Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Treino - análise de FC (acelerada!)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Treino - análise de FC (acelerada!)

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Treino - análise de FC (acelerada!)
    Postado: 16 Abr 2012 as 16:57
Apesar de pedalar à bastante tempo eu nunca havia usado monitor cardíaco antes. Agora estou usando e achei "interessante" como a minha FC durante a atividade é alta (repouso é 60 ou menos).

Fiz checkup bem completo com cardiologista este mês e a princípio está tudo ok. Então aparentemente é uma característica inata a frequência cardíaca alta.

Normalmente faço pedaladas mais longas em ritmo tranquilo. Vou fazer o Audax200 Floripa dia 29/04.

Em todos o pedais com subidas longas e acentuadas é máxima sempre está na faixa dos 185-187 bpm. Usando qualquer daquelas fórmulas aproximadas para a FC máxima por idade o valor teórico daria em torno dos 175 bpm.

Percebo que em subidas longas, pedalando dentro de um limiar razoável de conforto (quando ainda dá para conversar) sempre está na faixa de pelo menos 165 bpm.

Minha dúvidas (básicas, para os mais experientes):

-qual a FC máxima do pessoal?

-considerando esta tendência de FC alta será correto considerar que passo muito tempo pedalando na zona anaeróbica? (acima de 80% da FC max = acima de 148 bpm no meu caso)

-na prática como posso aproveitar melhor a leitura de FC para "evoluir" nos treinos?


Segue um gráfico do pedal de sábado. 72km com 1.100m de subida. Ritmo médio.







Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 17:21
Mauro qual a sua idade?

Bom, sobre a FC em repouso, quando estiver realmente em repouso dê uma medida. Coloque o frequencímetro e fique uns 15 minutos e veja a média em repouso. Se for 60 bpm é o normal de uma pessoa, agora isto não quer dizer que esteja bem condicionado. Normalmente a FC é bem mais baixa para uma pessoa bem condicionada.

Sobre a FC máxima, estas formulas de 220-idade é complicada, tem a de Karvonen que dá um resultado um pouco mais próximo, porém é só parâmetro. O ideal é fazer o contra-relógio de 30 min dando tudo que tem para descobrir sua FC no limiar de lacto, onde após 10 min você solta o cronômetro ou uma nova lap de 20 min e pega esta média dos 20 min para determinar as zonas de treino. O Carmichael tem um outro método que determina a FC máxima e não a limiar de lacto, porém não me lembro agora como é, é mais chatinho de fazer na minha opinião.

Você fez teste ergométrico ou ergoespirômetrico neste check up? Pelo menos o ergmétrico seria interessante, pois ele eleva sua FC com esforço e se houver algum problema acusa ali (pelo menos deveria).

Minha FC máxima nunca consegui determinar, no teste ergométrico estabilizei nos 170 e fiz 6 níveis dos 7 existentes (a esteira acelera e inclina mais em cada um dos níveis). Esprintando já marquei 194 bpm em treino, minha FC em repouso é 43 bpm e minha FC no limiar de lacto era de 162, porém preciso refazer o teste daqui a 3 semanas quando fechar meu primeiro ciclo de treinos que elaborei.

Por este link aqui http://www.brianmac.co.uk/hrm1.htm colocando a idade e a FC em repouso minha FC máxima seria 192. Faça um teste só por curiosidade...
Voltar ao Topo
dpinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Campinas
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dpinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 17:39
Dos artigos que li em diversas fontes: 80% do seu treino deve se dar em zona aeróbica.
Utilizar o 220 menos idade é um indicador razoável, apenas tente manter-se aeróbico durante seus treinos.
Para que você possa comparar, segue meu pedal de sábado, onde pedalo sem controle de FC. Vai perceber que depois de 2:30h de pedal, minha FC média passa de aeróbica para anaeróbica, pois já estou cansado. Este pedal teve 120k e 1100m de elevação.
– Minha FCM é 184 (220-36). Ainda não fiz os testes de LT (lactate threshold).
Particularmente, prefiro o HR em % pois é mais fácil visualizar as zonas de treino. Em BPM, cada pessoa possui um valor.

