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Pinarello aderindo ao freio a disco... |
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samuelgouvea
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Cadastrado em: 20 Dez 2011 juiz de fora Offline Mensagens:1219 |
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parece que ele escreveu "banido" na localização... |
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Programação eletronica de troca de marcha de acordo com rotação tem utilidade ZERO em situações reais de competição, porque o cambio não tem como antecipar se adiante tem uma descida, uma subida, uma curva, se estamos cansados e por isso procurando cadencias mais baixas, ou acelerando num sprint e querendo girar acima das 110rpm.
A não ser que fosse um sistema "inteligente", capaz de receber sinal de potencia e hr de um powermeter e interpretar que o ciclista está fazendo um ataque ou sprint, ou aplicando baixa potencia porque está de roda, e com isso pode usar marcha mais pesada e cadencia mais baixa. Agora, para objetivos de treinamento, poder setar uma faixa de cadencia e provocar cambio automático.. daí eu já começo a gostar. Se uma coisa dessas tivesse um liga-desliga, tipo liga durante a fase de "cruzeiro" e capaz de ser desligado próximo da chegada ou subida, já interessava. Ou se tivesse "modos" - modo plano solo ou puxando, modo plano em pelotão, modo subida, etc. Daí podia até mesmo melhorar o desempenho de muitos que usam o cambio de forma errada. |
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JBatistaJr
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Cadastrado em: 03 Jan 2013 Florianópolis Offline Mensagens:342 |
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ISSO que eu tava pensando! Nada melhor do que encontrar alguém que explica o que imaginei com palavras melhores...
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Caloi Sprint 10
Meu Strava |
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PAF
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Cadastrado em: 21 Dez 2010 Recife Offline Mensagens:885 |
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Se Cadel Evans estivesse usando um Dura-Ace 9000 mecânico, não teria tido problemas e poderia ter ficado em segundo hoje! esse mercado é f...
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Tux
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Cadastrado em: 26 Jul 2011 Colider - MT Offline Mensagens:521 |
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Mas um grupo eletrônico que tivesse apenas 1 comando de troca para os 2 câmbios, dianteiro e traseiro, e sempre fizesse a troca correta sem buracos entre elas, seria algo interessante? não ter que fazer contas para trocar de marchas, apenas pensar "um pouco mais leve", ou "um pouco mais pesado". E poderiam ter modos, segurar apertado troca mais rápido e com mais diferença, apenas 1 toque, entra a marcha mais leve ou mais pesada, mais próxima da que você está usando.
Não sei como funciona, as vezes até já é assim, mas foi o que eu pensei agora que poderia ser bom, e também não sei se consegui me expressar corretamente =x
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brunoleite
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Cadastrado em: 23 Nov 2011 Curitiba - PR Offline Mensagens:3273 |
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Só se fosse um cubo NuVinci aliviado no peso, aí morre a história do incremento de marcha ser sempre de 1 dente na engrenagem...
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Xis-biker
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Cadastrado em: 01 Jan 2012 SP Offline Mensagens:1046 |
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Mensagem subliminar! Implantaram as torres gêmeas nos sti Sram!
Na boa, feio demais. Daqui a pouco, a Sram vai transformar seus sti em guidão seca-suvaco. |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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eu vejo grandes problemas na adaptação de freios a disco em speeds. usarei um dia, mas primeiro quero ver a indústria resolver outro problema, que não de freiso e manetes, mas quadros e garfos, que mostro em fotos:
vejam, nem todos esses problemas são em bikes de fibra de carbono. o que acontece é que desenvolvemos as geometrias dos quadros durante 100 anos de forma a receber as forças de frenagem nos pontos mais próximos das extremidades das rodas, e não próximos dos eixos delas. eu, hoje, só confio em quadros de aço com freios a disco. e mesmo assim nem todos. e isso pq o aço tem maiores propriedades de resistência à fadiga, e não pq os fabricantes já tenham acertado nos projetos. até esse tipo de "acidente" desaparecer de vista, vou continuar apostando mais nos freios de aro. p.s. vejam que não estou me manifestando sobre os freios em si. mas sobre quadros e garfos.
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HAIRTONNETO
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Cadastrado em: 06 Dez 2012 CURITIBA Offline Mensagens:1910 |
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Para quem tiver interesse, na revista Bike de Maio tem uma matéria sobre os grupos sram red e force 22 (com discos hidráulicos ou ferraduras hidráulicas). Tem bem detalhado todas as tecnologias novas do grupo, pesos, etc. Nome 22 por ser 22v, segundo eles são 22 marchas todas 100% utilizáveis.
