Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Competições MTB e afins
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Os 7 erros fatais no XCM
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Os 7 erros fatais no XCM

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (7) Agradecimentos(7)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Os 7 erros fatais no XCM
    Postado: 14 Jan 2013 as 12:59

Ao tempo que parabenizo a administração do fórum pela iniciativa de separar os assuntos relativos à competições do demais, venho dar minha contribuição listando os 7 erros fatais na participação de maratonas XCM que é o tipo de torneio que mais cresce e se torna popular no Brasil:

 

1 - Não possuir preparo físico para o desempenho da tarefa

Se o objetivo do ciclista é realmente competir e não somente passear na maratona, é válido que ele execute treinamentos que simulem a realidade do cenário que irá encontrar. Subidas árduas, sol escaldante, poeira e vento contrário são alguns dos obstáculos que precisam ser superados.

 

2 - Utilizar equipamento de baixa qualidade

Para um bom desempenho em maratonas não é necessário que você possua a melhor bike do mundo e nem a mais cara. Entretanto, disputar com bikes acima de 14kg não irá lhe ajudar nem um pouco. É bastante aconselhável que não se utilize garfos rígidos e que a relação de marchas seja de boa qualidade. A utilização de bons equipamentos pode sim melhorar consideravelmente seu desempenho.

 

3 - Não executar reconhecimento prévio no circuito

O ato de se jogar em um torneio onde não se conhece o circuito acarreta numa grande desvantagem em relação aos ciclistas que já conhecem. Conhecendo-se o circuito é possível prever trechos de grandes subidas e se poupar para esses momentos. Vale lembrar que atletas da cidade sempre terão vantagem neste quesito.

 

4 - Não levar ferramentas e não efetuar revisão na bike

A qualquer momento ninguém está excluso de acontecer um furo de pneu ou quebra de corrente durante uma maratona. Entretanto boa parte destes eventos poderiam ser evitados com uma simples manutenção preventiva. Pior ainda é ficar à deriva no circuito a espera de um resgate por não possuir ferramentas.

 

5 - Não fazer um planejamento de nutrição e hidratação

É muito comum ver ciclistas disputando maratona levando apenas uma garrafa de água e só. Alguns não levam nada e já saem contando com a água distribuída pela organização em alguns pontos do circuito e se veem desesperados ao serem informados que a água acabou... É preciso conhecer bastante o seu corpo e levar a reserva certa de água e alimentos ricos em carboidratos para completar bem o circuito.

 

6 - Se inscrever na categoria incompatível com o seu nível

Não é raro ver um ciclista vencer uma maratona com larga vantagem sobre o segundo colocado nas categorias mais baixas. Isso acontece quando um ciclista supostamente da Elite se inscreve na categoria Turismo por exemplo, e para isso o chamamos de falso campeão. Do contrário teríamos um ciclista chegando em último numa categoria Elite enquanto seria mais indicado a categoria Turismo. É preciso saber se colocar para evitar parecer ser um fracasso ou uma fraude.

 

7 – Não se preparar psicologicamente

Aparentemente este item parece não ter tanta importância quanto os demais, mas acreditem, isso pode ser decisivo no torneio. Achar que os demais participantes estão mais bem preparados, achar as bikes dos outros melhor, achar que não vai conseguir subir uma ladeira, são sintomas de quem já perdeu a disputa antes mesmo de começar, o famoso amarelão. Vá tranquilo e tente dar o seu melhor, se não conseguir vencer isso se torna um incentivo para treinar mais e voltar melhor.

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2013 as 13:44
Excelente tópico. É muito bom ver que existe vida além dos tópicos de fotos de bikes e de qual suspensão é melhor, se 2x10 é melhor que 3x9, e assim vai.

Eu adicionaria aos erros já citados, mais dois:

- Achar que a prova é ganha na largada. É comum ver ciclistas dispararem logo na largada, desgastando-se e sobrando na sequência. Dosar as energias é vital para um bom resultado. Melhor ainda é guardar forças para o final da prova, onde "ter pernas" para um sprint final pode significar a vitória.

