Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quantas libras usar em um Pneu
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quantas libras usar em um Pneu

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gabrielm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Dez 2009
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabrielm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 18:59
Na minha opiniao, o comeco saber o terreno onde ira praticar... se for asfalto vai mais libras e se for terra menos... tudo depende do terreno! E depende tambem da modalidade que pratica se é Speed ou Mountain Bike... tem um blog muito bom que da todas essas dicas: http://www.espiritooutdoor.com/


Voltar ao Topo
caioagri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2011
Londrina, PR
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 21:01
P/ trilha uso 35 psi, tenho um manômetro portátil q é baratinho e vale a pena p quem não tem bomba de pé. Calibrar em posto é a maior fria, perdi um race king zerado por ter enchido muito, o pneu explodiu no final da trilha, foi sinistro, depois disso nunca mais coloquei mais de 35 psi. Vale lembrar q pneu tbm influencia muito, mas muito mesmo, eu usava uns michelin e cansei de consertar câmara de ar furada, sempre dava a tal da picada de cobra, até selante coloquei na câmara mas não resolvia nada, perdi várias câmaras de ar, fiquei revoltado e peguei uns race king 2.2, nunca mais tive problema de pneu furado na trilha.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 22:17
No meu pneu esta escrito para calibrar até 36psi.
É um excess exd 26.
Hoje ele não esta com 36, deve estar por volta dos 32...
Este é mais um dos itens que vão para a lista de troca rápida... ;)
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 23:34
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

isso isso isso isso isso...LOL
Mas eu já troquei a camara.
Voltar ao Topo
Tsallis Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tsallis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 23:36
Sem contar que em muitos postos não se consegue chegar em altas pressões, o máximo que eu já vi foi umas 70 libras
Voltar ao Topo
mateusj Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jan 2013
Viçosa-MG
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mateusj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 10:54
Para a mesma situação, a calibragem do tubeless deve ser maior ou menor do que pneu com câmara?
Voltar ao Topo
FRCunha Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2011
divinópolis
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FRCunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 12:09
A calibragem do tubeless é menor.
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 21:53
Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

isso isso isso isso isso...LOL
Mas eu já troquei a camara.

Mas não abandone sua companheira! Bora lá colocar dois remendos e fazer uma respiração boca-boca, neste caso bomba-bico pra ressuscitar sua câmara!

Câmara só se aposenta, quando corta o próximo ao bico ou quando já não espaço pra remendo.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 22:10
Agora falando sério:

A respeito de calibragens, eu acho que é uma escolha muito pessoal. Há quem diga que no estradão uma calibragem alta vai ajudar o pneu a rolar mais. No meu caso (talvez por ser relativamente leve - 70Kg) acredito no contrário, uma calibragem baixa ajuda o pneu a "quicar" menos, sinto que como o pneu trepida menos, mantém mais tempo o contato com o chão, assim consigo manter uma velocidade constante com menor esforço, ao menos essa é a impressão que tenho. No asfalto sim, não há menor dúvida calibragem mais alta = velocidade mais alta. Mas pro chão prefiro baixar a pressão do pneu. E aí está uma das grandes vantagens do tubeless, poder rodar com pressões baixas, alguns dizem que é loucura, mas chego a rodar com apenas 20 libras na frente. Mas não tive maiores problemas, aliás desde que rodo com tubeless tive o azar de cortar duas vezes apenas o pneu traseiro (que por sinal roda com pressão maior - geralmente entre 28 a 32), mas nunca cortei ou perdi o pneu do aro (por pressão baixa demais) na roda dianteira.

Porém embora seja um critério pessoal, vale o bom senso, já vi várias declarações de gente usando 50, até 60 libras pra trilha, acho que aí já é demais. Um pneu tubeless nem aguentaria essa pressão. E se pneu está com câmara, 40 libras já está mais do que suficiente "pra cobra não morder".
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
CacaManini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Araraquara
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CacaManini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 23:16
gALERA eu peso 135 kg mas pedalo fortinho até, mas qdo encho meu pneu com 55lbs para aguentar meu peso geralmente ele fura, ql seria o psi correto pra mim? abrax
Voltar ao Topo
daniel_souto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daniel_souto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 23:20
Originalmente postado por CacaManini CacaManini escreveu:

gALERA eu peso 135 kg mas pedalo fortinho até, mas qdo encho meu pneu com 55lbs para aguentar meu peso geralmente ele fura, ql seria o psi correto pra mim? abrax


Você já viu a indicação do pneu? 

