Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pneu raspando no freio - Ajuda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pneu raspando no freio - Ajuda

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Cacolima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Nov 2009
Monte Alto - SP
Offline
Mensagens:2391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cacolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pneu raspando no freio - Ajuda
    Postado: 28 Abr 2013 as 10:24
Galera,
estou precisando da ajuda de vocês...

troquei o grupo da bike, sai de um Tiagra e coloquei um misto de Ultegra e 105.

Ocorre que os freios traseiros, quando calibro o pneu com 100 libras, o pneu raspa no freio.

O mecânico disse que tenho que trocar o pneu.

Alguém sabe me dizer o que pode ter ocorrido? E qual será a soluçao?
trocar de freio, de roda, de pneu ou necessita algum ajuste na instalação?
Com o Tiagra estava tudo perfeito.


Grato a todos.

Abraço

Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 10:50
Se a sapata raspa no pneu é só regular, ou seja, descer a sapata. Se a ferradura raspa no pneu, então o pneu é gordão ou alto, ou a ferradura está mal montada ou fechada demais.
Que pneu está instalado?
Nada pode dar errado em relacao ao grupo se o pneu for apropriado, sendo 20 ou 23 x 700.
Coloque aqui as marcas de quadro, freio e pneu traseiros.
Abraços
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 11:01
Fotos também ajudam a avaliar
Voltar ao Topo
SANGELO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SANGELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 11:03
Veja também se os cabos e conduítes dos freios não estão curtos. 
Angelo
Voltar ao Topo
Cacolima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Nov 2009
Monte Alto - SP
Offline
Mensagens:2391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cacolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 18:31
Vamos lá...
Quadro Sundown RS4 tamanho M
pneus Bontrager 700 x 23
freio 105 5600 ou 5650

seguem algumas fotos.

dsc01387tt.jpg
dsc01390j.jpg
dsc01389pv.jpg
dsc01391fa.jpg
dsc01381h.jpg
dsc01384f.jpg
dsc01385pf.jpg
dsc01386l.jpg
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 18:39
Hummm dá para reparar que as sapatas estão na posição mais para cima possível,dando a entender que a furação do quadro não é a mais favorável para essa ferradura...mas vou aguardar opinião dos colegas também..
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 18:40
Sapatas desalinhadas. Só alinhar!
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 19:45
Não é sapata desalinhada em relação ao aro não, é a própria ferradura que está raspando.

Existe um parafuso que pode ajudar um pouco, olhando para a ferradura, fica do lado direito, mas em cima, do lado oposto ao cabo (difícil explicar assim por escrito...) Com uma chave philips tente mexer nesse parafuso pra ver se melhora um pouco. Ess parafuso vai deixar a ferradura mais ou menos fechada.
Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 00:57
esquisito mesmo.  Se o tiagra funcionava melhor, volte pra ele. Pelo posicionamento das sapatas, no limite superior do ajuste, esses freios não são apropriados para o seu quadro. Existe sim diferença entre as pinças de freio. Como é a gancheira deste quadro? acho que se vc quiser usar esse conjunto de freio, vai ter que colocar pneu uma medida abaixo desse da foto.
.
.
vc pode tentar entortar a ponta do parafuso a fim de deixar o conjunto (ferradura) mais pra trás um pouco. verifique se ela já não está torta, uma vez que vc comprou usado (certo?).
.
o mais provável é que esteja torto o parafuso central da ferradura.
.
se nada disso resolver, bota fogo na ferradura
Voltar ao Topo
CleberLucio Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2011
Niterói / RJ
Offline
Mensagens:989
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CleberLucio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 09:19
É rapaz... Por essa última foto que você colocou, parece que o seu quadro tem o suporte do freio baixo demais para o 105. Dá pra ver que esse 105 tem uma "barriga", que o Tiagra não tem, e é justamente essa "barriga" que raspa na parte de cima do pneu.
 
