Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Competições MTB e afins
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Os 7 erros fatais no XCM
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Os 7 erros fatais no XCM

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 12:09
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

corri uma prova ontem de XCM, extremamente tumultuada. Vou deixar mais 3 lembretes aos bikers que estão iniciando (ou aos "experts" sem noção):
1- não corra escutando música com fone de ouvido, deixe pra fazer isso no passeio em parque ou na academia, mas na corrida preste atenção e não use o maldito fone (levei uma fechada ontem de um cara com fone que vou te contar viu, berrei quando me aproximava, e ele nem se tocou, cheguei a bater a roda nele, depois de uma freada de 40 a 0 km/h, no cascalho solto).

2- Chegue mais cedo, não faltando 10 min pra largada, pois isso atrasa tudo, se vc para seu carro na frente de onde será a largada deixa tudo mais demorado.

3- Camisa de ciclismo tem 3 bolsos, use um deles pra guardar seu lixo. Não jogue as porcarias de embalagem de gel de carboidrato no chão, muito menos no mato, ontem foi um festival de lixo no chão, e quando pegar o copo d'água da organização, beba e guarde no bolso, ou então beba, encha a caramanhola e descarte ele próximo ao ponto onde vc pegou, facilita pro pessoal juntar, não jogue ele 1km depois do posto ou no meio do mato.
 
O problema do lixo sempre existiu e não podemos sempre responsabilizar a organização das provas, é questão de consciência individual muito mais do que qualquer outra coisa.
 
Quanto ao fone de ouvido, além de trazer perigo para os demais competidores e para o próprio ouvinte, configura uma evidente atitude anti-desportiva pois o atleta sempre deve estar focado na competição e isso implica que os cinco (ou seis) sentidos devem estar voltados para a vitória.
 
 
 
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 17:50
 
Para quem nunca disputou Maratona ou nunca conseguiu chegar ao final de uma, vale lembrar que são competições com distância mínima de 30km.
 
É necessário ter plena noção da distância que irá percorrer para saber se dá pra encarar, pois é muito comum as pessoas não terem uma boa noção de distância.
 
Uma boa forma de dosar a distância a percorrer, é recorrer ao Google Mapas; Você pontua localidades ou bairros conhecidos em sua cidade até completar a distância desejada, depois você se imagina pedalando em alta por esse trecho, ou até mesmo pode testar na prática. Vai a dica ;)
 
 
Voltar ao Topo
JordaozinhoMTB Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Ago 2010
Cambuí MG
Offline
Mensagens:1212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JordaozinhoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 15:38
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Camisa de manga comprida realmente não é a melhor escolha pra usar debaixo do sol forte de verão.
Eu uso manga curta (de cor clara) e manguito branco, acho a melhor combinação. Manga comprida só no inverno, abaixo de 10º.

pedalo sempre de calça comprida e manga longa, muito raramente e de preferenia sem sol saio de bermuda, manga curta quase nunca...sem prpblemas com o calor...
Voltar ao Topo
CacaManini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Araraquara
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CacaManini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 23:26
muito bom mesmo nção competindo cometo alguns erros
Voltar ao Topo
9534 Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mai 2008
-
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 9534 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 21:40
Tópico muito bom. Galera que ta querendo começar a praticar mtb tem que dar uma lida pra entender um pouco do que é preciso para a pratica do mtb. 

Dois dos tópicos acontecem num evento que ajudo a organizar e alguns outros detalhes citados no texto também.

O primeiro é o caso da água. Por mais água que a direção do evento disponibilize, sempre acaba faltando para muitas pessoas.

E quanto a categoria turismo. Ainda não optamos por adiciona-lá por conta de espertalhões que querem o prestigio sendo que poderia estar participando de outras categorias. Mas vamos trabalhar em algo legal para o ano que vem.
Voltar ao Topo
dfmonteiro20 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2010
PARAIBA
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dfmonteiro20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 11:15
quanto a treinar na semana da prova, fica realmente a critério de cada um, eu mesmo treino bem até quinta-feira, sexta um giro leve e sábado cama e sofá...
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 11:23
Originalmente postado por dfmonteiro20 dfmonteiro20 escreveu:

quanto a treinar na semana da prova, fica realmente a critério de cada um, eu mesmo treino bem até quinta-feira, sexta um giro leve e sábado cama e sofá...
 
