Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dobrável para cicloturismo, já pensou nisso?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dobrável para cicloturismo, já pensou nisso?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dobrável para cicloturismo, já pensou nisso?
    Postado: 17 Jan 2013 as 23:21
Pessoal, estou preparando a minha dobrável Soul D-60 para cicloturismo. Criei um artigo no Blog falando das mudanças que já procedi e que ainda irei proceder para adequá-la para esse fim. Dêem uma olhada no Blog.




Boa leitura, fiquem a vontade para dar palpites e um grande cicloabraço a todos!

Waldson (Antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 00:35
Olá Waldson, pessoalmente já pensei nisso, mas a dúvida ficou sobre os tipos de terreno que ela irá encarar.
O tamanho do aro e tipo do quadro não vai limitar um pouco o tipo de pista?
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Dannmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2013
Salvador
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dannmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 13:24
Saudações companheiros!

Também tenho bike dobravel e, até o momento, utilizo apenas para deslocamento urbano aqui em Salvador_Bahia. Chego a rodar uns 50km/dia aqui na cidade e, vez ou outra, me deparo com ladeiras (quem conhece Salvador sabe do que estou falando...rs). Futuramente, tenho a intenção de utilizar a bike para cicloturismo, mas uma coisa tem me preocupado: o guidão. Depois de uns 400 km rodados na cidade notei uma pequenina rachadura numa solda perto da parte dobravel do mesmo. Creio que a força exercida sobre o guidão no momento das subidas (algumas ladeiras são bem inclinadas) pode ter sobrecarregado o guidão, que é de aluminio. MInha preocupação aumenta quando penso em cicloturismo... Em breve terei que mandar soldar o guidão (solda especifica para aluminio) ou mesmo troca-lo... Alguem passou por isso?
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 20:17
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Olá Waldson, pessoalmente já pensei nisso, mas a dúvida ficou sobre os tipos de terreno que ela irá encarar.
O tamanho do aro e tipo do quadro não vai limitar um pouco o tipo de pista?

Olá, Dionei,

Acredito que não, no que tange á ciclotur. Antes de partir para essa compra eu assisti inúmeros vídeos no Youtube sobre essas bikes relacionadas a cicloturismo.
Lógico que "in natura", como são vendidas, não atenderiam um ciclotur mais ousado, pois foram projetadas para uso urbano. Mas com um pouco de criatividade dá para deixa-la mais apropriada para tal fim.

O amigo e forista Fabio Tux já fez várias cicloviagens com a Dahon dele, inclusive a participação de Audax e disse que tudo bem.

Abraços

Waldson (Antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 20:26
Originalmente postado por Dannmjr Dannmjr escreveu:

Saudações companheiros!

Também tenho bike dobravel e, até o momento, utilizo apenas para deslocamento urbano aqui em Salvador_Bahia. Chego a rodar uns 50km/dia aqui na cidade e, vez ou outra, me deparo com ladeiras (quem conhece Salvador sabe do que estou falando...rs). Futuramente, tenho a intenção de utilizar a bike para cicloturismo, mas uma coisa tem me preocupado: o guidão. Depois de uns 400 km rodados na cidade notei uma pequenina rachadura numa solda perto da parte dobravel do mesmo. Creio que a força exercida sobre o guidão no momento das subidas (algumas ladeiras são bem inclinadas) pode ter sobrecarregado o guidão, que é de aluminio. MInha preocupação aumenta quando penso em cicloturismo... Em breve terei que mandar soldar o guidão (solda especifica para aluminio) ou mesmo troca-lo... Alguem passou por isso?

Embora eu não tenha passado por isso, até porque comprei a minha recentemente, notei que, em subidas e descidas força-se mais o guidão, devido a postura. Para evitar isso, principalmente em se tratando de cicloturismo onde nos deparamos com serras enormes, é interessante alterar a relação, incluindo marchas mais leves, pois assim forçamos menos o guidão. No meu caso estou usando uma catraca Shimano Mega-Range, 14-34, que já ajuda bastante.
Acredito que no caso da minha bike, Soul D-60, o guidão é de aço carbono como o quadro. Mais pesado, contudo mais resistente ás pressões. E, em caso de ruptura, não necessita de solda especial.

