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Restauração de bicicleta Metropole 1948

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Edgard CC Ver Drop Down
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    Postado: 07 Set 2012 as 17:15
Em 1972 meu pai me deu uma Caloi 10, em menos de um ano ela foi roubada e meu pai me mandou procurar uma bike usada, pois ele não ia dar outra bike cara na mão de um garoto.

Fiz umas buscas nas bicicletarias aqui da zona oeste de Sampa e encontrei uma velhinha, comprei, usei por vários anos, depois meu irmão passou a usá-la e então lá por 1985 ela foi deixada em uma sala tipo depósito que tem na casa dos meus pais.

Nunca soube a marca ou ano de fabricação, mas sempre achei que fosse uma Peugeot antiga, que na época só podia ser importada.

No início deste ano minha mãe resolveu esvaziar a sala "depósito" e falou que ia mandar tudo que tinha lá dentro para Casa André Luiz, fui até lá e resgatei minha bike e a do meu irmão.

Resolvi restaurá-las e para ter alguns parâmetros levei a magrela no especialista/restaurador de bicicletas Marcos Perassollo e ele me falou que ela é uma bike francesa da marca Metropole e que não é possível precisar o ano, pois este modelo foi fabricado de 1945 a 1955, mas não há nada que diferencie cada ano.

Eu e minha esposa passamos umas 2 horas vendo as mais de 200 bicicletas que ele tem na oficina e batendo um ótimo papo.

De quebra ele me descolou um molde da plaquinha da Metropole. Smile

Então comecei a dar um trato na magrela.
 
Seguem algumas fotos de como ela estava.














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Edgard CC Ver Drop Down
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Comecei com uma boa limpeza, que já deu uma grande diferença e descobri que o câmbio é de Caloi 10, então lembrei que o câmbio quebrou e tive que trocá-lo.








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Desmontei a garotinha (ou velhinha), limpei e poli as peças de alumínio.

Comprei um câmbio Huret no ebay, não é do ano certo, mas pelo menos é da marca certa.Smile












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Como o couro do selim estava muito ressecado, resolvi trocá-lo, para isto, desmontei o selim, fiz molde e contra molde do couro, fiz ajustes nos moldes com argila, mergulhei um pedaço de couro em gelatina, fervente, incolor, super concentrada, deixei o couro por 3 dias no molde, cortei e furei o couro, limpei e pintei as ferragens de preto e montei o selim novamente.
Não ficou perfeito, mas até que me dei bem, para quem nunca tinha feito nada igual e só usou referências encontradas na internet.















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Fui à empresa do meu amigo Marco Antonio para jatear o quadro e o garfo.

Foi legal, o Marco jateou por uns 2 minutos e eu fiz o resto, mais ou menos uma hora e meia de trabalho, mas ficou muito bom, achei o número de série e o logo de um fabricante europeu de partes de quadros RGF.











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Dei um fundo para evitar a ferrugem, pois aço jateado enferruja de um dia para o outro.

Dei uma baita diluída no primer, pois como ia mandar pra cromeação, não adiantava dar uma camada grossa.

antes


durante


depois
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Como é impossível encontrar uma plaquinha da Metropole e como o Marcos Perassollo me deu o molde em papel alumínio, resinei o molde com tecido de fibra de 18g o metro quadrado e fiz a plaquinha para a frente do quadro.








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Enquanto trabalhava na bike comprei 2 borboletas Huret originais para fixação rápida da roda da frente.
É a blocagem daquele tempo :) .

Comprei no ebay por 6,05 libras + 3 de frete e vieram em 10 dias da Inglaterra.

Notem que já tinha dado um trato nas rodas.



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Mandei o quadro, o garfo e várias peças para cromagem, as peças pequenas ficaram bem legais mas no quadro rolaram alguns problemas.

Queria cromar só as pontas, mas os caras falaram que tinham que cromar tudo e que só poliriam as pontas, os suportes da bomba não são de aço e foram detonados no banho de ácido e nas emendas do quadro têm furinhos que depois da solda eram tampados com chumbo que o ácido também removeu.

Mas nada que não tenha jeito de deixar zero bala novamente.
Agora é lixar tudo que não quero que seja cromado e mandar tinta.





Juntando minha obra de arte em couro e as peças cromadas deu um resultado bem legal.



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Empapelei as partes que quero que fiquem cormadas.









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Fiz filetes de fita crepe para fazer os frizos da bike.

Fixei o bisturi na mesa.


