Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspensão é igual a conforto?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspensão é igual a conforto?

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 18:05
Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

É mauricio, sua busca e de vários outros q me levou a criar o tópico, não vejo ninguém cogitar uma bike de passeio, com posição mais ereta, quadro destinado a isso, ou uma bike de uso diário e urbano de verdade. Tem vários colegas q com o uso se deparam com a necessidade de um Paralamas ou bagageiro e o quadro não é apropriado.


Concordo com você, de início minha ideia era montar uma MTB. Ia sair por R$1600. Ai pensei, "Caro demais, a que eu uso foi 300 reais mais um quadro velho!". Fiquei namorando uma GT Nomad e acabei comprando uma HTX Sport, decepção. Devolvi. Comprei a bendita GT, melhor impossível, olha que na minha cidade a única rua que não tem locas/buracos é a BR-153. 
Mas antes disso tudo eu ficava namorando uma Monark Super 10 do meu tio, pendurada em um quartinho a mais de 20 anos. Queria ela, mas não me deixaram reforma-lá porque "Tá loco? Pneu fininho nesses buracos?", quarta-feira agora fui lá, pus ela no carro e avaliei o que precisa arrumar. R$300 e ela fica nova, pronta pra uma viagem de 150km até o povoado do Muquem. 

E aí? Qual a necessidade de uma suspa no asfalto? Rampar quebra-mola? Ou socar meia roda em um buraco?
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 18:30
Para uso urbano item indispensável é para-lama, suspensão é frufru.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 18:34
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Para uso urbano item indispensável é para-lama, suspensão é frufru.


kkkkkkk

Concordo !
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 19:22
opa entõa pe quase não temos bikes com paralams de fabrica, ou poucas opções a preços abusivos?


mas voodoo, rattus, embasem sua opinião ai. =)
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 19:43
A ideia principal da suspensão é manter a roda no chão e tudo isso vem do MTB. Quanto mais a roda ficar quicando, mais chance dela sair da direção que deveria seguir, tirando a estabilidade e escorregando. São raras as pessoas que fazem MTB sem ao menos a suspensão dianteira... tem os garfos de carbono, mas é mais pra maratona... estradão de terra e tal.

Pra uso urbano... tem outros detalhes... se não fosse útil e confortável, moto não teria... ao mesmo tempo, moto tem maiores velocidades e o peso meio que não importa...

O problema é que uma bike barata vai ter uma suspensão de baixa qualidade... que vai ser pesada e funcionar pouco. As de mais qualidade são bemmm mais caras e ainda assim, tem gente que mal sabe regular. Vale a pena ?

Outro ponto.. uma coisa é argumentar se a suspa é útil, outra é dizer que uma suspa não é útil porque as outras configurações da bike estão erradas! Sim, tamanho/geometria é mais importante e depois a escolha de um bom pneu e calibragem.

A questão do peso... quem usa pra passeio, eventualmente, não vai sentir... nao vai ser 1 kg a mais que vai deixar o rolé chato. Isso pode incomodar muito mais quem usa a bike no dia a dia... 

Também existe gente que é mais ou menos habilidosa... se vc está a 30 por hora numa pista de velocidade e vem um buraco bem cabeludo... o que vc faz ? Tem gente que consegue pular por cima, tem gente que só levanta o corpo, outros levantam a roda dianteira e outros podem se desesperar a ponto de frear ou ter que ir pra pista lateral... dependendo do perfil, a suspa poderia ajudar a evitar um acidente. Quem passeia eventualmente em uma ciclovia, nao está sujeito a essa situação... (ou bem pouco).

Mais um ponto... suspensões baratas sao de mola + elastômero e dificilmente possuem a possibilidade de ajustes internos, além dos externos serem poucos efetivos... então, ela vem setada de fábrica para uma faixa de peso média. Quem é muito leve ou muito pesado não vai aproveitar direito a suspa.

