Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vai iniciar no pedal e comprar uma bike?Leia aqui!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vai iniciar no pedal e comprar uma bike?Leia aqui!

 Responder Página  <12345 356>
Autor
Mensagem Inverter Ordem
 Classificação: Classificação do Tópico: 36 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
vivi42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2022
Vitória
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vivi42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2022 as 05:58
Pessoal, quero comprar uma bike para ir pro serviço, uns 25km ida e volta, passo por um trecho na beira da praia que às vezes venta bastante (achei importante mencionar isso pois pedalar contra o vento pra mim por enquanto é bem sofrido...), trajeto basicamente em ciclovias tirando alguns poucos trechos em paralelepípedo, cidade plana, estou em dúvida entre a Caloi Urbam 700 e a riverside 500. Posso gastar até uns 1.8k, tenho 60kg e 173cm, qual das duas vocês acham mais indicada?

https://www.decathlon.com.br/bicicleta-feminina-riverside-500-2125582978/p?aSku=Cor:preta&utm_source=google&utm_medium=cpc-search&gclid=Cj0KCQiAmeKQBhDvARIsAHJ7mF6JVZ_dPhaJf6ycG1tTeGIj7WkISQWESJqZCdKqlClfQWaFaErJXZUaAoelEALw_wcB

https://www.decathlon.com.br/bicicleta-de-ciclismo-urbano-urbam/p?aSku=Cor:preto&utm_source=google&utm_medium=cpc-search&gclid=CjwKCAiAvOeQBhBkEiwAxutUVCqSzcg0pIB7rgo_TUAlHHIfaArv1OnOZuLfyz_dKLtuKkAgRfZ5wxoCMJcQAvD_BwE#

Qualquer ajuda é bem vinda, obrigada!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 20:04
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Sugestão, porque não pega uma pronta?

por 2000 voce pega uma ST120, paga em 10x199


com garantia, com componentes confiáveis e de procedência garantida, sem custo com montagens e ajustes (e não ser o inicial) e, como pretende trocar a bike futuramente, a revenda de uma bike de marca é MUITO mais facil a venda que uma bike montada

Faz tempo que montar bike não compensa tanto, e tem que conhecer bem as especificações para não pegar peça sem compatibilidade, falsa, etc.




Te falar que eu sou tão empolgado com mecânica que às vezes eu esqueço desse problema com montagem. As peças realmente estão mais caras que bikes novas.

Suas sugestões são totalmente válidas, Sigue. Vai na fé!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 16:50
De uma garimpada no ML e OLX que tem anúncios de 1000 a 1600 dessa mesma bike usada. Talvez até compense se tiver uma boa na sua região.
Voltar ao Topo
AndersonA.E. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2022
SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonA.E. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 16:34
Pow eu não tinha achado uma bike boa montada, só vi reclamações e acabei optando por comprar as peças separados. 

Mas esse anuncio que vc mandou está bem interessante em e me poupa trabalho tbm, mais pra frente fora da pandemia eu poderia procurar peças melhores de forma mais confiável tbm. Achei a bike do link bem interessante muito obrigado, talvez eu compre ela.

Abraços!
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 16:02
Sugestão, porque não pega uma pronta?

por 2000 voce pega uma ST120, paga em 10x199


com garantia, com componentes confiáveis e de procedência garantida, sem custo com montagens e ajustes (e não ser o inicial) e, como pretende trocar a bike futuramente, a revenda de uma bike de marca é MUITO mais facil a venda que uma bike montada

Faz tempo que montar bike não compensa tanto, e tem que conhecer bem as especificações para não pegar peça sem compatibilidade, falsa, etc.



Voltar ao Topo
AndersonA.E. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2022
SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonA.E. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 14:06
Pow cara muito obrigado pela ajuda é exatamente essa minha linha de raciocínio, uma bike básica com boas componentes no melhor custo beneficio. Eu não manjo nada de bike, conheço o nome Shimano pq é bem famosa neh, inclusive obrigado pela dica não fazia ideia sobre a qualidade dessa marca absolut. 

Eu estou a muito tempo querendo compra uma bike, para ir de casa até o trabalho uma distancia de 5km com subidas constantes e quando der fazer uma trilha uma caminha longa em estradas do interior. Comecei a pensar isso logo antes do começo da pandemia e desisti devido ao trabalho remoto com a volta do presencial estou retomando o projeto e inclusive vc acertou sim eu pretendo montar a bike, já pra treinar para futuras manutenções.

