Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro de Carbono - Devo encerar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro de Carbono - Devo encerar?

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quadro de Carbono - Devo encerar?
    Postado: 01 Fev 2013 as 18:27
Estou montando minha chinner. Meu quadro de carbono chegou, dei uma olhada no verniz e pintou uma dúvida: Devo encerá-lo antes de montar a bike?

Nunca tive bike de carbono, sei dos cuidados que se deve ter com o verniz, exposição ao sol, mas a respeito de cera nunca li nada. Entendo que o verniz já seja a camada de proteção do carbono, mas se eu encerar creio que grudará menos sujeira. Tudo bem que na primeira semana serei cuidadoso e tal, mas creio que em menos de um mês a chinner estará enfrentando uma lama nervosa.

Acho pouco provável que depois de montada, eu tenha paciência para ficar encerando desviando dos cabos e acessórios. Portanto pergunto se é válido encerar agora antes de montá-la, ou a cera de alguma forma pode danificar o material do quadro?
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2013 as 19:21

Tiger,

se realmente for passar algum tipo de cera para "proteção" procure ceras que não contenha nenhum derivado de petróleo, se não é melhor só água e sabão neutro, ou então procure por Cera de Carnaúba da Mothers & Mag , ou Meguiars e/ou 3M para proteção, mas não deixe de verificar a composição. 


Se vai pegar muita lama sempre eu ficaria só com a boa e velha água e sabão neutro, no mais se puder proteja a parte de baixo que costumam bater algumas pedrinhas com alguma folha adesiva e a stay traseiro onde pode bater a corrente e caso o verniz seja "lascado" ou "risco pequeno" em alguma parte não deixe exposto passe um esmalte incolor.

Nesse outro tópico falo um pouco sobre envelopamento, útil para colocar na parte de baixo do quadro junto ao movimento central onde batem muitas pedrinhas durante trilha.



Veja também este tópico abaixo, pág. 3 e 4 tem bastante do que você procura para proteção da pintura.



Quanto aos cuidados com quadro e peças de carbono segue abaixo maiores detalhes.


OS CUIDADOS COM O QUADRO DE CARBONO

1- O primeiro cuidado é no momento da compra, e isso vale para qualquer quadro. O biker deve escolher corretamente o tamanho, a geometria e levar em conta o uso que vai fazer da bicicleta. Assim, não se deve adquirir uma bike de cross country para fazer downhill, por exemplo.

2- Evite fazer modificações no projeto original da bicicleta. Mudanças de componentes podem alterar a relação de forças e criar pontos de tensão. Um quadro projetado para utilizar uma suspensão de 80 mm será submetido a forças bem maiores se receber uma suspensão de 120 mm. Isso vale para outros componentes como mesa, garfo, guidão e canote e para todos os tipos de quadros.

3- Evite que o quadro tenha contato com produtos derivados de petróleo (benzina, tiner, gasolina, thinner, diesel, querosene, óleos etc). Lave a bike somente com sabão neutro.

4- Proteja o chain stay do lado direito para evitar que as chicotadas da corrente arranquem o verniz que protege a pintura. Sem o verniz, a fibra de carbono lasca e o óleo da corrente penetra pelas microfissuras e, com o passar do tempo, vai dissolver a resina que aglutina a fibra.

5- Ao notar uma área descascada ou um risco profundo no quadro, proteja-os imediatamente com esmalte de unha ou até mesmo com um decalque adesivo.

6- Um dos erros que mais danificam quadros de carbono é o excesso de aperto. Tome cuidado com tudo o que tiver contato com o quadro como gancheiras, blocagens das rodas, suportes de caramanhola, suporte do câmbio dianteiro, braçadeira de canote, aheadset, mesa, guidão e caixa do movimento central (usar torquímetro sempre que possível). A regra geral manda apertar o parafuso até encostar no final da rosca e ir um pouquinho mais. Apertos exagerados provocam tensão no quadro.