Em relação às suas perguntas, busque no Google leitura sobre Cycling base training. Achei muita coisa interessante.






Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 13:44
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Mauro qual a sua idade?

Bom, sobre a FC em repouso, quando estiver realmente em repouso dê uma medida. Coloque o frequencímetro e fique uns 15 minutos e veja a média em repouso. Se for 60 bpm é o normal de uma pessoa, agora isto não quer dizer que esteja bem condicionado. Normalmente a FC é bem mais baixa para uma pessoa bem condicionada.

Sobre a FC máxima, estas formulas de 220-idade é complicada, tem a de Karvonen que dá um resultado um pouco mais próximo, porém é só parâmetro. O ideal é fazer o contra-relógio de 30 min dando tudo que tem para descobrir sua FC no limiar de lacto, onde após 10 min você solta o cronômetro ou uma nova lap de 20 min e pega esta média dos 20 min para determinar as zonas de treino. O Carmichael tem um outro método que determina a FC máxima e não a limiar de lacto, porém não me lembro agora como é, é mais chatinho de fazer na minha opinião.

Você fez teste ergométrico ou ergoespirômetrico neste check up? Pelo menos o ergmétrico seria interessante, pois ele eleva sua FC com esforço e se houver algum problema acusa ali (pelo menos deveria).

Minha FC máxima nunca consegui determinar, no teste ergométrico estabilizei nos 170 e fiz 6 níveis dos 7 existentes (a esteira acelera e inclina mais em cada um dos níveis). Esprintando já marquei 194 bpm em treino, minha FC em repouso é 43 bpm e minha FC no limiar de lacto era de 162, porém preciso refazer o teste daqui a 3 semanas quando fechar meu primeiro ciclo de treinos que elaborei.

Por este link aqui http://www.brianmac.co.uk/hrm1.htm colocando a idade e a FC em repouso minha FC máxima seria 192. Faça um teste só por curiosidade...

Oi Marco!

Fiz um teste hoje, porque acabei a primeira parte de meu treino base que estou fazendo. Dei quase de tudo, não foi tudo porque fiz uma besteira antes de largar, não aqueci bem e senti dores na região do coração nos primeiros 20 minutos, então diminui um pouco o ritmo. Então, foi uma contra-relógio de 00:35:49 e a média de batimentos foi 193 bpm, não foi dos últimos 20 minutos foi dos 35 mesmo. Como faço para tirar as porcentagens pelo limiar agora? E como é esse Fórmula de Karvonen? Só conheço a 220 - Idade.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2012 as 21:58
Arostóbulo,

Seu protocolo foi errado. Descanse amanhã e na segunda-feira, se tiver um rolo faça o seguinte:

1) Aqueça por 10 min.
2) Comece um TT para dar tudo em 30 min, mas só comece a marcar sua FC após os 10 min. Se ao terminar no TT você não estiver esgotado, não valeu. Tem que ser tudo mesmo ou senão vai ter que repetir. Interrompa a medição do FC após 20 min.
3) Desacelere por 5 min.
4) Se não tiver rolo, escolha um plano sem paradas, tem que ser contínuo.

Veja suas faixas no livro do Friel.

P.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 01:08
O Pedro falou tudo!

Pega aí o link do blog do Friel que explica o lance das zonas: http://www.trainingbible.com/joesblog/2009/11/quick-guide-to-setting-zones.html

Você pode fazer o do Carmichael também, naquele livro do Lance ele explica, porém acho mais chatinho de fazer.
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 01:34
Eu estimerai o LT em 196 e pronto. Teste de FTP nessa intensidade ja e ruim 1 vez...daqui 1 mes voce faz de novo com o protocolo certo para confirmar...

Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

O Pedro falou tudo!

Pega aí o link do blog do Friel que explica o lance das zonas: http://www.trainingbible.com/joesblog/2009/11/quick-guide-to-setting-zones.html

Você pode fazer o do Carmichael também, naquele livro do Lance ele explica, porém acho mais chatinho de fazer.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 07:02
Eu sou uma merda!!! (Vou ter que atrasar minha planilha nova em uma semana à mais).

Como eu ainda estou na fase de ganhar condicionamento pela base podem ficar esperando uma média bem alta. Hoje fiz uma pedalada de recuperação, vou descansar amanhã e fazer o TT terça.

Quando fizer eu posto aqui o resultado.

EDIT: Irei fazê-lo quarta. Ainda estou cançado.


Editado por Aristóbulo - 07 Mai 2012 as 17:45
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 10:27
Desencanem das fórmulas - cada um tem seu perfil.
Tenho 54 anos e bati 188 na chegada do GP Ayrton Senna terça passada - será que vou morrer ou tenho algum problema?...
Aos 51 fiz chegada de prova de 2h onde bati 196!
Minhas faixas, após observações de muitos anos, são:
Até 140 bpm, aquecimento ou endurance leve.
140-155 - aeróbico, endurance médio, capaz de manter mais de 2h sem problema.
155-167 - Tempo, ritmo forte, passo, mas ainda não transbordou a capacidade de remover ácido lático, ou seja, dá para manter muito tempo
167 - 176 - Limiar de lactato, sobrecarga, já ofegante, faixa onde se desenvolvem os tiros anaeróbicos ou de VO2 max, de forma geral.
OBS - em provas fortes de 1h a 2h, meu bpm médio é regular na faixa de 165 a 169.
176 - 182 - VO2max, faixa dos CRI curtos no limite - os CRI fortes de 6 min que corria davam média de 180-182 bpm.
Acima de 182 é sobrecarga de fim de prova, totalmente anaeróbico, sprints, etc., e vai exigir período de recuperação para limpar o sistema...
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 19:36
Meus bpm são baixos, meu FC em repouso é de 43 bpm pegando a média em 15 minutos. Eu fiz o teste do Friel no final de março e meu LT ficou em 162. Quarta passada andando no rachão minha fc média ficou em 137 com o máximo de 175 em 50 min de prova, fiz média de 36 km/h com a melhor volta a 40km/h.

Tenho 30 anos e meu LT coincidentemente bateu com o calculado pelo link que postei para o Mauro, no segundo post do tópico. Porém depois de um mês treinando tiros de 15 min no LT já pude notar que minha faixa subiu um pouco, considero hoje que esteja próximo dos 170 bpm pelo que acompanho nos treinos. Outra coisa que eu noto é que está mais difícil atingir a faixa, faço muita e em trechos quase planos andando a 50 km/h minha fc cai para 150-155 em média.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 20:03
Esse FC de repouso tem que ser a média de 15 minutos ou o menor batimento que o coração marcar?
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 20:10
Eu fiz uma média sentado vendo tv, porque ele não fica constante. Pode ser um tempo menor, desde que você esteja um tempo parado, sentado tranquilo, para a fc estabilizar em condição de repouso. Se ficar se mexendo muito, comendo, etc, ela tende a subir normalmente.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 20:13
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Meus bpm são baixos, meu FC em repouso é de 43 bpm pegando a média em 15 minutos. Eu fiz o teste do Friel no final de março e meu LT ficou em 162. Quarta passada andando no rachão minha fc média ficou em 137 com o máximo de 175 em 50 min de prova, fiz média de 36 km/h com a melhor volta a 40km/h.