Até mais.
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 08:36
Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Originalmente postado por Edu Bicicaos Edu Bicicaos escreveu:

Ontem aconteceu uma coisa com um amigo meu, combinamos de pedalar, fiquei esperando ele em um posto de gasolina, ele calibrou os pneus dele perto da casa dele em um posto, aí ele pedalou uns 15/20 quilometros até me encontrar, depois pedalamos mais uns 20km, e já voltando paramos em um posto de gasolina já fecahdo pra abastecer a caramanhola no bebedouro, a gente la tomando uma agua sussegado, o pneu dele explode do nada com a bike parada, chegou a sair fogo do pneu e abriu um rasgo, ele disse que colocou 80 psi, que é o indicado para o rubena flash(speed) dele. Algém ja viu isso acontecer?  Tudo bem que enxer no posto não é correto, mas depois de pedalar muito e com a bike ja parada foi que explodiu. isso é normal?


Me explica como saiu FOGO do pneu!Wacko OOOOO loooocooo        Teeennso!!!
O que tinha dentro do pneu? Agora fiquei curioso!Big smile
 
Não sei saiu uma lefa de fogo, deve ter sido pela pressão em contato com o aro. Só sei que foi sinistro. Pensamos que tinhgam jogado uma bomba em nós, alguem que nao gosta de ciclistas hahahah.
Voltar ao Topo
CacaManini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Araraquara
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CacaManini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 10:15
ele é de 65psi máximo, mas nao há indicações para peso!!
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 13:07
Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Originalmente postado por Tiger Tiger escreveu:

Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Meu pneu é um MAXXIS Sphinx, 35-60 psi
 Eu calibrei ele no posto ontem!Não sabia que não era bom calibrar em posto!
Só que coloquei 32 na frente e 35 atrás, não achei mto confortável...Antes eu rodava com 28 psi, só que aí eu passei num buraco e o pneu beliscou a câmara de trás e fez uma picada de cobra!

Espero que a cobra não seja venenosa. Se não sua câmara vai morrer.
Acho que você quis dizer mordida de cobra.

isso isso isso isso isso...LOL
Mas eu já troquei a camara.

Mas não abandone sua companheira! Bora lá colocar dois remendos e fazer uma respiração boca-boca, neste caso bomba-bico pra ressuscitar sua câmara!

Câmara só se aposenta, quando corta o próximo ao bico ou quando já não espaço pra remendo.

Foi perto do bico mas deu pra remendar, tá guardada aqui pra quando precisar em uma emergência.
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 15:42

Na verdade cada pneu tem sua faixa de calibragem mesmo assim eu indico usar pelo menos 30libras em casos entremos "muito barro / muita areia" usa-se algo em torno de 25libras...

Menos que isso sua câmara estará em risco já em rodas / pneus tubeless rola usar 20libras menos que isso eu ainda não vi...
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 18:14
Tem um vídeo de como fazer o setup da pressão do pneu em relação ao seu peso.

http://www.pinkbike.com/news/Tech-Tuesday-tire-pressure-2011.html

Espero que ajude,
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
CacaManini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
Araraquara
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CacaManini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 22:48
gratidãooo !
Voltar ao Topo
MarcosVMDS Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 11 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosVMDS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2013 as 01:20
Aproveitando o tópico,
colocar pressão acima do recomendado no pneu é muito ruim/perigoso?
Por exemplo, uso slicks da levorin que indicam 36 psi e sinto eles ainda pegando muito, se eu colocar 40 psi nao resolveria?
Voltar ao Topo
taxista Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2012
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar taxista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2013 as 01:50
Tem um video no YouTube bem interessante sobre pneus e depois de 10 minutos e 45 segundos ele fala sobre as pressões de pneus. Vale a pena assistir

http://m.youtube.com/watch?v=u0N5hVTjaAM

O título é: Como escolher o melhor pneu de mountain bike
Voltar ao Topo
FredPM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2013
Itabira
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FredPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2013 as 16:30
Colocar 60 para andar na terra me fez lembrar dos flinstones e seus 'pneus' de pedra.
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2013 as 21:34
Originalmente postado por FredPM FredPM escreveu:

