao simples, AERO ESCAPE,os cubos são simples tambem, os freios sao os shimanos m446 e o rotores shimanos.
Voce acha que pode ser devido as rodas serem simples Christoffer?

Olá Marcelo, vou deixar para os experts responderem essa questão. A minha pergunta foi apenas uma curiosidade pontual.

O que posso relatar é que de minha experiência, é que em minha bike ainda não precisei fazer ajustes após retirar rodas. Basicamente, é tirar, colocar no lugar e já está no esquema.

A única orientação que tive é para não apertar o freio estiver sem rodas.

Abraço
Voltar ao Topo
MarceloHF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Espirito Santo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloHF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 15:14
Vlw, vou aguardar mais opniões.
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 19:12

Amigo eu acho que isso acontece quando as pastilhas são novas, pois ficam mais próximas do disco.

Quando apertamos a roda, eu acho que as laterais da blocagem e as porcas dos cubos se acomodam no alumínio do quadro e antão você faz o ajuste. Quando você desmonta, dificilmente vai colocar as blocagens e as porcas dos cubos na mesma posição que estava antes, a não ser que você regule o freio após a montagem e anote com uma caneta, marcando a posição em que a blocagem e da porca do cubo pararam e coloca igual na montagem, mas acho que não funciona ficar olhando se a marca está na mesma posição. 


abraços.


Editado por Guto Nunes - 04 Jun 2013 as 22:13
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2017 as 19:41
Alguém pode confirmar o que cada um desses parafusos faz (imagem 1)?
Imagino que o interno, regule a distância da pastilha fixa, agora o externo?!
Ele mexe com a pastilha móvel? Vi em alguns modelos de freio isso (na foto, Winzip Max), e alguns que nem tem parafuso de regulagem interna (imagem 2).




Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2017 as 20:23
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Alguém pode confirmar o que cada um desses parafusos faz (imagem 1)?
Imagino que o interno, regule a distância da pastilha fixa, agora o externo?!
Ele mexe com a pastilha móvel? Vi em alguns modelos de freio isso (na foto, Winzip Max), e alguns que nem tem parafuso de regulagem interna (imagem 2).





Gap adjust, deve ser a posição da pastilha sim. No caso pra não ter que ficar puxando cabo e talz... 
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2017 as 21:53
Freio a disco de bicicleta é muito simples, mais até que os de carro barato.

Uma das pastilhas é fixa, não se move. Ela tem que ficar bem próxima (mas com folga) do disco. Quando o freio é acionado, a outra pastilha se aproxima, empurra o disco que é flexível contra a pastilha fixa e da prensagem surge o atrito de frenagem.

Então existem três regulagens nos freios a cabo. A primeira é o de aproximação da pastilha fixa do disco.
A segunda é algo parecido para a pastilha de freio móvel e a terceira é um ajuste pelo cabo, assim como ocorre nos demais tipos de freios.

No caso de freio a disco hidráulico, continua existindo o ajuste da pastilha fixa, mas a pastilha móvel não tem ajuste. O sistema é autocompensador. Conforme as pastilhas se desgastam, o cilindro hidráulico da pastilha avança acionado pelo pistão hidráulico da manete de freio. Porém, quando a manete é aliviada, o recuo do pistão da manete não causa o recuo do pistão da pastilha. Ao invés disso ele permite a entrada de fluido do reservatório no lugar.
Se a pastilha desgastou, o preenchimento com fluido adicional mantém a pastilha próxima ao disco ao mesmo tempo que recupera a posição de acionamento da manete. Então é um sistema que a folga do freio está sempre regulada.

Este é um dos motivos pelo qual o sistema hidráulico é usado em competições onde seu uso é constante e potente.
Numa descida de downhill, onde os freios são muito exigidos, um freio a cabo não possui a autocompensação, e a manete estará funda no final do percurso, algo que não acontece no sistema hidráulico autocompensado.
Isso é importante numa competição de ponta, mas é usar canhão para matar formiguinha para ser usado em bicicleta de uso urbano.
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2017 as 19:02

Que eu saiba, no freio hidráulico não existe pastilha fixa, nem ajuste manual das pastilhas.

As duas pastilhas são móveis e ajustadas automaticamente, de acordo com o desgaste das mesmas...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2017 as 23:33
Certo senhores, as deduções estão corretas, mas...

Nenhuma responde a minha questão!!!

Segue um quot do post que me fez reavivar o tópico.

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Alguém pode confirmar o que cada um desses parafusos faz (imagem 1)?
Imagino que o interno, regule a distância da pastilha fixa, agora o externo?!
Ele mexe com a pastilha móvel? Vi em alguns modelos de freio isso (na foto, Winzip Max), e alguns que nem tem parafuso de regulagem interna (imagem 2).




Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2017 as 00:42
Acho que este vídeo ilustra melhor o que você quer saber:

https://youtu.be/yJcVQCFcO0k

Ali você descobre que o parafuso interno serve para regular a distância da pastilha interna até o disco.
Acredito que o segundo parafuso também regule a distância da pastilha externa até o disco.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Ago 2017 as 02:12
To por dentro da regulagem do freio ali...
Achar, eu também acho que o parafuso do lado externo, mexe com a distância da pinça externa.
Só preciso de uma dose com certeza... BeerLOL

Mas a dúvida mesmo, é onde não tem parafuso interno só o externo... Dead
Não achei ninguém com esse modelo, mas me interessei bastante*!
Já tinha achado uma pinça/caliper Winzip, desses com um parafuso só, que um amigo bicicleteiro (falta bastante pra mecânico), trocou porque supostamente não se acha mais pastilhas... Vou passar mais tarde lá, e ver se ele ainda tem a pinça... 

* Já que o TRP Spyre está fora do orçamento por enquanto. rs

Editado por Ismah/Cabelo - 28 Ago 2017 as 02:13
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2017 as 02:30
Up!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X