Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - (Quase) tudo sobre Grupos Shimano para estrada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


(Quase) tudo sobre Grupos Shimano para estrada

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
1bertorc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar 1bertorc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: (Quase) tudo sobre Grupos Shimano para estrada
    Postado: 10 Jan 2013 as 14:06

(Quase) tudo que você queria saber sobre Grupos Shimano para Estrada

Apesar de o fórum ter muito material sobre grupos eu tive a impressão de tudo estar meio espalhado. Encontrei este texto em inglês sobre grupos Shimano para bikes de estrada. Pensei em compartilhar aqui no fórum tanto para membros que por ventura tenham ainda menos disposição do que eu quanto a língua inglesa quanto preguiça de procurar. O artigo é antigo (de 2011) e quase certamente está desatualizado (Seria interessante se os colegas com mais conhecimento apontassem o que mudou).

Eu não tenho como garantir a qualidade do artigo, mas pelo estilo o autor parece saber do que fala. Obviamente erros relacionados a tradução/português/digitação são minha responsabilidade e só posso me desculpar e agradecer por correções.

STI - quer dizer Shimano Total Integration é um sistema onde os passadores de marcha estão integrados aos acionadores dos freios, desta forma é possível a troca de marchas sem afastar a mão dos freios.

A Shimano atualmente oferece sete níveis de componentes para bikes de estrada. Do mais caro para o mais barato eles são:
Dura-Ace Di2
Dura-Ace
Ultegra
105
Tiagra
Sora
2200

Um grupo Di2 custa mais que 10 grupos Sora, então quais as diferenças? Começando do 2200 irei explicar o que você recebe pela diferença de preço.

Shimano 2200
É o mais barato dos grupos e o mais básico, é um sistema de 8 velocidades (no cassete traseiro) e duas ou três coroas no pedivela. Os passadores STI aumentam a marcha usando o controle de freio e 'abaixam' usando um pequeno botão, similar aos controles Campagnolo.
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/2200.html

Sora
O diferencial mais importante do 2200 para o Sora é uma engrenagem adicional no cacete traseiro (ou seja de 9). O passador inclui um indicador da engrenagem utilizada, logo você consegue ver em que engrenagem você está sem olhar para o cassete. O Sora também usa um movimento central integrado ao invés do tradicional movimento central quadrado afunilado do 2200 e possui um conjunto de coroas forjado de uma maneira bem mais sofisticada.Essa estrutura é mais firme e permite uma pegada melhor ao pedalar em arrancadas e aclives acentuados. No geral o Sora é melhor acabado que o 2200 e é um grupo mais atrativo e com um aspecto mais moderno.
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/sora.html

Tiagra
Esse grupo também oferece um sistema de 9 engrenagens traseiras como o Sora, mas tem melhor qualidade e acabamento. A melhoria mais significativa é dos passadores STI. Ao invés do pequeno botão para abaixar as marchas usadas nos grupos anteriores o Tiagra possui uma pequena alavanca atrás dos passadores. Isso permite uma passagem muito mais rápida, essencial para corredores e grupos de ciclistas de alta velocidade.
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/tiagra.html

105
Este é o primeiro grupo com 10 engrenagens no cubo traseiro, e usa muito da tecnologia do Dura-Ace em um pacote mais em conta. O 105 oferece um conjunto de coroas mais firme e leve (HollowTech) do que os utilizados em grupos mais básicos. O grupo oferece também um sistema de cabeamento por baixo da fita do guidom, permitindo melhor aerodinâmica e um visual mais limpo na dianteira.
http://www.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/105_5700.html

Ultegra E Dura-Ace
Esses grupos oferecem praticamente a mesma tecnologia do 105, mas com melhores materiais e na confecção. Sendo o grupo 'principal' da marca o Dura-Ace possui muitas partes em fibra de carbono e algumas partes sofisticadas como mancais revestidos de flúor. Curiosamente o Dura-Ace oferece apenas um conjunto com duas coroas (NT: Isto parece estar desatualizado, na página da Shimano há um conjunto novo FC-7703 que tem três coroas).
http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/road/dura_ace.html

Dura-Ace Di2
O Di2 usa trocas controladas eletronicamente para oferecer mais suavidade e velocidade na troca de marchas. O Di2 é um pouco mais pesado que o Dura-Ace convencional por causa do peso adicional da bateria, mas oferece trocas bem melhores. A maior vantagem do Di2 é que os botões de troca podem ser colocados em qualquer lugar tornando-o ideal para corridas contra o relógio ou para corredores de arrancada que precisam trocar as marchas enquanto as mãos estão na parte baixa do guidom. O Di2 permite trocas mesmo em pedaladas muito intensas já que os dispositivos eletrônicos são 'inteligentes' e identificam o momento perfeito para a troca.

