Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Decepcionado com a RST First
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Decepcionado com a RST First

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eacararo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2011
Rio Verde - GO
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eacararo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Decepcionado com a RST First
    Postado: 30 Ago 2012 as 12:16
Bom dia !

Quero compartilhar com vc minhas experiências com a RST First AIR e dizer que estou decepcionado...


Eu sempre fui doido pra ter uma suspa a ar, como qualquer um que nunca teve, então a +- 2 meses comprei a first, antes eu andava com uma RST Omega a qual eu achava até legalzinha... Mas eu tinha no meu pensamento que eu quase não ia sentir as irregularidades do terreno, visto que meus amigos usam a first, manitou e outras a ar..

Sempre ficava bobo com o trabalho dessas suspensões, realmente elas trabalham muito bem em qualquer irregularidade e sempre pedia os relatos, todos falavam bem.

Comprei e instalei, calibrei, tudo regulado certim e decidi descer o pau nela num pedal de 88km onde 70% do percurso era esburacado, e com muita costeleta nas estrada... veeeeelho na metade do percuso meus braços estravam destruídos, na moral eu não sentia quase nda de diferença entre a First e a Omega nas irregularidades maiores, parece q o curso dela é menor e sinceramente me decepcionei, já to querendo vender e por uma garfo rígido logo pq não vi tanta diferença assim...

e ai o que vc tem a dizer, será que tem mais alguém que concorda comigo ?

deixem seus comentários ai, abraços !
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 12:21
Dependendo do caminho, até mesmo de 29er com Reba fico com o braço destruído.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 12:40
Como está o Sag e o retorno? Tá parecendo que não tá regulada corretamente.
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 12:57
Vende barato e põe logo o garfo rígido.  Faz o mesmo rolé depois e só não esquece de criar um tópico para demonstrar sua decepção com a marca e o fabricante do garfo que nem vc fez agora.

Na boa amigo, o percurso é bem grande para fazer doer qualquer braço não acostumado nem com estrada de terra. Você diz que quer compartilhar "suas experiências" mas só descreveu um pedal bem longo e possivelmente com a suspa mal regulada. As First são famosas por usar pouco ar e ficam ótimas com um Sag um pouco maior. Chuto aí uns dez a vinte por cento a mais  do que o normal.

Muita coisa pode te causar dor nos braços. Vê direito o Sag, retorno, luvas , manoplas, calibragem dos pneus e malha um pouco os braços ou então parte logo para uma Left que aí é só alegria. 


Editado por allmondega - 30 Ago 2012 as 13:00
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 14:05
amigão...

primeira pergunta:

qual o curso da sua OMEGA? qual o curso da sua first?
talvez a omega seja 100 mm e a first seja só 80 e vc sente diferença por causa disso [porém nao é tão diferente]


outra pergunta: vc ja fez esse percurso de 88 km com a OMEGA? serio kara, nao tem cabimento, ou é algum defeito de fábrica da suspa  e ela nao ta funcionando bem ou nao ta regulada direito, pq as duas suspensões nao tem nem comparação kara

vc tem certeza que regulou bem o retorno? se o percurso tem muita costela é melhor vc liberar o retorno o máximo.

outra dica é: nao tem pedra? nao é um percurso mais tecnico? usa o sag maior um pouco e mantei o pneu dianteiro com calibragem baixa [ em estradão com costela um pneu com calibragem baixa otimiza a eficiencia da suspensão].

eu uso uma First, conheço MUITA gente que usa tbm, ja vi neguim que trocou proshock boa por first e eu NUNCA vi uma reclamação dessa suspensão, eu mesmo posso falar que é so alegrias [e olha q eu faço percurso mais hard, a suspa ideal pra mim seria 100 mm mas mesmo assim os 80 mm da minha first são perfeitos usando uma calibragem maior].



Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 14:45
Amigão, isso aí tá mais com cara de regulagem inadequada que a suspensão ser ruim.

Eu usava uma SR Suntour Epicon, e achava uma maravilha.
Hoje, na minha bike, uso uma DT Swiss, e ainda não achei ela tão boa quanto a Suntour.

Será que a suspensão é ruim, ou eu que ainda não encontrei o ajuste correto? 

Aliás, ao comprar uma suspensão a ar, recomendo comprar junto uma bomba de suspensão, pq não adianta ter a suspensão, e não ter como calibra-la. E até achar a calibragem ideal, vai ser necessário alguns testes. 

Teste mais, mude as calibragens, mexa no retorno, e tenho certeza que vai mudar sua opnião.

Abraços


Editado por alexandreminetto - 30 Ago 2012 as 14:46
Voltar ao Topo
Fabiof8 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:898
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiof8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 15:06
Rapaz, são várias as regulagens a serem feitas quando se troca uma suspa mola e óleo por uma a ar.
como o pessoal disse, ajustar o sag é o primeiro passo, e sair pra testar. depois regular o retorno e outro teste, só assim que se chega a um resultado satisfatório.
em geral, a F1rst é uma boa suspa, pelo que custa e pesa. Eu andava de PS one air, troquei no inicio do ano por uma F1rst e no primeiro pedal (que ja foi uma prova de marathon) a diferença ja foi enorme: a maciez, leitura e rigidez da RST deram uma nova vida à bike, o melhor Up que fiz esse ano, gastando pouco e acrescentando pouco peso.

analise tbm pneus (modelo, largura e calibragem), fazem uma boa diferença!


Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 15:24
Não tenho como comentar a respeito da RST, mas eu tenho uma manitou (que eu gosto muito por sinal) e se me lembro bem ela leva uns 100km até "amaciar". Ou seja, a suspensão não é imediatamente boa, pois ela precisa rodar um pouquinho. Será que não é esse o caso com a sua?
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Dusteel Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Floripa SC
Offline
Mensagens:538
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dusteel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 16:04
"tudo regulado certinho" é uma expressão bem complicada de se fazer. Regulou ela seguindo quais padrões? Calculou SAG? mexeu no retorno? 

Tenho uma F1rst a uns 10 meses, sai de uma Dart2 para ela. A diferença é enorme, nem tem o que falar.. 

Excelente suspa pelo preço.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 16:36
É pelo jeito o dono do tópico percebeu que falou besteiras e não voltou para dar um parecer, realmente na minha opinião, isso aí ta cheirando suspa mal regulada, e se for de 80mm de curso pioro, pois a de 80 fica mais dura ainda se não regular direito, a de 100 tem mais tolerancia por ter mais curso ela tem mais elasticidade no amortecimento...
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 16:45
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:


Muita coisa pode te causar dor nos braços. Vê direito o Sag, retorno, luvas , manoplas, calibragem dos pneus e malha um pouco os braços ou então parte logo para uma Left que aí é só alegria. 


Além de malhar os braços também vale não deixá-los totalmente travados na hora que passar por buracos, na verdade o braços servem como bons amortecedores se bem utilizados.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Feross Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2010
Caieiras SP
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feross Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 18:44
Sou magrelo, com braços de frango, uso uma f1rst bem regulada para mim e nunca senti dores no braço.

E a suspa lê tudo o que vê pela frente.
Felipe Müller
Scott Scale 770 + DTSwiss - 27.5er

Voltar ao Topo
StefanoFloripa Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Set 2010
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StefanoFloripa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 18:59
Aprovo a F1RST, utilizo a platinum 100mm. Só acho que o curso dela não chega a 100mm.

Como funciona a regulagem do SAG da Suspa?
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 20:06
Originalmente postado por StefanoFloripa StefanoFloripa escreveu:

Aprovo a F1RST, utilizo a platinum 100mm. Só acho que o curso dela não chega a 100mm.

Como funciona a regulagem do SAG da Suspa?
 
SAG é qto a suspa afunda qdo vc senta na bike, com todos os equipamentos, e sem dar trancos nem nada. Só o quanto ela desce com o seu peso posicionado na bike.

Pra fazer: coloque um zip-tie na bengala, encostada no retentor. Sente na bike, e veja quantos cm's a suspensão desse. Como a sua suspensão é 100mm, considere 1cm=10%. Veja no manual qual a recomendação de SAG para o uso que você faz da suspensão (gira em torno de 10% a 20%). De acordo com o que você mediu e leu no manual, coloquei ou tire ar. Simplinho assim Wink

Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2012 as 22:54
Minha experiencia com a recon solo air 2012, na bengala diz q eu deveria calibrar com 180 lb conforme meu peso, fiz isso e ela ficou mt dura, nao lia bem o terreno... Ai baixei pra 150 lb e ficou uma maravilha....
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
luizventur Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2010
Bicas-MG
Offline
Mensagens:662
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizventur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2012 as 08:10
Tá com cara de o retorno estar muito rápido ai na bike do amigo!!!

Tenho mais de 100kg e uso uma first air, minha mulher tem 60 e usa first air, funciona muito bem pra mim e muito bem pra ela!!!

Quantas libras colocou e qual seu peso, quantos cliques no ajuste de retorno você fez, para + ou para -?, regulou a suspensão para as características do rolê???

Ter a faca e não saber cortar o queijo, não adianta de nada!!!
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2012 as 17:18
tb tenho uma f1rst e a suspa é mt boa. Segura, boa leitura de terreno e confortável.
Vinicius
Voltar ao Topo
francis.mtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2012
mineiro uai
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar francis.mtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2012 as 19:54
UMA DUVIDA AKI GALERA !!!
eu tenho 90kg... gostaria de saber a calibregem certa pra minha first air 100mm
se alguem ai souber....vlw
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2012 as 20:12
Originalmente postado por francis.mtb francis.mtb escreveu:

UMA DUVIDA AKI GALERA !!!
eu tenho 90kg... gostaria de saber a calibregem certa pra minha first air 100mm
se alguem ai souber....vlw

