Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guia OruxMaps para Android
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guia OruxMaps para Android

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guia OruxMaps para Android
    Postado: 21 Ago 2012 as 16:17

Buenas!

Primeiramente esclareço que não tenho interesse financeiro algum com esse tópico. Minha publicação tem o caráter apenas de ajudar aqueles que possuemdificuldades ou querem apenas aperfeiçoar a pedalada, e por estemotivo não divulgo links, estou apenas indicando meu procedimento. Espero que possa ajudar.

 

Tenho percebido uma certa dificuldade dos colegas em aplicativos para utilizar com a bike criados para a plataforma Android. Entre a infinidade de app’s disponíveis e suas variadas virtudes, fiz o teste de vários, inclusive fiz menção no tópico e optei pelo OruxMaps. Percebendo tais dificuldades tomei a iniciativa de criar este tutorial. O software é muito bacana, tem inúmeras funções que não deixam a desejar se comparado com GPS normal, talvez haja alguma dificuldade relativo com o Android e que não vem ao caso agora (velocidade, resolução, etc.).

 

A instrução que aqui faço é para utilizar como GPS de navegação. Este app tem a função de importar um mapa e fazer navegação offline. Mesmo sem sinal de telefone, quanto menos 3g. Digo isso e afirmo, pois já fiz algumas trilhas com ele onde em vários pontos estive em área sem cobertura da operadora. Além da possibilidade de navegação sobre mapas pré-produzidos, há ainda a possibilidade de importar/exportar arquivos em kmz, kml e gpx, o que acaba tornando ainda mais dinâmico o OruxMaps. Quem nunca navegou no Google Earth e pensou em ir num lugar desconhecido de bicicleta, mas pensou em ter dificuldades em votar pra casa? Além dessas funções o aplicativo oferece algumas ferramentas que cabe ao usuário explorar cada uma delas e fazer seus testes e personalizações.

Depois de instalado no aparelho, segue os passos para a construção de um mapa e importar para o telefone.

 1.      Criar o arquivo kmz do trajeto que for seguir, usando a ferramenta “adicionar caminho”. Depois de criar o percurso não esqueça de salvar no próprio Google Earth e depois salvar em algum lugar no PC. Essa operação deve ser feita no painel de “Lugares” no próprio GE, clicando com o direto sobre o caminho e em seguida “Salvar lugar como”.

Obs.: O detalhamento do caminho vai depender na necessidade ou do capricho do navegador em economizar ou não algumas centenas de “cliques”.


2.      Agora vamos criar o mapa base, ou de fundo, pelo qual importaremos o kmz e faremos a navegação. Para isso é necessário que seja feito o download de Mobile Atlas Creator. Execute-o e logo abrirá esta janela.




3.      A seguir deverá ser selecionada a área a qual deverá cobrir o trajeto criado no item 1. Depois de selecionada a área, deverá clicar em “Select entered coordinate” para que o software entenda a área que deverá ser realizado o download do mapa.



4.      Em “Map Source” deverá ser selecionado o servidor do qual o software fará o download da imagem. Sugiro o “Microsoft Virtual Earth” para imagens de satélite, mas cada um pode ter um de sua preferência, é questão de tentativa e erro.




5.     Para escolher o nível de zoom deve se ter cuidado com o tamanho do arquivo, é outra questão de tentativa e erro. Quanto maior o valor de nível, mais próximo da superfície será a camada. Lembrando que o nível do zoom também depende da disponibilidade da imagem no servidor.



6.      Para criar o conteúdo do mapa, deve se dar um nome e “add selection”. O nome aqui dado será aquele que o app irá reconhecer.




7.      Selecionar o formato do mapa, neste caso OruxMaps. Salvar também um perfil para o mapa e enfim mandar criar, clicando em “Create Atlas”. Desta maneira ele vai iniciar o download das imagens. Ressalto que quanto maior o valor do nível de zoom mais vai demorar o download em virtude do tamanho dos arquivos.






