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Mobilidade em Porto Alegre |
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FPavão
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Postado: 27 Abr 2012 as 21:13 |
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Já que não temos um tópico especifico pra Porto Alegre, comecei esse.
Hoje fui pra zona sul e por acaso, na volta, passei na Icaraí, onde fizeram (ou ainda tão fazendo) uma ciclovia nova. Tirei algumas fotos: A eptc tem a ideia de que ciclistas existem por geração espontânea, pelo jeito (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_espont%C3%A2nea). Não media a largura da ciclovia, mas não era muito larga não. Não tem como ultrapassar, a não ser saindo dela. Em alguns lugares, a pintura desaparece. Supostamente, é onde o lugar é compartilhado com paradas de ônibus (preferência dos ônibus), ou entradas de garagens. Nesse ponto aí, não entendi por que não pintaram. Pelo jeito essa parte não foi acabada ainda. Notem o ciclista na contra mão. Parte onde haviam carros estacionados. Se alguém abrir a porta, não sobra muito espaço. Parada de ônibus. Pedestres mosca-tonta. Primeiro ciclista que vi andando certo. Na frente dele tinha um carro de papeleiro trancando tudo. E o lindo fim da ciclovia. Com um bikebox sem muito sentido, pois ninguém vai dobrar pra esquera ali. Notem também que a eptc acredita que ciclistas desaparecem por combustão espontânea, pois a ciclovia acaba no nada, em um entrocamento onde os carros passam a 50km/h ou mais. Bom, a impressão é de que a prefeitura não quis dar o devido espaço às bicicletas e acabamos com uma ciclovia pequena, em extensão e largura, que não serve pra grande coisa. Em alguns lugares, o asfalto é ruim, mas na maior parte é tranquilo, Tirando alguns bueiros na lateral. Outra coisa, ninguém respeita a ciclovia. Tinha pedestres andando nela, ciclistas na contra-mão, mendigo com carrinho de supermercado (na contra-mão), carrinho de papeleiro, etc e tal. Pelo menos não tinham carros estacionados nela. Passei depois na Ipiranga, mas tavam pintando ela e não consegui tirar fotos, a não ser essa: Que corrobora a teoria de geração espontânea de ciclistas da eptc. |
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Fernando Pavão
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Voodoo
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Acho que pelo fato da ciclovia não estar pronta não dá para fazer algumas críticas que o colega fez.
O fato da ciclovia acabar e começar "do nada" não é tão grave, já que a partir do momento que ela acabar o ciclista vai circular como sempre fez, na pista de rolamento. A bikebox ali achei uma sacada inteligente. Se o ciclista quiser seguir para onde o motociclista e o Palio estão indo, ele ocupa a bikebox e segue na frente dos automóveis, evitando uma possível fechada. A largura é pequena mesmo, isso é um problema reincidente em todo o Brasil, aqui em Curitiba enfrentamos o mesmo problema. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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FPavão
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Pois então, não está tão ruim assim mesmo. Mas parece que quem fez ela não anda muito de bicicleta.
Minhas reclamações reais são, sem ironia nem sarcasmo agora: 1- ela é muito estreita. Não tem como ultrapassar um ciclista mais devagar, também por causa dos tachões. 2- tem muito ciclista, pedestre e mendigo nela, e como tem os tachões, não dá só pra ir pra esquera e passar eles. Tem que diminuir e esperar saírem da frente. A impressão boa: a pintura vermelha é muito boa! Não tem como alguém não ver que tem uma ciclovia ali. Sobre a ciclovia começar do nada, a reclamação é daqueles tachões que não deixam o ciclista entrar com conforto na ciclovia. Nada que vá matar alguém, mas incomoda. |
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Fernando Pavão
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Oliva
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a melhor solução pra largura seria mudar os 'tachões' pra cima da faixa branca mais externa e, acabando com a faixa mais interna, ganhar alguns cm a mais, o que já seria suficiente pra uma ultrapassagem
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É nóis que avoa pedalando de boa.
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marcos_netto
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Essa ciclofaixa aí da zona sul de Porto Alegre não é aquele que está sofrendo uma saraivada de críticas pelos ciclistas da cidade? Além disso parece que a população não está colaborando também. Tenho certeza que no Facebook está publicado um composite de imagens onde a ciclofaixa é um belo estacionamento de carros e ônibus...
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Marcos Netto
____________________________________________________________ "The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!" Twitter: (a)marcosnetto Instagram: 1marcosnetto |
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30455
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bom, vou fazer o lado de alguns colegas, os que trabalham na PMPA...