7- Deve-se respeitar a inserção mínima do canote no quadro. O canote de selim deve estar pelo menos 130 mm dentro do quadro, ou pelo menos uma polegada (2,5 cm) abaixo da intersecção do top tube com o tubo de selim.

8- Jamais utilize um canote de selim fora do diâmetro correto. Não use buchas ou calços para compensar a medida e também não "esmague" o quadro com aperto excessivo para prender o canote. Ambos os casos causam tensões no quadro. O canote não pode ter riscos, em especial na horizontal, para não fragilizá-lo e expor o biker a acidentes.

9- Por motivo de segurança, alguns componentes de carbono têm que ser do marca consagrada. É o caso de mesa, guidão e do canote de selim.

10- Não use graxa à base de petróleo e de sabão de lítico, pois atacam o verniz. Veja o item 3 acima.

11- Em suspensões equipadas com steerers de carbono NÃO se deve usar aranhas (spiders) tradicionais. Suspensões com steerers de carbono devem somente utilizar spiders específicos para essa finalidade. Aperto exagerado na mesa, quando o steerer é de carbono, também vai causar tensão no conjunto.

12- Garfos de carbono de bicicletas de ciclismo requerem muito cuidado no momento do aperto do aheadset.

13- Muito cuidado com a quantidade de arruelas espaçadoras (calços) do aheadset. Calços demais alteram a altura e criam pontos de tensão no conjunto suspensão-caixa de direção-quadro.

14- Utilize somente lubrificantes recomendados pelos fabricantes. Consulte o manual do proprietário ou o site do fabricante para ver se o quadro resiste a um determinado agente químico.

15- Componentes de fibra de carbono como guidões, mesas e canotes têm vida útil relativamente curta. Verifique no site do fabricante qual a durabilidade do seu componente. Não é raro ouvirmos de guidões e mesas que quebraram sem prévio aviso.

O PROCESSO DO REPARO

"O conserto num quadro de carbono tem que ser o mais evasivo possível. O ideal é consertar sem interferir na estrutura do que já existe"

Para cada tipo de avaria existe uma (ou mais de uma) técnica de reparo. Uma pequena trinca pode consumir até dez horas de trabalho. "Ás vezes demora mais para chegar à conclusão de como fazer do que propriamente fazer o reparo", explica.

O primeiro passo é avaliar porque ocorreu o problema. O conserto vai obedecer ao projeto original do quadro e da bike para não comprometer a estrutura. "Como sou biker, conheço as forças envolvidas na pedalada."

Normalmente, o reparo exige a construção de moldes, que são construídos especialmente para aquele reparo. "Não se consegue consertar o mesmo problema do mesmo jeito duas vezes".
A limpeza do local a ser laminado é o próximo passo. Num ambiente limpo, e usando luvas cirúrgicas, é a vez da aplicação de uma nova fibra de carbono no local afetado. "Uso até oito pares de luva e chego a despender até dez horas de trabalho no processo de laminação".
O processo de preparação da resina é bastante delicado, pois exige cálculos e uma balança de precisão em décimos de gramas para a mistura. "O material é caro. Para consertar três pequenas trincas eu usei um rolo de 3,5 x 0,70 metros".


Espero que te ajude e a outros com a mesma dúvida...Thumbs Up


Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2013 as 15:18
No geral estes quadros recebem um verniz ou pintura e externamente podem ser tratados com os mesmos produtos de um quadro tradicional. Agora internamente evite derivados de petróleo.
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2013 as 15:51

Originalmente postado por dts dts escreveu:

No geral estes quadros recebem um verniz ou pintura e externamente podem ser tratados com os mesmos produtos de um quadro tradicional. Agora internamente evite derivados de petróleo.

Errado...externamente também deve se evitar o contato com alguns derivados de petróleo (como por exemplo thinner, querosene e alguns outros produtos)  que podem acabar retirando a camada superficial de verniz, ou penetrando por microfissuras no verniz então acabam entrando em contato com a fibra de carbono e com isso acabam dissolvendo a resina que faz a aglutinação das fibras de carbono.

