Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  <1 23456 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2013 as 22:04

Legal!!!

Minha sugestão é aumentar a folga do cabo (para o passador chegar no engate da coroa de 36) e diminuir o fim de curso (apertar o parafuso H) no câmbio.

Desta forma ao mudar a marcha para coroa maior, o passador não vai conseguir avançar além da coroa mesmo puxando a alavanca do passador até o fim.
Voltar ao Topo
luizventur Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2010
Bicas-MG
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizventur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2013 as 11:53
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Clavc,

tenho boas novidades!

Cara estava mosqueando pois tinha um câmbio dianteiro XT M785 que havia comprado no final de fevereiro deste ano. Por sinal, este câmbio continua em promoção na JensonUSA por US$ 29:

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-XT-M785-OE-Front-Derailleur

Tinha impressão que não encaixava no seat tube mas hoje resolvi encarar e deu certo. Ficou muito bom, confira a foto abaixo:





Como este câmbio é top swing, o cabo faz um ângulo melhor e não raspa a ponteira do seu suporte:





Compare com o câmbio down swing ou abraçadeira alta:





Só falta testar em campo, na bancada funcionou bem!

Abraços,
Furukawa.

Amigo furukawa se você olhar bem na segunda foto, tem o guia do cabo no cambio deore, aquilo ali que parece um braço, o cabo passa ali e pega no parafuso, para que ele não fique justamente raspando no cambio!!!
Voltar ao Topo
luizventur Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2010
Bicas-MG
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizventur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2013 as 12:10
Atualizando aqui comigo, estou usando em duas bikes a combinação, pedivela deore m590 com duas coroas CNC 26-36 e cassete 11-34 9v, o cambio dianteiro é slx m661 9v, na bike 1 que tem o seatstay mais fino ficou bom as trocas digamos que 98,5%, já na bike 2 uma khs alite tem 2008 o seatstay é mais grosso e não da pra descer tanto o cambio o que deixou digamos em 95% a eficiência da troca de marchas.

Acabei de comprar 2 cassetes 12-36 e vou mesclar igual nosso amigo ai para fazer o 11-36, o cambio comprei um saint 2x9v 14t maximum 36 para testar....assim que tudo chegar posto aqui o que achei das mudanças!
Voltar ao Topo
luizventur Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2010
Bicas-MG
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizventur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2013 as 12:11
Originalmente postado por luizventur luizventur escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Clavc,

tenho boas novidades!

Cara estava mosqueando pois tinha um câmbio dianteiro XT M785 que havia comprado no final de fevereiro deste ano. Por sinal, este câmbio continua em promoção na JensonUSA por US$ 29:

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-XT-M785-OE-Front-Derailleur

Tinha impressão que não encaixava no seat tube mas hoje resolvi encarar e deu certo. Ficou muito bom, confira a foto abaixo:





Como este câmbio é top swing, o cabo faz um ângulo melhor e não raspa a ponteira do seu suporte:





Compare com o câmbio down swing ou abraçadeira alta:





Só falta testar em campo, na bancada funcionou bem!

Abraços,
Furukawa.

Amigo furukawa se você olhar bem na segunda foto, tem o guia do cabo no cambio deore, aquilo ali que parece um braço, o cabo passa ali e pega no parafuso, para que ele não fique justamente raspando no cambio!!!

Esquece, falei besteira rsrsrs!!!
Voltar ao Topo
cacostta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cacostta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 09:45
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:



Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.


Amigo Furukawa

Pretendo fazer a mesma adaptação que vc fez

Tô montando uma bike nova, comprei uma pedivela Deore 48-36-26 usada, mas muito bem conservada. Achei a coroa maior muito grande e tava pensando em retirá-la e usar só as 2 menores. Meu cambio dianteiro é o Alívio 3v, o traseiro tem K7 de 9. Como seria essa adaptação? Dá pra bloquear o cambio dianteiro pra ele não entrar na coroa maior ou vc mudou o cambio pra 2v? O passador tbm precisa ser bloqueado pra não passar pra coroa maior?

Se puder explicar detalhadamente como vc fez fico grato!

