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Horário exclusivo para treinamento de ciclistas RJ

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Lestatjeff Ver Drop Down
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    Postado: 16 Mai 2013 as 00:46
Uma pena ter sido preciso morrer um atleta para que isso se torna-se realidade, mas pelo menos agora os ciclistas e triatletas do rio poderão treinar com tranquilidade.
A partir do dia 20/05 de segunda à quinta de 4:00 as 5:30 o aterro do flamengo ficará totalmente fechado para o transito. Segue a notícia na íntegra.



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BOA NOTÍCIA PARA OS CICLISTAS E TRIATLETAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Temos que acreditar que sempre existe uma luz no fim do túnel. O primeiro sinal de sensibilidade por parte do governo municipal com relação ao treinamento de ciclistas será dado amanhã dia 16 de Maio, com a publicação de uma portaria da CET-Rio, regulamentando a criação de nossa primeira APCC – Área de Proteção ao Ciclismo de Competição.

Ela estará funcionando diariamente no Aterro do Flamengo, que estará totalmente fechado ao trânsito de veículos em ambas as pistas, em todas as faixas de rolamento, no período de 04:00h. às 05:30h. da manhã, de segunda a quinta-feira, devidamente balizado e guarnecido por operadores da CET-Rio e Guarda Municipal.

Trata-se do resultado da reunião realizada no dia 1º de Maio passado em decorrência do acidente fatal do triatleta Pedro Nikolay, no gabinete do prefeito Eduardo Paes, com Carlos Osório (Secretário de Transportes), Julio Alfaya e Rodolfo Mattos (Federação de Triathlon), Raphael Pazos (Associação de Triathlon Master / Comissão de Segurança aos Ciclistas do RJ), Rita Almeida (Federação de Ciclismo) e Walter Tuche (técnico de ciclismo).

Na ocasião havia sido dado um prazo de 30 a 45 dias para implantação do sistema, entretanto este prazo foi antecipado aos 15 dias que se completam hoje da mencionada reunião.

Logicamente outras áreas de nossa cidade merecem o mesmo tipo de atenção, mas no momento temos que zelar por este primeiro espaço conquistado, demonstrando sua importância, com a efetiva utilização do mesmo pela comunidade dos ciclistas de competição de nossa cidade.

Está marcado um café da manhã (garrafa térmica, biscoitos e frutas) com o Secretário Osório que estará presente na inauguração deste espaço às 04:00h da manhã de segunda-feira próxima dia 20 de Maio (início oficial da operação), na entrada do Restaurante Rio’s, com a presença da imprensa, atletas e autoridades.

Nossos agradecimentos ao Prefeito e seu secretário Carlos Osório, e estamos esperançosos de que a iniciativa se torne lei municipal, como um dos legados da vocação Olímpica de nossa cidade.

JUNTOS PODEMOS MAIS !


Editado por Lestatjeff - 16 Mai 2013 as 15:28
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corredor_x Ver Drop Down


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É realmente lamentável que ainda haja tantas vitimas no transito no Brasil todo, mas nao podemos deixar de reconhecer e aplaudir os atletas e ciclistas cariocas que se organizaram junto às mencionadas entidades e se mobilizaram com maturidade para conquistar esta área.  

 

Parabens pela área reconhecida e que seja bem aproveitada para que se consolide como exemplo para todos os que ainda lutam por uma opcao segura de local de treino.

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rodolfomaia Ver Drop Down
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Sinceramente, não vejo nada de bom nessa notícia e nessa determinação.

O fato é que, se algum ciclista for atropelado FORA desse horário, as empresas de ônibus e o poder público terão um álibi perfeito pra fugir dos processos. O direito básico de ir e vir ficou seriamente abalado. Um governo e um grupo de empresários mafiosos não podem ter o direito de determinar quando e onde eu vou pedalar/treinar.

É um tipo de fascismo que se tornou muito comum aqui no Rio de Janeiro... enquadrar todo mundo que atrapalha o 'crescimento econômico'.
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corredor_x Ver Drop Down


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Olá Rodolfomaia, excelente contraponto.

 
Poderia ser mesmo a tendencia de tentar usar a APCC como argumento em qualquer outra ocorrencia fora da mesma, mas eu entendo que o direito dos ciclistas no transito (seja em deslocamento ou treinamento) ainda está assegurado por lei e na regulamentacao já oferecida pelo CBT.

 

O que eu acredito que ainda falta no Brasil é amparo jurídico no caso de ocorrencia de transito, a exemplo do que existe na Alemanha com a ADFC, que presta servico de advocacia E seguro de acidente aos associados.

 
 
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jklaser Ver Drop Down
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Vcs tão fodidos mesmo..agora motorista que não achar que lugar de ciclista é na calçada vai achar que lugar de ciclista é no aterro às 4h da matina...pqp..
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gili Ver Drop Down
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Restrito

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Colei ontem no carro hehehe
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Lincolnfd Ver Drop Down
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gostei muito da idéia, da conquista, mas, 4h? pqp, nao é cedo demais?
Lincoln
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MAS Ver Drop Down


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Originalmente postado por Lincolnfd Lincolnfd escreveu:

gostei muito da idéia, da conquista, mas, 4h? pqp, nao é cedo demais?