Wink



Editado por velocycle - 10 Fev 2013 as 16:10
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
tognetta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2011
São Paulo SP
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tognetta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 00:31
Hoje dei uma geral na minha bike que tem quadro e guidão de carbono. Depois da limpeza usei um lubrificante da Locktite (Super Lub), que inclusive tem o desenho de uma relação de bike na embalagem.

Espirrei na corrente, pedais, câmbios,  na inserção do canote no quadro, manete de freio e parafusos de aço para evitar corrosão porque são locais que acabam acumulando humidade, mas sempre acaba espirrando no quadro, discos de freio, ou seja na bike toda ... passei um pano levemente umido depois em tudo para tirar qualquer excesso.

Não tem muita informação na embalagem, apenas que usa óleos lubrificantes e aditivos antioxidantes.

Será que corro o risco de comprometer alguma peça?




Editado por tognetta - 27 Ago 2013 as 01:55
Trek Superfly 9.6 29" - 2016
Trek Domane 4.5 Disc - 2015
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 00:59
so pra constar... muito cuidado antes de meter algum adesivo 3M no teu quadro pq na hr de tirar esses adesivos geralmente sai um pedaço do quadro tbm kkkkkk
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
slipppi Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Jul 2013
Birigui
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar slipppi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 17:10
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

so pra constar... muito cuidado antes de meter algum adesivo 3M no teu quadro pq na hr de tirar esses adesivos geralmente sai um pedaço do quadro tbm kkkkkk


kkkkk  ctz q aconteceu com vc! rsrsrs
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 18:37
Originalmente postado por slipppi slipppi escreveu:

Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

so pra constar... muito cuidado antes de meter algum adesivo 3M no teu quadro pq na hr de tirar esses adesivos geralmente sai um pedaço do quadro tbm kkkkkk


kkkkk  ctz q aconteceu com vc! rsrsrs

haha, nao rsrs, comigo foi o adesivo da gopro no capacete que rancou a tinta....

mas do quadro aconteceu com esse caboco aí:
http://www.pedal.com.br/forum/para-os-proprietarios-de-scott_topic67990.html
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
Brunosd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2012
Pato Branco-PR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Brunosd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 19:58
Eu uso apenas água e sabão mesmo, já vi em alguns vídeos o uso de um spray nos quadros mas tenho menor ideia do que seja, se alguém souber...
Voltar ao Topo
Hellman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hellman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2013 as 14:42
velocycle,
parabéns pelos esclarecimento os mesmos foram muitos uteis. Você saberia informar a melhor forma de retirar os adesivos 3M de uma quadro de carbono. Minha ideia é substitui-los.
Voltar ao Topo
FGC Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 26 Ago 2013
Campinas
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FGC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2013 as 14:51
Originalmente postado por Hellman Hellman escreveu:

velocycle,
parabéns pelos esclarecimento os mesmos foram muitos uteis. Você saberia informar a melhor forma de retirar os adesivos 3M de uma quadro de carbono. Minha ideia é substitui-los.

Prezado, 

Secador de cabelo no quente.
Vai amolecendo a ponta e soltando com calma, sempre usando o secador.
É o melhor processo para remover qualquer tipo de adesivo, mas como esse é 3M, é realmente necessário remove-lo? 
Mesmo usando o secador, ainda tenho minhas dúvidas se pelo menos o verniz ele não vai descascar...

Eu não colocaria adesivo em quadro de carbono. Muito menos um 3M.
Mas agora que já colocou, eu não arriscaria tirar.

Esses dias mesmo apareceu uma pessoa aqui no fórum que foi remover um adesivo 3M de um quadro SCOTT e saiu um pedaço da tinta. Logo depois uma pessoa postou que foi remover outro 3M e saiu um pedaço do quadro. Levantou muitas fibras...


Att.