- Tentar acompanhar a elite, não sendo da elite. Pegar carona no pelotão da elite pode ser uma boa estratégia, se você tiver pernas para acompanhar. Mesmo com a ajuda do vácuo, comum nos pelotes de XCM, se você estiver com um condicionamento inferior aos demais vai se desgastar muito e acabar sobrando.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2013 as 16:20
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:


Eu adicionaria aos erros já citados, mais dois:

- Achar que a prova é ganha na largada. É comum ver ciclistas dispararem logo na largada, desgastando-se e sobrando na sequência. Dosar as energias é vital para um bom resultado. Melhor ainda é guardar forças para o final da prova, onde "ter pernas" para um sprint final pode significar a vitória.

- Tentar acompanhar a elite, não sendo da elite. Pegar carona no pelotão da elite pode ser uma boa estratégia, se você tiver pernas para acompanhar. Mesmo com a ajuda do vácuo, comum nos pelotes de XCM, se você estiver com um condicionamento inferior aos demais vai se desgastar muito e acabar sobrando.
 
Realmente tem um monte de gente que sai correndo desesperado e não consegue manter o ritmo por muito tempo... Pessoas desse tipo estão presente não só no ciclismo como no atletismo e natação.
 
Tentar acompanhar a elite é só nos torneios que permitem que isso aconteça pois na maioria a elite larga primeiro. Também não irá acompanhar por muito tempo pois se tivesse fôlego suficiente para isso não estaria em categorias inferiores...
 
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 00:19
Outra dica: pedale sempre que possível pelo lado direito da rua/estrada. Normalmente o trânsito é aberto aos demais veículos em estradas rurais, a chance de você tomar um susto daqueles andando na contramão é grande.
Ano passado numa prova, vi um biker indo pro meio do mato ao ser surpreendido por uma kombi cheia de batatas. Fiquem espertos! 

Ainda em tempo: Não concordo com a questão do "É bastante aconselhável que não se utilize garfos rígido". Pra XCM aposentei a suspa, vou de garfo de carbono com altura corrigida, mas isso é uma opinião pessoal, cada um deve escolher o que é melhor pro seu uso! 


Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 09:13
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Outra dica: pedale sempre que possível pelo lado direito da rua/estrada. Normalmente o trânsito é aberto aos demais veículos em estradas rurais, a chance de você tomar um susto daqueles andando na contramão é grande.
Ano passado numa prova, vi um biker indo pro meio do mato ao ser surpreendido por uma kombi cheia de batatas. Fiquem espertos! 

Ainda em tempo: Não concordo com a questão do "É bastante aconselhável que não se utilize garfos rígido". Pra XCM aposentei a suspa, vou de garfo de carbono com altura corrigida, mas isso é uma opinião pessoal, cada um deve escolher o que é melhor pro seu uso! 
 
Realmente, pedalar pelo lado direito da pista é uma boa dica e até mesmo um alerta. Não achem que a organização da prova tem tudo sobre controle pois a grande verdade é que a segurança é algo difícil de controlar em circuitos tão extensos.
 
Sobre os garfos rígidos, eu me referia a aqueles de aço que vendem em bicicletas populares. Os garfos rígidos de carbono preservam uma certa flexibilidade e tiram muito peso da bike.
 
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 10:39
Belo tópico, excelente! Clap

Apenas a ressalva ao item 3 que nem sempre se torna um erro, pois muitas vezes devido a viajar não dá para fazer o reconhecimento. Tem caso que ainda dá para fazer antes da prova, quando é pequeno. Maso negócio é tentar se informar antes e usar ferramentas como o Strava para ver a região. Wink
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 12:38
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Belo tópico, excelente! Clap

Apenas a ressalva ao item 3 que nem sempre se torna um erro, pois muitas vezes devido a viajar não dá para fazer o reconhecimento. Tem caso que ainda dá para fazer antes da prova, quando é pequeno. Maso negócio é tentar se informar antes e usar ferramentas como o Strava para ver a região. Wink
 
Realmente não chega a se constituir um erro a pessoa não dispor de tempo para fazer um reconhecimento prévio no circuito por não ser da cidade.
 
