Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Alimentação: tudo o que sabemos está errado?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Alimentação: tudo o que sabemos está errado?

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:06
Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:

E acho que num comentário anterior coloquei este link: chrome-extension://fcdjadjbdihbaodagojiomdljhjhjfho//atd. -
http://en.wikipedia.org/wiki/Saturated_fat_and_cardiovascular_disease_controversy - http://en.wikipedia.org/wiki/Saturated_fat_and_cardiovascular_disease_controversy

(a) Será que gordura saturada faz mesmo mal ao coração (entope as artérias)?
(b) Ou são os carboidratos que entopem as artérias.


Após tudo o que li até hoje, eu acredito em (b). Faz mais sentido para mim de um ponto de vista de evolução. Não teríamos chegado onde chegamos se gordura saturada entupisse as artérias.




Engraçado, você coloca um monte de link do Wikipedia, de blog e até de estudos mesmo, mas não quer acreditar em coisas que já estão mais que provadas.

Os carboidratos não entopem as veias porque demoram um tempo para virar gordura. Para quem come a quantidade certa não da tempo de isso acontecer, e será usado como energia. Daí que vem comer pouco e várias vezes ao dia.
Voltar ao Topo
adolfont Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adolfont Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:25
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Engraçado, você coloca um monte de link do Wikipedia, de blog e até de estudos mesmo, mas não quer acreditar em coisas que já estão mais que provadas.


Marino, eu sou da Computação. Eu acho a Wikipédia o máximo Big smile!
Sei que tem muito artigo ruim por lá, mas em geral eles colocam links.
No caso da entrada que citei, tem os links para os artigos.
Portanto, não vejo problema nenhum em, no nosso contexto, citar a Wikipédia.

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Os carboidratos não entopem as veias porque demoram um tempo para virar gordura. Para quem come a quantidade certa não da tempo de isso acontecer, e será usado como energia. Daí que vem comer pouco e várias vezes ao dia.


Já disse que isso é bem controverso. Não tem nada "mais do que provado" sobre o efeito dos carboidratos ou da gordura saturada da alimentação em doenças cardíacas, entupimento de artérias, etc.

Tanto é que tem uma revisão da Cochrane de 2012 sobre o assunto: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD002137.pub3/abstract

Leia o texto e veja que eles levantam várias dúvidas.
E não abordam a questão principal: se a gordura saturada, quando incluída numa dieta baixa em carboidratos, aumenta o risco de doenças cardíacas.

Mas se você acredita nisso, não vejo problema algum.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:27
Se for levar em consideração que gordura animal é boa só de bicho alimentado no pasto, orgânico e etc, podem esquecer, pois todo gado é alimentado com ração para engordar mais rápido. Não tem fazendeiro que trate só no capim, pois demora muito para engordar e a demanda é grande por carne, interna e externamente. Isto quando não recebem uns dopings para dar aquela aceleradinha básica.
Voltar ao Topo
dmbenati Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2009
Americana/SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar dmbenati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:29
Poxa vida, não sei porque o pessoal tem tanta tara em querer mudar/inventar alguma dieta nova totalmente restritiva. Se for listar vai achar cada absurdo, tem dieta que só pode comer proteína, dieta que só entra alimento cru, dieta do abacaxi, dieta que só come broto, enfim...

Não é muito mais fácil comer de tudo, em pequenas quantidades, com moderação, e assim não somente permanecer magro, mas também ter a oportunidade de não se privar de nenhum alimento? Afinal, comer é, antes de qualquer coisa, um tremendo prazer, então porque eliminar o prazer de comer aveia, trigo, centeio, grãos deliciosos? Ou mesmo um iogurte, um belo chocolate amargo?
Voltar ao Topo
adolfont Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adolfont Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:43
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:


3. Qualquer indivíduo minimamente escolarizado que se esqueça da lei da conservação das massas não deve ser levado a sério. Logo o que alguém falou sobre o balanço energético não importar só deve ser tomado como verdadeiro se acreditarmos em geração e desaparecimento espontâneo de matéria. O balanço energético é sim importante no peso final de um indivíduo.

(...)


Baixou o nível Cry.  E é muita coisa. Vou responder aos poucos (ou não).

O Gary Taubes não escreveu isso. O que ele disse é que é bobagem usar isso como argumento para explicar porque uma pessoa engorda.
E o Dr. José Carlos escreveu muito bem sobre isso aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/falacia-original-tudo-depende-do.html


Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:


É aquela coisa todo mundo quer a fórmula mágica para chegar sarado no verão e ter desempenho esportivo notório, abdicar de guloseimas, de sair com os amigos, e dar uma raça na academia/treinos são itens secundários. Alguns anos atrás, antes de começar a namorar, eu tinha cerca de 4% de BF, na hora que as pessoas viam meu rigor alimentar e o tanto que eu treinava me chamavam de maluco, não a toa tinha gente que falava pra eu me tratar...