Eu vi bastante vídeos do canal Pedaleria, inclusive ver o vídeo de montagem do zero foi o que me motivou a querer montar. As lojas são todas caras e nem sempre usam todas as componentes boas, eu tbm não tenho muita grana por isso garimpei o máximo possível atrás das peças, eu estou tbm acreditando que o vendedor está me mandando um produto original com base nos comentários do produto na quantidade de itens vendidos e na reputação da vendedor, comprei no mercado livre pois acho fácil o processo de devolução e por ser cliente antigo eles me ajudam rapidamente com suporte ai pretendo levar as peças para alguém que entenda melhor para ver se é original, algumas como o passador eu sei que é provavelmente é falsa espero que sirva até eu conseguir compra um melhor. 

O quadro é um Quadro Bike Aro 29 Bicicleta Alumínio Mtb Field : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2135209934-quadro-bike-aro-29-bicicleta-aluminio-mtb-field-_JM?variation=174077389138
Para o quadro o que eu mais penso é no tamanho, esse é 19 achei ele bem bacana mas creio precisar de um 21, mas não achei um 21 semelhante.

O preço da corrente é o kit junto com o cassete 8v, ele estaria saindo por uns 122, não sei se isso seria barato, foi o menor preço que achei no ML.

E ainda bem que vc mandou os nomes, pelo menos agora tenho uma referencia. Essa tabela eu comecei com base em uma disponibilizada pelo canal Pedaleira e fui trocando pelo que encontrei. Vou reformular o carrinho, caso tenha mais sugestões eu agradeço se vc conhece alguma loja para recomendar eu agradeço tbm. 

Muito obrigado novamente e tenha um bom dia, Abraços!

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 13:32
Originalmente postado por AndersonA.E. AndersonA.E. escreveu:

[COLOR=#050505" face="Segoe UI Historic, Segoe UI, Helvetica, Arial, sans-serif" style=": rgb255, 255, 255;]<span style="font-size: 15px; white-space: pre-wrap;]Olá a todos, espero que estejam bem. Gostaria de pedir uma ajuda aos experientes, estou montando a primeira bike e gostaria de saber se a configuração ta boa. Sempre tive bike zoada que não da nem pra força na subida por isso tentei montar uma bike que andasse bem ... Tenho 1,87m de altura e queria saber se precisava ser utilizar msm um quadro tam 21 pois está difícil achar esse modelo por um preço < 350. Essa é uma planilha que montei com os preços que achei no mercado livre, devido a pandemia fica complicado ir em lojas. Agradeço, um abraço a todos.</span>[/COLOR][COLOR=#050505" style=": rgb255, 255, 255;]<span style="font-size: 15px; white-space: pre-wrap;]m preço < 350</span>[/COLOR]

Você não citou o modelo e especificações do quadro, não dá pra opinar quanto a isso. Mas eu colocaria freios melhores, Shimano, Avid, Bengal ou Tektro, não acho nada recomendável colocar algo da Absolute num componente de segurança, eles não são confiáveis.

Também não conheço estas rodas. Não seria melhor comprar os componentes e pedir um montador experiente e confiável pra fazê-las? Um aro Vnine, raios e nipples em inox, cubos Shimano RM35 ou TX505 vão deixar a bike melhor, certamente.

A corrente está com um valor muito alto também. Eu costumo usar as KMC e tenho ótimas experiências com essa marca, mesmo nos modelos mais simples. Repensando, talvez seja um erro de digitação, mas considere uma KMC Z8.1 OU Z8.3, ambas são bastante similares pra sua aplicação.

O movimento central eu trocaria por um Shimano BB-UN300 com a mesma especificação. Há relatos de maior durabilidade do que os modelos UN101 e UN100.

O selim vc está escolhendo um de bike ergométrica, que é mais largo, mas esse conceito de que selim largo é mais confortável é errado: o certo é um selim que apoie corretamente na sua anatomia. Deixe pra olhar o selim por último em uma loja física, se possível experimentando. Algumas lojas tem o medidor de isquios, apelidado de "bundometro", pra saber qual a largura ideal pra vc, vale muito a pena, ainda que o preço dessa loja seja mais alto.

Vc incluiu um kit de ferramentas, o que me parece indicar que vc mesmo quer montar a bike. Procure informações sobre isso em canais do YouTube renomados, posso indicar o Pedaleria, Chave Quinze, Onde Pedalar, esses em português. Se puder entender inglês, o ParkTool internacional é a melhor fonte de referência pra isso.

Ainda sobre as ferramentas, vc vai receber um kit de má qualidade por esse preço, somente uma chave de movimento central razoável já deve dar esse valor. Ferramentas ruins podem danificar peças, lembre-se disso.