Parece que C vai ter de voltar pro Tiagra, ou - pra ficar no 105 - trocar de quadro.
 
Com todo respeito ao colega que sugeriu, não entorte o parafuso. Pode causar uma fadiga e romper; a ferradura poderia entrar na roda e aí, "o molho sairia mais caro que o peixe"... Pense primeiro na sua segurança.
 
Abraço e bons pedais!
Cleber Lucio
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 09:35
Muito estranho, não é problema que se veja todo dia... mesmo com as tolerâncias muito estreitas das ferraduras de estrada, era p/ ficar OK. Me parece que algo está torto, mesmo, mas não tem como saber se ferradura ou quadro...

A ferradura foi comprada usada??

Abraço
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 11:02
Caco, tira as sapatas e fecha um pouco a ferradura com as mãos. Essa "barriga" da ferradura deve reduzir um pouco, acredito. Se resolver, vai ter que usar sapatas mais baixas.
Voltar ao Topo
Cacolima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Nov 2009
Monte Alto - SP
Offline
Mensagens:2391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cacolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 11:32
As ferraduras estavam instaladas em outra bike (Scott Speedster) e, estava tudo perfeito, como fiz os ups, ocorreu esta situação.

Acredito que o mais sensato e economico, é transferir estas ferraduras 105 para a Scott e voltar as Tiagra para este quadro.

De toda forma, agradeço demais a ajuda de todos.


Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 16:07
Caco
Tudo teria que funcionar. Eu uso 105 e tive esse mesmo pneu, sem o menor problema de interferência.
A terceira foto mostra, aparentemente, um desalinhamento do parafuso que prende a ferradura ao quadro. Será que o boss está alinhado? O parafuso está reto?
sucesso aí.
Voltar ao Topo
bruno_h2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2010
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1477
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno_h2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 16:34
É uma pergunta meio besta até mas vai saber... Por acaso a ordem das ferraduras não foi invertida, a do garfo/dianteira instalada no seatstay/traseira e vice versa?? Todas as ferraduras que vi até hj tem o parafuso de fixação maior na dianteira e menor na traseira, mas já vi fazerem cada absurdo nas bicicletarias da vida por aí que não me surpreenderia em descobrir que meteram a serra no parafuso para fazer a dianteira "dar aperto" no lugar errado...
"I'm no pro material..."
Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2013 as 18:21
é verdade, minha sugestão não foi muito boa. Não entorte nada...
.
rs
Voltar ao Topo
Ericksonboi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2013
Serra/ES
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ericksonboi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2020 as 10:22
Amigo, estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver? Troquei os pneus 700x23 para 700x25 numa Caloi Sprint 10 e tá pegando na ferradura. Não tô acreditando que vou ter que trocar de freio por causa do pneu. Se alguém puder ajudar, fico grato.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2020 as 13:06


Caramba, 2013? Mereceu a pá de ouro, com certeza! Não tenho experiência com speed, mas tomara que outros membros do fórum possam te ajudar. Boa sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2020 as 13:32
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:



Caramba, 2013? Mereceu a pá de ouro, com certeza! Não tenho experiência com speed, mas tomara que outros membros do fórum possam te ajudar. Boa sorte!


Ai descordo de zoar o cara, ele esta com o mesmo problema, e nao respondendo uma pergunta antoga.
Se o cara abre novo tópico toma pedrada, se usa um existente tambem.... bom senso né
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2020 as 15:44
Infelizmente é isso amigo, tem quadro que nem trocando a ferradura, devido a posição que fica instalado... Mas da para fazer testes com as ferraduras mais atuais que são mais abertas, feitas para pneus mais largos...

Originalmente postado por Ericksonboi Ericksonboi escreveu:

Amigo, estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver? Troquei os pneus 700x23 para 700x25 numa Caloi Sprint 10 e tá pegando na ferradura. Não tô acreditando que vou ter que trocar de freio por causa do pneu. Se alguém puder ajudar, fico grato.