8.      Após concluído o download, os arquivos vão estar em:

(caminho execução no PC)\Atlas\atlases\Unnamed atlas_2012-08-21_115859\Forum Pedal


9.      Após a criação os arquivos nas seguintes pastas

Mapa base: oruxmaps\mapfiles

Caminho (kmz): oruxmaps\tracklogs


Agora no OruxMaps, não esqueça de ativar a função GPS no Aparelho.

 

10.      Abrindo o aplicativo, seleciona a opção “Mapa offline”



11.      Vai aparecer a janela de seleção, seleciona o mapa construído e...




12.      Carregando a trilha em kmz.


13.      E pronto, agora basta pedalar sobre a trilha, não esqueça de sair com a bateria completamente carregada e abrir o mapa com antecedência, caso haja algum imprevisto há ainda tempo de rever os passos.



Espero poder ter colaborado. Fiquem à vontade para críticas e contribuições.

Abraço

Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
Falcão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
Brasilia
Offline
Mensagens:259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Falcão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2012 as 20:26
isso e muito bom, parabéns meu amigo.
Meu fone deu problema, esta chegando outro esta semana e com certeza irei ter este programa no meu aparelho.

parabens pela iniciativa
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2012 as 21:54
kara meus parabens pela iniciativa, uso esse software pra seguir as rotas das trilhas [esta função é semelhante ao garmin, muito util] e acho muito bom, MAS APANHEI DEMAIS com ele no inicio, foi quase um mes aprendendo a mecher nele na cidade [q nao tinha como eu ficar perdido] pra poder ir pra trilha seguir as rotas, vai ajudar muita gente.

não sabia que dava pra carregar o mapa por satelite offline, é uma boa viu, geralmente eu salvo a trilha em kmz e passo pro celular,  na primeira imagem que vc postou do celular eu entro em "tracks", depois importo o arquivo do mapa[ menu/importar track], clico nele e coloco "abrir como rota", ele abre um mapa com nossa posição e uma trilha, basta seguir a o caminho [como um gps normal].

´vlwww pela dica.
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 10:57
Originalmente postado por Charlesxavier Charlesxavier escreveu:

kara meus parabens pela iniciativa, uso esse software pra seguir as rotas das trilhas [esta função é semelhante ao garmin, muito util] e acho muito bom, MAS APANHEI DEMAIS com ele no inicio, foi quase um mes aprendendo a mecher nele na cidade [q nao tinha como eu ficar perdido] pra poder ir pra trilha seguir as rotas, vai ajudar muita gente.

não sabia que dava pra carregar o mapa por satelite offline, é uma boa viu, geralmente eu salvo a trilha em kmz e passo pro celular,  na primeira imagem que vc postou do celular eu entro em "tracks", depois importo o arquivo do mapa[ menu/importar track], clico nele e coloco "abrir como rota", ele abre um mapa com nossa posição e uma trilha, basta seguir a o caminho [como um gps normal].

´vlwww pela dica.


Legal cara! São caminhos diferentes pra um mesmo resultado, a ordem dos tratores não altera o viaduto. A minha preocupação sempre foi no meio do mato e o sinal do telefone, na cidade o cara dá um jeito. Usei o sistema final de semana passado e diversas vezes eu conferi o sinal da operadora e não tinha, estava no "escuro". Acredito (99,9% de certeza) que na cidade o aparelho + GPS use o apoio das antenas da operadora, ou onde tenha uma boa malha de sinal. Ele deve corrigir a posição por elas.

Feito!


Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
iuriscotton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2011
Patos de Minas
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iuriscotton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 12:59
muito bom
comecei a instalar, mas na hora de selecionar o Map source não tem nenhum mapa com satelite, só aqueles brancos, e não tem esse que vc citou "microsoft virtual earth"

tem como adicionar mapas ali?
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 13:27
Originalmente postado por iuriscotton iuriscotton escreveu:

muito bom
comecei a instalar, mas na hora de selecionar o Map source não tem nenhum mapa com satelite, só aqueles brancos, e não tem esse que vc citou "microsoft virtual earth"

tem como adicionar mapas ali?