Low-carb não é fórmula mágica. Claro que existe entre os que recomendam low-carb os que "pregam" como se fosse fórmula mágica (assim como tem vários que fazem a mesm coisa do outro lado, do lado high-carb -- por exemplo, o Dr. Oz). Mas basta ler um capítulo do livro do Taubes ou um post do blog do Dr. José Carlos para ver que tem gente séria que defende low-carb.

Sobre a última frase, todo mundo que não se cuida acha que quem se cuida é maluco. Você já deve estar acostumado com isso.

Voltar ao Topo
adolfont Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adolfont Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:46
Originalmente postado por Baka Baka escreveu:

Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:



(a) Será que gordura saturada faz mesmo mal ao coração (entope as artérias)?
(b) Ou são os carboidratos que entopem as artérias.


Após tudo o que li até hoje, eu acredito em (b). Faz mais sentido para mim de um ponto de vista de evolução. Não teríamos chegado onde chegamos se gordura saturada entupisse as artérias.


Não to conseguindo abrir os links, mas acho que não conheço como os carbs podem entupir as artérias. A rota metabólica deles não tem esse caminho, como acontece com as gorduras. 


A ideia é que os carbs entopem artérias por causarem inflamação.
Não tenho nenhuma referência confiável sobre isso. Na verdade, pouco me importo com esta possibilidade porque não consumo tantos carbs. Minha preocupação é em saber se é seguro comer gordura.
Voltar ao Topo
Baka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Baka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 09:53
adolfont, só esclarecendo umas coisinhas quanto à gordura, nestes casos: 


Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:

 
A gordura pingando da picanha, do cupim, da costela teria que ser saudável sempre! Infelizmente, para eles, só é garantido ser saudável quando o animal não come muitos grãos. Segundo eles, muda a composição da gordura quando o animal consome grãos demais. Mas alguns são menos radicais e dizem que é melhor comer gordura de animal de come ração do que comer a ração (isto é, cereais). 



a mudança de alimentação de bovinos, de uma dieta rica em volumoso (folhagens, capim) para uma rica em concentrado (grãos, ração), não altera a composição de gordura do animal, mas sim o pH do rúmen.
De maneira muuuuuito simplificada, funciona assim: o aumento do teor de concentrado leva à diminuição da microbiota "padrão" do rúmen e aumento da proliferação de bactérias amilolíticas, já que estas produzem compostos que diminuem o pH ruminal. Esta queda no pH pode causar alterações na mucosa do rúmen, inclusive tornando este epitélio um pouco mais permeável, o que pode causar problemas de saúde ao animal. Então, até aqui, com grãos ou sem grãos, nada de mudanças na composição da dieta.

E sobre a suposta mudança na composição da gordura que é depositada pelo ruminante? E aí é que entra um dos pontos de maior equívoco na afirmação do pessoal do low-carb: a gordura da carne bovina é saturada porque os ruminantes possuem, no rúmen, uma rota de saturação de gorduras, através de processos de hidrólise e biohidrogenação de lipídeos. Lógico que mais uma vez isso é um assunto pra horas de conversa mas, em resumo, se o boi come azeite de oliva, gordura animal, ou grãos oleoginosos, tanto faz, porque no rúmen tudo vira gordura saturada! 

Portanto, a mudança na relação volumoso:concentrado nada tem a ver com alterações na composição de lipídeos - há sim, alterações no direcionamento de nutrientes mas isso é um assunto muito longo e cheio de detalhes. 

Voltar ao Topo
Baka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Baka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 10:00
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Se for levar em consideração que gordura animal é boa só de bicho alimentado no pasto, orgânico e etc, podem esquecer, pois todo gado é alimentado com ração para engordar mais rápido. Não tem fazendeiro que trate só no capim, pois demora muito para engordar e a demanda é grande por carne, interna e externamente. Isto quando não recebem uns dopings para dar aquela aceleradinha básica.

Opa, também não é assim, não vamos generalizar!
No Brasil, a maior parte dos animais em terminação (último período da vida antes do abate) ainda é criada a pasto, de forma extensiva (ou seja, sem ração, nem na época de seca). Embora o confinamento seja caro, ele tem lá suas vantagens, mas vai explicar isso produtor! Nossa criação, em maior parte é a pasto.  Pode demorar mais pra engordar, mas o gasto é menor.

E como eu já disse em outro post: no final, gordura animal (de ruminante, vamos deixar bem claro) é tudo igual por conta da saturação da gordura no rúmen.





Editado por Baka - 02 Jan 2013 as 10:06
Voltar ao Topo
adolfont Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adolfont Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 10:06
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:

Algumas observações gerais a respeito do que li nesse tópico e minhas opiniões.