Não tenho a First, mas várias suspensões tem um quadro pintado em algumas das canelas, indicando sugestões de pressões para cada peso de ciclista. Dá uma procurada. Se não tiver, no manual tem.
Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 00:55
Originalmente postado por francis.mtb francis.mtb escreveu:

UMA DUVIDA AKI GALERA !!!
eu tenho 90kg... gostaria de saber a calibregem certa pra minha first air 100mm
se alguem ai souber....vlw


É como o alexandre falou, na minha rock shox ta escrito na bengala, mas ta ai a vantagem da susp a ar, vc pode variar a calibragem de acordo com o trajeto, eu quando vou pegar bastante asfalto deixo com uma pressao maior, proxima a indicada na bengala, mas eu prefiro andar com uma pressao menor que a indicada quando vou pegar bastante terra...
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
marcokings Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2009
Brasilia
Offline
Mensagens:247
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcokings Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 12:06
Relatar sua "experiência" em um produto que usou uma única vez, sem nem saber se regulou direito e num pedal cheio de costelinhas e com 88 km? Cê ta de sacanagem né? Daqui um mês vc fala sobre. 
Deixe seu carro na garagem, tire a poeira da bike e seja livre!!!
Voltar ao Topo
unGuest Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar unGuest Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 12:44
Tenho uma RST First Air e lendo este tópico já pude perceber que a minha suspa não está bem regulada, já baixei o "Manuel" e vou corrigir urgente pra ter um pedal mais confortável. Smile  Por enquanto nada a reclamar, só preciso saber qual a periodicidade para enviar a suspensão para revisão, a minha tem uns 3 meses de uso leve e ficou 3 meses parada.

Voltar ao Topo
joaofreschi Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2012
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaofreschi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2012 as 23:49
Pois é, comprei a minha f1rst ha uns 2 meses, ainda nao cheguei na regulagem ideial, mas com certeza foi uma grana muito bem investida Smile
Voltar ao Topo
marcio neves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio neves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2012 as 00:05
Isso é muito relativo. Provavelmente sua suspa não está com a regulagem certa. Até hoje só ouvi uma queixa sobre as First, um caso de bengala empenada. Sobre funcionamento, nunca ouvi.
Voltar ao Topo
SânzioAntonio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 28 Set 2010
PLANALTINA / DF
Offline
Mensagens:864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SânzioAntonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2012 as 14:26
Originalmente postado por vrsilva vrsilva escreveu:

É pelo jeito o dono do tópico percebeu que falou besteiras e não voltou para dar um parecer, realmente na minha opinião, isso aí ta cheirando suspa mal regulada, e se for de 80mm de curso pioro, pois a de 80 fica mais dura ainda se não regular direito, a de 100 tem mais tolerancia por ter mais curso ela tem mais elasticidade no amortecimento...

posso atestar o que o vrsilva citou.
possuo a de 80 e a de 100 nas giant, e percebi que regulando a de 80 com os mesmos ajustes da de 100, ela ficou mais dura, e lendo com maior dificuldade o terreno, vou baixar um pouco a pressao da de 80 pra deixar macia macia.
Voltar ao Topo
thiagomadeira Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Ago 2014
És
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagomadeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2014 as 15:01
Estou entre a first Air e suntour epicon.
Qual e melhor?
Voltar ao Topo
BrunoPincinato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2013
Jundiaí
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoPincinato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2014 as 10:09
Originalmente postado por thiagomadeira thiagomadeira escreveu:

Estou entre a first Air e suntour epicon.
Qual e melhor?

Thiago bom dia, blz ? comprei uma RST FIRST 29er semana passada, já fiz 2 roles com ela. um de 15km aqui em jundiaí leve e outro pesado de uns 45km em Joaquim Egídeo(Campinas). Antes chamava minha bike de QuexoDuro pois usava um garfo rígido de carbono de 450g e toda aquela historia de peso e que ficaria boa pra andar, hoje chamo minha bike de Landau muito confortável e segura, não tenho do que reclamar sobre esta suspa ! abraço 
Voltar ao Topo
Abe S. Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Dez 2013
Campo Grande,MS
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Abe S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 20:03
Também atesto a qualidade, leveza e leitura do terreno da minha First Platinum 30!Thumbs Up E olha que ela tem apenas 80mm de curso mas para meu tipo de pedal está ideal. Regulagem acertada é tudo na suspa senão até uma Lefty ou uma Sid World Cup vão parecer um pangaré xucro! kkk Mas eu gostaria de ver o colega que abriu o tópico voltar a relatar suas experiências . . . parece que foi abduzido!!!!
Voltar ao Topo
thiagomadeira Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Ago 2014
És
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagomadeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2014 as 20:45
SHOW DE BOLA!!
A RESPEITO DAS LINHAS RST FIRST..
SE TEM A FIRST AIR, E FIRST PLATINUM, FIRST CHAMP
QUAL SERIA MELHOR?
A CHAMP SEI QUE E MAIS TOP.. MAS ESTA TUDO ACIMA DOS R$ 1500,O
NINGUEM TERIA UMA RST FIRST 29ER, COM CURSOR DE 100MM?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X