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Qual a Melhor Relação para 29? 20 x 27 x 30

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Mensagem Inverter Ordem
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Binotto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Dez 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual a Melhor Relação para 29? 20 x 27 x 30
    Postado: 11 Abr 2017 as 10:00
Já faz um tempo que eu mudei essa pergunta. Eu penso comigo mesmo: "Qual a melhor relação que atenda o conjunto : minha bike + meu uso + meu trajeto + minha condição física + meu peso/relação de marchas/cadência + custo benefício ".
Não entendo como um cara que pesa 65kg e pedala Brasília, por exemplo, vai ter a mesma receita que um cara de 90kg que pedala em uma região de serra.
A realidade é que 80% dos ciclistas são entusiastas, classe média, que passa a semana trabalhando sentado, está acima do peso, e não tem tempo para treinar regularmente. 70% de quem tem road, das pessoas que eu conheço, estão uns 15 kg acima do peso, eles usam road para não ficar para trás.
Mas todo mundo se imagina o Avancini (risos).
VAmos em frente.
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Marcelook32 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2017 as 21:26
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Ainda não lançaram oficialmente, não esta no site da Sunrace, mas provavelmente sera compatível com: Deore XT M8000 e XTR M9000 sem adaptações, apenas apertando o parafuso de posição, pois tecnicamente já trabalham com ate 46 dentes ...

Demais Câmbios de 11v como o SLX, SRAM X1, X01 e XX1, tecnicamente suportam 42 dentes, então para um salto para 50 dentes, sera necessário trocar o parafuso de posição por um maior, e as vezes colocar um prolongador de gancheira...     

O novo SLX que ainda não esta sendo comercializado ja suporta do k7 11-46, então possivelmente sera compatível sem adaptações também... 

O SLX M7000 já é especificado para 46T em coroa única, assim como o XT M8000.... creio que não haverá problema nenhum tbm para ele.

O que não tinha na linha do SLX era somente o cassete mesmo 46T
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2017 as 12:03
Ainda não lançaram oficialmente, não esta no site da Sunrace, mas provavelmente sera compatível com: Deore XT M8000 e XTR M9000 sem adaptações, apenas apertando o parafuso de posição, pois tecnicamente já trabalham com ate 46 dentes ...

Demais Câmbios de 11v como o SLX, SRAM X1, X01 e XX1, tecnicamente suportam 42 dentes, então para um salto para 50 dentes, sera necessário trocar o parafuso de posição por um maior, e as vezes colocar um prolongador de gancheira...     

O novo SLX que ainda não esta sendo comercializado ja suporta do k7 11-46, então possivelmente sera compatível sem adaptações também... 


Editado por rafael_rtg - 10 Abr 2017 as 12:10
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Rockymountain29er Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2017 as 10:42
Esse Deore 2017 tá interessante mesmo. Wink
Esperando alguém importar o novo cassete sunrace 11x50 no mercado livre. Depois procurar um câmbio traseiro que alcance os 50 dentes do cassetão LOL
http://www.biketribe.com.br/cassete-sunrace-11x50-isso-mesmo-este-e-o-lancamento-da-marca/ 
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2017 as 12:23
A melhor sem dúvidas hoje é 12V, k7 10-50 e coroa 36, sonho de consumo um Sram Eagle kkkk

Mas como o bolso não concorda com isso, com as mudanças do Deore 2017 2x10, acho que não tem melhor custo benefício, k7 11-42 e coroa 28-38...
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Rockymountain29er Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2017 as 12:01
A coluna do meio mostra a velocidade em KM/H*
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
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Rockymountain29er Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2017 as 12:00
Eu iria de 11v. Vejam a simulação com relação 1x11 - Coroa 32 - Cog 42, em 90 rpm. Achei muito interessante.
How fast will I be going at 90 rpm in all combinations of these gears?
 RingCog 32Ring  Cog
1136.011
1233.012
1330.413
1428.314
1526.315
1624.716
1723.217
1822.018
1920.819
2019.820
2118.821
2217.922
2317.223
2416.424
2515.825
2615.226
2714.727
2814.128
2913.629
3013.230
3112.731
3212.432
3312.033
3411.634
3511.335
3611.036
3710.637
3810.438
3910.139
409.940
419.641
429.442
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
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Binotto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Dez 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2016 as 15:05
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

quando troquei a pedivela da 26 botei a 40/30/22 e senti que perrdi velocidade final, as vezes o cara com 44 passa (principalmente de 29) e quer manter o giro mas não consegue. Resultado: posso não atingir picos como antes, mas agora minha velocidade média é bem maior.