E atente tb para falsificações. Os preços que vc conseguiu estão muito baixos, talvez até demais. Análise a reputação dos compradores com quem vc está comprando.

Por último, eu entendi a sua linha de pensamento como uma bike básica que funcione bem. Eu opinei pensando nessa mesma linha tb, espero ter entendido bem e ajudado.

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
AndersonA.E. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2022
SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonA.E. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2022 as 12:50
Olá a todos, espero que estejam bem. Gostaria de pedir uma ajuda aos experientes, estou montando a primeira bike e gostaria de saber se a configuração ta boa. Sempre tive bike zoada que não da nem pra força na subida por isso tentei montar uma bike que andasse bem ... Tenho 1,87m de altura e queria saber se precisava ser utilizar msm um quadro tam 21 pois está difícil achar esse modelo por um preço < 350. Essa é uma planilha que montei com os preços que achei no mercado livre, devido a pandemia fica complicado ir em lojas. Agradeço, um abraço a todos.m preço < 350
Voltar ao Topo
MI.RI.AN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2022
SP
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MI.RI.AN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2022 as 23:00
Entrando no fórum e somando aqui pq TB entrei por ter sido roubada. Quero repor logo pq é meu meio de transporte
Moda em caraguatatuba. Pedalo na cidade pra tudo, e curto rolezinhos com subidas... Mini trilhas tbkkk pq pedalo sozinha, por enqto

Não sei qual era minha (!??, experts não me julguem) mas era MTb Antigona e tinha suspensão traseira e dianteira.
Pensei na hibrida pq ideia é rodar cidade todo dia e usar para exercicio, subidas, pequenas trilhas etc).
sou pequena, entao tem bike que nao rola, por conta do quadro, que precisa ser pequeno, 15.
Já vi urban sense (a fit,por conta do quadro), já olhei caloi, já olhei Riverside, google me mostrou marcas estranhas e numa loja aqui me sugeriram de caloi 400 a ox glider e a pandora da alfameq...

Duas perguntas,.entao
1. O que sugerem pra fechar a compra com certa facilidade, valor entre 1500 e 2500...
2. vale a pena pagar seguro de bike? roubam muita bike aqui em Caragua e não queria pegar uma bike muito meia boca por causa disso... Uso muito.
Voltar ao Topo
TiagoFreitas Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2021
Goiânia
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TiagoFreitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2022 as 11:01
Olá, sou novato de tudo, no Fórum e no Pedal


Comprei uma Sense Impulse (elétrica) para ir e vir do serviço há algum tempo, buscando emagrecimento e tenho conseguido.
Agora vou dar ela para um amigo e pretendo comprar outra bike, uma MTB, pra usar pra tudo: Ir pro serviço e pra pedalar nos estradões e umas trilhas no futuro.

Só que quero manter apenas uma Bike e queria uma que pudesse ficar comigo por um bom tempo, talvez uns 4 ou 5 anos.

Posso gastar até uns 13 mil.

Estava pensando em uma Impact SL da Sense, mas gostaria de saber a opinião de vc´s.

Outra coisa... Tenho ouvido muita coisa sobre Geometria e talz... essa geometria mais race, é confortável para o dia a dia e para pedais mais longos? gosto de pedais acima de 100km... aí não sei se essa geometria race seria desconfortável...

Por favor... tô perdidão
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:441
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2021 as 19:06
Pelo peso e uso indicados, vou na ST520, pela suspensão Rock Shox...

Voltar ao Topo
Idlerghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2021
São paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Idlerghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2021 as 07:25
Beleza pessoal? Eu sou novo por aqui e não entendo muito de bike mas eu queria começar a pedalar na cidade durante o fds. Seria no máximo uns 30 a 40min mas eu não sei que bike escolher pra começar. Eu tenho 1.88m

Conseguem me ajudar a escolher minha primeira bike?
Voltar ao Topo
decocpm Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mai 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decocpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2021 as 15:34
Fala galera!

Estou querendo entrar (voltar, seria o mais correto) para o mundo do pedal. Sempre pedalei, mas há alguns bons anos estou parado. Nunca fui de fazer nada fora do normal, sempre passeios urbanos ou deslocamentos.

Estou pesquisando bastante sobre modelos, porém, quando acho que me convenci, leio algo ruim e dou um passo atrás.

O objetivo vai ser, em boa parte, passeios urbanos, raramente algo mais acidentado (ainda não conheço passeios legais na minha cidade) e, num futuro, pegar uma estrada pra algo mais longo, mas nada absurdo.

Imagino que, no início, faça passeios de 10 a 20km (estou bem fora de forma) e vou aumentando gradativamente.

