Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  <1 678910>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2017 as 12:31
Cara, tenho um pedivela deore m590 44/32/22 e to querendo deixar com duas coroas pq quase n uso a 44. Meu casse é um de 9v 11-34, to pensando em usar coroas 36/22. Vc acha melhor 38/22 ou 36/22? Ou vc recomenda eu experimentar primeiro a 36/22?

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Samuel,

atualmente estou usando coroas 38-22 nesta configuração:




A coroa de 38 é uma FSA de downhill (não tem rampa) mas engata bem para subida ou descida da corrente. Antes de comprar não acreditava que funcionaria bem mas na prática funciona legal.

O problema é que não dá para usar todas as marchas. Com a coroa menor de 22, os 3 pinhões menores raspam muito no guia de corrente do câmbio dianteiro Shimano XT M785 (o guia é pequeno mesmo, o do SLX M667 é maior). Isto não chega a atrapalhar pois não uso estas marchas mesmo.

Optei pela coroa menor de 22 porque o cassete que uso é um Shimano XT M770 11-34 de 9v. Na KHS fiz adaptação para tornar o cassete 9v em 11-36 misturando dois cassete.

Com a coroa de 38, uso todas as marchas no cassete 11-34 9v sem problemas. Fica muito bom a marcha mais pesada 38-11 nas descidas.

Abraços.


Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2017 as 17:44
Werllys,

se sua bike for aro 29", eu acho melhor 36-22 ainda mais que seu cassete é 11-34. Coroa 36 de 9v é fácil de achar no mercado, eu uso o Shimano modelo SLX M665 mas também dá para usar um M532.

O problema da coroa 38 indexada de 9v é que não existe muita opção de compra no mercado, a que eu usei na foto era uma de downhill (não indexada, sem rampa interna para o direcionamento da corrente para a coroa menor) que dava para usar no improviso.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2017 as 18:29
Eu tô testando um par 32/24... E k7 11-42. A 24 é só pra situações absurdas... Funciona, mas fora dessas situações absurdas, é uma droga! Une o pior de dois mundos...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2017 as 23:21
A minha é 29" sim, olha ela aqui.
E obrigado pela dica!

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Werllys,

se sua bike for aro 29", eu acho melhor 36-22 ainda mais que seu cassete é 11-34. Coroa 36 de 9v é fácil de achar no mercado, eu uso o Shimano modelo SLX M665 mas também dá para usar um M532.

O problema da coroa 38 indexada de 9v é que não existe muita opção de compra no mercado, a que eu usei na foto era uma de downhill (não indexada, sem rampa interna para o direcionamento da corrente para a coroa menor) que dava para usar no improviso.


Editado por Werllys_Paixão - 22 Fev 2017 as 23:22
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2017 as 20:53
E ai galera.. tranquilo!!??

Gostaria de uma ajuda do pessoal quem já fez a conversão 2x9.... Acompanhei o tópico e já me ajudou a tomar um rumo porém ainda ficaram algumas dúvidas...

Atualmente tenho o kit todo alivio m4050 3x9... E gostaria de fazer 2x9 com coroa 22/36 e cassete 12x36.

Alguns problemas que encontrei fazendo pesquisas:
1º Meu bcd do pedivela é 96 e não encontro coroa de 36T a não ser coroa única... Existe uma coroa 36 para esse bcd indexada ou poderia usar uma coroa única mesmo?
2º Vou ter de trocar o câmbio e trocador dianteiro ou consigo regular os mesmos?

Não tendo opção para usar 22/36 com 12x36 vou partir para 26/40 com 11x40 fica bom também?

Obrigado... Abraço!
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 11:18
E ai pessoal, beleza?

Uma duvida:

Numa bike que vem com o kit transmissão alivio m4050, eu poderia trocar sem ter problemas o pedivela por um m4046 para ter uma bike mais veloz? A velocidade aumentaria consideravelmente ao ponto de justificar esta troca?
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 13:54
Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

E ai pessoal, beleza?

Uma duvida:

Numa bike que vem com o kit transmissão alivio m4050, eu poderia trocar sem ter problemas o pedivela por um m4046 para ter uma bike mais veloz? A velocidade aumentaria consideravelmente ao ponto de justificar esta troca?