Fui girando a fita crepe na lâmina.


Fiz com larguras diferentes para ver qual ficará melhor.

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Colados os filetes de fita crepe, dei o fundo.







Aí pintei as partes que teriam friso amarelo e colei os filetes.




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Eu ia usar os frisos mais fininhos, mas fiquei com medo que deixassem falhas na pintura se a tinta penetrasse por baixo deles e com o mais largo isso não acontece.







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Mandei trocar os raios, câmara e pneu.
Peguei um pneu com faixa amarela para combinar com os detalhes dos adesivos e frisos.



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Acabei optando pelo Verde Nice Pérola da VW ano 96, pois era bem próxima a cor indicada pelo restaurador Marcelo Afornali e custava 1/4 do preço.

Aí é retirar as fitas crepe e jornais das máscaras, colar os adesivos que meu amigo Julio César fez, envernizar e montar a "garotinha" novamente.

É um verde muito legal, gostei muito.





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Desempapelada











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Frescurinhas que se fazia na época.





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Antes da pintura, refiz os suportes da bomba.

Fiz furos nos suportes e no quadro para colocar pinos de aço como reforço e soldar com maçarico Dremel.


















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Coloquei os adesivos e mandei verniz na menininha.

Obs.: Os adesivos são muito bons, io ricomendo.
















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Edgard CC Ver Drop Down
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Minha garotinha volta a ser uma bike.









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Edgard CC Ver Drop Down
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Aí só falta instalar os pedivela e o câmbio, regular tudo e sair pedalando





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Edgard CC Ver Drop Down
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Falta pouco trabalho para ela voltar a andar

Coloquei as borrachinhas de proteção nos cabos de aço, instalei o câmbio e coloquei a fita de guidão.







Gente, tenho que agradecera minha esposa pela força que me deu durante toda a restauração, aos restauradores Marcos Parassolli e Marcelo Afornali pelas dicas,  ao Marco Antonio por me deixar usar a máquina de jato de areia, ao Julhinho (rasec_jj) pelos adesivos e a todos que acompanharam e de alguma forma me ajudaram no projeto.

Coloquei os pedivelas, a corrente, a garrafinha e a plaquinha e agora ela está pronta para as ruas.






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Edgard CC Ver Drop Down
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Comprei pedais e bomba mais adequadas a ela.

A bomba só lavei, abri, lubrifiquei e montei de volta. Depois resolvo se pinto ou não.

Tive 2 surpresas com os pedais, uma boa e uma muito ruim.

A boa é que 99% das partes marrons eram terra e não ferrugem.
A ruim é que embora o firmapé seja realmente frances, os pedais são de Taiwan, mas tudo bem, pois pelo que paguei não compraria nem as correias de couro do firmapé.

Limpei, lubrifiquei e fiz umas funilarias nas partes tortas.







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Edgard CC Ver Drop Down
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Resumo da restauração.


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Telles Ver Drop Down
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ClapClapClapClap
Parachoque de bike é o dente
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leoniizu Ver Drop Down
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LINDA!!!!!!!

I N C R Í V E L restauração, está de parabéns, Muito obrigado por compartilhar conosco um relatório tão rico com fotos e descrições, espero que a bike traga muita felicidade pra vc!

Abraços
I believe i can ride!
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SeuZe Ver Drop Down
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Parabéns, Parabéns e Parabéns e obrigado por compartilhar esse belo trabalho!
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Karla Ver Drop Down
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Restrito

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Ficou Liiiiiindaaaaaaaa!, Parabéns pelo belíssimo trabalho.
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edubiker Ver Drop Down


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Shockedoooooooo,valeu a pena o sofrimento para postar as fotos hein,ficou maravilhoso
o seu trabalho,durou quantos dias no total...esta de parabens mesmo,um abraço!!!Thumbs Up
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Edgard CC Ver Drop Down
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Pessoal,

Brigadão pelos elogios, fico muito feliz com suas palavras, se virem esta bike na Ciclofaixa ou na Ciclovia de São Paulo, ficarei muito grato em receber um Oi.

Edu, não sei quanto tempo levou, pois comecei no meio de janeiro e terminei no meio de julho, mas neste meio tempo tive que dar umas paradas para esperar a cromagem, tornear os suportes da bomba e outras paradinhas e também parei uns 2 meses para restaurar a Brisa da minha esposa ( http://www.pedal.com.br/forum/restauracao-de-monark-brisa_topic55265.html ), então não consigo definir o tempo de trabalho. Lembrando que 90% é feito nos fins de semana.