E mais uma coisa... suspa chama mais atenção de ladrão... quem deixa a bike presa na rua tb deve considerar isso...

Minha conclusão: depende da pessoa e do uso específico.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 19:46
Um pouco mais...

Para asfalto, suspa talvez possa trazer mais conforto, mas certamente vai trazer menor desempenho. Mas quanto o desempenho é importante no asfalto ?

Bikes full suspension pra asfalto nem pensar! A suspa dianteira rouba um pouco de potencia da pedalada, a traseira rouba muito!! E o problema de preço é ainda maior... um bom sistema de suspensão traseiro e um bom amortecedor custa muito caro... e ainda assim, ele via trazer um sistema de trava ou pro-pedal pra simular uma bike sem suspensão.. entao nao faz o menor sentido...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 20:22
pedro tocou no ponto. pra determinar o conforto, primeiro tem de ver o uso.

Quando fiz o tópico a ideia não era exatamente debater se suspensão funciona, se faz diferença, isso é fato q faz e funciona, desde que boa, como cambios, quadros, e afins.

Mas o pior é o mercado empurrar pra cima da gente o uso de suspensão mesmo não sendo absolutamente necessário ou um componente de qualidade, e não estou falando de bike de supermercado ou do world bike tur, pq isso é uma piada.

mas de bikes de mil, 2 mil reais. quem aqui avaliou esse item na escolha da sua bike? se importaram em saber se era boa ou só se tinha suspensao?

pararam pra pensar no gasto com pneus novos para uso urbano? ou só viram se o grupo era um pouco melhor q o outro.

Pra mim a oferta é muito grande de mtb de passeio, que não vejo preparadas de fabrica para o uso q é dado a elas. vejo uma serie de gastos a mais e complicação.

só aqui no forum somos quase 40 mil ciclistas, nos mais diversos níveis, modalidades e lugares do brasil, vejo o forum como um ponto de referencia pra muita gente q chega totalmente crú e a cada dia tópicos de ajuda pra bike se multiplicam exponencialmente... então podemos pensar mais um pouco sobre isso, sobre esse comportamento como consumidor de simplesmente comprar o que empurram, ou ditar as regras do mercado?

a suspensão foi só uma forma de falar disso de tentar fazer pensarmos um pouco.
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
mouraddl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2011
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mouraddl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 20:48
Originalmente postado por mouraddl mouraddl escreveu:

gente , se vocês pararem pra refletir , que diferença 1kg ~ 2kg a mais vão fazer pra você empurrar numa bike na qual, o objetivo final não sera o alto desempenho ?
Você vai se sentir 'mortão' so por causa da suspensão ?


Originalmente postado por Amatinho Amatinho escreveu:

   Tenho 30 anos de bike e achava a mais pura VEADAGEM usar suspensão para outro fim que não fosse trilha. Hoje me rendi e não abro mão , mesmo sendo peso extra, mesmo andando 90% no asfalto.
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 21:17
moura não entendi?
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 21:19
João.. o ponto é interessante, mas acho que o buraco é mais embaixo...

- Mountain bikes não são as melhores bikes nem pra transporte e nem pra passeio, considerando o terro asfaltado e praticamente plano. Porque diabos então todo mundo no Brasil sempre usou MTB ? Sei la... talvez foram as primeiras bikes boas que surgiram ? Ou as únicas que aguentassem o tranco com o mínimo de estilo ? Ou talvez quando se começou a importação de bike, foram escolhidas as MTBs pela tecnologia e aspecto visual e elas se mostraram mil vezes superiores que qualquer oferta nacional ? Não sei! Mas na europa bike de passeio se parece com Caloi Ceci! Usar pneu com cravos no asfalto é uma coisa totalmente sem sentido...