Colocar 60 para andar na terra me fez lembrar dos flinstones e seus 'pneus' de pedra.

hahahaahaha.
Estava andando muito em asfalto nos últimos dias e ontem fui fazer uma trilha e esqueci de diminuir a pressão dos pneus. Estavam com quase 60 psi. Sofri pacas. A bike simplesmente não parava de escorregar no cascalho. Para trilha, no máximo 40 psi.
Voltar ao Topo
EduNakiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Dez 2012
SBCampo
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduNakiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2013 as 11:32
Já que o tópico é sobre pressão dos pneus, eu tenho uma dúvida:

Já sabemos que pneus tubeless permitem que sejam usadas pressões mais baixas do que se fosse montado com câmara. Mas isso vale para qualquer sistema tubeless (pneu/roda) ?

Explico: hoje nós podemos - inclusive a minha bike é assim - montar um sistema tubeless com rodas normais e pneus comuns (dependendo do pneu).

Meu caso: Montei um Kenda Nevegal DTC (Kevlar) 2.1 na minha bike, no sistema tubeless. Levei uma canseira, mas montei... rs

A pressão recomendada para o pneus é de 40-65 psi. MAS... O pessoal fala que o legal é usar menos que 30 e NUNCA passar dos 40.

Eu esqueço o que vem marcado no pneu (porque estou rodando tubeless ao invés de com câmara) ? Ou tenho que respeitar os limites de pressão que vem marcado e esqueceu o resto ?

Aliás, peso 93Kg e só faço trilha (barro/buraco/pedra - sem grandes saltos). Alguém pode dar uma luz sobre uma pressão boa para estes pneus no sistema tubeless ?



Valeu !

Edu Nakiri

Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2013 as 11:59
Originalmente postado por EduNakiri EduNakiri escreveu:

Já que o tópico é sobre pressão dos pneus, eu tenho uma dúvida:

Já sabemos que pneus tubeless permitem que sejam usadas pressões mais baixas do que se fosse montado com câmara. Mas isso vale para qualquer sistema tubeless (pneu/roda) ?

Explico: hoje nós podemos - inclusive a minha bike é assim - montar um sistema tubeless com rodas normais e pneus comuns (dependendo do pneu).

Meu caso: Montei um Kenda Nevegal DTC (Kevlar) 2.1 na minha bike, no sistema tubeless. Levei uma canseira, mas montei... rs

A pressão recomendada para o pneus é de 40-65 psi. MAS... O pessoal fala que o legal é usar menos que 30 e NUNCA passar dos 40.

Eu esqueço o que vem marcado no pneu (porque estou rodando tubeless ao invés de com câmara) ? Ou tenho que respeitar os limites de pressão que vem marcado e esqueceu o resto ?

Aliás, peso 93Kg e só faço trilha (barro/buraco/pedra - sem grandes saltos). Alguém pode dar uma luz sobre uma pressão boa para estes pneus no sistema tubeless ?



Valeu !

Edu Nakiri



Se você montou tubeless, esquece o que está escrito no pneu. O ideal é experimentar, mas para seu peso usando pneus 26 2.1 eu chutaria umas 26-28 na frente e 29-32 na roda traseira. Coloca isso e experimenta aumentar ou diminuir um pouco, mas como você é pesado não abuse de calibragens muito baixas
.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
Holyfield Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2013
SFX
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Holyfield Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2013 as 13:52
Li um artigo que falava de resistência a rolagem e foi provado que na terra o pneu mais grosso e mais murcho rola melhor, já no asfalto a diferença é mínima. 