Tenho 1,73 e peso 110kg.

Dito todas essas coisas, o que vocês indicam? Eu já tinha me convencido a ir pra um mtb, pensando que rua não é reta o tempo todo, pensando no futuro quando tentar ir pra alguma estrada de terra, porém acabei vendo algumas urbans bem interessantes.

Orçamento vai até uns 4 mil, porém, esse é o limite do limite e só quero chegar nele se for pegar alguma bike incontestável.

Eu tenho visto mais modelos até uns 3 mil.

Já cogitei Sense One, Sense Move Urban ou Active, Caloi Easy Rider, Caloi Atacama, Rockrider ST520, ST500, ST120, Oggi 7.0... Enfim, fico lendo e lendo e lendo, vejo várias dicas de modelo, mas nunca me decido.

Eu cheguei a colocar na cabeça pra fechar a Sense One, porém li em um post reações negativas sobre a Sense. Acho que o sonho de consumo é a ST520, mas ela fica no limite do orçamento e fico no aguardo de uma promoção baixando pro mais perto de 3 mil possível.

Desde já agradeço.
Voltar ao Topo
sla833 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2021
Espírito Santo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sla833 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2021 as 05:28
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

 

Depende de outro fator que vc não citou: onde vc mora e pretende pedalar tem muito morro?

As Riverside série 500 tem coroa única, o que não reduz tanto o esforço nas subidas e nem estica a velocidade final nas descidas. Se for plano, as Riverside são mais leves e atendem muito bem, mas se houver morros íngremes, a RockRider pode te levar mais facilmente.

Pra simplificar, pense nas RockRider como um jipe e na Riverside como um carro de passeio: um carro de passeio resolve as necessidades do dia a dia, mas não vai onde um jipe chega; por outro lado, um jipe é mais complicado pra dirigir e tem menos agilidade no dia a dia.[/QUOTE]

Muito obrigado pela rápida resposta. Onde moro é bem plano. A analogia com jipe e carro de passeio ajudou bastante.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2021 as 09:14
Originalmente postado por sla833 sla833 escreveu:

Gostaria de comprar uma bicicleta para lazer urbano (passeios em família incluindo criança) aos finais de semana. Estou olhando as da Decathlon, mas agradeço as sugestões. Tenho até 2 mil reais. Opções:

Riverside (BTWIN) 120 - 999 reais
Riverside 500, Riverside 520, Rockrider ST120 (1400-2000 reais)

A Rockrider me parece melhor, porém as Riverside parece oferecer posição mais confortável, o que seria desejável.

O que acham?

Depende de outro fator que vc não citou: onde vc mora e pretende pedalar tem muito morro?

As Riverside série 500 tem coroa única, o que não reduz tanto o esforço nas subidas e nem estica a velocidade final nas descidas. Se for plano, as Riverside são mais leves e atendem muito bem, mas se houver morros íngremes, a RockRider pode te levar mais facilmente.

Pra simplificar, pense nas RockRider como um jipe e na Riverside como um carro de passeio: um carro de passeio resolve as necessidades do dia a dia, mas não vai onde um jipe chega; por outro lado, um jipe é mais complicado pra dirigir e tem menos agilidade no dia a dia.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
sla833 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2021
Espírito Santo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sla833 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2021 as 08:49
Gostaria de comprar uma bicicleta para lazer urbano (passeios em família incluindo criança) aos finais de semana. Estou olhando as da Decathlon, mas agradeço as sugestões. Tenho até 2 mil reais. Opções:

Riverside (BTWIN) 120 - 999 reais
Riverside 500, Riverside 520, Rockrider ST120 (1400-2000 reais)

A Rockrider me parece melhor, porém as Riverside parece oferecer posição mais confortável, o que seria desejável.

O que acham?
Voltar ao Topo
Henrique.Ze Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2014
Maringa Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique.Ze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:42
Pela descrição do site é a Rockshox Judy TK
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:32
Se a ST 520 vier com a Rockshox Judy, aí é outro papo. Se for uma dessas outras suspensões, a diferenças será bem pouca, e eu ficaria com a Atacama.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Henrique.Ze Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2014
Maringa Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique.Ze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:21
Voltei com mais duvidas, eu estava bem decidido de ir pegar a Atacama, mas ai dei uma olhada na Americanas e a ST520 está saindo 3400 a vista ou 3700 em 12x, pela diferença de valor será que a 520 está compensando por causa da suspensão? Já que é algo não muito bom na Atacama e que penso em trocar. Agora não sei se pela diferença dos outros componentes compensa, se o quadro da Atacama é melhor, tipo do eixo, e os outros componentes, lembrando que a Atacama está com m4000 na dianteira(pedivela, cambio, trocadores) e altus m2000 de cambio na traseira. 
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 16:03
Originalmente postado por Henrique.Ze Henrique.Ze escreveu:

Então eu estava olhando a Absolute justamente por poder montar com a suspensão Prime SL Ar, mas não sei se compensa trocar essa zoom por essa absolute prime SL ou uma XMC30


A XCM30 provavelmente é melhor que a Zoom que mas nada muito absurdo também. O princípio de funcionamento delas é o mesmo, uma mola interna que faz o amortecimento então terá o mesmo problema de leitura de terreno.