Cara realmente é cedo, mas....

Quando treinava com a Marcia Ferreira o treino começava as 04:15 la no aterro, realmente é cedo mas quem treina é o melhor horário!

e quando falamos de treino de ciclismo precisamos de uma lugar protegido...  Psicologicamente um lugar seguro proporciona um treino de qualidade de velocidade...

Quando treinava na orla Leblon/Ipanema minha serie era interrompida devido aos cruzamentos ou algum playboy que passava e ficava colado do meu lado jogando piadas... e isso acontecia com frequencia ... jogavam o carro em cima... era foda

Infelizmente não temos um lugar oficial para treino, temos hj somente o Aterro. 

No meu ponto de vista devia ter vários lugares para treino de ciclismo no aterro, na zona oeste etc..

bom eu que moro no Catete to do ladinho e é claro vou usufruir deste...

abs
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Wanderson Mata Ver Drop Down
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Originalmente postado por MAS MAS escreveu:

Originalmente postado por Lincolnfd Lincolnfd escreveu:

gostei muito da idéia, da conquista, mas, 4h? pqp, nao é cedo demais?


Cara realmente é cedo, mas....

Quando treinava com a Marcia Ferreira o treino começava as 04:15 la no aterro, realmente é cedo mas quem treina é o melhor horário!

e quando falamos de treino de ciclismo precisamos de uma lugar protegido...  Psicologicamente um lugar seguro proporciona um treino de qualidade de velocidade...

Quando treinava na orla Leblon/Ipanema minha serie era interrompida devido aos cruzamentos ou algum playboy que passava e ficava colado do meu lado jogando piadas... e isso acontecia com frequencia ... jogavam o carro em cima... era foda

Infelizmente não temos um lugar oficial para treino, temos hj somente o Aterro. 

No meu ponto de vista devia ter vários lugares para treino de ciclismo no aterro, na zona oeste etc..

bom eu que moro no Catete to do ladinho e é claro vou usufruir deste...

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Eu ficaria eufórico, super feliz, se não morasse em São Gonçalo, e a primeira barca ser somente as 5:30OuchDeadDeadDeadDeadDead
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Worf Ver Drop Down
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Originalmente postado por rodolfomaia rodolfomaia escreveu:

Sinceramente, não vejo nada de bom nessa notícia e nessa determinação.

O fato é que, se algum ciclista for atropelado FORA desse horário, as empresas de ônibus e o poder público terão um álibi perfeito pra fugir dos processos. O direito básico de ir e vir ficou seriamente abalado. Um governo e um grupo de empresários mafiosos não podem ter o direito de determinar quando e onde eu vou pedalar/treinar.

É um tipo de fascismo que se tornou muito comum aqui no Rio de Janeiro... enquadrar todo mundo que atrapalha o 'crescimento econômico'.
 
 
Extamente.
Fora que sao 2 assuntos diferentes. Um é mobilidade urbana. O trajeto entre casa e trabalho em  bairos de Jacarapagua (ZO) poderia ser sempre feito em bike por jovens saudáveis (o típico trabalhador).
Outro sao os atletas e os treinos.
Seja como for concordo com o amigo, determinação populista e autoritária, que dará uma cobertura as continuas barbaridades no transito.
Como sempre menciono em SP os motoboys deram uma grande contribuição arrebentando retrovisores de distraidos. Em Sampa motorista local ao menos olha no retrovisor antes de mudar de faixa. Pedalando no Rio (a nao ser nas Américas -Barra- de manha) é sempre um sufoco.  
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
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T.C. Ver Drop Down
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Originalmente postado por rodolfomaia rodolfomaia escreveu:

Sinceramente, não vejo nada de bom nessa notícia e nessa determinação.

O fato é que, se algum ciclista for atropelado FORA desse horário, as empresas de ônibus e o poder público terão um álibi perfeito pra fugir dos processos. O direito básico de ir e vir ficou seriamente abalado. Um governo e um grupo de empresários mafiosos não podem ter o direito de determinar quando e onde eu vou pedalar/treinar.

É um tipo de fascismo que se tornou muito comum aqui no Rio de Janeiro... enquadrar todo mundo que atrapalha o 'crescimento econômico'.


Não concordo com esse contra-ponto.

A notícia é para aqueles que querem treinar dentro da cidade, e no caso acho muito bem vinda fechar as ruas em um determinado horário para treino.

Veja que treino é diferente de locomoção. Para locomoção você terá que obrigatoriamente parar em todos os cruzamentos fechados e preferenciais, mas para quem está treinando essas interrupções são muito ruins. Como fazer um 2x20 se não consegue andar 3 minutos sem ter que frear? Sinceramente, não vejo como alguém treinar na cidade dessa maneira.