Eu particularmente não me atrevo mais a participar de torneios sem dar uma volta antes. Em 2012 estava disputando a Copa Mosso em Vitória da Conquista sem conhecer o circuito e por um momento eu percebi que alguns competidores que estavam na minha frente começaram a diminuir a velocidade numa grande descida. Empolgado comecei a passar um por um, e no final da ladeira lá estava um enorme mata burro com os trilhos montados na mesma direção da roda. A bicicleta ficou presa e eu fui arremessado longe..
 
Me ralei bastante mas milagrosamente não quebrei nada.
 
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 15:54
Exelente tópico com exelentes dicas, é uma pena nem sempre termos tempo para conhecer o circuito antes...
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 16:55
Augusto, quando eu competia no mtb, cheguei atrasado em uma prova e fiz algo parecido. Tinha um local que tinha um lago e formava um mini brejo, tinha que passar bem no cantinho para não atolar e eu não cheguei a ver este trecho, pois quando fazia o reconhecimento a organização fechou o circuito.
Conclusão, na primeira volta entrei seco ali e cravei um palmo da roda dianteira na lama, voei bonito no barro, que beleza! rsrsrsrs Acontece, fazer o que... rsrsrsrs
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:22
 
RSRSRS, coisas desse tipo acontecem o tempo todo marcoaleite, e às vezes mesmo conhecendo o circuito não dá para evitar... Quem mora na cidade do torneio tem grande vantagem nisso e pra mim que sou da capital sempre estou no prejuízo.
 
Na última competição que eu fui, cheguei mais cedo, paguei R$ 10,00 e um cara deu um volta completa comigo a bordo de uma moto-taxi. Nem sempre vai dar pra fazer isso mas nesse caso foi muito bom.
Voltar ao Topo
caveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2011
Guarabira
Offline
Mensagens:410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 19:16
De fato, por experiência própria, largada não é tudo, principalmente quando não se está devidamente preparado. Participei de um circuito muito travado, e me deram a dica: da tudo na largada. E assim foi, e assim após a primeira volta vomitei a maltodextrina toda!!!LOL
Principalmente em maratonas, onde se tem espaço e tempo para retomar o tempo, não é tão importante largar como uma Renaut de F1, e sim ter um preparo de resistência e a velha "pancada" nas subidas!
29er é a vez.    -----> Já negociei com Dangle, Gustavo Souza, RH, Fabiof8, SânzioAntonio, fjcalegari, Overr.

Tá com medo de barro, vá andar de bicicleta na academia.
Voltar ao Topo
JulioCWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:1218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 23:00
Outra dica, evite os pelotões de novatos, a chance de dar merda em alguma descida ou curva é grande....
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 10:07
Originalmente postado por caveira caveira escreveu:

De fato, por experiência própria, largada não é tudo, principalmente quando não se está devidamente preparado. Participei de um circuito muito travado, e me deram a dica: da tudo na largada. E assim foi, e assim após a primeira volta vomitei a maltodextrina toda!!!LOL
Principalmente em maratonas, onde se tem espaço e tempo para retomar o tempo, não é tão importante largar como uma Renaut de F1, e sim ter um preparo de resistência e a velha "pancada" nas subidas!
 
Eu acredito que no XCO alguns dos conceitos que foram aqui expostos podem mudar um pouco; um exemplo é a preocupação com as ferramentas, não as levem!!
Um esforço extra para a largada no XCO vale mais à pena que uma boa largada no XCM pois não é aconselhável fazer corridas de recuperação em circuitos travados.
 
Mas só faça largadas explosivas se tiver preparo para manter o rendimento. No meu caso, eu sempre sinto um forte mal estar nos primeiros minutos de prova, dá a impressão de que eu não vou conseguir continuar mas logo passa. Gostaria inclusive de saber se esse mal estar também acontece com outras pessoas.
Voltar ao Topo
bruno.carvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
Brasília-DF
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bruno.carvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 13:24
Belo tópico... De mta valia pra quem quer iniciar no XCM ou até mesmo no XCO...
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 14:07
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

Mas só faça largadas explosivas se tiver preparo para manter o rendimento. No meu caso, eu sempre sinto um forte mal estar nos primeiros minutos de prova, dá a impressão de que eu não vou conseguir continuar mas logo passa. Gostaria inclusive de saber se esse mal estar também acontece com outras pessoas.