Só pra complementar a pergunta:

Pedivela m4050: 40-30-20
Pedivela m4060: 48-36-26
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 14:01
Fala jcgomes...

Ao meu entender é só vc pegar e fazer as contas com o cassete que utiliza e ver a diferença entre eles!!

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

E ai pessoal, beleza?

Uma duvida:

Numa bike que vem com o kit transmissão alivio m4050, eu poderia trocar sem ter problemas o pedivela por um m4046 para ter uma bike mais veloz? A velocidade aumentaria consideravelmente ao ponto de justificar esta troca?


Só pra complementar a pergunta:

Pedivela m4050: 40-30-20
Pedivela m4060: 48-36-26
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 16:32
Sua bike é aro 29? Qual a relação do cassete? Sendo bem genérico, o pedivela de 48 é mais indicado pra uso misto, urbano e terra, o ganho de velocidade é considerável e indicado pra que gira no asfalto, já que na terra é difícil alcançar velocidades tão altas.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 16:40

Como os pedivelas Alivio M4050 e M4060 são integrados Hollowtech (eixo oco), o movimento central onde são montados é o mesmo, portanto, a troca é simples: tirar e por um novo.

A vantagem do M4060 é que o BCD é 104/64 mm que facilita a troca de coroas comuns fáceis de achar no mercado e com preço bom.

O pedivela M4050 com BCD 96/64 mm dificulta muito a troca da coroa pois é difícil achá-la com esta furação, por exemplo, ainda não existe uma coroa 36 com BCD 96 e a que tem para venda é para uso com uma coroa só, narrow wide que não funciona no modo duplo.
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 17:13
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Sua bike é aro 29? Qual a relação do cassete? Sendo bem genérico, o pedivela de 48 é mais indicado pra uso misto, urbano e terra, o ganho de velocidade é considerável e indicado pra que gira no asfalto, já que na terra é difícil alcançar velocidades tão altas.


É aro 29, uma OGGI BW 7.2 (kit transmissão shimano alivio).

< ="text/">p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; }Cassete: 11-36  
Pedivela: 40-32-22 (e não 40-32-20 como eu havia informado)

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Como os pedivelas Alivio M4050 e M4060 são integrados Hollowtech (eixo oco), o movimento central onde são montados é o mesmo, portanto, a troca é simples: tirar e por um novo.

A vantagem do M4060 é que o BCD é 104/64 mm que facilita a troca de coroas comuns fáceis de achar no mercado e com preço bom.

O pedivela M4050 com BCD 96/64 mm dificulta muito a troca da coroa pois é difícil achá-la com esta furação, por exemplo, ainda não existe uma coroa 36 com BCD 96 e a que tem para venda é para uso com uma coroa só, narrow wide que não funciona no modo duplo.


Certo, já havia lido sobre este lance do BCD.

E quanto à troca de velocidade na prática? não vai ter problema de regulagem nas marchas ou algum tipo de incompatibilidade com os cambios?
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 19:56
furukawa...

A troca é fácil de um modelo para o outro sim, porém tem um gasto significativo já que não fornecem apenas o lado das coroas e sim o kit inteiro.

É.. realmente não exite a coroa para o m4050 a não ser single cansei de procurar.. mancada da SHIMANO fazer um pedivela com esse bcd e agora simplesmente lança um "novo com o BCD padrão (104)".

Vi que vc utilizou um conjunto 38-22 com coroa fsa sem rampa e disse que funcionou.... no meu caso colocando uma narrow wide não daria certo pq?

Mais uma vez obrigado!!
Abraço.


Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Como os pedivelas Alivio M4050 e M4060 são integrados Hollowtech (eixo oco), o movimento central onde são montados é o mesmo, portanto, a troca é simples: tirar e por um novo.

A vantagem do M4060 é que o BCD é 104/64 mm que facilita a troca de coroas comuns fáceis de achar no mercado e com preço bom.