Agora, em todos os horários vai ter gente se locomovendo, então as regras de trânsito continuam sendo válidas para todos, e se um motorista atropelar algum ciclista fora do horário, essa desculpa não poderá ser usada, porque ele não estava treinando, ele estava se locomovendo.

E quem quer treinar fora desses horários, não tem jeito, vai ter que ir para a estrada, somente lá poderá fazer um treino longo sem grandes interrupções.




Editado por T.C. - 16 Mai 2013 as 15:53
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Originalmente postado por T.C. T.C. escreveu:

Originalmente postado por rodolfomaia rodolfomaia escreveu:

Sinceramente, não vejo nada de bom nessa notícia e nessa determinação.

O fato é que, se algum ciclista for atropelado FORA desse horário, as empresas de ônibus e o poder público terão um álibi perfeito pra fugir dos processos. O direito básico de ir e vir ficou seriamente abalado. Um governo e um grupo de empresários mafiosos não podem ter o direito de determinar quando e onde eu vou pedalar/treinar.

É um tipo de fascismo que se tornou muito comum aqui no Rio de Janeiro... enquadrar todo mundo que atrapalha o 'crescimento econômico'.


Não concordo com esse contra-ponto.

A notícia é para aqueles que querem treinar dentro da cidade, e no caso acho muito bem vinda fechar as ruas em um determinado horário para treino.

Veja que treino é diferente de locomoção. Para locomoção você terá que obrigatoriamente parar em todos os cruzamentos fechados e preferenciais, mas para quem está treinando essas interrupções são muito ruins. Como fazer um 2x20 se não consegue andar 3 minutos sem ter que frear? Sinceramente, não vejo como alguém treinar na cidade dessa maneira.

Agora, em todos os horários vai ter gente se locomovendo, então as regras de trânsito continuam sendo válidas para todos, e se um motorista atropelar algum ciclista fora do horário, essa desculpa não poderá ser usada, porque ele não estava treinando, ele estava se locomovendo.

E quem quer treinar fora desses horários, não tem jeito, vai ter que ir para a estrada, somente lá poderá fazer um treino longo sem grandes interrupções.





Concordo com você T.C... 

Aqui no RJ a galera tinha o autodramo e o velodramo perdemos os dois ...  e todos aqui sabe que um lugar oficial para treino é sempre bem vindo...

Como falei anteriormente é preciso distribuir locais destes pelo RJ... um treino sem ter que dividir o espaço com buzão e carrro, fica um treino de qualidade.... sem falar que dividir o espaço do treino com buzão e carro fica inviavel...


Felizmente é o que tem... é uma porta se abrindo!!



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CleberLucio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Wanderson Mata Wanderson Mata escreveu:

Eu ficaria eufórico, super feliz, se não morasse em São Gonçalo, e a primeira barca ser somente as 5:30OuchDeadDeadDeadDeadDead
Wanderson... Durante a semana não dá pra ir, mas nos FDSs o Aterro, há muito tempo, fecha das 7 às 18 para recreação. Pegando a barca das 6:30, dá pra chegar com o Aterro ainda vazio e fazer um bom treino. A partir de umas 9 começam a chegar as famílias, crianças e aí, já não é aconselhavel pedalar em ritmo de treino, mas dá pra fazer "desaquecimento" e passeio.
 
ABRAX!
Cleber Lucio
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por Worf Worf escreveu:

Como sempre menciono em SP os motoboys deram uma grande contribuição arrebentando retrovisores de distraidos. Em Sampa motorista local ao menos olha no retrovisor antes de mudar de faixa. Pedalando no Rio (a nao ser nas Américas -Barra- de manha) é sempre um sufoco.


Pô Daniel, vou te falar que já tive um retrovisor arrancado por um acéfalo-mano-vida-loka-brocha-feladaputa, e não foi nem em Sampa, foi quase em Jundiaí na SP300. O idiota estava no vácuo de um caminhão baú, na faixa da direita, e eu me aproximando na esquerda de carro para ultrapassar o dito caminhão. Cidadão da moto, com a namorada na garupa, resolve sair praticamente quando eu estava a 5 metros de passar o caminhão, para a faixa da esquerda, na MINHA frente... Obviamente a potência da CGzinha dele, quando pegou o vento no peito, não deu conta e ele quase veio parar embaixo do meu carro. Fui obrigado a frear, desviar e aguentar xingo do imbecil (claro que retruquei com o universal middle finger).

5km adiante o trânsito parou, e não mais que de repente meu retrovisor direito foi arrancado pelo meliante, que fugiu dando risada.

Naquele momento fui a favor da proibição de armas de fogo, pois se eu tivesse uma, sinceramente, acho que não pensava duas vezes em mandar fogo pra cima do otário. Cabeça quente é foda!

