Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Capacete Adequado
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Capacete Adequado

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MiguelsonMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2012
Maranhão
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MiguelsonMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Capacete Adequado
    Postado: 27 Nov 2012 as 13:11

Esta semana estavarealizando uma trilha e caí usando um capacete comum ASW para MTB.

Apos a queda, continuei a pedalar, mas ontem tive que realizar uma serie de exames relacionados a dor de cabeça que perdurou durante todo do dia, mas graças a Deus não foi nada serio.
 
Partindo disso, começei a pesquisar sobre capacetes mais seguros e me surgiu a seguinte questão:
O "Capacete Damatta Manobra" ( http://www.netshoes.com.br/produto/671-0035-006-02 - http://www.netshoes.com.br/produto/671-0035-006-02) seria mais seguro do que os capacetes mais tradicionais (ti po ASW, LUMAR, etc ... exemplo: http://www.moemabike.com.br/detalhes.php?id=1244 - http://www.moemabike.com.br/detalhes.php?id=1244)???
 
Quem já usou os dois, poderia postar impressões e recomendações!
 
Agradeço desde já cada resposta!!Clap
 
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2012 as 13:30
Cara estava com uma dúvida parecida com a sua. Depois de ver alguns estudos a respeito do capacete (comum) de bike... Desanimei com ele... Dizem que praticamente não serve para nada em uma queda comum, salvo se você cair de ponta cabeça. De todo modo, ISSO É POLÊMICO e muita gente vai aparecer para dizer que não é verdade; que protege sim etc.

Eu decidi que devemos pensar assim: "In dubio pro galeam", ou seja na dúvida melhor usar um capacete...

Andei pesquisando sobre esse tipo de capacete "coquinho" (foto 1) e, pelo menos, para moto dizem não servir muito. No entanto, para bike acho que ele irá proteger MUITO MAIS do que o capacete comum desde que tenha algum revestimento de isopor por dentro também para absorver o impacto.

Eu ainda estou decidindo qual desses "coquinhos" irei comprar, já que o de DownHill (foto 2) não serve no meu caso, além de ser bastante pesado e exagerado para meu uso.

Vamos descobrindo e postando aqui. Abração

FOTO 1:



FOTO 2:





Editado por Klyver - 27 Nov 2012 as 13:34
Voltar ao Topo
MiguelsonMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2012
Maranhão
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MiguelsonMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2012 as 14:29
É amigo.... e no caso do capacete coquinho DAMATTA? não é tão exagerado como o FOTO 1 que você postou, e parece que pelo menos cobre bem a parte de tras da cabeça... estou pensando seriamente nisso...
 
O meu uso é MTB finais de semana, me trilhas, estradões, e durante a semana o uso na cidade!
Voltar ao Topo
msfazer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2012
SP
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar msfazer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2012 as 14:55
Falando de capacetes....

Alguns órgãos já fizeram testes e mapearam as regiões que os capacetes mais sofrem impactos no caso de acidentes com motocicletas.

Aparentemente, a única semelhança entre bike e moto, é que ambas têm duas rodas.

Mas, se vale como registro, nesses testes que fizeram, o maxilar é a região que mais sofre com os impactos pós queda. Depois vinha a região frontal média e superior frontal, onde ficam a viseira e a testa, respectivamente.

Em resumo, se você conseguir pedalar com um capacete com proteção maxilar, manda bala! Vai ser mais seguro com certeza.

Eu uso um capacete de skate. Minha modesta opinião é que usar um capacete de bike ou skate e nada, dá na mesma. Na minha queda mais feia de bike, eu bati justamente o queixo no chão, que me deixou uma cicatriz dos 7 pontos que tomei. Dei sorte de não quebrar o maxilar.

Abs!
Voltar ao Topo
Matheus YYZ Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Fev 2011
Campinas
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus YYZ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2012 as 19:39

Desculpe a sinceridade, mas nada a ver usar esse capacete da Kraft. Ele é feito para o tiozão que vai passear de Harley-Davidson aos domingos, e ainda sim não é lá grandes coisas para se andar de moto..

De bike então, nem se fala.. É pesado, sem ventilação, e aquela viseira vai embaçar inteira com o suor da testa. Pedale uma hora embaixo do sol e vc vai querer jogar esse capacete no lixo.

Para bikes existem excelentes capacetes, e desculpe a sinceridade novamente, mas esse ASW nem de longe é um deles.

Procure algum de uma marca como Bell, Giro, MET, Lazer, Cratoni, BBB, Fox, Uvex, etc.. e aí sim estará bem protegido. E infelizmente, a qualidade é proporcional ao preço que custam, mas pelo valor do Kraft, dá pra comprar um capacete legal específico para bicicletas, mais precisamente para MTB.

E quanto as quedas e o fator queixo no chão, desculpem pela terceira vez, mas saber cair é a parte mais importante de saber pedalar..

Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2012 as 21:41
Originalmente postado por Matheus YYZ Matheus YYZ escreveu:

Desculpe a sinceridade, mas nada a ver usar esse capacete da Kraft. Ele é feito para o tiozão que vai passear de Harley-Davidson aos domingos, e ainda sim não é lá grandes coisas para se andar de moto..