Já manifestei minha opinião de que sou contra o descanso total no dia anterior a prova.
Imagina quando a corrida é de XCO que o circuito só é aberto ao treino dois dias antes da prova. Você é praticamente obrigado a treinar forte nas vésperas da prova caso contrário você não irá fazer um bom reconhecimento do circuito e vai ficar pra tráz de seus concorrentes.
Voltar ao Topo
Alewx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2010
Diamantina MG
Offline
Mensagens:314
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alewx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 19:01
Treinar de menos (distancia menor que a prova) e achar que vai consegui completar bem! -- sempre treine 10% a mais do que na corrida que esta indo!
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 23:02
Treino antes de prova sempre tem que existir.... 

Claro, tem que ser aquele treino mais leve, tomando cuidado para não se machucar etc...
Com um belo alongamento para relaxar no final. 

Pessoal costuma fazer alongamento antes mas o alongamento pós treino é muito importante também. Thumbs Up
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2013 as 11:10
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Treino antes de prova sempre tem que existir.... 

Claro, tem que ser aquele treino mais leve, tomando cuidado para não se machucar etc...
Com um belo alongamento para relaxar no final. 

Pessoal costuma fazer alongamento antes mas o alongamento pós treino é muito importante também. Thumbs Up
 
A questão do alongamento é realmente muito importante e muita gente esquece.
 
Em relação ao treinamento antes da prova, quem pedala constantemente sabe que se ficarmos 2 ou 3 dias parados, ao pegarmos a bike sentimos bastante o efeito dos dias parados.
 
Uma vez tive que ficar 1 mês sem pedalar e quando voltei parecia que nunca tinha pedalado na vida...
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2013 as 11:43
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Treino antes de prova sempre tem que existir.... 

Claro, tem que ser aquele treino mais leve, tomando cuidado para não se machucar etc...
Com um belo alongamento para relaxar no final. 

Pessoal costuma fazer alongamento antes mas o alongamento pós treino é muito importante também. Thumbs Up
 
A questão do alongamento é realmente muito importante e muita gente esquece.
 
Em relação ao treinamento antes da prova, quem pedala constantemente sabe que se ficarmos 2 ou 3 dias parados, ao pegarmos a bike sentimos bastante o efeito dos dias parados.
 
Uma vez tive que ficar 1 mês sem pedalar e quando voltei parecia que nunca tinha pedalado na vida...


Esporte é uma coisa séria, começou não para mais.... Parou o corpo sente e quando voltar sente ainda mais ! LOL

Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2013 as 12:43
 
Seguindo a lista dos erros fatais do XCM, vou agora relatar um equívoco muito comum que atinge uma boa parcela dos competidores de primeira viagem.
 
O fato é que tem gente que participa daqueles grupos de trilhas de domingo com mais de 20 pessoas e pensa que dessa forma está se credenciando para torneios. Acontece que esses "passeios" apesar de cansativos, passam longe de ser um treinamento de verdade.
 
Quem pratica esse tipo de atividade sabe que o pedal não desenvolve pois tem que ficar parando o tempo todo para; esperar um participante que ficou pra tráz, apreciar a paisagem, tirar foto, esperar o participante que furou um pneu, etc...
 
Num treinamento de verdade se objetiva seguir em ritmo forte sem paradas e se possível não tocar o pé no chão em nenhum momento. É muito comum nesses momentos passar batido por paisagens maravilhosas como montanhas e chachoeira e não dar a mínima bola.
 