Abraço
Voltar ao Topo
cacostta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cacostta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 09:54
Ah, mais uma informação: meu K7 é de 11-34.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 10:46
cacostta,

para tornar seu pedivela duplo, vai ser preciso retirar o pedivela e desmontar todas as 3 coroas existentes. Antes de fazer tudo isto, o correto seria já ter todas as ferramentas e peças para este trabalho:


ferramentas:
- Shimano Crank Install Tool HollowTech II ( http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=3785 );
- chave allen de 5 mm;
- Park Tool Chainring Nut Wrench CNW2C ( http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=14305 );
- Blackspire Chainring Bolts de 6,5 mm ( http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35866).


Eu compraria outras 2 coroas menores para testar, são baratas e valem a pena tê-las:

- coroa 22: Shimano Deore M590 Inner Chainring ( http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=62227 ) e/ou
- coroa 24: Shimano SLX M660 10 Speed Inner Chainring ( http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83371).


Para desmontar o pedivala integrado:
http://www.youtube.com/results?search_query=dismount+hollowtech


Para desmontar as coroas:
http://www.youtube.com/watch?v=ItB_Q8LpJ8g

A montagem de ambos seria na ordem inversa.


Para o câmbio dianteiro, basta limitar seu avanço apertando o parafuso H de regulagem que cortará a 3ª marcha, é só isso. O passador também terá a 3ª marcha bloqueada pois o que manda é o câmbio.

A regulagem do câmbio dianteiro vai ser na base da tentativa e erro. O principal é achar a altura correta, o ângulo do guia de corrente e a folga do cabo.

Vai ser necessário diminuir o comprimento da corrente, aproveite isto e coloque um PowerLink ou MissingLink para facilitar este trabalho e futuras manutenções e limpezas.

Este trabalho não é complicado e vale a pena pois você terá muita liberdade de escolher as relações de marcha que melhor encaixa no seu preparo físico.

Boas pedaladas.
Voltar ao Topo
jlv.vargas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2009
Santa Maria-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jlv.vargas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 10:47
Originalmente postado por cacostta cacostta escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:



Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.


Amigo Furukawa

Pretendo fazer a mesma adaptação que vc fez

Tô montando uma bike nova, comprei uma pedivela Deore 48-36-26 usada, mas muito bem conservada. Achei a coroa maior muito grande e tava pensando em retirá-la e usar só as 2 menores. Meu cambio dianteiro é o Alívio 3v, o traseiro tem K7 de 9. Como seria essa adaptação? Dá pra bloquear o cambio dianteiro pra ele não entrar na coroa maior ou vc mudou o cambio pra 2v? O passador tbm precisa ser bloqueado pra não passar pra coroa maior?

Se puder explicar detalhadamente como vc fez fico grato!

Abraço

Olá Cacostta, depois o Furukawa pode te responder, antes vou responder como fiz, o trocador uso um Sram X7 3v, então uso como se estivesse na coroa do meio para coroinha, e como  se estivesse no coroão para a coroa maior, ou seja na hora de regular você já deixa o trocador como se estivesse na coroa do meio, o câmbio é um Deore 3v, uso normalmente, só limitei ele no parafuso pra ele não passar da coroa do meio, no meu caso uso 36x22, você poderia manter sua coroa 36, retirar a 48, e trocar essa 26 por uma 22 ou 24, ou até mesmo deixar essa 26, depende de quanta perna você tem para uma subida bem ingrime, eu iria de 22 mesmo, já que seu cassete é 34.

Espero ter ajudado em alguma coisa. Abraço. Qualquer dúvida pega o grito aí.
Voltar ao Topo
cacostta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2012
Fortaleza
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cacostta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 11:12
lv.vargas e Furukawa

Obrigado mesmo pelas explicações, agora entendi como é feito o processo.

Não sou eu quem vai fazer a mudança, mas queria entender bem como funciona,
pro caso do mecânico não saber direito! RSRS

Só mais 2 perguntas: vcs usaram o bashguard ou é dispensável? É necessária alguma troca de parafuso do pedivela ou rola com os mesmos?