Suspensão a ar é mais sensível às imperfeições do solo, então absorve melhor os impactos, e é quase 1kg mais leve. Então a Absolute é uma melhor opção nesse sentido sim. Mas esteja ciente que apesar dessas vantagens, é uma suspensão bem básica, e que pode ter problemas com vazamento de ar com maior facilidade que uma suspensão de marca renomada.

Como ela é relativamente barata, não justifica comprar uma bike meia boca só por causa de uma suspensão também meia boca.

Voltar ao Topo
Henrique.Ze Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2014
Maringa Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique.Ze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 15:40
Então eu estava olhando a Absolute justamente por poder montar com a suspensão Prime SL Ar, mas não sei se compensa trocar essa zoom por essa absolute prime SL ou uma XMC30
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 14:59
Originalmente postado por Henrique.Ze Henrique.Ze escreveu:

Acabei não percebendo, o cambio traseiro é um altus m2000 não é alivio, fui olhar as fotos que tirei e notei isso, mas o restante é alivio. A suspensão dessa Atacama, é tão ruim quanto falam? Da para ir usando ou ja é algo para comprar a bike e pensar e trocar?

A suspensão é bem básica, como todas na mesma faixa de preço, porém tem regulagem de pré-carga e trava. O problema é que não faz boa leitura de terreno mas ainda assim funciona bem para amortecer impactos maiores.


Editado por hug0.dts - 09 Nov 2021 as 15:00
Voltar ao Topo
Henrique.Ze Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2014
Maringa Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique.Ze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 14:50
Acabei não percebendo, o cambio traseiro é um altus m2000 não é alivio, fui olhar as fotos que tirei e notei isso, mas o restante é alivio. A suspensão dessa Atacama, é tão ruim quanto falam? Da para ir usando ou ja é algo para comprar a bike e pensar e trocar?
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 14:32
Caloi Atacama, com certeza ! 

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 14:18
Freios Magura são excelentes, compra-se fora e manda enviar.
Tem o modelo HS33 hidráulico de sapata muito bem rankeado e tem os modelos a disco.
Voltar ao Topo
Henrique.Ze Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2014
Maringa Pr
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique.Ze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 13:54
Estou em busca de uma bike nova, andei olhando algumas opões e o que tive foram 

Oggi Hacker HDS
-kit Tourney tx 24V
-Cubo shimano k7
-disco center lock
-suspensão com trava
-pneu 2.10 e aros alexrims
Garantia 5 anos no quadro e 3 meses de revisão 0800 na loja
R$3199

TSW Hunch Plus
-Kit Alivio 27v 3x9 mas cambio dianteiro é altus e pedivela hollowtech
-Suspensão com trava remota
-Obvio k7, center lock, pneu 2.10
-Aro não lembro mas não era tsw
Garantia vitalicia no quadro
R$3900

Absolute Wild
-Kit full Absolute(até os freios) 2x9 ou 3x9 ou 2x10
-Suspensão absolute ar
-tudo absolute
R$3500

Caloi Atacama
 - Kit full Alivio M4000, os freios não sei se são alivio, só tinha escrito shimano tanto nas manetes como nas pinças
 - Pedivela m4050 hollowtech
 - resto é a Atacama, susp zoom, trava remota, etc
R$2999

A pricipio iria ficar com a Wild, mas fui hoje na Decatlhon e vi essa atacama e achei legal por causa do kit alivio, eu tinha ido lá ver a ST500 e ST520, mas a 520 não tinha e a 500 os passadores integrados não me agradaram, a vendedora falou que a ST500 era melhor que a Atacama, porque mesmo a Atacama sendo alivio era um kit de 2020 e a ST500 era Altus/Tourney 2021 ou era acera, não lembro direito, mas sei que o cambio traseiro era tourney 

Voltar ao Topo
vanitavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2021
Santo André
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vanitavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 19:00
Boa! Obrigada pelas dicas e opiniões!
Decidi que vou comprar a bike mesmo assim e partir pra um upgrade do freio, é o jeito...
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 17:11
Originalmente postado por vanitavares vanitavares escreveu:

Mas acredito que eu possa comprar e trocar depois, o que você acha?