O que quero dizer: antes tinha medo das relações 20 velocidades, mas hoje sinto que elas podem ser bem mais interessantes para aro 29, principalmente com os K7 de 36/38 

Eu acho que pra mtb coroa 36 com 11-36 (10v) resolve quase tudo. Agora depende muito do cara. Eu tenho uma urbana (mtb 29 er convertida), com pneu 700x42, e ando em estradão tb, eu uso 27v, pedevela 22-32-44 e catraca de speed 12-23. SIm. 22-23 subo numa boa não gosto de girar feito doido, pois sou spideiro tb. E eu tenho uma coroa 46 e uma 48 que de vez em quando instalo no lugar da 44. O fato é que trocando a coroa, acabo sempre girando no plano no pinhão 16. Eu até desisti de uma catraca 9v porque não tinha esse maldito pinhão (do 15 salta para o 17). E a 12-36 não achei a um bom preço. Então pra mim tanto faz se a coroa for 44, 46 ou 48, sempre acabo girando na 16, e claro, a diferença fica na média. Com a 48 eu sempre ando mais rápido. Não a toa as speed vem com coroas grandes. O cara pode até me provar que com uma coroa 36 e girando na catraca 11 vai manter a mesma velocidade que eu, mas na pratica isso pra mim não funciona. Nos meus testes, quanto maior a coroa maior a velocidade. A coroa 48 acabei abandonando. Agora vou montar um pedevela 22-34-46. A 34 uso para girar mais, treinamento para soltar mais as pernas. Mas quando pego um asfalto ou estradão, eu vou de 46 mesmo., 90rpm, e 35 km/h de média. 
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Thiago Gogola Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thiago Gogola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2016 as 21:10
Apenas regulagem, normal. É um non séries shimano
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Rickvallen Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rickvallen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2016 as 20:18
Originalmente postado por thiago pai de joao thiago pai de joao escreveu:

cara Muito Obrigado! tava satisfeito com minha bike, 29er trek xcaliber 6: 44\32\22 com 11-34 9v. uso ela principalmente na cidade para ir trabalhar. mas ainda tinha um pulguinha atras da orelha. as vezes passavam por mim, com todo respeito, umas bike de mercado de 300 pila: passavam e abriam, principalmente em retomadas e algumas subidas. notava que estavam fazendo a "mesma força" que eu mais rendiam mais no arranque, eu demoravam e as vezes sofria pra alcança-las. Só podia ser a relação. ai comecei a procurar e não sabia qual troca fazer, só sabia que seria o pedivela. Procurei e já tava decidindo pelo 40\30\22 quando vi aqui nesse tópico a tua postagem, seca. a primeira no tópico citando esse tamanho de pedivela. fiquei contente e continuei lendo. mais abaixo você ainda defende com dados técnicos que essa é a melhor, ou, na pior das hipóteses não perde em nada pras 2x10. pois bem, acabei de chegar do primeiro pedal com o pedivela novo, 40\30\22. é outra bicicleta!!! Mudou totalmente a pedalada, caiu como uma luva na bike. Não sei como são as 2x10, mas indico para todos que sentem essa lerdeza ou falta de rendimento na sua 29er, a troca do pedivela 44\32\22 pelo 40\30\22. MUITO OBRIGADO PELA CONTRIBUÇÃO!!!

Você teve que fazer alguma adaptação no cambio dianteiro para funcionar no novo pedivela?

Qual seu câmbio?
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2016 as 16:26
Originalmente postado por epic epic escreveu:

Acho que tudo depende do uso.