Peso
As diferenças de peso entre os grupos são pequenas mais significativas. O peso exato pode variar, mas há aproximadamente 1kg de diferença entre o 2200 e o Dura-Ace. Cada grupo oferece partes um pouco mais leves que o inferior (NT: exceto o Di2 conforme consta no texto).

Performance
Há muito debate sobre a performance dos diferentes grupos. O consenso é que no Sora as trocas são muito melhores do que no 2200, O Tiagra também é um grande avanço em relação ao Sora, mas do 105 para frente há pouca diferença. Para a maioria das pessoas as trocas são igualmente suaves em todos os grupos de 10 velocidades. As maiores melhorias do Ultegra e do Dura-Ace são relacionados a peso e estética.

Mistura e compatibilidade
Com exceção do Di2, componentes podem ser misturados entre grupos com o mesmo número de velocidades. Muitas bicicletas de entrada oferecem uma mistura de Sora e Tiagra, usando Tiagra nas partes mais cruciais como o trocador traseiro para uma melhor relação custo benefício. Muitos ciclistas montam suas bicicletas com um sistema adaptado de componentes ou vão substituindo as peças aos poucos por peças de um grupo superior.

Artigo original:
http://www.infobarrel.com/How_to_Choose_a_Road_Bike_Groupset_-_Sora_Tiagra_105_Ultegra_or_Dura-Ace#4dZpCwIELFBGkHj2.99
---------
1berto
Voltar ao Topo
werner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2006
brasilia
Offline
Mensagens:1215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 15:49
 Acrescentando: já existem o Grupo Tiagra de 20 velocidades e o Ui2 (Ultegra eletrônico). O artigo dá uma noção geral dos grupos, bom para quem não conhece e quer ingressar no speed.





vamo que vamo!!!
Voltar ao Topo
JhonathanDJ Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 04 Jan 2013
Cariacica - ES
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JhonathanDJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 19:57
Muito bom o topico, o pessoal que tem mais conhecimento poderia manter atualizado estas informações.
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2013 as 20:56
As informações aí são de 3 anos atrás. Precisam ser atualizadas.
Voltar ao Topo
uphill Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2008
porto alegre l
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uphill Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2013 as 00:45
Originalmente postado por werner werner escreveu:

 Acrescentando: já existem o Grupo Tiagra de 20 velocidades e o Ui2 (Ultegra eletrônico). O artigo dá uma noção geral dos grupos, bom para quem não conhece e quer ingressar no speed.


e os DA 2013 são 11 v Dead.
    
luciano
Voltar ao Topo
Colnago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Dez 2012
Brasilia
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Colnago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2013 as 01:50
Entre o "tudo" e o "quase" tem muito caminho a percorrer... Parabenizo pela iniciativa e as informações tiveram algum proveito para mim.
Voltar ao Topo
claudio.schmidt Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio.schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2013 as 06:31

Acho que nunca vi um Sora de 9.. ou nao contei direito o da minha.. 


uma coisinha.. o certo nao é "cassete".. essa coisa ai com "c" eu nao sei não hein... hehehehe


Voltar ao Topo
Sizaque Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2008
Juara - MT
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sizaque Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2013 as 10:07
Eu tinha uma bike com uma massaroca só, misturei peças de 8 velocidades com 10 e não dá regulagem nem com reza braba (lógica né?). Porém agora eu coloquei 100% Shimano 105 mas quando tá na coroa menor não consigo usar as duas engrenagens menores na traseira, a corrente fica raspando na coroa maior, me obrigando pra isso usar nas duas marchas menores a coroa maior, já que as coroas são muito próximas em 10 velocidades, isso é normal?
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2013 as 10:30
É.
Voltar ao Topo
smlnovaes Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2012
Lorena
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smlnovaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 16:57
Olá Pessoal. Estou com duvida sobre corrente.

Tenho uma Strada Caloi 2011 (grupo tiagra), quero trocar a corrente. Gostaria de saber se posso colocar o modelo da shimano CN-7901 de 10v ou tenho de continuar com o modelo CN-7701?

Obrigado.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:00
Originalmente postado por smlnovaes smlnovaes escreveu:

Olá Pessoal. Estou com duvida sobre corrente.

Tenho uma Strada Caloi 2011 (grupo tiagra), quero trocar a corrente. Gostaria de saber se posso colocar o modelo da shimano CN-7901 de 10v ou tenho de continuar com o modelo CN-7701?