Voltar ao Topo
robertopoloni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2010
S. J. Rio Preto
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertopoloni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 23:56
Sobre o alongamento, tem que ser feito de maneira correta.
Um alongamento pré-treino deve ser dinâmico, como forma de aquecimento.
Alongamentos pós-treinos devem ser estáticos, sem muita amplitude (sem forçar muito), como forma de relaxamento muscular.
Voltar ao Topo
Alewx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2010
Diamantina MG
Offline
Mensagens:314
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alewx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2013 as 11:02
Alongamento é algo que deve ser feito nos treinos e não se deve fazer apenas no dia da competição já que a musculatura tem de estar acostumada com este estimulo. Na semana da competição devem ser feitos treinos de tiro no inicio da semana curtos, e no final apenas giros para soltar as pernas e não se "desacostumar" .
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2013 as 11:24
Originalmente postado por Alewx Alewx escreveu:

Alongamento é algo que deve ser feito nos treinos e não se deve fazer apenas no dia da competição já que a musculatura tem de estar acostumada com este estimulo. Na semana da competição devem ser feitos treinos de tiro no inicio da semana curtos, e no final apenas giros para soltar as pernas e não se "desacostumar" .
 
Isso aí Alewx, isso sim é uma boa dica para competição; se treinar muito forte na véspera não terá tempo para recuperação muscular. Já se ficar totalmente parado relaxa demais a musculatura. Por isso o segredo está exatamente como você falou, no meio termo.
Voltar ao Topo
MTB POWER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2013
Bauru SP
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MTB POWER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2013 as 13:26
Muito bacana este tipo de tópico, realmente muitas dicas, sempre que participo de alguma prova vou em categorias mais "leves" pois sei que apesar de sempre fazer longas trilhas, uma coisa é passear e outra é competir, sobre a bike, eu mesmo gosto de revisar antes de qualquer passeio, boa alimentação, boa noite de sono, tudo isso devemos levar em conta.

Grande abraço turma.



Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2013 as 13:22
 
Treinamento de Ladeira, mais um erro muito comum...
 
Modo errado: O cara escolhe uma ladeira que mais lhe agrade e começa a subir e descer por diversas vezes fazendo intervalos para descansar entre as subidas e acha que assim está se preparando bem para torneios. Dessa forma o ciclista não está reproduzindo uma situação semelhante ao torneio.
 
Modo correto: Traçar um roteiro de ladeiras sucessivas com diversas inclinações e extensões tentando acelerar bastante no trecho plano entre elas. A ideia é já chegar fadigado no pé da ladeira e mesmo assim reunir energias para a subida.
 
 
Voltar ao Topo
Daniel2000F Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel2000F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 22:44
Algum treino em academia ou em bike pela semana para melhorar na subida??
Outra é o cambio, na opinião da galera 2x10 ou 3x10?? abcs
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 08:53
Quais treinamentos são indicados para ajudar... fora das bikes?

Academia ajuda?

Bom, não sei se faço certo, eu pedalo toda manhã, em média de 1 hora à 2 horas. No sábado pego mais pesado um pouco, umas 4~5 horas. Domingo eu descanso.

Fora isso, eu faço Muay-Thai na hora do almoço (acho que simplesmente NADA trabalha tanto sua respiração quanto o treino desta luta), ela faz você chegar no seu limite máximo mesmo, e se você respirar errado já eras. É um treino que exige o máximo do teu esforço físico e mental para controlar respiração e dosagem do teu "gás".

E ainda de noite faço musculação, mas faço voltada para aumento de força/aumento de rendimento, e não para o que a maioria faz que é hipertrofia (ganho de massa muscular).

Além disso, eu sempre subo as escadas do meu prédio e do prédio do meu trabalho. Parece algo inútil mas vamos somar: quando saio de casa desço 12 andares, chego na empresa e subo 14 andares, no almoço desço 14 andares, depois na volta subo mais 14 andares, na saída eu desço mais 14 andares e chegando em casa subo mais 12 andares. Então no total eu subo 40 andares em escadas por dia e desço mais 40 andares. Se for ver, o movimento é muito parecido com o de uma pedalada. Então sei lá, eu acho que deve ajudar também, pois sinto a "pegada" nos músculos igualzinho de encarar uma subida de bike, aquela queimada na coxa e panturrilha.

Sei que está longe de ser o treinamento ideal, mas é o que a minha rotina permite. Preciso intercalar bike, trabalho, esposa, etc etc etc etc.
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 09:13
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Quais treinamentos são indicados para ajudar... fora das bikes?

Academia ajuda?

Bom, não sei se faço certo, eu pedalo toda manhã, em média de 1 hora à 2 horas. No sábado pego mais pesado um pouco, umas 4~5 horas. Domingo eu descanso.

