Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Projeto - Vamos montar nossas próprias Planilhas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Projeto - Vamos montar nossas próprias Planilhas?

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Projeto - Vamos montar nossas próprias Planilhas?
    Postado: 07 Abr 2012 as 02:16
Salve galera do Pedal!
Venho aqui propor um projeto revolucionário! Um imenso database pra nós montarmos nossas próprias planilhas de treinamento!!

Por que?
Muitos de nós queremos treinar mais sério e não temos tempo/possibilidade de ler livros sobre mecânica do esporte, fisiologia, treinamento específico, dentre outras coisas. Com a criação dessa base de dados vai ficar muito mais fácil de cada um estudar aquele básico e montar sua planilha individualizada, encaixando com suas necessidades, e a custo zero! Sabemos que um treinador, mesmo que virtual, não sai por menos de R$ 150,00 em lugar nenhum do Brasil. Isso às vezes pra lhe dizer aquilo que vc já sabe.
O projeto deverá ser capaz de nos fornecer informações para montarmos nossas planilhas baseadas em Cadência/Frequencia cardíaca, principalmente. Quanto à utilização de potência, é algo que poderemos ver se vale a pena, visto o fórum já possuir vasto material, e pouca gente, no geral, ter ainda um medidor de potência.

Como será feito?
Bem, nessa parte ainda precisamos de ajuda. Eu proponho que essa base de dados seja dividida em : Parte geral ;  Iniciantes  ; Intermediário  ; Performance.
Parte geral consiste em dicas de treinamento, sobretudo. Não sei se alimentação deve ser inclusa nessa parte, também.

Me dê mais detalhes!
Cada atleta poderá contribuir dentro da sua possibilidade. A ideia é que todos ajudem todos. Pequenos grupos podem, talvez, ser formados pra otimização do nosso trabalho. 
Como exemplo: Eu sou fulano. De acordo com minhas condições, vou tentar realizar a planilha x, que é específica pra perda de peso. Se eu tiver êxito, passarei às próximas, e assim por diante.  Quando tiver bem, vou montar uma planilha de treinamento de nível iniciante ou intermediário que se adapte às minhas necessidades.
É preciso deixar claro que cada um terá esforço em pesquisar, e se possível, em colaborar também para que aprimoremos esse serviço. É um lugar onde todos ajudam todos, seja por informações, seja por incentivos e aplausos (as vezes tudo que precisamos é isso..)

Como posso colaborar?
A princípio, o que será necessário é uma organização sobre COMO vamos proceder pra esse projeto, isso se gostarem e aprovarem. Precisamos de opiniões sobre como proceder, sobre modelos que talvez tenham dado certo em fóruns internacionais, etc. Toda e qualquer opinião será bem-vinda.
Trata-se de um projeto que eu vejo MUITO potencial. Mas será a longo-prazo e nada fácil de organizar.

Então, o que acham? Dêem as opiniões!


Editado por FelipeSantos - 07 Abr 2012 as 02:17
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
thiagopdn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jun 2010
Gurupi-TO
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagopdn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 03:42
Excelente post...
" Sofrimento e passageiro, desistir e para sempre"
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 04:05
Estou de acordo... seguindo o tópico...
Voltar ao Topo
Rivaldo Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rivaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 12:35
proposta muito boa vou ficar atento
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 14:46
Bom, se for seguindo o método do Friel, com divisão de treino em blocos - Prep/Base/Build/Peak/Race - e apenas monitorando os batimentos cardíacos, posso ajudar. Já sigo esse método a 5 anos, funciona bem para mim e já ajudei alguns amigos que tambem tiveram bons resultados.

Mas é preciso deixar claro alguns pontos antes de começar a seguir planilhas de treino.

- Seguir uma planilha, significa cruzar a linha entre simplesmente peladar e treinar. Exige dedicação e compromentimento. Se não conseguir manter uma semana, não vai manter por 1 mês, muito menos por um ano.