Abraço galera!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 18:48
Originalmente postado por cacostta cacostta escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">lv.vargas e Furukawa</span>

Obrigado mesmo pelas explicações, agora entendi como é feito o processo.

Não sou eu quem vai fazer a mudança, mas queria entender bem como funciona,
pro caso do mecânico não saber direito! RSRS

Só mais 2 perguntas: vcs usaram o bashguard ou é dispensável? É necessária alguma troca de parafuso do pedivela ou rola com os mesmos?

Abraço galera!





O bashguard pode ser dispensado. Custa caro e seria uma garantia plena que a corrente não caia fora da coroa do meio em hipótese alguma. Ele ocuparia o lugar da coroa maior e usaria os mesmos parafusos.

Com 2 coroas é preciso usar um parafuso menor, 6,5 mm. Coloquei na lista anterior o Blackspire Chainring Bolts - Outer.6,5 mm
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 22:11
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por cacostta cacostta escreveu:

<span style="line-height: 1.4;">lv.vargas e Furukawa</span>

Obrigado mesmo pelas explicações, agora entendi como é feito o processo.

Não sou eu quem vai fazer a mudança, mas queria entender bem como funciona,
pro caso do mecânico não saber direito! RSRS

Só mais 2 perguntas: vcs usaram o bashguard ou é dispensável? É necessária alguma troca de parafuso do pedivela ou rola com os mesmos?

Abraço galera!





O bashguard pode ser dispensado. Custa caro e seria uma garantia plena que a corrente não caia fora da coroa do meio em hipótese alguma. Ele ocuparia o lugar da coroa maior e usaria os mesmos parafusos.

Com 2 coroas é preciso usar um parafuso menor, 6,5 mm. Coloquei na lista anterior o Blackspire Chainring Bolts - Outer.6,5 mm


tentando ajudar com a pergunta sobre os parafusos, sou a favor de se reaproveitar o que se tem... rsrs!!
Eu reaproveitei os parafusos originais limando as "porcas" até que fosse possível o aperto!!!
Segue uma fotinha onde deve-se limar!!



Uploaded with ImageShack.us
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 00:35
Originalmente postado por jlv.vargas jlv.vargas escreveu:

Originalmente postado por cacostta cacostta escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:



Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.


Amigo Furukawa

Pretendo fazer a mesma adaptação que vc fez

Tô montando uma bike nova, comprei uma pedivela Deore 48-36-26 usada, mas muito bem conservada. Achei a coroa maior muito grande e tava pensando em retirá-la e usar só as 2 menores. Meu cambio dianteiro é o Alívio 3v, o traseiro tem K7 de 9. Como seria essa adaptação? Dá pra bloquear o cambio dianteiro pra ele não entrar na coroa maior ou vc mudou o cambio pra 2v? O passador tbm precisa ser bloqueado pra não passar pra coroa maior?

Se puder explicar detalhadamente como vc fez fico grato!

Abraço

Olá Cacostta, depois o Furukawa pode te responder, antes vou responder como fiz, o trocador uso um Sram X7 3v, então uso como se estivesse na coroa do meio para coroinha, e como  se estivesse no coroão para a coroa maior, ou seja na hora de regular você já deixa o trocador como se estivesse na coroa do meio, o câmbio é um Deore 3v, uso normalmente, só limitei ele no parafuso pra ele não passar da coroa do meio, no meu caso uso 36x22, você poderia manter sua coroa 36, retirar a 48, e trocar essa 26 por uma 22 ou 24, ou até mesmo deixar essa 26, depende de quanta perna você tem para uma subida bem ingrime, eu iria de 22 mesmo, já que seu cassete é 34.

Espero ter ajudado em alguma coisa. Abraço. Qualquer dúvida pega o grito aí.


Desculpem-me mas preciso falar com o amigo Vargas, por favor pode passar o seu facebook ou email??
Voltar ao Topo
jlv.vargas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2009
Santa Maria-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jlv.vargas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2013 as 14:09
Olá MTBRS, meu e-mail jlv.vargas(a)gmail.com, jacksonvargas(a)outlook.com (skype), ou no facebook procure por Jackson Vargas ou www.facebook.com/jlv.vargas.