De bike então, nem se fala.. É pesado, sem ventilação, e aquela viseira vai embaçar inteira com o suor da testa. Pedale uma hora embaixo do sol e vc vai querer jogar esse capacete no lixo.

Para bikes existem excelentes capacetes, e desculpe a sinceridade novamente, mas esse ASW nem de longe é um deles.

Procure algum de uma marca como Bell, Giro, MET, Lazer, Cratoni, BBB, Fox, Uvex, etc.. e aí sim estará bem protegido. E infelizmente, a qualidade é proporcional ao preço que custam, mas pelo valor do Kraft, dá pra comprar um capacete legal específico para bicicletas, mais precisamente para MTB.

E quanto as quedas e o fator queixo no chão, desculpem pela terceira vez, mas saber cair é a parte mais importante de saber pedalar..


Matheus, aceito suas desculpas, já que a foto acima do "tiozão" é um EXEMPLO de capacete coquinho conforme dá para se perceber do meu post. Não estou indicando ele, ou dizendo que irei usar. O mesmo se aplica para a foto 2. Exemplo de um capacete para DownHill.

Quanto a aprender a cair, agora é a minha vez de lhe pedir desculpas, pois um dia quando cair fazendo uma trilha ou andando no asfalto a 50km/h você irá perceber que tem que ser muito ninja para se "aprender a cair".

Abraço


Editado por Klyver - 27 Nov 2012 as 21:42
Voltar ao Topo
rbatista Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 28 Nov 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbatista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 00:43
Do meu interesse
Parece que proteção mesmo so com os capacetes de DH, ou não?
Comprei uma bike pro meu irmão na Nets. e veio de brinde um capacete ACTE sports!!! ele é ate bonitinho e tals. mas, sera que é "usavel"? digo, sera que garate alguma proteção? ou devo aposentalo e comprar outro?
MTB, porque se sujar faz bem!
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 01:09
pedalo há mais de 20 anos,já rachei um capacete em queda e trinquei outro,sempre estes modelos tradicionais.
observo que em seguida ao acidente passamos a ter mais cuidado,que beira ao exagero(não é meu caso),buscando equipamentos teoricamente mais seguros...
mas esse tempo tem me ensinado que exagero é desnecessário,pois vc, mesmo andando mais rápido aprende até a cair melhor;o importante é estar de capacete e ter o mesmo ajustado na cabeça!
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 02:38
Vamos tomar cuidado com a disseminação de desinformação no forum, por favor!
Vamos lembrar que tem muito usuário novato que é também novato no esporte.
Afirmar que capacete de bicicleta, ou de skate é a mesma coisa que nada é, no mínimo, temerário.
O mountain biking é um esporte que oferece risco real de morte ou de lesões sérias, então o capacete é item de segurança essencial e, principalmente no Mountain biking, seu uso deve ser incentivado. 
Muito cuidado para não brincar com a vida dos outros...
Agora quanto a outras discussões, de saber cair, se o capacete é bonito ou feio, o modelo ideal de capacete... aí o forum está aí é para isso mesmo...
Abrcs.


Editado por LucianoBsB - 28 Nov 2012 as 02:43
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 09:00
Originalmente postado por LucianoBsB LucianoBsB escreveu:

Vamos tomar cuidado com a disseminação de desinformação no forum, por favor!
Vamos lembrar que tem muito usuário novato que é também novato no esporte.
Afirmar que capacete de bicicleta, ou de skate é a mesma coisa que nada é, no mínimo, temerário.
O mountain biking é um esporte que oferece risco real de morte ou de lesões sérias, então o capacete é item de segurança essencial e, principalmente no Mountain biking, seu uso deve ser incentivado. 
Muito cuidado para não brincar com a vida dos outros...
Agora quanto a outras discussões, de saber cair, se o capacete é bonito ou feio, o modelo ideal de capacete... aí o forum está aí é para isso mesmo...
Abrcs.

LucianoBsB, concordo com você, pois foi o que eu disse. Se protege muito ou pouco, se não protege nada ou se protege em todas ou em nenhuma situação ou qual o modelo é melhor, o importante é usar o capacete. Seja qual for. Por isso eu disse que na dúvida melhor usar um capacete sempre.

Alguns links interessantes (em inglês) sobre o uso do capacete concluindo, em sua maioria, pela sua efetividade em determinadas situações:

BICYCLE HELMETS PROVEN NOT TO MAKE YOU ANY SAFER?

http://bicycletouringpro.com/blog/bicycle-helmets-proven-not-safe/

Do helmets work?

http://www.nohelmetlaw.org.uk/nhl/headline-concepts/do-helmets-work

https://sites.google.com/site/bicyclehelmetmythsandfacts/

DO BICYCLE HELMETS WORK? 

http://www.livestrong.com/article/399199-do-bicycle-helmets-work/

Do Bike Helmets Save Lives? Or Do They Hurt Cycling?

http://tlc.howstuffworks.com/family/do-bike-helmets-save-lives-or-do-they-hurt-cycling.htm

The Myth of the Bicycle Helmet

http://www.risksense.org/2012/06/14/the-myth-of-the-bicycle-helmet/


Editado por Klyver - 28 Nov 2012 as 09:05
Voltar ao Topo
MiguelsonMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2012
Maranhão
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MiguelsonMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 09:21
Obrigado pelas respostas amigos!!! Estou agora procurando um capacete de mtb de melhor qualidade, conforme indicado, partindo do principio que se foi projetado para tal modalidade, teve estudos que anteederam o mesmo, pesquisas, para se guardar a integridade e segurança do atleta na medida do cabível, sem extremos.
 
