Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Alternativa "barata" ao XX1...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Alternativa "barata" ao XX1...

 Responder Página  <1 59606162>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2019 as 15:51
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Um detalhe, microspline não é um padrão aberto.
A Shimano está licenciando a conta gotas, e talvez nunca licencie para concorrentes como SRAM, Sunrace, etc


é um risco: a SRAM fez patente aberta pra logo se tornar padrão no mercado, com um zilhão de fabricantes de cubos e cassetes neste padrão.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2019 as 13:56
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 13:23
Desisti de esperar sair um cassete 11v barato pra cubos XD, e de que caso saia a versão 11v do cassete relatado abaixo, ter que arriscar fazer meus câmbios 11v trabalharem em 50 dentes e não funcionar direito.

Comprei dois kits SLX 12v e 2 cassetes Sunshine 9.50 de 12v 
Esses cassetes são pro padrão xD, que apostei no passado que seriam "o futuro" porém até hoje os cassetes XD de 11v são caros.

Esses Sunshine 9.50 custam coisa de 250 reais cada. São um pouco pesados, uns 530g, mas pelo range que tem acho que vale caregar esse peso a mais. 

Vamos ver no que dá....

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 13:27


12Speed 9-50T

9-11-13-15-18-22-24-28-32-36-42-50 Color:Black Weight:537g 1-11 teeth Ultra high strength steel, hardness 680HV 12 teeth 7075 aluminum alloy, hardness 170HV


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 16:38
Caramba... Esse daí ganha em range da relação 2x20 tradicional!

Se fosse 9-52 iria ganhar até de algumas gambiarras, kkkkk

E o pretinho não tá caro assim não...

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:



12Speed 9-50T

9-11-13-15-18-22-24-28-32-36-42-50 Color:Black Weight:537g 1-11 teeth Ultra high strength steel, hardness 680HV 12 teeth 7075 aluminum alloy, hardness 170HV


meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 18:01

A sequência 18-22-24 achei bem estranha e fui conferir com o equivalente da ZTTO e é lógico:

Ztto final mtb 12 velocidade 9-50 t ult xd cassete arco-íris
XD Compatível
9-11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 18:11
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


A sequência 18-22-24 achei bem estranha e fui conferir com o equivalente da ZTTO e é lógico:

Ztto final mtb 12 velocidade 9-50 t ult xd cassete arco-íris
XD Compatível
9-11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50



isso, também achei esquisito. olhando o cassete n parece ter essa sequência aí. deve ter sido erro de digitação, quando chegar confirmo p vcs
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2019 as 13:50
Minha alternativa barata ao xx1 (ou ao Eagle, como queiram) foi comprar no Aliexpress contornando a bluecycles na verdade...

Inicialmente comprei esse cubo, e na época sequer pretendia fazer a conversão pra 12v:
https://s.click.aliexpress.com/e/lmYdIFZm
Reparem que o cubo é um clone mecânico dos DT240/350 (não sei exatamente qual), e logo começaram a aparecer núcleos compatíveis com os cubos DT... Escolhi um, arrisquei pois não sabia se casaria e comprei:
https://s.click.aliexpress.com/e/5Afb5VPE

Fiquei felizão em ver que tinha casado, só precisei de uma arruelinha extra de 0,3mm para garantir a folga perfeita entre as partes internas.

A partir daí eu criei coragem e pedi o semi-grupo XT M8100, composto de trocador e câmbio num pacote, mais cassete e corrente no outro:
https://s.click.aliexpress.com/e/DHQknvmu
https://s.click.aliexpress.com/e/FEjNAbr6
https://s.click.aliexpress.com/e/DRLD77zQ

Grupo chegou, montei com uma coroa Doval 16% que comprei no ML e aí começaram os problemas... A corrente Shimano não casa com o formato tradicional de dentes de coroas narrow-wide com ângulos retos, ela fica "trepando" por cima da coroa sem encaixar nos dentes...

Entre trocar de corrente e ajustar o formato dos dentes da coroa com uma lima, escolhi a segunda opção, em meia hora de trabalho a corrente encaixava perfeitamente na coroa!