Obrigado.

sua bike é 9v, não?
pode usar qualquer corrente, de 9v. Tem até corrente ultegra de 9v. Basta procurá-las.

Voltar ao Topo
smlnovaes Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2012
Lorena
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smlnovaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:05
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:


Originalmente postado por smlnovaes smlnovaes escreveu:

Olá Pessoal. Estou com duvida sobre corrente.

Tenho uma Strada Caloi 2011 (grupo tiagra), quero trocar a corrente. Gostaria de saber se posso colocar o modelo da shimano CN-7901 de 10v ou tenho de continuar com o modelo CN-7701?

Obrigado.

sua bike é 9v, não?
pode usar qualquer corrente, de 9v. Tem até corrente ultegra de 9v. Basta procurá-las.


Então não posso usar corrente de 10v? modelo da shimano CN-7901 e sim a CN-7701 que é a Dura-Ace, segundo catalógo de reposição de peças no site da shimano.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:13
sim, com 9v, você só pode usar corrente de 9v. Se mudar pra 10v que é mais fina, ela vai ficar pulando marcha ou mesmo se enroscar na catraca.

Suas opções:
Agora $27.40
Agora $23.08
Agora $14.42


Voltar ao Topo
fmarcanzoni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Rio verde - Go
Offline
Mensagens:1618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmarcanzoni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:15
Isso, você não pode usar corrente 10v, e sim 9v, independente de qual grupo a corrente pertença.

Essa corrente que você postou  CN-7701 Dura Ace 9v, é a correta, pode comprar e instalar de boa. 
Voltar ao Topo
smlnovaes Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2012
Lorena
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smlnovaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:17
Originalmente postado por T-Rodman T-Rodman escreveu:

sim, com 9v, você só pode usar corrente de 9v. Se mudar pra 10v que é mais fina, ela vai ficar pulando marcha ou mesmo se enroscar na catraca.

Suas opções:
<div id="ModelCell2" style="padding-bottom:5px;">
               [URL=http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=1018" rel="nofollow]<span ="99]Shimano </span>Dura-Ace/XTR 7701 9 Speed Chain[/URL]
          
               
                    
                         
                              
                                   
                                        
                                             Agora $27.40
<div id="ModelCell1" style="padding-bottom:5px;">
               [URL=http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=656" rel="nofollow]<span ="99]Shimano </span>HG93 9 Speed Chain[/URL]
          
               
                    
                         
                              
                                   
                                        
                                             Agora $23.08
<div id="ModelCell4" style="padding-bottom:5px;">
               [URL=http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=6053" rel="nofollow]<span ="99]Shimano </span>HG53 9 Speed Chain[/URL]
          
               
                    
                         
                              
                                   
                                        
                                             Agora $14.42





Qual modelo você recomenda?
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:26
vai a gosto do cliente. Se quiser, no Brasil tem até corrente mais barata, da KMC e mais genéricas.
HG50 já funciona. A melhor de todas, é mais bonita, tem rolagem pouco melhor, mas não faz nenhum milagre, e com o tempo também vai se desgastar como a sua.
Logo, fica a seu critério gastar muito ou pouco.
se for trazer de fora, até vale trazer a mais cara que aqui custa algo em torno de R$ 180.
Se for comprar no Brasil, compre da mais barata mesmo.

Voltar ao Topo
smlnovaes Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2012
Lorena
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar smlnovaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:30
Desculpe a citação acima, sou novo por aqui.

Acho melhor trazer de fora. Agradeço muito sua ajuda. Quase compro errado.
Voltar ao Topo
fmarcanzoni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Rio verde - Go
Offline
Mensagens:1618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmarcanzoni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 17:51
Eu lembro que comprei uma corrente Tiagra 9v aqui na minha cidade e paguei 100 reais, uma facada.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 18:03
Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

O Di2 é um pouco mais pesado que o Dura-Ace convencional por causa do peso adicional da bateria, mas oferece trocas bem melhores.

Errado, não é apenas a bateria que adiciona peso, mas também os servo-motores que movimentam os câmbios.

