Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  123 10>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: mudança de coroa em pedivela Shimano M590
    Postado: 14 Nov 2012 as 21:52
Ola,
gostaria de discutir uma ideia sobre troca de coroa do meio do pedivela Shimano M590 de 3x9.

A ideia é por uma coroa do meio de 36 dentes. O conjunto ficaria 44, 36 e 22. Meu cassete é 12-36.

A coroa de 36 é Shimano M532:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192

Minha intenção é usar mais a coroa do meio. Como 32 fica muito curto, logo tenho que passar para a maior de 44. Acho que com 36 nem precisaria usar muito a maior, só em retas e descidas.

Parece-me que a diferença de 14 entre a coroa do meio com a menor (36-22) não criaria dificuldade na mudança de marcha. Alguém confirma?

Abraços,
Furukawa.
Voltar ao Topo
vitorgavioes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2012
curitiba pr
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitorgavioes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 22:36
ate te ajudaria mais nao entendo muito sobre isso desculpe
Voltar ao Topo
Txaco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2008
Conchal-SP
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Txaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 22:42
Eu uso um pedivela com coroas 24, 36 e 48, e funciona perfeitamente! Creio que o 22 e 36 encaixaria muito bem sim!!
Rafael Bordignon
Equipe Ximano
http://www.ximano.com.br
Voltar ao Topo
JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2011
Natal-RN
Offline
Mensagens:1058
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoPauloSaraiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 22:57
36x22 da p usar sim, alguns modelos da Carve estão saindo com essa relação.

Eu mudaria pra 38x24 e tiraria a coroa 44 dentes.

Sua bike é 27v mas como seu cassete é 12x36 vc passaria a usar 18v e teria marchas pra subir muito bem como as 20v.
Voltar ao Topo
ArthurNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ArthurNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2012 as 10:32
Originalmente postado por Txaco Txaco escreveu:

Eu uso um pedivela com coroas 24, 36 e 48, e funciona perfeitamente! Creio que o 22 e 36 encaixaria muito bem sim!!<div id="LCS_336D0C35_8A85_403a_B9D2_65C292C39087_communicationDiv">


Txaco.
Como ficou a corrente. Não ficou com folga?
Eu uso pedevela deore 590 26-36-48 com cassete 11-34.
Gostaria de trocar a coroa de 26 por 22.
Cambio trazeiro no meu caso deeore 592. Suporta toda esta diferença entre as marchas.
Não estou sabendo explicar, mas no manual da shimano nas caracteristicas dos cambios cada modelo tem um limite.
Voltar ao Topo
ArthurNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ArthurNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2012 as 10:49
http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/products/mountain/deore_m590.html#
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 16:16
Ola,
hoje chegou minha coroa do meio de 36 dentes e uma ferramenta para desmontar os parafusos.

Infelizmente o conjunto 44-36-22 não funciona com o cambio dianteiro Shimano M771. Consultei o documento técnico que relata uma diferença máxima entre a coroa maior e a do meio, 12 dentes. Tenho um cambio dianteiro M591 (10 dentes para esta diferença máxima) mas não creio que vale a pena o trabalho de arriscar.

Acho que vou usar esta coroa de 36 e tirar a maior. Vou ter que ou trocar os parafusos ou por arruelas para compensar a ausência da coroa maior.

Quanto aos parafusos, alguém sabe qual a medida certa para fixar sem a coroa maior? Na CRC tem-se as opções:

E Thirteen Single Ring Bolt Set
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=66378

Brand-X Outer Ring Bolts Narrow 7075 Alloy
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=19227

Outras sugestões são bem-vindas.