Abraços

Waldson (Antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
bikesalada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
sp
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikesalada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 22:20
ja via seu blog meu caro Waldson mesmo antes de participar deste forum ......

vc tem muuuuuuiito mais experiencia de cicloturismo que 90% do pessoal aqui e acho louvavel vc compartilhar a "experiencia" de cicloturismo em uma dobravel com todo mundo ...

eu nunca pedalei uma dobravel ... se fosse trocar minha 26 eu acho que pegaria uma 29 .. caminho inverso ao seu ..... já li em muitos lugares que as dobraveis são para uso urbano de pequenas distancias ... creio que o objetivo de quem projetou as dobraveis não era bem cicloturismo .. claro que se pode adaptar tudo em uma bike de boa qualidade ... mas será que com alforje ... e todos os demais acessorios depois de  100 km o rendimento seria bom ....

vou acompanhar sua "experiencia" nas dobraveis com toda a atenção que é devida ....

abraços , saude e excelente pedais ....
Voltar ao Topo
EugenioNoronha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2012
Pernambuco
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EugenioNoronha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 08:56
Bem interessante essa questão, levando em consideração que em muitos centros urbanos o deslocamento pode ser relativamente longo, não vejo problemas em adaptar uma dobrável para cicloturismo, mas imagino que o preparo físico da pessoal vai ter que ser redobrado!

Cool
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 15:45
Originalmente postado por bikesalada bikesalada escreveu:

ja via seu blog meu caro Waldson mesmo antes de participar deste forum ......

vc tem muuuuuuiito mais experiencia de cicloturismo que 90% do pessoal aqui e acho louvavel vc compartilhar a "experiencia" de cicloturismo em uma dobravel com todo mundo ...

eu nunca pedalei uma dobravel ... se fosse trocar minha 26 eu acho que pegaria uma 29 .. caminho inverso ao seu ..... já li em muitos lugares que as dobraveis são para uso urbano de pequenas distancias ... creio que o objetivo de quem projetou as dobraveis não era bem cicloturismo .. claro que se pode adaptar tudo em uma bike de boa qualidade ... mas será que com alforje ... e todos os demais acessorios depois de  100 km o rendimento seria bom ....

vou acompanhar sua "experiencia" nas dobraveis com toda a atenção que é devida ....

abraços , saude e excelente pedais ....

Obrigado, bikesalada, pelos elogios, mas sei que aqui se encontram muitos cicloturistas mais experientes do que eu. Tenho muito que aprender ainda! Big smile

Olha, taí uma questão que precisa ser respondida. Não obstante eu tenha observado alguns vídeos com cicloturistas no Youtube, acredito que a melhor maneira de se provar se será possível ou não é fazer uma cicloviagem.
Também concordo contigo que a pequena dobrável foi projetada para pedais urbanos, tanto que o guidão não oferece lá muitas pegadas. 
Para uma cicloviagem de longa distância acredito que, no mínimo, temos que acrescentar um par de bar-hands ao guidão. Ela "in natura" como vem de fábrica pode até ser usada para um cicloturismo eventual, mas para se tornar uma bike de cicloturismo mesmo,  faz-se necessárias várias mudanças (adaptações). O banco (selim) original é um deus nos acuda! A relação, mesmo as versões com 7 V originais são pesadas para cicloturismo, onde a bike está o tempo todo sobrecarregada. O bagageiro é baixo demais. Qualquer volume pega nos calcanhares, ou o uso de um alforge pode pegar no câmbio.

Se Deus quiser, vou testar sim e contribuir com a minha impressão para a avaliação dos amigos cicloturistas.