Tenho 30 anos e meu LT coincidentemente bateu com o calculado pelo link que postei para o Mauro, no segundo post do tópico. Porém depois de um mês treinando tiros de 15 min no LT já pude notar que minha faixa subiu um pouco, considero hoje que esteja próximo dos 170 bpm pelo que acompanho nos treinos. Outra coisa que eu noto é que está mais difícil atingir a faixa, faço muita e em trechos quase planos andando a 50 km/h minha fc cai para 150-155 em média.

Ah e à propósito: 43 de repouso?! Muito bem! Como se consegue chegar a esse nível?
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 20:29
Aristóbolo, eu treinei taekwondo de alto rendimento por mais de 3 anos, 6 vezes por semana. Na verdade eu sempre fui competitivo, dos 8 aos 18 sempre andando de bike, mas desde meus 12 anos eu competi no futebol, depois o futebol virou laser e comecei no taekwondo onde disputei paulistas, jogos regionais, até que em 2010 voltei as origens com a bike, iniciando o processo de pendurar minha faixa no fim de 2011.
Achoque este ritmo de vida sempre me proporcionou um condicionamento bom, sempre me cuidei, peso 64-65 kg e 1,77 m de altura, varios fatores que somados ajudaram no condicionamento.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2012 as 20:46
43 é coisa de pro, se bem que já bati 46 em repouso aos 48 de idade.
Fico nos 48-52 quando treinado, normalmente.

Média de 15 minutos com 43bpm, mesmo, é isso? Muito bom, assim como os outros números registrados - Elite, definitivamente.

Após treinar forte e condicionar VO2max e limiar de lactato, fica mais fácil atingir e manter batimentos altos - durante a base, VO2max e LT estão baixos e o batimento em repouso está alto, nossa "faixa útil" é menor e afogamos rápido nas frequencias altas.
Daí treinamos e conseguimos chegar e manter mais fácil.
Mas no médio prazo, os números descem por conta da maior eficiencia cardio-vascular, ou seja, mesmo com maior tolerancia ao lactato os números de FC podem cair com o treinamento.


Voltar ao Topo
sparky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 09:01
que aparelho é esse que gera este grafico?
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 09:11
Originalmente postado por sparky sparky escreveu:

que aparelho é esse que gera este grafico?

Neste caso o gráfico é gerado pelo site da Garmin (Garmin Connect). Ficam registrados todos os dados para cada uma de suas atividades (cadência, FC, velocidade, altimetria). 
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 17:04
É isto mesmo Clythio, em 15 min medi 43 bpm de média com o frequencímetro. Ontem a noite antes de dormir coloquei o frequencímetro e registrei até período com 42 bpm.

Este foi o log do rachão: http://app.strava.com/rides/7772502

E este aqui foi na segunda semana, quando fiz o melhor treino de LT 2x15 min: http://app.strava.com/rides/6554175

Nas notas que fica do lado da data que tem os registros que colho com o ciclo e com o frequencímetro, porém acho que só consegue ver quem estiver logado no Strava.

O negócio é treinar e treinar, nesta semana começo LT no circuito com subidas mais ingremes com 12,7 km de extensão e uma meta é fazer ele na casa dos 18 min. Agora vou conseguir incluir mais treinos, eu comprei um rolo fixo sábado e vou conseguir otimizar as segundas e quartas que eu tenho aula e não consigo ir para a rua treinar.
Voltar ao Topo
Rafael Lei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Lei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 18:14
Voces fazem estes testes quantas vezes por ano?
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 18:19
Qual teste? De LT que eu vou fazer quarta ou esse de repouso? 

O de LT vou fazer para descobrir meu FC no Limiar de Lactato. É sempre bom fazer, de uns 3 em 3 meses acho que já tá bom. Porque conforme você melhora, será necessário atualizar seus próprios dados.

O de repouso acho legal fazer sempre que terminar uma planilha, quando você estiver descaçado e talz, para ver se está evoluindo o condicionamento.