- É necessário ter objetivos específicos. Ninguem segue uma planilha para perder peso. Se for para perder peso, eu faço um plano de treino agora para o ano todo, faça endurance de terça a domingo e tire uma folga na segunda. Se treina seguindo uma planilha para se estar o melhor possível no dia de um objetivo. Objetivos podem ser o sprint do treino de domingo, o campeonato municipal, regional, uma etapa do estadual, campeonato brasileiro, mundial etc. Mas devem ser objetivos realistas, não sonhos.

- Deve-se saber com a maior exatidão possível o número de horas que se tem disponível por semana, e pro ano inteiro. Eu sei que trabalhando 8 horas por dia, o meu limite por semana é de 10 a 14 horas. Adoraria fazer 20 horas, mas minhas restrições de tempo não permitem. Se voce só tem 7 horas por semana, tem que trabalhar o melhor possível nessas 7 horas.

- Cada treino é importante. Em alguns treinos o objetivo é andar no limite, mas em outro o objetivo é  andar devagar. Isso significa que voce vai treinar sozinho boa parte do ano (para não dizer o ano todo).

- Agora o ponto mais importante: os resultados demoram a aparecer. Talvez meses, porém é mais provavel que anos. Quantos anos, para alguem que nunca treinou, todo ano significa uma evolução gigantesca. Para alguem que "treina" sem acompanhamento, talvez precise de 1 ano para se reeducar e outro ano para começar a ter resultados. Se fosse me perguntar, eu diria que em 2 anos voce vai andar forte, em 3 anos vai ganhar corridas, e dai pra frente vai virar o famoso "Tocha", sempre nas cabeças se correr, ou o "Ohh sh*t man", que é a expressão dos adversários quando você aparece nas corridas/treinos.

O post acabou ficando um pouco grande, mas é isso, seguir uma planilha parece simples mas não é, e precisando de ajuda estou a disposição.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 15:19
A maioria dos ciclistas pro faz seu próprio treinamento, mas baseado em outros ciclos de orientação com treinadores e observação/aprendizado do que funciona ou não para si.
Leiam a entrevista do Pozato essa semana e vão ver que mesmo com muita experiencia, foi o treinador da Katusha que determinou treino para ele há dois anos, e não funcionou.
E por aí vai.
Eu diria que para o uso "básico", dá para ajudar muita gente.
Mas para o refino após os dois anos iniciais do ciclismo, a coisa é muito pessoal, depende do tipo de ciclista, disponibilidade e objetivos.
E o Friel, apesar de clássico demais, é método muito bom, com excelentes fundamentos, desde que se tenha um ou dois objetivos maiores no ano todo, ou seja, que se possa planejar apenas um ou dois picos de duas semanas por ano - coisa meio irreal no nosso mundo amador, e com os nossos calendários locais.
Voltar ao Topo
Rivaldo Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Abr 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rivaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 15:20
raul bom a minha ideia e apenas acompanhar os amigos com um pedal de media de 35 pois hoje fico para traz pois minha media e de 32 se nao for isso vou dispor de muito tempo coisa que nao posso tirar da minha familia entao, acredito que temos que dividir bem os objetivos nao quero ganhar provas e sim simplismente acompanhar o pedal com maior facilidade.
Voltar ao Topo
Barau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2011
Toulouse
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 15:22
Eu estou dentro desse projeto, gostei. Acho que posso agregar algo e aprender muito também.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 15:47
A idéia é boa, difícil vai ser convencer as pessoas a revelarem seus "segredos". Big smile
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 16:28
Bem, pelo que parece muita gente apoiou a idéia.


(a)RaulRockSeixas - Dedicação e comprometimento é algo que a maioria das pessoas dispostas a colaborar/participar desse projeto tem.
Em relação ao método de Friel, é um ótimo metodo pra vc começar a treinar, no sentido mais puro da palavra. 
Estamos em Abril. Em Outubro/novembro um ciclista disciplinado poderá ganhar condicionamento pra ficar no meio de um pelote que disputa a ponta dessas provas estaduais?( Rj/Sp...)

Creio que o objetivo do tópico não seja somente expor os meios de treino, pois, se assim fosse, o google resolveria nossos problemas.

Eu quero que esse pequeno projeto que faremos possa ajudar muito o ciclismo amador no Brasil, no sentido de que até os mais humildes, que não podem pagar um treinador possam ter condições de chegar no sprint final e fazer um bom trabalho.