1. infelizmente o conhecimento fisiológico atual tem muitas e muitas lacunas e basear uma dieta inteira em efeitos fisiológicos deixa um grande breu no porque das coisas, fica com muito achismo. Não a toa na área de saúde a maioria das condutas são determinadas por evidências, a medicina baseada em evidências, e depois de uma evidência ser aceita como válida procura-se uma explicação fisiológica, o contrário do que a maioria de nós gostaria, mas é como funciona. Infelizmente para basear uma "dieta" em evidências é preciso fazer desenhos de estudos complexos, avaliar os resultados após anos, muitos anos, mais de 50 anos, a coorte de Framingham (avaliação para o risco de doença cardiovascular) já tem uns 60 anos e ainda hoje tem resultado saindo dela, e depois de diversos estudos metanálises e revisões sistemáticas... Enfim tudo o que falam hoje é repleto de achismos, e o pior é que a maioria das pessoas que se propões a debater o assunto mal sabe fisiologia e bioquímica direito (não por má vontade, mas porque para poder discutir com um embasamento científico mínimo esse assunto são necessários anos e anos de estudos apenas desse tema).


Se todo mundo precisasse estudar anos e anos qualquer assunto para fazer qualquer coisa, ficaríamos parados. Por exemplo, existem papers e mais papers, teses, sobre redes sociais. Mesmo ser ler toda essa literatura, todo mundo usa.

Como leigo, estou suficientemente satisfeito com as explicações que leio em alguns lugares (mesmo não científicos). E já foi o suficiente para mudar minha alimentação e resolver meu principal problema (que não era obesidade):

http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/12/dieta-low-carb-e-minhas-dores-de-cabeca.html

Pelos comentários que leio em posts em blogs, o mesmo vale para várias outras pessoas.
Claro, são anedotas. Mas o começo de boa ciência é muitas vezes uma coleção de anedotas.

E a Medicina Baseada em Evidências também sofre com alguns problemas. Sugiro assistir as palestras e ler os livros de Ben Goldacre. Um exemplo:
http://www.ted.com/talks/ben_goldacre_battling_bad_science.html

Voltar ao Topo
Baka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 10:11
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:



Estou falando da "dieta Low-Carb" ou "paleolítica" e o que tenho lido, com artigos científicos, fazem sentido mesmo, pelo menos pra mim, pensando com lógica.

Alguém tem lido sobre isso tb? O que tem achado?


Ravell, seu post tá rendendo! Clap
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 10:25
Originalmente postado por Baka Baka escreveu:


Ravell, seu post tá rendendo! Clap


:D e pelo jeito com ótimas contribuições. O Adolfo mesmo, tem doutorado em computação, ou seja, de artigo científico, estudos, evidências, ele entende bem e tem exposto aqui várias fontes.

O que acho que devemos fazer é tentar abstrair um pouco do conceito de nutrição que hj é tido como o mais aceito, para tentar analisar de forma imparcial e aí sim poder emitir algum parecer.

Concordo que existem várias dietas "milagrosas", mas pelo que tenho lido, a Low-Carb não se enquadra nesse perfil, pelo menos nesses artigos citados neste tópico pelo Adolfo.
Voltar ao Topo
brunospimenta Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:661
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunospimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 11:38
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

E eu que sou vegetariano vou minguar então..

Você está fadado a morte lenta e dolorosa kkkkkkkkk
Voltar ao Topo
Baka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 11:54
Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

E eu que sou vegetariano vou minguar então..

Você está fadado a morte lenta e dolorosa kkkkkkkkk

Pronto, seremos dois então. Bem alimentados que vão minguar, e fadados a uma morte lenta e dolorosa... rs LOL
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 13:11
Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:

 
Baixou o nível Cry.  E é muita coisa. Vou responder aos poucos (ou não).

O Gary Taubes não escreveu isso. O que ele disse é que é bobagem usar isso como argumento para explicar porque uma pessoa engorda.
E o Dr. José Carlos escreveu muito bem sobre isso aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/falacia-original-tudo-depende-do.html

desculpa, mas não concordo com o texto desse link que você postou, o balanço positivo não é consequência é causa. Pode ficar quanto tempo quiser marombando na academia e se encher de bola, se não comer não cresce. As crianças e jovens em desenvolvimento se não comerem também não crescem. Em seguida ele joga a culpa de engordar ou emagrecer na modulação hormonal, repare que em outros itens que eu citei são mencionados os efeitos do padrão alimentar na regulação endócrina e diferenças entre saciação e saciedade de acordo com os alimentos.
Gostaria de deixar claro que eu nenhum momento eu duvido da eficácia da dieta A ou B, mas ao mesmo tempo frequentemente não concordo com a linha de argumentação.
Em tempo, procuro maneirar nos carboidratos.


Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:

 
Low-carb não é fórmula mágica. Claro que existe entre os que recomendam low-carb os que "pregam" como se fosse fórmula mágica (assim como tem vários que fazem a mesm coisa do outro lado, do lado high-carb -- por exemplo, o Dr. Oz). Mas basta ler um capítulo do livro do Taubes ou um post do blog do Dr. José Carlos para ver que tem gente séria que defende low-carb.

Sobre a última frase, todo mundo que não se cuida acha que quem se cuida é maluco. Você já deve estar acostumado com isso.


A maioria das dietas propostas como mais eficientes tem um problema sério que é a manutenção da mesma no cotidiano. Pra mim o que se tem de melhor em dieta para perder peso é o que os fisioculturistas fazem em época de "cutting", mas todos sabemos que não dá pra passar a vida comendo filé de frango e batata cozidos sem óleo e sem sal (fora o suco). Não por a caso o meio médico respalda pouquíssimas dietas.


Editado por IDatti - 02 Jan 2013 as 13:17
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 13:29
Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:


Se todo mundo precisasse estudar anos e anos qualquer assunto para fazer qualquer coisa, ficaríamos parados. Por exemplo, existem papers e mais papers, teses, sobre redes sociais. Mesmo ser ler toda essa literatura, todo mundo usa.

Como leigo, estou suficientemente satisfeito com as explicações que leio em alguns lugares (mesmo não científicos). E já foi o suficiente para mudar minha alimentação e resolver meu principal problema (que não era obesidade):

http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/12/dieta-low-carb-e-minhas-dores-de-cabeca.html

Pelos comentários que leio em posts em blogs, o mesmo vale para várias outras pessoas.
Claro, são anedotas. Mas o começo de boa ciência é muitas vezes uma coleção de anedotas.
a cascata bioquímica energética é uma coisa extremamente complexa, cheia de feed-backs positivos e negativos, certamente não totalmente elucidada e muitas vezes não considera o efeito fisiológico fora da cascata. Obviamente para discutirmos em nível de fórum de ciclismo não é necessário tanto conhecimento, mas para tentar defender essa ou aquela dieta é preciso anos e anos até começar a entender o que se passa, sem nunca esquecer que ainda tem coisa que não descobrimos.

Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:


E a Medicina Baseada em Evidências também sofre com alguns problemas. Sugiro assistir as palestras e ler os livros de Ben Goldacre. Um exemplo:
http://www.ted.com/talks/ben_goldacre_battling_bad_science.html

conheço relativamente bem os problemas que a medicina baseada em evidências apresenta, por isso é importante ter capacidade de avaliar artigos, conhecer quem escreve e saber que interesses eles defendem, mas é o que temos disponível de melhor para a prática da medicina atualmente, desacreditá-la é retroceder no cuidado oferecido ao paciente. Por isso para um artigo/RS/meta ter impacto na comunidade científica é avaliado e retestado diversas vezes, e algumas entidades como a cochrane vigiam o processo científico de ponta a ponta
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 13:33
um adendo...
nunca fui atrás de estudar o que seria a melhor dieta para a melhora do desempenho esportivo, imagino até que ela seja bem variável de esporte para a esporte, a via energética de um levantador olímpico é bem diferente da de um fundista, então abrem-se mais uma porção de variáveis a ser consideradas.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 13:48
Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:


Engraçado, você coloca um monte de link do Wikipedia, de blog e até de estudos mesmo, mas não quer acreditar em coisas que já estão mais que provadas.


Marino, eu sou da Computação. Eu acho a Wikipédia o máximo Big smile!
Sei que tem muito artigo ruim por lá, mas em geral eles colocam links.
No caso da entrada que citei, tem os links para os artigos.
Portanto, não vejo problema nenhum em, no nosso contexto, citar a Wikipédia.




O problema não é usar o Wikipedia, o problema é achar que o que se aprendeu em uma faculdade de medicina ou de nutrição é mentira, que veio do nada, que é invenção, que está tudo errado.

Eu parei por aqui!
Voltar ao Topo
arthursoares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthursoares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 14:05
Pulando no bonde andando, mas passei os dois últimos anos buscando bastante sobre as dietas paleolíticas, low-carb, high-fat e ketogênicas..