- O consumidor também tem culpa de não se informar. Isso não é exclusividade do mercado de bike. O mercado vai sempre ter que acompanhar a demanda do consumidor, por mais que ele tente enganar. Quantas pessoas tem um smartphone e só usam pra ficar no facebook ? E as que tem e só sabem usar pra ligar ? E computadores ? Por ai vai... 

- Até misturando com a questão anterior... estamos no Brasil... existe um super-protecionismo burro com impostos e restrições às importações sem nenhuma contrapartida para incentivo à industria e a pesquisa. Ao invés do Brasil se tocar e se especializar no que ele realmente é bom, ele quer se meter a inventar coisas que não tem o menor talento ou pra enganar o povo (vide a nova tomada ridícula que inventaram). Então, as bikes aqui tem motivos para serem caras. Eu não acompanho muito as bikes de supermercado... mas nao sei se lá fora ainda existem bikes de 18 ou 21 marchas em qualquer lugar, quem sabe nem mesmo 24! Se existem, provavelmente custam menos de 1/10 de um salário mínimo do país... aqui vc vê uns lixos que estão ultrapassados há 10 anos sendo vendidos por mais de um salário mínimo... 

Como eu disse, não é exclusividade das bikes... pra quem é de tecnologia, tem propaganda na televisão de computador pentium com 1 gb de memoria sendo vendido enquanto já estamos na geração dos i3, i5, i7 com pelo menos 4gb! Quando o iPhone 5 saiu, o iPhone 4 foi colocado como grátis na maioria dos planos das operadoras de cel lá de fora... aqui a super promoção foi dar ele por 400 reais, que é 2/3 de um salário mínimo praticamente...  um bom pneu de MTB aqui chega a custar 200 reais, quase 4 vezes do que custaria lá fora (desconsiderando a conversão da moeda)...  pneu no Brasil é super tributado!

E prepare-se... que vem as olimpíadas...

Mas uma coisa eu tenho que concordar... não falando necessariamente do Pedal pra não puxar o saco, mas a internet é uma das salvações... agora falta educação, pra mais gente saber ler e interpretar textos né... mas é outra discussão! Pelo menos a internet tem um papel fundamental na ajuda ao consumidor.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 21:27
Estava viajando aqui..imaginando uma left numa Rca....
AbsurdoLOL
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 21:39
pedro não concordo q sempre se usou mtb não, talves nas ultimas duas decadas, mas antes se ve muito mais "road" e de passeio.

de resto concordo com vc. mas mesmo com os impostos e afins da pra comprar uma bike antiga com melhor qualidade que uma nova de entrada, mas ai esbarramos no lance do conhecimento.

e sinceridade eu ando tendo uma vontade louca de ter uma barra forte ou uma bike classica de passeio da decada de 30/40. é outro modo de pedalar.

nem me fala em propaganda de computador q isso me da nojo, vender refugo do lixo la de fora como se fosse top é o cumulo do mau caráter.

falando nisso que mtbs não são as melhores bikes para transporte e passeio posso sugerir um adendo nos primeiros paragrafos desse topico:

http://www.pedal.com.br/forum/vai-iniciar-no-pedal-e-comprar-uma-bikeleia-aqui_topic50661.html

ele já começa logo com as mtbs e depois pra de estrada, no forum principal e é a referencia para os novos usuarios (pelo menos eu sempre passo pra galera q chega e pergunta)

ele poderia começar direto com a diferenciação dos usos de cada tipo de bike afinal é um tópico introdutório, sei q no site tem muita info sobre isso, eu mesmo li antes de entrar no fórum, li os quase a seção toda do site sobre bikes, onde conheci melhor os componentes... mas creio q uma boa parte da galera já cai direto no fórum via google.

E se é um tópico para quem vai iniciar deveria começar com bikes de passeio/locomoção e não uma modalidade esportiva. sei q o foco principal do site é mtb e afins...

Não é uma critica não, tó só debatendo as ideias e tentando ajudar (antes q alguém já ache q quero sair no tapa, pq só falar em usar a barra de pesquisa já quase apanhei...)