Grato pela atenção,
Furukawa
Voltar ao Topo
Telles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Arraial do Cabo
Offline
Mensagens:1672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Telles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 16:30
Furukawa, eu cheguei a usar um pedivela com 42X28 e funcionava. Câmbio dianteiro Deore. Tentar não custa nada, porém, existe o risco de, em não muuuiiiiiiiito bem regulado o cambio, a corrente ficar caindo exatamente no meio, entre a 36 e a 22.
Parachoque de bike é o dente
Voltar ao Topo
educosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2011
Serra, Espírito
Offline
Mensagens:216
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar educosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 18:13
Originalmente postado por JoaoPauloSaraiva JoaoPauloSaraiva escreveu:

36x22 da p usar sim, alguns modelos da Carve estão saindo com essa relação.

Eu mudaria pra 38x24 e tiraria a coroa 44 dentes.

Sua bike é 27v mas como seu cassete é 12x36 vc passaria a usar 18v e teria marchas pra subir muito bem como as 20v.

Eu também faria algo nesse sentido, como citou o João Paulo. Bem mais simples e casa melhor com as 29ers
Soul Sl900 29er XTR/XT 10.630kg
http://cafenatrilha.blogspot.com
http://www.facebook.com/CafeNaTrilha
Voltar ao Topo
educosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2011
Serra, Espírito
Offline
Mensagens:216
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar educosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2012 as 18:19
Originalmente postado por Telles Telles escreveu:

Furukawa, eu cheguei a usar um pedivela com 42X28 e funcionava. Câmbio dianteiro Deore. Tentar não custa nada, porém, existe o risco de, em não muuuiiiiiiiito bem regulado o cambio, a corrente ficar caindo exatamente no meio, entre a 36 e a 22.

Furukawa, é como o Telles da falando mesmo. pra vc ter uma ideia eu uso uma das combinações mais improváveis possíveis. Coroas Especialities com pedevela Alívio (até o meu XT chegar) e tá funcionando perfeitamente.

Quem montou e regulou pra mim foi o Alonzo da Bike Mechanic . ele cortou o parafuso, mas tem gente que coloca uma ruelinha. Dizem que com a ruelinha fica caindo no meio.

O meu já treinei, passiei e fiz provas que já dão mais de 800kms e nunca caiu. Se tiver face entra em contato com o Alonzo na page dele da Bike Mechanic...
Soul Sl900 29er XTR/XT 10.630kg
http://cafenatrilha.blogspot.com
http://www.facebook.com/CafeNaTrilha
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2012 as 13:56
Galera,
ontem tentei usar coroas 44-36-22 com o cambio Shimano M591 e cassete 12-36. Para funcionar, tive que deixar o cambio bem alto para que o condutor de corrente do cambio passasse pela coroa do meio em direção à maior.

Rodando foi problema pois numa hora caiu na mudança para coroa menor que por sinal não tinha problema de mudança de marcha. Da coroa do meio para a maior, as mudanças eram difíceis e só passava bem com o cassete na menor (a de 12). Em 3 ocasiões a corrente caiu para o pedal. Insegurança total, uma merda.

Desisti da ideia e voltei para as coroas originais 44-32-22 com cambio M771. Destas alterações aprendi muito sobre a montagem e regulagem do cambio dianteiro que antes não dava muita importância.

O que pude notar sobre a coroa de 36 é que não melhorou muito a pedalada. Outra hora vou tentar a sugestão do educosta com coroas 38-24 que deve ser muito legal. Acho que com um casste 11-34 deve funcionar melhor ainda.

Grato pelas sugestões. Abraços,
Furukawa

Voltar ao Topo
Edson Gomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2012
presidente prud
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edson Gomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 00:49
amigos marchas foram feitas pra usar e abusar o sistema 3 x 9 ou 10 é muito bom pra terrenos dos mais variados desde retas a montanha a serem escaladas. dependendo do terreno o inconveniente é que temos que fazer diversas mudanças de marchas porem temos um sistema de cambio pra toda obra e em elgumas competições isso pode atrapalhar
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 15:28
Ola,

acho que isto ajudará quem queira melhorar o pedivela de forma barata e prática.

As coroas originais numa relação de 27v (3x9) são 44-32-22. Uso cassete Shimano HG61 12-36.