Alguns pontos de partida muito interessantes para esclarecer algumas coisas:


Livro sobre os mitos e verdades (tem bastante bibliografia científica suportando)
http://www.amazon.com/Good-Calories-Bad-Controversial-Science/dp/1400033462/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1357142466&sr=8-1&keywords=good+calories+bad+calories

Guia rápido de Carbs
https://docs.google.com/spreadsheet/lv?key=0Ah8MbmZepQxWdGo4bnB2QmxxMUlmTzZUTXYzMURRLWc&toomany=true#gid=0

Dois blogs de médicos sobre o assunto
http://www.dietdoctor.com/lchf
http://eatingacademy.com/

e um outro bem cabeçudo sobre a química e processos orgânicos da ketóse
http://josepharcita.blogspot.co.uk/2011/03/guide-to-ketosis.html


Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 14:17
Originalmente postado por arthursoares arthursoares escreveu:

Pulando no bonde andando, mas passei os dois últimos anos buscando bastante sobre as dietas paleolíticas, low-carb, high-fat e ketogênicas..

Alguns pontos de partida muito interessantes para esclarecer algumas coisas:


Livro sobre os mitos e verdades (tem bastante bibliografia científica suportando)
http://www.amazon.com/Good-Calories-Bad-Controversial-Science/dp/1400033462/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1357142466&sr=8-1&keywords=good+calories+bad+calories

Guia rápido de Carbs
https://docs.google.com/spreadsheet/lv?key=0Ah8MbmZepQxWdGo4bnB2QmxxMUlmTzZUTXYzMURRLWc&toomany=true#gid=0

Dois blogs de médicos sobre o assunto
http://www.dietdoctor.com/lchf
http://eatingacademy.com/

e um outro bem cabeçudo sobre a química e processos orgânicos da ketóse
http://josepharcita.blogspot.co.uk/2011/03/guide-to-ketosis.html




Arthur, quais suas conclusões sobre essas dietas depois desse tempo buscando se informar?

Voltar ao Topo
arthursoares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthursoares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 14:28
Ravell, 

fiz o regime ketogênico (60%gordura, 35%proteína, 5%fibras) por aproximadamente 08 meses. Fez bastante diferença pra mim, perdi 14Kg, minha pressão baixou e níveis de colesterol melhoraram.

A grande dificuldade é manter o regime em âmbitos sociais. Lanchinho, restaurante, ir à casa de alguém, barzinho etc.. é sempre um inferno. No trabalho, cansei de trazer latas de atum, queijo, etc… para poder comer. Juntando com o ciclismo, acaba sendo uma coisa muito taxativa. Tentando simplificar, o ciclismo já nos deixa um pouco alienados dos hábitos "comuns" (deixar de sair na sexta pra barzinho até tarde por causa do pedal no sábado de manhã), acontece a mesma coisa com a comida. Você vai ser o diferente e com exceções.

Uma das coisas impressionantes que notei durante o período que fiz o regime foi a ausência de  letargia após o almoço. Juro, poderia comer quanto fosse de gordura/proteína e não ficava lesado como quando como um prato de arroz.

No final das contas, acabei trazendo muito dos conceitos do regime para minha dieta habitual. Reduzi demais o consumo de carboidratos diariamente.

Pretendo esse ano voltar mais sério com o regime e tentar achar melhor o equilíbrio com os treinos (talvez quando tiver pedais com muita intensidade em Z4/Z5, sempre auxiliar com o gelzinho)


Voltar ao Topo
brunospimenta Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:661
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunospimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 14:36
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Se for levar em consideração que gordura animal é boa só de bicho alimentado no pasto, orgânico e etc, podem esquecer, pois todo gado é alimentado com ração para engordar mais rápido. Não tem fazendeiro que trate só no capim, pois demora muito para engordar e a demanda é grande por carne, interna e externamente. Isto quando não recebem uns dopings para dar aquela aceleradinha básica.
 
Marco, na verdade tem muito fazendeiro fazendo isso e até pouco tempo atrás 90% do gado no Brasil era criado a pasto, depois que iniciaram os confinamentos que utilizam grande quantidade de ração e suplementos. Existe o boi verde, criado a pasto, e o boi orgãnico, criado sob condições especiais. A carne brasileira não é uma das melhores do mundo e não se utiliza doping. Na questão do frango, ao contrário, você deve ter reparado que o frango industrial tem apresentando muita gordura, isso é resultado da genética e da alimentação baseada em um enorme quantidade de grãos, portanto, muito energética.
Voltar ao Topo
brunospimenta Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:661
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunospimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 14:39
Ravell, a dieta paleolítica não é sinônimo da dieta chamado Low Carb, apesar de ser low carb.
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 14:43
Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

Ravell, a dieta paleolítica não é sinônimo da dieta chamado Low Carb, apesar de ser low carb.


Entendi...no meu caso estou particularmente interessado em iniciar a Low Carb para testes...comecei esta semana algumas mudanças mas vou começar mesmo no final de semana qdo for fazer mercado.
Voltar ao Topo
Baka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 15:26
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Originalmente postado por Baka Baka escreveu:


Ravell, seu post tá rendendo! Clap


:D e pelo jeito com ótimas contribuições. O Adolfo mesmo, tem doutorado em computação, ou seja, de artigo científico, estudos, evidências, ele entende bem e tem exposto aqui várias fontes.

