Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Competições MTB e afins
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas competição Maratona
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas competição Maratona

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ciclomaniaco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Out 2012
são leopoldo
Offline
Mensagens:223
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ciclomaniaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas competição Maratona
    Postado: 23 Dez 2012 as 18:02
Boa tarde pessoal

estou voltando a pedalar depois de uns 4 anos sem andar nada. Comprei minha humilde SL70 em outubro e tenho tentado fazer treinos semanais de uns 30~40 km em asfalto, chão batido e alguma subidas medianas. Tenho tentado fazer uma parte do percurso para treino de base também.

Como pretendo iniciar nesta prox ano a participar das competições aqui da federação (RS) na modalidade maratona gostaria de dicas e sugestões para treino, preparação logística, e execução na prova. 

Acredito que participarei na categoria estreante e pelo que tenho visto as provas tem em torno de 32 a 55 km.

Pretendo comprar uma bike 29 e estou esperando a linha caloi elite 29. Poderei gastar em torno de R$ 3.000,00 ou um pouco a mais. Gostaria de pegar a Elite 30, mas se não der vou ficar com a 20. Já vi tb na centauro a GT Karakoran 2.0 que custa uns 2800 e eles fazem promoções por uns 2500. Valeria a pena, as 29 são boas para maratona?

Enfim, tudo é bem vindo. E claro que o pessoal que já participa pode me ajudar um pouco...

Meus dados:

altura 1,87m
tronco: 153,5
cavalo: 89cm
Bike atual: Soul Sl70 tamanho 21. Modificado apenas o banco para Fiziki Gobi.

Valeu
Voltar ao Topo
dfmonteiro20 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2010
PARAIBA
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dfmonteiro20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2013 as 10:03
Boa sorte no retorno ao pedal, sucesso no retorno ao MTB
Voltar ao Topo
hugosouto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2012
Princesa Isabel
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugosouto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2013 as 22:30
Aê, parceiro!

Primeiramente, quanto à bike, estava voltando a pedalar peguei uma realmente humilde Cannondale F7 2010, grupo Alívio e suspa Gila Pro, bem simples. Pouco tempo depois surgiu aqui a 2ª Maratona Cabra da Peste, aqui na Paraíba, prova de XCM com percursos de 50 e 90 km. Eu sem noção nenhuma de competição me coloquei na categoria principal, bixo, porque tirei apenas pela quilometragem, pelas minhas pedaladas que davam próximas de 90 km. O pró é que eu fazia com paradas, me alimentando e pah... Quando chegou lá na hora atrasou 3 horas a largada, fiquei logo pra trás, meu alívio traseiro desregulou e perdi logo umas 3 relações. Resultado foi que nos 45 km de prova deu uma mistura de tontura com raiva, aí abortei a missão.

Daí fiquei doido pra trocar equipamento e voltar a treinar feito doido. Tava atrás de 29 também, aí fiquei na espera da Caloi Elite 30 também, mas como as previsões não estavam muito boas, me fechei na Karakoram 2.0... Mas aí como não tinha mais meu tamanho, acabei com a Rocky Mountain Trailhead 29, comprada pela Netshoes.  http://www.netshoes.com.br/produto/898-0003 - http://www.netshoes.com.br/produto/898-0003
Infelizmente, acho que ela não tem pro seu tamanho, bixo, por que depois que paguei os 4 pila por ela tive o desgosto de vê-la por 3.519,00 agora. 

Mas enfim, to de bobeira com o rodão. Outro mundo. Até na subida achei incomparável. Dia 1º subi uma serra aqui perto com de desnível 525 m em 6,25 km pela sem parar e num ritmo bem melhor que com a 26. To sentindo o peso de giro, mas porque tá com câmara e fita anti-furo. Depois de um tubeless deve ficar perfeito.
Voltar ao Topo
dfmonteiro20 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2010
PARAIBA
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dfmonteiro20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2013 as 12:02
Aí Hugo sou da Paraíba Também e participei da maratona cabra da peste, tive problema com a bike no inicio da prova, e depois comecei uma rcuperação fantástica, terminei em 6º na geral, qualquer dias nos encontramos nas trilhas, bons treinos...
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2013 as 15:36
Desenterrando e aproveitando o tópico pra tirar umas dúvidas...