O pedivela M4050 com BCD 96/64 mm dificulta muito a troca da coroa pois é difícil achá-la com esta furação, por exemplo, ainda não existe uma coroa 36 com BCD 96 e a que tem para venda é para uso com uma coroa só, narrow wide que não funciona no modo duplo.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 23:38
Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:


E quanto à troca de velocidade na prática? não vai ter problema de regulagem nas marchas ou algum tipo de incompatibilidade com os cambios?


Segundo o site da Shimano:

http://productinfo.shimano.com/#/lc/2.0/alivio/3x9

O câmbio dianteiro FD M4000 é o mesmo para ambos os pedivelas.

Na questão de velocidade na prática, isto depende de cada ciclista pois uns gostam de pedalar mais travado (marcha mais pesada e menos cadência), outros gostam de pedalar mais solto, no giro (marcha mais leve e mais cadência).
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 23:48
Originalmente postado por EvandroSC EvandroSC escreveu:


Vi que vc utilizou um conjunto 38-22 com coroa fsa sem rampa e disse que funcionou.... no meu caso colocando uma narrow wide não daria certo pq?


A coroa de 38 era da FSA para uso em downhill e funciona com corrente de 9v pois ela é muito larga e encaixa na coroa de qualquer forma. Correntes de 10 e 11v são bem estreitas e exigem coroa com indexação para que a corrente encaixe bem tanto na subida quanto na descida da corrente.

Na coroa narrow wide, os dentes são muitos altos e largos para justamente dificultar a saída/queda da corrente.

Não tentei, mas acho muito difícil querer que um câmbio dianteiro consiga tirar a corrente da coroa narrow wide para descer na coroinha e seria muito pior na hora de subir a corrente da coroinha para a coroa narrow wide, vai patinar um monte até conseguir encaixar na coroa. É por isso que coroas para pedivela duplo e triplo precisam ter dentes com perfis bem trabalhados para permitir a descida e subida da corrente sobre elas.

Editado por furukawa - 28 Jun 2017 as 22:31
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2017 as 04:02
Coroa Narrow Wide é exclusivamente para uso coroa única no pedivela. O número de dentes é sempre par, ela tem dentes altos e esses dentes são um largo e um estreito, justamente pra encaixar a corrente e não precisar usar guia de corrente.
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2017 as 15:55
Maravilha.. obrigado pela explicação e não vai dar boa com esse pedivela msm!!

Pesquisei o pedivela Deore m617 coroas 38/24 de 10v... daria certo utilizar ele para 9v ou ainda não vale a pena também?

Abraço.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2017 as 17:17
Originalmente postado por EvandroSC EvandroSC escreveu:

Maravilha.. obrigado pela explicação e não vai dar boa com esse pedivela msm!!

Pesquisei o pedivela Deore m617 coroas 38/24 de 10v... daria certo utilizar ele para 9v ou ainda não vale a pena também?

Abraço.


Da certo sim, inclusive eu estou usando um. Estou com esse pedivela Deore M617, câmbio dianteiro Tourney, corrente Kmc X9, K7 Sunrace 11-40, câmbio traseiro Alivio M4000 e passadores também Alivio 4000. As passagens de marcha ficaram ótimas. A corrente casa certinho no pedivela.
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2017 as 13:43
Dorfo... Bacana man!!!.. Posta foto se possível.

Encontrei esse pedivela no mercado livre... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876559129-pedivela-shimano-deore-fc-m617-2x10-coroas-38-24-175mm-_JM - Pedivela Deore M617

Pensando seriamente em adquiri-lo, pois não vou perder tanto em final e pra subida tbm não.... Tenho o kit alívio M4000, cassete 12-36 e corrente HG53.

Valeu!

Originalmente postado por Dorfo Dorfo escreveu:

Originalmente postado por EvandroSC EvandroSC escreveu:

Maravilha.. obrigado pela explicação e não vai dar boa com esse pedivela msm!!

Pesquisei o pedivela Deore m617 coroas 38/24 de 10v... daria certo utilizar ele para 9v ou ainda não vale a pena também?

Abraço.