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Meus amores:
MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg |
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omegared1
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Cadastrado em: 11 Jan 2010 SP Offline Mensagens:1220 |
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Vou colocar uma citação de um site a respeito desse assunto, e garanto que a maioria que critica o uso, vai mudar de idéia. Quanto a feiura......"Recado para os anti-inovaçãoPessoal, seguinte… Toda vez que eu publico algo sobre os freios a disco para estrada, vem um monte de gente falando que “não”…. isso é um absurdo, que esses freios são inúteis, que bikes de estrada não precisam de freios hidráulicos e etc. Se analisarmos a necessidade dos freios a disco para bikes de estrada com a ótica de ciclistas amadores, eu concordo que não são tão necessários assim… Mas quando ciclistas profissionais estão descendo montanhas de 30km no Giro d’Itália, a 100km/h com curvas extremamente fechadas, na chuva, com sujeira na estrada, não existe a menor dúvida de que os freios a disco são necessários. Eles funcionam 35% melhor do que os freios no aro. Lembre-se de quem a SRAM, a Shimano e a Campagnolo não estão pensando na necessidade dos ciclistas de final de semana para desenvolver seus produtos e sim nos profissionais! Além de parar 35% mais rápido, eles não super aquecem os pneus, o que pode levar a descolamento de tubular e até estouro de pneus. Se a roda empenar não vai ficar pegando nos freios, não falha na chuva… enfim… São muito melhores… Então, se em praticamente todos os esportes de velocidade os freios a disco são utilizados (Corridas de carro, de moto, Mountain Bikes e até aviões…) Porque não podem ser utilizados nas bikes de speed???? Fica a dica para vocês pensarem sobre antes de começarem a criticar a evolução das coisa." |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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quanto aos freios, concordo. mas não há garfos ainda preparados pra isso. nem quadros. só adaptações de projetos já existentes.
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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Quanto aos freios em piso molhado, acredito que os freios hoje já funcionam muito bem, o problema das quedas é justamente por eles funcionarem bem demais e travar o pneu. No caso aquele sistema de freio ABS (se funcionar de verdade) acredito ser muito mais promissor no quesito de segurança que o o freio a disco.
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Alemao Cl
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Cadastrado em: 12 Fev 2012 Campo Largo-PR Offline Mensagens:1145 |
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Eu acho que a maior vantagem do hidráulico, seja disco ou ferradura, é a modulação. Os cabos de aço sempre esticam quando você tensiona, e depois de um tempo voltam a posição original. Experimente puxar o freio forte com a bike parada, solte e puxe em seguida. É possível perceber que você precisa puxar mais o manete para freiar, pois o cabo de aço estirou e ainda não voltou. Assim a modulação sempre sai prejudicada. Acho que um hidráulico nas ferraduras seria legal, talvez não tão pesado e nem tão caro. O disco ainda não me convenceu.
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Eu vim pra confundir e não pra explicar...
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Alemao Cl
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Cadastrado em: 12 Fev 2012 Campo Largo-PR Offline Mensagens:1145 |
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Acho que um ABS seria o sonho de qualquer ciclista |
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Eu vim pra confundir e não pra explicar...
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brunoleite
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Cadastrado em: 23 Nov 2011 Curitiba - PR Offline Mensagens:3273 |
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Minhas dúvidas sobre freio a disco, para que os defensores da "inovação" me respondam:
E o superaquecimento do sistema de disco? Pastilhas "glazed", fluido superaquecido, como o que rolou com o cara do cyclingnews? Pelo que li, o único freio que aguenta é com disco de carbono, que até agora só é feito por uma pequena empresa e nenhuma dessas bicicletas novas usa.
Qual o milagre pra trocar uma roda numa prova e não ficar pegando o disco nas pastilhas? Já li a respeito de algumas novas pinças que tem um mecanismo de centragem mais facilitado, mas pelo que entendi, não é só colocar a roda e sair andando.
Peso adicional do sistema de freio completo + os reforços no quadro, justificam?
Enfim, até acho válido que lancem pro povo usar e dar os vereditos, conforme se usa vão se fazendo os ajustes. Só acho que não tem nada de revolucionário nem vai ter ganho expressivo.
E sobre a desculpa de que é "voltado para profissionais": No cyclocross já tá liberado e não é unanimidade. Só assistir qualquer prova do começo do ano e escutar os canti-levers cantando nas descidas (com barro, areia e neve).