1 - AS ciclovias também não surgem por geração espontânea. (No setor Público) Leva um tempo incrivelmente inacreditável para as coisas acontecerem, passando por convencimento da cabeças políticas, planejamento, projeto executivo, licitações (se for o caso), e finalmente a execução; E, deste modo, como os tempos da política são de 2 em 2 anos, não tem como viabilizar planos de longo prazo, como a tão criticada implantação do plano cicloviário de PoA - mas os cicloativistas têm uma dificuldade incrível de compreender estes aspectos... a não ser quando há conveniência política, como é o nosso caso aqui em Porto Alegre (pra quem não tem consciência da realidade local: a "massa crítica" está fortemente infiltrada por elementos com pretensões político eleitoreiras.) 2 - Deste modo, as duas obras citadas encontram-se em execução, portanto fica difícil avaliar... 3 - Os ciclistas daqui boicotam as estruturas que lhes são destinadas. Mesmo em obras, a ciclovia da Ipiranga (fora estes dias da tal pintura...) encontra-se perfeitamente ciclável, mas ao que parece eu tenho sido o único ciclista a utilizá-la, e mais alguns pedestres... 4 - Os cicloativistas daqui, pelo fato de estarem associados à "massa", vem sendo sistematicamente manipulados a criticar toda e qualquer iniciativa do poder público, pior resignan-se a criticar as equipes técnicas da PMPA - as últimas culpadas e as primeiras preocupadas em resolver os problemas da população em geral... Emfim colegas, à sua consideração e que fique claro que nem sempre as opiniões mais divulgadas são as únicas e/ou verdadeiras. abraço
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FPavão
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Concordo que tem gente de bem na PMPA, mas esse argumento de que coisas públicas não andam não é motivo pra alguém não criticar as obras. As obras estão em construção, mas já é visível que não vão ser boas no final. A da icaraí é estreita demais e a da ipiranga tem obstáculos em alguns pontos.
Também andei na da ipiranga antes de pintarem, e as partes boas são boas mesmo: Mas a parte pronta dá o que, 500 metros? E pra entrar ou sair dela, como se faz? E os afinamentos e obstáculos? Tem parte dela em que não vai caber dois ciclistas. E as pontes, como vão ser? E os semáforos exclusivos pra ela, nos cruzamento, vão demorar quanto pra abrir? Tem muita coisa nessa ciclovia que vai ficar ruim. Tudo por que não quiseram colocar no lugar em que seria melhor, à direita, onde os carros ficam estacionados. Do jeito que tá não é prático, coisa fundamental pra que a ciclovia seja usada de verdade. Os ciclistas reclamam de qualquer iniciativa pública pois elas são todas ruins. Não são coisas que percebi indo na massa, mas que observei eu mesmo. |
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Fernando Pavão
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FPavão
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Só queria dizer mais que a Prefeitura melhorou muito nos últimos tempos, em relação às bicicletas. Mas ainda tem muito caminho pela frente pra que fique bom de verdade.
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Fernando Pavão
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airesbecker
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Já andei nesta ciclovia da Av. Ipiranga, a que é cercada na beira do talude do arroio dilúvio.
É só uma quadra, que foi feita, era para ser uma contrapartida de impacto ambiental de uma rede de supermecados e de uma shopping center, mas como havia pressa louca na prefeitura que é ano eleitoral, no fim quem fez mesmo foi a prefeitura com o dinheiro público. Mas fizeram só uma quadra, entre a Av. Erico Veríssimo e a João Pessoa. Para mim funciona como amostra grátis, só para mostrar como o mundo poderia ser melhor, ainda mais se fosse melhor planejada. O que é bom é que é uma ciclovia. O que é ruim é que é mal planejada, cara, tem estreitamentos, e uma série de outros problemas, por ter sido escolhida junto ao talude, para salvar o espaço de estacionamento de carro no outro lado da avenida. Agora dizer que a Massa Crítica é eleitoreira é bobagem, eleitoreiros são os políticos que fazem estas ciclovias eleitorais, de uma quadra em ano de eleição. Aquela ciclofaixa da Av. Icaraí a estreitinha, tem cerca de 70cm de largura ciclável, é bem estreita. E está sendo divulgada pela prefeitura como tendo 1,5m com a parte da borda de sinalização, os tachões, a valeta de drenagem e o meio fio, mas o que resta para circular é 70cm. Fica abaixo de todos os padrões técnicos disponíveis. A prefeitura coloca em risco a vida dos usuários. Isto sim é eleitoreiro. |
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airesbecker
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Esta aqui é a ciclovia da Restinga, nunca andei lá:
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airesbecker
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Isto aqui é sobre a ciclofaixa da Icaraí:
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airesbecker
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Buruka
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Sou de Porto Alegre, e vou aproveitar esse Topico para tirar uma duvida do pessoal mais experiente. Estou pensando em começar a ir ao trabalho de bicicleta, moro na Zona Norte, proximo a FIERGS e trabalho na Alberto Bins, no centro.