(a)Clythio - O objetivo seria princípio esse. O que propomos é que o ciclista chegue à condição em que vc, o RaulSeixas dentre outros tantos aqui do fórum, possuem, isto é, cada um possa elaborar sua própria planilha. Isso acontece muito no ramo da musculação. Depois de dois ou três anos vc já pode elaborar seus métodos de treinamento, sabendo o que dá e o que não dá certo pra vc.
Pra isso, o ciclista deverá tomar como base os modelos aqui expostos.
--------
Durante a noite tava pensando se não seria uma boa idéia criarmos essa database a partir de um ciclista criado por nós. Talvez até mais de um, pra que grande parte dos usuários se identifiquem e possam levar o projeto adiante.

--------------------------------
(a) Marino
As vezes não precisamos da receita da cobertura do bolo, mas somente dos ingredientes e mo modo de fazer a massa.
--------------------------------

Quanto à sugestão do Rivaldo. Acho válido também definirmos os objetivos. Dá uma base boa pra, se cumprirmos à risca, termos a chance de chegar lá. 
Acredito que a maioria aqui não deve ter pretensões de chegar ao lugar mais alto do pódio. Eu , por exemplo, quero ao menos um pódio (primeiro ao quinto) em alguma etapa dessas de estaduais. É uma superação pessoal, uma vitória sobre mim mesmo, nada mais.


Então pessoal. Mais sugestões sobre como proceder, como cada um pode colaborar..?

Por enquanto acho que temos :
Um método de treinamento - Proposto por RaulRockSeixas.
Um modelo de monitoramento : Freq. Cardíaca
Três ou Quatro tipos de planilhas básicas  - Base - iniciantes - intermediário - performance

Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 17:03
interessante... também vou acompanhar o topico. Só não posso dar dicas, porque não estou em condições de ajudar.... preciso de ajuda.... heheh
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 17:15

Juntar 500 pessoas que não entendem nada jamais substitui uma que entenda. Sério, comprem (e leiam) um livro, contratem um treinador ou assessoria esportiva, ou ficam na mesma.





Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 17:31
Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:


Juntar 500 pessoas que não entendem nada jamais substitui uma que entenda. Sério, comprem (e leiam) um livro, contratem um treinador ou assessoria esportiva, ou ficam na mesma.







hahahahaha, eu me racho com a acidez do Bergo....
CAAD 9
Voltar ao Topo
Barau Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2011
Toulouse
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 18:06
Relaxa, é mais que suficiente.
Voltar ao Topo
edjardes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2009
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:959
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edjardes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 18:17
Ótimo post e já temos algumas dicas:
-Comprometimento e dedicação !
-Ter objetivo específico, pois te mantém motivado !
-Definir qtas horas vai se dedicar por semana e seguir à risca.
-Descansar tb é treinar. Como diz o Clythio, nunca 3 ! nunca 3 dias seguidos e nunca 3 dias parados, procure intercalar dia sim dia não.
-São 4 semanas: as 3 primeiras tem incrementos no tempo em torno de 10%  a cada semana e a 4ª é usada prá recuperação(diminui-se a carga em 50%) e refaz o teste de 5 km. Daí reinicia novo ciclo de 4 semanas.
-Seguir o estipulado em cada treino, exemplo: se é prá girar 2x30x5 em L2 significa que após o aquecimento vc tem que fazer 2 tiros de 30 minutos por 5 minutos de descanso no seu limite 2 e pronto, se passar um tiozinho de barra forte, olhar prá vc de cima em baixo e chamar pro sarrafo não vá atrás, resista !
-Limites ou zonas de treinamento são definidos normalmente assim: L1/Z1=60a65% da fc -> pedal fácil, prá recuperação, L2/Z2=65a70% -> base de resistencia,L3/Z3=70a80%-> capacidade aeróbica, L4/Z4=80a85%=limiar de lactato (aquele momento em que vc "afoga" e sobra da roda do pelote) e L5/Z5=acima de 85%=aumenta o seu VO2.
-Adquira um rolo ou rolete, mais fácil manter um treino estável em função da freq. cardiaca planejada para seguir naquele dia estipulada, deixe pra pegar estrada no fds.
-Adquira um frequencimetro e um relógio.
-Faça o teste de 5km num circuito plano de preferência,  pedalando no limite do "afogamento" prá definir seu nível de condicionamento: tempo<10minutos => intermediário, t>10´=> iniciante, t<8´=avançado.
Daí vem o planejamento do treino.
Veremos quais são as demais dicas da galera !Thumbs Up
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 18:55
Bom tópico, treino com planilhas/ treinador há 2 anos e meio, vou acompanhar. No que precisar estou a disposição pra ajudar.
treinando...
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 20:27
Felipe, fazer planilhas padrões eu não acho uma boa, pois cada um tem um tempo a se dedicar e um objetivo a alcançar. Ficaria parecendo aquelas planilhas que saem na VO2, que apesar de ser feita por um professor de educação física, na minha hulmilde opinião não valem muito.