Começando pelo aquecimento e pela largada:
- quantos minutos de aquecimento seria o ideal?
- E qual a relação ideal usar na hora da largada? Tava pensando numa leve pra acelerar rápido..
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
tarci.jr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 22 Mar 2013
Brasil
Offline
Mensagens:824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2013 as 11:25
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Desenterrando e aproveitando o tópico pra tirar umas dúvidas...

Começando pelo aquecimento e pela largada:
- quantos minutos de aquecimento seria o ideal?
- E qual a relação ideal usar na hora da largada? Tava pensando numa leve pra acelerar rápido..

Vou lher dar uma boa dica de aquecimento ..... 
Vc vai precisar de uma Frequencímetro, começa a pedalar, fazendo largadas e tal, e faz uma média dos FC durante este periodo.
O ideal é você começar a prova na FC proxima aquela que você estabiliza neste periodo, deste modo seus musculos, sistemas energeticos e outros fatores relevantes estarão prepararados e adaptados antes, aumentando seu rendimento.


Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2013 as 18:10
Sim, estou providenciando um monitor de frequência. Mas, a média será influenciada pela quantidade de medições e, portanto, pelo tempo. No fim, a dúvida fica: quanto tempo de aquecimento antes da largada é o ideal?
 
E a melhor relação pra largada?
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
tarci.jr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 22 Mar 2013
Brasil
Offline
Mensagens:824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2013 as 18:29
aquece minutos antes da prova ... até atingir o FC necessaria ..
As fontes energetica de ATP fosforo creatina demoram cerca de 45 segundos para se recuperarem, então fica sussa que não vai atrapalhar no desempenho na hora da prova.
Desta forma vc prepara seu corpo (muscular,psicologico,neural) para tal momento.
Voltar ao Topo
escalada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2010
Rio
Offline
Mensagens:126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar escalada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2013 as 19:18
30min.
Voltar ao Topo
Edgardigao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2011
Guaxupé - MG
Offline
Mensagens:333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edgardigao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2013 as 20:42
Também tenho a dúvida do colega acima! Nas maratonas MTB, qual a melhor relação de largada, giro leve ou pesado?

Outra dúvida, não seria melhor largar devagar e não no tiro assim como faz o pessoal das roads? Como a prova é muito longa acredito que largar como um louco só vai fazer o cara ter um ataque cardíaco no começo. uhauhahuhauhua
Voltar ao Topo
biaggio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2009
Interior/SP
Offline
Mensagens:520
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar biaggio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2013 as 23:28
Pessoal, vocês estao fazendo perguntas genéricas que dependem completamente do condicionamento físico de cada um.
Esse tópico é muito legal: http://www.pedal.com.br/forum/vou-parar_topic23483_page2.html
Sobre a relação de largada, tem que ser leve porque a rotação ideal fica entre 80 e 100
Aquecer antes da prova é muito bom. Pode ser usando um rolo fixo ou um alongamento.
Pagar um treinador é a melhor solução. A OCE (treine.net ) tem um planejamento muito bom. A Adriana Nascimento faz planilhas especificas pra cada aluno seu dependendo do objetivo que se quer chegar e por aí vai.
Saiba que sem um treinador a chance de lesão é maior e de desistir também.
Os exames de vocês estao em dia? Isso também é fundamental.
Treine e descanse com sabedoria, buscando sempre a sua saúde como meta.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 18:35
Vou tentar resumir então:
 
> Sobre a relação de largada: leve, pois a ideal é de 80 a 100.
 
> Sobre o tempo de aquecimento - dica 1: depende do condicionamento.
> Sobre o tempo de aquecimento - dica 2: tempo necessário (em minutos) até estar próximo da média da Frequência Cardíaca estabilizada no próprio aquecimento.
 
> Sobre o modo de aquecer - dica 1: rolo fixo ou alongamento.
> Sobre o modo de aquecer - dica 2: fazendo repetição de largadas, etc.
 
biaggio,
 
Ok. O ideal é um treinador... concordo. Ma$$$ às vezes pros iniciantes em competições, como eu, no começo simplesmente não rola.. bacanas as dicas do tópico que vc postou, mas podemos transplantar tudo ciclismo pro mountain?
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 19:40
Vou dar algumas dicas, simples rs...

Aquecimento: quando vou correr faço aquecimento a alguns metros da linha de largada, fico dando volta em círculo as vezes me distancio um pouco e dou um pequeno tiro "4 pedaladas fortes meia volta e + 4 pedaladas fortes" e vou fazendo isso até sentir que estou aquecido. 