Da certo sim, inclusive eu estou usando um. Estou com esse pedivela Deore M617, câmbio dianteiro Tourney, corrente Kmc X9, K7 Sunrace 11-40, câmbio traseiro Alivio M4000 e passadores também Alivio 4000. As passagens de marcha ficaram ótimas. A corrente casa certinho no pedivela.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2017 as 14:03

Se quiser mesmo uma marcha mais pesada, recomendo usar o cassete Sunrace 11-36 de 9v. Eu uso, não é tão preciso e rápido como o da Shimano mas é a opção que existe para 9v.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799856117-catraca-cassete-sunrace-m98-9v-1136d-cromada-_JM
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2017 as 15:26
Bacana... Mais em uma futura troca irei de 11-40.
Valeu!

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Se quiser mesmo uma marcha mais pesada, recomendo usar o cassete Sunrace 11-36 de 9v. Eu uso, não é tão preciso e rápido como o da Shimano mas é a opção que existe para 9v.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799856117-catraca-cassete-sunrace-m98-9v-1136d-cromada-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799856117-catraca-cassete-sunrace-m98-9v-1136d-cromada-_JM
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2017 as 00:10
Posta foto da sua relação (a)Dorfo
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2017 as 09:04
Originalmente postado por EvandroSC EvandroSC escreveu:

Posta foto da sua relação (a)Dorfo

Segue fotos:

Voltar ao Topo
chalenger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2015
RJ
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chalenger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2017 as 13:56
relação show hein, mas pelas fotos pareçe que sua corrente ta faltando links, pois o cambio ta muito esticado, mas contando aqui sua relação esta certa, o m4000 tem 45 dentes de capacidade e o total da sua bike esta dando 43.

e uma coisa engraçada é que nunca vi uma corrente kmc escrita x9 entre os elos,fui essa semana procurar uma dessas nova kmc x9 vivid e o vendedor tinha uma dessa pra ofereçer e eu estranhei na hora, a caixa era identica mas a corrente pra mim era bem estranha brilhava de mais,parecia um cromo meia boca.

dorfo vc esta tendo algum problema com essa corrente?
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2017 as 17:13
Originalmente postado por chalenger chalenger escreveu:

<font face="Courier New, Courier, mono" size="2">relação show hein, mas pelas fotos pareçe que sua corrente ta faltando links, pois o cambio ta muito esticado, mas contando aqui sua relação esta certa, o m4000 tem 45 dentes de capacidade e o total da sua bike esta dando 43.

e uma coisa engraçada é que nunca vi uma corrente kmc escrita x9 entre os elos,fui essa semana procurar uma dessas nova kmc x9 vivid e o vendedor tinha uma dessa pra ofereçer e eu estranhei na hora, a caixa era identica mas a corrente pra mim era bem estranha brilhava de mais,parecia um cromo meia boca.

dorfo vc esta tendo algum problema com essa corrente?



Problema com a corrente nunca tive. Só tive um pouco de trabalho pra ajustar o câmbio com esse K7 11/40. Faltou mais capricho da Sunrace na fabricação dele. Ele tem diferença milimétrica no espaçamento dos últimos cog's e vou precisar mandar fazer espaçadores em torneiro mecânico pra ajustar melhor. Quando estava usando um K7 12/36 da Shimano era tudo perfeito. Mas mesmo com esse pequeno defeito do K7 deu pra fazer uma boa regulagem e as marchas passam muito bem. Pra colocar a corrente usei este procedimento :



Mesmo o câmbio estando bem esticado ainda sobra uma boa curvatura da corrente entre as roldanas.
As correntes já comprei com 112 links e casou certinho, nem tirei, nem coloquei nenhum link, quando coloquei a corrente pra medir já sobraram os dois links, foi na medida. Tenho mais duas correntes que faço rodízio a cada 300 kms em média,as três vieram em caixinhas da Kmc lacradas.
Voltar ao Topo
EvandroSC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2016
Piracicaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EvandroSC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 19:02
Chic essa relação.... Sobre estar toda esticada pode se fazer outra combinação de marchas e não ficar nessa cruzada e nem tão esticada.

Estava pensando em mudar para esse cassete 11/40 mais então vou continuar com o 12/36 mesmo já que a diferença nos cálculos só vou perder em descidas coisa que não utilizo muito.

(a)Dorfo... Existe um desgaste prematuro nas coroas devido utilizar a corrente de 9v (mais grossa)? Cheguei a ler que isso pode ocorrer nessa "adaptação".