Qualquer coisa estamos aí.

Jackson.
Voltar ao Topo
IaMaTa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 23 Jun 2008
Recife
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IaMaTa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2013 as 14:37
Pessoal tenho um pedivela xtr 44/32/22 e queria trocar a coroa grande ou por 36 ou por 38,  tem algum problema fazer esta troca e continuar com a do meio 32 e a menor 22? Meu cambio dianteiro é um Fd 591 e o traseiro Rd 592
agradeço desde já!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2013 as 22:16
Originalmente postado por IaMaTa IaMaTa escreveu:

Pessoal tenho um pedivela xtr 44/32/22 e queria trocar a coroa grande ou por 36 ou por 38,  tem algum problema fazer esta troca e continuar com a do meio 32 e a menor 22? Meu cambio dianteiro é um Fd 591 e o traseiro Rd 592
agradeço desde já!


Eu acho que seria um desperdício fazer isto pois a diferença entre a coroa do meio (32) para a coroa maior de 36 ou 38 é pequena.

O manual do câmbio dianteiro M591 cita que a diferença mínima entre as coroas do meio e maior é de 12 dentes:

http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SI_6S80A/SI-6S80A-003-ENG_v1_m56577569830729252.PDF

Entretanto, é possível fazer o câmbio dianteiro M591 funcionar razoavelmente fora destas especificações técnicas. Eu mesmo e outros fizeram o câmbio funcionar com coroas 36-22. Fiz também funcionar com coroas 36-24.

Antes de qualquer mudança nas coroas, é preciso saber qual é o seu cassete e o tamanho das rodas. Em todo caso, vale a pena usar um pedivela duplo, até para os iniciantes.

Voltar ao Topo
IaMaTa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 23 Jun 2008
Recife
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IaMaTa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 08:42
desculpe minha bike é aro 26, é que só achei esse tópico falando de coroas..
vish vi meu erro agora foi mal, nun é 36 38 nao é 46 ou 48 na maior
o meu pinhão é normal 11-32 eu só queria mudar a grande pois as vezes pego estrada
e falta relação pra da um gás, ja notei q o pessoal q eu pedalo vai de 46 48 e eu acabo ficando pra tras..

Desculpai minha confusão jurei q tinha escrito 46 48

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 09:22
Originalmente postado por IaMaTa IaMaTa escreveu:

desculpe minha bike é aro 26, é que só achei esse tópico falando de coroas..
vish vi meu erro agora foi mal, nun é 36 38 nao é 46 ou 48 na maior
o meu pinhão é normal 11-32 eu só queria mudar a grande pois as vezes pego estrada
e falta relação pra da um gás, ja notei q o pessoal q eu pedalo vai de 46 48 e eu acabo ficando pra tras..

Desculpai minha confusão jurei q tinha escrito 46 48



Sem problemas, isso acontece!

As coroas para o pedivela seria 48-36-26 e o câmbio M591 funcionará perfeitamente pois foi projetado para esta opção, conforme o manual descrito anteriormente.

Minha sugestão é quando for ter que trocar seu cassete, aproveite e faça um upgrade para 11-34 que possui escalonamento mais interessante que o 11-32.
Voltar ao Topo
IaMaTa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 23 Jun 2008
Recife
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IaMaTa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 09:40
a blz, mas nun vai ter problema n ficar 46/32/22 ou 48/32/22? pq c falou q o maximo era uma diferença de 12 dentes, da pra ficar assim?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 14:09
Originalmente postado por IaMaTa IaMaTa escreveu:

a blz, mas nun vai ter problema n ficar 46/32/22 ou 48/32/22? pq c falou q o maximo era uma diferença de 12 dentes, da pra ficar assim?