Imagine duas pessoas que dispõem de 10 horas semanais, mas uma quer treinar para chegar entre os primeiros em um criterium de 20 km a outra pretende apenas completar da melhor forma possível uma prova de 100 km com subidas. São treinamentos diferentes.

Outra coisa, para chegar no nível de conhecimento do Clythio como você citou e do Raul (que eu não conheço, só sei que anda muita bem), não seria através de troca de informações em um site, mas sim através de leituras de muitos livros, conversas com treinadores e por aí vai.

Minha opinião.

Mas de qualquer forma, a troca de informações aqui sobre treinamento é muito válida. A iniciativa é boa.
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 21:43
Fbergo, provavelmente o que falou faria sentido se eu postasse num fórum de futebol querendo planilhas de ciclismo. Aqui temos muitas pessoas com algum conhecimento. O que acho válido é a reunião e organização de parte desse conhecimento de forma prática, de modo que qualquer iniciante possa ter uma base sobre como treinar, ao invés de sair pedalando e dar um sprint no final achando que com isso vai virar mark cavendish.

O "manual" teria créditos de todos que nele trabalharam. Seria desde como calcular sua FC até o treinamento uma semana antes da prova que vc objetiva, se for o caso.

Edjardes, pode ter certeza que essas informações estão salvas e serão colocadas como dicas de âmbito geral. Muito obrigadoThumbs Up

Marino, muito oportunos seus questionamentos.
Se for o caso, o que acha então de colocarmos em foco as principais provas do rio ou de sp como parâmetro? Isso seria também usável  pra outras provas, claro, mas apenas como um parâmetro.
Quanto aos tipos de provas, acho extremamente válido sua colocação. É algo que não tinha pensado.
Talvez, além de nível de condicionamento, seja necessário calcar as planilhas (ou, como pretendo, direcionamentos para que cada um monte a planilha necessária) de acordo com seus objetivos.

Senhores, não proponho aqui que apenas dois ou três sejamos "avaliadores" e o resto fique solicitando informações.
Proponho algo mais amplo. Devemos colher informações, preferencialmente calcadas em experiências reais e pessoais de cada um sobre como se preparar para tipos de provas, como se preparar em pré-temporada, essas coisas.

A partir disso, a generalidade iria dando espaço à especifidade. Mas cada passo de uma vez. Não é pra o projeto ficar pronto semana que vem,  quanto muito ano que vem.

----------
Só pra curiosidade, também treino com planilhas de treinador, mas terei que abandoná-las. Ganho pouco mais de um salário mínimo e tenho que salvar dinheiro pra pós graduação.
É lógico que o fórum não vai ser melhor do que um treinador, mas muitas vezes pode suprir a falta de um.