Acredito que a grande jogada dessas bikezinhas seja a questão do transporte nos bagageiros dos ônibus interestaduais. Infelizmente ainda temos muitas empresas que não veem com bons olhos bikes enormes em seus ônibus. O motorista da Viação São José, em Paraty-RJ, me disse que, para transportar a bike no bagageiro do ônibus é necessário estar embalada "na caixa", com nota fiscal e ainda acompanhada de uma guia de transporte, que deve ser preenchida com antecedência nos guichês de venda de passagens. Ou seja, o lema é "complicar para não transportar!". Disse ele que as bikes podem sujar ou mesmo rasgar as malas dos outros passageiros. Ah, e tem uma taxa a ser paga por ocasião do preenchimento da tal guia.
Ora, uma bikezinha dobrável pode ser transportada na sacola, como uma bagagem qualquer, dispensando todas essas exigências. Pelo menos é o que eu penso!
Os bagageiros podem ser removidos na plataforma de embarque e acondicionados numa sacola, como bagagem normal.

Mas, vamos lá. Isso é Brasil e cada um faz a sua Lei! (infelizmente!)

Abraços

Waldson (Antigão)


Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 15:48
Originalmente postado por EugenioNoronha EugenioNoronha escreveu:

Bem interessante essa questão, levando em consideração que em muitos centros urbanos o deslocamento pode ser relativamente longo, não vejo problemas em adaptar uma dobrável para cicloturismo, mas imagino que o preparo físico da pessoal vai ter que ser redobrado!

Cool

Hum... acho que nem tanto. Pedala-se sentado, na vertical, como nas bikes caiçaras. Se a relação for leve, dá para pedalar de boa. Evidente que nas descidas de serra a velocidade, desejo crer, será mais reduzida, devido à postura e as rodas pequenas, que absorvem menos os impactos.

Abraços

Waldson (Antigão)



Editado por Waldson - 23 Jan 2013 as 15:49
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Ricardo Costra Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jan 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Costra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 22:53
Bacana o blog, um amigo meu comprou uma bike dessas e tava com vontade de fazer passeios com ela, vou passar o link pra ele

ps: gostei do saldao e do texto do amyr klink

Abs
Voltar ao Topo
fabiocordeiron Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 10 Jun 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiocordeiron Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 10:25
sem dúvida. Eu tinha uma aro 26 e troquei por uma dahon speed d7 aro 20. E a idéia é para cicloturismo.

Troquei o banco ( coloquei um ideal que é um de couro da brooks), coloquei um barend, comprei uma mala bike, mudei o cassete para melhorar a subida, coloquei um pneu mais grosso 1.95. Estou aguardando o alforge de 38 litros da deuter.

Ja fiz um pedal com ela de um dia do rio a grumari ida e volta. 155 km, foi o máximo por enquanto. O trajeto mais difícil foi subida do joá. 

E também uma viagem ida e volta de araruama a cabo frio no ano novo. 90 km. Acompanhou lado a lado uma aro 26 caloi elite 2.8.

mes que vem vai ser um bom teste. viagem de  12 dias pelo circuito do vale europeu. 

abraço
fabio
RJ


Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 12:48
É bom saber que as miudinhas estão rodando não só nos perímetros urbanos, mas também nas estradas.

Quero fazer cicloturismo com a minha Soul mas queria que fosse já com a coroa dupla. Já comprei tudo, ou quase tudo, pois falta o adaptador gringo que está em falta. Agora é esperar até que renovem os estoques e me avisem.

Está com 7 V, inclusive Mega-Range, mas mesmo assim é pesado para pedalar com alforges nas grandes serras.

Waldson (antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2013 as 17:03
Configurações à parte, teria que fazer um "teste vida real" para saber o dobra-desdobra-dobra-desdobra compensa no decorrer do cicloturismo (exemplo: fazer um trecho de ônibus...).

Caso todo o percurso seja feito sem a necessidade de dobrar-desdobrar a bike em momento algum, então a vantagem competitiva dela deixa de existir.


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
fabiotux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2008
Cotia/SP
Offline
Mensagens:1291
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiotux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2013 as 10:23
Bom...tenho pouco a acrescentar à discussão, haja vista que venho falando/fazendo ciclotour com a dobrável.