Mas eu sou fã da relação de 20V.

Uso 24-36 na frente e 12-36 e pra mim é suficiente tanto para morros quanto para manter o giro.
Trabalho com bastante cadência (entre 90 e 110) e pra mim esta está super confortável.

Mas, tudo depende do uso e do estilo. Smile

Esse seu 12-36 é de 10V? Só de vi de 9V. Ou é 11-36?
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epic Ver Drop Down
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Flpa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2016 as 13:43
Acho que tudo depende do uso.

Mas eu sou fã da relação de 20V.

Uso 24-36 na frente e 12-36 e pra mim é suficiente tanto para morros quanto para manter o giro.
Trabalho com bastante cadência (entre 90 e 110) e pra mim esta está super confortável.

Mas, tudo depende do uso e do estilo. Smile
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dagspina Ver Drop Down


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Jandira
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2016 as 10:51
Realmente manter o giro em uma 29 com pedivela de 44 é um tanto quanto sofrível para para mim, nao tenho porte muscular bem desenvolvido, ou seja estou aprendendo a trabalhar mais a cadencia, tenho 20 velocidades na 29er e entes era 27v com k7 11-34 e pedivela 44-32-22, a mudança foi bem vinda, ficou bem mais confortável e fácil de manter e acelerar...
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RuanRAC Ver Drop Down
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Natal/RN
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quando troquei a pedivela da 26 botei a 40/30/22 e senti que perrdi velocidade final, as vezes o cara com 44 passa (principalmente de 29) e quer manter o giro mas não consegue. Resultado: posso não atingir picos como antes, mas agora minha velocidade média é bem maior.

O que quero dizer: antes tinha medo das relações 20 velocidades, mas hoje sinto que elas podem ser bem mais interessantes para aro 29, principalmente com os K7 de 36/38 
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thiago pai de joao Ver Drop Down


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curitiba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiago pai de joao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 23:38
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

40/30/22
fiz errado o post ali, era pra citar o Fabio! maas é isso ai, obrigado!
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thiago pai de joao Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2012
curitiba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiago pai de joao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2016 as 23:27
cara Muito Obrigado! tava satisfeito com minha bike, 29er trek xcaliber 6: 44\32\22 com 11-34 9v. uso ela principalmente na cidade para ir trabalhar. mas ainda tinha um pulguinha atras da orelha. as vezes passavam por mim, com todo respeito, umas bike de mercado de 300 pila: passavam e abriam, principalmente em retomadas e algumas subidas. notava que estavam fazendo a "mesma força" que eu mais rendiam mais no arranque, eu demoravam e as vezes sofria pra alcança-las. Só podia ser a relação. ai comecei a procurar e não sabia qual troca fazer, só sabia que seria o pedivela. Procurei e já tava decidindo pelo 40\30\22 quando vi aqui nesse tópico a tua postagem, seca. a primeira no tópico citando esse tamanho de pedivela. fiquei contente e continuei lendo. mais abaixo você ainda defende com dados técnicos que essa é a melhor, ou, na pior das hipóteses não perde em nada pras 2x10. pois bem, acabei de chegar do primeiro pedal com o pedivela novo, 40\30\22. é outra bicicleta!!! Mudou totalmente a pedalada, caiu como uma luva na bike. Não sei como são as 2x10, mas indico para todos que sentem essa lerdeza ou falta de rendimento na sua 29er, a troca do pedivela 44\32\22 pelo 40\30\22. MUITO OBRIGADO PELA CONTRIBUÇÃO!!!
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BrunoAgostini Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:06
Quero deixar minha impressão aqui. Ambas as bikes tem aproximadamente o mesmo peso. diferenciam um pouco nos componentes.

