Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mavic Cross Max SLR quebrando raios
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mavic Cross Max SLR quebrando raios

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarceloTridon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloTridon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mavic Cross Max SLR quebrando raios
    Postado: 31 Dez 2012 as 17:40
Olá a todos. Me perdoem se já existe algum tópico tratando do mesmo assunto, mas não consegui encontrá-lo, por isso abri este novo. Faço uso das rodas Mavic Cross Max SLR 2012 (26") em um quadro  Specialized Épic S-works 2011, utilizando a opção do eixo de 12mm da roda traseira. Por três vezes em menos de um ano e 3000 km´s rodados, quebrou raios da roda traseira. Os raios que se quebraram sempre foram do lado do cassete, duas vezes pedalando em subidas (em marcha leve) e outra vez na descida. O mecânico já aliviou a tensão dos raios de um lado da roda, mas mesmo assim o problema persistiu. Um detalhe interessante é que depois que se diminuiu a tensão dos raios a roda começou a estalar como se os raios estivessem em atrito, só que eles não se tocam. Meu peso é 88 kilos e minha pilotagem é bem tranquila e conservadora, ou seja, não forço nas subidas e não esqueço dos freios na descida. Já possui outras tantas Cross Max SLR e nunca tive problemas, só com essa 2012. Por favor, alguém saberia diagnosticar o que pode estar ocasionando essas quebras e me dar uma solução para esse problema? Por favor, preciso pedalar em paz. Muito obrigado !!!!
Voltar ao Topo
Guiné Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2003
Salvador - Bahia
Offline
Mensagens:11333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiné Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2012 as 22:23
Kolé...

Tudo bem Marcelo Tridon.
Sua roda é 26 ou 29?
Vc citou roda 26"... o fórum é de 29".
Realmente rodas 26 eu nunca vi problema como este.
Já algumas rodas 29" da Mavic tiveram problemas no início da produção por terem sidos preparadas da mesma forma das 26 (raios principalmente).
O resultado foi a quebra dos mesmos pela falta de informação da força que as rodas 29 tem em relação as menores.

Abs
Guiné Racing Team
Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gugax Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2012 as 22:48
Acho que ele deve ter digitado errado,o tópico é pra 29'ers, além disso o X12 e a epic......

De qualquer forma;
Aro 26:
Estranho esse tipo de problema,nunca tinha visto um relato desses.
Veja,você mesmo disse que as quebras se deram no lado do cassete,e em subidas,exceto a ultima.Isso me faz pensar que a causa da quebra pode ser o câmbio traseiro,aliada a uma tensão inadequada nos raios.Some a isso o seu peso(88kg+mochila+água+ferramentas...),a coitadinha não aguenta.

Aro 29:
Algumas empresa tiveram contra tempos na linha de rodonas,como o guiné disse a mavic foi uma delas.O problema deve ser a tensão elevada nos raios,unido a um torque maior do que nas 26, e ainda mais longos.O que explicaria o lado dos rompimentos.

Ou ainda pode ser um defeito pontual,a mavic deve produzir milhares de slr's por ano,uma ou outra unidade pode apresentar defeitos.

Acho que só mesmo um bom weelbuilder pra dar um jeito no seu caso...


"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
Lambert_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2010
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lambert_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2013 as 01:19
Originalmente postado por MarceloTridon MarceloTridon escreveu:

Olá a todos. Me perdoem se já existe algum tópico tratando do mesmo assunto, mas não consegui encontrá-lo, por isso abri este novo. Faço uso das rodas Mavic Cross Max SLR 2012 (26") em um quadro  Specialized Épic S-works 2011, utilizando a opção do eixo de 12mm da roda traseira. Por três vezes em menos de um ano e 3000 km´s rodados, quebrou raios da roda traseira. Os raios que se quebraram sempre foram do lado do cassete, duas vezes pedalando em subidas (em marcha leve) e outra vez na descida. O mecânico já aliviou a tensão dos raios de um lado da roda, mas mesmo assim o problema persistiu. Um detalhe interessante é que depois que se diminuiu a tensão dos raios a roda começou a estalar como se os raios estivessem em atrito, só que eles não se tocam. Meu peso é 88 kilos e minha pilotagem é bem tranquila e conservadora, ou seja, não forço nas subidas e não esqueço dos freios na descida. Já possui outras tantas Cross Max SLR e nunca tive problemas, só com essa 2012. Por favor, alguém saberia diagnosticar o que pode estar ocasionando essas quebras e me dar uma solução para esse problema? Por favor, preciso pedalar em paz. Muito obrigado !!!!

Cara, não adianta tensionar ou aliviar somente os raios, tem q saber a tensão ideal e equaliza-los e tal, minha sugestão eh mandar pro Edu da Spa da Bike, se os outros raios ainda não tiverem sido fragilizados com excessos, ficara perfeito.