Largada: depende do lugar que você está, normalmente no finalzinho do aquecimento coloco coroa do meio "34 dentes" e o traseiro mais ou menos no meio (acerto para que não fique muito leve), nunca saio com macha pesada, muitas vezes acontece aquele tumulto então uma marcha pesada pode te atrapalhar na arrancada.

Alimentação: nunca se esqueça da alimentação, isso sim é primordial... no meu caso:
- Acordo e tomo café normalmente
- Se um dia na sua vida for correr após o almoço, coma um macarrão com molho magro!
- Vou para corrida levandoGatorade GELADO, barra de cereal, carboidrato gel, água gelada e pera. Ao chegar como uma pera e tomo uma água. Depois de 1h30 de espera como uma barra de cereal e tomo o gatorade (como cereal a casa 1 hora e se demorar muito para começar como um paozinho de sal, batata, biscoito com suco de laranja "sempre tem isso por perto".

Durante a corrida: um sache de carboidrato líquido quando tiver 40min de prova e depois de 30 em 30min. 

O melhor é o GU, nada supera esse gel, se não tem dele compro o Exceed ou um da probiótica e por último o Carb Up.


Técnica milenar de subida de nível rs... 1 mês antes da corrida encho uma garrafinha com chumbo e um pouco de areia para não ficar batendo, coloco um suporte de alumínio barato na bike e nele amarro essa garrafinha com ajuda de uma câmara de ar, se tiver 2 suporte melhor assim você consegue levar o peso a água e a mochila de hidratação com tudo que tem direito.

Depois disso intensifico meus treinos, faltando 4 a 6 semanas passo a pedalar 4 ou 5 dias na semana, pedal pesado e de giro (normalmente chamo algum amigo que roda de speed para treinar e vou na mtb que vou usar para competir) nesses dias nada de passeio, teve dia que passei mal de fazer vomito + mantive lado a lado com a speed nas retas e tentei escapar nas subidas.


terça - giro no asfalto, eu na MTB X SPEED 
quarta - treino de subida
quinta - giro no asfalto, eu na MTB X SPEED
sábado - estradão 40km + subida
domingo - estradão/ trilha de pelo menos 70km todo tipo de terreno




Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
Edgardigao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2011
Guaxupé - MG
Offline
Mensagens:333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edgardigao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 07:55
Originalmente postado por eduardolourenco eduardolourenco escreveu:



Técnica milenar de subida de nível rs... 1 mês antes da corrida encho uma garrafinha com chumbo e um pouco de areia para não ficar batendo, coloco um suporte de alumínio barato na bike e nele amarro essa garrafinha com ajuda de uma câmara de ar, se tiver 2 suporte melhor assim você consegue levar o peso a água e a mochila de hidratação com tudo que tem direito.



Esta técnica foi a melhor que já li!!! rsrsrs
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2013 as 19:17
Originalmente postado por Edgardigao Edgardigao escreveu:

Originalmente postado por eduardolourenco eduardolourenco escreveu:



Técnica milenar de subida de nível rs... 1 mês antes da corrida encho uma garrafinha com chumbo e um pouco de areia para não ficar batendo, coloco um suporte de alumínio barato na bike e nele amarro essa garrafinha com ajuda de uma câmara de ar, se tiver 2 suporte melhor assim você consegue levar o peso a água e a mochila de hidratação com tudo que tem direito.



Esta técnica foi a melhor que já li!!! rsrsrs


Quando vi pela primeira vez achei pensei "isso nunca vai fazer diferença" depois que o cara passou a ganhar tudo que tinha aqui por perto resolvi aderir essa técnica rs...
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
tarci.jr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 22 Mar 2013
Brasil
Offline
Mensagens:824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarci.jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2013 as 21:01
técnica boa tambem é treinar subida com uma BARRA FORTE ... sem zueira.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2013 as 08:58
Originalmente postado por eduardolourenco eduardolourenco escreveu:

Originalmente postado por Edgardigao Edgardigao escreveu:

Originalmente postado por eduardolourenco eduardolourenco escreveu:



Técnica milenar de subida de nível rs... 1 mês antes da corrida encho uma garrafinha com chumbo e um pouco de areia para não ficar batendo, coloco um suporte de alumínio barato na bike e nele amarro essa garrafinha com ajuda de uma câmara de ar, se tiver 2 suporte melhor assim você consegue levar o peso a água e a mochila de hidratação com tudo que tem direito.