Para a coroa maior de 42, uso um Shimano Alivio M411 Outer Chainring de US$ 18,41 descrito como sendo para 24v (3x8):

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=19105

Para a coroa menor de 24, uso um Shimano SLX M660 10 Speed Inner Chainring de US$ 11,33, originalmente para 30v (3x10):

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83371

Desta forma, o pedivela ficou com as MESMA relação de 30v: 42-32-24. Um pedivela original de 30v é muito caro.

Notem que o pedivela ficou com coroas de diferentes velocidades: 42 de 24v, 32 de 27v e 24 de 30v.

Para funcionar bem, tive que voltar a usar o câmbio dianteiro SHimano Deore M591 (com as coroas originais, usava Shimano XT M771).

Para meu tipo de uso que é mais urbano, a pedalada ficou bem legal pois a coroa menor de 22 era leve demais e a maior de 44 era pouco usada.

Mais para frente, vou testar 20v com pedivela duplo de 36-22 ou 38-24. O problema é achar uma coroa de 38 para BCD de 104 mm.

Abraços.




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 09:14
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 00:23

O pedivela e as coroas 42-32-24 não funcionava perfeitamente com o câmbio M591 pois o mesmo é projetado para as coroas originais 44-32-22. É preciso ler e entender os manuais do câmbio.

Surgiu uma promoção na Jenson por US$ 10, que ainda continua:

http://www.jensonusa.com/Front-Derailleurs/Shimano-SLX-M661-10-Oe-Front-Derailleur

e ficou muito bom as mudanças de marcha. O conjunto ficou assim:






Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 09:15
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 00:29

Apesar de fugir do tópico, vale pela experiência de misturar conjuntos de 9sp com 10sp.

Hoje chegou o pedivela novo Shimano SLX M660-10 que está em promoção:

http://www.jensonusa.com/Bicycle-Drivetrain/Shimano-SLX-M660-10-OE-Crankset

O conjunto dianteiro ficou desta forma:





Ainda não pus para rodar afora. Testando em casa, com a roda traseira levantada, o conjunto funcionou legal.

Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:47
Voltar ao Topo
Kaboom Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Aimorés/MG
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaboom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 01:09

Ei Furukawa, muito legal e de boas informações seu tópico.

Semana passada quase comprei esse pedivela lá na Jensonusa, só fiquei com medo de comprar e ele ficar agarrado na fiscalização. Eles lá da jensonusa declaram o valor normal de 89,00 ou menor? o seu foi tachado? chegou bem rápido né, vc pagou o frete maior ou o mais baixo?

Obrigado pelas infos que já foram de grande ajuda, e parabéns pela inciativa!

Bom pedal!

Voltar ao Topo
Kaboom Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Aimorés/MG
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaboom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 01:12

Ahh, o câmbio dianteiro serve pra 31,8 também ou é só 34,9 como descrito no site?

$10,00 é brincadeira com a nossa cara né não?!?! rsrsrsrsss

Aqui deve passar de R$ 100,00 Confused Ouch

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 08:42
Ola, Kaboom!

No meu câmbio antigo tinha 2 peças de plástico para reduzir de 34,9 a 31,8 mm e que ficam presas em cada nas braçadeiras.

Abs,
Furukawa.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 09:08
Kaboom!

Outra vez comprei um pedivela LX M582 na CRC usando a entrega mais barata de US$ 10 e fui taxado. Então desta vez, para esta compra do pedivela SLX M660, fiz opção pela DHL Express cujo frete foi de US$ 22,98.

A DHL foi muito correta e fez toda burocracia cobrando, no ato da entrega em dinheiro, o valor de R$213,61 (imposto de importação + ICMS + taxa administrativa). A entrega foi muito rápida, comprei dia 28/02 e chegou no dia 04/03.

Quando fiz outra compra usando a UPS expresso, foi uma desgraça. A UPS mandou um boleto cobrando tudo incluse sobre seu próprio frete, foi absurdo, ridículo!