Também vi que agora que estão fazendo tubeless para bikes de estrada e os caras estão usando menos libras.... (não entendo nada de estradeiras)

Apenas confirma o que sempre achei, mais murcho o pneu pode mudar a forma e absorver pequenos impactos, melhorando tração, curvas e tudo mais.

Vai diminuindo a pressão até que vc sinta o pneu meio murcho em curvas, aí dá uma enchidinha e toma cuidado com a mordida de cobra.

abraço a todos
Singletrack is my thing!
Voltar ao Topo
kelvinribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kelvinribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2013 as 15:14
Leiam esse artigo que explica bem essa questão da pressão dos pneus.

http://www.espiritooutdoor.com/a-verdade-sobre-os-pneus-de-mountain-bike/#axzz2TOwTL8w1 - http://www.espiritooutdoor.com/a-verdade-sobre-os-pneus-de-mountain-bike/#axzz2TOwTL8w1

Nele está dizendo que em trilhas pneus mais largos e com menor pressão rolam muito melhor.

Tenho um par de race king 2.2 e uso 30/35 psi com câmara, em um ano furou apenas uma vez.
Voltar ao Topo
mcarvalho Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2013
Maceió
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mcarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 17:11
Pessoal comprei uma MTB Oxer XR210 aro 26 a uns 2 meses, não calibrei o pneu até agora. Estou procurando comprar uma bomba portátil pra levar pra trilha leve, pra casos ne emergência. Peso 90kg

Tenho alguma dúvidas:
1) A Calibragem máxima especificada no pneu é 55psi. Para asfalto, o ideal é colocar a máxima ou deixar alguma "sobra", colocar 50psi por exemplo?

2) Não estou pretendendo comprar bomba de pé agora, calibrar no posto sem colocar a pressão máxima, 35psi por exemplo, é perigoso também?

3) Para não precisar ficar calibrando, qual a calibragem boa para utilizar tanto em asfalto como estrada de terra? 35PSI? 40psi?

Obrigado!
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 17:30
1: pode colocar 55 mesmo. pra asfalto, quanto mais, melhor...

2: é perigoso sim, é melhor mudar de idéia e comprar uma de pé... eu era resistente à idéia e achava que as de quadro davam conta, hoje não sei como fiquei sem uma tanto tempo! a minha é uma baratinha, 100% plástico, e dá conta tranquilo. e isso pra não dizer que a maioria dos manômetros de posto são descalibrados...

3: isso é muito relativo... eu tenho 2 bikes com duas rodas cada, cada uma delas com uma pressáo diferente, e eu sempre calibro/mudo a pressão (principalmente da MTB) dependendo de onde eu vou rodar. com o tempo, vc vai ficar mais exigente, seja em conforto ou performance, e vai ver que o "trabalho" de calibrar é ridiculamente pequeno perto do problema que é usar uma calibragem inadequada...


Originalmente postado por mcarvalho mcarvalho escreveu:

Pessoal comprei uma MTB Oxer XR210 aro 26 a uns 2 meses, não calibrei o pneu até agora. Estou procurando comprar uma bomba portátil pra levar pra trilha leve, pra casos ne emergência. Peso 90kg

Tenho alguma dúvidas:
1) A Calibragem máxima especificada no pneu é 55psi. Para asfalto, o ideal é colocar a máxima ou deixar alguma "sobra", colocar 50psi por exemplo?

2) Não estou pretendendo comprar bomba de pé agora, calibrar no posto sem colocar a pressão máxima, 35psi por exemplo, é perigoso também?

3) Para não precisar ficar calibrando, qual a calibragem boa para utilizar tanto em asfalto como estrada de terra? 35PSI? 40psi?

Obrigado!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Pablo Costa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pablo Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2013 as 11:04
Eu costumava calibrar sempre no posto com 60 psi, desde que comecei a ler mais sobre o assunto e a praticar mais as atividades, comprei uma bomba de pé e uso conforme o terreno, pra mim com 90Kg para o dia a dia achei melhor 50psi, aro 29er.
Voltar ao Topo
flavioencerrabodes Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2014
RS
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flavioencerrabodes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 12:05
Boa tarde, pessoal. 

