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Elétricos - Aliados? Ciclovias Expressas! |
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Fernando_BRA
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Postado: 05 Abr 2012 as 12:54 |
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Camaradas,
Quem aqui não gostaria de pedalar direto sem apurrinhações nos seus trajetos diários de bike em uma ciclovia larga, segura, sem invasão de pedestres, sem muitas interrupções e segura para pedalar na casa dos 30km/h ou mais, uma Ciclovia Expressa? Já há algum tempo eu estive lendo tudo que é matéria sobre programas governamentais objetivando obras para criação e melhorias de vias específicas para bicicletas na minha cidade, Rio de Janeiro. O programa principal nesse sentido, aqui, se chama Transporte Não Motorizado, ou, TNM onde contempla um nome popular chamado Rio Estado/Cidade da Bicicleta, cujo projeto está disponível para consulta aqui: http://www.rj.gov.br/web/setrans/exibeconteudo?article-id=626529 Pois bem, minha visão é que o público alvo desse programa são usuários de bicicleta, viajantes que costumam pedalar bikes simples com pneus grossos, carregando bagagem e quase sempre a uma velocidade de regime de no máximo uns 20km/h, na maioria, "tiozões" de Barra Forte, repito, aqui no Rio. Ao mesmo tempo, uma das frases de efeito dessa campanha é "deixe seu carro em casa e vá de bike" e também "Se o ônibus tá cheio, vá de bike". Vejo isso como uma baita contradição, pois quem tem carro ou vai de ônibus só abriria mão dele se houvesse uma vantagem considerável em ir de bike. Por dedução lógica, por conversas com conhecidos e por muitos tópicos aqui no fórum creio que a principais vantagens seriam: 1-Após um período de adaptação na bike, chegar em tempo pouca coisa maior, igual ou menor e nas mesmas condições de apresentação física/higiênica em relação a ir de carro; 2-Economia; 3-Manutenção da saúde com a frequência de uso da bike. (não estou nem contabilizando questões ambientais, apenas ganhos individuais) Vejo o item "1" como a maior contradição ou falta de visão a médio/longo prazo desse programa, pois a maioria dos cidadãos fluminenses costumam realizar deslocamentos casa-trabalho na casa dos 30~40 km. Para tornar viável um trajeto dessa distância, as bicicletasa lá tiozão já não seriam o foco e sim a parte da população que tem bicicletas apropriadas a andar confortavelmente sem interrupções, a uma velocidade média de 25 a 30km/h(plano). Mas, como serão possíveis os agradáveis 30km/h em ciclovias estreitas, com muitas interrupções e sujeitas a invasão de pedestres? Como dizia o Cap nascimento...NUNCA SERÃO! Baseado nesses argumentos, eu escreví emails ao responsável pelo programa sugerindo a mudança de estratégia da campanha para realmente CONQUISTAR a opinião pública através de ciclovias eficientes ao invés de volume de ciclovias. Até fui respondido, mas sem a mínima esperança de que minhas sugestões ao menos fossem levantadas por alguém numa conversa informal entre a equipe deles que viesse a dizer: "-Seu Secretário, e aquele sujeito falando sobre a tal das ciclovias expressas?" Nem isso. Eles só estão preocupados em contruir alguns km de ciclovias e ciclofaixas em trechos urbanos de 5 cidades no RJ e que essas vias sejam intermodais, ligação com transportes públicos. Bom, os problemas de um governo qualquer não executar obras de infra estrutura tem várias razões, uma delas e a baixa demanda. Infelizmente em meu Estado a maior demanda são são os tiozões de bicicletas simples(lentos), então as ciclovias e ciclofaixas estreitas se justificam. Caso nós, ciclistas mais tradicionais, que praticamos com muita frequencia e estamos acostumados a fazer velocidades médias acima de 25 km/h fôssemos em maior número, essa nova demanda justificaria ciclovias mais eficientes cujos resultados comparativos com o uso de carros, ônibus e metrô deixariam muitos motoristas curiosos em arriscar passar a ir de bike por ali. Eu sinceramente acho que a demanda pode existir em pouco tempo e um elemento catalisador para essa demanda seria um incentivo a pessoas não acostumadas a pedalar, a usar elétricas nessas vias desde que regras fossem respeitadas. A maioria dessas eletricas anda numa velocidade muito próxima a bikes híbridas e de estrada. Resumidamente, vejo nos usuários de elétricas, uma grande parceria de união de futuros movimentos a construção de Ciclovias Expressas. Até mesmo porque os revendedores estariam do nosso lado. Eu convido todos a pensarem mais a respeito da idéia, ao invés simplesmente não ser a favor de eletricas. Acho que é uma boa estrategia de união, a lição que mais aprendemos no ciclismo. OBS: não compartilho a ideia