Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como Lavar Freio a Disco ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como Lavar Freio a Disco ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pinico66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2011
Limeira-SP
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinico66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como Lavar Freio a Disco ?
    Postado: 01 Mai 2012 as 18:03
Galera, tirei o freio da minha bike, é um m446 da shimano hidráulico, to com ele aqui na mão..
como que posso limpar as pinça? elas estão com aquela travinha vermelha de segurança nas pastilhas... posso jogar agua com detergente neutro em tudo? tenho que tirar as travinhas vermelhas? pq precisava limpar as pastilhas, estão bastante sujas, ou não devo limpa-las?
Voltar ao Topo
maicongdo Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Abr 2012
São Carlos, SP
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maicongdo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2012 as 18:15
Não sei como limpar..
mas ja vi varias pessoas dizendo para tomar cuidado com as pastilhas.. para elas nao grudarem quando tiramos a roda.
abs
Maicon
Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2012 as 19:19
Originalmente postado por pinico66 pinico66 escreveu:

Galera, tirei o freio da minha bike, é um m446 da shimano hidráulico, to com ele aqui na mão..
como que posso limpar as pinça? elas estão com aquela travinha vermelha de segurança nas pastilhas... posso jogar agua com detergente neutro em tudo? tenho que tirar as travinhas vermelhas? pq precisava limpar as pastilhas, estão bastante sujas, ou não devo limpa-las?


Amigo, se vc quer so limpar nao precisa desmontar, vc pode lavar normal, mas evite colocar qualquer produto de limpeza, mas como sempre cai um pouco de produto na hora de lavar a bike, ao final da lavagem jogue bastanta agua em cima dos freios(pastilhas), depois é só dexiar ao sol, nas primeiras freiadas vc vai notar q parece q ta meio fraco de freio, mas logo normaliza... O principal é nao deixar ficar sabao ou detergente nas pastilhas, por isso joque bastante agua no final e boa... Agora se vc quiser um dia tirar as pastilhas e dar uma breve lixadinha nelas com bombril ou uma lixa bem fina, fica filé...

Abraço
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2012 as 19:21
Outra coisa, quando desmontar os freios, nunca aperte os manetes, pd dai os pistoes ficam fechados e o disco nao entra mais, dai vc pega uma chave de fenda e com cuidado vai empurrando os pistoes de volta... E pau na viola...kkk
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
pinico66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2011
Limeira-SP
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinico66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2012 as 19:29
sim sim, eu estou dando uma geral na bike, entao tirei os freios, nao pretendo tirar as pastilhas, só queria deixar a pinça e as pastilhas limpinhas, para nao dar problema eu coloquei a trava de segurança vermelinha la nas pastilhas, agora para limpar posso limpar com uma bucha com agua e sabao? ou só agua?
Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2012 as 19:38
Originalmente postado por pinico66 pinico66 escreveu:

sim sim, eu estou dando uma geral na bike, entao tirei os freios, nao pretendo tirar as pastilhas, só queria deixar a pinça e as pastilhas limpinhas, para nao dar problema eu coloquei a trava de segurança vermelinha la nas pastilhas, agora para limpar posso limpar com uma bucha com agua e sabao? ou só agua?


Vai de bucha, agua e sabao, mas enxagua bem depois...
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2012 as 21:12
Cara, não tem a menor necessidade de 'limpar' os freios, tão menos os discos.

Se tiver com lama e  barro, joga água com uma mangueira e pronto.


Após "Limpá-los" você vai notar uma série de problemas na frenagem dele, e demorará um tempo até que ele volte a ser o que era.

Freio a disco não precisa limpar, mas como eu disse, se for o caso jogue APENAS uma água em cima para tirar sujeiras mais grossas.

Voltar ao Topo
jazzman Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jazzman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 04:13
Essa travinha vermelha de segurança veio junto com o freio? Pergunto pois estou procurando essas travas de segurança para colocar quando tiro a roda, mas não sei onde comprar. Na minha bike (uma Scott Scale) não veio isso...Alguém sabe onde consigo?
Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 04:13
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Cara, não tem a menor necessidade de 'limpar' os freios, tão menos os discos.

Se tiver com lama e  barro, joga água com uma mangueira e pronto.


Após "Limpá-los" você vai notar uma série de problemas na frenagem dele, e demorará um tempo até que ele volte a ser o que era.

Freio a disco não precisa limpar, mas como eu disse, se for o caso jogue APENAS uma água em cima para tirar sujeiras mais grossas.



Ai depende do gosto de cada um, eu usei uma scott aspect 10 por 10 meses, uma vez por mes lavava ela completa, com muito caprixo, sempre lavei os freios conforme citei em dois posts acima, nunca tive problemas, sempre prezo a aparencia da bike em minimos detalhes, portanto, pode lavar sim com caprixo que nao vai dar problema algum, essa é a minha experiencia...

