Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  <1234 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2013 as 19:58
Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:





Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:49
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 10:39
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:



Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.

Olá Furukawa!!! Tenta 38/24, creio que vai melhorar a falta de pedal nas descidas, a minha esta nesta configuração e eu adorei... abraço
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 11:59
que vcs acham de 39 x 24? estou mudando a relação da minha bike entre as pesquisas ontem testei na bike de um colega relação 39x26 + cassete 11x36, ficou excelente até encontrar uma parede...

Entao como vejo pessoal usando 38x24, pensei em 39x24....que vcs acham? com estas coroas vou montar um cassete 11x36 de 9v.

Meu pedivela atual é o famoso M590, 44x32x22 com cassete 11x34 transplantdo da antiga aro 26 q tinha.
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 14:47
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

que vcs acham de 39 x 24? estou mudando a relação da minha bike entre as pesquisas ontem testei na bike de um colega relação 39x26 + cassete 11x36, ficou excelente até encontrar uma parede...

Entao como vejo pessoal usando 38x24, pensei em 39x24....que vcs acham? com estas coroas vou montar um cassete 11x36 de 9v.

Meu pedivela atual é o famoso M590, 44x32x22 com cassete 11x34 transplantdo da antiga aro 26 q tinha.
Clavc, acho que ficaria até melhor, mas será que o câmbio dianteiro aguentaria trocar de marcha nessa diferença de 15 dentes?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 15:12
wagon:

Dias atrás, testei 38-24 e achei estranho a corrente raspar na coroa maior (a corrente estava engatada na cora menor) quando usava os pinhões menores do cassete.

Vou usar um pouco mais e futuramente vou testar 38-24 pois dá trabalho regular o câmbio dianteiro. Ainda não chegou o novo câmbio M785 específico para pedivela duplo. O M591 funciona mas é preciso ser cuidadoso na mudança de marcha. Talvez com um bash guard






clavc:

Teoricamente existe um limite de 14 dentes entre a diferença de coroas para o câmbio funcionar. Na prática, é tentativa e erro e deve existir um câmbio que aceite isto. Por isto, tenho 3 câmbios dianteiros diferentes para brincar.

Com o cassete 11-34 acho que é melhor usar a coroa menor de 22. No meu caso, com cassete 12-36, a coroa menor de 24 fica muito bom para encarar subidas.

Abraços,
Furukawa.
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 15:24
Realmente nao sei se da certo, vou pesquisar mais, ou ter q me render ao 38x24.

o projeto inicial era 40x26 mas realmente 26 pra paredes ficou pesado, apesar de ser uma questao de tempo e treinamento. se alguem fizer o teste com 39x24 relate aq pra gente.
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 19:14
[QUOTE=furukawa]wagon:

Dias atrás, testei 38-24 e achei estranho a corrente raspar na coroa maior (a corrente estava engatada na cora menor) quando usava os pinhões menores do cassete.[/QUOTE]
Olá Furukawa!!! Estranho na minha não acontece isso, qual pedivela era esse que vc testou? abraço
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 19:24
clavc,

com o cassete 11-34 vale a pena testar com o pedivela duplo 36-22. A regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591 é fácil com estas coroas. Só o fato de aumentar a coroa menor para 24, deu um trabalho maior para achar a regulagem certa.

Entretanto, acho que a primeira mudança mais válida, simples e eficiente é trocar o cassete por um 12-36.

Abraços,
Furukawa
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 19:37
Ola, wagon!

O pedivela é o mesmo Shimano M590, a coroa de 38 é um Shimano Alivio M411, e a de 24 é um Shimano SLX M660 10sp.

Cara, estou bastante contente com a combinação pedivela 36-24 com cassete 12-36. Hoje repeti o passeio de 30 km e no plano pus 47 km/h. O legal de tudo é que praticamente só uso a coroa de 36, e a menor somente nas subidas mais forte.

Abraço.
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2013 as 20:00
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, wagon!

O pedivela é o mesmo Shimano M590, a coroa de 38 é um Shimano Alivio M411, e a de 24 é um Shimano SLX M660 10sp.

Cara, estou bastante contente com a combinação pedivela 36-24 com cassete 12-36. Hoje repeti o passeio de 30 km e no plano pus 47 km/h. O legal de tudo é que praticamente só uso a coroa de 36, e a menor somente nas subidas mais forte.

Abraço.
Será que não é porque vc estava usando uma coroa de 8V (38 dentes) e por ser mais grossa pegava a corrente? Agora indo para o que vc falou da praticidade da relação com duas coroas isso é inegável, eu também adorei, vou postar agora uma tabelinha que eu tinha feito quando ainda usava relação 3x9 para chegar em uma relação ideal para a minha 29er...
Espero que ajude vocês a achar uma relação legal... abraço
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 01:36
wagon,

qual coroa de 38 que você usa?