Qual diferenças para ser levada em consideração entre as correntes x9 e x9sl?

Entre pedivela 170mm e 175mm qual escolher?

Encontrei esse pedivela neste site... Alguém indica compra.. é confiável? %20 - https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/shimano-deore-fc-m615-175mm-10x2s/135997067/p

Valeu!!
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 12:00
Originalmente postado por EvandroSC EvandroSC escreveu:

Chic essa relação.... Sobre estar toda esticada pode se fazer outra combinação de marchas e não ficar nessa cruzada e nem tão esticada.

Estava pensando em mudar para esse cassete 11/40 mais então vou continuar com o 12/36 mesmo já que a diferença nos cálculos só vou perder em descidas coisa que não utilizo muito.

(a)Dorfo... Existe um desgaste prematuro nas coroas devido utilizar a corrente de 9v (mais grossa)? Cheguei a ler que isso pode ocorrer nessa "adaptação".

Qual diferenças para ser levada em consideração entre as correntes x9 e x9sl?

Entre pedivela 170mm e 175mm qual escolher?

Encontrei esse pedivela neste site... Alguém indica compra.. é confiável? %20 - https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/shimano-deore-fc-m615-175mm-10x2s/135997067/p</a>;

Valeu!!



Apesar de estar dentro da capacidade do câmbio nunca utilizo coroa maior com cog maior. Só coloquei nessa marcha quando instalei na bike pra testar e quando tirei essa foto. Quanto à desgaste, apesar de estar com um pedivela de 10V e corrente de 9V, quando a corrente esta na coroa menor e no cog menor ela não fica raspando na coroa maior, ainda fica uma sobra de aproximadamente 01mm entre as laterais da coroa maior e da corrente. Já o passo do comprimento até o que eu sei é o mesmo que em correntes de outras velocidades, então a princípio não teria motivo pra desgaste prematuro, só desgaste de uso normal mesmo. A corrente X9SL ( SL = Silver Light) é vazada, por consequência é um pouco mais leve. Tamanho de pedivela quanto maior o braço maior a alavanca, menos força. Pra quem quer girar mais com o braço menor é melhor, mas tem que levar em conta questão de bikefit também para escolha do tamanho. Sentado no selim, com o pedal para frente, braço do pedivela na horizontal e o pé posicionado de forma correta no pedal, a ponta do joelho não pode ficar a frente do eixo do pedal. Deve ficar na mesma linha ou pouca coisa para trás. O de 175mm é mais comum de se encontrar. Não conheço a loja que postou o link, só vi que é de outro país. Se quiser ver preço melhor e for importar da uma olhada no site da Chain Reaction ou no Aliexpress que são bem conhecidos.
Voltar ao Topo
E600TRAIL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2007
Araxá-MG
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar E600TRAIL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 21:48
Pessoal,
Li bastante tópicos, mas ainda continuo em dúvidas.
Tenho uma Caloi Vitus toda SLX M675 2X10, K7 11X36 e coroas 38x26. Queria ter marchas mais leves, me indicaram trocar o k7 por um Sunrace 11x42 10v, mas lendo os tópicos vi a possibilidade mais barata de trocar apenas a coroa de 26 para 22, o que daria +/- a mesma relação. Tem alguma contra indicação essa alteração? Obg.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 04:22
Originalmente postado por E600TRAIL E600TRAIL escreveu:

Pessoal,
Li bastante tópicos, mas ainda continuo em dúvidas.
Tenho uma Caloi Vitus toda SLX M675 2X10, K7 11X36 e coroas 38x26. Queria ter marchas mais leves, me indicaram trocar o k7 por um Sunrace 11x42 10v, mas lendo os tópicos vi a possibilidade mais barata de trocar apenas a coroa de 26 para 22, o que daria +/- a mesma relação. Tem alguma contra indicação essa alteração? Obg.