Trocas bem melhores? Confused 
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 19:05
Trocas bem melhores? Confused   (2x)
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 19:36

É porque gasta menos energia movendo todo o pulso para fazer a troca. Tongue

Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 19:44
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

É porque gasta menos energia movendo todo o pulso para fazer a troca. Tongue



ahhhh  bom, se é assim sim...
..
mas tem uma coisa

.
.
PENSEI QUE ISSO ERA UM ESPORTE DE MACHO, PÔ!!
.
oBS.: ui ui ui vou carregar a bateria da minha bike pra trocar com clik de mouse pra não machucar a minha mãozinha...
.
.
.

obs2.: é brincadeira...
Voltar ao Topo
1bertorc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1bertorc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 20:29
Voodoo e pugpugpug ... Obrigado por postar. '...trocas bem melhores...' ficou estranho mesmo, mas a tradução literal ficaria ruim também: 'trocas significativamente melhores' e menos coloquial.
---------
1berto
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 20:32
pugpugpug,
não reparou que todo usuário de passadores integrados, em bicicletas de estrada, desmunheca deitado, na hora de passar as marchas?
Por isso que os mtbk's dizem que não somos machos. 
 
 
Olha só o cara desmunhecando ao subir as marchas...Tongue
 


Editado por FAB1000 - 15 Jan 2013 as 20:38
Voltar ao Topo
1bertorc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1bertorc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 20:36
Voodoo, no texto original ele menciona apenas a bateria. Mas é claro que você está certo, os servos também pesam.
---------
1berto
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2013 as 22:25
Apesar de estar desatualizado, parabéns ao autor pelo trabalho de compartilhar isso com a comunidade, tem muita gente que ainda acha que shimano é tudo igual (chega na bicicletaria e fala "Quero tudo shimano").

Seria interessante os conhecedores dos grupos SRAM e Campagnolo fazerem um tópico igual também. Pouca gente sabe qual a hierarquia desses grupos e a diferença entre eles.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
monterscs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2012
ABC
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar monterscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 01:21
No lugar do 2200 já existe também o 2300..
Voltar ao Topo
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 01:50
Gostei da postagem, foi muito útil pra um iniciante como eu.

Mas só acrescentando: onde entra o novo grupo road da shimano, o Tourney de 7v?
Ele veio substituir o 2200/2300, ou está abaixo desses dois?
Voltar ao Topo
1bertorc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1bertorc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 03:11
Originalmente postado por JBatistaJr JBatistaJr escreveu:

Gostei da postagem, foi muito útil pra um iniciante como eu.

Mas só acrescentando: onde entra o novo grupo road da shimano, o Tourney de 7v?
Ele veio substituir o 2200/2300, ou está abaixo desses dois?


Pelo q eu entendi o Tourney é um 'outro de entrada' mas não sei dizer se ele está 'acima' ou 'abaixo' dos 2200/2300...
Talvez ele seja uma 'atualização' destes (2200/2300) e dessa vez foi 'batizado' para a marca poder ser registrada...
---------
1berto
Voltar ao Topo
1bertorc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1bertorc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 03:25
Aqui:
http://techdocs.shimano.com/techdocs/index.jsp
O Tourney é colocado na área de MTB... E em alguns artigos menciona ele como sendo de 'Touring'... De uma forma ou de outra ele parece não ser 'exatamente' um grupo de road bike, embora é claro o site possa estar desatualizado em relação a alguma versão mais recente...
---------
1berto
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 08:44
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

O Di2 é um pouco mais pesado que o Dura-Ace convencional por causa do peso adicional da bateria, mas oferece trocas bem melhores.

Errado, não é apenas a bateria que adiciona peso, mas também os servo-motores que movimentam os câmbios.

Trocas bem melhores? Confused 

Estes dias atrás eu vi uma Di2 trabalhando na bike de um ciclsita conhecido por aqui e o que eu achei interessante foi a compensação do cambio dianteiro com as trocas do traseiro. Conforme as marchas sobem ou descem no cassete, o dianteiro se movimenta fazendo a compensação da torção da corrente, achei muito interessante isto!

Com o Campagnolo é possível fazer isto manualmente e é um recurso interessante que nos mecânicos da Shimano não dava por causa de ser posição fixa, ver que o Di2 fazia isto automaticamente achei muito legal.


Editado por marcoaleite - 16 Jan 2013 as 08:44
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 09:01
Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

 
Pelo q eu entendi o Tourney é um 'outro de entrada' mas não sei dizer se ele está 'acima' ou 'abaixo' dos 2200/2300...
Talvez ele seja uma 'atualização' destes (2200/2300) e dessa vez foi 'batizado' para a marca poder ser registrada...

Originalmente postado por 1bertorc 1bertorc escreveu:

Aqui:
http://techdocs.shimano.com/techdocs/index.jsp
O Tourney é colocado na área de MTB... E em alguns artigos menciona ele como sendo de 'Touring'... De uma forma ou de outra ele parece não ser 'exatamente' um grupo de road bike, embora é claro o site possa estar desatualizado em relação a alguma versão mais recente...