O ponto levantado pelo Marcos Netto é interessante: se a viagem é necessariamente intermodal, faz muito sentido usar a dobrável. Caso contrário, pode ser que você prefira uma bike "normal".

Pra mim, o uso da dobrável no cicloturismo é excepcional, pois quase nunca consigo fazer uma viagem sem ter de pegar um ônibus pra voltar pra casa. Também é útil pra vencer lugares hostis para pedalar, como as famosas e famigeradas Marginais Pinheiros e Tietê. 
Normalmente recorro aos Trens da CPTM e ao Metrô pra fugir desses locais que não tem nada de interessante pro pedal em si. 
Também tem o fato de não ser permitido o embarque de bicicletas "normais" aos sábados, antes das 14hrs...já com a dobrável, posso embarcar em qualquer horário.

Ou seja, ganho mais autonomia, mais segurança e muito mais prazer viajando de miudinha!



See ya!
Powered by:
Trigon RQC-927 - Carmen - 2010
Miyamura - Só no Girinho - 2011
Mob Stamina 29er - Yavanna - 2012
Miyamura - Lúthien - 2014
GoEasy Nano - Belladona Tux - 2015
www.sonogirinho.com.br
Voltar ao Topo
fabiocordeiron Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 10 Jun 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiocordeiron Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2013 as 14:57
Circuito vale europeu (http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/) - 12 dias relato

Bem pessoal. 

Fiz recentemente uma viagem com minha dobrável dahon speed d7.  De modificação troquei o pneu para um 1.95, coloquei um banco de couro brooks e um cassete que me permitiria uma melhor subida. 

Levei alforge de 19 litros, barraca, isolante termico.

A viagem foi feita de avião até florianópolis pela Tam, na minha opnião a mehor companhia para viajar. A bike foi dentro de uma bolsa ( mala bike). 

Chegando até florianópolis ( minha colega levou uma elite 2.8). bike retirada da bolsa fomos pedalando 15 km até o centro de floripa e ficamos no hotel sumaré ( o mais barato R$110 para duas pessoas).

ainda estava dentro da bolsa a dobravel (chegada à floripa)

No dia seguinte fomos até blumenau de ônibus ( viação catarinense) ótimo serviço. ônibus de uma em uma hora. 

Em blumenau acampamos no camping florestal .

Depois pedalamos de Blumenau até timbó 30 km de onde iria iniciar o circuito do vale europeu.

Decidimos ficar em hotéis alternativos e acampar. Procurando o mais barato na região. O detalhe é que não reservamos nada e preferimos procurar sempre que chegamos ao destino final diário.

Dia 08 de fevereiro iniciamos
veja o relato completo



Voltar ao Topo
fabiocordeiron Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 10 Jun 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiocordeiron Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2013 as 08:29
Dessa vez fui com o pneu 2.1. Cicloturismo rio de janeiro até ilha grande. De bicicleta + barco.

Relato e link fotos final.

abraço
fabio

Voltar ao Topo
fabiocordeiron Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 10 Jun 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiocordeiron Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2013 as 18:31
Esse americano fez a patagonia de bicicleta dobrável dahon speed tr. veja link e fotos.

Voltar ao Topo
Washington Geraldo F Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2019
Campo Grande MS
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Washington Geraldo F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 01:25
Tenho uma Dahon que uso todos os dias, veio com 7 velocidades e uma coroa de 52 dentes. Fato que possibilitava boa velocidade, mas dificuldade em subidas; coloquei um cassete com 9 velocidades e ficou muito bom para subidas, não ao ponto de aguentar subidas muito íngremes, longas e em estrada de terra, como as das viagens de cicloturismo. Até tentei colocar mais uma coroa, mas aqui em Campo Grande (MS) não encontrei ninguém que, com conhecimento, fizesse isso. Sei que é possível, mas não aqui.
No entanto, para o asfalto, e com os pneus largos que coloquei, ela é muito confortável e ágil no trânsito urbano; viajo com ela, às vezes, o máximo que fiz foi 70 Km e foi muito bem. Logo farei um pedal de mais de 100 Km com ela, mas tenho receio de colocá-la em estrada de terra.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 09:34
Waldson Antigão...
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 10:59
eu uso duas dobraveis no ciclotur, ambas com pouca babagrm e possibilidade de abortar o pedal e seguir de onibus, carro, trem.
uma dahon curve aro 16, 8 marchas
uma brompton aro 16 8 marchas
Voltar ao Topo
RafaelRecife Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2012
Recife
Offline
Mensagens:225
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelRecife Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 12:18
Adoro dobráveis e faço cicloturismo com elas, tanto por asfalto como por terra. Aqui uma das nossas viagens com duas dobráveis, de Bordeaux até Montpellier (FR).