O raspar na coroa de 38 talvez seja, também, pelo tipo de corrente. Estou usando uma KMC X9SL e percebo que os elos são salientes, meu antigo Shimano HG53 era bem liso nas laterais e as mudanças de marchas eram mais suaves.

Fiz uma tabela para ser comparada com a sua:



Abraços.


Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:53
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 09:23
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

wagon,

qual coroa de 38 que você usa?

O raspar na coroa de 38 talvez seja, também, pelo tipo de corrente. Estou usando uma KMC X9SL e percebo que os elos são salientes, meu antigo Shimano HG53 era bem liso nas laterais e as mudanças de marchas eram mais suaves.

Fiz uma tabela para ser comparada com a sua:



Abraços.
Você viu na comparação da tabelas, como a sua ultima marcha é curta? uma solução seria mesmo transplantar uma catraca de 11 dentes para o seu cassete ou colocar a coroa de 38 dentes...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 10:32
wagon,

o Passabão fez isto misturando pinhões de 2 cassetes: 11-34 e 12-36 e transformou em 11-36. Pretendo fazer isto quando comprar um cassete 11-34 pois quero manter a coroa menor de 24.

De imediato, não tive problema em dar muita velocidade e concordo contigo que a relação mais pesada está curta. Contudo, estou gostando desta relação curta para exercitar altas cadências de pedalada.

Você sabe qual a coroa de 38 que está usando?

Valeu!
Furukawa.



Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 11:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

wagon,

o Passabão fez isto misturando pinhões de 2 cassetes: 11-34 e 12-36 e transformou em 11-36. Pretendo fazer isto quando comprar um cassete 11-34 pois quero manter a coroa menor de 24.

De imediato, não tive problema em dar muita velocidade e concordo contigo que a relação mais pesada está curta. Contudo, estou gostando desta relação curta para exercitar altas cadências de pedalada.

Você sabe qual a coroa de 38 que está usando?

Valeu!
Furukawa.



Eu uso esse kit de coroas integradas para pedivelas Sram da FRM http://www.frmbike.biz/index.php/en/shop-2/mtb-componentsi-bikes-frames/view/productdetails/virtuemart_product_id/333/virtuemart_category_id/14
veja a foto:
Voltar ao Topo
JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2011
Natal-RN
Offline
Mensagens:1058
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoPauloSaraiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 14:46
38x24 na 29r é perfeito. Usei e aprovei! 

No momento estou usando 38x26 não gosto da 26, está pesado em umas subidas fica meio ruim de pedalar.

Queria testar com uma coroa de 36 dentes, acho que ficaria melhor ainda na trilha, no asfalto perderia um pouco de final.

Também queria tester uma coroa só (1x10) com uma coroa de 34 dentes ou 32 dentes. 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 17:17
Ola, João Paulo!

qual pedivela e coroas 38-24 que você usou?

O Adil fez esta mudança de 1x10:
http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Vale a pena testar coroa de 36, e se seu cassete for 12-36, uma coroa menor de 24 fica legal. Apesar da coroa 36 ser curta, dei uma esticada de 47 km/h no plano usando pneus WTB Vulpine 29x2.1 atrás com 30 psi.

Abraços,
Furukawa.
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 17:28
Li em alguns posts atrás que disseram(não fiz a citação pois fiquei com preguiça de procurar ) que essa coroa fica de 36d fica curta... Mas deve-se considerar o tipo de região que se roda... Hoje fiz um pedal de 100km numa região montanhosa num total da altimetria acumulada de cerca de 1800mts e não senti falta de uma coroa maior e a vantagem da coroa de 36d é que precisei de colocar minha coroinha de 22d apenas uma vez...
Segue uma fotinha da cachoeira que visitamos e lembrando que minha relação 2x9 é 11-36 e 22-36.



Uploaded with ImageShack.us
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2011
Natal-RN
Offline
Mensagens:1058
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoPauloSaraiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 19:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Ola, João Paulo!

qual pedivela e coroas 38-24 que você usou?

O Adil fez esta mudança de 1x10:
http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Vale a pena testar coroa de 36, e se seu cassete for 12-36, uma coroa menor de 24 fica legal. Apesar da coroa 36 ser curta, dei uma esticada de 47 km/h no plano usando pneus WTB Vulpine 29x2.1 atrás com 30 psi.