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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O lucro das empresas vem das equipes profissionais ou dos "ciclistas de final de semana"? Se fosse mesmo voltado exclusivamente aos Pro-Tour, teríamos grupos "de corrida" e grupos "de farrapeiro" sendo vendidos. E não é o que acontece. Quem tomou bomba no Giro por causa dos fails dos grupos eletrônicos com certeza nunca mais usaria numa prova, mas usarão pois o patrocínio é o que manda. Pra mim a Campagnolo só lançou o grupo eletrônico pois a Shimano já tinha, comandando todo um segmento com exclusividade. Mas duvido muito que lançariam sem concorrência, ainda é uma tecnologia com muita probabilidade de problema. O mesmo vale para os freios a disco, especialmente nos apontamentos do Odir e do Bruno sobre problemas estruturais e outros relacionados à operação dos freios e as necessidade de prova, como troca de rodas. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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NeoConker
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Cadastrado em: 26 Abr 2012 Offline Mensagens:203 |
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Calma Brunão! Problemas com pastilhas só usando a errada ou a "compatível" sem falar nos que inventam de usar outro tipo, pq tem a cerâmica, metálica, não-metálica, semi-metálica, os Shimano IceTech com rotores com 3 camadas (aço+alumínio+aço) dissipa melhor o calor, praticamente não sofrem fade. Aumenta o peso no sistema de freio mas diminui nas rodas sem a borda. Ando tanto de Road como Mtb 3 vezes por semana, alterno as bikes para ir trabalhar e prefiro o disco sempre, usando o eixo 15mm consigo trocar a roda mais rápido que o QR, aquilo trava a roda na mesma posição, então qdo eu uso o pneu pra asfalto ou trilha é plug and play e o freio continua igual. Editado por NeoConker - 26 Mai 2013 as 21:12 |
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30455
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Cadastrado em: 22 Jul 2008 - Offline Mensagens:1421 |
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Veja só colega, entre os fatores que compõem um grande esportista, especialmente em esportes sobre rodas, é o conhecer e saber tirar o máximo / melhor proveito do seu equipamento. Não fosse assim, poderia-se ter provas de automobilismo com carros guiados pelo sistema da Google para automatizar os mesmos e os pilotos seriam aqueles dummy´s que se usa em crashtest. Diz-se que um grande piloto é o que sabe levar a máquina até seu limite, dentro das condições em que se encontra, para chegar até a linha de chegada a ferramenta inteira... O mesmo vale p/ os ciclistas, não é?? Se você torna a máquina indestrutível, p/q o cara vai ter que se preocupar em medir o desempenho da bici?? Até mesmo nas provas profissionais, onde os caras tem todo apoio, a maior merda é o cara furar um pneu... é culpa do ciclista?? Pode até ser, pois é ele quem está sobre a peça que se move, afinal de contas, as pedras e cacos de vidro não vão sair do seu caminho, você é quem ter que se desviar deles. Se é só por um par de pernas em cima de uma bici, então manda o Roberto Carlos (alguém aí se lembra, hahahaha???) virar ciclista, pois não precisa ter estratégia nenhuma, é só "chutar na direção certa" não é?? que sobra dos "grandes ciclistas" então? Por estas e outras considero que o ciclismo de antigamente era mais legal, pois o ciclista TINHA que se preocupar mais com o desempenho da máquina. Isto fazia toda diferença... hoje quem vê fotos do Mercx mexendo ele próprio na bici fica a pensar, "que que o cara tá fazendo??? cadê o mecânico????" poisé, o Mercx sempre mexia ele próprio na bici. Quem é hoje que você vê mexendo na bici, entre os ciclistas profissionais??? Esse que é o lance legal de pedalar, pois EU mexo na minha bici, e por isso me sinto mais próximo dela e dos caras que também mexem nas suas, por estarem preocupados com os limites e rendimentos dela, o que de certo modo, AINDA faz diferença na competição de fim de semana, onde o Zé Qualquer chega com o gruppo último tipo e que falha na metade da prova, e você vence pois a sua máquina deu o que tinha e chegou inteira. Era isso. Abraço
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marcelogoes
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Cadastrado em: 12 Fev 2005 Maringá Offline Mensagens:686 |
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Exatamente, Voodoo. A galera se esquece que os prós não compram equipamentos. Eles estão lá pra servirem como mkt e feedback no desenvolvimento. O foco desses produtos sempre foi e será o mercado amador, tanto que estão vendendo antes mesmo da UCI liberar nas provas de estrada. Só pra constar: o grupo hidráulico a disco da SRAM pesa 463g a mais que o mecânico. Isso sem contar o reforço no quadro e garfo. Quem acha que isso vai ser tirado nas rodas tá muito enganado. O que se acrescenta na parede do aro na área de frenagem não chega a isso. Nem a pau. O freio a disco não é revolucionário. É uma decisão de idústria e ponto final. Chegou-se ao limite do peso nos grupos, rodas e afins. A indústria precisava de "novos" produtos "revolucionários" para virar padrão e assim ganhar dinheiro no desenvolvimento desse mercado por anos a fio. Grupos eletrônicos que emulam o sistema mecânico? Que porcaria de vantagem é essa? Grupos tops funcionam perfeitamente, sem precisar de regulagem por muito tempo. Não se trata de ser purista. Acho até hoje o STI (e dervidados) a maior evolução das bikes. Trocar as marchas sem tirar a mão do guidão sim, era uma vantagem e tanto. No mais, muito hype de indústria. Pretendo não migrar pro freio a disco muito menos pra grupo eletrônico enquanto tiver opção para isto, até porque, a bike fica horrível com os discos. |
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Pinarello Dogma2 2012
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Nanzim
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Cadastrado em: 24 Jun 2011 Curitiba PR Offline Mensagens:377 |
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Minha dúvida é se o pneu fino e tanta pressão dão conta de segurar tanta potência na frenagem no asfalto liso em curva, saídas de frente e de traseira acho que tendem a aumentar consideravelmente.