de motor a combustão interna montados em bicicletas que deixam de ser bicicletas devido simpesmente por ser barulhento, por ser mais um distribuidor de dióxido de carbono pra eu respirar ao pedalar e por ter a velocidade (acima dos 50km/h) compativel com carros, ainda que a média no transito seja menor, o que torna inseguro trafegar em ciclovias ou qualquer via destinada somente a bicicletas. Edit: Sei que na atual legislação, eletricas nào podem trafegar em ciclovias, porém as leis são mutáveis ao longo dos anos e com algum estudo, e estabelecimento de regras, acham que seria inconveniente compartilhar uma ciclovia apropriada com eletricas que desenvolvem velocidades de regime até 40km/h? Quando digo que as leis são mutáveis, é como essa aqui a respeito do licenciamento obrigatório estabelecido pelo CONTRAN: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/149421-PROJETO-DISPENSA-BICICLETA-ELETRICA-DE-REGISTRO-E-LICENCIAMENTO.html Editado por Fernando_BRA - 14 Abr 2023 as 12:17 |
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>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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AlexBike45
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Concordo plenamente com sua proposta e como disse em tópicos anteriores:
Temos que nos mobilizar para que o governo regularize a questão da bicicleta elétrica, assim não teremos tantas distorções de produtos como a bicicleta a combustão que nada mais é que um projeto de moto, ou mesmo as elétricas com bateria de chumbo que pesam toneladas e utilizam do acelerador. |
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Braz
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Cadastrado em: 11 Mai 2012 fatima-ba Offline Mensagens:2 |
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vai ser muito bom quando as bicicletas elétricas forem legalizadas, tem muita gente que não gosta de pedalar e fazer muito esforço e a bicicletas elétrica é a ideal pra essas pessoas mas tambem tem muita gente que preferi pedalar., eu tenho um irmão que não gostou das bicicletas elétricas mais eu adorei.
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Fernando_BRA
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Pois é pessoal, eu vejo nas elétricas (que tenham características seguras para trafegar com ciclistas rápidos em uma ciclovia), fortes aliados para aumentarmos consideravelmente a solicitação por vias eficientes exclusivas de ciclistas rápidos e usuários de elétricas.
Tendo vias assim, certamente os cidadãos próximos a essas vias se interessariam por bikes ou por eletricas e eu vejo uma aceleração no aumento da demanda tanto de bikes de estrada quanto de elétricas para a região onde houver essas ciclovias expressas. |
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>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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chicooh
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É Fernando sua ideia é mt boa, porem o governo nao quer saber de qualidade e sim de quantidade, o governo já se glorifica pq temos umas das redes de ciclovia maiores do mundo, tbm moro no Rio de Janeiro onde atualmente esta fazendo bastante ciclovia que é na Ilha do Governador, mais não sei se seria uma boa ideia colocar bicicletas elétricas com as comuns, pois infelizmente não temos mt educação no transito isso falo de ambas as partes dos ciclistas e condutores, visto que é comum vc ver ciclistas trafegando na contra mão, sendo que é proibido pelo código nacional de transito, fico feliz se realmente as industrias fizesses alguma coisa para reduzir a velocidade das bicicletas elétricas como vc já tinha dito, contudo algumas tem a velocidade max de 60 km/h, confesso que tenho medo de me juntar em uma ciclovia com bicicletas elétricas e olha que eu sou praticante de estrada, tenho uma speed, não tenho medo de veiculo motor, pois a uma lei que nos da uma respaldo de 1,5 de distancia o que nao aconteceria com uma bicicleta elétrica.
OBS.: Estudo em realendo, onde o numero de ciclista é enorme e não tem uma ciclovia, em toda esquina tem lojas especializadas em bicicletas e onde todo comércio seja banco, supermercado etc já tenho lugar de colocar sua bicicleta, pois é grande o número de ciclistas.
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ricco
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a BIKE ELETRICA, nos moldes de uma bicicleta (mtb, tipo ceci, barra forte, ou outra) com assistencia eletrica, que roda em media a 24 km/h, mesmo com punho acelerador (e não aquelas mixtas de bike-scooter ou mesmo os mini scooters eletricos) são aliadas dos ciclistas quando se trata de locomoção urbana.