Editado por rafael_rtg - 07 Fev 2020 as 15:46
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2020 as 00:03
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:



Caramba, 2013? Mereceu a pá de ouro, com certeza! Não tenho experiência com speed, mas tomara que outros membros do fórum possam te ajudar. Boa sorte!


Ai descordo de zoar o cara, ele esta com o mesmo problema, e nao respondendo uma pergunta antoga.
Se o cara abre novo tópico toma pedrada, se usa um existente tambem.... bom senso né


Hurry, é zoeira mas é pra rir junto! E o cara tá realmente fazendo um favor para o fórum, anexando perguntas pertinentes ao assunto. Não leve tão a sério!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Ericksonboi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2013
Serra/ES
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ericksonboi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 18:47
hahahahhaha muito bom esse meme, não conhecia ainda. O pior é que o tópico é da mesma época que comecei a usar o fórum.
Voltar ao Topo
Ericksonboi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2013
Serra/ES
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ericksonboi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 18:48
E obrigado pelas respostas, hoje me rendi e resolvi levar numa oficina, isso é demais para meus conhecimentos limitados em mecânica e estou com abstinência sem pedalar. Valeu!
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 19:09
Esse lance de freio em estradeiras é meio chato mesmo. Anos atrás eu comprei uma bike KHS FLite que custou 3400,00 na época e também tinha esse problema com os freios e pneus originais de fábrica. Os freios eram Tektro e os pneu 700x25 e a solução foi trocar os pneus por 700x23 que resolveu. Muita "falta de sei lá o que" do fabricante pra fazer uma caca dessas.
Voltar ao Topo
Ericksonboi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2013
Serra/ES
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ericksonboi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 19:47
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Esse lance de freio em estradeiras é meio chato mesmo. Anos atrás eu comprei uma bike KHS FLite que custou 3400,00 na época e também tinha esse problema com os freios e pneus originais de fábrica. Os freios eram Tektro e os pneu 700x25 e a solução foi trocar os pneus por 700x23 que resolveu. Muita "falta de sei lá o que" do fabricante pra fazer uma caca dessas.

O pior é que é exatamente esse o meu freio. Eu tinha pneus 700x23 e troquei para 700x25 porque estavam furando demais e porque vi um pessoal falando que a área de contato do 25 com o solo não é tão grande, o que gera uma boa velocidade e menos furos. Mas deu esse problema aí. O mecânico sugeriu raspar as sapatas para apertar mais o freio e aumentar a distância entre o pneu ele. Espero que dê certo!!
Voltar ao Topo
Cotocs Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jan 2013
SP
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cotocs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2020 as 15:17
Caras tenho uma Caloi 10 de 2013, nela o pneu original é 700x28, quando troquei o pneu original coloquei um kenda kwest 700x28 mas ele é mais borrachudo e também pegava no freio traseiro. A solução foi um calço de 2mm no corte da gancheira, onde o eixo da blocagem se apoia no quadro. Como o assento do eixo é um corte longo não alterou a área de encosto da blocagem na gancheira.
-   -
Voltar ao Topo
Ericksonboi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2013
Serra/ES
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ericksonboi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2020 as 15:21
Originalmente postado por Cotocs Cotocs escreveu:

Caras tenho uma Caloi 10 de 2013, nela o pneu original é 700x28, quando troquei o pneu original coloquei um kenda kwest 700x28 mas ele é mais borrachudo e também pegava no freio traseiro. A solução foi um calço de 2mm no corte da gancheira, onde o eixo da blocagem se apoia no quadro. Como o assento do eixo é um corte longo não alterou a área de encosto da blocagem na gancheira.

Pow cara, valeu pela solução. Acabou que levei num cara aqui onde tô morando e ele apenas com regulagem resolveu. Não faço ideia do que ele fez, mas ele conseguiu hahaha
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X