Teria que fazer a maior parte do percurso na Assis Brasil, Sertorio e Farrapos. E essa é a minha duvida, é vivavel ir trabalhar se tem que passar por essas ruas mais movimentadas?
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30455
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colega, viável tudo é... depende de uma relação entre o tempo que você vai levar e o "estado" em que você via chegar lá. É um trajeto bem longo, deve dar pelo menos uns 12Km... A vantagem é que a topografia está do seu lado. eu, no seu lugar, pesquisaria algumas rota alternativas, par evitar os trechos mais perigosos. acho a Farrapos pior que a Sertório, em alguns trechos. tem alternativas pelo miolo dos bairros que podem te deixar o trajeto mais tranquilo, vale dar uma volta por dentro dos bairros e buscar alternativas. No mais, faça uns testes durante o final de semana, para ver como é a situação, se familiarizar com as vias, etc. abraço
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marcos_netto
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Muitas vezes encontrar uma rota alternativa para pedalar envolve uma quebra de paradigmas. O paradigma do automóvel é: rodar rápido por ruas rápidas para fazer o percurso o mais rápido possível. Claro que todo mundo pensa da mesma forma e as "ruas rápidas" ficam entupidas ligeirinho... Então a primeira coisa a pensar é que a "rua rápida" não é tão rápida assim, e com todo mundo transitando por ali vai ser muito perigoso. Então o negócio é procurar nas vias adjacentes aquelas que sejam mais "amistosas" para a bicicleta e que, por incrível que pareça, as vezes são inamistosas para os veículos. Tu vais conseguir fazer o mesmo trajeto talvez com apenas um pequeno acréscimo na distância percorrida. Paradoxalmente o tempo para percorrer esta distância será menor do que o trajeto mais curto dos carros. Eu adotei esta estratégia no meu caminho de casa para o trabalho e vice-versa. Saio de duas avenidas movimentadíssimas e faço o percurso por dentro de dois bairros residenciais de minha cidade. Calculo que consigo evitar 80% do tráfego pesado do trecho e 90% do perigo. O custo disso? Talvez uns 400 metros a mais de pedal e cerca de um ou dois minutos no tempo do percurso. Faça um teste semelhante e depois conte para nós o resultado. Abraço!
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Marcos Netto
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Buruka
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Marcos_Netto orbrigado pela dica.
Vou tentar achar algum caminho alternativo, mas fica complicado mesmo de cabeça não consigo imaginar nenhum caminho mais amistoso... |
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Eu não disse? O teu paradigma ainda é o do "carro"... Os caminhos amistosos existem. A gente é que as vezes não está com os olhos preparados para encontrá-los... Vai que não tem erro tchê!
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Marcos Netto
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Tá rolando no facebook:
E o pessoal indignado, achando que bicicleta tem que custar 400 reais. Enfim, depende da bike né. Os ciclistas da eptc que vejo andando na rua hoje não são bem equipados. Já vi uns com problemas pra engatar a marcha até (câmbio genérico chinês). Vamos ver o que vai sair daí. |
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Fernando Pavão
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giuliano76
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Cadastrado em: 25 Out 2010 Pelotas - RS Offline Mensagens:450 |
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Bem amigos, eu qdo vou visitar meus pais em POA sempre dou um jeito de pegar a bike do meu irmão e utilizo aquela ciclovia da av. diário de notícias em frente ao Barra Shoping, saio do bairro tristeza e vou até o gazômetro. Essa ciclovia com piso de bloquetes ou seja lá como chamam, já foi alvo de diversas críticas, mas eu parto da seguinte idéia, primeiro temos que ocupar de fato as ciclovias e depois cobrar melhorias nelas.