Valeu!
Furukawa.
Voltar ao Topo
Kaboom Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Aimorés/MG
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaboom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 01:41
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Kaboom!

Outra vez comprei um pedivela LX M582 na CRC usando a entrega mais barata de US$ 10 e fui taxado. Então desta vez, para esta compra do pedivela SLX M660, fiz opção pela DHL Express cujo frete foi de US$ 22,98.

A DHL foi muito correta e fez toda burocracia cobrando, no ato da entrega em dinheiro, o valor de R$213,61 (imposto de importação + ICMS + taxa administrativa). A entrega foi muito rápida, comprei dia 28/02 e chegou no dia 04/03.

Quando fiz outra compra usando a UPS expresso, foi uma desgraça. A UPS mandou um boleto cobrando tudo incluse sobre seu próprio frete, foi absurdo, ridículo!

Valeu!

Furukawa.

Que beleza cara, obrigado por compartilhar! Realmente foi MUITO rápida a entrega. Show!!!

Esse PDVL SLX que comprou agora, veio com a peça de plástico pra diminuir de 34,9 pra 31,8 também?

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 09:34

Não veio, devido ao baixo preço e o produto ser designado como OE.

No quadro da bike Spz Carve, o local de fixação do câmbio dianteiro é de 34,9 mm e não precisei fazer ou pôr adaptador algum.

Na hora de comprar câmbios, normalmente é informado os detalhes técnicos e acessórios que são fornecidos juntos.

Abs,
Furukawa.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 11:36
Furukawa..

acho q um fator q contibuiu pra o não funcionamento das marchas, foi a mistura de coroas de 24, 27 e 30v..     apesar de serem parecidas a olho nú..  elas tem diferentes espessuras, assim com a corrente tb é mais estreita qto maior o numero de marchas..   ai usar corrente de 27v com coroa de 24v   ou corrente de 30v com coroa de 27v vai fazer com q as trocas de marchas sejam mais complicadas e se pegar sujeira a chance de dar "chain suck " é muito maior. 

e outro fator q contribuiu tb é a indexação das coroas..  misturar coras de marcas diferentes tb vai prejudicar a passagem de marchas, pois os pontos de indexação que auxiliam na passagem da corrente de uma coroa pra outra vão ser diferentes..   e tb tem que prestar atenção a posição de montagem das coroas..  pois apesar delas encaixarem em qualquer posição, existe uma posição correta para o sistema de indexação funcionar...  se colocar errado, vai ficar dificil de passar marcha mesmo. 

qto aos parafusos pra usar duas coroas no pedevela de 03 coroas..  é só usar os parafusos pra pedevela de bikes de speed.. eles são mais curtos, pra usar apenas 02 coroas. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
paulosav Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulosav Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 11:56
Bem interessante suas experiências...

Tenho um Carve tb!

Vou passar a relação toda para XT 27V, e penso seriamente em fazer 2x9...

O cassete tb é um 12-36, o meu pedivela é um para 10V, logo precisaria trocar a coroa do meio por uma 36T ou 38T e manteria a a menor com 24T...

Desistiu de fazer 2x9?
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 12:37
Estou bem afim de montar uma relação 2x9 com um cassete 11x34 que eu tenho aqui usando um pedivela 22x36T. estou pensando em comprar um pedivela deore 590 triplo, só não sei se compro um 22x32x44, aproveitando a coroa 22 e comprando uma 36T, ou se compro um 26x36x48 aproveitando a coroa 36 e comprando uma 22.
Qual será que é o caminho mais fácil? Fora a compra da coroa teria que comprar parafuos, alguma sugestão?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 15:47
Ola, Royo!

De fato, as coroas tem posição para serem colocadas e eu sei disso. Tenho agora um bom jogo de coroas extras para brincar (24, 36, 38 e 42) e 3 câmbios dianteiros (Deore M591, SLX M661-10 e XT M771). Estou esperando chegar um exclusivo para pedivela duplo que é o XT M785.