O que acho que devemos fazer é tentar abstrair um pouco do conceito de nutrição que hj é tido como o mais aceito, para tentar analisar de forma imparcial e aí sim poder emitir algum parecer.

Concordo que existem várias dietas "milagrosas", mas pelo que tenho lido, a Low-Carb não se enquadra nesse perfil, pelo menos nesses artigos citados neste tópico pelo Adolfo.

Concordo com a ideia de abstrair um pouco, mas apenas trocaria a palavra "nutrição" por "dieta". A verdade é que, até hoje, poucos conceitos mudaram a respeito de nutrição, mas muito se especula e muito se fala sobre dietas. Pra mim é muito válido a gente discutir sobre dietas novas e tentar buscar o que há de melhor dentro das várias disponíveis, de acordo com o objetivo pessoal a ser alcançado e as limitações fisiológicas de cada indivíduo.
Acho que o importante é a pessoas ser saudável, e conseguir se manter saudável dentro de seu objetivo (perda/ganho de peso, melhora no desempenho esportivo, etc). Isso sim, é uma coisa difícil! 

Também acho que a dieta Low-carb talvez não seja uma das milagrosas, mas existem sim muitas lacunas e afirmações equivocadas, principalmente no que é utilizado como argumento sobre o por que utilizar esta dieta. 
Muito do que é dito sobre as gorduram que devem ser utilizadas, sobre os motivos para não ingerir muitos carboidratos e sobre os problemas causados por estes, só pra citar alguns exemplos, parecem um pouco absurdos para pessoas que entendem um pouquinho de fisiologia humana e/ou animal.

E confesso que preciso estudar mais sobre como este tipo de dieta impactaria a vida de pessoas saudáveis que praticam ciclismo, por exemplo. Como o aumento de ingestão de gordura, saturada ou não, impactaria na função hepática? E o índice glicêmico no treino, como fica? E me parece que a diminuição da ingesta de lípides, algumas vezes, está associada com o aumento da ingestão de proteínas. Será que o incremento calórico gerado pela degradação dessas proteínas não afetaria o desempenho? (isso sem contar o aumento no gasto financeiro rsrs)

Enfim, muita coisa legal ainda pra ser discutida Wink





Editado por Baka - 02 Jan 2013 as 15:28
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2013 as 21:38
Essa matéria que saiu na Nature pelo Gary Taubes é muito interessante:
http://www.nature.com/news/treat-obesity-as-physiology-not-physics-1.12014?nc=1355489606053
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 00:20
Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:


Como leigo, estou suficientemente satisfeito com as explicações que leio em alguns lugares (mesmo não científicos). E já foi o suficiente para mudar minha alimentação e resolver meu principal problema (que não era obesidade):

http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/12/dieta-low-carb-e-minhas-dores-de-cabeca.html

Pelos comentários que leio em posts em blogs, o mesmo vale para várias outras pessoas.
Claro, são anedotas. Mas o começo de boa ciência é muitas vezes uma coleção de anedotas.

ótima autocitação (de um não especialista) para defender o próprio ponto de vista.
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 10:10
Pô IDatti olha o contexto que ele citou o blog dele né... =/
Voltar ao Topo
arthursoares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arthursoares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2013 as 18:16
Cada vez mais a mídia está acordando para os malefícios do excesso de açúcar na alimentação moderna.... Só mais dois adendos à respeito de açúcar

http://qz.com/40177/big-food-companies-should-start-to-worry-about-tobacco-like-lawsuits/
e
http://www.therealbears.org/
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 16:31
Não li tudo ou não entendi bem.
Explica o lance da gordura. Acidos graxos são benvindos sempre, não é novidade, quais sejam, Azeite, oleo de castanhas, de coco (tb esse?) oleo de abacate. Já Saturada sempre foi condenada.
Não é mais?
Cereais e Vegetais nunca ouvi falar mal. Estao condenados agora?
Voltar ao Topo
Baka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 20:15
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Não li tudo ou não entendi bem.
Explica o lance da gordura. Acidos graxos são benvindos sempre, não é novidade, quais sejam, Azeite, oleo de castanhas, de coco (tb esse?) oleo de abacate. Já Saturada sempre foi condenada.
Não é mais?
Cereais e Vegetais nunca ouvi falar mal. Estao condenados agora?


Match, não é que os carboidratos, de cereais e vegetais, estão condenados agora. Existe uma tipo de dieta que preconiza a diminuição acentuada da ingesta de carboidratos e a substituição da energia vinda deste pela energia de gorduras. Não quer dizer que seja certou ou errado, só é uma outra linha de pensamento. 