Cara, no Atlas Creator vai em: Settings>Tile Store e seleciona os servidores, acho que vem dali o link pra download.

vlw
Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 14:11
Alves, muito obrigado!! Eu tb uso o Orux Maps, mas peno um pouco, pra baixar os mapas eu sempre faço qndo estou em alguma área wifi aí seleciono na tela do orux a área pretendida, mas pra baixar com um nível razoável de detalhamento sempre fica muito grande e demora um bocado. Sem contar q selecionar na tela do celular é meio saco e vc sempre fica ou com um mapa maior do q vc precisa, ou cortando algum pedaço... aí fica com um monte de mapa mais ou menos, tô precisando jogar um monte fora.

Na última viagem que fiz, agora em julho, usei várias vezes, e foi muito útil - tanto pra salvar rota, qnto pra verificar se vc está indo no caminho q planejou. Costumo usar o endomondo pra salvar meus treinos corriqueiros, e achei q com o orux é melhor pra qndo não é treino, mas qndo vc faz um caminho q quer ir verificando com o mapa ali, ao mesmo tempo. Agora, entendendo melhor o uso desse mobile atlas creator, acho q ficará mais prático pra navegar. Ótimo tutorial, pretendo testar em breve.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 15:16
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Alves, muito obrigado!! Eu tb uso o Orux Maps, mas peno um pouco, pra baixar os mapas eu sempre faço qndo estou em alguma área wifi aí seleciono na tela do orux a área pretendida, mas pra baixar com um nível razoável de detalhamento sempre fica muito grande e demora um bocado. Sem contar q selecionar na tela do celular é meio saco e vc sempre fica ou com um mapa maior do q vc precisa, ou cortando algum pedaço... aí fica com um monte de mapa mais ou menos, tô precisando jogar um monte fora.

Na última viagem que fiz, agora em julho, usei várias vezes, e foi muito útil - tanto pra salvar rota, qnto pra verificar se vc está indo no caminho q planejou. Costumo usar o endomondo pra salvar meus treinos corriqueiros, e achei q com o orux é melhor pra qndo não é treino, mas qndo vc faz um caminho q quer ir verificando com o mapa ali, ao mesmo tempo. Agora, entendendo melhor o uso desse mobile atlas creator, acho q ficará mais prático pra navegar. Ótimo tutorial, pretendo testar em breve.


Beleza cara! Como tu também já é usuário se puderes contribuir fico agradecido da mesma maneira.

Sim, ele tem os modos de "computador" tem o que ele chama de "integração" que deve funcionar para treinos. Como eu uso ele como mapa pra não me perder não explorei ainda. Dá uma investigada, ele loga ou compartilha com Map my Tracks, Everytrail e outros, mas sinceramente não sei como funciona.

Thumbs Up
Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 22:23
alvesdh, parabens pela iniciativa!

vc acha que da para arriscar carregar trilhas daqueles sites que a galera disponibiliza os tracks? alias, vc tem algum bom pra indicar?

valeu!
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
Kenpachi Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2010
MG
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kenpachi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2012 as 22:58
acho esse orux muito foda de mexer, quando eu coloca la na trilha nao consigo nem saber aonde q eu to, parece que a gente nao fica em cima da trilha certa sei la, mt complicado
Voltar ao Topo
iuriscotton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2011
Patos de Minas
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iuriscotton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2012 as 00:12
não consegui de jeito nenhum funcionar esse negocio
e olha que não sou bobo pra essas coisas não hehehe

pra seguir trilha eu uso o everytrail... mesmo não tendo mapas offline, dá pra seguir as vezes só pela rota mesmo...
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2012 as 09:12
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

alvesdh, parabens pela iniciativa!

vc acha que da para arriscar carregar trilhas daqueles sites que a galera disponibiliza os tracks? alias, vc tem algum bom pra indicar?

valeu!