Quando eu fiz a substituição de coroas em um pedivela alivio que era triplo e mudei pra duplo rodei com coroa 38 e 22 por uns dias. O salto entre elas é grande, é muito desagradável a troca (cadência). Você vem em um determinado giro na 38 e quando muda pra 22 não acha tração imediata. Aí pra reduzir esse efeito tem que cambiar as dianteiro junto com traseiro simultaneamente. Outro detalhe é o câmbio. Quando assim utilizei foi com o câmbio pra pedivela triplo. Ele é maior. Agora esses câmbios de pedivela duplo são mais reduzidos. Pode ser que dificulte o ajuste vertical do câmbio. Precisaria avaliar essa situação.
Voltar ao Topo
Ed Ale Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ed Ale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 07:54
Coelgas bom dia ! Aproveitando o tópico, tenho uma dúvida e é justo o contrário do colega . Montei uma híbrida poque não acostumei com minha mtb em uso hurbano e estrada "acho a relação 2×10 muito leve pra isto". Estou com uma dúvida : O pedevela que coloquei na híbrida é o Deore FC M590 44×32×22 quero colocar coroa 48 marter a 32 e corroinha 26 com k7 11×34 ou posteriormente reduzir para 11×30 . A configuração completa é está : Trocador Deore SL M590 , pedevela Deore M590 44×32×22 , câmbio dianteiro Deore Fd M591 , trazeiro Deore M591 SGS Skadow e K7 Deore 11×34 " corrente tenho uma kMC na caixa se a outra ficar curta". Se eu trocar as coroas do pedevela deichando (48×32×26) trocará as marchas sem problema ?
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 18:14
Tenho uma duvida...to usando coroa dupla 36/22 com pedivela de 9v, to pretendendo fazer um up pra 10v mas quero primeiro colocar o k7 de 10v e corrente. Tem algum problema eu manter o pedivela de 9, o k7 e corrente de 10v vai casar com o pedivela?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 18:35
Originalmente postado por Werllys_Paixão Werllys_Paixão escreveu:

Tenho uma duvida...to usando coroa dupla 36/22 com pedivela de 9v, to pretendendo fazer um up pra 10v mas quero primeiro colocar o k7 de 10v e corrente. Tem algum problema eu manter o pedivela de 9, o k7 e corrente de 10v vai casar com o pedivela?


Eu passei pelo mesmo caso que você. Por alguma razão desconhecida, a corrente de 9v não entrou no pedivela de 10v... era uma corrente KMC. Só sei que mudei tudo para 10v com coroa única. A Corrente nunca caiu.

1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 18:39
Acho q vc n entendeu...no meu caso, o meu kit eh todo 9v, dai quero fazer up pra 10, trocando primeiramente k7 e corrente. Dai vai ficar na bike o pedivela de 9, dai queria saber se k7 e corrente de 10v casariam com o pedivela de 9v.

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por Werllys_Paixão Werllys_Paixão escreveu:

Tenho uma duvida...to usando coroa dupla 36/22 com pedivela de 9v, to pretendendo fazer um up pra 10v mas quero primeiro colocar o k7 de 10v e corrente. Tem algum problema eu manter o pedivela de 9, o k7 e corrente de 10v vai casar com o pedivela?


Eu passei pelo mesmo caso que você. Por alguma razão desconhecida, a corrente de 9v não entrou no pedivela de 10v... era uma corrente KMC. Só sei que mudei tudo para 10v com coroa única. A Corrente nunca caiu.

Voltar ao Topo
NASSER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:122
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NASSER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 22:03
Que eu saiba, não existe pedivela de 9v...o pedivela duplo, é duplo é ponto...deve servir com qlq K7...a questão fica em câmbios e corrente...
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 10:47
Meu pedivela é um deore m590, ele é de 9v, quando falei q ele ta com coroa dupla, é pq tirei a maior e deixei com duas, mas ainda são as coroas originais de 9. Dai fica minha duvida, sera q teria problema faz esse up pra 10v e continuar usando o pedivela com as coroas pra 9v?


Originalmente postado por NASSER NASSER escreveu:

Que eu saiba, não existe pedivela de 9v...o pedivela duplo, é duplo é ponto...deve servir com qlq K7...a questão fica em câmbios e corrente...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 11:12

No meu caso, tentei usar coroa 9v SLX M665 de 36 dentes com corrente 11v HG601.