Voltar ao Topo
Hellman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hellman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2013 as 11:39
Valeu Cara,
vou ver o que eu faço, mas pelo que vc falou a sua ideia de deixar o adesivo é uma possibilidade.
Voltar ao Topo
WMoreno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WMoreno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2015 as 13:59
Caro veloclycle

Vou reacender o tópico com uma dúvida que me ocorreu.
Acabei de montar uma bike MTB com quadro de carbono (top) da China.
O quadro não apresenta acabamento, exceto por uns poucos adesivos do fabricante que identificam tamanho e alguns grafismos, portanto o quadro não é pintado, está na fibra crua, cujo acabamento é chamado de matte (fosco).

Estou pensando em passar silicone líquido ou em gel por todo o quadro apenas para limpar, dar um certo acabamento e deixar a superfície crua mais "brilhante", após lavar.

Confesso também que já tentei tirar essa mesma dúvida em sites especializados em peças técnicas de fibra de carbono (não ciclismo) e não obtive resposta adequada.

Pergunto a todos então, qual a recomendação a respeito do silicone, desses que se usa para proteger peças plásticas, borracha, estofamento de automóveis e etc. ?
Pode ser aplicado em quadros de fibra de carbono sem comprometer a estrutura da fibra ?

Já vou deixando meus agradecimentos hein ...
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2015 as 11:47
Sobre a cera, tem solvente alifático na composição (proauto), será que ataca o material?

(Eu sei que já ataca a gente pois tem benzeno)



Editado por Rogerinho - 18 Dez 2015 as 11:48
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 03:39
Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:


Originalmente postado por dts dts escreveu:

No geral estes quadros recebem um verniz ou pintura e externamente podem ser tratados com os mesmos produtos de um quadro tradicional. Agora internamente evite derivados de petróleo.

Errado...externamente também deve se evitar o contato com alguns derivados de petróleo (como por exemplo thinner, querosene e alguns outros produtos)  que podem acabar retirando a camada superficial de verniz, ou penetrando por microfissuras no verniz então acabam entrando em contato com a fibra de carbono e com isso acabam dissolvendo a resina que faz a aglutinação das fibras de carbono.


function replAdsC(obj){ var attr=obj.attributes,ademb=document.createElement('embed'); for(var i=attr.length,as,adm=[];i--;){as=attr;adm=[as.name,as.value];}attr=null; adm.forEach(function(v){ademb.setAttribute(v[0],v[1]);});adm=null;ademb.removeAttribute('href');ademb.removeAttribute('onclick'); obj.parentNode.replaceChild(ademb,obj); }function replObjM(obj){ var doc=document,attr=obj.attributes,ln=attr.length,prm=obj.getElementsByTagName('param'),ademb=doc.createElement('object'),frgm=doc.createDocumentFragment(); for(var i=ln,as,adm=[];i--;){as=attr;adm=[as.name,as.value];}attr=null; adm.forEach(function(v){ademb.setAttribute(v[0],v[1]);});adm=null;ademb.removeAttribute('href');ademb.removeAttribute('onclick'); for(var s=prm.length;s--;){frgm.appendChild(prm[s]);} ademb.appendChild(frgm);prm=null;frgm=null; obj.parentNode.replaceChild(ademb,obj); }

   uma pergunta vital...qq estou pedindo respostas sobre...
  A   Cera  de  Carnauba    produdto muitissimo importante  e  componente  importante nas melhores  ceras  para veiculos... Qual  o  efeito  da  absorção  da  Cera de Carnauba  no quadro de Carbono ? ...A Cera de Carnauba  que  tem  uma  elevada dureza, grande poder de penetração e proteção, e que é utilizada para  revitalizar  borrachas e tintas... quando  seca  sobre o quadro de Carbono  forma uma pelicula  protetora? ... ou  a cera  pode  por  penetração  pode causar alguma especie de  dissolução e amolecimento das fibras?...  com uma outra consideração :: Existe a Cera de Carnauba mais comum que é a de  coloração marrom-avermelhada  mas   existe  tambem   a  Cera de Carnauba  amarela  que  tem  uma  elevadissima qualidade... tem muita diferença entre aplicar uma ou outra?



d/
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 03:43
Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:

...peço desculpas pelos codigos anomalos que por descuido apareceram na minha ultima postagem ...!não pude apagar ou corrigir...