Não tem como prever, só testando e vendo como o câmbio dianteiro se comportará com essas coroas.
Voltar ao Topo
IaMaTa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 23 Jun 2008
Recife
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IaMaTa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 16:11
a blz vlw cara
Voltar ao Topo
faelsjc Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar faelsjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2013 as 15:30
olha, boa tarde!

eu to querendo muito fazer isso na minha 29!! só que a grana apertou pois troquei toda minha relação!!

to querendo colocar uma coroa de 36 dentes!! onde posso conseguir uma mais em conta em? pode ser usada em bom estado

abraços!

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2013 as 08:36
faelsjc,

existe este por US$ 16,49 + frete de US$ 10 na:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-deore-m590-middle-chainring/rp-prod83369


Voltar ao Topo
faelsjc Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Out 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar faelsjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2013 as 09:23
Obrigado!!

eu estava vendo ele ontem mesmo!

abraços!

Voltar ao Topo
danilo.imperio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Taboão da Serra
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.imperio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 14:42
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

faelsjc,

existe este por US$ 16,49 + frete de US$ 10 na:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-deore-m590-middle-chainring/rp-prod83369



Furukawa, tudo blz?
seguinte, estou fazendo as mudanças do meu pedivela M590 para 2x9. Ja pedi uma coroa 36 na CRC, estou aguardando chegar juntamente com a chave e parafusos 6,5mm, quanto ao cambio uso um alivio 9v mas encontrei um Deore M590 porem de 10v no JensonUSA a 10 doletas, na sua opnião qual dos 2 funcionária melhor no k7 de relação 11x34 numa bike de aro 26? Outra coisa, no seus testes, nesta redução precisou diminuir o tamanho da corrente?
Abs.
Voltar ao Topo
mmfelix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2011
Pocos de Caldas
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmfelix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 17:36
Um dos melhores tópicos , li tudo e  aprendi muito (ou não) sobre cambios, relação; hoje !

Parabéns, Clap.

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 17:59
Originalmente postado por mmfelix mmfelix escreveu:

Um dos melhores tópicos , li tudo e  aprendi muito (ou não) sobre cambios, relação; hoje !

Parabéns, Clap.



Obrigado,

a intenção do fórum é justamente essa de trocar e compartilhar ideias.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 18:28
danilo.imperio,

sua pergunta deve ser sobre o câmbio dianteiro.

O câmbio diânteiro Shimano M590 funciona relativamente bem com pedivela duplo mas é preciso fazer as mudanças de marchas com baixo giro senão a corrente escapa para fora (na mudança para a coroa maior).

O tipo de câmbio diânteiro é independente do traseiro, o funcionamento de um não interfere noutro. Com relação à corrente, o comprimento dela depende do tamanho do cage do câmbio traseiro. Como eu uso o cage longo (SGS), não tenho problema algum nos cruzamentos de marcha.

Para pedivela duplo, eu recomendaria o uso do Shimano XT M785 que está por US$ 29:

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-XT-M785-OE-Front-Derailleur

é muito bom mas é de abraçadeira baixa (top swing como o M590) para tubo de 34,9 mm e você deve conferir se serve no seu quadro.

Se precisar de um câmbio com abraçadeira alta, existe esta opção por US$ 26:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m667-conventional-2x9-front-mech/rp-prod27692

Voltar ao Topo
danilo.imperio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Taboão da Serra
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.imperio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 19:22
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

danilo.imperio,

sua pergunta deve ser sobre o câmbio dianteiro.

O câmbio diânteiro Shimano M590 funciona relativamente bem com pedivela duplo mas é preciso fazer as mudanças de marchas com baixo giro senão a corrente escapa para fora (na mudança para a coroa maior).

O tipo de câmbio diânteiro é independente do traseiro, o funcionamento de um não interfere noutro. Com relação à corrente, o comprimento dela depende do tamanho do cage do câmbio traseiro. Como eu uso o cage longo (SGS), não tenho problema algum nos cruzamentos de marcha.

Para pedivela duplo, eu recomendaria o uso do Shimano XT M785 que está por US$ 29:

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-XT-M785-OE-Front-Derailleur

é muito bom mas é de abraçadeira baixa (top swing como o M590) para tubo de 34,9 mm e você deve conferir se serve no seu quadro.

