Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda Bike Urbana Iniciante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda Bike Urbana Iniciante

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda Bike Urbana Iniciante
    Postado: 28 Nov 2012 as 12:35
Opa, beleza galera?
então, acabei de entrar aqui no fórum e já tentei dar uma procurada nos tópicos sobre bike urbana mas a linguagem que vocês usam é meio complicada pra quem não saca nada de bicicleta ainda :P

eu estava querendo comprar uma bike para deslocamento aqui em BH, mas vejo alguns problemas grandes:
1- a distância que pretendo percorrer (casa-universidade) é longa, cerca de 10km, o que dá 20km por dia no mínimo, é meio muito pra querer ir de bike todo dia?
2- andava de bicicleta no interior, aqui na cidade grande nunca usei, pode ser muito arriscado usar bicicleta no trânsito? posso pegar grandes avenidas? devo andar contra ou a favor do sentido dos carros?
3- já ouvi muitas histórias do povo que teve suas bikes roubadas aqui em BH; eu não pretendo deixar ela ao relento não, mas se por acaso tiver que me separar por alguns minutos aqueles cadeados são eficientes até que ponto?
4- esse mesmo problema do roubo não me faz querer investir muito logo de primeira, talvez uns 700-800 reais no máximo.
5- aqui em BH o relevo é meio ruim, tem alguns morrinhos pesados para subir, mas o asfalto é bom no meu trajeto.

tenho 1,65m e 57kg, e fiz o BikeFit que me deu essas informações:
Quadro de Speed:     51.93 cm
Quadro de MTB:     16.51"
(não sei se devo usar MTB ou Speed pra cidade)
Altura do Selim:     68.43 cm
Top tube efetivo + mesa:     64.25 cm

vocês tem alguma dica para me dar? será que por início qualquer bike dessas prontas do Extra dá pro gasto?

desculpe pelo longo texto!
abraços!
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 13:11
Originalmente postado por andrefgm andrefgm escreveu:

Opa, beleza galera?
então, acabei de entrar aqui no fórum e já tentei dar uma procurada nos tópicos sobre bike urbana mas a linguagem que vocês usam é meio complicada pra quem não saca nada de bicicleta ainda :P

eu estava querendo comprar uma bike para deslocamento aqui em BH, mas vejo alguns problemas grandes:
1- a distância que pretendo percorrer (casa-universidade) é longa, cerca de 10km, o que dá 20km por dia no mínimo, é meio muito pra querer ir de bike todo dia?
2- andava de bicicleta no interior, aqui na cidade grande nunca usei, pode ser muito arriscado usar bicicleta no trânsito? posso pegar grandes avenidas? devo andar contra ou a favor do sentido dos carros?
3- já ouvi muitas histórias do povo que teve suas bikes roubadas aqui em BH; eu não pretendo deixar ela ao relento não, mas se por acaso tiver que me separar por alguns minutos aqueles cadeados são eficientes até que ponto?
4- esse mesmo problema do roubo não me faz querer investir muito logo de primeira, talvez uns 700-800 reais no máximo.
5- aqui em BH o relevo é meio ruim, tem alguns morrinhos pesados para subir, mas o asfalto é bom no meu trajeto.

tenho 1,65m e 57kg, e fiz o BikeFit que me deu essas informações:
Quadro de Speed:     51.93 cm
Quadro de MTB:     16.51"
(não sei se devo usar MTB ou Speed pra cidade)
Altura do Selim:     68.43 cm
Top tube efetivo + mesa:     64.25 cm

vocês tem alguma dica para me dar? será que por início qualquer bike dessas prontas do Extra dá pro gasto?

desculpe pelo longo texto!
abraços!

1 - Com relação a distancia, essa distancia não é longa (com uma semana vc se acostuma).
2 - Nunca ande na contra mão, pesquise aqui no fórum e verá que tem uns tópicos com dicas p/ quem quer pedalar com segurança na cidade. No começo evite avenidas. 
3 - Não moro em BH por isso não posso te ajudar.
4 - Com essa grana (700 - 800) tem algumas boas opções, já que pretender usa-la p/ ir de casa p/ faculdade.