Continuem dando opiniões, principalmente sobre como organizar!
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 21:52
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

A idéia é boa, difícil vai ser convencer as pessoas a revelarem seus "segredos". Big smile


O Elpidio conta uma historia que uma vez começaram a pedir dicas pra profissionais sobre como elaborar uma estrategia, onde acelerar, onde economizar, etc... Tinha um meio cabrero com essa historia que deu a seguinte sugestão: Eu vou acelerando tudo, acelero até nao dar mais, aí quando começa a doer, eu continuo acelerando... chamado conselho presente de grego...
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
laertejr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laertejr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 23:11
Para a galera que é aqui de Curitiba e região, tem um projeto da prefeitura no velódromo que parece ser uma oportunidade interessante, direto com o Adir Romeo, que ja treinou a seleção brasileira de ciclismo de pista (ou ainda treina, nao sei...)
 
Maiores informações
 
Laerte Jr
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 23:15
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

A idéia é boa, difícil vai ser convencer as pessoas a revelarem seus "segredos". Big smile


O segredo o pessoal já revelou:

The Cyclist's Training Bible - Joe Friel
Base Building for Cyclists - Thomas Chapple

Com esses dois se tem 95% do que é necessário.

Eu só evito o livro dos marketeiros (Carmichael et all) apesar de possuir vários rss.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 23:38
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

A idéia é boa, difícil vai ser convencer as pessoas a revelarem seus "segredos". Big smile


O segredo o pessoal já revelou:

The Cyclist's Training Bible - Joe Friel
Base Building for Cyclists - Thomas Chapple

Com esses dois se tem 95% do que é necessário.

Eu só evito o livro dos marketeiros (Carmichael et all) apesar de possuir vários rss.



Infelizmente eu não li nenhum desses dois autores porque são em inglês que eu não domino. Por isso acabo indo para os autores italianos. Posso dizer que o treinamento exposto por eles é diferente, não digo nem melhor nem pior, somente diferente, baseando-me no que o pessoal escreve aqui citando-os.

Certamente devem ser boas fontes, mas acredito que tenha muita coisa além deles e cada um vai descobrindo "o seu próprio segredo". O que funciona para um pode não funcionar para outro.

Cada um vai aprimorando digamos o conhecimento "básico" aprendido nesses livros.
Era isso que eu queria dizer com "segredos".
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 23:39
Originalmente postado por FelipeSantos FelipeSantos escreveu:

Fbergo, provavelmente o que falou faria sentido se eu postasse num fórum de futebol querendo planilhas de ciclismo. Aqui temos muitas pessoas com algum conhecimento. O que acho válido é a reunião e organização de parte desse conhecimento de forma prática, de modo que qualquer iniciante possa ter uma base sobre como treinar, ao invés de sair pedalando e dar um sprint no final achando que com isso vai virar mark cavendish.


Esses livros já existem, o Raul listou alguns.

Um dos princípios básicos desses livros é que treinamento é individual, não existe "programa de treinamento genérico para iniciantes".

Mesmo quando uma pessoa com formação e conhecimento escreve um livro de treinamento de ciclismo, às vezes sai um lixo (como o livro de ciclismo do José Rubens d'Elia).

Tutorial feito a 20 mãos, nenhuma delas controlada por uma cabeça com experiência e formação adequadas, tem confiabilidade zero.

O livro do Carmichael (Lance Armstrong - Programa de Treinamento) é marketeiro, mas não é incorreto. Está disponível em português e custa menos de R$ 50. Se o inglês é uma barreira, isso ainda é melhor do que uma coleção de pitacos dados em fórum. Se ler um livro de 240 páginas está além da capacidade ou paciência da pessoa, então só assessoria-babá resolve.

Eu prometo não azucrinar mais neste tópico. Mas como já disse o Coringa no Dark Knight Returns, "Se você é bom em algo, nunca faça de graça."


Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2012 as 23:50
Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:


O livro do Carmichael (Lance Armstrong - Programa de Treinamento) é marketeiro, mas não é incorreto. Está disponível em português e custa menos de R$ 50. Se o inglês é uma barreira, isso ainda é melhor do que uma coleção de pitacos dados em fórum. Se ler um livro de 240 páginas está além da capacidade ou paciência da pessoa, então só assessoria-babá resolve.