Tinha uma 26" com 27v(Deore), pedivela 48x36x26, e k7 11x34, usei muito tempo e posso dizer que não precisa mais do que isso, serve pra tudo, tanto pra subir quanto pra descer, não acho que uma relação mais leve na 26 se justifique, pelo menos nessa região (Curitiba) todas as subidas e descidas são possíveis com essa relação.
Quando montei a 29" quis experimentar uma relação de 20v(XT), pedivela 38x26 k7 11x36, essa relação na verdade não me agradou muito por dois motivos:
1º nas trilhas, com 26x36, que parece ser leve, na verdade não é muito não por causa do tamanho da roda, ou seja ainda fica um pouco pesada, a minha 26" era mais leve.
2º nas descidas e retas longas, onde a 29" tem vantagem, a coroa de 38 deixa a relação curta.
Com essa relação faltava marcha nos dois extremos. Em descidas curtas a relação é adequada.
Resolvi trocar as coroas para testar. primeiro coloquei uma coroa de 40D dentes, fiz uma trilha de 90km, com relevo bem variado, mas duas subidas bem fortes, como ja estava mais acostumado a coroa de 26D deu conta, mas no final eu senti falta de uma coroa menor, pois estava bem cansado. em compensação onde tinha descida e retas a bike voava, por dois motivos, coroa maior, e melhora de cadência, devido aos treinos que tenho feito e estou mais adaptado a 29 neste momento.
Porem essa semana chegou uma coroa de 24 dentes. Substitui e posso dizer que pra subir, pelo menos nos testes que fiz até agora, ficou muito leve. Mas ainda não tive a oportunidade de fazer uma trilha longa e com bastante variação de relevo pra testar.
Essa semana irei para uma trilha bem sinistra com umas subidas bem fortes e longas, assim posso dizer como a 24D se comportou.

Observei que devido a diferença de dentes 16 das coroas e ao cambio que é recomendado para diferença de 14 dentes, a troca de marca ficou mais lenta na subida da 24 para 40, porém ainda troca tranquilo, na descida da 40 para 24 não notei diferença e a troca é perfeita. Mas não fiz a troca de marchas pedalando com força pra testar.
No resto a relação esta com excelente funcionamento.   

Como dificilmente se troca para a coroa maior em subidas isso não deve alterar muito, pois por ser 20v uso a coroa maior grande parte do tempo, inclusive em pequenos aclives.

Na verdade, teoricamente, para a minha situação de pedal, acho que a relação ideal seria essa 40x24 com 11x36.

Caso a troca de marchas fique muito prejudicada, acho que manterei as coroas 38x24, pois para final é só aumentar a cadência, que no meu caso consigo mais facilmente do que melhorar minha condição cardiovascular.

Voltando a pedalar...
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tarci.jr Ver Drop Down
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Restrito

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Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Tarci você poderia por gentileza especificar os componentes e medidas do seu grupo?

Quadro Mosso 980 XC
Garfo Mosso (Vou trocar por Niner Carbono)
Sistema de Freio Shimano Deore
Disco de Freio ashima 160 mm
Mudador Deore rapidfire
Pedivela deore
Cambio XT
Corrente SLX
Roda Vzan Extreme 2013
Pneus Kenda small block 
Tubeless


Tarci:O que eu queria saber é a medida da coroa da frente e do k7 vc fez 1x10 e na subida mais forte como se comporta?