Acontece se não fizer um aquecimento antes da prova.. Você costuma fazer?
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 14:35
 
Rapaz, eu faço aquecimento antes da prova mas nunca no mesmo nível do esforço que encontro durante o percurso.
 
A questão é que por mais que aqueça com exercícios eu teria que subir algumas ladeiras para elevar minha respiração ao máximo. Porém dessa forma eu estaria gastando muita energia antes do tempo.
 
Ainda tem o problema da demora das largadas que faz o corpo esfriar bastante.
 
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 15:19
Muito útil esse tópico. To começando a competir em provas locais e vou aproveitar pra tirar algumas dúvidas:
 
1) A partir de quando vocês souberam que era hora de trocar de categoria iniciante para pro/elite?
 
2) Meu preparo físico é bom e sempre fico perto do pódio, entre os dez primeiros da categoria. Nesse caso, o equipamento influencia muito ou pouco? Pergunto porque nas últimas provas, eu estava pedalando sem clip, com bike pesada e de 7v (bike muito ruim)... mas mesmo assim eu ultrapassava muita gente na subida.
Vocês acham que se trocar o equipamento consigo beliscar um pódio, ficando entre os 5 primeiros?
 
3) Quando passaram a competir com tubeless, nunca mais levaram câmara reserva e bomba?
 
4) A partir de que momento o isotonico passa a ser melhor do que a água? E qual a melhor opção pra levar pra comer?
 
Valeu!!
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 15:40
 
1) A partir de quando vocês souberam que era hora de trocar de categoria iniciante para pro/elite?
Eu ainda não evolui pra Elite e também acho que nunca irei... Entretanto, acredito que o momento de mudar depende do tipo de treinamento que está fazendo. Atletas da Elite chegam a treinar 800km por semana.
 
2) Meu preparo físico é bom e sempre fico perto do pódio, entre os dez primeiros da categoria. Nesse caso, o equipamento influencia muito ou pouco? Pergunto porque nas últimas provas, eu estava pedalando sem clip, com bike pesada e de 7v (bike muito ruim)... mas mesmo assim eu ultrapassava muita gente na subida. Vocês acham que se trocar o equipamento consigo beliscar um pódio, ficando entre os 5 primeiros?
É necessário inicialmente saber de que categoria está falando. Equipamento faz sim muita diferença e um acessório importante como pedal clip pode ser a diferença entre o campeão e o vice.
 
3) Quando passaram a competir com tubeless, nunca mais levaram câmara reserva e bomba?
É necessário levar câmara reserva e bomba mesmo o pneu sendo tubeless para competições XCM. Para competições XCO leve apenas a bomba ou nem leve nada.
 
4) A partir de que momento o isotonico passa a ser melhor do que a água? E qual a melhor opção pra levar pra comer?
Isotônico repõe os sais de uma forma mais eficiente, mas isso é gosto pessoal e tem gente que prefere somente água. Em relação aos alimentos eu prefiro os líquidos como gel de carboidrato e maltodexitrina.
 
 
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 15:53
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

 
Rapaz, eu faço aquecimento antes da prova mas nunca no mesmo nível do esforço que encontro durante o percurso.
 
A questão é que por mais que aqueça com exercícios eu teria que subir algumas ladeiras para elevar minha respiração ao máximo. Porém dessa forma eu estaria gastando muita energia antes do tempo.
 
Ainda tem o problema da demora das largadas que faz o corpo esfriar bastante.
 

Você pode fazer um aquecimento de uns 10-15 minutos em ritmo médio ~150bpm, depois 5 minutos mais forte, depois girar um pouco pra soltar as pernas. Isso vai preparar melhor sua musculatura pra explosão da largada.