Editado por joaojuliomello - 30 Mar 2013 as 21:42
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 22:15
Um causo para contribuir com a discussão outro dia fui numa bike shop bem simples, dessas de bairro para comprar uma peças, e tinha um cara para comprar uma bike, o cara da loja tava querendo enfiar uma bike dessas GTs com letras falsificadas, por 1500 como uma bike boa, tinha um grupo Shimano tourney bem simples, o cliente falou: essa bike já é para competição. O vendedor nem olhou para o tamanho do quadro ou qualquer outra medida para adequar a bike ao cliente.
Nesse nível de informação do cliente ele vai continuar achando que suspensão é importante numa bike para ir ao trabalho, passear num parque, etc.
Essa falta de informação só vai mudar quando uma caloi da vida começar a se preocupar com a qualidade do produto, mesmo nas bikes de entrada.

Na minha opinião suspensão em bike para cidade não é conforto, é absolutamente desnecessária. Como já foi dito para uso urbano é mais importante paralama e bagageiro do que suspensão, entretanto, o visual da bike para esses consumidores é muito importante, e como as Mtb são as mais famosas nos mercados, quando tem suspensão elas serão escolhidas.
Voltar ao Topo
mouraddl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2011
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mouraddl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 22:16
João

Oque quis dizer é que você não vai sentir o peso da suspa na bike, a ponto dela te incomodar. Wink
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 22:23
Mas para que ir na barra de procura ????

Mais fácil criar um tópico , " ajuda para comprar bike até 1000 reais" .

O pessoal quer mastigado , entregue de bandeja e estudar , ler , perguntar tantas outras coisas importantes , nem pensar. Famosa PREGUIÇA ou simplesmente , que muito iniciante não tem a MÍNIMA idéia por onde começar.

   O ideal em alguns casos , não seria fazer um BIKEFIT , mas sim andar em vários modelos, fazer um TEST DRIVE. Bicicleta é algo muito pessoal , mas poucos vêem isso e só experimentando para saber qual modelo cada um se adapta melhor.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 22:47
João,

Realmente não sei em menos de 20 anos... mas muita coisa mudou só de 20 anos pra cá e eu acho que coisas que realmente trazem benefícios... como pneus melhores, rodas mais fortes, marchas, etc. Pra mim uma boa bike de passeio é simples, mas nem por sem tecnologia atual. Eu gostaria de ver uma bike com v-brake, pneu slick 2.0 ou poquinho menor, cubo de marchas internas e uma posição mais relaxada pra pedalar... falando de bike de transporte e rolé na ciclovia. Na rua uso duas bikes... uma monark sem marcha muuuuuuito ferrada que eu posso prender em qualquer lugar ou a minha de trial/urban que é desempenho e diversão... (considerando esse estilo).

Quanto ao tópico.. obrigado pela sugestão... tem muita coisa mudando.. a gente começou com aquela organização de moderação e o guia de compras ja tá meio a caminho... é realmente muita cosia que acontece com muita interrupção... 

Tb queremos deixar o site sem essa impressão só de MTB. Ja botamos noticias e eventos de tudo (menos BMX) e tem os foruns tb... só que todo mundo que colabora na redação tem um background bem mais de MTB mesmo.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
rogeriogvelasco Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2013
São paulo
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriogvelasco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2013 as 22:45
Pedro, acho que vc resumiu tudo que passei pra esconher em definitivo uma bike para ir ao trabalho. Comecei há 4 meses com uma soul, e resolvi migrar para uma SS, hoje fixa, mas não é exatamente confortável para o dia a dia, de fds pra tirar uma onda, ótimo, mas para ir trabalhar, precisava de algo mais confortável. E fui pesquisar e segue como fiz uma pesquisa para comprar minha proxima e definitiva bike:

1. Acho ridículo a quantidade de MTB que tem na rua, algumas full, outras todas cheias de marcha, empetecada, pra cidadão andar em ciclovia de domingo. Dá impressão realmente que as bikes evoluiram desse jeito. Mas fazendo uma analogia, seria encontrar o pessoal de SP deixando os carros em casa e sair pela cidade andando de jipe 4x4. Assim sabia de primeira que não teria uma MTB, queria algo urbano, pneu de asfalto.