Acredito que sim, freio é um item de segurança! Não se brinca com isso! Primeiro upgrade meu foram justamente os freios!

MT200 não é dos mais caros, principalmente se pegar no AliExpress. 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 17:09
Originalmente postado por vanitavares vanitavares escreveu:

Obrigada Gustavo, também achei o preço bom...
Antes essa bike vinha equipada com freio MT200, agora nem especificam qual é a marca do tal freio hidráulico... Por isso ainda estou indecisa.
Mas acredito que eu possa comprar e trocar depois, o que você acha?


Deve ser freio Logan, maior parte das bikes da Caloi tão vindo com esse freio
Voltar ao Topo
vanitavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2021
Santo André
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vanitavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 16:53
Obrigada Gustavo, também achei o preço bom...
Antes essa bike vinha equipada com freio MT200, agora nem especificam qual é a marca do tal freio hidráulico... Por isso ainda estou indecisa.
Mas acredito que eu possa comprar e trocar depois, o que você acha?
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 16:47
Considerando as ofertas atuais, está em um ótimo preço !

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
vanitavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2021
Santo André
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vanitavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 16:05
CALOI ATACAMA ALTUS - CENTAURO

Pessoal, boa tarde! Preciso muito da ajuda de vocês, please... Vou iniciar no pedal e preciso de uma bike tamanho 15, fiquei bem tentada a comprar uma Atacama com Shimano Altus + freio hidráulico, porém no site não fala qual é marca do freio! Acredito que seja da própria Caloi... O valor está com desconto por R$ 2.800,00 em 12 vezes sem juros, por isso estou interessada....
Por favor, vocês podem dar opinião? Valeu!

MTB Alumínio 31.8x720mm

GARFO/SUSPENSÃO DIANTEIRA

Suspensão Caloi Com 100mm De Curso E Trava Remota

CUBO

Alumínio

PNEUS

MTB 29 X 2,10"

RAIOS

Inox

CÂMBIO TRASEIRO

Shimano Altus-9v

CÂMBIO DIANTEIRO

Shimano Altus- 3v

PASSADOR / ALAVANCA DE CÂMBIO

Shimano Altus

CORRENTE

KMC X9

PEDIVELA

Shimano FC-MT101-40-30-22D

MOVIMENTO CENTRAL

Feimin – B908

CASSETE/RODA LIVRE

Sunrace - 9v-11-36D

PEDAL

MTB - Preto

CANOTE DO SELIM

Alumínio - 27.2x400 Mm - Ajuste Com Quick Release

MESA/SUPORTE DO GUIDÃO

MTB Alumínio

ALAVANCA DO FREIO

Disco Hidráulico

FREIO DIANTEIRO

Disco Hidráulico

FREIO TRASEIRO

Disco Hidráulico

MANOPLA

Borracha

SELIM

Selle Royal

SAC DO FORNECEDOR

CALOI: 0800 701 8022 E Grande São Paulo (11) 5853-2744

FAIXA ETÁRIA

Adulto

QUADRO

Alumínio 6061 Tratado, Conformado, Com Suporte De Freio A Disco Standard E Gancheira Removível.

ARO

Blackrock29
https://www.centauro.com.br/mountain-bike-caloi-atacama-feminina-aro-29-freio-disco-hidraulico-cambio-shimano-altus-27-v-952925.html






Voltar ao Topo
Deny777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2021
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deny777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 22:13
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Essa Audax é a que tem melhor custo-benefício mas tá bem difícil de encontrar.

TSW vale em bikes de entrada, mas como você já tá indo pruma bike intermediária eu evitaria.

Dê uma olhada no seguinte tópico. Tem algumas sugestões na mesma faixa de preço.

https://www.pedal.com.br/forum/recomendacao-mtb-ate-r-6-k-out-2021_topic101251_post1644606.html

Obrigado pelas dicas e pela paciência Hugo! Realmente eu não estou com um pressentimento dos melhores em relação à disponibilidade da Audax ADX400, e o que eu costumo fazer nesses casos quando eu posso é escolher um modelo numa faixa superior. Percebo que os melhores custo-benefício estão praticamente todos esgotados, seja a marca e modelo que for, tá osso...

No final acabei comprando uma Oggi Big Wheel SLX 12V (modelo 2021), me pareceu um negócio menos pior que a média, considerando que praticamente todos os modelos subiram muito de preço nos últimos meses.