Já o "se sentir mal" é meio vago demais.. oq vc sente? Talvez seja alimentação (ou falta dela), ou talvez vc esteja forçando demais mesmo.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 16:48
Eu sempre procuro aquecer uns 15 min e no meio do aquecimento fazer uns 2 tiros mais fortes em Z5a/Z5b, tipo um sprint mesmo de até 1 min para ativar a musculatura.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 17:07
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

1) A partir de quando vocês souberam que era hora de trocar de categoria iniciante para pro/elite?
Eu ainda não evolui pra Elite e também acho que nunca irei... Entretanto, acredito que o momento de mudar depende do tipo de treinamento que está fazendo. Atletas da Elite chegam a treinar 800km por semana.
 
Entendi. Meus treinos são leves e regulares: pouca quilometragem, mas todos os dias, com exceção dos domingos. Com isso tenho conseguido boa resistência.
Já experimentei uma vez ir na elite, mas não consegui competir. Só consegui completar a prova (45km em 2h e 10min). Fiquei bem atrás dos primeiros, com o tempo e a colocação bem ruins.
Acho que o negócio é continuar na categoria iniciante... pelo menos até conseguir fazer um tempo melhor e conseguir competir ao invés de só participar, né?
 
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

2) Meu preparo físico é bom e sempre fico perto do pódio, entre os dez primeiros da categoria. Nesse caso, o equipamento influencia muito ou pouco? Pergunto porque nas últimas provas, eu estava pedalando sem clip, com bike pesada e de 7v (bike muito ruim)... mas mesmo assim eu ultrapassava muita gente na subida. Vocês acham que se trocar o equipamento consigo beliscar um pódio, ficando entre os 5 primeiros?
É necessário inicialmente saber de que categoria está falando. Equipamento faz sim muita diferença e um acessório importante como pedal clip pode ser a diferença entre o campeão e o vice.
 
Nas provas que fiz, a categoria é "iniciante - master" (geralmente de 25k ou 30k - idade 30 a 34 anos).
Estou tentado a investir numa bike leve, provavelmente aro 29, pedais com clip, e 10v.. talvez eu melhore uns 10min ou 5min no tempo final?
 
 
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

3) Quando passaram a competir com tubeless, nunca mais levaram câmara reserva e bomba?
É necessário levar câmara reserva e bomba mesmo o pneu sendo tubeless para competições XCM. Para competições XCO leve apenas a bomba ou nem leve nada.
 
Pensei que só quem levava bomba era eu. Não vejo ninguém levar, ou se levam, não sei onde guardam. A minha é bem pequena e levo em um dos bolsos de trás da camisa de ciclismo... até tenho aquele suporte pequeno específico pra prender a bomba junto com o suporte de caramanhola, mas fico com medo de perder a bomba pelo caminho.
 
 
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

4) A partir de que momento o isotonico passa a ser melhor do que a água? E qual a melhor opção pra levar pra comer?
Isotônico repõe os sais de uma forma mais eficiente, mas isso é gosto pessoal e tem gente que prefere somente água. Em relação aos alimentos eu prefiro os líquidos como gel de carboidrato e maltodexitrina.
 
Eu prefiro água sempre, mas ouço boatos de que ela só serve pra primeira hora de prova e que depois dessa primeira hora, água é insuficiente para hidratar adequadamente. Isso procede?
Eu sempre levava uma fruta, mas acho que isso não funciona, né? Qual o benefícios dos líquidos que você falou?
 
Valeu, augusto!
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 17:19
 
Meu problema não é em relação ao aquecimento muscular e sim uma forte fadiga pulmonar que acontece exatamente na primeira grande subida que resulta em tontura e fraqueza ao término da ladeira. A partir da segunda ladeira em diante a coisa já vai melhorando e eu não sinto mais. Já pensei em fazer uma grande subida para aquecer antes da prova mas nunca encontro uma ladeira por perto para fazer isso...
 
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 10:28
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Entendi. Meus treinos são leves e regulares: pouca quilometragem, mas todos os dias, com exceção dos domingos. Com isso tenho conseguido boa resistência.
Já experimentei uma vez ir na elite, mas não consegui competir. Só consegui completar a prova (45km em 2h e 10min). Fiquei bem atrás dos primeiros, com o tempo e a colocação bem ruins.
Acho que o negócio é continuar na categoria iniciante... pelo menos até conseguir fazer um tempo melhor e conseguir competir ao invés de só participar, né?
  