Nunca compre essas "bikes" do Extra, Carrefour etc.
Voltar ao Topo
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 16:58
que ótimo ouvir que 10km não é muito, aqui em casa tava cheio de gente me chamando de doido já hehe
fiquei animado agora, os guias sobre andar na cidade são bastante detalhados e achei tranquilo

agora aos negócios, que tipo de bicicleta devo adquirir? é melhor montar ou comprar pronta?
lendo aos tópicos cheguei a algumas conclusões:
-aro 26 ou 700
-no máximo 24 marchas (com MegaRange para subidas)
-quadro de alumínio
-freio V-Brake
-com bagageiro e retrovisor
-sem suspensão
-sem blocagem nas rodas (dá pra explicar melhor o que é?)

acessórios: capacete, luvas, iluminação, caramanhola, u-lock

acho que o preço, com acessórios, pode esbarrar nos 1000 reais..

Estou com dúvidas sobre como procurar os quadros, não sei qual o tamanho que é melhor pra mim, sendo que pra MTB é 16,5" e pra Speed é 20,5" segundo o BikeFit.. e o top tube efetivo + mesa deu 64.25 cm, mas não encontro essas informações nos sites de compra de bicicleta, é essencial mesmo?

outra questão: andar com violão é muito complicado? eu preciso fazer um trajeto de cerca de 3,5km com ele esporadicamente, mas tem bastantes ciclofaixas no caminho..

muito obrigado pela ajuda!
abraço!
Voltar ao Topo
robertojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:880
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar robertojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 17:07
As mais em conta para andar na cidade, na minha opinão, são :

caloi easy rider

e soul compenhaguem

ambas aro 700 que vão ter um bom desempenho na cidade!

A única coisa é ambas são 21 velocidades!
Mas são bikes honestas.

Boa sorte
A bad day biking is better than a good day working

Voltar ao Topo
vinilr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vinilr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 17:33
Eu colocaria uma grana a mais e iria de Copenhague, como o amigo sugeriu.
Tem tamanho 17, Easy rider é tamanho padrã (+-18'')
O aro 700 vai de ajudar a desenvolver mais e como seu trecho é só asfalto, vai fluir feliz.
Vai ter que instalar o bagageiro, que na copenhague tem a furação se não me engano.
Bagageiro de furação é mais caro que os pra eixo da roda =(

BLocagem na roda é tipo... manja aquele treco pra subir e descer o banco? Que é só puxar uma "alavanca"? É tipo isso. Claro que não é só abrir que a roda pula pra fora da bike, mas já não exige ferramenta pra tirar a roda.

Mas a Copenhage é blocagem nas rodas xD
Pq isso é importante?
Se você parar num lugar que só tem como prender a roda... podem te levar a bike e deixar a roda lá presa.
Então sempre prender o quadro + roda traseira se possível (pq na traseira é que fica um bom pedaço do seu câmbio xD)
Todo cuidado é pouco, mas paranoia demais também é problema xD
Eu iria de copenhague mesmo ou alguma GT da Centauro.

Quanto a ser 21v, não sei como são os aclives aí, mas não poderia fazer um up depois de um tempo quando der problema?
Bom que você fortalece o corpo e a mente kk

Espero ter ajudado, bom pedal =D
A Lannister always pay your debts.
Voltar ao Topo
claudiaraujo Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2012
Niteroi/RJ
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudiaraujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 18:21
E quanto sai um up de 21v para 27v? Qual o intervalo de preço +-. Nada de muito espetacular, mas que seja honesto.
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 18:25
Andre, sou de BH e estou tentando fazer alguns trajetos de bike. Em horário de pico alguns locais são praticamente impossíveis de andar de bike, o risco de acidente é muito grande pois o espaço entre os carros e a calçada quase não existe. O respeito dos motoristas então...

Você vai precisar de muita atenção!

Quanto à bike ser de 21v, 24v, 27v como em BH existem muitos morros pode ser que você fique mais tranquilo com uma bike com maior número de v, mas estou com uma 21v e lhe digo que estou tranquilo nos morros que estou passando. Já tinha preparo físico antes de voltar a andar de bike (andei durante quase 10 anos, parei outros quase 10...) então isso pode ter me ajudado bastante o que me faz "não sentir falta de marchas" .

Quanto à proteção anti furtos, o ideal é não deixar a bike em um local vulnerável durante muito tempo, pois por aqui em BH irão levar MESMO a sua bike assim.