Então acho que até pode existir um lado positivo criado a partir desse comportamento anômalo, mas é o tipo da educação dada de maneira errada. Até porque você troca um problema (motoristas que não usam retrovisor) por outro (motoqueiros que pilotam sem qualquer cuidado) e ambos são riscos.
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magnuslopes Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magnuslopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 20:09
Eu devo estar ficando velho e rabugento mesmo; enquanto está todo mundo elogiando a iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, eu acho uma PUTARIA!!!!

O Aterro do Flamengo tem espaço de sobra para uma ciclovia com pista de treino decente, mas para que investir em esporte? E outras áreas do Rio, também com espaço suficiente para pistas decentes de competição? Melhor colocar os caras pra pedalar 4h da madrugada. 

O Aterro até tem uma ciclovia, mas cheia de buracos ,nos dias de chuva , a pista tende a ficar escorregadia e , nos pontos mais baixos , alagadiça . Em dias de chuvas fortes os desce um pouco de lama dos canteiros . Durante a noite a iluminação é precária , só fica boa depois do morro da viúva no sentido zona sul. Do início da ciclovia até a enseada de Botafogo vale a pena ligar os faróis , já que quase não se consegue ver a pista. Sua pavimentação não é regular , variando entre o asfalto , o piso intertravado e o concreto. Suas conexões são regulares , fora na enseada de botafogo , onde as transições são mal feitas e o asfalto não tem sua devida manutenção. Como caracteristica brasileira, não devemos esquecer dos quebramolas (sim , na ciclovia) na saída de carros da Marina da Glória, que faz com que as bicicletas reduzam sua velocidade para dar preferência aos carros que saem do estacionamento (e para o carro não existem redutores de velocidade nessa entrada/saída).

Mas eu devo estar exigente demais ou rabugento mesmo... Levando em consideração que um ciclista precisa tomar pelo menos um café da manhã antes de treinar e que nem todos são moradores das redondezas... Acho que acordar 3h da manhã deva ser suficiente para levantar, ir ao banheiro, tomar café, colocar a bike no carro, ir para o Aterro e começar a pedalar às 4h, é não ficar enrolando e acabar com essa preguiça...


Editado por magnuslopes - 16 Mai 2013 as 20:12
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Não conheço o Rio para dizer se o local é bom ou ruim para treinar, mas quanto ao horário, ciclismo é assim mesmo, madrugada é dos ciclistas, ainda mais em cidades como o Rio que faz 40 graus no inverno.

Essa é uma alternativa para quem quer treinar na cidade, seja por medo e falta de experiência para ir para a estrada, porque é mais conveniente assim ou porque tem um treinador com um grupo grande e fica mais fácil dele controlar dessa forma.

Mas quem quer treinar mais tarde pode muito bem fazer como fazem em quase todas as outras cidades, que é ir para a estrada.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Pacheco01 Ver Drop Down


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Acho legal explicar o que é o aterro pra quem nunca passou por lá. 
É a uma das principais vias de acesso da zonal sul ao centro e não existe a menor possibilidade de treinar lá depois de 6h. Antes disso, às terças e quintas, é o local de treinos da equipe da nossa querida Marcia Ferreira (com moto e carro de apoio). Por sinal, a Marcia um dia foi atropelada durante seus treinos lá.
Qualquer iniciativa é bem vinda. É claro que não vai ajudar muito nos treinos de quem não mora nas adjacências do Rio (Niterói, Baixada e etcc) mas pra galera que hoje treina na praia vai ser sim uma opção segura.
Se existe algum aspecto jurídico como falaram acima, tou cagando. O que importa é a área dedicada ao ciclismo.
Voltando ao aterro, a pista é sensacional. Lisa como bunda de neném e sem cruzamentos. Dá pra fazer nessa hora e meia fácil uns 50 Km ~ 60 Km de treino. O horário que irão fechar as pistas e direcionar o trânsito para a praia do Flamengo não vai causar nenhum transtorno ao resto da população (o trânsito aqui está caótico).

Em tempo, convoco todos que puderem no dia 20 a estarem presentes e mostrarmos que a evolução do esporte na nossa cidade.


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joaojuliomello Ver Drop Down
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galera. não achei a noticia incrivel não... 1:30 de treino? serio? só isso? e todo mundo fica feliz com a migalha? e todo o resto dos ciclistas que não treina que quer é ir do ponto A ao B, não importa? soluçãozinha meia boca.
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Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

(...) É claro que não vai ajudar muito nos treinos de quem não mora nas adjacências do Rio (Niterói, Baixada e etcc) mas pra galera que hoje treina na praia vai ser sim uma opção segura.(...)

(...)Voltando ao aterro, a pista é sensacional. Lisa como bunda de neném e sem cruzamentos. Dá pra fazer nessa hora e meia fácil uns 50 Km ~ 60 Km de treino. (...)


Então, vai ajudar o treino de quem mora nas adjacências ou de quem mora longe e pode acordar às 2h. A pista (rua) do Aterro é realmente sensacional, mas será que não dava para fazer uma pista, também lisa como bunda de neném e sem cruzamentos, ali mesmo no aterro ou em outro dos tantos locais perfeitos para isso que o Rio tem? Aí quem mora longe, quem não pode estar lá às 4h, talvez pudesse ter oportunidade de treinar também...

