Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre os Raios
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre os Raios

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
algold Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar algold Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre os Raios
    Postado: 27 Abr 2013 as 14:42
Amigos,

Eu a um tempo atrás, comprei o aro Aero Escape 260 com raios grossos. Acontece que hoje fui em outra loja, e o cara me falou que é errado ter raios grossos, pois tem de furar a roda para usá-los. Fiquei meio que em dúvida agora, não sei qual seria o melhor o raio fino ou o raio grosso.

Quando eu era mais novo era mais fácil, era tão raro ver raios grossos que nem sabia que existiam, desta vez, por estar a tanto tempo afastado meio que fui jogado pelo vendedor da loja para os raios grossos. Gostaria de saber o que é melhor, quais os prós e contrás de cada um.

Dependendo da resposta, vou limar da minha lista uma das duas lojas. Pois é uma sacanagem, ou um indicar o raio grosso sendo ruim isso ou o outro tentar queimar o trabalho do concorrente deste modo.

Observação: Fiz uma pesquisa rápida no forum e não achei nenhum interessante, seu já tiver a resposta em outro, por favor me avise qual é que corro lá para ler.
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 19:51
Meu amigo,

Raio grosso é algo dispensável! Só aumenta o peso.
Aumenta a resistencia?
Depende! Se vc usar raio fino de boa qualidade e um grosso vagaba, o fino será mais forte.

Essa coisa de raio grosso é coisa de mecanico sem formação e informação, nomal em cidades do interior e bicicletarias de bairro.

Esses aros scape são bons (simples, porém bons), use raios finos mesmo, compre os de inox.

Agora já sabe que cortar..rsrsrs
Voltar ao Topo
Sergio Guerini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2012
SP
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sergio Guerini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 19:57
E aros com menos raios? funciona ou é mais uma daquelas coisas para vender para amadores?
Voltar ao Topo
algold Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar algold Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 20:50
Vlw meu amigo. Agora já sei, quando eu pegar outra roda, vou de raio fino mesmo. Essa já que está assim, foi, na próxima já sei o que é melhor. Já sei qual é a loja que vou limar da minha lista. Essa segunda loja me passou muito mais confiança. Já até conhecia, mas com o dono antigo que não era lá essas coisas, agora que mudou de dono, parece melhor. Por enquanto vou usando essa roda até eu trocar de bike.

Quanto as bicicletarias, realmente são de bairro, porém bairro muito movimentado. Bem no centro do RJ LOL. Mas como só tem essas duas mais pertos...

Aliás, comprei uma chave pra desempeno de roda, e vou treinando na minha roda antiga que está largada aqui. Daqui a pouco pego o jeito e não preciso mais ir pra lá desempenar mais.


Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 21:36
Já que está montada, tá resolvido...rsrsrs
E a diferença de peso faz diferença mesmo para quem busca desempenho



Originalmente postado por Sergio Guerini Sergio Guerini escreveu:

E aros com menos raios? funciona ou é mais uma daquelas coisas para vender para amadores?

Sérgio,
Faz diferença! Reduz peso e melhora a aerodinamica (nesse caso mais sensivel em speedz pelas velocidades mais altas).
Porém tem o inconveniente de ser mais complicado de alinhar, pois é preciso ficar atento com a tensão dos raios para não sobrecarregar um raio, que fatalmente quebrará.

Mas rodas de 28 raios em diante é tranquilo, o problema são com rodas de 24 raios para baixo
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 15:00
Raio grosso , se não estou enganado , é só para bicicleta de carga, se vc não tem mais do que 100 Kg e nao tem do , nao tem necessidade . Esse cara joga na lama a classe BICICLETARIAS , triste o fato de se valer do DESCONHECIMENTO , para desovar algo que ninguém quer.

    Ja que vc comprou a chave de raios e vai treinar , lembre- se , aperta niples de um lado , solta a mesma quantidade de voltas do outro . Vai tirar BARRIGA do aro , aperta dos dois lados , mas solta no fim da saliência. Tenha paciência , vá aos poucos , de meia em meia volta
Voltar ao Topo
fajcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2014
Brasil
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fajcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 20:29
Ola, queria aproveitar esse tópico pois tb tenho essa duvida. Eu peso 100kg e pedalo todo dia para ir ao trabalho e mais 30km toda quarta-feira e todo sábado e domingo pedalo entre 60 e 100km. E os aros da minha bike estão quebrando quase toda semana, por isso estão pensando em trocar para um aro grosso, o q vcs acham ??
Voltar ao Topo
makein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2014
medianeira pr
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar makein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 08:13
olha nao é normal nao, qual seu peso?

  se quiser trocar raios, coloque os de açao INOX, nao enferruja, fica sempre brilhando.e tem uma resistencia maior, do que os de ferro galvanizado.Wink
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 08:27
Qual a roda?
Qual o terreno?