Agora estou restaurando uma Monark Super 10 dos anos 70, que era do meu irmão ( http://www.pedal.com.br/forum/restauracao-de-uma-monark-super-10-dos-anos-70_topic55914.html ), nesta dará pra ter uma ideia melhor de tempo de trabalho, pois comecei em 18/08, desmontei, limpei, lubrifiquei e ontem pintei, agora é esperar os adesivos e montar a bike novamente, ou seja, se eu já estivesse com os adesivos ela ficaria pronta este fim de semana.

Só para deixar aqui o antes e depois da minha velhinha, seguem as fotos.



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pliniopedal Ver Drop Down
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Ficou no mínimo maravilhosa, parabéns de verdade !
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poneis Ver Drop Down


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Parabéns, a pintura ficou sensacional! A bike passou da água para o vinho!Thumbs Up


Se me permite duas dicas, a primeira é cortar o excesso de cabo dos freios (ele é cortável com um alicate mesmo) e fazer colocar o terminal na ponta para o cabo não desfiar (apertando com cuidado a potna do terminal com a ajuda do alicate para que não caia). Cabo enrolado dá a impressão de que o serviço não foi terminado.

Uma outra dica é colocar um pneu mais próximo da época, talvez preto ou com lateral bege. Dá um visual bem retrô. E uma fita de guidão marron da fizik ou brooks também para reforçar o ar clássico.

De resto, parabéns mais uma vez pela bike!
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Edgard CC Ver Drop Down
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Oi Poneis, valeu pelas dicas.

Esta semana providenciarei os terminais de cabo de aço e corto os danados, concordo que dá cara de inacabado e também tenho a preocupação de que os rolinhos de cabo podem ficar batendo na pintura e estragá-la e não vou gostar nada disso.

Tenho os pneus e as fita do guidão "originais" pretos (entre aspas pois foram comprados nos anos 70), mas quis dar uma cor na velhinha, assim ela ficou com um ar mais jovem e como pretendo usá-la, preferi o conforto da fita de EVA no guidão, mas se um dia for participar de um passeio de bikes antigas (fiquei sabendo que houve um no mês passado) coloco os pretos de volta.

Valeu
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Marino Ver Drop Down
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Muito bom mesmo, parabéns. Parece ser uma bicicleta extremamente confortável de andar.

Se puder dar mais uma dica, subiria os manetes no guidão.

Consegue identificar a marca do selim?
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Edgard CC Ver Drop Down
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Marino,

Esta posição dos manetes é a que estou acostumado e me sinto mais confortável, ando com elas nesta posição há 40 anos e cachorro velho não aprende truque novo. Wink

O selim é da marca Cruzeiro, mas não encontrei nada sobre esta marca na internet.
Agora o selim é marca Edgard. hehehehehehehe

Fui em uma casa de couros para saber se havia algum produto para reidratar o selim, mas eles me falaram que neste estado não tem mais o que fazer.

Não sei se vai conseguir ver a gravação no couro, mas está aí.


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Worf Ver Drop Down
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Vinhedo
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como ficou linda!
que exagero, pqp, que paciencia, que esmero e talento. Parabens mesmo.
 
Se tudo parece sob controle, voce nao esta indo rápido o suficiente- Mario Andretti
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MARCELONES Ver Drop Down
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Jundiaí
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Sensacional...Parabens pela dedicação e carinho por essa jóia rara!!

E obrigado por nos compartilhar detalhadamente...Parabens!!
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Edgard CC Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Se me permite duas dicas, a primeira é cortar o excesso de cabo dos freios (ele é cortável com um alicate mesmo) e fazer colocar o terminal na ponta para o cabo não desfiar (apertando com cuidado a potna do terminal com a ajuda do alicate para que não caia). Cabo enrolado dá a impressão de que o serviço não foi terminado.


Conforme combinado ou prometido, cabos cortados e terminais colocados.
Valeu pelo alerta, ficou muito melhor.



Worf e Marcelones, brigadão pelos elogios, fico contente em compartilhar minhas brincadeiras com vocês.

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airesbecker Ver Drop Down


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A sua bicicleta ficou realmente linda.

Eu só não usaria a fita malhada, mas usaria uma de cor sólida.

Veja esta página criticando as fitas malhadas:
http://raydobbins.com/splash/splash.htm
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Saddam Ver Drop Down
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Parabéns!!!
Show de restauração.

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