Humberto
Existe o Tourney de MTB e o de Estrada. Na verdade o de estrada saiu de linha por um bom tempo e voltou agora, pois as Caloi 10 dos anos 70 usavam componentes dessa linha e haviam trocadores de quadro, câmbios traseiros e dianteiros e pedivelas até alguns anos atrás.

Ele fica abaixo do 2300 pois é de 7 velocidades e os componentes em geral são bem simples, o pedivela usa inclusive uma capa plástica para melhorar o visual e o câmbio traseiro tem bastante plástico também.

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 09:03
E o foco do Tourney parece ser o Touring mesmo pois a bike de apresentação da linha era de aço!

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 15:55
alguém chegou a mencionar o primeiro post desse tópico:
http://www.pedal.com.br/forum/vai-iniciar-no-pedal-e-comprar-uma-bikeleia-aqui_topic50661.html#1019786

Lá tem quase todos os grupos citados, de todas as marcas, tanto pra estrada quanto pra BTT.
Voltar ao Topo
1bertorc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1bertorc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 19:22
T-Rodman
Esse tópico que você citou realmente é incrível. É uma leitura até mais útil para os iniciantes por ir 'direto ao ponto'.
De qualquer maneira eu ainda acho este artigo útil por que ele explica 'por que' este grupo é melhor que aquele... Apesar do problema da desatualização, claro.
---------
1berto
Voltar ao Topo
Sergio Soares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Sergio Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2014 as 10:28
Sei que este assunto ja esta um pouco antigo, porem estou comprando um Grupo Shimano 105 5700 10V para Speed. 
Porem não sei qual o melhor conjunto. Sei que o tamanho do Pé de vela para mim que não faço competições e só pedalo finais de semana porem subindo bastantes ladeiras aqui no Rio de Janeiro, é o 172,5 porem a quantidade dos dentes, 50,39 ou 53,34 a quantidade de elos da corrente 112 ou 116 e o tamanho do cazete 10.26 ou 11.28 não sei qual a melhor combinão. Gosto de uma bike com velocidades nas retas porem com uma certa facilidade nas subidas, pois estou com 51 anos e ter um conjunto que ajude um pouco mais nas subidas é bem vindo, sem perder a performace nas retas claro.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2014 as 10:37
Sergio,
conforme informou que não compete, aqui na nossa cidade o mais adequado é pedivela com dentes 50 e 34, somado a cassete 11-28, pois com essa relação vai poder rodar rápido nas partes planas próximo as praias, e ter relação leve para as subidas, que são nossas maiores e melhores opções.
Cassete 10-26 não existe, talvez tenha visto 12-26. Wink

Sobre a quantidade de elos das correntes, essas informações são as máximas que vem na mesma. Sendo diminuída para a quantidade necessária depois da relação montada, já que cada combinação de cassete e corrente utiliza um comprimento diferente. Então, tanto faz se são 112 ou 116 elos.

Abraço,
Fabricio.
Voltar ao Topo
Sergio Soares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sergio Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2014 as 10:59
Caramba Fabricio. Muito obrigado mesmo, sua resposta me ajudou muito. Estou com 03 site de vendas da china só esperando para saber o melhor configuração para fechar o pedido. Aproveitando e explorando um pouco mais seus conhecimentos, voce saberia qual site é mais confiavel: FIBICA; ALIEXPRESS ou CHAIN. Este ultimo é o que tem o melhor preço, porem a guia de importação vem com o valor total do produto os outros dois colocam um valor menor. por isso estou inclinado a comprar no FIBICA.

Abs, e mais uma vez muito obrigado
Sergio Soares
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2014 as 11:14
Sergio,
Aliexpress é um Mercado Livre da China, então tem que pesquisar o vendedor pra não tomar susto.
Fibica é um vendedor do Ebay, bem conceituado pelo pessoal com relação a responsabilidade.
ChainReactionCycles (CRC) é a maior loja de produtos de ciclismo online do planeta e fica na Grã-Bretanha.

Todos tem riscos de imposto. Logo, tem que calcular incluindo estes em todas as compras, além do IOF do cartão e dólar turismo. Mas essas informações estão disponíveis nos tópicos delas aqui no pedal, e esse é pra falar só de grupos Shimano. Wink

Digita qualquer um dos 3 temas na caixa Buscar, lá em cima, que vai encontrar as informações específicas sobre cada uma delas. Thumbs Up
Voltar ao Topo
Sergio Soares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sergio Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2014 as 12:01
Mais uma vez. Muito obrigado mesmo.

Att,

Sergio Soares
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X