Se, ainda assim, tiver que deixar presa em algum local, procure algum lugar perto de alguma loja, segurança, local movimentado etc e utilize 2 tipos de tranca. Isso reduz a chance de um oportunista levar a sua bike, pois geralmente possuem a "habilidade" com apenas um dos tipos de tranca. Por exemplo, utilize um "U-lock Kryptonite" + "Cabo de aço reforçado e com tranca 'incomum' (que não seja essas chaves de cadeado comum) " isso pode ajudar, mas não vai impedir um furto.

Quanto à roubos, você estará sujeito mesmo e por isso evite locais ermos e próximos a locais onde já houve ocorrência de roubos. Uma pequena pesquisada no Google, por exemplo, demonstra que na avenida Nossa Senhora do Carmo existe um grande número de assaltos à ciclistas. Procure também se informar com amigos e outros ciclistas.

No mais, boa sorte!



Voltar ao Topo
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 22:52
opa, e aí galera
estive olhando uns preços e modelos por aí; não encontrei em nenhuma loja de BH a famigerada Copenhague, que foi a que mais me interessou... mas encontrei disponível na internet e também a Caloi Easy Rider, ambas por 1099, que acho que passa um pouco do meu orçamento porque ainda teria que gastar uns 200 reais ou mais em equipamentos; será que existem outras boas opções? as GTs da centauro são no mínimo 1300, não dá não

Klyver vou providenciar 2 trancas então, muito obrigado pelas dicas! e sobre andar na cidade, pretendo não pegar avenidas nem vias muito movimentadas, e circularei pela manhã 7hrs e ao meio-dia, acho que o trânsito não é o pior do mundo nesses horários. Você já tentou ir da savassi/centro até a Pampulha? o trajeto pra lá é complicado? andei fazendo umas pesquisas no google maps pra montar um bom percurso pra bike.

obrigado a ajuda de todos :)
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 23:31
Originalmente postado por andrefgm andrefgm escreveu:

opa, e aí galera
estive olhando uns preços e modelos por aí; não encontrei em nenhuma loja de BH a famigerada Copenhague, que foi a que mais me interessou... mas encontrei disponível na internet e também a Caloi Easy Rider, ambas por 1099, que acho que passa um pouco do meu orçamento porque ainda teria que gastar uns 200 reais ou mais em equipamentos; será que existem outras boas opções? as GTs da centauro são no mínimo 1300, não dá não

Klyver vou providenciar 2 trancas então, muito obrigado pelas dicas! e sobre andar na cidade, pretendo não pegar avenidas nem vias muito movimentadas, e circularei pela manhã 7hrs e ao meio-dia, acho que o trânsito não é o pior do mundo nesses horários. Você já tentou ir da savassi/centro até a Pampulha? o trajeto pra lá é complicado? andei fazendo umas pesquisas no google maps pra montar um bom percurso pra bike.

obrigado a ajuda de todos :)

Ainda não fiz esse trajeto.

Pela Antônio Carlos acho um pouco perigoso... não só pelos carros. 

Pegar a Pedro II e a Catalão, também acho perigoso. Nesse horário que você pretende seguir, dentre outros fatores, a velocidade dos carros é um risco a ser considerado por essas vias.

Temos que pensar que você não passará por lá uma vez ou outra. Estamos falando de um trajeto diário, então a segurança vem em primeiro lugar. É bom pensar com muita calma e pesquisar muito pelo google maps/street view.

Verifique alguma rota por dentro dos bairros, com ruas de pouco movimento. Infelizmente, não sei um trajeto fácil para poder lhe passar.

Abraço


Voltar ao Topo
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 15:54
e aí galera, blz?
então, já estava quase me decidindo pela Soul Copenhague (achei um site com frete grátis e 10x s/ juros :D) mas um amigo meu falou pra eu repensar pq o aro de 700c pode ser ruim pra mim, igual falei ali no meu BikeFit, eu tenho 1,65m.. será que devo pegar uma 26" ?
Voltar ao Topo
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 17:40
Eaí galera, refiz o meu percurso no google street view, tomando cuidado para não pegar as grandes avenidas e o percurso aumentou para 13,1 km.. consegui por um outro site a altimetria do terreno:

http://shack.us/photo/my-s/547/capturadetela20121129s1.png/ -

complicado?

obs: continua a dúvida sobre 700c ou 26", pela minha altura de 1,65m o BikeFit já postei lá em cima!
obs2: se for 700c já me decidi pela Soul Copenhague, se não ainda preciso procurar uma!

