Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - All Mountain - A modalidade mais completa (artigo)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoAll Mountain - A modalidade mais completa (artigo)

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:30
Esse site é show.

De paisagem AM domina mesmo.
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:28
Legal o artigo.

Não sei se já viram, mas a Argentina está em movimento: http://www.destinoallmountain.com.ar/

Abraço.


Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 17:11
Pedro, pelo que lembro da evolução do MTB, o hoje chamam de all mountain era o que no passado foi o primórdio do free ride. Aliás, as bikes lembram muito. Mas depois o free ride tomou outro rumo e hoje free ride é o tal extreme free ride que somente ao falar free ride já vem a mente uma bike de DH mais forte ainda e o cara pulando de cima de um morro como no Red Bull Rampage. Então não acho que seja nenhuma novidade esse tipo de bike.

Quanto as competições que tem surgido, a UCI queria implantar em 2013 essa categoria AM, principalmente devido ao sucesso de público, mas acabou desistindo não sei por qual motivo e com isso criaram até campeonatos mundiais paralelos que, se não me engano, tem a 1ª prova na Itália. 

Mas o que perde a graça em competições de AM são que praticamente os trechos de planos não cronometrados e os de subida usam até bondinho e teleférico, então foge totalmente do termo all mountain.

E lembrar também que se pegar uma AM com 160mm ou 180mm como da Scott e dizer que sobe sem sofrimento é ser masoquista. Uma bike dessas está muito mais para DH do que XC como realmente eram as free rider do começo de meados da década de 90.

Tentaram com esse termo AM passar uma imagem que outrora quem fazia era o termo XC, sendo que hoje em dia o termo XC também foi deturpado. XC seria uma bike que podia fazer de tudo, mas hoje quando você vai comprar uma peça que é designada para XC, ela é na verdade uma peça para circuito, ou seja, limite de peso do ciclista, as vezes, a números ridículos de baixos, relações de marcha impossíveis de usar em 100% das circunstâncias, caso seja feito o verdadeiro MTB. Tanto que recentemente ouvi outro termo para explicar o que seria o XC verdadeiro. XC all around. Pois como disse o termo XC ficou mais para circuito fechado que não condiz com a realidade, por exemplo, desse Brasil todo com todo tipo de trilha. A Magura usa XC-Race e X-Country para diferenciar ambos, a DT Swiss usa XRC e XRM, a Shimano usa Rece e Trail. Tudo isso para separar o MTB de circuito do MTB de verdade que na minha opinião seria o verdadeiro all mountain no literal da expressão. E não essa bikes pesadas de 160mm que puxam a sardinha mais para descida.

No fim ficaríamos com XC de circuito, XC normal, trail ou enduro ou AM e por fim DH e FR.

Sendo que o trail, AM ou enduro varia conforme você mesmo já explicou.

E as bikes ficariam mais ou menos assim:

XC de circuito: HT ou full, 100mm de suspa, coroa dupla ou única, freios para menos peso;
XC normal: HT ou full, 100mm de suspa, coroa tripla, freios normais;
trail: HT ou full, 120mm de suspa, coroa tripla ou dupla reduzida e freio normal;
AM ou endurol: full de 14cm até 18cm de suspa, coroa dupla reduzida e freio > de 160mm;
DH: full de 20cm, coroa dupla na suspa, freios de 20cm, coroa única;
FR: full de 20cm,freios de 20cm e tudo super dimensionado.

Fora categorias exóticas como trial, sloop style, urban, WW (que é sópara expor) e por aí vai.



Mas como você disse Pedro, não digo uma AM de 16cm, mas uma trail full de 12cm, talvez fosse a melhor escolha para muitos aqui. Mas aqui a maioria é influenciada demais pelo o que os caras usam no XC, no caso XC de circuito que nada tem a ver com a realidade. Então aqui tem maluco dizendo que sobe tudo com uma única coroa de 38, tem doido dizendo que usa roda tubular igual o Dugast do Nino e quando perguntei como faz na trilha quando fura, nem respondeu, afinal será que tem equipe de apoio ou leva linha para costurar o pneu. E por aí vai. Sem falar de cara que abre tópico mostrando como baixou o peso do eggbeater de titânio em 5g, sendo que a fábrica já diz que o de titânio é para no máximo 80kg ou 85kg se não me engano. Vai ser bem difícil desse AM  de hoje pegar aqui, e sem se esquecer também o preço que no Brasil sempre é complicador.



Editado por Fabio - 30 Abr 2013 as 17:41
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2013 as 16:53
Pessoal, 

Acabei de publicar um artigo pra esclarecer um pouco mais sobre o tema. Segue o link:
http://www.pedal.com.br/all-mountain-a-modalidade-mais-completa-do-mountain-biking_texto6764.html

Fiquem a vontade para comentar e tirar dúvidas!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X