Tive que colocar uma guia de corrente, que basicamente só toca na corrente nos dois maiores cassetes (45 e 51). Outro detalhe importante é que o alinhamento da gancheira é bastante crítico, é impossível fazer funcionar direito sem checar o alinhamento... O grupo XT M785 de 20v que eu usava é extremamente tolerante a desalinhamento, mas o de 12 é melindroso... Qualquer desvio e a corrente roça no cassete de cima, produzindo barulho e imprecisão nas trocas.

Hoje o grupo está perfeitamente alinhado, funcionando igual a um reloginho!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2019 as 15:08

Parabéns pelo relato, bom saber que existe alternativas para uso do cubo traseiro com Microspline.

Poderia mostrar fotos de como deve ficar a coroa NW para encaixar bem com a corrente da Shimano 12v ?
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2019 as 10:41
Então Furukawa... Não tem mistério, é só copiar o desenho das coroas de 12 da Shimano.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 08:29
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Então Furukawa... Não tem mistério, é só copiar o desenho das coroas de 12 da Shimano.

não sabia desse detalhe.

se usar uma corrente KMC de 12v teria o mesmo problema?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 12:26
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


não sabia desse detalhe.

se usar uma corrente KMC de 12v teria o mesmo problema?


Sem perigo, com outras correntes (Sram, KMC, etc) funciona normalmente...
O problema é só o encaixe da corrente Shimano em outro tipo de coroa narrow-wide! Inclusive eu vi um colega logista aqui com um SLX M7100 e coroa XT de 11v, aquela que NÃO É N/W...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 14:52
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


não sabia desse detalhe.

se usar uma corrente KMC de 12v teria o mesmo problema?


Sem perigo, com outras correntes (Sram, KMC, etc) funciona normalmente...
O problema é só o encaixe da corrente Shimano em outro tipo de coroa narrow-wide! Inclusive eu vi um colega logista aqui com um SLX M7100 e coroa XT de 11v, aquela que NÃO É N/W...

Eu tenho uma coroa dessa parada, pq toda hora caía a corrente com ela e abandonei... desisti dela.. quem sabe então ela funciona bem com corrente de 12v.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 22:48
Se for montar, usa Guia de corrente... no meu eu preferi usar!

Achei na KTM bike uma guia da Session num preço melhor que no mercado livre, kkkkkkk
Montei no lugar do câmbio dianteiro (direct mount e2) e ficou top demais...

Um detalhe que eu não sei se falei antes, usei uma coroa Doval 16%, ela é radicalmente oval, daí preferi usar a guia pra garantir corrente presa em todas as situações!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Admcn Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Admcn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 19:50
Fabio, boa noite. Gostei da sua solução. Se possível, peço sua ajuda.
Poderia me informar qual a medida e o passo da rosca interna do parafuso padrão de fixação do casssette? Saberia me dizer que macho eu usaria para fazer esta rosca interna?
Obrigado.
Voltar ao Topo
Admcn Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Admcn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 19:56
Originalmente postado por Fabiosp Fabiosp escreveu:

Boa tarde a todos, sou novo por aqui, e gostaria de compartilhar algumas experiências.

A respeito do novo cassete Sunrace 12V 10-50 (MZ91), comprei o dito cujo, sabendo que serviria apenas no cubo da Sunrace MX92. Então comprei com o objetivo de fixá-lo sobre um freehub padrão Shimano, com algumas modificações, comprei um freehub padrão shimano no ML, compatível com minhas rodas para a modificação.

1-Com auxilio de um torno mecânico, reduzi cerca de 2,5mm do comprimento total do frehub.
2- Peguei um parafuso padrão de fixação de cassete, rosquei no freehub, fiz o faceamento, reduzi o diâmetro externo para alocar o cog duplo de 10,12 dentes (ficou parecendo uma buchinha).
3- Depois, dentro do parafuso de fixação do cassete já modificado, no local do sextavado, abri uma rosca interna, para usar o parafuso que acompanha o cassete Sunrace.
4- Para poder soltar essa buchinha, em uma eventual manutenção dos rolamentos do freehub, acrescentei um rasgo na peça, para solta-la basta fixar uma chapa plana na morça, encaixar o frehub em cima e girar.
Segue abaixo  imagem para melhor entendimento.