Pode ser de tudo, desde um pneu descalibrado para seu peso até um mecanico que não saiba fazer o serviço
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 09:28
Além dos aros, tem que observar quais são seus raios, como está sendo enraiado, tipo de pneu, calibragem e principalmente sua pilotagem. Você encosta a roda no meio fio toda vez que vai subir o passeio ou já chega pulando igual um gato?


Originalmente postado por fajcruz fajcruz escreveu:

Ola, queria aproveitar esse tópico pois tb tenho essa duvida. Eu peso 100kg e pedalo todo dia para ir ao trabalho e mais 30km toda quarta-feira e todo sábado e domingo pedalo entre 60 e 100km. E os aros da minha bike estão quebrando quase toda semana, por isso estão pensando em trocar para um aro grosso, o q vcs acham ??
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
fajcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2014
Brasil
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fajcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 09:30
makein, Eu peso 100kg e meus raios já são inox

Adilson, a roda é uma aro 26 aero e pedalo no asfalto. A calibragem é 40 na traseira e 35 na dianteira. E ja passei por vários mecânicos e sempre a mesma coisa.


Me aconselharam colocar raios de downhill alguém saberia dizer se é uma boa ??
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 09:48
Originalmente postado por fajcruz fajcruz escreveu:

makein, Eu peso 100kg e meus raios já são inox

Adilson, a roda é uma aro 26 aero e pedalo no asfalto. A calibragem é 40 na traseira e 35 na dianteira. E ja passei por vários mecânicos e sempre a mesma coisa.



Comece por aumentar a calibragem.

Com essa calibragem e seu peso além de sua bike tá pregada no asfalto a roda está exposta a pancadas.

Para asfalto eu sempre uso 50PSI e peso 60kg rsrsr

No speed temos uma regra simples, quanto maior o peso maior a pressão nos pneus.

Verifique o limite de pressão dos pneus e trabalhe neles. Se forem baixos, troque de pneus, existem pneus sliks para MTB que suportam 80PSI ou mais.

Voltar ao Topo
fajcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2014
Brasil
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fajcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 11:06
scofieldpedal, eu melhorei bastante minha pilotagem antes qualquer quebra-mola eu saia pulando como gato hehe. Quando melhorei minha pilotagem as quebras diminuíram mas continuam a quebrar.

Adilson, acho que deve ser isso mesmo. não uso sliks pq tb pedalo na cidade para ir ao trabalho e de vez em quando faço trilhas. Vou trocar os pneus e informo se deu certo.

Poderia me recomendar uma marca de pneu ??
Voltar ao Topo
harlanrodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2015
Salvador
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 14:59
Galera, preciso de uma ajuda de vocês, por favor.

Tenho uma roda Novatec Jetfly, para speed, e tive sérios problemas com esfarelamento dos nipples o que me fez inicialmente trocar os nipples de alumínio por de latão, porém, mesmo com a roda tendo apenas 4 meses de uso, a troca dos nipples danificou os raios e é necessário refazê-la, praticamente.

Qual a sugestão que vocês me dão de raios para essa roda? Não é uma roda barata e o par pesa menos de 1,5 kg, então não adianta eu colocar raios pesados e aumentar uns 200g nessa roda. Segundo o fabricante, a medida dos raios é 277mm na frente e 268 mm atrás, mas nas minhas medidas deu 285.

Muito obrigado, pessoal!
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2020 as 08:01
Originalmente postado por harlanrodrigo harlanrodrigo escreveu:

Galera, preciso de uma ajuda de vocês, por favor.

Tenho uma roda Novatec Jetfly, para speed, e tive sérios problemas com esfarelamento dos nipples o que me fez inicialmente trocar os nipples de alumínio por de latão, porém, mesmo com a roda tendo apenas 4 meses de uso, a troca dos nipples danificou os raios e é necessário refazê-la, praticamente.

Qual a sugestão que vocês me dão de raios para essa roda? Não é uma roda barata e o par pesa menos de 1,5 kg, então não adianta eu colocar raios pesados e aumentar uns 200g nessa roda. Segundo o fabricante, a medida dos raios é 277mm na frente e 268 mm atrás, mas nas minhas medidas deu 285.

Muito obrigado, pessoal!

Seu problema aparentemente foi de corrosão galvânica... Por ser salvador, imagino que more próximo a praia ou rode de bike pela orla/praia.

No seu caso, precisa usar o mesmo material em tudo. Nipple/Raio e Roda. A solução seria uma roda com ilhós de inox, raios de inox e nipple de inox. 

Se a roda for sem ilhós, monte o conjunto nipple e raio em inox, mas sabendo que não seria a melhor solução.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X