Editado por Aristóbulo - 07 Mai 2012 as 18:20
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Rafael Lei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Lei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 18:27
LT.
Obrigado Aristóbulo
Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 18:32
Originalmente postado por dpinho dpinho escreveu:

Dos artigos que li em diversas fontes: 80% do seu treino deve se dar em zona aeróbica.
Utilizar o 220 menos idade é um indicador razoável, apenas tente manter-se aeróbico durante seus treinos.
Para que você possa comparar, segue meu pedal de sábado, onde pedalo sem controle de FC. Vai perceber que depois de 2:30h de pedal, minha FC média passa de aeróbica para anaeróbica, pois já estou cansado. Este pedal teve 120k e 1100m de elevação.
– Minha FCM é 184 (220-36). Ainda não fiz os testes de LT (lactate threshold).
Particularmente, prefiro o HR em % pois é mais fácil visualizar as zonas de treino. Em BPM, cada pessoa possui um valor.

Em relação às suas perguntas, busque no Google leitura sobre Cycling base training. Achei muita coisa interessante.








nesse eu fui...


é que o ritmo de volta foi mais forte, não é?   em treinos fortes na lagoa minha frequência média tem ficado (geral) 165 bpm com picos de 190 bpm.
.
com 165 médios consigo manter legal por uma hora...
.
frequência de repouso vendo televisão é de 45 bpm.. atualmente... hehehe
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 18:58
Originalmente postado por Rafael Lei Rafael Lei escreveu:

Voces fazem estes testes quantas vezes por ano?
Eu faço sempre que termina um ciclo, ou seja Início de Base (Base 1, Base 2 e Base 3 - 12 semanas), Início de Build (Build 1 e Build 2, 6 semanas), Início de Pico (Pico 1 e Pico 2 - 6 semanas).

Meu período tem cerca de 26 semanas, cerca de dois períodos de picos ao ano.

P.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 19:08
PAF, o que seria BUILD? Base eu sei e Pico acredito eu que seja treinos fortes, potência, LT e VO2. Só esse Build aí. É Treino de força?
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2012 as 21:35
Originalmente postado por Aristóbulo Aristóbulo escreveu:

PAF, o que seria BUILD? Base eu sei e Pico acredito eu que seja treinos fortes, potência, LT e VO2. Só esse Build aí. É Treino de força?
Build é a fase em que você reduz um pouco o volume e começa a fazer treinos mais intensos. Aí já aparecem os VO2 mais estruturados e os LT um pouco mais intensos, 2x20x10 por exemplo. Isso segundo o livro do Friel.

Como Clythio diz, cada um tem seu melhor treino. Eu me dou muito bem com o que ele recomendou no "Vou Parar". Ano passado eu fiquei adaptando e esse ano estou testando algo híbrido com as dicas do Clythio e do Friel.

Pelas minhas características, eu ainda preciso melhorar meu condicionamento em VO2 para sobreviver mais inteiro no pelotão. Eu ando parecendo um ventilador ambulante...

Veja aí como o VO2 fica na minha segunda semana de Build:

Build 1w2 - VO2 90min (3 x 7 x 3 + 5 descanso ativo + 2 x 7 x 3)

Um 7x7x3 divididos em duas etapas, com 5 minutos de descanso entre elas. Aquecimento padrão de 20 minutos, com tiros curtos após 10 min. Desaquecimento de 15 min e alongamento.

P.


Editado por PAF - 07 Mai 2012 as 21:43
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 06:24
Obrigado PAF!

Marco deu 194 bpm (93% da FCM usando a fórmula 220-Idade (15)) de média nos últimos 20 minutos no TT de 30. 