Abraço!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 14:56
Originalmente postado por Deny777 Deny777 escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Deny, qual será o seu objetivo? Asfalto ou fora de estrada? Não ficou muito claro no seu post. Fica mais fácil indicar algo sabendo disso. Nessa faixa de preço existem muitos modelos disponíveis para ambas as modalidades.

Quanto à companhia para o pedal, você deve encontrar vários grupos de pedal aí em SP. Dê uma olhada no Facebook ou pergunte nas lojas de bike por aí. Certamente deve ter algum grupo de iniciantes próximo de onde você mora.

No mais, acho que mesmo buscando uma nova bike você já deveria voltar a rodar com essa Merida. Quanto mais a gente demora para começar algo, mais a gente desanima. Aproveite o gás e dê logo esse pontapé inicial para sair do sedentarismo.Wink

Como eu comentei, vou começar pedalando pelo bairro mesmo, e quando me sentir preparado vou fazer uns passeios mais longos, tanto em estrada quanto em terra. Não sei se volto a usar a Merida, acho o aspecto dela utilitário demais, e o fator "brinquedo novo" também conta na empolgação pelo esporte, pelo menos pra mim. Estou achando cada vez mais que ir pra uma Scott, Specialized, Cannondale ou mesmo Trek é muito luxo, custo-benefício ruim, estou pensando mais em uma Audax AD400 e ando vendo essas TSW por aí que me parecem razoáveis na faixa de prelo que eu quero, alguma recomendação?


Essa Audax é a que tem melhor custo-benefício mas tá bem difícil de encontrar.

TSW vale em bikes de entrada, mas como você já tá indo pruma bike intermediária eu evitaria.

Dê uma olhada no seguinte tópico. Tem algumas sugestões na mesma faixa de preço.

https://www.pedal.com.br/forum/recomendacao-mtb-ate-r-6-k-out-2021_topic101251_post1644606.html
Voltar ao Topo
Deny777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2021
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deny777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 11:49
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Deny, qual será o seu objetivo? Asfalto ou fora de estrada? Não ficou muito claro no seu post. Fica mais fácil indicar algo sabendo disso. Nessa faixa de preço existem muitos modelos disponíveis para ambas as modalidades.

Quanto à companhia para o pedal, você deve encontrar vários grupos de pedal aí em SP. Dê uma olhada no Facebook ou pergunte nas lojas de bike por aí. Certamente deve ter algum grupo de iniciantes próximo de onde você mora.

No mais, acho que mesmo buscando uma nova bike você já deveria voltar a rodar com essa Merida. Quanto mais a gente demora para começar algo, mais a gente desanima. Aproveite o gás e dê logo esse pontapé inicial para sair do sedentarismo.Wink

Como eu comentei, vou começar pedalando pelo bairro mesmo, e quando me sentir preparado vou fazer uns passeios mais longos, tanto em estrada quanto em terra. Não sei se volto a usar a Merida, acho o aspecto dela utilitário demais, e o fator "brinquedo novo" também conta na empolgação pelo esporte, pelo menos pra mim. Estou achando cada vez mais que ir pra uma Scott, Specialized, Cannondale ou mesmo Trek é muito luxo, custo-benefício ruim, estou pensando mais em uma Audax AD400 e ando vendo essas TSW por aí que me parecem razoáveis na faixa de prelo que eu quero, alguma recomendação?
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 00:53
Originalmente postado por Deny777 Deny777 escreveu:

Buenas, acabei de me registrar, totalmente novo aqui. Estou pensando em voltar a pedalar, mas se a coisa não for divertida eu sei que vou acabar largando então tenho que ver dois aspectos importantes:

1) Companhia pra pedalar (eu sei, esse não é o tópico, só comentando)

2) Uma bike legal, que me dê prazer de pedalar (esse é o motivo do post)

Eu tenho uma Merida até bem boa, mas ela é total cidade e pouco depois de comprar eu já me arrependi de não ter comprado uma MTB, e pra completar minha namorada na época não deu a mínima pra me acompanhar, mesmo eu deixando minha antiga Caloi 100 super equipada pra ela usar.

Tenho 52 anos, 1,83m e peso 80kg. Fiz o cálculo de fit e deu 18.5 de quadro (MTB), 75.1 de selim e top tube efetivo + mesa 67.5. Pretendo começar com uns rolês mais leves porque estou meio sedentário, mas não descarto evoluir pra estrada e terra quando pegar o jeito e entrar em forma.

Eu estou pensando em algo entre R$ 6k e R$ 8k, e não faço a menor ideia do que comprar por esse valor. Cheguei a considerar (depois de ler um artigo) uma Scott Scale 970, que está acima disso, mas talvez seja exagero e possivelmente um custo-benefício não muito bom.