O Carmichael também tem a bíblia dele, o The Ultimate Ride. O livro tem 11 capítulos, sendo 10 para tentar te convencer a comprar um plano de treino com ele, e o ultimo para dizer que ele era o treinador do Armstrong.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 00:31
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:


O livro do Carmichael (Lance Armstrong - Programa de Treinamento) é marketeiro, mas não é incorreto. Está disponível em português e custa menos de R$ 50. Se o inglês é uma barreira, isso ainda é melhor do que uma coleção de pitacos dados em fórum. Se ler um livro de 240 páginas está além da capacidade ou paciência da pessoa, então só assessoria-babá resolve.


O Carmichael também tem a bíblia dele, o The Ultimate Ride. O livro tem 11 capítulos, sendo 10 para tentar te convencer a comprar um plano de treino com ele, e o ultimo para dizer que ele era o treinador do Armstrong.


Junto com esse tem que comprar também o "How hide your doping" de Michele Ferrari, que é quase igualzinho. rs rs
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
rafarafa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Ipaussu
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafarafa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 00:34
O livro do Armstrong me serviu como idéia de como treinar. Não serviu para segui-lo a risca. Mas foi válido para quem não conhecia nada de ciclismo e de treinamento de ciclismo. Vale para quem tá inciando.

Treinamento é algo muito pessoal. acho válida a idéia do tópico, mas seria algo como teste de tentativa/erro até que encontrassemos um treinamento ideal.

Para quem procura resultados otimizados e personalizados, gastar algum com exames específicos e um treinador especializado é a melhor saída. 



Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 02:28
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

A idéia é boa, difícil vai ser convencer as pessoas a revelarem seus "segredos". Big smile


O segredo o pessoal já revelou:

The Cyclist's Training Bible - Joe Friel
Base Building for Cyclists - Thomas Chapple

Com esses dois se tem 95% do que é necessário.

Eu só evito o livro dos marketeiros (Carmichael et all) apesar de possuir vários rss.



Infelizmente eu não li nenhum desses dois autores porque são em inglês que eu não domino. Por isso acabo indo para os autores italianos. Posso dizer que o treinamento exposto por eles é diferente, não digo nem melhor nem pior, somente diferente, baseando-me no que o pessoal escreve aqui citando-os.

Certamente devem ser boas fontes, mas acredito que tenha muita coisa além deles e cada um vai descobrindo "o seu próprio segredo". O que funciona para um pode não funcionar para outro.

Cada um vai aprimorando digamos o conhecimento "básico" aprendido nesses livros.
Era isso que eu queria dizer com "segredos".


Fala Marino, 

Tens recomendacoes dos melhores livros de treinamento em italiano? 
Dai resolvo dois problemas - aprender italiano e ler mais sobre treinamento... :)

Abs, 
MarcosM
Voltar ao Topo
Olympio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2009
Brasília
Offline
Mensagens:883
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Olympio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 04:54
Galera, toda iniciativa é positiva.. por mais que os exemplos sejam genéricos e as planilhas específicas para cada pessoa, há algo que possamos discernir em cima e mudar para a nossa realidade, fazer testes, etc... Por que não? Há sempre a possibilidade de que se algo deu certo para mim possa dar certo para outro.

Gostaria de dar uma sugestão para dar um ponta pé inicial no propósito do tópico..

Vamos aglomerar as informações sobre treino de base primeiramente, depois organizar tudo num post só (no mesmo princípio do tópico "pelotão - ética .. "), o que acham?

edit: De preferência, no post inicial do tópico, onde já está organizado por temas

Abraços


Editado por Olympio - 08 Abr 2012 as 04:55
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 06:18
Eu acho bacana a idéia do tópico. Eu ando dando uma pesquisada e bolando algumas coisas, porém minha experiência é pequenina demais, vou ficar acompanhando.
Voltar ao Topo
pavao Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1684
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pavao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 12:20
Começo minha participação aqui com duas questões que sempre aparecem quando vou iniciar uma planilha:  
 
 
 
 
Ví e alguns sites que para calcular as zonas alvo eles simplesente pegam a FC máxia e multiplicam pela porcentagem. Sem usar a frequencia de repouso esse cálculo nao está errado?
 
Exemplo:
 
minha máxima pelo teste de espirométrico é 183 e minha basal é 70.
 