Me passou agora na cabeça, imagina a galera descendo e os discos esquentando, de repente um cai e gera aquele bolo de ciclistas um em cima do outro (coisa comum no ciclismo de estrada) queimando as pernas nos discos sem poder se mexer direito até o outro sair de cima. Fora os óleos dos freios vazando deixando os mesmos inutilizados.
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brunoleite
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Cadastrado em: 23 Nov 2011 Curitiba - PR Offline Mensagens:3273 |
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Ninguém falou nada sobre a questão aerodinâmica, tão discutida e maior mote para impulsionar vendas hoje em dia....
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bruno_h2
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Cadastrado em: 02 Mar 2010 São Paulo - SP Offline Mensagens:1477 |
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Apenas lembrando que baixo peso não é tudo... A revista rba resolveu montar uma caad evo nano para ver qual o menor peso que conseguiriam alcançar no processo e chegaram a menos de 5kg na bike completa... Mas no teste falaram que apesar da bike ser um foguete nas subidas nas descidas ela não é grande coisa, sentiram que não é tão estável como uma bike mais pesada, sem falar também sobre a durabilidade dos componentes, que precisariam de um teste de longa duração para tirar as dúvidas... E além disso de que adianta uma bike peso pena se o motor é um v8 big block pesadão e o pior de tudo, cansado e sem força para empurrar a bike?? Mas isso é uma outra discussão... http://roadbikeaction.com/most-popular-stories/content/67/6049/RBA-T-B-C-EVO-N.html
O primeiro sistema foi da mavic, isso na década de 90... Mas era somente o câmbio traseiro, o dianteiro era mecânico... Já grupo o primeiro foi da shimano mesmo... |
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"I'm no pro material..."
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Amatinho
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Cadastrado em: 20 Nov 2012 Sao Paulo Offline Mensagens:361 |
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Carros , motos, outros tipos de bike , ja usam , ok , mas olha o PNEU.
Conforme evoluiu o freio em outros veículos A área de contato dos pneus sabem aumentou Vale a pena aumentar a potência do freio mantendo uma área de contato do pneu com solo ? Freio o disco freia melhor no molhado, mas o pneu não , só se for para uso específico . Ñ passa a ser até perigoso? |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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pois é, esse é um dos fatores. pneu de speed, 25mm, tubular, com 200 libras, se travar a roda... numa 26" touring que tenho, eu vario bastante de pneu, de 1,25 pol a 2,1 pol. uso v-brakes nela. a frenagem é completamente diferente usando 2,1 ou 1,25. e com 1,25 eu não posso aplicar muita força nos manetes pois trava muito mais fácil. com as speeds e seus pneus finos e de alta pressão, não se pdoe sob hipótese alguma dar uma travada na roda. os freios de aro atuais são extremamente eficientes para o tipo de roda e pneu que se usa. os compostos das sapatas hoje são de uma tecnologia bem avançada, e não existe disco maior que o aro da bicicleta. e claro, o fato estrutura do quadro e garfo. é, tem um longo caminho ainda pra tecnologia dos discos... |
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asbicicletas.wordpress.com
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willgaldino
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Cadastrado em: 02 Abr 2012 Offline Mensagens:65 |
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Quando a Sram lançou esse grupo duas questões estavam sendo discutidas, alguém já viu se a UCI se manifestou a respeito?
1) Possíveis queimaduras causadas pelo discos em eventual queda; 2) Possibilidade de dissipação de DOT na pista em caso de queda. O grupo é fantástico! Vamos aguardar os próximos episódios! |
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eduardomap
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Depois de 2 anos parado, esse post retorna com o que parece inevitável... gostem ou não, a tendência são os freios a disco.
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?video_freio_a_disco_x_freio_no_aro_em_bicicletas_speed&id=32616#
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