abraços!
Voltar ao Topo
vinilr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vinilr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 18:07
Vai de copenhague 17''.
sem medo xD
A Lannister always pay your debts.
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 19:07
Originalmente postado por andrefgm andrefgm escreveu:

Eaí galera, refiz o meu percurso no google street view, tomando cuidado para não pegar as grandes avenidas e o percurso aumentou para 13,1 km.. consegui por um outro site a altimetria do terreno:

http://shack.us/photo/my-s/547/capturadetela20121129s1.png/ -

complicado?

obs: continua a dúvida sobre 700c ou 26", pela minha altura de 1,65m o BikeFit já postei lá em cima!
obs2: se for 700c já me decidi pela Soul Copenhague, se não ainda preciso procurar uma!

abraços!

André, dá para passar o site onde você conseguiu esse gráfico?? Muito bacana, vou querer utilizar ele aqui nos meus trajetos...

Quanto à roda ser aro 700c ou 26, eu não posso opinar, pois nunca andei em uma aro 700... Mas é assim mesmo, o bicho da dúvida pica todo mundo na hora de comprar. O ideal é realmente pensar muito antes para não fazer bobagem.

Daqui a pouco a sua dúvida vai aumentar hehe... 700c, 26", 27,5" , 29"...

Abração
Voltar ao Topo
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 21:53
Originalmente postado por Klyver Klyver escreveu:

André, dá para passar o site onde você conseguiu esse gráfico?? Muito bacana, vou querer utilizar ele aqui nos meus trajetos...


o site é esse aqui http://www.euvoudebike.com/wordpress/wp-content/themes/voudebike/rotas.php , ele começa centralizado em sampa como padrão, mas só digitar a rota aqui em BH que ele já muda e mostra o relevo!

no mais acho que vou de Copenhague mesmo galera, muito obrigado pela ajuda! quando comprar faço um vídeo porque não consegui encontrar nenhum no youtube, valeu!
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 22:29
André, o ideal é você andar em uma bike antes de comprar, sei que dependendo do modelo isso é muito difícil, mas na hora de escolher ajuda demais.
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2012 as 22:31
Originalmente postado por andrefgm andrefgm escreveu:

Originalmente postado por Klyver Klyver escreveu:

André, dá para passar o site onde você conseguiu esse gráfico?? Muito bacana, vou querer utilizar ele aqui nos meus trajetos...


o site é esse aqui http://www.euvoudebike.com/wordpress/wp-content/themes/voudebike/rotas.php , ele começa centralizado em sampa como padrão, mas só digitar a rota aqui em BH que ele já muda e mostra o relevo!

no mais acho que vou de Copenhague mesmo galera, muito obrigado pela ajuda! quando comprar faço um vídeo porque não consegui encontrar nenhum no youtube, valeu!

Valeu. "Descobri" que o Google Earth faz o gráfico do altímetro com a altitude perfeita do trajeto. Muito bacana.

Abraço
Voltar ao Topo
andrefgm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefgm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2012 as 23:03
Opa galera, beleza!
A magrela chegou e estou bem contente com a compra! serviu perfeito o tamanho, ela é hiper confortável e bem bonita.
Já comprei capacete, luvas, caramanhola e suporte, cadeados e led vermelho traseiro.. ainda me falta algumas ferramentas, sino, retrovisor, farol e etc.. vou comprando com o tempo hehe
amanhã vou tentar tirar umas fotos dela com detalhes pra quem estiver interessado, obrigadão pela ajuda!
Voltar ao Topo
vinilr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinilr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 11:04
Originalmente postado por andrefgm andrefgm escreveu:

Opa galera, beleza!
A magrela chegou e estou bem contente com a compra! serviu perfeito o tamanho, ela é hiper confortável e bem bonita.
Já comprei capacete, luvas, caramanhola e suporte, cadeados e led vermelho traseiro.. ainda me falta algumas ferramentas, sino, retrovisor, farol e etc.. vou comprando com o tempo hehe
amanhã vou tentar tirar umas fotos dela com detalhes pra quem estiver interessado, obrigadão pela ajuda!


Parabéns pela compra cara. E coloque umas fotos aqui sim.
Se vai usar como transporte depois compensa colocar um bagageiro, mochila nas costas é trash.
E um paralama pra se prevenir em dias de chuva também ajuda bastante.
Abraços e bom pedal.
A Lannister always pay your debts.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X