Isso é mais uma das soluções cariocas para os problemas, deixa a situação chegar num ponto absurdo para qualquer migalha parecer uma puta conquista...
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joaojuliomello Ver Drop Down
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phaceco adoraria estar presente, mas a primeira barca é as 5:30...
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magnuslopes Ver Drop Down
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Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

phaceco adoraria estar presente, mas a primeira barca é as 5:30...

Vai vendo...
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joaojuliomello Ver Drop Down
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então esse é o aterro:

http://goo.gl/maps/71xj5





Então tem espaço pra construir uma ciclovia para treinos? acho que sim, Se não me engano já existe um trecho de ciclofaixa/ciclovia pra mobilidade ligada ao aterro.

Seria uma solução linda ter um percurso de treinos fixo nessa área, tem metro relativamente próximo, é relativamente próximo as barcas. atenderia a toda a zona sul, centro, parte da zona oeste e qualquer lugar q seja ligado por metro ou trem já que da pra passar de um pro outro na central do brazil, só não atenderia bem a Barra da tijuca e recreio e afins.

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como podem ver na foto tem 8 quadras de futebol, fora quadras de volei, e outras coisas mais...
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CleberLucio Ver Drop Down


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Também acho pouquíssimo o que se fez, considerando o preço que foi pago: vidas humanas. Além disso, também do ponto de vista esportivo é muito pouco, se considerarmos o número de praticantes de ciclismo no país e ainda que, atualmente, há dois brasileiros atuando em equipes de ponta e em competições de grande tradição, como é o caso atual do Giro d'Italia.
 
Contudo, 0,1% de alguma coisa é melhor que 100% de nada. Agora, talvez seja o caso de aproveitar o momento de "boa vontade" do Governo para tentar expandir essa iniciativa a outras áreas da cidade, quem sabe do estado. Os representantes de associações, federações, treinadores precisam continuar pressionando as autoridades para que venham outras medidas como essa, a fim de que novas áreas destinadas à prática do ciclismo sejam abertas, até como contrapartida das perdas do velódromo e do autódodromo, no caso específico do Rio de Janeiro.
 
Mas, enquanto isso não acontece, vamos treinando como dá, com muita cautela, priorizando nossas vidas em detrimento do esporte. Precisamos admitir que, diante do trânsito caótico de nossas capitais e do desrespeito e irresponsabilidade da maioria dos motoristas, somos frágeis, indefesos e que nossas vidas não têm preço. Nada do que está sendo feito ou do que vier a ser feito no futuro compensa a perda do Pedro, do braço daquele rapaz de São Paulo e de todos os corpos mutilados e de vidas que se foram em cima de uma bicicleta.
 
Vamos treinar sim, com foco em performance, mas com o objetivo principal e muito maior, de voltar para casa vivos e saudáveis. Enquanto não houver espaços seguros, dedicados ao nosso esporte, vamos pensar duas vezes antes de "enfrentar" um carro, ônibus ou mesmo uma moto. É melhor não perder o embalo ou não perder a vida? É melhor saber o Código Nacional de Trânsito de cor e ter razão ou estar vivo para abraçar minha mãe, meu pai, minha mulher, meu filho?
 
Forte abraço a todos e bons pedais.
Cleber Lucio
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vasodecristo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 10:46
Levando-se em conta que moro em Madureira e levo 35min para chegar pedalando ao aterro, tenho que acordar às 3hs para sair de casa 3h30min para poder treinar no aterro OuchOuchOuch.
Sem chance. Isso foi uma espécie de cala boca que o prefeito nos deu.
Prefiro continuar treinando no ABV que é muito mais seguro do que voltar do aterro para Madureira às 5h30min da manhã.
Enfim, isso não mudou nada para mim...
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magnuslopes Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar magnuslopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 11:58
Originalmente postado por CleberLucio CleberLucio escreveu:

(...) Contudo, 0,1% de alguma coisa é melhor que 100% de nada. Agora, talvez seja o caso de aproveitar o momento de "boa vontade" do Governo para tentar expandir essa iniciativa a outras áreas da cidade, quem sabe do estado. (...)

Aí que está o problema, Cleber. Em se tratando de Brasil, principalmente Rio de Janeiro, esse 0,1% não são boa vontade e sim um cala a boca. Qualquer tentativa de uma solução séria agora vai esbarrar nisso: "Nós já paramos o Aterro para vocês, querem mais o que? Por enquanto é o que podemos fazer e blá, blá, blá..."
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CleberLucio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 12:19
Originalmente postado por magnuslopes magnuslopes escreveu:

Originalmente postado por CleberLucio CleberLucio escreveu:

(...) Contudo, 0,1% de alguma coisa é melhor que 100% de nada. Agora, talvez seja o caso de aproveitar o momento de "boa vontade" do Governo para tentar expandir essa iniciativa a outras áreas da cidade, quem sabe do estado. (...)