Minhas ultimas duas rodas 29 foram montadas la, logo postarei no meu tópico a segunda roda montadas la com peso de 1450g! Top de mais.

Abraço.
Voltar ao Topo
MarceloTridon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloTridon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2013 as 21:45
Mais uma vez peço desculpas, mas não encontrei dentro fórum nenhum tópico tão específico para rodas como este e por isso resolvi buscar socorro aqui, mesmo minhas rodas sendo 26 e não 29. A minha grande dificuldade é que eu moro em uma cidade do interior de MG, longe dos grandes centros e onde não existem oficinas equipadas com ferramentas e mecânicos atualizados. Essas limitações me motivaram a buscar aqui uma solução caseira para o meu problema, pois tenho esperanças de conseguir encontrá-la com a experiência e opinião de vocês, como também vou poder ajudar a outros que porventura estejam passando pelo mesmo apuro que eu. Desta forma, muito obrigado pela boa disposição de cada um em me ajudar, amanhã logo cedo vou sentar com meu mecânico para estudarmos cada posição/opinião postada, tenho fé que juntos vamos conseguir consertar a roda. 
Voltar ao Topo
Lambert_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2010
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lambert_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 01:22
Originalmente postado por MarceloTridon MarceloTridon escreveu:

Mais uma vez peço desculpas, mas não encontrei dentro fórum nenhum tópico tão específico para rodas como este e por isso resolvi buscar socorro aqui, mesmo minhas rodas sendo 26 e não 29. A minha grande dificuldade é que eu moro em uma cidade do interior de MG, longe dos grandes centros e onde não existem oficinas equipadas com ferramentas e mecânicos atualizados. Essas limitações me motivaram a buscar aqui uma solução caseira para o meu problema, pois tenho esperanças de conseguir encontrá-la com a experiência e opinião de vocês, como também vou poder ajudar a outros que porventura estejam passando pelo mesmo apuro que eu. Desta forma, muito obrigado pela boa disposição de cada um em me ajudar, amanhã logo cedo vou sentar com meu mecânico para estudarmos cada posição/opinião postada, tenho fé que juntos vamos conseguir consertar a roda. 

Poxa, tb moro no interior de Minas, só postar por PAC poxa....

Se não tem ferramentas, tem q ter fé msm, alias, muuuuita fé.

Abraço.
Voltar ao Topo
MarceloTridon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloTridon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 08:54
Para a minha surpresa, ao conversar com o mecânico ele me disse que tem a ferramenta (da park tool) que faz a medição da tensão dos raios. Agora o entrave é outro: qual é a tensão correta dos raios dessa Mavic Cross Max SLR 2012 (26")? Não encontrei no manual da mesma. Alguém sabe me dizer? O mecânico desmontou e remontou toda a roda e depois mediu a tensão dos raios, que variou entre 36 a 40,5. "E agora José?"
Voltar ao Topo
Lambert_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2010
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lambert_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 09:10
Pelo que li nos pdf´s da mavic são 120~130 kg a frente e o lado oposto do k7 atras e 130~140kg no lado do k7.

"Adjust the tension (120 - 130 kg for the front wheel disc side (if necessary) and 130 - 140 kgs on the free wheel side of the rear wheel) ;"

Abraço.
Voltar ao Topo
fladeval Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2004
Caçapava - SP
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fladeval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 09:11
Marcelo, tenho tb um par de rodas SLR 2012 aro 26 na minha bike. Tenho que trocar dois raios do lado do cassete tb. Onde vc achou o raio para comprar? Estou procurando há meses e não consigo ninguém que tenha para vender.

Meus raios quebraram por dois motivos: o primeiro foi uma pedra que bateu logo acima do nipple em uma descida. Foi uma senhora porrada, isento totalmente que tenha sido falha do componente. Qualquer raio quebraria com o impacto que foi dado. O segundo raio quebrou devido a um galho que entortou meu câmbio, fez quebrar a gancheira e nisso a corrente caiu entre o cassete e os raios, e um elo da corrente entrou nesse meio bem torto, cisalhando o raio e inutilizando-o. Também isento o componente neste acontecimento.

Eu tenho 80kg e um estilo de pilotagem onde não alivio para as rodas. Justamente por isto escolhi a SLR, por ser uma roda muito forte. Até este episódio de quebra dos raios (acredite, foi em um só treino que isso aconteceu, estava azarado demais naquele dia) nunca tive problema algum com as rodas. Me parece bem raro o que está acontecendo com as suas.