http://agoralascou.blogspot.com/2013/10/bordeaux-montpellier-690-km.html
Rafael - Recife - PE
--------------------
https://mydahon.home.blog/
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 15:26
Vi um cara fazendo o Caminho da Fé com uma dobrável. Tem vídeo no Youtube.
Sinceramente, causou uma impressão de insegurança e desconforto absurdo.
No asfalto deve ser massa, mas na terra e principalmente em descidas com terreno em cascalho acho bem arriscado.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 15:59
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Vi um cara fazendo o Caminho da Fé com uma dobrável. Tem vídeo no Youtube.
Sinceramente, causou uma impressão de insegurança e desconforto absurdo.
No asfalto deve ser massa, mas na terra e principalmente em descidas com terreno em cascalho acho bem arriscado.


porque te passou essa impressao? no video o rapaz parece estar feliz
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 19:37
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Vi um cara fazendo o Caminho da Fé com uma dobrável. Tem vídeo no Youtube.
Sinceramente, causou uma impressão de insegurança e desconforto absurdo.
No asfalto deve ser massa, mas na terra e principalmente em descidas com terreno em cascalho acho bem arriscado.


porque te passou essa impressao? no video o rapaz parece estar feliz


Sim, muito feliz. Aliás, qualquer um que faz esse caminho se sente feliz.
Mas a bike não desce bem e nem tem relação suficiente para subir as serras.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 19:56
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Vi um cara fazendo o Caminho da Fé com uma dobrável. Tem vídeo no Youtube.
Sinceramente, causou uma impressão de insegurança e desconforto absurdo.
No asfalto deve ser massa, mas na terra e principalmente em descidas com terreno em cascalho acho bem arriscado.



porque te passou essa impressao? no video o rapaz parece estar feliz


Sim, muito feliz. Aliás, qualquer um que faz esse caminho se sente feliz.
Mas a bike não desce bem e nem tem relação suficiente para subir as serras.



nao pareceu no video. as dobraveis descem e sobem muito bem e como qualquer bicicleta podem ter a relacao ajustada ao terreno. voce deveria tentar uma algum dia.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2019 as 06:55
Posso tentar, mas não para esse tipo de terreno.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2019 as 07:39
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Posso tentar, mas não para esse tipo de terreno.


quem te escuta falar pensa que o caminho da fe e so singletrack


estas bikrzinhas vao bem em estradao tambem.
conforto depende da largura dos pneus e da pressao, e nao do tamanho
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2019 as 20:43
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Posso tentar, mas não para esse tipo de terreno.


quem te escuta falar pensa que o caminho da fe e so singletrack


estas bikrzinhas vao bem em estradao tambem.
conforto depende da largura dos pneus e da pressao, e nao do tamanho


Quem te escuta falar tem certeza que vc não conhece o Caminho da Fé.Thumbs Up

O fato de ir bem em estradão não significa que são adequadas.
As MTBs vão bem no asfalto, tanto que o brasileiro médio compra elas para ir na padaria ou dar uma volta na lagoa da cidade.