Então minha  faixa de 60% a 70% sem a F basal daria de
 
110 a 128
 
já levando emconta a basal da de
 
138 a 149.
 
A pergunta é um dos dois está errado? Qual usar?
 
A outra dúvida é:  Geralente ouço falar que base se faz no aeróbico, mas as planilhas q vejo falam de zona 2 e a aeróbica seria zona 3. Isso tá certo mesmo?
Voltar ao Topo
Marquinhos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2004
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:4954
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 12:40
Originalmente postado por pavao pavao escreveu:

Começo minha participação aqui com duas questões que sempre aparecem quando vou iniciar uma planilha:  
 
 
 
 
Ví e alguns sites que para calcular as zonas alvo eles simplesente pegam a FC máxia e multiplicam pela porcentagem. Sem usar a frequencia de repouso esse cálculo nao está errado?
 
Exemplo:
 
minha máxima pelo teste de espirométrico é 183 e minha basal é 70.
 
Então minha  faixa de 60% a 70% sem a F basal daria de
 
110 a 128
 
já levando emconta a basal da de
 
138 a 149.
 
A pergunta é um dos dois está errado? Qual usar?
 
A outra dúvida é:  Geralente ouço falar que base se faz no aeróbico, mas as planilhas q vejo falam de zona 2 e a aeróbica seria zona 3. Isso tá certo mesmo?

O melhor, na minha opiniao, e fazer um contra relogio de 30 minutos e tomar os batimentos medios dos ultimo 20 minutos como referencia FCLL (Frequencia Cardiaca no Limiar de Lactato). A partir dai existem numeros especificos para usar:

Voltar ao Topo
Cacolima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Nov 2009
Monte Alto - SP
Offline
Mensagens:2391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cacolima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 13:07
acompanhando...
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 15:57
Marquinhos, sobre treinamento eu sugiro esses:

Pedala con  il Cuore e con la Testa - Gianni Tendola (com colaboração do Petacchi). É um livro de 100 páginas só, mas que traz muita informação. Volta e meia pego ele para reler alguma parte. Eu começaria por ele.

Ciclismo - Allenamento e Alimentazione - Piero Fischi. Não é tão bom quanto o primeiro, mas serve como complemento.

Tutti Campioni - Paolo Bettini. Não é um livro só de treinamento, fala de tudo um pouco. É uma leitura bem gostosa, escrita pelo próprio Bettini (não leve só o nome dele para vender mais) e traz umas dicas muito boas.

La Vita in Salita - Anderlini, Bonarrigo, Camorani. Eu não li ainda, mas pretendo ler mais para frente.

Dalla parte del ciclismo - Sassi, Bonarrigo. Também não li, mas se tratando de Aldo Sassi deve ser bom.

Allenamento e Sovrallenamento - Aldo Sassi.

Tem mais uma porrada, só procurar na internet, mas de treinamento propriamente dito ficaria mais no Tendola e no Sassi.

Na internet você encontra uns vídeos do Aldo Sassi. No site da Gazzetta dello Sport sempre sai uma planilha (bem pesada aliás) para alguma prova específica.
Voltar ao Topo
Xis-biker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2012
SP
Offline
Mensagens:1046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xis-biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 17:19
Eu adorei a ideia e vou acompanhar o tópico. Seria interessante disponibilizar as planilhas em um local do forum que tivesse um campo para o usuário dar o seu feedback sobre a planilha que ele utilizou, servindo de informação para quem for usar. Mas veja, eu falo em "feedback" e não em "opiniões jogadas ao vento", ou "achismos"... A pessoa teria que usar primeiro a planilha para depois dar seu feedback com base em suas experiências pessoais. Talvez tivesse que ter alguém moderando esse tipo de feedback, principalmente alguém (ex.: Clythio) que já manja bem de treinamento, cilcismo, provas, enfim, para julgar se o feedback tem o mínimo de fundamento para ser publicado ao lado da planilha. Se acharem que isso não é possível, pela dificuldade de controle e talz, aí então descarta... Mas fica aqui a minha humilde sugestão...
ABAIXO-ASSINADO!
TÓPICO: ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA BICICLETAS. VOTE AQUI!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 17:33
Pensando aqui, talvez no treino de base poderia ser incluso um exercício para se pedalar 1:00 hr com cadência constante de 90 rpm. O que acham? Sempre no limite aeróbico, sem forçar. Pelos diversos posts que leio no forum, vejo que muito que estão iniciando tem uma certa dificuldade de sustentar cadências um pouco mais altas por muito tempo.