Abraço
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
Gui Marques Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2003
Minas Gerais
Offline
Mensagens:2108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Marques Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 22:16
Normalmente não se lava os discos, como o resto da galera já comentou. Mas se estiver entulhado de lama, ou voce for daqueles fanáticos por limpeza, água e sabão neutro resolvem. Agora tem alguns poréns:

- remova as pastilhas. Nao se lava pastilha. A pastilha só deve ter contato com o disco, ponto.

- Depois da "lavagem", o rotor deve ser limpo com uma flanela limpa embebida em alcool (98% pra cima) para remover a gordura dos teus dedos. 

- Se o freio for Shimano, é interessante limpar e lubrificar os anéis de vedação dos pistoes. Para fazer isso, remova a roda com o rotor, remova as pastilhas e aperte gentilmente a manete até que uns 2 ou 3mm do pistao saiam. Cuidado, Nao aperte muito senao o pistao todo vai sair e aí vai ser uma dor de cabeça

Com um cotonete embebido em oleo mineral shimano (o mesmo que vai dentro do freio) limpe as laterais do pistão e o contato com o anel de vedação. Depois de bem limpo, pingue uma gota de oleo mineral shimano ali no anel de vedação e deixe escorrer. Depois empurre de volta o pistão e limpe o excesso de óleo. Eu gosto de usar a espatula de trocar pneu para evita danificar o pistao.

Essa manutenção é simples e vai garantir longevidade aos anéis de vedação, evitando que o pistão emperre.

Gui Marques





Editado por Gui Marques - 02 Mai 2012 as 22:18
Ride it like you stole it
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 22:31
Originalmente postado por maicongdo maicongdo escreveu:

Não sei como limpar..
mas ja vi varias pessoas dizendo para tomar cuidado com as pastilhas.. para elas nao grudarem quando tiramos a roda.
abs


tipo não pode apertar o freio quando tiver sem a roda se não uma gruda na outra mesmo e falam que é beem dificil desgrudar essas pastilhas.
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 08:50
Eu tenho esse mesmo freio desde do natal, quando o papai noel trouxe para mim, e nunca me preocupei em lavar, na verdade quando limpo a bike eu passo uma água de leve só para tirar o excesso de sujeira, nem desmonto as rodas.
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
vinepp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mai 2012
Lapa
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinepp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2012 as 22:39
eu lavei minha bike com freios shimano m446, apenas com agua e um pouco de detergente, nao esfreguei nada, apenas escorreu pelo disco, usei bastante agua e eles funcionaram 80% ate secar, depois volta ao normal, nunca esfregue nas pastilhas, pois o detergente pode contaminar e na hr de testar os freios, a pastilha organica pode espedaçar
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2012 as 22:53
Originalmente postado por utR utR escreveu:

tipo não pode apertar o freio quando tiver sem a roda se não uma gruda na outra mesmo e falam que é beem dificil desgrudar essas pastilhas.


Só complementando, são os pistãos é que não fazem o movimento de retorno para seus devidos lugares por não encontrarem nenhum obstáculo no caminho, ou seja, o disco.

Eu ainda sou muito cru com bike, quando recebi meus freios nem fazia idéia que não podia fazer isso, tirei a trava de segurança e mandei dedadas no freio LOL, resultado, um dos freios teve que sangrar, o outro com uma chave voltei pro lugar.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Salese Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Salese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2012 as 01:40
Bom saber

Peguei minha MTB essa semana fiz uma trilha leve ontem, com as chuvas que tem caído por aqui enchi a bike toda de lama e ja estava pensando em desmontar tudo e meter água e sabão...hehehe

Amanha darei um belo banho nela de "mangueirada" e jogarei ela na lama novamente.

Boas dicas pessoal, me ajudaram aqui tb
Obrigado.
Voltar ao Topo
guiguigui93 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
recife
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guiguigui93 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 14:29
Voltar ao Topo
guiguigui93 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
recife
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guiguigui93 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 14:30
alguém me ajuda pelo amor de deus ? me falaram que não poderia pegar oleo de jeito nenhum no disco ou dentro do sistema do freio a disco, o meu é o shimano m446 e entrou white lub no freio e ele ficou fazendo barulho e sem freiar , ta horrivel isso! como faço pra limpa-lo ? estou ficando com raiva ja lipei ele e nada, por favor ajuda!!!
Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicletada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 15:25
Originalmente postado por guiguigui93 guiguigui93 escreveu:

alguém me ajuda pelo amor de deus ? me falaram que não poderia pegar oleo de jeito nenhum no disco ou dentro do sistema do freio a disco, o meu é o shimano m446 e entrou white lub no freio e ele ficou fazendo barulho e sem freiar , ta horrivel isso! como faço pra limpa-lo ? estou ficando com raiva ja lipei ele e nada, por favor ajuda!!!