Servir e dar conta de fazer é uma coisa, ser adequada é outra.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2019 as 22:29
caminho da fe vai tranquilo combqualquer bike.
nao tem singletrack nem nada tecnico.
ser adequada e bem pessoal. ppara mim um estradao bem simples como o caminho da fe nao demanda nada alem de algumas marchas e perna.
se aonde quer chegar e dizer que mtb e mais adequada para la te respondo que nao e.
no caminho ja vi:
dobravel
reclinada
tandeem
barraforte


e viva a diversidade.

essa conversa de mais adequada e papo furado...aa mais adequada para asfalto e qual? speed?
e as reclinadas? e os outros modelos e tipos.
a mais adequada para terra e qual? mtb? monstercross? que terra e essa?
nao tem como impor o seu estilo e criar regra na vida dos outroa ciclistas.

perceba a grande diferenca de um estradao(aonde qualquer bicicleta vai) para um singletrack(terra das mtb)

Editado por christianmdt - 04 Mai 2019 as 22:43
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2019 as 23:03
Tá bom cara.LOL

É bastante estável, segura e veloz (adequada?) - https://youtu.be/ujqyZMd6nbY?t=360 - olha a velocidade que o ciclista desce um morro maravilhoso. Aos 6:50 o cagaço, aos 6:57 um bom conselho, aos 7:00 o reconhecimento que não está com o modelo adequado, aos 7:20 a frustração de ter que subir um morrinho 'apezito'. LOL

Por fim, acho que cada um se aventura com o que tem e como quer, o que não dá é para cagar regra e motivar, principalmente os iniciantes ao erro. E no meu ponto de vista, é um erro achar que uma dobrável faz o mesmo papel de uma MTB em um estradão. Na verdade, acho que só vc pensa assim.


Editado por _danielcorrea - 04 Mai 2019 as 23:21
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2019 as 07:19
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Tá bom cara.LOL

É
bastante estável, segura e veloz (adequada?) -
https://youtu.be/ujqyZMd6nbY?t=360 - olha a velocidade que o ciclista
desce um morro maravilhoso. Aos 6:50 o cagaço, aos 6:57 um bom conselho,
aos 7:00 o reconhecimento que não está com o modelo adequado, aos 7:20 a
frustração de ter que subir um morrinho 'apezito'. LOL

Por
fim, acho que cada um se aventura com o que tem e como quer, o que não
dá é para cagar regra e motivar, principalmente os iniciantes ao erro. E
no meu ponto de vista, é um erro achar que uma dobrável faz o mesmo
papel de uma MTB em um estradão. Na verdade, acho que só vc pensa assim.




amigo, nao sei porque voce vem no forum de dobraveis criticar as bicicletas que nunca andou.
voce faz isso para que? em defesa de iniciantes?
me parece que esta lutando contra moinhos de vento.
ou
e baseado nesse video?

sobre o video:
o rapaz pega uma bicicleta dobravel com uma relacao urbana e pneus urbanos e vai direto para o caminho da fe.
sao dois erros ai: a relacao 8x1 nao serve para a altimetria do terreno e os pneus de 1.5 sao finos.
repare que qualquer bicicleta urbana estaria com as mesmas deficiencias na mesma situacao, deficiencias que podem ser facilmente sanadas.

para preparar a bike para esse terreno eu trocaria os pneus para 1.75/1.85 ou 1.95 e colocaria um pedivela duplo.


voce conhece a marca bike friday de bicicletas dobraveis? elas sao feitas em cromoly e pensadas para viagens transcontinentais.


digo e repito: caminho da fe e um trajeto trivial, aonde qualquer bicicleta mecanicamente razoavel consegue subir e descer.


agora qualquer bicicleta nao e qualquer ciclista, e descer rapido em uma ladeira de terra com pedriscos e pedir para se machucar.

se gosta de pedalar nos videos, aqui vao uns legais de bicicleta dobravel para se inspirar:

volta ao mundo de dobravel:
https://youtu.be/C4tFibm8tOY

volta ao mundo de dobravel tandeem:
https://youtu.be/Yp9b_35PpI0

gora te pergunto:
por que nao volta para o forum das mtb, se elas sao tao adequadas?
por que gastar tempo e energia para vir impor a sua visao de ciclismo no forum de outro estilo?

u


Editado por christianmdt - 05 Mai 2019 as 07:34
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2019 as 12:01
KKkkk

De soubesse ler e interpretar o que escrevi desde o primeiro tópico não precisava fazer textão.