Cria-se muita polemica aqui no forum em relação a "ser considerado ou não bicicleta", e nada evolui no sentido de que é "tranporte alternativo, não poluente, reduz a quantidade de carros, reduz o estresse de quem usa, facilita o dia dia e tem custo baixo". Pedalar esportivamente, aerobicamente, é muito bom mas nem todos tem disponibilidade e tempo para tal no dia a dia. Chegar esbaforido e suado no trabalho, somente pra quem tem 'logistica" para tomar banho e trocar de roupa. Qual o problema em uma pessoa que gosta de andar de bicicleta usar "uma" que ajuda na locomoção reduzindo o esforço da pedalada? Ela não está roubando em uma competição! não está fraudando nenhum tratado, não está menosprezando nenhum outro ciclista! O problema questionado é o excesso de velocidade, a disfunção: quem usa uma bike com motor eletrico superpotente que ultrapassa os 25 km/h medios desse tipo de tranporte, rodando a 40, 50 ou 60 km, usando a ciclovia, merece a aplicação de punição (algo desconhecido no nosso pais). Tem gente que dirige carro normalmente e tem outros que usam como arma, fazem rachas, correm no transito, intimidam ciclistas, pedestres e outros motoristas, atropelam, são agressivos, e nem por isso condena-se o automovel, proibindo o uso do carro que corre mais, que tem mais potencia. Tudo depende da consciencia do usuário. Não é pela excessão que se faz a regra... Tenho bike dobrável, que adoro e uso sempre que posso. Tenho bike speed que estou reiniciando o treino, nos fins de semana, uso uma bike eletrica pra ir e voltar do trabalho, e também piloto moto de mil e poucas cilindradas, dirijo carro, mas não misturo as coisas... |
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ogum777
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não existe bike elétrica.
existe cicloelétrico, o ciclomotor com motor elétrico. pegou uma bicicleta e meteu um motor? é ciclomotor. tá aqui: qq motor elétrico, até 4w, transforma a bicicleta em cicloelétrico. daí exige CNH pra cicrcular. não é bicicleta, não tem que dividir nenhuma estrutura específica com bicicleta, de paraciclo a ciclovia. simples assim. |
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Oliva
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concordo com o ogum.
eu vejo de forma simples. se voce consegue andar com a máquina sem pedalar, então pra mim não é bicicleta. há as bikes elétricas de assistência, mas nestas você é obrigado a pedalar, então tá ok. torcer a manopla e a bike sair andando nunca foi e nunca vai ser coisa de bicicleta. |
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É nóis que avoa pedalando de boa.
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ogum777
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e vê só, oliva, não é questão de opinião. é definição legal. o CTB é claro. bicicleta é de propulsão humana. tem motor, deixa de ser bicicleta. simples assim. não deveria nem ter área pra elétricas aqui no www.pedal.com.br - pq se podem elétricas, deveria também ter pra motos com motor a explosão. pq não discutir harleys ou hondas?
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ricco
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Segundo 'ogun777' não deveria ter area para discussão em forum para coisas que não existem, que ele não concorda que existam ou que não estão explicitas e/ou regulamentadas na lei brasileira.
então "Não discuta, não opine, já que 'não existe' bike eletrica". simples assim. Deixe a discussão pra pessoas que discutem coisas inexistentes e divergentes. |
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ogum777
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sim, pois muita gente tá sendo induzida ao erro ao pensar que cicloelétrico é bicicleta. já vi gente com cicloelétrico em ciclovia. não pode. e sem capacete - o de moto - e provavelmetne sem a cnh na categoria A, com exige a resolução do contran. ou seja, descuprindo a legislação de trâsnito e achando que tá fazendo alguma coisa legal... tb já vi gente com cicloelétrico andando nas ciclofaixas dominicais, querendo participar de passeio de bicicletaria... se pode com cicloelétrico, pode com motocicleta tb, pq são equivalentes nas exigências legais. acrescentando que, se alguém com um cicloelétrico que não cumpra a resolução 314 atropelar alguém, vai responder por acusações pesadas, pois está dirigindo um veículo automotor sem condições de uso e sem habilitação... é como atropelar alguém com um carro sem faróis e sem CNH. as implicações legais são iguais.
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ogum777
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ooops, rexolução 315:
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ricco
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!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ok Sr. contran777. |
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ogum777
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ué, como prof. de direito, posso falar o contrário? não, né?