Aí que está o problema, Cleber. Em se tratando de Brasil, principalmente Rio de Janeiro, esse 0,1% não são boa vontade e sim um cala a boca. Qualquer tentativa de uma solução séria agora vai esbarrar nisso: "Nós já paramos o Aterro para vocês, querem mais o que? Por enquanto é o que podemos fazer e blá, blá, blá..."
"Boa vontade" está entre aspas, com sentido jocoso. Concordo totalmente que seja um cala a boca. Mas, da mesma forma que o governo pode querer se apoiar nisso, o ciclismo também pode "aproveitar essa brecha" dizendo: "OK, isso ameniza, mas não resolve. Já que estamos vendo que é possível fazer no Aterro, vamos eleger outras áreas da cidade para fazer o mesmo."
 
O que não se deve é, justamente, aceitar esse cala a boca e deixar tudo por isso mesmo.
 
Cleber Lucio
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Originalmente postado por CleberLucio CleberLucio escreveu:

 
"Boa vontade" está entre aspas, com sentido jocoso. Concordo totalmente que seja um cala a boca. Mas, da mesma forma que o governo pode querer se apoiar nisso, o ciclismo também pode "aproveitar essa brecha" dizendo: "OK, isso ameniza, mas não resolve. Já que estamos vendo que é possível fazer no Aterro, vamos eleger outras áreas da cidade para fazer o mesmo."
 
O que não se deve é, justamente, aceitar esse cala a boca e deixar tudo por isso mesmo.
 


ClapClapClapClapClap
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 17:16
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por Worf Worf escreveu:

Como sempre menciono em SP os motoboys deram uma grande contribuição arrebentando retrovisores de distraidos. Em Sampa motorista local ao menos olha no retrovisor antes de mudar de faixa. Pedalando no Rio (a nao ser nas Américas -Barra- de manha) é sempre um sufoco.


Pô Daniel, vou te falar que já tive um retrovisor arrancado por um acéfalo-mano-vida-loka-brocha-feladaputa, e não foi nem em Sampa, foi quase em Jundiaí na SP300. O idiota estava no vácuo de um caminhão baú, na faixa da direita, e eu me aproximando na esquerda de carro para ultrapassar o dito caminhão. Cidadão da moto, com a namorada na garupa, resolve sair praticamente quando eu estava a 5 metros de passar o caminhão, para a faixa da esquerda, na MINHA frente... Obviamente a potência da CGzinha dele, quando pegou o vento no peito, não deu conta e ele quase veio parar embaixo do meu carro. Fui obrigado a frear, desviar e aguentar xingo do imbecil (claro que retruquei com o universal middle finger).

5km adiante o trânsito parou, e não mais que de repente meu retrovisor direito foi arrancado pelo meliante, que fugiu dando risada.

Naquele momento fui a favor da proibição de armas de fogo, pois se eu tivesse uma, sinceramente, acho que não pensava duas vezes em mandar fogo pra cima do otário. Cabeça quente é foda!

Então acho que até pode existir um lado positivo criado a partir desse comportamento anômalo, mas é o tipo da educação dada de maneira errada. Até porque você troca um problema (motoristas que não usam retrovisor) por outro (motoqueiros que pilotam sem qualquer cuidado) e ambos são riscos.
 
 
sem dúvida. Estou radicalizando o conceito. Os motoboys tbm fazem difícl a vida para os motociclistas civilizados e pior ainda ciclistas. Voltando pela beriini perto da 8 sempre tenho medo dos animais.
Mas é marcante com apresar de tudo os motoristas observam mais o retrovisor em SP que no Rio.
 
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
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Pacheco01 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 21:13
João, a notícia tá longe de ser incrível e de ser solução para os nossos problemas no RJ em termos de treinamento para atletas, profissionais ou não. Aliás, mesmo o autódromo e velódromo, quando existiam, também resolviam parte desse problema. Agora sem eles ficou pior (um absurdo e um passo atrás não apenas no ciclismo mas tb no automobilismo). Ninguém vai conseguir agradar todo mundo, ainda mais aqui nessa cidade com uma população enorme e concentrada perto do litoral.
Sobre construir uma "ciclovia" para ciclistas, é impossível. Hoje temos uma malha cicloviária enorme mas ainda sim pequena para o que precisamos e que também não são, e não devem ser, local para treinamento de ciclismo (pow, andar a 45Km/h numa ciclovia é quase um crime !!)

Acho que poderíamos sim ter um velódromo ao ar livre, barato e exclusivo para quem quer andar rápido.

Finalizando, a questão do trânsito do Rio ser assassino, não só de ciclistas mas como de qualquer pessoa em qualquer meio de locomoção, é muito maior do que construir áreas exclusivas para as bicicletas. É cultural. Somos mal educados mesmo e pra arrumar isso vai demorar muito. Se começar agora talvez uns 70 anos com duas gerações arrumando a casa.