Abraços,
Furukawa.
Uso em um SLX. Ja usei sim coroa de 24 dentes mas ela empenou e coloquei uma de 26 que tenho sobrando. 
Quero comprar a 24 novamente e experimentar uma 36.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2013 as 20:20
Ola,

para resumir, as peças usadas para este pedivela 36-24 são:

- coroa de 36: Shimano Deore M532 Middle Chainring;
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192

- coroa de 24: Shimano SLX M660 10 Speed Inner Chainring
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83371

- parafusos: Blackspire Chainring Bolts
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35866

- ferramenta para parafuso: Park Tool Chainring Nut Wrench
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=14305



A foto abaixo ilustra a diferença entre os parafusos para pedivela duplo e triplo:





Espero que este tópico ajude quem queira um pedivela duplo barato e funcional.

Abraços,
Furukawa.




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:55
Voltar ao Topo
paulosav Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulosav Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 00:44
muito bom furukawa este tópico já está favoritado!

Passabão sua dica do cassete 11-36 tb é bem válida!
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 19:17
Furukawa,

A corrente não fica meio que "cruzada" não?

Abs
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 20:22
Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 20:41
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 21:22
Originalmente postado por RATTUS RATTUS escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Sem querer me intrometer mas já me intrometendo... rsrs!!
Na minha bike não fica tão cruzada assim não, então acho que isso depende do quadro também... uso a bike assim muitas vezes e dependendo por muito tempo em algumas subidas longas... tentei achar um ângulo legal pra ilustrar... mas basicamente é isso aí!!
E só pra frisar, estou adorando essa ideia de não precisar de me preocupar com o passador dianteiro.... exceto raras subidas muito ingrimes e longas... caso contrário subo em pé na base da brutalidade....



Uploaded with ImageShack.us
Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs




Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 21:26
Originalmente postado por RATTUS RATTUS escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.

Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs


Sem querer me intrometer mas já me intrometendo... rsrs!!
Na minha bike não fica tão cruzada assim não, então acho que isso depende do quadro também... uso a bike assim muitas vezes e dependendo por muito tempo em algumas subidas longas... tentei achar um ângulo legal pra ilustrar... mas basicamente é isso aí!!
E só pra frisar, estou adorando essa ideia de não precisar de me preocupar com o passador dianteiro.... exceto raras subidas muito ingrimes e longas... caso contrário subo em pé na base da brutalidade....



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 21:30
Valeu Passabão,

A foto ilustrou bem.

Abs
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 22:17
Esse cambio traseiro parece q ta gritando, ta muito esticado isso nao?
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 22:44
para mostrar como ficou os cruzamentos:




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:56
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2013 as 00:46
Blz Furukawa. Já imaginava que fosse ficar um pouco cruzado... Abs
Voltar ao Topo
Blumm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2012
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Blumm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2013 as 10:06
E ai pessoal! Eu estava vendo para converter um pedivela M590 de 3x9 para 2x9 em uma 29er. A opção mais interessante que achei é usar uma coroa do M665 de 36t, que é especifica para usar com coroa menor de 22t, tendo as rampas adequadas. Mas para garantir a passagem de 14t do cambio dianteiro, precisaria de um cambio M665 ou M667.
Não garanto o funcionamento! Acredito que se a coroa SLX encaixar certinho no pedivela Deore, funcionará e não será necessario trocar a coroinha!
Peças:
Coroa M665
Cambio dianteiro M665 (abraçadeira baixa)
Cambio dianteiro M667 (abraçadeira alta)
Considerando o meu cassete de 11-32, na 29er com 22/36 a relação de engrenagens, em comparação com a 26 com 22/32/44, só haveria a perda da marcha mais leve e da mais pesada, de acordo com a tabela abaixo. Ou poderia usar cassete 11-34, melhorando a leve ou até 12-36, melhorando bastante a leve com ainda mais degradação da pesada.


26
29er
K7 22 32 44
22 36
11 3.8 5.5 7.5   4.2 6.9
12 3.5 5.0 6.9   3.9 6.3
14 3.0 4.3 5.9   3.3 5.4
16 2.6 3.8 5.2   2.9 4.8
18 2.3 3.4 4.6   2.6 4.2
21 2.0 2.9 4.0   2.2 3.6
24 1.7 2.5 3.5   1.9 3.2
28 1.5 2.2 3.0   1.7 2.7
32 1.3 1.9 2.6   1.5 2.4




Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2013 as 18:40
Originalmente postado por clavc clavc escreveu:

Esse cambio traseiro parece q ta gritando, ta muito esticado isso nao?



Quando diminuí a corrente por sugestão de um mecânico especializado pela própria Shimano também achei, mas além de melhorar o funcionamento, diminuiu as pancadas da corrente no quadro.... e com o tempo comecei até a achar que ficou um visual mais legal e comecei a reparar as bikes tops e perceber que os câmbios também ficavam assim e alguns até mais esticados!!!
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
Geovanek Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2012
São José
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Geovanek Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 01:17
Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 10:36
Originalmente postado por Geovanek Geovanek escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.
Voltar ao Topo
ciclomaniaco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Out 2012
são leopoldo
Offline
Mensagens:223
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ciclomaniaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 20:24
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.