O google não me ajudou (muitas variáveis), então só vcs mesmo pra tentar. 

Tenho 91 kg, uma bicicleta aro 29, pneus "normais" e ando predominantemente no asfalto/ciclovia, pegando um pouco de paralelepípedo. 

Quantos PSI devo botar em cada pneu ? 

Sei que não é o ideal colocar no posto, mas, devido à preguiça e comodidade, essa é a minha opção. 

O único risco (e já é muito), é o pneu estourar ? Ou pode estragar de alguma outra maneira? 

Valeu !!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 14:22
Com seus dados eu não passaria de 35. E se sentir muito duro vai diminuindo.

Editado por Fabio - 27 Mai 2015 as 14:23
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2015 as 14:27
Originalmente postado por Holyfield Holyfield escreveu:

Li um artigo que falava de resistência a rolagem e foi provado que na terra o pneu mais grosso e mais murcho rola melhor, já no asfalto a diferença é mínima. 

Também vi que agora que estão fazendo tubeless para bikes de estrada e os caras estão usando menos libras.... (não entendo nada de estradeiras)

Apenas confirma o que sempre achei, mais murcho o pneu pode mudar a forma e absorver pequenos impactos, melhorando traçãmo, curvas e tudo mais.

Vai diminuindo a pressão até que vc sinta o pneu meio murcho em curvas, aí dá uma enchidinha e toma cuidado com a mordida de cobra.

abraço a todos



Já resumiu tudo. Com câmara o limite inferior é previnir snake bite e tubeless o limite é não deixar o pneu "abrir".

Editado por Fabio - 27 Mai 2015 as 14:28
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 08:12
Aqui com câmaras pneu traseiro com 28psi no máximo, traseiro 30 fica bom, sou chassi de grilo (67kg), se colocar 40psi que nem um pessoal citou ai pra cima fico que nem cabrito na trilha Wacko
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2015 as 09:02
Eu faço o seguinte : sigo o que está escrito no pneu de: 35 a 65 psi . Somo e divido a o valor por 2 = 45 é o limite que poria para 100% asfalto, Uso em média para rodar em asfalto/terra 42  quando tem um trecho maior de asfalto/calçamento para chegar na trilha Ou 39 se o trajeto calçado for curto.
calibro NO POSTO desta forma desde a dec. 90 e nunca tive problemas. Furos só os normais - pregos, vidro, etc e ainda assim muito poucos.
Sou leve - peso 74 kg e pneus 27.5:  2.10 na frente - crossmark e CST 1.95 traseira

Voltar ao Topo
Ricardo blitz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo blitz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2015 as 15:41
Alguém sabe o que quer dizer AQUELE SINAL DE EXCLAMAÇÃO do compressor de ar do posto de gasolina?

O compressor de ar (os digitais) possui 4 botões.
1 para aumentar a calibragem, outro para diminuir a calibragem, e outro para encher pneu totalmente sem pressão (vazio).

Porém tem um que até hoje não descobri. O sinal de exclamação no compressor, alguém sabe pra que serve? 

*A dúvida surgiu depois que fui usar o botão para encher pneu vazio. o troço não parava de cuspir ar mesmo depois de ter tirado a mangueira do pneu. Apertei aquele sinal de exclamação para ver se resolvia e não aconteceu nada.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2015 as 18:01
Tem uns que o quarto botão serve para mudar de psi para bar.
Voltar ao Topo
Marcilio Al Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcilio Al Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 08:06
Eu nem chego perto de posto pra calibrar há 15 anos atrás fomos encher meu amivo pois 25 psi e explodiu pneu fez um rasgo o compressor do posto desregulado ,os postos nunca fazem manutenção entra ano sai ano e eles desregulado.
Melhor usar bomba e comprar manômetro analógico o de relógio que tem mais precisão
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X