Tente entrar em contato com a Mavic para saber que tensão deve ser aplicada nos raios. Outra opção é medir a tensão em alguma roda idêntica para servir de referência. Eu entrarei em contato com a Mavic para saber este dado, pois precisarei dele quando for substituir meus raios danificados. Se conseguir algo te informo!
Voltar ao Topo
MarceloTridon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloTridon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 09:23
Bom dia meu amigo! Ligue para o Philip, ele sempre tem os raios dessas rodas. O telefone dele é (35)8433-5630. Vou te passar um telefone alternativo, que é do mecânico que trabalha com o Philip: ele se chama Mauro e seu telefone é (35)9211-9866. Caso não consiga falar com nenhum dos dois, entre em contato comigo aqui mesmo neste fórum/tópico, ou pelo e-mail marcelotridon(a)hotmail.com, ou ainda pelo telefone (35)9235-2654, que eu dou um jeito pra você, pode contar comigo, você não vai ficar sem o raio.
Voltar ao Topo
MarceloTridon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloTridon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2013 as 09:07
O quebra cabeças está se montando, ou seja, já temos a ferramenta para medir a tensão dos raios (parktool TM-1) e também as medidas corretas dessa tensão, exigidas pela Mavic para aplicação nas rodas, conforme nosso amigo Lambert nos ensinou acima (120~130 kg a frente e o lado oposto do k7 atras e 130~140kg no lado do k7). O problema agora é saber usar a ferramenta e interpretar os dados por ela levantados.
Saber usar: os raios são achatados. Se eu colocar a chave abraçando o raio pelas laterais, a tensão encontrada vai ser uma; se eu colocar a chave abraçando o raio por cima, a tensão será outra. Qual a forma correta?
Dados: os valores de medição escritos na chave vão de 0 a 50. Acredito que esses valores se convertam a um novo valor, agora em Kg. A ferramenta vem acompanhada de uma tabela para fazer essa conversão. Como interpretar e converter os dados dessa tabela? (ainda não consegui entender como funciona)
Resumindo, como usar a ferramenta?
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2013 as 10:56


Snme a mavic e a parktool tem canais no youtube com tutoriais
Voltar ao Topo
Lambert_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2010
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lambert_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2013 as 21:28
A forma de verificar eh colocando a ferramenta de frente com a roda, eh simples.

Como interpretar a tabela da ferramenta que eh foda, muito complexo pela ferramenta ser meio q universal, tem q saber qual material eh o raio, dai a espessura e ver na tabela o numero correspondente que vem na ferramenta, ate 45 se não me engano.

Não sei que material eh o raio e nem a espessura, a espessura eh só medir a parte achatada no paquímetro.

Abraço.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2013 as 00:38
Originalmente postado por MarceloTridon MarceloTridon escreveu:

O quebra cabeças está se montando, ou seja, já temos a ferramenta para medir a tensão dos raios (parktool TM-1) e também as medidas corretas dessa tensão, exigidas pela Mavic para aplicação nas rodas, conforme nosso amigo Lambert nos ensinou acima (120~130 kg a frente e o lado oposto do k7 atras e 130~140kg no lado do k7). O problema agora é saber usar a ferramenta e interpretar os dados por ela levantados.
Saber usar: os raios são achatados. Se eu colocar a chave abraçando o raio pelas laterais, a tensão encontrada vai ser uma; se eu colocar a chave abraçando o raio por cima, a tensão será outra. Qual a forma correta?
Dados: os valores de medição escritos na chave vão de 0 a 50. Acredito que esses valores se convertam a um novo valor, agora em Kg. A ferramenta vem acompanhada de uma tabela para fazer essa conversão. Como interpretar e converter os dados dessa tabela? (ainda não consegui entender como funciona)
Resumindo, como usar a ferramenta?

qto ao uso da ferramenta..    o q a propria park tool diz é o seguinte:

With butted spokes, position the posts so they rest on the narrowest portion of spoke. With aero/bladed spokes, position the posts so they rest against the wide, flat side of the spoke.

pra simpleificar...  a ferramenta deve ser usada na seguinte posição:



qto a como converter os dados lidos..  

basta medir os raios..  ele vai ter duas medidas..  largura e espessura..   a ferramenta TM-1 funciona com duas medidas da mavic:

1,8mm de espessura x 5,3mm da largura   

ou 

2,1mm de espessura x 4,3mm de largura

veja qual deles é o da sua roda e ai vá na tabela do link:

 http://www.parktool.com/documents/e67c6090d7d95c23c6adf51afa2d34d8d5e32c5e.pdf

na pagina 01 tem as colunas verdes..  veja qual delas é a do raio usado na sua roda...  e veja o valor que a ferramenta indicou..  pegue o valor indicado pela ferramenta, esse é o valor da linha q vc vai pesquisar..  ai va nessa linha até a coluna da medida do raio da roda..  o numero à esquerda da coluna vai ser a tensão do raio.. 

por exemplo..  vamos supor q a medida do raio da roda seja 1,8mm x 5,3mm  e a ferramenta indique a medida de 23..  