Por fim, a grande massa estatística de acidentes com ciclistas é nego fazendo merda. Vejo todos os dias. Elenco as top 10 das merdas pra quem quiser.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 07:42
Isso, Pacheco... Seria análogo a disputar um racha de carro em estrada, sob a desculpa de estar treinando para alguma corrida...

A estrada (e as ciclovias) são feitas para os respectivos modais e não tem nada a ver com o automobilismo ou ciclismo.

Nesse particular o ciclismo se beneficia do pouco uso do acostamento das rodovias e da baixa velocidade (com relação aos carros) para treinamento, mas levando em conta que o direito de trafegar no acostamento é assegurado a todos os ciclistas de forma igual (e com a mesma finalidade, deslocamento) no dia em que andar de bike for uma opção mais amplamente aceita e utilizada, ciclista esportivo vai ter que dizer adeus a essa opção e a muitas outras.

Vamos ficar igual a jogador de bola, nadador, lutador... Restritos a pequenos lugares para o treino...

Espero que esse futuro negro esteja bem distante ainda!

Editado por Alessandro_sp - 18 Mai 2013 as 07:44
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 10:59
>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fernando_BRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 11:19
Originalmente postado por T.C. T.C. escreveu:

Originalmente postado por rodolfomaia rodolfomaia escreveu:

Sinceramente, não vejo nada de bom nessa notícia e nessa determinação.

O fato é que, se algum ciclista for atropelado FORA desse horário, as empresas de ônibus e o poder público terão um álibi perfeito pra fugir dos processos. O direito básico de ir e vir ficou seriamente abalado. Um governo e um grupo de empresários mafiosos não podem ter o direito de determinar quando e onde eu vou pedalar/treinar.

É um tipo de fascismo que se tornou muito comum aqui no Rio de Janeiro... enquadrar todo mundo que atrapalha o 'crescimento econômico'.


Não concordo com esse contra-ponto.

A notícia é para aqueles que querem treinar dentro da cidade, e no caso acho muito bem vinda fechar as ruas em um determinado horário para treino.

Veja que treino é diferente de locomoção. Para locomoção você terá que obrigatoriamente parar em todos os cruzamentos fechados e preferenciais, mas para quem está treinando essas interrupções são muito ruins. Como fazer um 2x20 se não consegue andar 3 minutos sem ter que frear? Sinceramente, não vejo como alguém treinar na cidade dessa maneira.

Agora, em todos os horários vai ter gente se locomovendo, então as regras de trânsito continuam sendo válidas para todos, e se um motorista atropelar algum ciclista fora do horário, essa desculpa não poderá ser usada, porque ele não estava treinando, ele estava se locomovendo.

E quem quer treinar fora desses horários, não tem jeito, vai ter que ir para a estrada, somente lá poderá fazer um treino longo sem grandes interrupções.




Vocês dois estão corretos em partes. Acho as duas opiniões válidas no sentido de que a Prefeitura pode "tentar" ter isso como álibi em uma possível ocorrência e também acho certo a interpretação dessa área de treinamento como uma necessidade, uma vez que treino e transporte são coisas completamente diferentes. TC detalhou exatamente o que é um treino, o que justifica a APPC.

Tendo um aparo ou conhecimento jurídico razoável, não há possibilidade de autoridades passarem por cima do Art.58 do CTB.

Infelizmente a APPC só atende aos ciclistas locais ou quem vai de carro, durante a semana. Pois a primeira Barca não permite horário e metrô não permite bikes de segunda a sexta, exceto feriados.

Mesmo assim, temos que refletir que isso foi um grande passo na evolução do ciclismo no Rio, eu diria que até mesmo um marco, infelizmente após a morte de um colega.

SUGESTÃO

Então... como eu e mais da metade da população de ciclistas amadores continuamos sem acesso a uma área assim, o que acham de formarmos um grupo em células para propormos áreas viáveis para treinamento de ciclismo? Cada ciclista aqui no fórum, que segue um programa de treinamento qualquer, conhece vias específicas de sua cidade.

Proponho o seguinte:

Funções das células:
-Procure seus colegas de treino mais experientes;
-Discuta com eles opções de áreas de treinamento em sua região;
-Trace a Rota no google maps;
-Salve em seus mapas;
-Cada célula expõe sua proposta formalmente documentada e justificada para sua Federação, Secretario de Transportes, ou alguma pessoa influente;

Algo assim...   o que acham?





>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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magnuslopes Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magnuslopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 14:09
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Isso, Pacheco... Seria análogo a disputar um racha de carro em estrada, sob a desculpa de estar treinando para alguma corrida...

A estrada (e as ciclovias) são feitas para os respectivos modais e não tem nada a ver com o automobilismo ou ciclismo.