Lá no blog do Friel diz:

Bike Zones
Zone 1 Less than 81% of LTHR
Zone 2 81% to 89% of LTHR
Zone 3 90% to 93% of LTHR
Zone 4 94% to 99% of LTHR
Zone 5a 100% to 102% of LTHR
Zone 5b 103% to 106% of LTHR
Zone 5c More than 106% of LTHR

Minhas zonas ficarão:

Zona 1 --> 157 bpm para baixo
Zona 2 --> 157 à 172 bpm
Zona 3 --> 174 à 180 bpm
Zona 4 --> 182 à 192 bpm
Zona 5a --> 194 à 198 bpm
Zona 5b --> 199 à 205 bpm
Zona 5c --> 205 bpm para cima

É isso mesmo? E quais serão as zonas de resistência, aeróbica, LT e VO2?

"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
PAF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2010
Recife
Offline
Mensagens:885
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PAF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 08:08
Originalmente postado por Aristóbulo Aristóbulo escreveu:

Obrigado PAF...
Marco deu 194 bpm (93% da FCM usando a fórmula 220-Idade (15)) de média nos últimos 20 minutos no TT de 30. 

...É isso mesmo? E quais serão as zonas de resistência, aeróbica, LT e VO2?...

De nada! 

Aristóbulo, você cansou? Terminou o teste de HRLT esgotado? Como é o seu primeiro, eu tentaria fazer novamente no final da semana (descansado) e comparar o resultado para ter uma média.

Zona de resistência é L2 puro. Endurance. L2 é para manter o motor girando por horas. Aeróbia é L3, enquanto LT é a zona 4. Nessa fase, após uma hora (+/-) você já começa a acumular ácido lático suficiente e os musculos vão naturalmente reduzir a eficiência até seu organismo eliminar o excesso de H+. Leia os tópicos "Oficina de Potência" e "Vou Parar". Clythio, Landin, Acunha e outros explicam isso com muita propriedade lá.
VO2 é L5 e às vezes um pouco de L6. L6 e L7 é puro trabalho anaeróbio.

Abs.

P.


Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 08:56
Que frequência de LT alta hein! Tá certo que tem 15 anos, porém achei alta. Não sou especialista no assunto, mas achei alta.

Sobre as zonas, as do Friel são entre parênteses:

Zona 1 --> 157 bpm para baixo (Recover)
Zona 2 --> 157 à 172 bpm (Aeróbico)
Zona 3 --> 174 à 180 bpm (Tempo)
Zona 4 --> 182 à 192 bpm (Limite antes do Limiar de lacto)
Zona 5a --> 194 à 198 bpm (Limiar de Lacto)
Zona 5b --> 199 à 205 bpm (Limite Aeróbico)
Zona 5c --> 205 bpm para cima (Limite Anaeróbico)

O Clythio pode explicar com mais exatidão as sub-divisões que o Friel define, pois eu não tenho o livro dele. Eu uso de forma mais simplificada, de zona 1 a 5 apenas, conforme algumas leituras que fiz, sendo:

Z1 (65-75% LT) = Recover
Z2 (75-85% LT) = Aerobico
Z3 (85-95% LT) = Limiar
Z4 (95-105% LT) = Lacto
Z5 (105%-maior que 105% LT) = Anaeróbico (VO2)

Observação: Cuidado ao fazer treinos em FC muito alta sem consultar um médico cardiologista, se não o fez ainda, faça antes de fazer estes treinos mais exaustivos.
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 09:24
Já que o assunto é bom e está rendendo vou fazer mais  uma pergunta:

Qual a explicação fisiológica para o fato de que minha FC máxima diminui ao longo de uma atividade longa? Segue gráfico do meu Audax200 de Floripa. 

A "intuição" leiga diria que, com o aumento do desgaste a FC aumentaria. Mas algumas vezes observo o contrário. Mesmo nas subidas sofridas no final de um pedal de 200km a FC máxima é menor que normal. Dá para ver passar de 180 nas subidas do primeira metade do pedal mas depois fica abaixo de 170 e a média também é mais baixa.





Editado por Mauro Brisola - 08 Mai 2012 as 14:06
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 10:33
Eu também reparo isso Mauro.