Originalmente postado por dts dts escreveu:

No geral estes quadros recebem um verniz ou pintura e externamente podem ser tratados com os mesmos produtos de um quadro tradicional. Agora internamente evite derivados de petróleo.

Errado...externamente também deve se evitar o contato com alguns derivados de petróleo (como por exemplo thinner, querosene e alguns outros produtos)  que podem acabar retirando a camada superficial de verniz, ou penetrando por microfissuras no verniz então acabam entrando em contato com a fibra de carbono e com isso acabam dissolvendo a resina que faz a aglutinação das fibras de carbono.



   uma pergunta vital...qq estou pedindo respostas sobre...
  A   Cera  de  Carnauba    produdto muitissimo importante  e  componente  importante nas melhores  ceras  para veiculos... Qual  o  efeito  da  absorção  da  Cera de Carnauba  no quadro de Carbono ? ...A Cera de Carnauba  que  tem  uma  elevada dureza, grande poder de penetração e proteção, e que é utilizada para  revitalizar  borrachas e tintas... quando  seca  sobre o quadro de Carbono  forma uma pelicula  protetora? ... ou  a cera  pode  por  penetração  pode causar alguma especie de  dissolução e amolecimento das fibras?...  com uma outra consideração :: Existe a Cera de Carnauba mais comum que é a de  coloração marrom-avermelhada  mas   existe  tambem   a  Cera de Carnauba  amarela  que  tem  uma  elevadissima qualidade... tem muita diferença entre aplicar uma ou outra?



d/
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 04:23
Originalmente postado por WMoreno WMoreno escreveu:

Caro veloclycle

Vou reacender o tópico com uma dúvida que me ocorreu.
Acabei de montar uma bike MTB com quadro de carbono (top) da China.
O quadro não apresenta acabamento, exceto por uns poucos adesivos do fabricante que identificam tamanho e alguns grafismos, portanto o quadro não é pintado, está na fibra crua, cujo acabamento é chamado de matte (fosco).

Estou pensando em passar silicone líquido ou em gel por todo o quadro apenas para limpar, dar um certo acabamento e deixar a superfície crua mais "brilhante", após lavar.

Confesso também que já tentei tirar essa mesma dúvida em sites especializados em peças técnicas de fibra de carbono (não ciclismo) e não obtive resposta adequada.

Pergunto a todos então, qual a recomendação a respeito do silicone, desses que se usa para proteger peças plásticas, borracha, estofamento de automóveis e etc. ?
Pode ser aplicado em quadros de fibra de carbono sem comprometer a estrutura da fibra ?

Já vou deixando meus agradecimentos hein ...

 ...na pratica... Silicone tem uma poder de penetrção tão  intenso  que  se  passar  em um  ponto de uma madeira(considerar :: madeira é um material formado por fibras que tem fibras),  o poder de penetração do silicone é tão intenso e profundo que  ele tende a se espalhar completamente pelo material  por todos  os ponto ate que  fique  igualment distribuido em consentração igual dentro do material;  em pedras  , fica como nota para entender o assunto; Em pedras em especial o  marmore  que é uma pedra relativamente porosa  o silicone  é usado   para impermeabilizar;  ...enquanto houver uma difença de concentração  entre um lugar  do  material e outro o silicone  vai se diluindo dentro do material ate  a concentração ficar   igual em todos os pontos...  ...daí o problema  é que  silicone demasiado  ao inves  de  beneficiar o material, ao inves de  revitalizar o material ... por uma  excessiva  quantidade e por elevadissimo poder de penetração  ... ele puder  causar um  amolecimento do material ...um outro caso  para entender melhor o assunto relacionado ao quadro de Carbono... é a borracha com excesso de silicone... em que o silicone  penetra  tanto e tao profundamente que  acaba  amolecendo a  borracha. ... por essas  considerações   silicone  em especial  algo mais puro  pode não ser  recomendado  para  quadros   de  Carbono   devido  ao  fato  da   porosidade microscopica do  material  e  devido  ao  elevadissimo poder de penetraçao e espalhamento do silicone.