  


Fabio, boa noite. Gostei da sua solução. Se possível, peço sua ajuda.
Poderia me informar qual a medida e o passo da rosca interna do parafuso padrão de fixação do casssette? Saberia me dizer que macho eu usaria para fazer esta rosca interna?
Obrigado.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2019 as 21:31
Curioso que esse sistema SunRace é essencialmente o sistema shark10t da one up...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 13:39
(post transplantado de outro tópico)

Atualizando, chegou meu grupo slx 1x12 do ali então vou comentar sobre.

Pra quem quer 1x, quer um range muito bom e um custo bastante baixo, hoje é necessário um grupo 12v. Não é por conta do escalonamento um pouco melhor que 11v, mas de como o mercado está hoje.

Os fabricantes de cassete chineses estão abandonando modelos 11v, e apostando nos 12v. Além disso, nenhum cambio 11v funciona perfeitamente como os 12v para cogs 50 dentes e acima (51 ou 52).
 É só colocar um câmbio 11 e 12 lado a lado pra entender o que estou falando.

Eu migrei de 11v XT pra 12V SLX por conta de ter aparecido um cassete 12v 9.50, encaixe XD, por cerca de 250 reais no aliexpress. Melhor custo benefício impossível. Não existe ainda um cassete 11v equivalente (existe só um modelo 9.50 mais leve que custa mais que o dobro desse 12v), e mesmo que existisse seria uma aposta comprar um desses pra funcionar com câmbios 11v, que não são projetados para 50 dentes. Alguns vão falar que "funciona perfeitamente", mas não to a fim de aborrecimentos no meio da trilha. Apareceu recentemente um cassete ZTTO 9.46 pra 11v, que seria lindo para substituir cassetes 11v sem ter que migrar pra 12v, mas o preço dele é até mais alto que o 9.50 de 12v mais leve. No preço dele dá quase pra comprar a relação 12v completa com o 9.50 barato.

Montando esse cassete xd 9-50 barato com shifter e cambio traseiro slx7100 e corrente KMC ficou um grupo excelente e muito barato. Pra mim é a melhor relação custo-benefício do momento e de quebra é a que tem maior range, com todos os componentes modernos. Pra tirar peso dela bastaria ir pra componentes XT, corrente mais leve, e pegar a versão mais refinada do cassete (pesa quase 200g a menos) só que sairia bem mais caro. Ainda assim prefiro uma relação dessas que um Eagle GX.

Devo pegar mais uma relação XT com esse mesmo cassete, já que no momento o preço está muito próxima ao SLX porém o XT é mais leve e tem alguns recursos a mais que eu gosto.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 14:51
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Atualizando, chegou meu grupo slx 1x12 do ali então vou comentar sobre.

Manda os links de onde vc está comprando.

Dúvida sincera: Será que perde muito do feeling do shimano 12V completo para uma solução igual a sua mais misturada?

Pergunto mais especificadamente sobre a corrente shimano com cassete shimano e a tal troca de marchas hyperglide. Me parece que vc ganha em range e custo na solução adotada, mas perde em "tecnologia mais nova".
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 15:03
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Atualizando, chegou meu grupo slx 1x12 do ali então vou comentar sobre.

Manda os links de onde vc está comprando.

Dúvida sincera: Será que perde muito do feeling do shimano 12V completo para uma solução igual a sua mais misturada?