Mas pelo meu feeling, parece que em longa distância o sistema muscular fadiga, então você fica com "sobra" na frequencia cardiaca que em tese possibilitaria você fazer mais esforço, mas os músculos não tem mais capacidade para responder.
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 10:35
Esse assunto de base me interessa muito e sempre aparece um tópico e depois ele é esquecido e fazem outro e a informação fica dispersa. Poderíamos pegar esse aqui para falar só de base, o que cham? E se aparecer algum outro damos uma corrigida lá e pedimos para postar nesse.
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 11:19
Originalmente postado por pavao pavao escreveu:

Eu também reparo isso Mauro.

Mas pelo meu feeling, parece que em longa distância o sistema muscular fadiga, então você fica com "sobra" na frequencia cardiaca que em tese possibilitaria você fazer mais esforço, mas os músculos não tem mais capacidade para responder.

É a conclusão que eu também cheguei: muito coração para pouca perna!? Big smile
Voltar ao Topo
Rafael Lei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Lei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 12:38
O meu caso é o oposto ao do Mauro Brizola. Andando de boa de bike, o meu batimento cardiaco sobe muito (além da Z3).
Além de ir a um cardio, deveria fazer um treino bem focado em Z2 e Z3?
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 13:58
Rafael, precisa ver seu condicionamento. Se você está começando ou tem pouco tempo, é normal a FC subir devido ao trabalho que o coração ainda não se acostumou, com a melhora do condicionamento a tendência é ficar em um patamar mais baixo, como o Clythio falou no post dele mais acima.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 18:16
Originalmente postado por PAF PAF escreveu:

De nada! 

Aristóbulo, você cansou? Terminou o teste de HRLT esgotado? Como é o seu primeiro, eu tentaria fazer novamente no final da semana (descansado) e comparar o resultado para ter uma média.

Zona de resistência é L2 puro. Endurance. L2 é para manter o motor girando por horas. Aeróbia é L3, enquanto LT é a zona 4. Nessa fase, após uma hora (+/-) você já começa a acumular ácido lático suficiente e os musculos vão naturalmente reduzir a eficiência até seu organismo eliminar o excesso de H+. Leia os tópicos "Oficina de Potência" e "Vou Parar". Clythio, Landin, Acunha e outros explicam isso com muita propriedade lá.
VO2 é L5 e às vezes um pouco de L6. L6 e L7 é puro trabalho anaeróbio.

Abs.

P.


PAF, me senti, no final, realmente esbagaçado. Chegada à mais de 200, não notei com exatidão a chegada. Eu já tinha em mente repeti-lo só por garantia. Irei refazer sábado, pedalada de regeneração amanhã e descanso na sexta.

Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Que frequência de LT alta hein! Tá certo que tem 15 anos, porém achei alta. Não sou especialista no assunto, mas achei alta.

Sobre as zonas, as do Friel são entre parênteses:

Zona 1 --> 157 bpm para baixo (Recover)
Zona 2 --> 157 à 172 bpm (Aeróbico)
Zona 3 --> 174 à 180 bpm (Tempo)
Zona 4 --> 182 à 192 bpm (Limite antes do Limiar de lacto)
Zona 5a --> 194 à 198 bpm (Limiar de Lacto)
Zona 5b --> 199 à 205 bpm (Limite Aeróbico)
Zona 5c --> 205 bpm para cima (Limite Anaeróbico)

O Clythio pode explicar com mais exatidão as sub-divisões que o Friel define, pois eu não tenho o livro dele. Eu uso de forma mais simplificada, de zona 1 a 5 apenas, conforme algumas leituras que fiz, sendo:

Z1 (65-75% LT) = Recover
Z2 (75-85% LT) = Aerobico
Z3 (85-95% LT) = Limiar
Z4 (95-105% LT) = Lacto
Z5 (105%-maior que 105% LT) = Anaeróbico (VO2)

Observação: Cuidado ao fazer treinos em FC muito alta sem consultar um médico cardiologista, se não o fez ainda, faça antes de fazer estes treinos mais exaustivos.