2. Na minha soul dobrável, um negócio que sempre me irritou foi o cambio pulando. São só 7 velocidades, mas a porcaria da corrente, apesar de vários ajustes, vive pulando. Numa subida, ia reduzir a marcha, a porcaria me fazia perder o embalo e estancava.... Por isso passei a usar uma ss, e se é pra ficar humilde e empurrar, que seja, faço sem vergonha alguma. Isso me fez optar por uma cambio integrado tipo Nexus ou Alfine, pra dar uma alivio nas pirambeiras daqui do meu bairro. Mais que 10 velocidades acho um exagero, então casa direitinho.

3. Na chuva, com a Soul, chegava molhado, nunca sujo, pois tem para-lamas. Com a SS, chego molhado e sujo. Nada bom. Então para-lamas é essencial.

4. Na Soul, V-brake parava chuchuzinho, as vezes ficava gritando na roda molhada, mas ok. Na SS, com freio ferradura, o bicho gemia como um cachorro machucado. Como hoje está em fixa, só tem o dianteiro, diminui, mas é algo que me perturba. Agora em questão de lay-out, gosto das simplicidade das fixas, e um freio a disco parece ser mais estético do que algo pendurado no quadro pra apertar a roda. Então ou disco ou v-brake.

5. Preciso de um protetor de corrente. De novo, na soul, nunca sujei a calça, na Fixa, deus me livre, preciso botar a meia por cima pra não melar. Daí fui pesquisar a opção correia dentada, gostei da ideia, ainda mais que a manutenção cairia muito. Não me preocupa muito as peças de reposição pois viajo muito e daria pra trazer.

6. Firma-pés é ruim. Já me ralei por causa disso, mas gosto do conforto de pedalar estável, e numa posição mais segura. Então incluiria a opção de um pedal clipless, algo com desencaixe simples como o crankbrothers candy sl.

Nunca, em nenhum momento, pensei em suspensão. Não acho que faça sentido, a não ser que andasse em ruas de paralelepípedo ou só em calçadas. Se for pensar em algo confortável, silencioso, com baixa manutenção (não gosto de montar e desmontar a bike e não tenho tempo pra ficar cuidando muito da bike e não quero ficar no FDS fazendo isso), pensei em montar uma com estas caracteristicas, até que achei uma bike quase exatamente que queria, pronta. Só faltaria um bagageiro. se tudo der certo, trago essa: http://www.bmc-racing.com/int-en/bikes/lifestyle/mountainroad/urbanchallenge/uc01/alfine_8.html

acho que tem muitos pontos pra avalar ANTES da suespensão. Além do que a bike fica feia pra cacete com ela.

abraço
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2013 as 00:14
talvez na mesma faixa dessa bmc, mas com o fator de dificil de achar ...


sua sugestao  com o link

abraços


Editado por xandaumgv - 09 Abr 2013 as 00:16
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 23:22
Mau, companheiro de htforum, como vai vc?!!  Vou entrar nessa, digamos dúvida. 

Fui recentemente para Washigton e tudo que vcs falam sobre bike urbana serve para lá. Agora estou indo 2 vezes por semana para o trabalho aqui em Sampa.  As ruas são perfeitas trilhas, onde não existe um buraco, tem um morrinho.  
Minha bike tinha pneu 1.50, slick e quando chegava em casa, meu punho e minhas costas estavam bem  doloridas.  Agora coloquei pneus hibridos de 1.95.  Melhorou bastante.  Perdi acho que uns 20% de performas.  Mas com certeza ganhei conforto. Acho que é um questão de escolha. 