Pergunto mais especificadamente sobre a corrente shimano com cassete shimano e a tal troca de marchas hyperglide. Me parece que vc ganha em range e custo na solução adotada, mas perde em "tecnologia mais nova".

realmente não sei. desconfio que seja um ganho marginal. é complicado avaliar isso, tem muita gente que tem uma relação sentimental com o jeito que a marcha passa, e se não for aquilo q ele espera com o barulinho de click q ele gosta, sai falando que tudo é um lixo. 
Tem a questão da durabilidade também, como é um cassete que saiu agora nem tem como saber, mas com os cogs maioria de aço creio que vai ser similar a um sunrace da vida, o que não é ruim.

eu não ligo tanto pra essa coisa sentimental, minha expectativa é que troque as marchas se enroscar. Nisso o saladão tá atendendo muito bem, melhor q o grupo sram x1 de 11 anterior que tava apresentando sinais de cansaço.

Se fosse migrar pra 100% shimano 12 pra ter essa experiência, o tanto que teria que desembolsar a mais pra desfrutar disso não valeria a pena nunca, por melhor que fosse.
Por exemplo, tenho 2 cubos novatec, um bontrager e um hope que pretendo dar esse upgrade. Teria q trocar o freehub de todos pra microspline, pra começar. Acho que a Hope já tem freehub, mas os outros não tem e nem sei se vão ter. 
Depois tem o lance das coroas diferentes, não sei se existe delas compatíveis com meus pedivelas (tenho um deore bcd104, um slx 11 bcd "retangular", e um sram direct mount) então teria q trocar todos os pedivelas pra ficar com o conjunto completo. Imagina o custo disso, mesmo que eu venda os pedivelas atuais.

Eu tento manter as coisas simples e baratas, tanto é que fiz esse upgrade de grupo pra 12v só por poder usar o cassete de china 9.52 de 270 reais nos cubos que já possuo, então foi a melhor saída no caso particular meu... se já tivesse um cubo microspline e um pedivela compatível optaria por shimano, afinal os cassetes 12v deles não são caros. Talvez se fosse montar uma bike do zero, também optaria pelo "grupo" completo, mas teria que analisar muito bem se valeria a pena ou não. Mas como é um upgrade vai ser saladão mesmo pra funcionar com o que já tenho. e tá rodando muito bem por enquanto, mas só fiz um pedal de 50km com o slx.

obs: comprei 2 kits cambio + shifter, 2 cassetes 9-50 e um cassete 11-51 sunrace, mas só chegaram os dois cassetes e um dos kits por enquanto.


Editado por TheLittle - 10 Jan 2020 as 15:22
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2020 as 16:44
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2020 as 05:40
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

os links:






Olá, TheLittle, tudo bem?

Tenho olhado com atenção essas combinações 11 e 12v

Mas.ms diga. Como é o funcionamento do grupo que montou? Pergunto em razao de uma resposta que outro forista deu no tópico Sram NX vs SLXm7100 onde ele diz que o único cassete que funciona bem é o Sram NX.

Abraços

Editado por TFHG - 18 Jan 2020 as 05:42
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
Renato.Macaeh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2020
Macaé-RJ
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renato.Macaeh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2020 as 19:57
Bom pessoal, sou novo aqui no Forum, mas já utilizei bastante pra tirar muitas dúvidas. Inclusive este tópico me foi muito útil!

Gostaria de deixar minha contribuição pro assunto.
Vejo que muita gente ainda tem cassetes de 11v como eu e quer uma solução de uma coroa, como eu.

Eu optei por realizar a mudança de 2x11 para 1x11 pois minha corrente soltava demais das duas coroas. Uma vez quase me acidentei pois a corrente saiu da coroa maior numa descida com velocidade muito alta, mas deu pra salvar.

Minha bike é uma Cannondale Scalpel Si 5 (full). Tinha um câmbio Xt Com coroas 26/36 na frente e um Sram Gx atrás com cassete sram 11-42.
Meu problema, como o de muitos, é que meu free hub é o convencional.

Bom, retirei o câmbio dianteiro com as duas cotas e coloquei um coroa Narrow Wide de 34T da Ictus.
Atrás eu coloquei um cassete XT M8000 de 11-46.
Pra compor o conjunto troquei a corrente por uma Sram PC X1.