Cassete 11-34 --- Coroa 38 ...
Subida forte dá uma pesada no final, se atacar na hora certa, sobe bem.
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Benito Ver Drop Down
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Tambem vou dar meu pitaco.Atualmente tenho uma 29 com 30 v, uma 26 com 20 (42-27) e outra mais velha com 27v. Ando regulamente com as 3.Uma grande vantagem das 29 em estradões é a grande velocidade e a facilidade para manter o rítmo. Na minha 20 v, mesmo tendo a coroa maior com 42 dentes, ja fiquei sem pedal várias vezes nas descidas longas e asfalto.Vejo algumas 29 com coroas pequenas e 20 v e agora a shimano esta lançando até 30 v reduzida.Acho que isso anula uma grande vantagem das 29.Vai acelerar e depois faltar pedal.Para maratonas , grandes percursos e o dia a dia da maiorias dos bikes, discordando de muitos, acho que a melhor relação seria 27, no máximo, com a  mais leve com 36 dentes no cassete, com nova relação entre as marchas. A 20 v em 29 tambem da pra fazer tudo, porem, vai faltar pedal.a menos que seja circuito. 11 velocidades acho que só é interessante para competidores bem preparados.Alem disto, deve possuir coroas de tamanhos diferentes para trocar antes das provas, baseado no grau de dificuldade de cada circuito.Isto se quiser tirar o máximo de cada prova.Acho que 30 v possui muitas marchas repetidas e não tem vantagem significativa sobre 27
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WernerWand Ver Drop Down
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Pessoal mudei meu pedivela de 3x9 agora está 1x9, mas o câmbio está todo desregulado, não consigo regular de jeito nenhum, a mudança de pedivela e consequentemente o chainline, pode influenciar tanto assim?
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Holyfield Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Holyfield quais as medidas da coroa e do seu k7?Pergunto também se em subida forte como se comporta?Perde muito nas retas giros altos?

Gustavo, nesta bike uso coroa 32 e um cassete 12-36 shimano. tenho uma Hardtail que uso coroa 32 e catraca 11-32. Uso essa configuração em bikes para treinos curtos e curtição, também porque essa é a coroa padrão da shimano e eu tinha umas sobrando aqui  em casa e estou ralando elas... Em subidas íngremes e curtas acho que funciona bem, tem alguma parte lá no canto do cérebro que fica te pentelhando pra botar no volantinho e economizar uma energiazinha pro final do pedal, sem volantinho você manda a vozinha se foder e faz força pra subir a parada... Pra mim não funciona pra pedais longos, nestes vai bem um volantinho. numa descida leve consigo pedalar até uns 45, depois disso perde o giro mesmo e quem está com o volantão maior abre . Mesmo assim a diferença no final da descida vai ser pouca e na subida você ja cata a galera. 

 Essa revelação me apareceu quando passei uma temporada com a HT convertida para Singlespeed, usava uma relação 32x18, leve, que me permitia girar bem em subidas mas qualquer descida eu ficava logo sem marcha, cada um sabe o joelho que tem... Enfim com essa bike eu dava o giro mais plano que tem por aqui, mas ainda assim umas subidinhas (que eu subia antes de volantinho, por causa da vozinha, lembra), e o meu tempo mudava muito pouco e era muito louco pedalar aquela BMX aro26, me sentia muito muleque, dava um mega treino porque toda subida tem que ser sprintando e com a maior técnica possível para não perder o embalo, toda descida tem que ser super fluida e pelas melhores linhas porque não adianta pedalar, e nas retas logo eu estava fazendo treino de giro a 130rpm. Recomendo a todos a experiência. 

Com um 38/24 acho que não perde nada em comparação com o triplo, uso catraca 11-34 e 9v mesmo, super versátil. Se estiver afim de testar 1coroa sai pra pedalar e fica o tempo todo na coroa do meio pega as suas subidas e descidas e depois compara os tempos e a sua sensação , talvez uma coroa 34 ou 36 seja suficiente para um meio termo entre velocidade máxima e perna pra subir. ou espera até o ano que vem e compra um de 1X11 X9 ou X7 com aquela catraca 10-42.

té +


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Gustavo Pira Ver Drop Down
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Holyfield quais as medidas da coroa e do seu k7?Pergunto também se em subida forte como se comporta?Perde muito nas retas giros altos?
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Gustavo Pira Ver Drop Down
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Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Tarci você poderia por gentileza especificar os componentes e medidas do seu grupo?