As mudanças de marchas em pedivela triplo (M590 com 42-32-24) estão funcionando muito bem com o câmbio M661-10.

Com o M591 funcionava mas o condutor/guia de corrente raspava muito a corrente. Parece que a corrente KMC X9SL é mais ruidosa nas mudanças de marcha do que o Shimano HG-53 e deve ser por causa dos pinos dos elos serem mais lisos e rentes no Shimano.

Valeu
Furukawa.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 16:03
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Estou bem afim de montar uma relação 2x9 com um cassete 11x34 que eu tenho aqui usando um pedivela 22x36T. estou pensando em comprar um pedivela deore 590 triplo, só não sei se compro um 22x32x44, aproveitando a coroa 22 e comprando uma 36T, ou se compro um 26x36x48 aproveitando a coroa 36 e comprando uma 22.
Qual será que é o caminho mais fácil? Fora a compra da coroa teria que comprar parafuos, alguma sugestão?



Ola, Fabio!

Acho melhor comprar um pedivela Shimano M590 44-32-22.

Para a coroa de 36 existe esta opção:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192
Ela é de aço e vai ter bastante resistência para aguentar o tranco.

Para fazer um pedivela duplo, recomendo estes parafusos de 6,5 mm:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35866

É bom comprar uma chave para soltar os parafusos:
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=14305

Comprei todos esses itens numa boa e chegaram sem serem taxados.

O problema para o pedivela duplo é o câmbio. Tentei com os meus e não ficou legal. Estou esperando chegar um novo que é o XT M785 próprio para pedivela duplo.

Abraços,
Furukawa
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 16:22
Ola, Paulo!

Ainda não desisti de fazer 2x9!

Estou esperando chegar o câmbio novo XT 785 próprio para pedivela duplo.

Uma coisa que me incomoda na Spz Carve é o posicionamento do terminal de fixação do cabo do câmbio dianteiro que é para dentro do quadro e é baixo. Isto causa um ângulo muito grande e faz o cabo arranhar o terminal de fixação nos câmbios com down swing (abraçadeira alta). Como o XT M785 é top swing acho que isso não vai acontecer.

Valeu!
Furukawa.
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 19:52
Valeu Furukawa!
Eu tenho utilizado um pedivela duplo FSA 27x40T e um cassete 9v 11x34. Em algumas situações de subida muito forte falta marcha (até subo em 27x40 na 29er, mas chego afogando do topo do morro e acabo perdendo tempo no plano até recuperar), a ideia é usar a 22T como uma reserva para essas situações extremas e usar 95% do tempo a 36T.
Nesse meu pedivela FSA testei uns 5 cambios, deu certo com o alivio m430 p/ 9v, ficava 100% a troca, permitindo usar 15 das 18 marchas disponíveis do conjunto (sendo todas com a coroa maior), porém no quadro antigo SL900 só dava certo com câmbio braçadeira baixa. no quadro novo tenho que testar ainda com braçadeira baixa. Funcionava tbm com um cambio acera m310 p/ 8V, porém limitava o uso a 12 marchas e não permitia muito cruzamento.

O negócio mesmo é testar, essa semana encomendo o PDV deore M590 p/ 9v e assim que chegar faço as alterações e posto os resultados. Estou cogitando tbm uma relação para testar.
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 20:36
Originalmente postado por Fabiof8 Fabiof8 escreveu:

Valeu Furukawa!
Eu tenho utilizado um pedivela duplo FSA 27x40T e um cassete 9v 11x34. Em algumas situações de subida muito forte falta marcha (até subo em 27x40 na 29er, mas chego afogando do topo do morro e acabo perdendo tempo no plano até recuperar), a ideia é usar a 22T como uma reserva para essas situações extremas e usar 95% do tempo a 36T.
Nesse meu pedivela FSA testei uns 5 cambios, deu certo com o alivio m430 p/ 9v, ficava 100% a troca, permitindo usar 15 das 18 marchas disponíveis do conjunto (sendo todas com a coroa maior), porém no quadro antigo SL900 só dava certo com câmbio braçadeira baixa. no quadro novo tenho que testar ainda com braçadeira baixa. Funcionava tbm com um cambio acera m310 p/ 8V, porém limitava o uso a 12 marchas e não permitia muito cruzamento.