Cara, não tenho nenhuma indicação não. O que faço é mapear os lugares da minha região. Baixa a track e dá uma verificada no GE (Google Earth). Acho que se não conhece a região deve dar uma boa pesquisada, ainda mais com o maladro de olho nas nossas magrelas. Fica a pé e sem comunicação num lugar desconhecido não é uma boa.

flw
Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2012 as 09:26
Originalmente postado por Kenpachi Kenpachi escreveu:

acho esse orux muito foda de mexer, quando eu coloca la na trilha nao consigo nem saber aonde q eu to, parece que a gente nao fica em cima da trilha certa sei la, mt complicado


Já ligou o GPS? Normalmente a tua posição é marcada com uma "bolinha", tipo uma mira.
Sugiro quando for navegar no Orux não utilizar a função pinça (zoom com os dedos) do celular e sim os comandos do próprio app. No início apanhei um pouco com isso, devido as camadas de zoom que tu importar, do nada ele te joga lá longe. Cuida que deve sempre centralizar o mapa com a rota ou posição, conforme passo 11.

Originalmente postado por iuriscotton iuriscotton escreveu:

não consegui de jeito nenhum funcionar esse negocio
e olha que não sou bobo pra essas coisas não hehehe

pra seguir trilha eu uso o everytrail... mesmo não tendo mapas offline, dá pra seguir as vezes só pela rota mesmo...


Cara, acredito que haja alguma incompatibilidade com o app e alguns aparelhos. Isso já aconteceu comigo com outros aplicativos. Também alguma dificuldade de memória ou processamento do aparelho, não sei, foge do meu conhecimento, apenas hipoteses.

Vlw!!!


Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2012 as 11:18
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

alvesdh, parabens pela iniciativa!

vc acha que da para arriscar carregar trilhas daqueles sites que a galera disponibiliza os tracks? alias, vc tem algum bom pra indicar?

valeu!


da pra usar sim e inclusive eu ja fiz varias trilhas usando esse app como "gps", [pra melhorar a navegação vai em configurações/mapas/modo do mapa (selecione "Direção para cima")].

so tome o cuidado de nao ir "explorar" trilhas muito distantes/perigosas, as vezes a situação da trilha olhando pelo mapa é uma coisa, quando vc chega lá seguindo a rota tem uma ponte quebrada, uma erosão do tamanho de são paulo, 20 km de subida... tipo assim kkkkkkkk


pego as trilhas no Wikiloc e no Gpsies, tem muitos sites com tracks de bike, vc mesmo pode "fazer" a trilha pelo google maps.

mas um suporte pro celular na bike vai facilitar sua vida, tipo esse ->
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430421098-suporte-gps-para-moto-bike-use-celular-iphone-smartphone-_JM

boa sorte

Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
zezi_nho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2012
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zezi_nho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 20:39
Desculpem reviver o tópico.

É o seguinte, tenho o Oruxmaps instalado no meu android. Eu já usei ele offline sem baixar nenhum mapa. Nesses casos ia sendo traçado uma listra vermelha no fundo cinza e quando eu me conectava na internet ele acrescentava a rota em cima de um mapa.

Porém, eu não consigo mais fazer ele funcionar offline. Quando eu coloco para iniciar GPS, se ele não estiver conectado na internet, nem a seta (que representa minha posição) aparece no fundo cinza, muito menos no mapa offline que eu salvei pela opção de "Criar mapas". 

Alguém sabe me dizer qual é esse problema? Será que é alguma configuração do meu celular ou é problema no servidor deles?

Outra coisa que sumiu foram os mapas do googles earth, maps e hybrid. Fazem muita falta.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 21:54
zezi, não tenho certeza, mas acho que os mapas sumiram porque mudaram.

Se reparar, o google mudou os mapas recentemente.

Não testei ainda isso por não ter necessidade, mas o que também pode estar acontecendo é que por não estar conectado à internet, o GPS demora as vezes MUITO mais pra sincronizar.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
zezi_nho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2012
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zezi_nho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 22:38
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

zezi, não tenho certeza, mas acho que os mapas sumiram porque mudaram.

Se reparar, o google mudou os mapas recentemente.