Respondendo às suas perguntas.
Eu entro no fórum que eu quiser e opino onde quiser. 
Já pedale em dobrável, achei interessante para mobilidade em centros urbanos e vias pavimentadas. Não comprei pq o meu dia-a-dia na cidade dispensa o uso. 
Não defendo iniciante. Apenas oriento.

Sobre o vídeo. Sim era uma dobrável e o que escrevi antes foi sobre justamente este fato. ENTÃO a bike dobrável era deficiente. Aliás a bike não é deficiente, ela só está sendo usada em um terreno para o qual não foi projetada. 

Ah... para andar com ela lá tem que trocar um monte de coisas. Normal. E admiro quem se dispõe é tem o espírito aventureiro. É assim que soluções surgem.

Óbvio que você falaria do supra sumo. Ganha quanto para defender o cr-mo. No tópico sobre esse assunto você virou chacota (https://www.pedal.com.br/forum/quadros-de-chromoly-fetiche-ou-escolha-justificad_topic93898_page3.html)

Bem. Eu já fiz o caminho da fé e já conversei com competidores que também já o fizeram e o engraçado é que alguns já me disseram que há etapas nas competições que são menos duras quer certos trechos do caminho. A propósito, me conte quantas competições por aí que tem 15km de subida com trechos de nível 1.

Vou ficar por aqui.


Editado por _danielcorrea - 05 Mai 2019 as 13:10
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2019 as 12:37
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

KKkkk

De soubesse ler e interpretar o que escrevi desde o primeiro tópico não precisava fazer textão.

Respondendo às suas perguntas.
Eu entro no fórum que eu quiser e opino onde quiser. 
Já pedale em dobrável, achei interessante para mobilidade em centros urbanos e vias pavimentadas. Não comprei pq o meu dia-a-dia na cidade dispensa o uso. 
Não defendo iniciante. Apenas oriento.

Sobre o vídeo. Sim era uma dobrável e o que escrevi antes foi sobre justamente este fato. ENTÃO a bike dobrável era deficiente. Aliás a bike não é deficiente, ela só está sendo usada em um terreno para o qual não foi projetada. 

Ah... para andar com ela lá tem que trocar um monte de coisas. Normal. E admiro quem se dispõe é tem o espírito aventureiro. É assim que soluções surgem.

Óbvio que você falaria do supra sumo. Ganha quanto para defender o cr-mo. No tópico sobre esse assunto você virou chacota.

Bem. Eu já fiz o caminho da fé e já conversei com competidores que também já o fizeram e o engraçado é que alguns já me disseram que há etapas nas competições que são menos duras quer certos trechos do caminho. A propósito, me conte quantas competições por aí que tem 15km de subida com trechos de nível 1.

Vou ficar por aqui.


Amigo, acho que voce se perdeu no assunto.
nqo estamos falando de competicoes, mas de cicloturismo.
e claro que qualquer estagio de um ciclotur pode ser mais duro do que uma competicao.
estar com a relacao errada e muito comum quando se anda com poucas marchas e ajustar a relacao ao terreno nao demanda nenhuma mudanca complexa, nao mais do que somar 2+2.
Chacota e voce que vive e pensa pelos outros.
treine mais e tente andar em trilhas de verdade, que demandem uma mtb, e nao rebaixe os outros ao seu nivel de estradao
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2019 as 13:08
Hahaha

Passar bem!
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2019 as 10:25
tem muita gente que faz cicloturismo com dobraveis.
as ideias pre concebidas de que bicicleta dobravel e fragil, de que nao anda nada, sao todas furadas.
bicicleta dobravel e como qualquer outra bicivleta, existe todo tipo de qualidade e voce deve ir sempre com as mais robustas.

alguns videos para animar os cicloviajantes:

https://youtu.be/vfQe4f0jbZs

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X