Não gostei nada do barulho que a corrente 11v fazia sobre a coroa 9v! Parecia que estava moendo algo.

A corrente de 9v é multidirecional, ou seja, funciona em qualquer posição enquanto que as correntes 10 e 11v devem ser usadas com um lado único (a que tem informações dela).

Para resolver meu problema com a transmissão 11v, instalei coroa FSA 10v de 36 dentes e funcionou bem!
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2017 as 11:14
Será q a de 10v na de 9v vai ficar ruim tbm?


Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


No meu caso, tentei usar coroa 9v SLX M665 de 36 dentes com corrente 11v HG601.

Não gostei nada do barulho que a corrente 11v fazia sobre a coroa 9v! Parecia que estava moendo algo.

A corrente de 9v é multidirecional, ou seja, funciona em qualquer posição enquanto que as correntes 10 e 11v devem ser usadas com um lado único (a que tem informações dela).

Para resolver meu problema com a transmissão 11v, instalei coroa FSA 10v de 36 dentes e funcionou bem!
Voltar ao Topo
Vinus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2017 as 12:24
Vou aproveitar que o assunto é relacionado e pedir uma ajuda para decidir o que fazer com a relação da MTB.

A variável principal é CxB. Não quero gastar muito porque estou descapitalizado e esse será o último ciclo dessas peças na minha mão.

A montaria é uma Merida Matts 60 aro 26 com grupo alívio M430 (2012). Estava enrolando para trocar a relação, mas já passou bastante do .75 e não está legal. Algumas não passam e a corrente cai da coroa dependendo do tranco/esforço. Como já foi revisão de freios, cubos, suspensão etc, não vale a pena vender. Negócio é encarar mais 1 ou 2 anos com ela.

Atualmente uso cidade/terra 75/25. Antes tinha uma single pra cidade.

Já comprei um k7 HG-400 11/34 e a corrente HG53. O problema é o pedivela e coroas. O atual (FC-430) é 44-32-22, ponta quadrada e movimentos central novo (6 meses). Ah, o câmbio dianteiro FD-430.

Eu quero 44-34-24(ou 22). Uma outra opção seria 48-36-24.

As coroas da shimano do mesmo modelo estão entre 50 e 60 reais cada no ML e mais de 100 nas lojas. Também só encontro o tamanho 32 e 44. 34 e 36 só deore/slx a partir de 120.

Moro em SP/SP

Opções que me ocorreram:

1.Coroas compatíveis (BCD 104/64) 34t e 44t de outras marcas. Quais? Onde comprar? Seria minha prioridade

2.Pedivela novo.
- Alivio 4060 R$350 (mais mov central Hollow)
- Sunrace M900 R$130 (44-32-22)
- Sunrace M9 R$150 (36/22). Duplo tem que ser 38/24, mas teria que ser 40/26 e k7 12/36 (ainda assim não achei nesse tamanho)
- FSA não achei com preço bom
- Deore M590 ideal, mas fora de cogitação ($$)
- Que mais?

Escrevi muito, mas essa conta está alta demais.



Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2017 as 13:50
opa, a capacidade desse cambio dianteiro é de 22, a principio vc precisa optar por 48x26 ou 44x22.

a melhor opcao ao meu ver seria pegar o alivio completo, já fica com um central melhor e um conjunto mais leve

O jogo de coroas deore pra essas relacoes já fica perto dos 300, e o fc-m590 é praticamente igual ao fc-m4060. Toda essa linha alivio mais nova é praticamente igual a deore de 9v que saiu.

O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Vinus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2017 as 17:19
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

opa, a capacidade desse cambio dianteiro é de 22, a principio vc precisa optar por 48x26 ou 44x22.


Opa, informação importante. Valeu!

Bom, seguindo tua idéia a dúvida diminui.

Coroas 32x44 por 130 pila (é o que tem disponível, mesmo na CRC) ou novo por 350. Este seria o ideal, mas foge do orçamento. Vou dar mais uma garimpada antes de fechar.
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 10:02
Bom dia, pessoal. Numa 29, com grupo alívio 3x9 novo, daria pra usar as coroas 40-22, retirando a 30? Será que o câmbio dianteiro aguenta?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 678910>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X