Não testei ainda isso por não ter necessidade, mas o que também pode estar acontecendo é que por não estar conectado à internet, o GPS demora as vezes MUITO mais pra sincronizar.


Então, vou fazer o teste de tentar deixar o GPS ligado sem internet por MUITO tempo e ver se ele me acha.

E outra dúvida sobre a opção de criar mapas offline: eu crio o mapa de uma área que eu seleciono e depois eu posso abrir esse mapa offline e ele vai mostrar minha posição conforme eu for me deslocando no mapa, certo?
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 09:04
Originalmente postado por zezi_nho zezi_nho escreveu:

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

zezi, não tenho certeza, mas acho que os mapas sumiram porque mudaram.

Se reparar, o google mudou os mapas recentemente.

Não testei ainda isso por não ter necessidade, mas o que também pode estar acontecendo é que por não estar conectado à internet, o GPS demora as vezes MUITO mais pra sincronizar.


Então, vou fazer o teste de tentar deixar o GPS ligado sem internet por MUITO tempo e ver se ele me acha.

E outra dúvida sobre a opção de criar mapas offline: eu crio o mapa de uma área que eu seleciono e depois eu posso abrir esse mapa offline e ele vai mostrar minha posição conforme eu for me deslocando no mapa, certo?

Certo! Mas eu não gosto de usar o criador de mapas do próprio orux, pois a baixa taxa de transferência de dados do celular (pelo menos o meu) faz com que esse trabalho demore MUITO. 


Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
bushido Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2012
PARÁ/TOCANTINS
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bushido Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2013 as 16:25
Me parece ter as mesmas funções do View Ranger.
Alguem que conheça os dois Apps poderia citar vantagens deste em relação ao View Ranger?
A principio tem os menus em português.

Voltar ao Topo
Edulopes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2012
df
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edulopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2013 as 15:31

No Orux atual não estão disponíveis os mapas do microsoft earth.

Qual mapa vocês estão usando?
Já tentei todos e nenhum presta.
 
Baixei o My Trails e parece ser tão bom quanto o Orux e está disponível o Google Earth.
Voltar ao Topo
zezi_nho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2012
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zezi_nho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2013 as 16:55
Originalmente postado por Edulopes Edulopes escreveu:

No Orux atual não estão disponíveis os mapas do microsoft earth.

Qual mapa vocês estão usando?
Já tentei todos e nenhum presta.
 
Baixei o My Trails e parece ser tão bom quanto o Orux e está disponível o Google Earth.


Esse MyTrails tem opção offline?

Eu to usando o Microsoft Earth conforme o guia desse tópico ensina. Consegui fazer certinho, só não fui no role na rota que eu criei, mas consegui criar!
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2013 as 19:08
Originalmente postado por Edulopes Edulopes escreveu:

No Orux atual não estão disponíveis os mapas do microsoft earth.

Qual mapa vocês estão usando?
Já tentei todos e nenhum presta.
 
Baixei o My Trails e parece ser tão bom quanto o Orux e está disponível o Google Earth.

Gurizada, eu sugeri o Microsoft Virtual Earth por na época disponibilizar as melhores imagens para a minha região. Mas isso pode variar também conforme a disponibilidade com de cada servidor, como disse, o negócio é ir tentando. Realmente, o OruxMaps em primeira vista é meio complicado, porém com um pouco de paciência para explorar o app vocês vão ver o quão útil ele pode ser.


Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
zetosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zetosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 02:46
Cara, ótimo tópico!! Estava procurando aplicativos e usava o view ranger há uns 2 meses. Eu já tinha muitas trilhas prontas no google earth, mas não tinha celular com android nem aparelho de gps. No view ranger logo peguei a moral de gravar as trilhas e depois consultar. Mas depois pesquisei mais na net e vi esse tópico aqui sobre como importar mapas e trilhas pro OruxMaps e comecei a tentar o processo de fazer isso. Inclusive eu consigo abrir no Oruxmaps as trilhas que fiz usando o ViewRanger. O problema do viewranger eh que ele soh lê arquivo .gpx e nao tem como salvar o mapa que mais gosto que eh de satélite, e o Oruxmpas lê .gpx e também o .kmz. E pra mim o problema do Oruxmaps eh que nao consigo ver mapas de satélite, do estilo google earth, que eh um caso que consigo ver no Viewranger. O mapa de satelite eh online, mas deixo no cache e depois eh soh mapear offline numa boa, no view ranger.