Fora isso, eu faço Muay-Thai na hora do almoço (acho que simplesmente NADA trabalha tanto sua respiração quanto o treino desta luta), ela faz você chegar no seu limite máximo mesmo, e se você respirar errado já eras. É um treino que exige o máximo do teu esforço físico e mental para controlar respiração e dosagem do teu "gás".

E ainda de noite faço musculação, mas faço voltada para aumento de força/aumento de rendimento, e não para o que a maioria faz que é hipertrofia (ganho de massa muscular).

Além disso, eu sempre subo as escadas do meu prédio e do prédio do meu trabalho. Parece algo inútil mas vamos somar: quando saio de casa desço 12 andares, chego na empresa e subo 14 andares, no almoço desço 14 andares, depois na volta subo mais 14 andares, na saída eu desço mais 14 andares e chegando em casa subo mais 12 andares. Então no total eu subo 40 andares em escadas por dia e desço mais 40 andares. Se for ver, o movimento é muito parecido com o de uma pedalada. Então sei lá, eu acho que deve ajudar também, pois sinto a "pegada" nos músculos igualzinho de encarar uma subida de bike, aquela queimada na coxa e panturrilha.

Sei que está longe de ser o treinamento ideal, mas é o que a minha rotina permite. Preciso intercalar bike, trabalho, esposa, etc etc etc etc.
 
Cara, vc tem uma atividade diária muito intensa heim... parabéns
 
Não sou da área de educação física mas acredito que seja algo lógico que academia ajuda sim a melhorar a perfomance na bike. Exercícios como cadeira extensora, flexora, abdutora, adutora e legpress trabalham individualmente cada músculo da sua perna, e isso é muito interessante quando todos estão trabalhando em conjunto no momento da pedalada.
 
Todos que pedalam devem ter preocupação especial para evitar a perda de massa muscular. Muitos dizem que pedalar engrossa a perna e isso é verdade até certo ponto. À partir do momento em que os treinos se tornam mais intensos, a tendência é afinar a perna pois o corpo passa a queimar mais carboidrato, gordura e infelizmente massa magra.
 
Não vou me alongar no assunto mas suplementação é a palavra chave do desempenho sustentável, Carboidratos para dar energia e Proteínas para repor a perda muscular.
 
Voltar ao Topo
Daniel2000F Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel2000F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 09:17
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Quais treinamentos são indicados para ajudar... fora das bikes?

Academia ajuda?

Bom, não sei se faço certo, eu pedalo toda manhã, em média de 1 hora à 2 horas. No sábado pego mais pesado um pouco, umas 4~5 horas. Domingo eu descanso.

Fora isso, eu faço Muay-Thai na hora do almoço (acho que simplesmente NADA trabalha tanto sua respiração quanto o treino desta luta), ela faz você chegar no seu limite máximo mesmo, e se você respirar errado já eras. É um treino que exige o máximo do teu esforço físico e mental para controlar respiração e dosagem do teu "gás".

E ainda de noite faço musculação, mas faço voltada para aumento de força/aumento de rendimento, e não para o que a maioria faz que é hipertrofia (ganho de massa muscular).

Além disso, eu sempre subo as escadas do meu prédio e do prédio do meu trabalho. Parece algo inútil mas vamos somar: quando saio de casa desço 12 andares, chego na empresa e subo 14 andares, no almoço desço 14 andares, depois na volta subo mais 14 andares, na saída eu desço mais 14 andares e chegando em casa subo mais 12 andares. Então no total eu subo 40 andares em escadas por dia e desço mais 40 andares. Se for ver, o movimento é muito parecido com o de uma pedalada. Então sei lá, eu acho que deve ajudar também, pois sinto a "pegada" nos músculos igualzinho de encarar uma subida de bike, aquela queimada na coxa e panturrilha.

Sei que está longe de ser o treinamento ideal, mas é o que a minha rotina permite. Preciso intercalar bike, trabalho, esposa, etc etc etc etc.