Esta técnica foi a melhor que já li!!! rsrsrs


Quando vi pela primeira vez achei pensei "isso nunca vai fazer diferença" depois que o cara passou a ganhar tudo que tinha aqui por perto resolvi aderir essa técnica rs...

Pode ter certeza absoluta que não foi por causa desta técnica que ele ganhou não hehe
Meus amores:

MTB: Vicini Fly Scandium - Full XT / XTR - Manitou Skareb - Everest XC - Shimano Pro Carbon - 9.8kg

ROAD: Kuota Kharma Full Carbon - Full Ultegra - Rodas Ultegra - Control Tech - 7.4kg
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2013 as 09:47
Continuando (meu cérebro só se organiza comparando), rsrs

> Sobre a relação de largada - dica 1: leve, pois a ideal é de 80 a 100.
Sobre a relação de largada - dica 2: coroa do meio "34 dentes" e o traseiro mais ou menos no meio, dependendo do posicionamento.
 
> Sobre o tempo de aquecimento - dica 1: depende do condicionamento.
> Sobre o tempo de aquecimento - dica 2: tempo necessário (em minutos) até estar próximo da média da Frequência Cardíaca estabilizada no próprio aquecimento.
 
> Sobre o modo de aquecer - dica 1: rolo fixo ou alongamento.
> Sobre o modo de aquecer - dica 2: fazendo repetição de largadas, etc.
Sobre o modo de aquecer - dica 3: volta em círculos perto da largada, com pequeno tiro "4 pedaladas fortes meia volta e + 4 pedaladas fortes", repetindo até se sentir aquecido.

Originalmente postado por Edgardigao Edgardigao escreveu:

 Outra dúvida, não seria melhor largar devagar e não no tiro assim como faz o pessoal das roads? Como a prova é muito longa acredito que largar como um louco só vai fazer o cara ter um ataque cardíaco no começo. uhauhahuhauhua

Na Copa do Mundo de MTB XCO todo mundo larga no tiro.. acho que é um bom parâmetro, e mesmo para as provas de XCM, pois quando chega a primeira subida e você está pra trás de muita gente, fica difícil negociar as ultrapassagens, perdendo muito tempo quando se compara a subir livre de gente na frente. Por isso que no treino a velocidade e o tempo é sempre melhor, não tem gente "atrapalhando" o percurso.

Originalmente postado por eduardolourenco eduardolourenco escreveu:

 Alimentação: nunca se esqueça da alimentação, isso sim é primordial... no meu caso:
- Acordo e tomo café normalmente
- Se um dia na sua vida for correr após o almoço, coma um macarrão com molho magro!
- Vou para corrida levandoGatorade GELADO, barra de cereal, carboidrato gel, água gelada e pera. Ao chegar como uma pera e tomo uma água. Depois de 1h30 de espera como uma barra de cereal e tomo o gatorade (como cereal a casa 1 hora e se demorar muito para começar como um paozinho de sal, batata, biscoito com suco de laranja "sempre tem isso por perto".

Durante a corrida: um sache de carboidrato líquido quando tiver 40min de prova e depois de 30 em 30min.  
O melhor é o GU, nada supera esse gel, se não tem dele compro o Exceed ou um da probiótica e por último o Carb Up. 

Valeu por acrescentar mais as dicas de alimentação.. 
Quanto à técnica milenar, rsrsrs, andei vendo que a única coisa realmente efetiva pra se ganhar alguma coisa é com treino medindo a potência (power meter). Inclusive os pros já deixaram de usar o frequencímetro como base pra treinos faz tempo, sendo este apenas uma referência complementar à medição da potência.

Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2013 as 13:14
Originalmente postado por FLIMA FLIMA escreveu:

Continuando (meu cérebro só se organiza comparando), rsrs

> Sobre a relação de largada - dica 1: leve, pois a ideal é de 80 a 100.
Sobre a relação de largada - dica 2: coroa do meio "34 dentes" e o traseiro mais ou menos no meio, dependendo do posicionamento.
 
> Sobre o tempo de aquecimento - dica 1: depende do condicionamento.
> Sobre o tempo de aquecimento - dica 2: tempo necessário (em minutos) até estar próximo da média da Frequência Cardíaca estabilizada no próprio aquecimento.
 
> Sobre o modo de aquecer - dica 1: rolo fixo ou alongamento.
> Sobre o modo de aquecer - dica 2: fazendo repetição de largadas, etc.
Sobre o modo de aquecer - dica 3: volta em círculos perto da largada, com pequeno tiro "4 pedaladas fortes meia volta e + 4 pedaladas fortes", repetindo até se sentir aquecido.