Bom, o jeito eh ir pesquisando e ver se consigo ter em um dos aplicativos as coisa que mais gosto. Mas se nao encontrar, vou usando os dois



Voltar ao Topo
Edulopes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2012
df
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edulopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2013 as 20:55
O My Trails
permite mapas off line e lê arquivos GPX, KMZ e KML.
Ainda estou aprendendo e qdo der vou fazer um tutorial.
Concordo que o Orux era o melhor, mas a falta do Google Earth ficou muito
complicado.
Voltar ao Topo
zetosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zetosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2013 as 13:14
Gostei muito do MyTrails, mas ele fecha sozinho com frequencia...principalmente quando mexo no mapa. Desisti e estou usando o Orux e o View Ranger.
Voltar ao Topo
Decalk Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Decalk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2014 as 13:47
Kra, não to conseguindo nem baixar o mobile Atlas Creator, como faço?

Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2014 as 14:09
Originalmente postado por Decalk Decalk escreveu:

Kra, não to conseguindo nem baixar o mobile Atlas Creator, como faço?


Tchê tenta por aqui.

http://mobile-atlas-creator.softonic.com.br/
Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2014 as 14:32
Oruxmap da para criar qualquer mapa online em offline, Microsoft/Google etc, nem precisa de PC basta primeiro escolher um mapa online depois clicar no botão mapa e selecionar criador de mapa, escolher a area que quer fazer um mapa, niveis de zoom e nome que o programa faz o download.
Voltar ao Topo
Decalk Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2014
BH
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Decalk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2014 as 14:37
Tentei este site mas meu aparelho  não tá aceitando. Tenho um Samsung S3.
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2014 as 21:36
Sim, também é possível fazer direto pelo orux, mas devido a taxa de transferência da maioria dos celulares demora MUITO o download, principalmente se a área for grande.


Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2014 as 22:54
Originalmente postado por alvesdh alvesdh escreveu:

Sim, também é possível fazer direto pelo orux, mas devido a taxa de transferência da maioria dos celulares demora MUITO o download, principalmente se a área for grande.




Wifi? Faco mapas de 500MB sem problemas
Voltar ao Topo
Edulopes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2012
df
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edulopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2014 as 22:18
Vocês estão conseguindo acessar o microsoft earth pelo Orux?
Acabei de baixá-lo de novo e não está disponível.
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2014 as 12:13
Na minha região e via Atlas Creator tudo ok.

abs
Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2014 as 13:10
so pra ajudar a galera, as versões novas nao tem nem o Google Maps, e por ultimo tbm tiraram os maps da microsoft, o que tornou a aplicação bem pior, pra quem tem pouca memoria e nao deseja carregar os mapas offline  vou deixar uma dica:

pra acessar os maps do google, da microsoft etc, o jeito é baixar uma versão mais antiga... no caso eu baixei a versão:
oruxmaps donate 5.2.3, nao consegui acessar todos mas pelo menos o Google Hybrid [que mostra satelite e mapas] funcionou perfeitamente....
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2014 as 13:52
Charles da para fazer mais simples, procurar o arquivo onlinemapsources.xml com as referencias Google e Microsoft e fazer a troca.

So copiar o texto desse site, criar um XML e jogar na pasta dentro do Oruxmap.

http://www.oruxmaps.com/foro/viewtopic.php?f=7&t=564

Fica com app novo, com correção de bugs e ainda com os mapas online.


Editado por Liternit - 08 Abr 2014 as 13:52
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2014 as 20:07
Salve camaradas!