Esta longe do treino ideal??
Estou precisando de um treino bem mais suave, nao pelo tempo e sim pelo condicionamento que nao me permite e ainda moro no primeiro andar e trabalho em  casa...
Acabei de entrar numa academia na semana passada para me ajudar, e estou fazendo de quinta spinning, após a musculação que é para quem esta voltando.
Mas pelo que estou vendo nem me adianta pedir um treino pois não conseguirei executa-lo tenho que ter mais paciência e sofrer mais uns meses nas subidas.
Vou a Igarata esse fim de semana e vou ver como me saio.. abcs
E boa sorte amigo seu treino é acima  do ideal pode ter certeza... 
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 09:31
Citar Cara, vc tem uma atividade diária muito intensa heim... parabéns
 
Não sou da área de educação física mas acredito que seja algo lógico que academia ajuda sim a melhorar a perfomance na bike. Exercícios como cadeira extensora, flexora, abdutora, adutora e legpress trabalham individualmente cada músculo da sua perna, e isso é muito interessante quando todos estão trabalhando em conjunto no momento da pedalada.
 
Todos que pedalam devem ter preocupação especial para evitar a perda de massa muscular. Muitos dizem que pedalar engrossa a perna e isso é verdade até certo ponto. À partir do momento em que os treinos se tornam mais intensos, a tendência é afinar a perna pois o corpo passa a queimar mais carboidrato, gordura e infelizmente massa magra.
 
Não vou me alongar no assunto mas suplementação é a palavra chave do desempenho sustentável, Carboidratos para dar energia e Proteínas para repor a perda muscular.

Pois é também penso como você amigo. A bike engrossa perna se sua alimentação for correta, rica em proteínas (ajudam no aumento de massa) e carboidratos na dosagem certa (se for menor que o indicado teu corpo vai usar massa magra como fonte de energia e você vai afinar as pernas ao invés de engrossar). 

Por isso eu uso de alguns suplementos alimentares simples, malto dextrina (que são carboidratos de rápida absorção), whey protein (pós-treino) e bcaa (ajuda na recuperação muscular). Fora isso procuro me alimentar mais de proteínas, poucos carbos, e mais alimentos integrais e frutas (a cada 3 horas).

Mas, ninguém é de ferro. Sábado é o dia de zoar mesmo, é o dia que me dou ao luxo de tomar umas cervejinhas, churrasco, sobremesa... e até mesmo dependendo da ocasião um cigarrinho hehe. Mas me limito em fazer isso somente no sábado a partir da hora do almoço até de noite. depois recomeço tudo de novo, entro na rotina.

Citar Esta longe do treino ideal??
Estou precisando de um treino bem mais suave, nao pelo tempo e sim pelo condicionamento que nao me permite e ainda moro no primeiro andar e trabalho em  casa...
Acabei de entrar numa academia na semana passada para me ajudar, e estou fazendo de quinta spinning, após a musculação que é para quem esta voltando.
Mas pelo que estou vendo nem me adianta pedir um treino pois não conseguirei executa-lo tenho que ter mais paciência e sofrer mais uns meses nas subidas.
Vou a Igarata esse fim de semana e vou ver como me saio.. abcs
E boa sorte amigo seu treino é acima  do ideal pode ter certeza...

Longe do ideal para o que eu gosto, MTB. Para me dar bem no MTB, teria de fazer outros tipos de treinos. Treinar mais em estradões de terra (afinal pedalar na terra a pegada é muito diferente do asfalto), eu teria de fazer mais treinos de subidas, e se fosse seguir um treinamento completamente voltado ao MTB, o bacana era treinar umas 4 horas pesadas em um dia, e 2 horas pouco mais leves no dia seguinte, dai 4 horas pesadas dia seguinte, depois 2 horas mais leves, e assim ir indo (intercalando estradas de asfalto com estradas de terra). Ao menos este é o treinamento de um dos campeões mundiais de MTB, que agora esqueci o nome. Eu vi isso numa entrevista com ele na revista Bike, que eu assino.
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 10:13
 
Cara, uma cervejinha de vez em quando realmente não dá pra abrir mão. Mas se quer um bom conselho, esqueça que cigarro existe.
 
Algumas pessoas acreditam que apenas um cigarrinho de vez em quando não faz mal algum, só que poucos sabem que o mal que ele faz segue uma função logarítmica como dizem os matemáticos. Significa que o dano que o primeiro cigarro lhe faz não é a metade do dano de 2 cigarros, ou seja, se for pra fumar 1 cigarro fume logo 2 ou 3 que dá quase no mesmo.
 