Agora estou pensando seriamente em colocar uma suspensão.  Tipo de uso: urbano em SP e não só na ciclofaixa da paulista e pretendo fazer trilhas leves.  Mas eu sempre escolho por custo e beneficio. Eu não vou colocar uma suspa de R$ 1000,00, para mim fica sem propósito.  Existem algumas suspensões para uso urbano, mas não me lembro da marca e de modelos. 

Agora preciso de ajuda dos universitários:

O que vcs escolheriam? 

Suspensão Suntour XCM
O ruim é que é de 100mm, o ideal urbano seria o de 80mm

ou 

 Proshock E80R 80mm Mola-Elastômero


Uma coisa que eu queria entender é que muitas vezes as pessoas falam que essas suspensões são ruins. Mas, peguei o catálogo de bikes e alguns modelos de entrada da  specialized, kona, connandale e scott usam esse tipo suspensão.  Será que é ruim assim mesmo?

Veja o tipo de meu uso, não vou fazer downhill, mountain bike, nada assim tão hard. 

Minha bike: 


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
rogeriogvelasco Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2013
São paulo
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriogvelasco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 23:30
Cara, investe em um bom selim (brooks rules!) e troca esse garfo por um de cromoly com inclinação pra frente (não sei o termo técnico para isso), vc vai ver que suspensão não é necessário mesmo. Seu quadro parece de alumínio, então é meio durão mesmo.
abraço!
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 23:34
Um selim Brooks Rules é quase o mesmo preço da suspensão! rs, mas são lindos. Agora, preciso ver onde vende garfo de cromoly, nunca vi!! Preciso procurar!! vou dar uma pesquisada!! abcs, 

Originalmente postado por rogeriogvelasco rogeriogvelasco escreveu:

Cara, investe em um bom selim (brooks rules!) e troca esse garfo por um de cromoly com inclinação pra frente (não sei o termo técnico para isso), vc vai ver que suspensão não é necessário mesmo. Seu quadro parece de alumínio, então é meio durão mesmo.
abraço!
Voltar ao Topo
rogeriogvelasco Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jan 2013
São paulo
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogeriogvelasco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 23:40
Marcos, realmente um selim brooks aqui no brasil chega a 500 ou 600 reais, ridículo, mas quando for em uma viagem, não gasta mais que 220/250 em um. comprei o meu numa viagem pra portugal, gastei 75 euros, e realmente é uma diferença muito grande de conforto. Não me arrependi. No Mercado livre tinha garfo de cromo, olha lá!!
Mas tira da cabeça suspensão, eu vou e volto todo dia pro trabalho, meu bairro é uma pirambeira só e mais esburacado que muita trilha, suspensão não faz a menor falta. Fazia o trecho de fixa, mas o pneu estourada a cada duas ou 3 semanas, daí comprei uma comuter com pneu 1.5 aro 26, e agora está bem suave a jornada.
Voltar ao Topo
pkbelmon Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 22 Jul 2013
BH
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pkbelmon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 23:57
Acho que é só para vender mesmo.
Holanda > KOGA X29-Runner


http://shack.us/photo/my-s/96/3gay.png/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 00:00
Devia ter aproveitado minha viagem... no fim, comprei uma cambio traseiro deore de 10 velocidades que não servia para a minha bike, rs... dei uma fuçada no mercado livre e não achei garfo de cromoly para vender.  Procurei também como chromoly.   Vou dar uma olhada no ebay!! 

Rogerio, de que bairro vc é? 