Outro ponto: também podemos sugerir alguns pre-requisitos como a pessoa ter um frequencímetro e ciclo com medidor de cadência para facilitar a aplicação do exercícios.
Voltar ao Topo
Aristóbulo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2011
Recife - PE
Offline
Mensagens:501
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aristóbulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2012 as 17:55
Apoiado! Entendo um pouco de treinamento. Estou disposto a ensinar... E a aprender...
"Eddy Merckx me ensinou: ‘Ataque mesmo que seja dolorido. A dor passa e você vai longe’." Jens Voigt

"Sofra. Sacrifique-se." Bjarne Riis

"Não apenas treine... Treine direito." CTS
Voltar ao Topo
fabfernandes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2010
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabfernandes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2012 as 00:51
acompanhado...
fabricio
Voltar ao Topo
campeirodoriogrande Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Dez 2010
Taquara RS
Offline
Mensagens:193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar campeirodoriogrande Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2012 as 01:31
Eu apoio! acompanho! e ajudo no que estiver ao meu alcance!


Eu comecei a andar faz quase 3anos(em maio, tenho 18 anos) de muitos km rodados, já pensei, tive idéias, já pesquisei bastante, e já coloquei em pratica, e tive resultados.

Desde novembro de 2011 eu coloquei metas, as metas longas que precisam das outras metas mais curtas para saírem do papel e do pensamento, já comecei a colher os frutos, sinal que deu algum resultado.

A primeira desse ano foi pelo camp. gaúcho de resistência, uma prova de 70 km divididos quase na metade em trecho plano e escaladas, sofri mas ganhei.

2° é a volta de capão da canoa(RS)  90km 17/07/2012: seguinte meta 1° tolerável até o 3° na categoria estreante.

e nesse meio tempo algumas provas de circuito, e talvez de maratona de MTB.


Algumas dicas:

1° Antes das metas, vem a vontade de torná las verdadeiras, treine e treine. 

2°Tenha uma rolo: em um treino de estrada de 2h, se para no sinal, xinga um motorista, da uma aliviada para ver a paisagem, fura um pneu, isso tudo e mais um pouco se colocando na ponta do lápis, só foi treinado 1h e o resto foi passeio.
No rolo se for fazer 1h, 20min de aquecimento e desaquecimento, sobra 40min (foco sem distrações) que é aproveitado igual o superior ao treino de estrada de 2h.
(aprendi na marra e funciona, tenho tirado base numa planilha de rolo do lance, 12 treinos de 1h, se quiserem eu digito o que eu tenho)  

3° Adquira um frequencímetro, treinar sabendo como esta a bamba mestra, te leva mais longe.  
 
4° Se puder treinar de MTB pelo menos uma vez por semana te dará uma força no "passão".
(O meu treino Hoje foi de MTB um circuito estradão 1/2plano e subidas de 22km fiz em 41"38s, estou "morto" fiz muita força, mas dá um baita resultado no asfalto)

Qualquer coisa é só me avisar 

Speed: GTS R5 azul Tiagra
Mtb: Venzo branca alivio
Caloi 10

"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias." Lao-Tsé
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2012 as 16:00
Embora concorde com o fbergo em partes, de que isso não substituiria a verdade de que o treinamento é individualizado, ainda acho que dicas são sempre bem vindas, por isso, ainda acho que o tópico é interessante.
Voltar ao Topo
fnbarbosa Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fnbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2012 as 19:53
Muito legal o tópico pessoal,

Treinei pouco mais de um ano com treinador, mas já fazem 6 meses que estou parado.

Treinava duas vezes por semana no rolo, com treino de no máximo 1 hora, e no final de semana ia para rua.

A idéia de todos compartilharem informações é muito boa.

Bom pedal para todos
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X