olhando na linha 23.. e indo até a 2ª coluna verde..  o valor a esquerda da coluna é 130..  ou seja 130Kgf de tensão. 


no site da Park tool eles tem a informação de que as Mavic Crossmax SLR devem usar de 100 a 130Kgf na roda da frente e de 115 a 150Kgf na roda traseira.  na roda da frente a medição deve ser feita do lado do disco e na roda traseira do lado do K7. 

vale lembra q as medições devem ser feita na roda sem pneu montado ou pelo menos com o pneu vazio..  pois o pneu montado e inflado altera as tensões dos raios. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
MarceloTridon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2011
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloTridon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2013 as 18:27
OLÁ Royo! Você é muito fera mesmo, meus parabéns e muito obrigado por decifrar e me ensinar a trabalhar com a tabela da tm-1, com a sua explicação eu consegui entender todo o complexo processo de medição. Agora descobri porque os raios estavam quebrando e estalando, veja só: o meu raio é de 1.8 mm, isso combinado com os 115 a 150 kgf de tensão aconselhados pela Mavic para a roda traseira, encontramos na tabela que o valor de referência na TM-1 deverá girar entre 22 a 24,.. . Fiz a medição dos raios na minha cross max traseira e encontrei na TM-1 o valor de referência variando entre 11 a 15, ou seja, a roda e seus raios estão muito frouxos, quase pela metade do necessário e exigido. Só mais um pequeno detalhe, para que não reste nenhuma sombra de dúvidas: a medição tem que ser feita somente nos raios do lado do disco na roda dianteira e do lado do K7 na roda traseira, correto? Assim eu fecho todo o entendimento sobre a ferramenta e seus adjacentes. Royo, "muito obrigado" é pouco para expressar toda a minha gratidão. Valeuzão pela sua educação, paciência,  competência e ajuda.
Voltar ao Topo
MACHAIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
Uberaba
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MACHAIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2013 as 15:09
Originalmente postado por MarceloTridon MarceloTridon escreveu:

OLÁ Royo! Você é muito fera mesmo, meus parabéns e muito obrigado por decifrar e me ensinar a trabalhar com a tabela da tm-1, com a sua explicação eu consegui entender todo o complexo processo de medição. Agora descobri porque os raios estavam quebrando e estalando, veja só: o meu raio é de 1.8 mm, isso combinado com os 115 a 150 kgf de tensão aconselhados pela Mavic para a roda traseira, encontramos na tabela que o valor de referência na TM-1 deverá girar entre 22 a 24,.. . Fiz a medição dos raios na minha cross max traseira e encontrei na TM-1 o valor de referência variando entre 11 a 15, ou seja, a roda e seus raios estão muito frouxos, quase pela metade do necessário e exigido. Só mais um pequeno detalhe, para que não reste nenhuma sombra de dúvidas: a medição tem que ser feita somente nos raios do lado do disco na roda dianteira e do lado do K7 na roda traseira, correto? Assim eu fecho todo o entendimento sobre a ferramenta e seus adjacentes. Royo, "muito obrigado" é pouco para expressar toda a minha gratidão. Valeuzão pela sua educação, paciência,  competência e ajuda.

OLÁ AMIGO, TUDO BEM, ESTOU COM UM PROBLEMA NA MINHA CROSSMAX 26'' 2013 TRASEIRA, ELA VEIO COM O ARO MONTADO FORA DO CENTRO E FICA MUITO PERTO DO QUADRO DO LADO ESQUERDO, QUAIS AS MEDIDAS VC DEFINIU NA CHAVE??  VOU TER Q SOLTAR OS RAIOS DE UM LADO E APERTAR DO OUTRO, É FODA A RODA É NOVINHA. 
OBRIGADO
Fernando Machain
Voltar ao Topo
AndréFarias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:522
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndréFarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2013 as 23:34
Originalmente postado por MACHAIN MACHAIN escreveu:


OLÁ AMIGO, TUDO BEM, ESTOU COM UM PROBLEMA NA MINHA CROSSMAX 26'' 2013 TRASEIRA, ELA VEIO COM O ARO MONTADO FORA DO CENTRO E FICA MUITO PERTO DO QUADRO DO LADO ESQUERDO, QUAIS AS MEDIDAS VC DEFINIU NA CHAVE??  VOU TER Q SOLTAR OS RAIOS DE UM LADO E APERTAR DO OUTRO, É FODA A RODA É NOVINHA. 
OBRIGADO


Isso mesmo. Chamamos de alinhar o guarda-chuva !


Voltar ao Topo
ocator Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 01 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ocator Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 14:16
Pessoal onde voces estao comprando essas Mavic SLR problematicas ?
Porque eu comprei a minha 29 Slr e veio perfeita sem problema algum de montagem ou de tensao nos raios
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X