Abraços, Marcos 

Originalmente postado por rogeriogvelasco rogeriogvelasco escreveu:

Marcos, realmente um selim brooks aqui no brasil chega a 500 ou 600 reais, ridículo, mas quando for em uma viagem, não gasta mais que 220/250 em um. comprei o meu numa viagem pra portugal, gastei 75 euros, e realmente é uma diferença muito grande de conforto. Não me arrependi. No Mercado livre tinha garfo de cromo, olha lá!!
Mas tira da cabeça suspensão, eu vou e volto todo dia pro trabalho, meu bairro é uma pirambeira só e mais esburacado que muita trilha, suspensão não faz a menor falta. Fazia o trecho de fixa, mas o pneu estourada a cada duas ou 3 semanas, daí comprei uma comuter com pneu 1.5 aro 26, e agora está bem suave a jornada.
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 00:19
Marcos, acho a no fórum de MTB tem tópicos que atendem mais o que você quer saber, a idéia desse era uma discussão exatamente argumentando que suspensão nao é sinônimo de mais conforto.

Antes de achar a uma suspensão é a solução, você viu se a bike é do seu tamanho? Fez o bike fit? Mesmo que seja um virtual.... Escolheu um material pro quadro apropriado pra você ter mais conforto como o aço cromo?
Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
Voltar ao Topo
MarcosMori Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2012
SP
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosMori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 00:26
Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:

Marcos, acho a no fórum de MTB tem tópicos que atendem mais o que você quer saber, a idéia desse era uma discussão exatamente argumentando que suspensão nao é sinônimo de mais conforto.
ok, vou procurar por lá, sorry!!



Originalmente postado por joaojuliomello joaojuliomello escreveu:


Antes de achar a uma suspensão é a solução, você viu se a bike é do seu tamanho? Fez o bike fit? Mesmo que seja um virtual.... Escolheu um material pro quadro apropriado pra você ter mais conforto como o aço cromo?

Sim, fiz o bike fit virtual. Penso que sim sobre o material da bike. Fiz pesquisas antes de comprar.  Abraços,  Marcos 
Voltar ao Topo
brleal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brleal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 08:44
Montei minha bike no início do ano para andar pela cidade e no máximo fazer trilhas de chão batido. Posso dizer que não sinto falta de suspensão. Colocando uma calibragem correta nos pneus ela fica muito confortável. Se for tubeless então, com calibragem super baixa, vira quase uma suspensão.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 10:10
Dando meu pitaco sobre o tema.

Voltei a tentar pedalar a pouco tempo, li muita coisa aqui antes de tirar o escorpião do bolso. Tinha uma giant bem velha de chromoly, mandei reformar, mas vi que era pequena demais pro meu tamanho, essa não tinha suspensão.

Como gosto de fazer trilhas a pé, achei que valeria a pena investir em uma bike que me permitisse fazer trilhas e de repente levar uma câmera. Testei um monte e acabei comprando uma pra esse fim. A ideia inicial era trocar o quadro da giant e ter uma mtb pras trilhas que inicialmente serão bem leves. Fui em várias bicicletarias próximas de onde moro. em todas na troca do garfo os vendedores quiseram me empurrar suspensões, ninguém aceitou a ideia do garfo rígido, papo de vendedor mesmo. Até pq eu sempre deixei claro que era uma bike pra ir ao trabalho (4km de casa com 1,5km de subida forte), acabei achando que os valores das trocas seriam similares a uma bike nova.

O que fiz no final foi comprar uma segunda bike urbana, em outra loja e doei a minha antiga a uma pessoa que precisava de uma pra locomoção. A compra da segunda bike foi em outra loja, onde o vendedor antes de me mostrar qualquer coisa me perguntou qual seria o uso, me mostrou primeiro as de uso urbano, com furação pra bagageiro, paralamas e tudo mais, todas com quadro rígido. Só depois é que me mostrou os modelos MTB e ainda assim os que tinham furação pra bagageiro, deixando claro que algumas não me atenderiam.