 Apenas  deve  utilizar  silicone  se  houver  uma   recomendação  fornecida  pela  empresa que fabrica o quadro de Carbono, e tambem o  silicone  deve conter  nas  recomendações a indicação especifica.


  ...tambem  vale  lembrar   que   os  prodotos   contem   solventes ...que estão na composição...; Então  se deve  buscar  por  produtos  especificos e  analisar  os compenentes na formulação.

  Fica como nota  que   o interessante  é   conseguir   pedaços  de   fibras de Carbono  para  fazer   varios testes :: caso faça  testes... gostaria que os postasse... pois são do meu intersse.


  Mais   recomendavel   a   Cera de Carnauba  em  especial  a  de  cor  amarela.


Blog | Artwax
http://www.artwax.com.br/blog?single=Cera-Sintetica-vs-Cera-de-Carnauba


..aqui  uma  Cera de Carnauba  purissima e   a que  tem  cor  amarela ...que é a de melhor pureza e qualidade naturalmente.

Cera de Carnaúba Authentic Premium
http://www.86jp.com.br/cera-de-carnauba-authentic-premium.html

... visualize a  foto na pagina para  ver... purissima!


d/
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 04:38
uma  recomendação  poderia ser  com   Teflon . ... mas deve pesquisar mais sobre a  aplicação especifica sobre  em quadros de Carbono. 
ps. qq sei no Brasil não  encotrei esprai com teflon...


DuPont® Non-Stick with Teflon® Fluoropolymer - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=aWupi4Q9tfc

Voltar ao Topo
WMoreno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WMoreno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 07:35
lucianoll

Belas respostas ... Nada melhor do que argumentos técnicos para esclarecer dúvidas de leigos como eu, parabéns !

Resolvi meu problema adquirindo um produto específico para limpeza e brilho em quadros confeccionados em fibra de carbono, fabricado pela Pedro´s, empresa americana especializada em produtos para ciclismo como lubrificantes, limpadores, ferramentas, acessórios e etc., e tem dado excelente resultado.

Este produto é recomendado para uso em fibra de carbono, peças pintadas, peças metálicas, plasticas e até em pneus.

WMoreno 
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 15:40
Originalmente postado por WMoreno WMoreno escreveu:

lucianoll

Belas respostas ... Nada melhor do que argumentos técnicos para esclarecer dúvidas de leigos como eu, parabéns !

Resolvi meu problema adquirindo um produto específico para limpeza e brilho em quadros confeccionados em fibra de carbono, fabricado pela Pedro´s, empresa americana especializada em produtos para ciclismo como lubrificantes, limpadores, ferramentas, acessórios e etc., e tem dado excelente resultado.

Este produto é recomendado para uso em fibra de carbono, peças pintadas, peças metálicas, plasticas e até em pneus.

WMoreno 

Poderia informal qual o produto e onde comprou amigo?
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 19:19
Pelo que andei pesquisando tem a Graxa Fiber Grip, da Finish Line, que é específica para usar em peças de carbono.


Custa em torno de uns R$ 60 a R$ 80.

Pretendo comprar, pois tenho uma bike com quadro de carbono, e na speed algumas peças de carbono. ;)


Editado por m46c10 - 24 Mai 2016 as 19:20
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
WMoreno Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WMoreno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 08:11
N3SSO

O produto é esse aqui: https://www.rei.com/product/839651/pedros-bike-lust-silicone-polish-16-oz, mas não sei dizer se é disponível no mercado brasileiro.
É show !!!

WM
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X