Pelo que eu andei lendo, se a Rockrider ST900 ainda estivesse disponível eu provavelmente nem faria esse post e compraria direto.


Deny, qual será o seu objetivo? Asfalto ou fora de estrada? Não ficou muito claro no seu post. Fica mais fácil indicar algo sabendo disso. Nessa faixa de preço existem muitos modelos disponíveis para ambas as modalidades.

Quanto à companhia para o pedal, você deve encontrar vários grupos de pedal aí em SP. Dê uma olhada no Facebook ou pergunte nas lojas de bike por aí. Certamente deve ter algum grupo de iniciantes próximo de onde você mora.

No mais, acho que mesmo buscando uma nova bike você já deveria voltar a rodar com essa Merida. Quanto mais a gente demora para começar algo, mais a gente desanima. Aproveite o gás e dê logo esse pontapé inicial para sair do sedentarismo.Wink


Voltar ao Topo
Deny777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2021
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deny777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2021 as 00:21
Buenas, acabei de me registrar, totalmente novo aqui. Estou pensando em voltar a pedalar, mas se a coisa não for divertida eu sei que vou acabar largando então tenho que ver dois aspectos importantes:

1) Companhia pra pedalar (eu sei, esse não é o tópico, só comentando)

2) Uma bike legal, que me dê prazer de pedalar (esse é o motivo do post)

Eu tenho uma Merida até bem boa, mas ela é total cidade e pouco depois de comprar eu já me arrependi de não ter comprado uma MTB, e pra completar minha namorada na época não deu a mínima pra me acompanhar, mesmo eu deixando minha antiga Caloi 100 super equipada pra ela usar.

Tenho 52 anos, 1,83m e peso 80kg. Fiz o cálculo de fit e deu 18.5 de quadro (MTB), 75.1 de selim e top tube efetivo + mesa 67.5. Pretendo começar com uns rolês mais leves porque estou meio sedentário, mas não descarto evoluir pra estrada e terra quando pegar o jeito e entrar em forma.

Eu estou pensando em algo entre R$ 6k e R$ 8k, e não faço a menor ideia do que comprar por esse valor. Cheguei a considerar (depois de ler um artigo) uma Scott Scale 970, que está acima disso, mas talvez seja exagero e possivelmente um custo-benefício não muito bom.

Pelo que eu andei lendo, se a Rockrider ST900 ainda estivesse disponível eu provavelmente nem faria esse post e compraria direto.
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2021 as 20:13
Originalmente postado por fabriciofcs fabriciofcs escreveu:

Além da Audax alguém indica outras opções de bikes com Deore? Scott, Specialized e etc


Que eu me lembro tem a Oggi 7.3 com deore 12v, mas parece que vc quer bike de marca importada.

Nesse caso, vai nos sites dessas marcas que vc citou e procura por um modelo com deore, se o preço estiver bom pra vc, pode ir tranquilo.

Scott, specialized, cannondale, bmc, trek, são marcas muito boa e dificilmente vão te dar problema, mas pode colocar uns 10% a 20% a mais pelo mesmo conjunto em relação a uma nacional.

Editado por fabiomuniz - 05 Nov 2021 as 20:14
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2021 as 19:39
Originalmente postado por GRGG GRGG escreveu:

Boa tarde pessoal,

Não manjo absolutamente nada de bicicletas. Andava muito quando moleque, mas já fazem muitos anos que não ando.

Quero cuidar da minha saúde e pretendo adquirir uma bike para usar para ir a academia e eventuais pedaladas. Pretendo usar apenas em terreno plano mesmo. Tenho 1,80 de altura e atualmente peso 125kg Cry

Vi esse modelo em uma loja aqui perto, que parece aguentar meu peso. 

https://www.amazonasbike.com.br/bicicleta-ox-glide-21v-aro-29/p/345001

Vale a pena ?

Se tiverem outras sugestões, nessa faixa de até 2~2.2k, desde já agradeço!




A Rockrider ST120 é um pouco melhor. Fica por 1800 mas americanas com o cupom ESPORTES12.

Quanto ao peso, não se preocupe muito com isso caso vá fazer uso leve (asfalto ou estradão sem muitos buracos), apesar de o seu peso já estar bem no limite das bikes. Com a prática e a academia, você deve perder rapidamente alguns quilos e ficar num peso seguro para as bikes.
Voltar ao Topo
fabriciofcs Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciofcs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2021 as 17:22
Além da Audax alguém indica outras opções de bikes com Deore? Scott, Specialized e etc
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 356>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X