Originalmente postado por Edgardigao Edgardigao escreveu:

 Outra dúvida, não seria melhor largar devagar e não no tiro assim como faz o pessoal das roads? Como a prova é muito longa acredito que largar como um louco só vai fazer o cara ter um ataque cardíaco no começo. uhauhahuhauhua

Na Copa do Mundo de MTB XCO todo mundo larga no tiro.. acho que é um bom parâmetro, e mesmo para as provas de XCM, pois quando chega a primeira subida e você está pra trás de muita gente, fica difícil negociar as ultrapassagens, perdendo muito tempo quando se compara a subir livre de gente na frente. Por isso que no treino a velocidade e o tempo é sempre melhor, não tem gente "atrapalhando" o percurso.

Originalmente postado por eduardolourenco eduardolourenco escreveu:

 Alimentação: nunca se esqueça da alimentação, isso sim é primordial... no meu caso:
- Acordo e tomo café normalmente
- Se um dia na sua vida for correr após o almoço, coma um macarrão com molho magro!
- Vou para corrida levandoGatorade GELADO, barra de cereal, carboidrato gel, água gelada e pera. Ao chegar como uma pera e tomo uma água. Depois de 1h30 de espera como uma barra de cereal e tomo o gatorade (como cereal a casa 1 hora e se demorar muito para começar como um paozinho de sal, batata, biscoito com suco de laranja "sempre tem isso por perto".

Durante a corrida: um sache de carboidrato líquido quando tiver 40min de prova e depois de 30 em 30min.  
O melhor é o GU, nada supera esse gel, se não tem dele compro o Exceed ou um da probiótica e por último o Carb Up. 

Valeu por acrescentar mais as dicas de alimentação.. 
Quanto à técnica milenar, rsrsrs, andei vendo que a única coisa realmente efetiva pra se ganhar alguma coisa é com treino medindo a potência (power meter). Inclusive os pros já deixaram de usar o frequencímetro como base pra treinos faz tempo, sendo este apenas uma referência complementar à medição da potência.


 

Thumbs Up Acho que estamos no caminho certo, o resumo de tudo é treino, quem melhor se prepara acaba se destacando.
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
xisto Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Out 2010
barra mansa
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xisto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 17:08
Se der leve um gatorade e um malto.
Uma coisa que sempre levo é a famosa "balinha de sal".

Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 20:32
IMPORTANTE, água quente funciona muito melhor que Gatorade quente, Gatorade tem que estar gelado (compra gelado e conservar gelado até o consumo total).

Gatorade quente é peso na bike!
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2013 as 12:46
Qual técnica de largada vocês usam com relação ao encaixe dos pedais?

Só dá pra largar forte se já sair clipado? Ou clipa na segunda ou terceira pedalada?

Vendo as largadas da copa do mundo tenho a impressão que todo mundo já larga clipada e já soca a bota desde o início...

Valeu.
Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
GBarbosa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Jun 2013
pe
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GBarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2013 as 01:02
Boa sorte no retorno ao pedal
Voltar ao Topo
fabiano_2002 Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 03 Nov 2012
RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiano_2002 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 08:53
Sou novo por aqui...O que seria a "balinha de sal"? Vlw.
Voltar ao Topo
FLIMA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Floripa
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FLIMA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2013 as 10:46
Sempre acreditei que uma boa referência para treinos era visualizar como é o treinamento em outros esportes. Certa vez me chamou atenção uma entrevista de um nadador olímpico brasileiro citando que no séc. XXI, não se treinava tão exaustivamente como no séc. XX, pois a técnica havia melhorado e era completamente desnecessário fazer o mesmo esforço físico do que a competição na hora de treinar. E isso, inclusive, trazia melhores resultados.

A partir de então, repetir a distância ou o esforço da competição nos treinos, pra mim, foi colocada em xeque.

Ontem tive uma confirmação dessa ideia que fulminou de vez a ideia defendida por alguns de fazer esforço equivalente (ou maior) nos treinos do que as competições. Num artigo escrito pelo Marcelo Rocha. Vale muito a pena a leitura:

Valeu.


Não negociem nada com usuário JMarcelo (José Marcelo Pan y Agua). Fui roubado em R$ 800,00 por esse pilantra.

- Monark Centrum 1955
- S-Works 29er 2013
- Linus Roadster 2015
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X