Amigo, se vc pensar bem a coroa maior está mais próxima do cassete (pq tem o diametro maior) e isto faz com que o angulo seja maior do que se ela estiver mais longe (no caso a coroa menor).

Agora pessoal, tenho um grupo Acera, cambio dianteiro, pedivela e cambio traseiro. Será que posso tentar este transplante???

Minha relação atual é 22-32-42 e 11-34. Gostaria de colocar 24-38 ou quem sabe, especialmente se facilitar o implante, 26-38...

tenho um 29er mas somente em subidas realmente muito fortes tenho usado a 22-34. Em subidas mais corriqueiras nem passo a coroinha. fico na 32/34 ou 32/30...

Tenho tentado escalar usando marchas mais pesadas, ainda mais que não tenho tido tempo de treinar logas distancias e grandes inclinações, então to pegando pesado em circuito palha mesmo...

MAs acho totalmente desnecessário e ainda atrapalha ter 3 coroas em uma 29...

valeu
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2013 as 23:04
Ola,

um dos motivos de transformar o pedivela em duplo foi pela minha opção em pedalar com mais cadência e menos força. Vale a pena ler isto:

http://www.andersonbicicletas.com.br/materias/pedalada_ideal.php

Nas bikes com roda 29", acho que a maioria recomenda pedalar com mais cadência.

Conversando com amigos, chega-se a um consenso que maior cadência e menos força nos pedais reduz:
- o desgaste no sistema de transmissão (corrente, pedivela e cassete) e;
- contusões musculares.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 09:31
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por Geovanek Geovanek escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


furukawa,

quer dizer então que a coroa de 36t funfou legal?

eu tenho uma caloi 29er 2012, e tinha interesse em retirar a 44 e a 32 e colocar uma 36... mantendo tudo o mais inalterado - basicamente experimentação mesmo...

creio que a maior diferença entre coroas dianteiras pro cambio original seja 14t...


Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 09:56
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por Geovanek Geovanek escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


furukawa,

quer dizer então que a coroa de 36t funfou legal?

eu tenho uma caloi 29er 2012, e tinha interesse em retirar a 44 e a 32 e colocar uma 36... mantendo tudo o mais inalterado - basicamente experimentação mesmo...

creio que a maior diferença entre coroas dianteiras pro cambio original seja 14t...


Samuel, a relação 36/22 vai ficar legal se você anda mais em trilhas e encara grandes subidas, agora se você anda mais em estradões e asfalto, ela vai deixar um pouco a desejar, pois vai faltar velocidade final...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 10:41
pois é:

toda relação de marchas vai gerar muita discussão.

Para meu tipo de uso urbano, eventuais trilhas, cadência média de 85 a 90 pedaladas por minuto e velocidade média de 23 a 26 km/h, o pedivela duplo 36-24 está muito bom. Como já havia dito antes, realmente a coroa de 36 fica curta para descidas mas no plano chego à 47 km/h.

Ainda não chegou meu cassete 11-34 de 9 marchas para fazer um teste. Vou usar a sugestão do Passabão de misturar os pinhão e fazer um cassete 11-36.
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 11:03
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

pois é:

toda relação de marchas vai gerar muita discussão.

Para meu tipo de uso urbano, eventuais trilhas, cadência média de 85 a 90 pedaladas por minuto e velocidade média de 23 a 26 km/h, o pedivela duplo 36-24 está muito bom. Como já havia dito antes, realmente a coroa de 36 fica curta para descidas mas no plano chego à 47 km/h.

Ainda não chegou meu cassete 11-34 de 9 marchas para fazer um teste. Vou usar a sugestão do Passabão de misturar os pinhão e fazer um cassete 11-36.
Furukawa, com o cassete 11-34 vai ficar muito bom, creio que não há necessidade de colocar o cassete de 36 dente pois vai ficar muito leve, da uma olhada nessa tabela que eu fiz e compara com a relação 38/24 11-36 10v que é a minha relação, fica quase igual...
Voltar ao Topo
jlv.vargas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2009
Santa Maria-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jlv.vargas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2013 as 11:56
Pessoal, montei minha 29", venzo Scud igual ao do Passabão, porém preto e branco, já tinha 30 marchas, só que com pedevela Deore ( 22x32x44 ), queria colocar 24x36, alguém sabe se essa coroa é boa? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28192 tem um baixo custo e visual muito legal, vi alguns anuncios no Mercado Livre e diz que troca legal mesmo não sendo index, será que isso é verdade? 
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X