No final, acabei pegando um modelo com suspensão (trava na própria suspensão), bagageiro, iluminação e tudo mais, só faltam os paralamas, na loja trocaram a mesa e o quidão pra umem que em ficasse numa posição mais ereta e deixaram claro que eu estava levando a suspensão por ter escolhido o modelo, que não era obrigatório pra cidade, se eu quisesse eles colocariam um garfo rígido, acabei optando por deixar o que estava. Testei várias bikes na loja e foi o único lugar onde realmente questionaram a suspensão ou outras firulas da bicicleta. 

Pra quem vai comprar sabendo pouco (meu caso pq to aprendendo lendo aqui e a pouco tempo) fica fácil ser enganado e levar o que te empurram. Todo mundo chega e fala olha leva suspensão que ela vai ser útil, só quem anda de speed não usa suspensão, você está acima do peso, logo a suspensão é importante. Ouvi essas e muitas outras.
Voltar ao Topo
b3r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2013
BH MG
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar b3r Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 20:00
O pneu faz parte do sistema de suspensão também. Um MtB consegue absorver muito mais as irregularidades do solo que um pneu de speed fino. Estas precisam de muito mais cuidado para pedalar na cidade. As MtB já conseguem vencer buracos sem ter que aliviar o peso, levantar do banco, etc.

E para cidade só isso já é mais que suficiente. Garfo com suspensão é completamente desnecessário e, no uso normal, em poucas situações seria efetiva, a não ser que você pretenda pedalar agressivamente, saltando meio fio e andando em calçadas irregulares. Para uso normal, bons bancos, luvas, punhos resolvem o problema. 

A função do amortecedor no MtB é melhorar a performance, possibilitar vencer obstáculos com mais velocidade, e, indiretamente proporciona conforto, pois os impactos, trepidações etc são absorvidos parcialmente pelo amortecedor (assim como pelos pneus, pelo quadro, etc).

Pedalo há mais de trinta anos, de MtB desde antes do advento dos amortecedores dianteiros. Já tive bike toda rígida, outra que eu instalei amortecedor, outra que veio com, e duas full.

Para você notar diferença entre uma bike com ou sem amortecedor só andando com mais velocidade. Depois de uma descida pedreira, com amortecedor os braços chegam muito mais inteiros,  na queixo duro, para descer perto da mesma velocidade seus braços chegam detonados. Mas se descer devagar, pouco diferença faz de uma para outra.

Sinceramente? A maioria das pessoas que pedalam em trilhas quando muito precisam de garfo com suspensão. Tenho visto muita gente andando de full devagar, sem efetivamente usar o potencial da bike. Prá mim esse demanda por amortecedores é mais status que necessidade.
Voltar ao Topo
Claudio_ndr Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Mar 2007
Rs
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Claudio_ndr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 22:21
Muito interessante este tópico, lendo as respostas do Pedro Cury e do João ,vejo que devemos ter idades semelhantes. Sempre me perguntei de onde raios vieram estas bicicletas ESTILO Mtb com componentes simplórios. Lembro-me bem de uma bike chamada Monark Homem(vovó dos quadros Specialized),hehehehehe,era a versão civil da cargueira Barra Circular .Acho que foi o mais perto de uma bike para uso urbano made in Brasil.Não sei explicar o porque,mas eram bicicletas que rolavam fácil,fácil e era comum trocar o pinhão por 16 ou 18 dentes e todo mundo subia todos os morros ou empurrava e buscava na descida.Tinham garfo de aço curvo, chainstay longo e a relação patela-eixo do pedal sempre era posterior. Ninguém sabia o que era joelho ferrado,hehehe.
Evoluimos e temos excelentes bikes hj em dia,pena que inacessíveis a grande maioria das pessoas que acabaram migrando para esta praga de pseudo Mtb. Quando querem transformar estas pseudo Mtb em bicicletas urbanas enfrentam a falta de garfos rígidos decentes e quadros com mov. central muito baixo. É difícil encontrar uma bike para uso urbano,estradões de terra e pedra sem suspensão.Quem tem,tem.
Grande abraço
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X