Quadro Mosso 980 XC
Garfo Mosso (Vou trocar por Niner Carbono)
Sistema de Freio Shimano Deore
Disco de Freio ashima 160 mm
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Tarci:O que eu queria saber é a medida da coroa da frente e do k7 vc fez 1x10 e na subida mais forte como se comporta?
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Luiz Fernandes Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Fernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2013 as 08:34
Minha próxima bike vai ser 20V (Speed....rs)

A Saga esta apenas começando
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reisferraz Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reisferraz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2013 as 08:17
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Olá pessoal!!! Dei uma lida no tópico e vi que tem um pessoal com dúvidas sobre a relação ideal para uma 29er e resolvi passar a minha experiência, quando eu montei a minha 29er eu a montei com 27v na configuração pedivela 44/32/22 e com o bom e velho cassete HG61 12-36 9v, com o tempo fui percebendo que para as subidas praticamente não usava a primeira marcha (22x36) porque achava muito leve (lembrando que não sou nenhum Lance Armstrong, muito pelo contrário, estou bem fora de forma) e também não usava a ultima marcha 44x12, por causa da velha questão de se usar um giro mais alto nas aro 29ers, aí com o lançamento da relação 2x10 resolvi pesquisar e aí cheguei nas seguintes contas:
http://s299.photobucket.com/user/wagon_2008/media/bike/relaccedilatildeo_zps76ede9de.png. -
e cheguei a conclusão que uma relação de 3 coroas existem muitas marchas repetidas e que a relação 38/24 11-36 era a ideal, porque não tinha todas essas marchas repetidas e que a primeira e ultima marcha tinha uma diferença muito pequena em relação ao conjunto de 27v, mas tudo isso era teoria, na prática eu uso praticamente 80% a 90% do tempo a coroa grande (38 dentes), usando a coroa pequena na hora que chegam as subidas bem íngremes, afirmo que estou muito satisfeito com a minha relação 2x10 38/24 11-36 e acho ser a relação ideal para uma 29er, fica a dica... abraço

Estou querendo comprar um pedivela novo. Essa tabela ajudou muito e vou arriscar do de 2 coroas.
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Holyfield Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Holyfield Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2013 as 08:06
Outra bike monocoroa! (mesmo não sendo 29)


Não sou pernudo como o tarci (ou tem mais subidas onde moro) e uso coroa 32. 
Mas fico pulando o tempo todo e a corrente ficava saindo, fiz um chainguide tabajara.
A bike deve ter uns 13 kilos... 
Pra pedal com mais de 45km uso uma bike com coroa dupla... (amarelão)





quanto eu limar essa coroa 32 deve entrar uma 36/22 para usar na mantiqueira... Até o XX1 virar XX9 e XX7...

Té +, vou pedalar!
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tarci.jr Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 21:58
Originalmente postado por Gustavo Pira Gustavo Pira escreveu:

Tarci você poderia por gentileza especificar os componentes e medidas do seu grupo?

Quadro Mosso 980 XC
Garfo Mosso (Vou trocar por Niner Carbono)
Sistema de Freio Shimano Deore
Disco de Freio ashima 160 mm
Mudador Deore rapidfire
Pedivela deore
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tarci.jr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 21:52
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

tarci.jr

legal sua bike e o peso 9,95 kg deve facilitar muito a pedalada. A minha bike pesa 11 kg.

Seu pedivela parece que é um Shimano M590, correto? A coroa de 38 está no lugar da maior (44) e não atrapalha o cruzamento dela com o cassete em 36?

Valeu!
Furukawa.


Sim o pedivela é deore, fica 100%, o volante é preparado.
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tarci.jr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 21:50
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Agora sim Tarci, pelo menos a bike de uma coroa existe mesmo. rs

A corrente nunca soltou sem guia?

Nunca soltou .. fica redondinha .... esse volante é preparado para isto.
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Gustavo Pira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Pira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2013 as 19:12
Tarci você poderia por gentileza especificar os componentes e medidas do seu grupo?
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Pablo_Araujo Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pablo_Araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 21:54
Também fiquei com a dúvida a respeito da corrente!
Ainda mais que tu deixou a coroa pelo lado de fora do pedivela. 
Ao meu ver, seria mais indicado montar por dentro..na posição da coroa do meio.. .que seria a que menos cruza a corrente! 

Abraço!
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xandaumgv Ver Drop Down
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sao paulo
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Agora sim Tarci, pelo menos a bike de uma coroa existe mesmo. rs

A corrente nunca soltou sem guia?