Nesse particular o ciclismo se beneficia do pouco uso do acostamento das rodovias e da baixa velocidade (com relação aos carros) para treinamento, mas levando em conta que o direito de trafegar no acostamento é assegurado a todos os ciclistas de forma igual (e com a mesma finalidade, deslocamento) no dia em que andar de bike for uma opção mais amplamente aceita e utilizada, ciclista esportivo vai ter que dizer adeus a essa opção e a muitas outras.

Vamos ficar igual a jogador de bola, nadador, lutador... Restritos a pequenos lugares para o treino...

Espero que esse futuro negro esteja bem distante ainda!

O Aterro foi uma péssima conquista que só aconteceu graças a popularidade que o ciclismo vem ganhando no Rio de Janeiro. Para isso serviu, mostrar a força que o ciclismo vem ganhando, só acho que o Governo do Estado tinha que construir espaços próprios para isso... 

Quem dera os ciclistas profissionais tivessem tantos espaços "restritos" como os jogadores, nadadores, lutadores têm.... Qual espaço há hoje? Eu espero ansioso por esse futuro negro onde o ciclismo seja uma opção mais amplamente aceita e utilizada... Nesse futuro negro, quem sabe, os ciclistas ganhem bem como os jogadores de futebol, as bicicletas recebam investimentos como na fórmula 1 e as tv's mostrem provas de ciclismo como mostram jogos de futebol e lutas de MMA...




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joaojuliomello Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2013 as 04:55
Só pra ilustrar, são 4:52 da manha, acordeimabsurdamente cedo, 4hs de sono, se não ficaria sem pedalar Hj, vou pedalar das 5:15 até umas 7:00hs.

Agora me explica, como seria nesse horário especifico...

8 hs de sono... Bem acordar as 3 da manha... Teria de ir dormir as 7 da noite?( matemática nao é meu forte).

Alguém aqui dorme nesse horário? A lembrando isso morando perto...
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
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CleberLucio Ver Drop Down


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Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

Só pra ilustrar, são 4:52 da manha, acordeimabsurdamente cedo, 4hs de sono, se não ficaria sem pedalar Hj, vou pedalar das 5:15 até umas 7:00hs.

Agora me explica, como seria nesse horário especifico...

8 hs de sono... Bem acordar as 3 da manha... Teria de ir dormir as 7 da noite?( matemática nao é meu forte).

Alguém aqui dorme nesse horário? A lembrando isso morando perto...
 
.
Morando perto, para ficar 8 horas na cama, supondo estar pronto em 30 minutos, seria:
 
Deitar - 19:30
Levantar - 03:30
 
Eu deito às 21:30 para levantar às 04:30, totalizando 7 horas de cama... Saio às 05:00, volto às 06:30 ou 07:00... Mas eu treino em Niterói... Big smile
 
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Originalmente postado por CleberLucio CleberLucio escreveu:

Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

Só pra ilustrar, são 4:52 da manha, acordeimabsurdamente cedo, 4hs de sono, se não ficaria sem pedalar Hj, vou pedalar das 5:15 até umas 7:00hs.

Agora me explica, como seria nesse horário especifico...

8 hs de sono... Bem acordar as 3 da manha... Teria de ir dormir as 7 da noite?( matemática nao é meu forte).

Alguém aqui dorme nesse horário? A lembrando isso morando perto...
 
.
Morando perto, para ficar 8 horas na cama, supondo estar pronto em 30 minutos, seria:
 
Deitar - 19:30
Levantar - 03:30
 
Eu deito às 21:30 para levantar às 04:30, totalizando 7 horas de cama... Saio às 05:00, volto às 06:30 ou 07:00... Mas eu treino em Niterói... Big smile
 

Pronto nesse caso e com a bike já no Aterro, em 30 minutos acho difícil até pra muita gente que mora perto...
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Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

Só pra ilustrar, são 4:52 da manha, acordeimabsurdamente cedo, 4hs de sono, se não ficaria sem pedalar Hj, vou pedalar das 5:15 até umas 7:00hs.

Agora me explica, como seria nesse horário especifico...

8 hs de sono... Bem acordar as 3 da manha... Teria de ir dormir as 7 da noite?( matemática nao é meu forte).

Alguém aqui dorme nesse horário? A lembrando isso morando perto...


deito na cama as 21:30, chamo o sono navegando no noot... acordo as 03:50... chego no aterro as 4:15 volto as 05:30 to em casa (catete) as 05:40 tomo café saio para o trampo (barra) as 06:40...
A bicicleta é um veículo curioso.
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joaojuliomello Ver Drop Down
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catete e literalmente do lado...

cleber rodou hj? porra tava zumbi, acordar 4:30 e foda, levo uma hora minimo pra me arrumar comer algo e sair.

consegui rodar ate as 7:15 em charitas e ai voltei pra casa, mas me atrasei pro job de hj meia hora.

cara e muito raro eu conseguir dormir as 7... sempre tem coisa pra fazer so rola de deitar umas 22 ou 23 hs...
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Lestatjeff Ver Drop Down
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Alguém pode dizer como foi o quórum nesses primeiros dias? Especialmente ontem que foi a estréia.
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