A gordura saturada, de certo modo, continua sendo "condenada", mas existe muitos estudos que afirmam que possivelmente ela não faz tanto mal quanto se achava. 

Quanto as gorduras de origem vegetal, elas são bem vindas, mas a dieta de baixa ingesta de carbs indica que não são todas que devem ser ingeridas. 
Cada linha de pensamento usa argumentos a seu favor. E como são muitas linhas de pensamento, é bom dar uma lida no tópico todo porque a discussão foi longa Smile
Voltar ao Topo
Gandalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2012
Garopaba
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gandalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 23:49
Olha, a discussão é interessante, algumas coisas fazem sentido.

Mas, a low-carb não funcionou pra mim e posso dizer com tranquilidade que tentei. 
Perdi gordura, fato, mas com custo alto: Perdi massa magra e perdi muito o rendimento nos treinos, estou tendo uma boa dificuldade para colocar o metabolismo no jeito novamente. Literalmente me desorganizou hormonalmente e tanto a nutricionista esportiva, quanto o médico esportivo (ambos os quais considero competentes) disseram que é uma boa dieta para queimar gordura, mas o custo é alto.

E, não fiz nada de zero carboidratos como a Atkins, somente baixei bastante a carbo como fonte de calorias e recorri à proteína e à gordura como fontes calóricas principais.

Fui à nutricionista esta semana, especializada em esportes, ela mesma atleta. Resultado: de volta aos carbos dando prioridade aos de baixo I.G. e controlando a quantidade. 

Sentindo-me muito melhor!!!

Não desacredito totalmente na ideia do low-carb, mas faria ela novamente apenas para "chocar" o corpo e por no máximo duas semanas.
Acredito que algumas pessoas possam se adaptar melhor, mas como toda fórmula que tenta tratar de humanos, não dá para colocar todos no mesmo "pacotão" e dizer que é boa para 100%. Para mim foi válida apenas como experiência.
D.R.BRANCO
(a)suldooceano
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 11:25
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:


(2) As evidências pró-dieta mediterrânea são constestadas pelo Gary Taubes em Good Calories, Bad Calories. Parece que ela não é tão boa assim como dizem.



O que que não é bom em uma dieta mediterrânea?


Ela pode até não ser o máximo da eficiência na questão do emagrecimento, embora possa ser usada para tal motivo, mas daí a não ser saudável...

 
 
To com meu fratello. A evidencia da dieta mediterranea é bem maior do que o cupim do Zebu. Só descobiu-se a dieta mediterranea, pq estranhamente PTeses, Esponhois, i fratelli, etc infartam menos que outras populacões mas comem gordura (azeite) e bebem (vinho). Esse é o famoso "paradoxo" mediterraneo e a partir dai se começaram a estudar propriedades de flavonoides, gorudra boa, etc, etc..


Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 11:31

trabalho na industra farmaceutica, estudos clinicos sao parte do meu dia a dia.

ha sempre controvérsia, mesmo em assuntos muito mais objetivos como por exemplo: Paracetamo vs Dipirona vs Ibuprofeno como anti-pirético.

Ao ponto do que um professor da UFPR (não lembro o nome) contesta na verdade a medicina baseada em evidencia.

Segundo ele os médicos não lêem os artigos inteiros e originais e os abstracts são sempre parciais e podem levar a conclusões erradas e consolidar praticas absurdas (nem vou mencionar quais, mas creiam seus médicos muitas vezes não sabem o que estão prescrevendo).

Meu ponto sendo, o negócio é bom senso e muito pensamento critico em relaçao a quem publica livros com “grandes descobertas”, como alias já foi mencionado por alguém.

 


Editado por Worf - 09 Jan 2013 as 11:46
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 11:36
Originalmente postado por Baka Baka escreveu:

Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

E eu que sou vegetariano vou minguar então..

Você está fadado a morte lenta e dolorosa kkkkkkkkk

Pronto, seremos dois então. Bem alimentados que vão minguar, e fadados a uma morte lenta e dolorosa... rs LOL
 
E os Hinus entao?? Uns 1,5 bilhao de vegetarianos no mundo ha geraçoes...
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 11:45
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Se for levar em consideração que gordura animal é boa só de bicho alimentado no pasto, orgânico e etc, podem esquecer, pois todo gado é alimentado com ração para engordar mais rápido. Não tem fazendeiro que trate só no capim, pois demora muito para engordar e a demanda é grande por carne, interna e externamente. Isto quando não recebem uns dopings para dar aquela aceleradinha básica.
 