Voltar ao Topo
RaoniPaiva Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2012
Natal/RN
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaoniPaiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2013 as 17:46
Essas dicas sao importantissimas! Parabens!
Voltar ao Topo
ws_69 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 08 Fev 2012
Araçatuba-SP
Offline
Mensagens:568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ws_69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2013 as 09:46
Clap
Voltar ao Topo
rodolfomelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfomelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 11:11
Ótimas dicas... Até imprimi pra mostrar para os amigos!

Acho legal também a questão da suplementação. Tomo Whey isolado da carne, BCAA, dextrose e termogênicos. Um dia antes da prova, se você for reconhecer o percurso, gire somente com a frequência cardíaca a 75% durante uns 40 minutos, dependendo do circuito. Até o seu corpo começar a suar legal e você sentir as pernas com aquele gostinho de "quero mais". Mas cuidado, não ultrapasse esse limite!! Depois que você voltar pra sua acomodação e esperar 40min depois do pedal, passe pra dentro uma dose de Whey... No dia seguinte você estará feito um louco de força! Experiência própria, pode ser que em você dê errado rsrs

Já aconteceu de largar mau e, com 10min de prova, catar 5 cabeças no single. Esse dia eu subiria no podium com certeza, se não fosse a sucessão de quebras de corrente (3 no total), o que me tirou da prova... Mas roda pra frente!

Antes da largada, alongamentos e doses de BCAA vão muito bem. Dependendo do seu porte, pode variar entre 1 e 2 cápsulas.

Durante a corrida, nada de Gatorade, fraquinho... tem que ser soro em pó, comprado em farmácia, é bem mais completo

Depois da corrida, levante bastante o troféu e alongue bem e demoradamente... o alongamento associado ao desaquecimento é primordial pra uma boa recuperação muscular. principalmente nos treinos.

Interessante também, treinar com uma bike um pouco mais pesada que a utilizada nas provas. E treinos intercalados com a bike oficial para se habituar e acertar o giro.

Se falei besteira, me dêem um cascudo! 
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 11:18
Nossa tem gente que é muito azarada rsrsrs... queria entender se usam componentes um pouco inferiores ou é azar mesmo.

Tem gente que consegue furar o pneu umas 3 vezes por corrida, quebram corrente umas 3 vezes o.O

O que vocês acham dos pneus ultra leves, que tem da maxxis e da kenda, de kevlar e pesam em média 300gramas?

Nunca tive coragem de testá-los, me parecem extremamente sensíveis e parecem que vão rasgar até de você pegar neles kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alguém aí usa destes nas competições?
Voltar ao Topo
rodolfomelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfomelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 16:42
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Nossa tem gente que é muito azarada rsrsrs... queria entender se usam componentes um pouco inferiores ou é azar mesmo.

Tem gente que consegue furar o pneu umas 3 vezes por corrida, quebram corrente umas 3 vezes o.O

O que vocês acham dos pneus ultra leves, que tem da maxxis e da kenda, de kevlar e pesam em média 300gramas?

Nunca tive coragem de testá-los, me parecem extremamente sensíveis e parecem que vão rasgar até de você pegar neles kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alguém aí usa destes nas competições?


kkkk Rapaz, acho que foi azar mesmo. Não tive tempo de comprar uma boa corrente e nas lojas locais só achei aquela HG 53 da shimano! Não sei se foi a corrente porcaria, mas eu nunca mais compro dessa kkk
Voltar ao Topo
Tortorelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2013
Santa Cruz do S
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tortorelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 23:23
Curti o tópico, muito útil, disputei minha primeira prova mes passado e cometi um erro de acordar muito cedo pra pegar a estrada, cheguei na largada já cansado.
Dormi mal, me alimente mal e aqueci mal. kkk
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2013 as 01:01
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Por isso eu uso de alguns suplementos alimentares simples, malto dextrina (que são carboidratos de rápida absorção), whey protein (pós-treino) e bcaa (ajuda na recuperação muscular). Fora isso procuro me alimentar mais de proteínas, poucos carbos, e mais alimentos integrais e frutas (a cada 3 horas).