Se precisar de um câmbio com abraçadeira alta, existe esta opção por US$ 26:

http://www.chainreactioncycles.com/br/en/shimano-slx-m667-conventional-2x9-front-mech/rp-prod27692


Isso mesmo furukawa, desculpe acabei esquecendo de dizer que a duvida é sobre o cambio dianteiro mesmo. O meu cambio traseiro é um singelo alivio mas sgs. Para meu uso ele funciona bem. Não gosto de coroas muito grande, por isso da mudança para 2x9. Tambem estou pensando em pegar uma coroa de 24 para fazer o conjunto 24x36 por que o 22 vai ficar muito leve em alguns casos. Eu ja uso o cambio dianteiro de abraçadeira baixa de 34,9 o próprio alivio. Mas vou esperar chegar a coroa 36 e vou fazer o teste na relação 22x36 com o conjunto alivio mesmo. Vou regular o cambio para trabalhar somente com 2 coroas e ver se vai raspar demais ou cair para algum dos lados. E ja vou pedir uma coroa 24 slx 10v na jenson junto com outras coisas para aproveitar o frete. Em relação a corrente voce teve de diminuir alguns elos ao diminuir as coroas ou não foi preciso?
Abs
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 21:49
danilo.imperio,

quando pus a coroa de 36 não precisei encurtar a corrente porque a mesma tinha sido ajustada em função do cruzamento menor (coroa em 22 e pinhão em 12) que não foi alterado.

Esta questão do tamanho de corrente somente é crítico se o câmbio traseiro tiver um cage médio (GS). Isto foi muito discutido no tópico da Caloi Elite 30 que vem errôneamente com cage médio num sistema 3 x 10v.

Vale a pena comprar o câmbio dianteiro Shimano M785, o funcionamento e precisão é ótimo, por US$ 29 é uma pechincha.
Voltar ao Topo
mmfelix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2011
Pocos de Caldas
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmfelix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 22:28
Furukawa,

A minha bike ainda nem chegou e   já estou estudando ups, esse negocio vicia.

meu pedivela é um  deore 590 44/32/22

o que vc acha?

36-22 com cassete 11-34 , meu cambio dianteiro é um SLX M661 31.8mm, não sei sobre ser Top ou Down Swing. abraçadeira alta ou baixa.

ficaria estranho para subir paredes 22x34 ?
ou a melhor relaçao seria 24x34? ( ai teria de comprar a coroa de 24)
eu teria de comprar a coroa 36D na chain + os parafusos de 6,5mm, esta correto isso?

o cambio slx seria igual  a esse:
http://www.wallbike.com.br/lojavirtual/index.php/cambios/cambio-dianteiro-shimano-deore-slx-m661-10v. - http://www.wallbike.com.br/lojavirtual/index.php/cambios/cambio-dianteiro-shimano-deore-slx-m661-10v.html




Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2013 as 23:57
Opá.....fas temp oq nao posto nada no pedal.....

depois de muito rodar com a relação 38x24 com 11x36 digo que a melhor relação que ja usei nao é ela.....e sim a q esta atualmente na Sereia...42x36x22 com cassete 11x 36, isso mesmo, voltei para 3 coroas, pedalo muito em estradoes e no asfalto, a coroa de 38 é muito curta, e se faz muita força, quando esta 38x11 se faz mais força do que 42x11. Pode ser um absurdo isso...heresia....o que percebi é q o diametro maior da coroa ajuda na força q se aplica no pedal, ....cansei de usar 24x36, quando por conforto posso usar 22x36....com essa bike, treino e faço corridas, em circuitos travados nunca uso 42, é claro, em estradões usar 42 é fundamental....
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2013 as 00:49
mmfelix,

cada um tem seu condicionamento físico e cadência de pedal. Já foi discutido que para roda 29" o mais recomendado é usar cadência maior. Eu pedalo entre 85 e 100 rpm.

Não tem como prever qual a combinação de coroa e cassete ideal, isto vai ser descoberto na prática. Como o pedivela integrado é fácil de desmontar, vale a pena testar várias configurações e achar a combinação que melhor lhe atenda.