Nas provas que fiz, a categoria é "iniciante - master" (geralmente de 25k ou 30k - idade 30 a 34 anos).
Estou tentado a investir numa bike leve, provavelmente aro 29, pedais com clip, e 10v.. talvez eu melhore uns 10min ou 5min no tempo final?
    
Eu prefiro água sempre, mas ouço boatos de que ela só serve pra primeira hora de prova e que depois dessa primeira hora, água é insuficiente para hidratar adequadamente. Isso procede?
Eu sempre levava uma fruta, mas acho que isso não funciona, né? Qual o benefícios dos líquidos que você falou?
 
Valeu, augusto!
 
Treinamentos curtos e diários não são a melhor pedida para disputar maratonas. Seria mais indicado no caso fazer treinos longos em ritmo forte e alternando os dias pois é necessário simular com exatidão as condições de torneio.
 
Normalmente os vencedores da categoria Elite são pessoas que vivem disso. Se você é um cara como eu que trabalha o dia todo e treina nas poucas horas que sobram, desista da categoria Elite. Tenho disputado na categoria Master A e mesmo assim tenho encontrado uns caras bem casca grossas...
 
A bike 29 certamente vai lhe ajudar a melhorar os tempos principalmente pelo aumento do conforto. Mas no meu modo de ver, as vantagens relativas ao uso de pedal clip superam as vatagens da 29.
 
As vantagens dos alimentos líquidos são pela facilidade de uso e masi rápida absorção pelo organismo. Uma barra de cereal os sanduiche não são práticos porque você tem que parar, abrir a embalagem e mastigar por um tempo. A maltodexitrina você mistura na água e se hidrata e alimenta ao mesmo tempo.
 
 
 
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 11:14
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

Originalmente postado por caveira caveira escreveu:

De fato, por experiência própria, largada não é tudo, principalmente quando não se está devidamente preparado. Participei de um circuito muito travado, e me deram a dica: da tudo na largada. E assim foi, e assim após a primeira volta vomitei a maltodextrina toda!!!LOL
Principalmente em maratonas, onde se tem espaço e tempo para retomar o tempo, não é tão importante largar como uma Renaut de F1, e sim ter um preparo de resistência e a velha "pancada" nas subidas!
 
Eu acredito que no XCO alguns dos conceitos que foram aqui expostos podem mudar um pouco; um exemplo é a preocupação com as ferramentas, não as levem!!
Um esforço extra para a largada no XCO vale mais à pena que uma boa largada no XCM pois não é aconselhável fazer corridas de recuperação em circuitos travados.
 
Mas só faça largadas explosivas se tiver preparo para manter o rendimento. No meu caso, eu sempre sinto um forte mal estar nos primeiros minutos de prova, dá a impressão de que eu não vou conseguir continuar mas logo passa. Gostaria inclusive de saber se esse mal estar também acontece com outras pessoas.
 
 

Esse mal estar é típico em todos os esportes. Ocorre devido a uma razao evolutiva:

Existe uma briga entre nossos 3 níveis cerebrais, reptiliano, sistema límbico e córtex frontal.

O reptiliano é programado para comer, reproduzir e descansar. Quando vc começa a “mandar bronca” ele começa a te fazer sentir cansado para que vc pare. Seus sistema límbico (emoções) te empurra pra frente com a sua paixão, porém baseado no que seu córtex (só humanos tem) sabe (que afinal vc está cansado mas ainda nem começou de verdade).

Por isso aquecimento forte é essencial em qualquer esporte.

Já me desculpando por falar de outro esporte, a luta mais chata que eu fiz (ainda que tenha ganhado no final) foi uma em que estava distraído falando com os amigos e de repente escutei meu nome sendo chamado no microfone. Subi no ring colocado as ataduras. Apanhei muito no 1 round e cheguei a pensar que ia ter um infarto...rsrsr

Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 11:17
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

 
Meu problema não é em relação ao aquecimento muscular e sim uma forte fadiga pulmonar que acontece exatamente na primeira grande subida que resulta em tontura e fraqueza ao término da ladeira. A partir da segunda ladeira em diante a coisa já vai melhorando e eu não sinto mais. Já pensei em fazer uma grande subida para aquecer antes da prova mas nunca encontro uma ladeira por perto para fazer isso...
 