Não dá pra sair criticando sem "dar" uso e bastante pra ciclovia! Foi assim com carros e terá q ser assim com as bicicletas!! Utilizei algumas vezes o antigo caminho dos parques qdo ainda morava em POA isso antes de 1999, era bacana, necessitava atenção nos cruzamentos mas pelo menos era uma demarcação que "marcava terreno", o caminho já não existe mais não é? Enfim, morando em Pelotas desde 1999 acompanho as críticas com as ciclovias daqui, uma das primeiras, a da Rua Andrade Neves, foi duramente criticada pelos moradores e comerciantes afinal acabava com o estacionamento em um lado da rua e incomodaria o entrar e sair de casa. Casualmente faz 3 anos que moro nessa rua e como motorista não vejo problema algum, acho que a ciclovia dá uma tranquilidade a mais na rua até, melhor a ciclovia com gente pedalando do que um monte de carro estacionado poluindo o visual! Em todos meus deslocamentos sempre uso a minha rua por causa da ciclovia! Não tem outra maneira, é usando que poderemos exigir melhorias!! Ainda acho que 1 quadra de ciclovia é melhor que nada, mas concordo que o poder público é amarrado, mas isso é o bendito "sistema". |
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Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v. Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5. Só no pedal!!! |
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MarcusLisboa
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Cadastrado em: 21 Jul 2010 São Vicente Offline Mensagens:478 |
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Todas as ciclovias começam no nada e termima em lugar alguem, é algo fundamental, tudo depende de onde você vem e para onde vai mas de qualquer maneira geralmente você pode continuar sem ela.
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leogodoy
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Cadastrado em: 28 Jun 2011 SP Offline Mensagens:1184 |
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fabiovs
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Moro na Cel Massot e faço trajeto até o barra shopping, neste trecho uso calçada (pois ela é bem larga na avn, pedindo um ciclovia!!!) avenida e por fim a ciclovia...
esses dias comentei num blog uma notícia sobre as ciclovias de POA: CICLOFAIXA ICARAÍ: CICLOVIA DIÁRIO DE NOTÍCIAS: eu por enquanto ando a noite, pretendo ir a trabalho (centro) depois que realizar algumas adaptações de conforto e segurança na minha bike.. ainda não tive a oportunidade de usar a ciclofaixa, mas passo por ela todos os dias... pessoa usa muito ela de forma inadequada... as pessoas usam para caminhar nela também, pois em alguns trechos a calçada é um tristeza!! ela é estreita sim... se não me engano a largura da ciclo faixa deve ser de 1,20m... e da icaria tem o total de 1,50 do meio fio até a faixa dos carros... |
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fabiovs
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Cadastrado em: 26 Mai 2012 Porto Alegre Offline Mensagens:38 |
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entretanto eu concordo que pelo menos a prefeitura esta fazendo as ciclovias... agora tem a segunda etapa, melhorar elas!
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Estudo do Lappus sobre a futura ciclovia da ipiranga, postado no vá de bici: http://vadebici.files.wordpress.com/2012/06/pontos-criticos-da-ciclovia-ipiranga.pdf
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Fernando Pavão
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virtu
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Cadastrado em: 25 Mar 2006 Canada Offline Mensagens:583 |
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Pessoal,
Hoje vim pedalando novamente para o meu trabalho. Em torno de 20 a 25 minutos do centro até a Av. Carlos Gomes. Como estava frio, vim de roupa de trabalho mesmo e desta vez pedalei 100% do trajeto (antes eu pegava a subida da Mostardeiro chegando na Cel. Bordini e a subida da Anita, primeira subida de quem vem pela Cel. Bordini), pois alterei o meu trajeto. Vim com a dobrável, pois a uso para este fim mais urbano e o mais legal de tudo é que a volta pra casa é pedalando =D Abs.
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"Weakness of attitude becomes weakness of character."
-- Albert Einstein |
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dodo
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Cadastrado em: 16 Abr 2012 Viamão Offline Mensagens:10 |
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Agora parece que a coisa está andando. Além das ciclovias previstas saiu hoje na Zero Hora o projeto para aluguel de bicicletas. Segundo o jornal inspirado no modelo de Paris. Não sei se não é similar ao existente no Rio e recém implantado em SP.