Para desmontar as coroas é preciso uma chave allen de 5 mm e outra específica parecida com fenda. Tira-se as coroas 44-32 e monta-se a de 36 no lugar da 32 usando 4 parafusos mais curto (6,5 mm). Pode-se comprar estes parafusos prontos ou limar as usadas na tripla.



clavc,

eu concordo que nos estradões uma coroa grande faz diferença principalmente quando se pedala junto com amigos. Eu normalmente fico para trás nestas situações e isto era previsível.

No começo tentei fazer funcionar um pedivela triplo 44-36-22 e não consegui usando o câmbio dianteiro Deore M591. No seu caso 42-36-22 deve ser muito legal e qual o câmbio dianteiro que você usa?

Para meus treinos urbanos (sozinho), acho perfeito a combinação coroas 36-22 com cassete 11-34 de 9v. No meu treino solo estabeleço uma faixa de frequência cardíaca e não me importo muito com velocidade.
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2013 as 08:50
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

mmfelix,

cada um tem seu condicionamento físico e cadência de pedal. Já foi discutido que para roda 29" o mais recomendado é usar cadência maior. Eu pedalo entre 85 e 100 rpm.

Não tem como prever qual a combinação de coroa e cassete ideal, isto vai ser descoberto na prática. Como o pedivela integrado é fácil de desmontar, vale a pena testar várias configurações e achar a combinação que melhor lhe atenda.

Para desmontar as coroas é preciso uma chave allen de 5 mm e outra específica parecida com fenda. Tira-se as coroas 44-32 e monta-se a de 36 no lugar da 32 usando 4 parafusos mais curto (6,5 mm). Pode-se comprar estes parafusos prontos ou limar as usadas na tripla.



clavc,

eu concordo que nos estradões uma coroa grande faz diferença principalmente quando se pedala junto com amigos. Eu normalmente fico para trás nestas situações e isto era previsível.

No começo tentei fazer funcionar um pedivela triplo 44-36-22 e não consegui usando o câmbio dianteiro Deore M591. No seu caso 42-36-22 deve ser muito legal e qual o câmbio dianteiro que você usa?

Para meus treinos urbanos (sozinho), acho perfeito a combinação coroas 36-22 com cassete 11-34 de 9v. No meu treino solo estabeleço uma faixa de frequência cardíaca e não me importo muito com velocidade.

Estou usando o mesmo Deore de 9v, acho q M591, braçadeira alta, com passador X0 Carbon, meu pedivela é um FSA SL-K 3v, que foi customizado para 2 coroas, agora retorna as origens. Só usoo coroao realmente acima dos ~35km/h, antes disso a coroa de 36 dentes resolve bem.
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
mmfelix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2011
Pocos de Caldas
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmfelix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2013 as 09:04
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Opá.....fas temp oq nao posto nada no pedal.....

depois de muito rodar com a relação 38x24 com 11x36 digo que a melhor relação que ja usei nao é ela.....e sim a q esta atualmente na Sereia...42x36x22 com cassete 11x 36, isso mesmo, voltei para 3 coroas, pedalo muito em estradoes e no asfalto, a coroa de 38 é muito curta, e se faz muita força, quando esta 38x11 se faz mais força do que 42x11. Pode ser um absurdo isso...heresia....o que percebi é q o diametro maior da coroa ajuda na força q se aplica no pedal, ....cansei de usar 24x36, quando por conforto posso usar 22x36....com essa bike, treino e faço corridas, em circuitos travados nunca uso 42, é claro, em estradões usar 42 é fundamental....


________________________

Obrigado Furukawa.

_________________________

clavc,
como é para subir trechos  fooortes e curtos  com pedras , a 22x36 funciona bem , da tração legal , ou fica girando muito?   o que acha de 38x24  com cassete  12X36?   ja testou com 38x12 e 24x36?


Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2013 as 09:13
Originalmente postado por mmfelix mmfelix escreveu:

Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Opá.....fas temp oq nao posto nada no pedal.....

depois de muito rodar com a relação 38x24 com 11x36 digo que a melhor relação que ja usei nao é ela.....e sim a q esta atualmente na Sereia...42x36x22 com cassete 11x 36, isso mesmo, voltei para 3 coroas, pedalo muito em estradoes e no asfalto, a coroa de 38 é muito curta, e se faz muita força, quando esta 38x11 se faz mais força do que 42x11. Pode ser um absurdo isso...heresia....o que percebi é q o diametro maior da coroa ajuda na força q se aplica no pedal, ....cansei de usar 24x36, quando por conforto posso usar 22x36....com essa bike, treino e faço corridas, em circuitos travados nunca uso 42, é claro, em estradões usar 42 é fundamental....


________________________

Obrigado Furukawa.

_________________________

clavc,
como é para subir trechos  fooortes e curtos  com pedras , a 22x36 funciona bem , da tração legal , ou fica girando muito?   o que acha de 38x24  com cassete  12X36?   ja testou com 38x12 e 24x36?



cara ja testei 38x24 por 6 meses, aq tem bastante piranbeira, ele sobe relativamente bem, depois q ganha condicionamento vai de boa, mas no meu caso q estou fazendo faculdade q nao tenho mais tempo para treinar, essa relação ficou pesada nas subidas.....com 22x36 aumenta o giro, mas ainda fica melhor q a anterior, claro q estamos falando de pirambeiras de verdade, tem uma estrada aq que quando eu chego proximo ao "pé" de um poste eu olho pra traz e vejo q estou na altura do topo do poste anterior, nunca testei 38x12 c/ 36x24, acho q ficaria bom!
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
danilo.imperio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Taboão da Serra
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.imperio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2013 as 22:44
Pessoal, finalmente chegou a engrenagem de 36dt da CRC, quase 2 meses de espera e tributado... mas blz.
Acabei de trocar a coroa grande e a média do meu Deore 590 por uma coroa de 36 dts e corrente kmc x9. O que mais deu trabalho foi regular o cambio dianteiro, ainda para 3v. Facilmente ele derruba a corrente pra fora do pedivela. Um ajuste aqui outro ali e ele vai embora.
Ainda não testei mas assim que jogar na trilha posto seu desempenho.





Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2013 as 00:49
Danilo,

regular o câmbio dianteiro é realmente complicado ainda mais neste caso de adaptação de coroas tripla para dupla.

Quando eu usava o câmbio dianteiro Shimano M591, levei uma hora para regular. São 4 os ajustes importantes: altura, ângulo do guia de corrente, parafusos dos limites L-H e a folga do cabo.

Mesmo bem regulado, a passagem de marcha da coroa menor para a maior deve ser feita com baixo giro. Isto acontece porque o câmbio dianteiro fica numa altura maior que a especificada e o perfil interno do guia de corrente não é apropriado.

Eu recomendo comprar o câmbio dianteiro XT M785 na JensonUSA pois custa US$ 29 + frete ($10,85 pela USPS). Quando eu comprei, chegou direto sem impostos. É um câmbio dianteiro excelente.

Abraços,
Furukawa.

Voltar ao Topo
danilo.imperio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Taboão da Serra
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.imperio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2013 as 13:03
Furukawa, valeu pelas dicas. Se mudar em giro alto cai mesmo. Tentei até aumentar os espaçadores do pedivela mas não resolveu. Vou fazer o ajuste fino final de semana mas vou ter que pedir mesmo o xt na jenson. Na verdade fiz um pedido com eles ja tem quase 2 meses e até agora nada de entrega. Estou aguardando chegar esse para ja pedir o outro.
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2013 as 14:19
o ideal mesmo é trocar o câmbio dianteiro por um específico para 2 coroas. E não precisa trocar mais nada (além das coroas, é claro).

O câmbio próprio para 2 coroas é mais curto, e com isso evita a queda da corrente.


Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2013 as 16:48
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

o ideal mesmo é trocar o câmbio dianteiro por um específico para 2 coroas. E não precisa trocar mais nada (além das coroas, é claro).


O câmbio próprio para 2 coroas é mais curto, e com isso evita a queda da corrente.



Sim, concordo.
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X