Todas as opiniões postadas foram ponderadas, importantes, cada uma em seu ponto de acerto.
 
Agradeço aso colegas!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 09:47
Originalmente postado por Klyver Klyver escreveu:

Quanto a aprender a cair, agora é a minha vez de lhe pedir desculpas, pois um dia quando cair fazendo uma trilha ou andando no asfalto a 50km/h você irá perceber que tem que ser muito ninja para se "aprender a cair".

Menos. Existe sim treinamento para que em caso de quedas você caia de forma menos danosa em vez de cair feito um saco de batata. E muito está ligado ao posicionamento sobre a bike e como você se comporta diante de situações potencialmente perigosas, além do condicionamento físico.

Pode acontecer do cara cair de cara no chão, mas diante da minha experiência é muito improvável e depende diretamente da forma como o cara cai.




PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Klyver Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2012
Brasil
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Klyver Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 09:58
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Klyver Klyver escreveu:

Quanto a aprender a cair, agora é a minha vez de lhe pedir desculpas, pois um dia quando cair fazendo uma trilha ou andando no asfalto a 50km/h você irá perceber que tem que ser muito ninja para se "aprender a cair".

Menos. Existe sim treinamento para que em caso de quedas você caia de forma menos danosa em vez de cair feito um saco de batata. E muito está ligado ao posicionamento sobre a bike e como você se comporta diante de situações potencialmente perigosas, além do condicionamento físico.

Pode acontecer do cara cair de cara no chão, mas diante da minha experiência é muito improvável e depende diretamente da forma como o cara cai.

Boa sorte! Big smile

Mas, ainda assim, use o capacete! Wink
Voltar ao Topo
AlexeiLima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Set 2012
campo grande
Offline
Mensagens:278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexeiLima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 10:15
caia como um gato.

Voltar ao Topo
msfazer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2012
SP
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar msfazer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 13:18
Originalmente postado por LucianoBsB LucianoBsB escreveu:

Vamos tomar cuidado com a disseminação de desinformação no forum, por favor!
Vamos lembrar que tem muito usuário novato que é também novato no esporte.
Afirmar que capacete de bicicleta, ou de skate é a mesma coisa que nada é, no mínimo, temerário.
O mountain biking é um esporte que oferece risco real de morte ou de lesões sérias, então o capacete é item de segurança essencial e, principalmente no Mountain biking, seu uso deve ser incentivado. 
Muito cuidado para não brincar com a vida dos outros...
Agora quanto a outras discussões, de saber cair, se o capacete é bonito ou feio, o modelo ideal de capacete... aí o forum está aí é para isso mesmo...
Abrcs.

Eu critiquei esse tipo de capacetes pq eles são muito ineficientes no quesito proteção. Digo isso após ler estudos, não pq "eu acho" capacete feio ou bonito. E digo isso partindo do meu ponto de vista de  INICIANTE no pedal.

Eu ando de skate só há 25 anos... ando de bike, ando de moto...

Como você pode ver, ninguém está a brincar com a vida de ninguém, nem a menosprezar a necessidade de utilização de equipamentos de segurança.

Vale a pena ler o texto inteiro antes de formar uma opinião baseada em nada. Fica a impressão que você quis apenas criticar pra botar banca. Nada simpático....

Abs!

Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 23:37
Li o texto todo, sim.
E critiquei especificamente o trecho do texto em que você considerou que usar capacete de bicicleta, ou de skate e nada, são a mesma coisa, baseado em algum estudo que você diz ter lido, em que se concluía que estes dois equipamentos pouco protegem, mas infelizmente não apresentou aqui para esclarecer melhor em que condições esta proteção era diminuída.
Você afirmou que estes capacetes pouco protegem e equivaleriam ao uso de proteção alguma. Você tem o direito a esta opinião, eu, por outro lado discordo veementemente dessa afirmação. E mais, acho que é um deserviço a quem busca informação de qualidade no forum e quando este tipo de informação é veiculada, sinto-me na obrigação de apor o contraponto. Experiência, por experiência, a soma dos anos no pedal vão longe...
Agora, se você se sentiu ofendido, ou achou que fui antipático ou quis botar banca em minha opnião, afirmo que esta não foi a intenção.
Voltar ao Topo
AlexeiLima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Set 2012
campo grande
Offline
Mensagens:278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexeiLima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 23:57
Estes foruns estão virando uma piada,toda hora tem briguinha,pelo amor de Deus, vamos manter a classe e parar de falar coisas erradas e fora da realidade.

E outra, o que que um capacete laser tem que um de 80 pilas n tem? Tem que usar capacete gente.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X