Sobre a alimentação, na verdade um ciclista deve priorizar os carboidratos na alimentação pra repor as reservas de clicogênio, além claro de se alimentar de proteínas que vão ajudar na recuperação muscular, e gorduras boas que são necessárias para o funcionamento do corpo. Além claro de verduras e legumes com nutrientes que vão otimizar o funcionamento geral da máquina.

Piorizar proteína é costume de academia, e até pode fazer com que seu corpo fique mais bonito, mas a performance não. O resto que você falou eu assino embaixo
Voltar ao Topo
FelixCarreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
INTERIOR - SP
Offline
Mensagens:1011
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelixCarreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2013 as 23:06
Essa coisa de aquecimento, alongamento, treino pré prova, descanso pré prova, nada melhor que um educador fisico conhecedor de ciclismo pra dizer a real, há muitas opiniões ai que podem deixar o pessoal confuso, lembrando que se você treina de uma forma e da certo pra você, pra outra pessoa pode dar muito errado, temos que respeitar as particularidades de cada um.

Agora sobre o lixo nas provas, isso é realmente lamentável, 3 bolsos e o cara jogo a embalagem do gel no chão, sacanagem!

Tive certa experiencia em varias provas, andar na roda é válido quando se está em estradão, chegou numa parte travada, mantenha distancia, é comum o cara diminuir demais numa descida e vc não conseguir frear a tempo ou o cara perder o equilíbrio numa subida muito inclinada e vc ter que descer da bike sendo que poderia zerar ela e ganhar uns minutos.
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2013 as 13:42
Acabei de descobrir da pior forma mais um erro para colocar na lista. Estou nesse exato momento hospitalizado com a clavícula quebrada e graças a deus o capacete salvou minha vida da pancada na cabeça. Seria cômico se nao fosse trágico mas por algum motivo eu resolvi vestir uma sunga por baixo da bermuda durante um torneio no ultimo domingo. Como os o tecido das duas pecas sao lisos, a bermuda começou a ficar descendo e durante um downhill ela veio bater no joelho oq me desconcentrou e causou o acidente...
Voltar ao Topo
holigunk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Minas Gerais
Offline
Mensagens:357
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar holigunk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2013 as 13:47
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

Acabei de descobrir da pior forma mais um erro para colocar na lista. Estou nesse exato momento hospitalizado com a clavícula quebrada e graças a deus o capacete salvou minha vida da pancada na cabeça. Seria cômico se nao fosse trágico mas por algum motivo eu resolvi vestir uma sunga por baixo da bermuda durante um torneio no ultimo domingo. Como os o tecido das duas pecas sao lisos, a bermuda começou a ficar descendo e durante um downhill ela veio bater no joelho oq me desconcentrou e causou o acidente...

Vixe....melhoras cara!!!!!!!!!!!Logo tu esta na ativa novamente, equipamento de segurança é indispensavel, imagina se estivesse sem.....tá ai um bom conselho para a galera seguir.Thumbs Up
Iniciando no pedal.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2013 as 12:19
Sobre academia e hipertrofia... http://bit.ly/10PDclf

Sobre alongamentos antes da prova ou treino: 

Uploaded with ImageShack.us

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2013 as 12:40
Isso é realmente impressionante mas sempre devemos avaliar com muito cuidado as coisas que escrevem por ai atualmente. Se procurarmos no Google iremos achar coisas absurdas como:

- bacon emagrece
- agua engorda
- capacete mata
Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2013 as 12:57
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

Isso é realmente impressionante mas sempre devemos avaliar com muito cuidado as coisas que escrevem por ai atualmente. Se procurarmos no Google iremos achar coisas absurdas como:

- bacon emagrece
- agua engorda
- capacete mata esperimenta jogar com força um capacete de DH na cabeça de um sujeito sem capacete....
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
FelixCarreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
INTERIOR - SP
Offline
Mensagens:1011
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelixCarreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2013 as 13:00
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa de jogar capacete foi boa!
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2013 as 13:22
Tentando contribuir: não andar praticamente nada nos dias que antecedem a prova, considero errado, porque sempre dá um pouco mais de cansaço quando ficamos alguns dias sem pedalar.

Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X