Ficou demais! Perdi um pouco o range que tinha no 2x11, mas a bike ficou outra. Sinto mais confiança nas trocas, o câmbio Gx tá trabalhando muito bem. Não precisou de prolongador de gancheira.

Pro meu nível de pedal e trilhas que faço aqui em Macaé-RJ, o 11-46 tá atendendo. Tem uma ou outra subida que fica mais pesada.
Pensando nisso, no futuro tenho a opção de instalar o super Cog de 48T ou 50T.

Vi no mercado livre um conjunto com dois cogs de 50T e 18T, onde podem substituir os cogs de 17t e 19T.
Ficaria assim com range 11-50 de 11v. (11-13-15-18-21-24-28-32-37-46-50)

Acredito ser uma solução mais barata do que trocar o free hub pra XD ou Micro Spline, câmbio pra 12v e no meu caso possivelmente o cubo tb, já que não tenho certeza do que casa com as Cannondale sistema Si.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2020 as 12:29
Originalmente postado por Renato.Macaeh Renato.Macaeh escreveu:


Vi no mercado livre um conjunto com dois cogs de 50T e 18T, onde podem substituir os cogs de 17t e 19T.
Ficaria assim com range 11-50 de 11v. (11-13-15-18-21-24-28-32-37-46-50)


Eu acho ruim esta adaptação e o escalonamento também não é bom nos 3 maiores cogs 37-46-50 onde há uma grande variação de 24,3% na transição 37 para 46 e uma pequena de 8,7% da transição 46 para 50.

Além disso, usar um cog isolado de 50 pode amassar o núcleo da roda. Nos bons cassetes com cog maior de 50, os 3 ou 4 maiores cogs são montados numa aranha de alumínio para ter um melhor contato no núcleo da roda e assim evitar amassamentos.

Eu sugiro comprar um cassete Sunrace 11-50 11v cujo escalonamento é:

11-13-15-18-21-24-28-32-36-42-50

Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2020 as 14:54
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


Eu migrei de 11v XT pra 12V SLX por conta de ter aparecido um cassete 12v 9.50, encaixe XD, por cerca de 250 reais no aliexpress.


Achei esse cassete de 9-50 TB, e de fato é a melhor solução pra quem quer um grupo de 12v econômico!

Só fico na dúvida se não vale a pena pegar o XT ao invés do SLX... acho o trocador MUITO superior e no final, a diferença de custo é bem baixa.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2020 as 18:00

Eu também prefiro usar o trocador de marchas XT ao invés do SLX.

Para quem usa 1 coroa só, é muito bom o recurso do trocador XT de descer 2 marchas de uma vez (o SLX só desce 1 de cada vez).

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 10:49
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Eu também prefiro usar o trocador de marchas XT ao invés do SLX.

Para quem usa 1 coroa só, é muito bom o recurso do trocador XT de descer 2 marchas de uma vez (o SLX só desce 1 de cada vez).



Na linha Shimano sempre achei que o trocador dava mais diferença que o câmbio. Uma vez até li em algum site que era melhor lançarem uma bike toda XT, apenas com trocador XTR do que uma todo XT e apenas o câmbio XTR, mas, que infelizmente, era mais chamativo vender uma bike com o câmbio traseiro XTR do que com o passador.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 11:10
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


Eu migrei de 11v XT pra 12V SLX por conta de ter aparecido um cassete 12v 9.50, encaixe XD, por cerca de 250 reais no aliexpress.


Achei esse cassete de 9-50 TB, e de fato é a melhor solução pra quem quer um grupo de 12v econômico!

Só fico na dúvida se não vale a pena pegar o XT ao invés do SLX... acho o trocador MUITO superior e no final, a diferença de custo é bem baixa.

vale sim. hoje recomendo fazer isso, e faria isso se fosse comprar outro grupo.

não fiz por que na época dava uma diferença bem grande e como eu precisava 2 grupos o valor final ia alterar muito.

só uma observação, nos grupos de 11 tinha algum problema sério com os shifters XT, todos que tive e usei eram extremamente DUROS de passar. O SLX de 11 de um amigo era muito macio, assim como eram meus deore de 10 quando tinha.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 14:23
isso é verdade thelittle... O SLX sempre foi e sempre será mais macio que o XT/XTR basicamente por duas coisas:

Primeiro, o XT/XTR puxam 4 marchas pra cima de uma vez por dedada, ou seja, a alavanca tem uma relação realmente mais pesada...