O negócio mesmo é testar, essa semana encomendo o PDV deore M590 p/ 9v e assim que chegar faço as alterações e posto os resultados. Estou cogitando tbm uma relação para testar.



Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
DALOMBA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Brasil - RS
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DALOMBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 22:00
Desculpa se falar m......
mão era mais fácil partir par 2x10 logo?
 
abs.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 22:42
Fabiof8:
Legal, Fabio! Ainda bem que as coroas 24, 36 e 38 são baratas! Quando for importar, separe-os em poucos itens para que o volume e peso não chamem na atenção dos fiscais principalmente com relação ao valor da declarado, desta forma, 90% das compras que fiz chegaram sem impostos. Uso a entrega mais barata da CRC que é de US$ 10 e chegam entre 15 a 30 dias.


Passabão:
Caramba, este cassete 11-36 de 9sp é novidade, se possível, poste uma foto que deve ser muito legal! Qual a sequência dos pinhões?
Eu tentei usar um pedivela duplo 38-24 com câmbio Deore M591 e tive muito problema com a corrente escapando da coroa maior. Não insisti muito mas percebi que o condutor/guia não ficava legal na hora de subir a marcha.


DALOMBA:
Para mudar para 2x10sp, é necessário trocar corrente, cassete, câmbio traseiro e passador traseiro. Fica mais caro.
Para 2x9sp basta trocar a coroa do meio, parafuso do BCD mais curto e o câmbio dianteiro conforme a combinação (se for 36-22, como o Passabão fez, basta regular).


Grato a todos.
Abraços,
Furukawa.
Voltar ao Topo
Lambert_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2010
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lambert_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 23:24
Fala,

Li meio por cima o tópico e vi que ta querendo deixar com 2 velocidades o pedivela e já trocou por um slx de 3 coroas , comprou coroa, parafuso, chave etc e tal, não seria beeeem mais fácil ter comprado esse pedivela aqui http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28019 ou esse modelo novo http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83170 e acabado com esse 'pobrema' ?? 

Simplificar eh a palavra, e cambio dianteiro de 9v funciona que uma beleza com 10v, ja usei xt de 9 com o resto de 10v inclusive o pedivela e funcionava que uma beleza !


Abraço;

 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 23:52
Ola, Lambert!

O pedivela SLX M665 além de mais caro (US$ 146,85 contra os US$ 89 do SLX M660) é 36-22.

Não vejo como problema as mudanças de coroa, muito pelo contrário, estou gostando bastante da experiência de ter liberdade de fazer várias combinações. Eu mesmo faço todas essas modificações e regulagens dos câmbios.

Comprei o pedivela Shimano SLX M660 por estar em promoção e por ser compatível com as coroas extras.

Abraço,
Furukawa.
Voltar ao Topo
paulosav Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulosav Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2013 as 08:16
Originalmente postado por Passabão Passabão escreveu:

 

Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....

Tb achei interessante este novo cassete, passa a relação que ficou montado... Tenho ambos os cassetes, o 11-34 e o 12-36... de repente testo esta configuração!
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2013 as 10:53
Sobre usar 2x10 dai depende do que o biker tem em  mãos. Eu estou com o grupo SLX 9v ainda novo(200km rodados), mudar pra 2x10 significa ter que comprar tudo denovo (peças 10v são mais caras e eu acho corrente de 10v frágil, muito fina). Ja tenho o sistema 2x9 e achei muito bom, só o fato da coroinha ser 27T que atrapalha um pouco. Se eu fosse partir do zero até pensaria no caso de 10v, mas dai seria 1x10, usando coroas entre 32 e 38T dependendo da situação e "construindo" um K7 11x38 ou até 11x41.