Fiquei com a mesma duvida ...
Alexandre

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wagon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 21:33
Olá pessoal!!! Dei uma lida no tópico e vi que tem um pessoal com dúvidas sobre a relação ideal para uma 29er e resolvi passar a minha experiência, quando eu montei a minha 29er eu a montei com 27v na configuração pedivela 44/32/22 e com o bom e velho cassete HG61 12-36 9v, com o tempo fui percebendo que para as subidas praticamente não usava a primeira marcha (22x36) porque achava muito leve (lembrando que não sou nenhum Lance Armstrong, muito pelo contrário, estou bem fora de forma) e também não usava a ultima marcha 44x12, por causa da velha questão de se usar um giro mais alto nas aro 29ers, aí com o lançamento da relação 2x10 resolvi pesquisar e aí cheguei nas seguintes contas:
e cheguei a conclusão que uma relação de 3 coroas existem muitas marchas repetidas e que a relação 38/24 11-36 era a ideal, porque não tinha todas essas marchas repetidas e que a primeira e ultima marcha tinha uma diferença muito pequena em relação ao conjunto de 27v, mas tudo isso era teoria, na prática eu uso praticamente 80% a 90% do tempo a coroa grande (38 dentes), usando a coroa pequena na hora que chegam as subidas bem íngremes, afirmo que estou muito satisfeito com a minha relação 2x10 38/24 11-36 e acho ser a relação ideal para uma 29er, fica a dica... abraço
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 21:20
Agora sim Tarci, pelo menos a bike de uma coroa existe mesmo. rs

A corrente nunca soltou sem guia?
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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tarci.jr

legal sua bike e o peso 9,95 kg deve facilitar muito a pedalada. A minha bike pesa 11 kg.

Seu pedivela parece que é um Shimano M590, correto? A coroa de 38 está no lugar da maior (44) e não atrapalha o cruzamento dela com o cassete em 36?

Valeu!
Furukawa.

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Rodrigo Borges Ver Drop Down
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brusque
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Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

Peso: 9,95 kg
Curti, agora vamos ver subindo.
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tarci.jr Ver Drop Down
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Peso: 9,95 kg
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tarci.jr Ver Drop Down
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Restrito

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A foto da minha bike .....


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Pablo_Araujo Ver Drop Down


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Pelotas RS
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Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por tarci.jr tarci.jr escreveu:

E estou usando na minha 10 v.
Pedevela 38 dentes


uma dúvida: esta coroa é de aço ou alumínio?

Pergunto isto para saber a durabilidade desta coroa de 38. No meu caso, a minha coroa de 36 é de aço e já apresenta sinais de amassamento mesmo evitando pedalar de pé (fora do selim).


Além do tipo e qualidade do material, do fato de pedalar sentado ou em pé, outros fatores contribuem para o desgaste:

- Peso do biker

- Sujeira

- Lubrificação

- Estado da corrente

- Tipo do percurso (subida, poeira, barro)

- E uma coisa que poucos dão valor: cadência, quanto mais baixa a cadência, maior o desgaste.

Uso 2x10 com um pedivela X7 com coroas originais (que muitos falam que são quase descartáveis), próximo dos 1.000Km, com cara de nova. Mas sou leve (70Kg), lavo a relação depois de todo pedal e aumentei minha cadência, que antigamente era bem baixa.





Que média de km tu faz por percurso? Que tipo de percurso tu faz?
Acho meio contra mão lavar sempre.
Claro, salvo quando o cara pega um barro legal.
Tem uma média de km específica boa p/se fazer uma lavagem na corrente?
Outro detalhe, já ví pessoas falando que trocam até 3 vezes a corrente p/cada conjunto K7 e até 5 p/cada conjunto coroa. 
Eu sempre achei correto trocar tudo junto.

Tu faz essas trocas de corrente periódicas?

Abraço!
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Rodrigo Borges Ver Drop Down
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brusque
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Barbaridade.
eu me contento só com um vídeo simples do nosso amigo subindo com uma coroa.

vcs vão fazer o cara gastar grana!!
kk
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