Faz o seguinte tira as pastilhas da pinça , faz uma solução de detergente neutro e agua coloca em uma panela de deixa ferver ai coloca as pastilhas dentro viradas para cima , deixe uma meia hora lá mais use bastante detergente neutro , ai lave o sistema pinças e disco com o detergente neutro e agua , pegue as pastilhas seque as no sol ou secador , passe uma lixa fina nelas e no rotor , e instala denovo , ja fiz inumeras vezes e funionou tenta ai !

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
PLamas Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Juiz de Fora MG
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PLamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 22:04
Já usei e ouvi vários comentarios sobre limpar os rotores com álcool isopropílico.  
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2013 as 22:37
Originalmente postado por guiguigui93 guiguigui93 escreveu:

alguém me ajuda pelo amor de deus ? me falaram que não poderia pegar oleo de jeito nenhum no disco ou dentro do sistema do freio a disco, o meu é o shimano m446 e entrou white lub no freio e ele ficou fazendo barulho e sem freiar , ta horrivel isso! como faço pra limpa-lo ? estou ficando com raiva ja lipei ele e nada, por favor ajuda!!!
Aconteceu o mesmo comigo, espremi limão puro no disco e nas pastilhas cantou um pouco ainda, mas depois voltou ao normal.
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2013 as 08:44
Eu ultimamente tenho limpado os rotores e as pastilhas com álcool, mas não desmonto nada. pego um pano limpo colo álcool e enfio entre as pastilhas de um lado para o outro limpando elas.
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
marcelogpoa Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jun 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelogpoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2013 as 23:16
Originalmente postado por PHMessias PHMessias escreveu:


Originalmente postado por guiguigui93 guiguigui93 escreveu:

alguém me ajuda pelo amor de deus ? me falaram que não poderia pegar oleo de jeito nenhum no disco ou dentro do sistema do freio a disco, o meu é o shimano m446 e entrou white lub no freio e ele ficou fazendo barulho e sem freiar , ta horrivel isso! como faço pra limpa-lo ? estou ficando com raiva ja lipei ele e nada, por favor ajuda!!!

Aconteceu o mesmo comigo, espremi limão puro no disco e nas pastilhas cantou um pouco ainda, mas depois voltou ao normal.


Meu freio hidráulico M446 traseiro vazou o próprio óleo mineral Shimano na pastilha e disco. Levei no mecânico para sangrar e o mesmo limpou o disco e lixou a pastilha, mas o freio continua fazendo muito barulho e freia pouco.
Fiz o que o amigo falou acima de espremer um limão puro, mas não surtiu efeito nesta 1a volta de 30km que dei hoje. Será que preciso esperar mais um tempo até normalizar ou preciso fazer outro procedimento?
Voltar ao Topo
cbarneze Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Bauru
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cbarneze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2013 as 23:57
Originalmente postado por marcelogpoa marcelogpoa escreveu:

Originalmente postado por PHMessias PHMessias escreveu:


Originalmente postado por guiguigui93 guiguigui93 escreveu:

alguém me ajuda pelo amor de deus ? me falaram que não poderia pegar oleo de jeito nenhum no disco ou dentro do sistema do freio a disco, o meu é o shimano m446 e entrou white lub no freio e ele ficou fazendo barulho e sem freiar , ta horrivel isso! como faço pra limpa-lo ? estou ficando com raiva ja lipei ele e nada, por favor ajuda!!!

Aconteceu o mesmo comigo, espremi limão puro no disco e nas pastilhas cantou um pouco ainda, mas depois voltou ao normal.


Meu freio hidráulico M446 traseiro vazou o próprio óleo mineral Shimano na pastilha e disco. Levei no mecânico para sangrar e o mesmo limpou o disco e lixou a pastilha, mas o freio continua fazendo muito barulho e freia pouco.
Fiz o que o amigo falou acima de espremer um limão puro, mas não surtiu efeito nesta 1a volta de 30km que dei hoje. Será que preciso esperar mais um tempo até normalizar ou preciso fazer outro procedimento?


vixe o meu aconteceu a mesma coisa, derrubei óleo singer....
Deveria ter passado alguma coisa como limão ou lavado com gasolina mas continuei andando até a pastilha "gastar" e sair o óleo.....
Acho que demorou uns 50km pro barulho sumir totalmente.....
Mas não recomendo ir gastando que nem eu fiz....um carro cortou minha frente e quase que a vaca vai pro brejo LOL
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X