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dodo
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Cadastrado em: 16 Abr 2012 Viamão Offline Mensagens:10 |
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Esqueci o link . http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/07/saiba-como-sera-o-sistema-de-aluguel-de-bicicletas-em-porto-alegre-3837079.html |
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FPavão
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Não sei não. A coisa vai, mas vai devagar quase parando. Imagina alguém sem experiência alugar essas bikes... Andar no trânsito em poa ainda é perigoso. Mas a coisa vai indo, pelo menos a população tá começando a aceitar que bicicletas são um meio de transporte. |
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Fernando Pavão
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Tão fazendo mais uma parte da ciclovia da Ipiranga, entre o Praia de Belas e a Marcílio Dias. Dá uns 350 metros. De novo, tão fazendo porquice:
Nas fotos não dá pra ver direito, mas não é só zigue zague, a pista diminui de largura também. Outra coisa, essa parte que tão fazendo fica uns 600 metros da outra parte da ciclovia. A parte que foi feita antes já tá com os guarda-corpos se desmanchando. Parece que o projeto tem uma falha que faz com que alguns pedaços se desparafusem sozinhos. Vão ter que ser trocados. |
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Fernando Pavão
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FPavão
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E hoje, andando normalmente na pista ao lado da ciclovia pronta, tomei a primeira xingada de um motorista. Não deu pra entender direito, mas ele tava apontando freneticamente pra ciclovia. Que saco...
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Fernando Pavão
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virtu
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Cadastrado em: 25 Mar 2006 Canada Offline Mensagens:583 |
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Isso que vai ser tri chato aqui em POA na Ipiranga. Quando a Ciclovia ficar pronta, por Lei nós ciclistas deveremos estar utilizando elas, mesmo que estejam mal localizadas. Com isso, com certeza os agentes da EPTC serão instruídos de cumprirem a Lei... vai ser mais uma razão dos motoristas nos chingarem, buginarem e tudo mais... Já prevejo a seguinte manchete no nosso jornal local: "Ciclistas não respeitam a Lei e comprometem a segurança dos carros ao transitarem fora das ciclovias" Outra situação que prevejo é a seguinte: no sentido praia de belas para a PUC, nos cruzamentos onde os carros vão pegar a esquerda, a preferência de cruzar será das bicicletas, mas tu acha que os motoristas vão cuidar isso? Eles vão dar pisca e vão entrar sem sequer olhar... Mas enfim...
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"Weakness of attitude becomes weakness of character."
-- Albert Einstein |
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FPavão
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Tem certeza que isso tá na lei? Li faz tempo, mas pelo que eu lembro tinha abertura pra algumas interpretações. |
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Fernando Pavão
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virtu
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Não tenho certeza cara =( teria que ver direitinho isso. Então o que eu falei interprete como uma hipótese de comportamento humano, entendo-se que onde há ciclovias estas deverão ser usadas em prioridade sobre andar junto ao trânsito de veículo autopropulsados. |
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"Weakness of attitude becomes weakness of character."
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LFS
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Segue aí pra quem ainda não viu a ciclovia beirando o arroio Dilúvio da Av. Ipiranga...
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Fernando_BRA
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BAH GURIS!!! Hehhehehee Isso já foi discutido em algumas vezes por aqui. A lei diz o seguinte: "Art. 39 - Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros o condutor deverá: Parágrafo único - Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista na qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.Art. 59 - Nas vias urbanas e rurais de pista dupla, a circulação de deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos das pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado pela via, com preferência sobre os veículos automotores." Art. 60 - Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas em passeios. Art. 69 - É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. $1º - O ciclista desmontado empurrando a bicicleta se equipara ao pedestre em direito e deveres. Art. 106 - São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecido pelo Contran: VIII - Para bicicletas e ciclomotores, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. $3º - Os fabricantes, os importadores, os montadores, os encarroçadores de veículos e os revendedores devem comercializar os seus veículos com os equipamentos obrigatórios definidos neste artigo, e com os demais estabelecidos pelo Contran. Então, a questão é: é ou não é possível a utilização da ciclovia? Duas razões podem te responder: a existencia de obstáculos e a velocidade que você está pedalando. Eu não lembro qual artigo no CTB que diz a velocidade máxima em ciclovias ser de 20km/h , mas com certeza não é maior que 30km/h, pois a velocidade máxima em uma via local é de 30km/h e uma ciclovia é teoricamente inferior a uma via local: Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada
por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as
condições de trânsito. Mas se vc quiser pedalar dos 30km/h pra cima, definitivamente não é possível ir pela ciclovia. A não ser que seja a ciclovia triexpressa que eu sonho, uma ciclovia bagual(hehehhe) onde seja sinalizado vel. minima de 30km/h, hauehuaehua |
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>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Mas do jeito que tá ainda não é usável a ciclovia. São 600 metros do lado esquerdo de uma pista de 4 faixas. Pra entrar e sair dela demora uns 5 minutos, pra mais. Talvez no futuro, pra passeio, sirva.
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Fernando Pavão
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FPavão
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A bela ciclovia da ipiranga:
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Fernando Pavão
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