Realmente... Bem alta. E isso porque fiz dois meses de base e vou conclui-los com mais um mês. E nesses dois meses evolui bem. Mas mesmo assim consegui segurar essa FC alta que antes também conseguia, mas semana passada em um TT que serviu como Teste de Desempenho bati meu antigo tempo em 3 minutos em um circuito de 17 Km. Me senti bem mais forte e melhor!

Um diferença enorme pela qual eu vinha treinando, olha só usando a 220 - Idade:

Zona 1 - 123 à 133
Zona 2 - 133 à 143
Zona 3 - 143 à 164
Zona 4 - 164 à 176
Zona 5 - 176 para cima

Mas mesmo assim sempre quis treinar aeróbico entre 150 e 155 e tempo entre 164 e 170. Acabei, pelo instinto, fazendo o correto.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2012 as 18:19
Originalmente postado por pavao pavao escreveu:

Esse assunto de base me interessa muito e sempre aparece um tópico e depois ele é esquecido e fazem outro e a informação fica dispersa. Poderíamos pegar esse aqui para falar só de base, o que cham? E se aparecer algum outro damos uma corrigida lá e pedimos para postar nesse.

Cara, notei isso aqui também. Então, dois dias atrás tava pensando em fazer um tópico ao concluir minha base falando sobre tudo que eu aprendi, a experiência, os conselhos do pessoal aqui, assuntos interessantes e por aí vai. Mas só, talvez, quando eu terminar.
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2012 as 08:28
Minhas faixas de treino estão assim hoje:

167 Frequência de LT - Joe Friel  
109 125 65% 75% Z1 = Recover
125 142 75% 85% Z2 = Aerobico
142 159 85% 95% Z3 = Limiar
159 175 95% 105% Z4 = Lacto
175 > 105% > 105% Z5 = Anaeróbico (VO2)

Aristóbulo, você chegou a ir no cardio depois daquele tópico antigo seu falando da FC alta? Sério mesmo, independente da FC, passa em um antes de começar séries mais pesadas porque tem exercício que a FC vai lá no teto mesmo, de chegar a escurecer a vista no final (tiros em VO2max por exemplo).

Depois podemos postar os treinos de base. Antes da base acho interessante pedalar um tempo, sem compromisso, para adaptar o corpo ao ciclismo.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2012 as 18:11
Marco, eu cheguei a marcar o exame mas não deu para ir por causa da escola. A escola planejou uma coisa e no dia do exame mostrou outra, por causa da irresponsabilidade e falta de planejamento deles não pude ir. Como era pelo SUS, terei que ir novamente no Clínico Geral para ele novamente me re-mandar para o eletro e o cardiologista. Falta tempo. Escola do sistema Integral, todos os dias o dia todo na escola. Esperarei até o meio do ano, nas férias, falarei com meu pai para fazer particular. Acho que não treinarei VO2 até, mas talvez LT.

Citar Depois podemos postar os treinos de base. Antes da base acho interessante pedalar um tempo, sem compromisso, para adaptar o corpo ao ciclismo.

Beleza cara! Thumbs Up 

Antes de começar a fazer a base já pedalava à 10 meses, mas nesses 10 meses treinei errado. Vim aprender a treinar certo já esse ano quando comprei o MFC, li o livro do Carmichael, meu irmão me deu dicas e vocês do fórum e da net em geral também.


"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2012 as 18:09
Fiz o teste de LT novamente hoje. Deu 192 bpm a média, reduziu em dois bpm do teste passado, mas senti que forcei mais que o passado. Devo tirar a média? 194 + 192 / 2 = 193 BPM LT <-- usarei esse batimento de LT agora né?
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2012 as 18:24
Tanto faz, esta diferença é normal. Se quiser pode adotar o último, mas em porcentagem não vai mudar nada.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X