 
A soluçao é essa mesma que vc pensou e a causa "örganica" aquela que mencionei no outro post.
Nosso cérebro pode ser entendido como um hardware que roda ao mesmo tempo softwares de épocas diferente o que gera uma série de "tilts"
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 11:34
Eu acredito que um erro fatal é sair com pressa e levar a sapata de speed para andar de mtb.
Voltar ao Topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Offline
Mensagens:680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vladbarra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 14:02
Essa é boa... Conheço um cara que esqueceu a sapatilha em casa há 300km de distância da prova. 
Por isso uma dica útil é fazer um check list com tudo que você quer levar e depois ir arrumar seu equipamento conferindo com a lista. 
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2013 as 21:23
Bacana o tópico e desdobramentos da galera! Me ví em várias situacoes aí! Acompanhando!Thumbs Up
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 08:58

Não sabia que o treino precisava ser forte antes da prova... eu sempre fui descansado pra dar o máximo na prova em si. Fico matutando aqui... qual o ponto (e quanto tempo antes) vocês fazem isso? E como não cansam no meio da prova?

Ah.. e se alguém tiver um programa de treinamento, poderia compartilhar?

Valeu!

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 09:22
Até onde sei, não se treina forte 5 dias antes da prova...e nem se corta as unhas do pé 1 dia antes da prova....
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 09:52

Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Não sabia que o treino precisava ser forte antes da prova... eu sempre fui descansado pra dar o máximo na prova em si. Fico matutando aqui... qual o ponto (e quanto tempo antes) vocês fazem isso? E como não cansam no meio da prova?

Ah.. e se alguém tiver um programa de treinamento, poderia compartilhar?

Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Até onde sei, não se treina forte 5 dias antes da prova...e nem se corta as unhas do pé 1 dia antes da prova....
 
Vou advertir a todos para ter muito cuidado com as regras generalizadas que criam por aí. Já segui um conselho de passar 5 dias sem fazer qualquer treino antes da prova visando acumular o máximo de energia nos músculos e no momento da corrida eu estava irreconhecível, parecia mais um papuco... Entretanto, acredito que essa tática possa servir bem em outra pessoa, depende do organismo de cada um.
 
Com o tempo eu descobri que no meu caso o último treino forte tem que ser na sexta-feira para competir no domingo e passando o sábado parado e comendo massa. Nunca fiz aquecimento muito forte antes da prova e talvêz seja realmente esse o motivo por sempre me sentir mal na primeira ladeira grande.
 
Todo atleta tem que achar o seu ponto e também saber balancear o aquecimento prévio para não estar gastando energia demais antes da prova. Estou avaliando a idéia de começar a fazer o aquecimento antes da prova sem a bike e com corridas fortes a pé.
 
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 15:03
 
Seguindo orientação dos colegas veteranos, sempre pedalei treinos e torneios com camisa de manga longa. A justificativa é que quanto menor a área de exposição do sol diretamente com a pele, menor será o desgaste físico.
 
Experimentei recentemente correr um torneio com camisa de manga curta e me senti muito melhor. Diminuiu o abafamento e a sensação térmica elevada que resultou num melhor desempenho.
 
Cheguei a conclusão de que o sol pode realmente minar suas resistências desde que você permaneça por longos períodos ou se submeta ao efeito acumulativo de dias treinando. As camisas longas seriam então indicadas somente para treinos.
Nas situações de torneio que durem no máximo até 2 horas, é melhor utilizar vestimentas mais leves.
 
 
Voltar ao Topo
ruiz107 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Vinhedo
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ruiz107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 15:21
Originalmente postado por augusto carrera augusto carrera escreveu:

 
Seguindo orientação dos colegas veteranos, sempre pedalei treinos e torneios com camisa de manga longa. A justificativa é que quanto menor a área de exposição do sol diretamente com a pele, menor será o desgaste físico.
 