Exato. E como sempre digo para a patroa: Alface organico? Vou me surpreender o dia que vc disser que é sintético...LOLLOL
 
PS- as mortes por contaminaçao alimentar na europa ha uns 2 anos ocorreram graças a pepinos "organicos"
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 11:59
Originalmente postado por IDatti IDatti escreveu:

Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:


Se todo mundo precisasse estudar anos e anos qualquer assunto para fazer qualquer coisa, ficaríamos parados. Por exemplo, existem papers e mais papers, teses, sobre redes sociais. Mesmo ser ler toda essa literatura, todo mundo usa.

Como leigo, estou suficientemente satisfeito com as explicações que leio em alguns lugares (mesmo não científicos). E já foi o suficiente para mudar minha alimentação e resolver meu principal problema (que não era obesidade):

http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/12/dieta-low-carb-e-minhas-dores-de-cabeca.html

Pelos comentários que leio em posts em blogs, o mesmo vale para várias outras pessoas.
Claro, são anedotas. Mas o começo de boa ciência é muitas vezes uma coleção de anedotas.
a cascata bioquímica energética é uma coisa extremamente complexa, cheia de feed-backs positivos e negativos, certamente não totalmente elucidada e muitas vezes não considera o efeito fisiológico fora da cascata. Obviamente para discutirmos em nível de fórum de ciclismo não é necessário tanto conhecimento, mas para tentar defender essa ou aquela dieta é preciso anos e anos até começar a entender o que se passa, sem nunca esquecer que ainda tem coisa que não descobrimos.

Originalmente postado por adolfont adolfont escreveu:


E a Medicina Baseada em Evidências também sofre com alguns problemas. Sugiro assistir as palestras e ler os livros de Ben Goldacre. Um exemplo:
http://www.ted.com/talks/ben_goldacre_battling_bad_science.html

conheço relativamente bem os problemas que a medicina baseada em evidências apresenta, por isso é importante ter capacidade de avaliar artigos, conhecer quem escreve e saber que interesses eles defendem, mas é o que temos disponível de melhor para a prática da medicina atualmente, desacreditá-la é retroceder no cuidado oferecido ao paciente. Por isso para um artigo/RS/meta ter impacto na comunidade científica é avaliado e retestado diversas vezes, e algumas entidades como a cochrane vigiam o processo científico de ponta a ponta
 
Recomendo a todos a leitura do livro: "A assutadora história da medicina" de um velho médico e pesquisador ingles.  Muito interessante mesmo e faz um interessante dialogo com o post do colega.
 
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 12:04

Mas no hinduísmo não se come a vaca... come-se outros tipos de carnes, peixes e aves. Mas como a dieta é rica em vegetais e grãos acaba-se passando a ideia de que é vegetariana. Ocorre que em alguns dias específicos eles fazem dietas vegetarianas como forma de elevar o espírito (respeitando as formas de vida).

 

Voltar ao Topo
Worf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Vinhedo
Offline
Mensagens:684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Worf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 12:27
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Mas no hinduísmo não se come a vaca... come-se outros tipos de carnes, peixes e aves. Mas como a dieta é rica em vegetais e grãos acaba-se passando a ideia de que é vegetariana. Ocorre que em alguns dias específicos eles fazem dietas vegetarianas como forma de elevar o espírito (respeitando as formas de vida).

 

 
De fato, ha varios tipos de hinduistas.
tenho mais de  20 (no duro, e é duro mesmo...rsrsr) viagens a india no CV.
Nem todos estritamente veggies, mas alguns, como os Jainistas, tao radicais que nao comem sequer batatas ou qualquer vegetal que tenha de ser extraido do solo. 
Curiosamente alguns tipos de hindusitas se dizem estritamente vegetarianos mas comem peixe.
E a India de fato, nao tem só hinduistas, ha até catolicos (Portugal ocupou Goa até 1975) que tbm comem carne de vaca. Mas acho que meu nr de 1,5 bi de veggies deve ser perto da realidade.   
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 12:50

me corrija worf mas o que sabia de estudos de teologia é que algumas castas mais "elevadas" não comiam carne de mamíferos e que alguns animais eram considerados no mesmo nível de alguns vegetais (ex. peixe = batata).  A população da Índia é de 1,2bilhões dai creio que 1.5bi deve ser um pouco exagerado. Dados oficiais dão que 24% da população da Índia passa algum tipo de desnutrição.

E eu continuo com os fratelli.

Voltar ao Topo
Luz Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2010
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2013 as 13:59
Sim... é tudo errado!

N precisamos de carne, n precisamos leite... enfim.... TUDO PAPO FURADO....

Vou apreciar o tópico enquanto como meu pacotinho de BOLACHAS recheadas passa-tempo... pq é BOLACHA e não biscoito!

Ta tudo errado!
Quem pensa igual aos outros não faz nada de diferente... DIFERENCIE-SE!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X