Segundo, na hora de descer a ação também é diferente, o "instante release" é sim mais seco e duro.

Felizmente o SLX é tão bom quanto o XT, então basta que o sujeito escolha qual tipo de funcionamento mias lhe agrada e então optar pelo SLX ou XT!

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 14:55
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

isso é verdade thelittle... O SLX sempre foi e sempre será mais macio que o XT/XTR basicamente por duas coisas:

Primeiro, o XT/XTR puxam 4 marchas pra cima de uma vez por dedada, ou seja, a alavanca tem uma relação realmente mais pesada...

Segundo, na hora de descer a ação também é diferente, o "instante release" é sim mais seco e duro.

Felizmente o SLX é tão bom quanto o XT, então basta que o sujeito escolha qual tipo de funcionamento mias lhe agrada e então optar pelo SLX ou XT!


mas acho que era algo do XT, pois já tinha ouvido falar que xtr era bem macio também.. sei lá rs.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 16:40
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

isso é verdade thelittle... O SLX sempre foi e sempre será mais macio que o XT/XTR basicamente por duas coisas:

Primeiro, o XT/XTR puxam 4 marchas pra cima de uma vez por dedada, ou seja, a alavanca tem uma relação realmente mais pesada...

Segundo, na hora de descer a ação também é diferente, o "instante release" é sim mais seco e duro.

Felizmente o SLX é tão bom quanto o XT, então basta que o sujeito escolha qual tipo de funcionamento mias lhe agrada e então optar pelo SLX ou XT!




Eu achava que a relação do curso da alavanca para cada mudança era igual e só era multiplicada pelo número de mudanças que se queria de uma única vez.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 11:48
Então Fábio...

Pensa comigo - se o curso total de uma alavanca é um arco de 60 graus (só exemplo) cada marcha significa um arco de 20 graus no SLX e 15 no XT, e isso faz diferença...
A não ser é claro que o XT opere com os mesmos 20 graus por marcha, com um curso total de 80 graus - aí meu argumento cai.

Pra falar a verdade, eu sinto mais diferença pra descer a marcha do que pra subir, kkkkkk
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 12:30
Isso que não sei também, se o arco total do XT e XTR é maior por causa do multi release ou se cada marcha entra com menos graus.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 13:42
Tenho trocador SLX M7000 em uma bike e um XT M8000 em outra e acho o XT superior em tudo,inclusive é mais macio de acionar as alavancas.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 13:46
Eu tenho XT 11V e acho mais macio que Eagle X01 e GX. Até mais que o passador Deore 2x10.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 14:52
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Tenho trocador SLX M7000 em uma bike e um XT M8000 em outra e acho o XT superior em tudo,inclusive é mais macio de acionar as alavancas.

poxa então os 3 shifters m8000 q tive estão com problemas :(
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 14:59
Acho que é porque o seu, TheLittle, é do Aliexpress e o do Fábio veio na Specialized.
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 16:21
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Acho que é porque o seu, TheLittle, é do Aliexpress e o do Fábio veio na Specialized.
Vai ver que esqueceram de colocar a alma nos do Aliexpress. Specialized com certeza não se esquece disso, né?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 16:27
Minha antiga bike tinha passador SLX M7000 e câmbio XT M8000.
O NX Eagle é mais macio que ele, exige menos força pra subir a marcha para os cogs maiores. Não que seja bom ou ruim, só diferente mesmo.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2020 as 19:03
um amigo q comprou uma giant reign no canada reclamou da mesma coisa, precisava mta forca p subir marcha. eu mesmo ja tentei vários conduites e cabos diferentes e sempre foi duro o xt m8000. ja o x1 de 11, deore 10, slx de 12, todos muito macios
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 59606162>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X