Sempre quis brincar com esses aplicativos GPS, mas nunca tinha me acertado com eles até usar o Oruxmaps. Funciona super bem, já fiz alguns testes gravando tracks na cidade mas tenho apanhado nessa questão de colocar mapas no aplicativo. Atualmente eu abro um mapa online enquanto tenho rede à disposição, e depois faço o track em cima desse mapa previamente aberto.

É mesmo uma pena não ter os mapas Google e Bing, tentei alterar o arquivo .xml mas, aparentemente, não deu certo. Vou continuar fazendo o download prévio dos mapas e amanhã, se o tempo colaborar, vamos fazer um teste mais digno.

Abraços e bom pedal!
Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2014 as 09:49
Originalmente postado por sandinista sandinista escreveu:

Salve camaradas!

É mesmo uma pena não ter os mapas Google e Bing, tentei alterar o arquivo .xml mas, aparentemente, não deu certo. Vou continuar fazendo o download prévio dos mapas e amanhã, se o tempo colaborar, vamos fazer um teste mais digno.

Abraços e bom pedal!

Tchê, tu tens usado o Mobile Atlas Creator pra fazer teus mapas antes do pedal?
 
Abs

Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
sandinista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2013
Brasil
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sandinista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2014 as 09:38
Originalmente postado por alvesdh alvesdh escreveu:

Tchê, tu tens usado o Mobile Atlas Creator pra fazer teus mapas antes do pedal?

Olá alvesdh, na verdade eu usei o próprio Oruxmaps pra criar um mapa offline. Enquanto em casa e com rede disponível, fiz a seleção dos pontos no mapa online e mandei baixar, funcionou super bem.

Baixei uma rota aqui da região pelo Wikiloc, abri no Oruxmaps no celular e saímos pra pedalar. Deu tudo certo, chega a ser incrível como a recepção do sinal GPS fica boa e condizente com a realidade através desse aplicativo. Ele marcou toda a rota e nos ajudou a tomar decisões de qual lado seguir em algumas bifurcações, foi ótimo. O único problema foi encontrar um grande portão trancado a correntes no meio do caminho... por sorte, enquanto pensávamos no que fazer, o proprietário apareceu e concedeu autorização pra gente passar pela propriedade e até deu umas dicas do caminho a ser feito explicando também os motivos pelos quais o portão foi colocado no lugar - esse tipo de situação não dá pra prever mesmo, haha (e foi até citado pelo Charles aí no tópico, lembrei disso na hora).

A rota marcada bateu direitinho com o que foi feito no mapa e também com a distância e velocidade média e máxima marcada no ciclocomputador. Achei incrível. Só queria descobrir aqui como exportar essa rota que fiz para compartilhar com um companheiro que encontramos no trecho... há alguma forma de se fazer isso depois da rota pronta? Ou eu deveria ter marcado a opção "criar KML automaticamente" antes de começar a rota?

Agradeço aos companheiros.

Grande abraço e bom pedal!

Voltar ao Topo
alvesdh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar alvesdh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2014 as 10:31
Originalmente postado por sandinista sandinista escreveu:

Originalmente postado por alvesdh alvesdh escreveu:

Tchê, tu tens usado o Mobile Atlas Creator pra fazer teus mapas antes do pedal?

[...]

Só queria descobrir aqui como exportar essa rota que fiz para compartilhar com um companheiro que encontramos no trecho... há alguma forma de se fazer isso depois da rota pronta? Ou eu deveria ter marcado a opção "criar KML automaticamente" antes de começar a rota?

Agradeço aos companheiros.

Grande abraço e bom pedal!


Tchê, é muito simples. Pelo Orux, abre todas as rotas que ele criou, seleciona a desejada e clica em uma figura que se parece com um cartão de memória. Ali ele exporta pra kml, kmz e gpx se não me engano.

Thumbs Up
Mtb é isso aí.

Dionathas Alves
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2014 as 10:44
Muito boa essa dica de aplicativo!
Instalei no meu telefone agora e vou aprender como funciona direito antes de sair na próxima tripThumbs Up
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X