Experimentei recentemente correr um torneio com camisa de manga curta e me senti muito melhor. Diminuiu o abafamento e a sensação térmica elevada que resultou num melhor desempenho.
 
Cheguei a conclusão de que o sol pode realmente minar suas resistências desde que você permaneça por longos períodos ou se submeta ao efeito acumulativo de dias treinando. As camisas longas seriam então indicadas somente para treinos.
Nas situações de torneio que durem no máximo até 2 horas, é melhor utilizar vestimentas mais leves.

Protetor solar?

Manter a temperatura corporal é muito mais importante que se proteger so sol. Na verdade, se proteger do sol seria importante em provas longas para evitar a insolação, mas protetor solar tem o mesmo efeito.
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 15:24
Camisa de manga comprida realmente não é a melhor escolha pra usar debaixo do sol forte de verão.
Eu uso manga curta (de cor clara) e manguito branco, acho a melhor combinação. Manga comprida só no inverno, abaixo de 10º.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 16:22
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

abaixo de 10º.

Nem imagino o que seja isso, mas eu usaria roupa de neoprene.Ouch
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 20:14
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

abaixo de 10º.

Nem imagino o que seja isso, mas eu usaria roupa de neoprene.Ouch


O loco, 10º é a temperatura boa pra se pedalar, desde que não tenha garoa!
Roupa de neoprene talvez se a temperatura estiver negativa, dai sim!!
Curitiba e região é foda mesmo, no inverno bate zero grau fácil, no verão se descer a serra e andar 60km daqui  faz 40º no verão. E é normal vc pegar variação térmica de 20º num mesmo dia.

Agora voltando ao tópico, outra dica importante: Sempre leia o regulamento da prova que vc vai participar (sobretudo se é num campeonato ou lugar que vc nunca correu). As vezes tem cada "pérora" nos regulamentos que vou te contar viu..
Lembro uns anos atras que numa certa prova era proibibo ultrapassar nos 300m finais (chegada neutra, balizada), constava no regulamento. Vários bikers desceram a lenha quando chegou nesse trecho, e foram desclassificados, deu o maior rolo. Tem que ficar atento.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 20:22
Puts...teve uma corrida aqui que era proibido usar gps. Sei que no triathlon é proibido pegar h2o que não seja do posto autorizado...
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2013 as 08:37
 
Ainda não peguei nenhum regulamento com regras absurdas graças a Deus... A única regra estranha que ví foi a obrigatoriedade de cruzar um trecho de BR empurrando a bicicleta e jamais pedalando, sob pena de desclassificação.
 
Tudo bem que era por questão de sugança, mas tinha policia rodoviária fechando o trecho...
Voltar ao Topo
Drake Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Drake Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2013 as 23:18
Parabéns pelo tópico e pela contribuição da galera pró.
 
Me senti inspirado a treinar mais forte durante a semana para melhorar meus tempos.
 
abraços.
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 11:07
corri uma prova ontem de XCM, extremamente tumultuada. Vou deixar mais 3 lembretes aos bikers que estão iniciando (ou aos "experts" sem noção):
1- não corra escutando música com fone de ouvido, deixe pra fazer isso no passeio em parque ou na academia, mas na corrida preste atenção e não use o maldito fone (levei uma fechada ontem de um cara com fone que vou te contar viu, berrei quando me aproximava, e ele nem se tocou, cheguei a bater a roda nele, depois de uma freada de 40 a 0 km/h, no cascalho solto).

2- Chegue mais cedo, não faltando 10 min pra largada, pois isso atrasa tudo, se vc para seu carro na frente de onde será a largada deixa tudo mais demorado.

3- Camisa de ciclismo tem 3 bolsos, use um deles pra guardar seu lixo. Não jogue as porcarias de embalagem de gel de carboidrato no chão, muito menos no mato, ontem foi um festival de lixo no chão, e quando pegar o copo d'água da organização, beba e guarde no bolso, ou então beba, encha a caramanhola e descarte ele próximo ao ponto onde vc pegou, facilita pro pessoal juntar, não jogue ele 1km depois do posto ou no meio do mato.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X