Até pensei em comprar o pedivela SLX duplo que o colega citou, mas é bem mais caro e fica limitado mesmo ao 22x36, numa situação que precise de uma coroa maior (44T) complica (como numa prova de asfalto como Desafio Marcio May ou Audax). Usando um triplo convertido pra 2x9, nada impede vez ou outra mudar pra 3x9 pra atender uma necessidade específica.

 
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2013 as 21:06
Originalmente postado por DALOMBA DALOMBA escreveu:

Desculpa se falar m......
mão era mais fácil partir par 2x10 logo?

 

abs.

Seria bem mais fácil, pra quem tem grana e não tem vontade de fazer testes em sua bike... nesse caso meu gasto foi de R$30,00 (coroa) + R$55,00 (K7 11-34, cerca de 7% do valor de um grupo 2x10.....
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2013 as 21:29
Originalmente postado por paulosav paulosav escreveu:


Originalmente postado por Passabão Passabão escreveu:

 

Na minha Venzo Scud uso a relação 2x9, sendo pedivela um deore com coroas 22-32-44 que virou um 22-36 e k7 11-36 (isso mesmo, 11-36, usei parte de um 11-34 e parte do 12-36). o cambio dianteiro uso o deore 3x9 que com muita paciência e acertos finos consegui regular na boa....


Tb achei interessante este novo cassete, passa a relação que ficou montado... Tenho ambos os cassetes, o 11-34 e o 12-36... de repente testo esta configuração!


Uma Foto do K7 montado...


Uploaded with ImageShack.us

A relação ficou a seguinte: 11-13-15-17-20-24-28-32-36.
Reparem que da 11 a 20 é preta e pertencia ao 11-34 e de 24 a 36 é cromada e pertencia ao 12-36....

Eu fui meio que obrigado a fazer essa experiência, pois o K7 12-36 que usava gastou os piões abaixo do 24, não queria gastas R$200,00 pra comprar outro e nem queria perder meu peão de 36.... daí fiz a experiência e deu certo... funcionamento 100%....
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2013 as 22:58
Passabão,

parabéns pela idéia, eu tambem não dispensaria o pinhão de 36 do cassete.

Esta combinação de pedivela 36-22 com cassete 11-36 é muito bom! Deve ter dado uma dor de cabeça escolher onde seria feito o corte para mesclar os dois cassetes.

Minha intenção futura com 2x9sp seriam duas:
- pedivela 38-24 com cassete 12-36 ou
- pedivela 36-22 com cassete 11-34.

Valeu!
Furukawa.
Voltar ao Topo
Passabão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2010
vila velha/es
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Passabão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2013 as 19:23
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Passabão,

parabéns pela idéia, eu tambem não dispensaria o pinhão de 36 do cassete.

Esta combinação de pedivela 36-22 com cassete 11-36 é muito bom! Deve ter dado uma dor de cabeça escolher onde seria feito o corte para mesclar os dois cassetes.

Minha intenção futura com 2x9sp seriam duas:
- pedivela 38-24 com cassete 12-36 ou
- pedivela 36-22 com cassete 11-34.

Valeu!
Furukawa.


Realmente essa relação ficou bem legal, ainda mais pro tipo de terreno que pedalo, montanhas...

Quanto a "cortar" o k7, não foi necessário, pois os que usei como são dos mais baratos, os peões são unidos por pinos tipo arrebitados conforme foto...



Uploaded with ImageShack.us

Bastando apenas passar uma lima ou algo parecido para desbasta-los para soltar todos peões e depois remonta-los direto no free-hub.... os pinos são descartados!!

Valeu...
Passabão!
TSW Pro-Elite.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2013 as 02:24
Passabão,

sua dica foi fantástica e isto abre caminho para reparos ou mudanças de pinhões à vontade.

Valeu!
Furukawa.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 10>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X