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nlucena
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Amigos, aqui no Rio de Janeiro houve recentemente uma confusão durante uma blitz da Lei Seca por conta dessa definição do CONTRAN, onde um rapaz andando em um cicloelétrico (?) teve a mesma apreendida por não estar respeitando a regulamentação que o ogum777 mostrou. No entanto, em uma medida louvável do prefeito (taí uma coisa boa que o canalha fez), agora as bikes elétricas estão REGULAMENTADAS para uso em ciclovias e ciclofaixas na cidade:
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/decreto-sobre-bicicletas-eletricas-e-publicado-apos-polemica-envolvendo-ciclista-20120507.html |
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ricco
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Bloqueado Cadastrado em: 23 Mar 2012 ARACAJU/SE Offline Mensagens:95 |
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Caríssimo, Não estou, eu acho, argumentando com um professor de direito. Pensei (desculpe-me) que estava argumentando com um forista, pedaleiro, admirador de bicicletas, até mesmo porque eu não iria me atrever a discutir leis, nem com um professor de direito. Não me interesso em me enveredar pela juridicidade do tema bicicleta com motor eletrico ou com pedais. Quando valorizo bicicletas eletricas, com essa exata nomenclatura, me refiro a quem pretende usar, curtir ou desfrutar de uma bike e fazer pouco esforço, idosos, lesionados, preguiçosos, cada qual no seu direito a individualidade, "pessoas", seres dotados de particularidades. Aos FDPs que pegam uma bike e poem um motor de 1000W pra andar a 60 na ciclovia, queria que fossem em "cana" ou pegassem uma punição severa, o mesmo pra quem faz racha de moto, de carro, etc. E como professor, de direito, vc deve conhecer um dos pricipios do comportamento democrático: o principio da Tolerancia, mas falta praticar um pouco dela aqui no forum. De resto, um grande abraço. |
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ogum777
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pois é. mas quando chamamos de bicicleta algo que a lei não define como tal, estamos induzindo as pessoas a erro. se tem motor, elétrico ou não, e não é motoneta ou moto, é ciclomotor. precisa de CNH, seja a pessoa idosa, seja alguém com uma lesão física. é alternativa pra elas? é. mas não é bicicleta. semana passada uma idosa vizinha minha que usa um cicloelétrico teve o mesmo apreendido. e não tem dinheiro pra pagar as multas. recorreu amim. seu argumento é que não sabia da resolução 315, senão não teria recorrido ao veículo. mas quem pode alegar desconhecimento da lei? ninguém. por isso, cada vez que chamamos cicloelétricos de bicicletas elétricas estamos contribuindo pra confusões, erros e etc. independentemente de termos boa sintenções ou não, causamos confusão. por isso devemos evitar. []s |
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andre05
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não acho que se deva chamar de ciclista quem anda com bicicleta movida a motor
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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idem
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yangbr
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Bloqueado Cadastrado em: 05 Nov 2012 curitiba Offline Mensagens:35 |
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Antes de mais nada eu tenho a bike com motor.. mas só aciono quando tou muito cansado ou nao quero suar muito, pois uso a bike como meio de transporte..
Acho muito preconceito do pessoal falar que nao é bike. Antes de mais nada é uma bike sim, pedala como uma bike, se comporta como uma e é limitada a 25km/h, se eu quiser passar disso, eu pedalo forte. Muita estupidez, quem tem bike com um motor pequeno ser proibido de dividir ciclofaixas. Seria proibido se fosse uma moto, ou bike com motor a gasolina.. ou ate bike que vao além de 30km/h. |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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não é estupidez. é lei. estupidez é ignorar o CTB. veículo de propulsão humana é veículo de propulsão humana. veículo com motor é veículo com motor. motor e perna não são a mesma coisa. se tem motor, pode e deve pagar IPVA: imposto sobre a propriedade de veículos automotores. se não tem motor, não tem incidência de IPVA. ciclovias são pra veículos não motorizados. poderiam ter bicicletas com assistência elétrica se essa assistência parasse de funcionar aos 4 ou 6 kms por hora, velocidade de uma pessoa andando normalmente, e não aos 25 kms/h. pois uma pessoa sem condições físicas de controle deste veículo, aos 25 por hora, já causa riscos consideráveis. assim só passaria de 6 por hora quem tem condições físicas pra tanto. pra quem ainda não entendeu que "bicicleta" é exclusivamente a propulsão humana, favor consultar o verbete na definição legal: |
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yangbr
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Bloqueado Cadastrado em: 05 Nov 2012 curitiba Offline Mensagens:35 |
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Bom, cada um com seu pensamento. Eu nao vou deixar de ir nas ciclovias, quando nao tem ninguem pedalando lá.. sou a favor do uso de bikes eletricas limitadas a 25km/h porque sou a favor da melhora do transito e tenho pensamento coletivo. Bike eletrica limitada a 6km/h ta de brincadeira neh.. Se for pra ir na velocidade de uma caminhada prefiro ir a pé pro trampo. Agora, meu pai que tem problema cardiaco e nao pode fazer um esforço muito grande em subidas, nao pode ter bike eletrica entao? Meu tio que fez uma retirada do menisco e tambem nao pode forçar o joelho tambem nao pode ter uma bike eletrica pra dar uma assistencia no pedal? Ou seja, vamos todos usar carros, ja que o calor de 40 graus nao deixa ninguem ir pro trabalho sem suar porque alguns que se dizem a favor do uso de bikes, querem que só os esportistas natos e ultra saudaveis se beneficiem da ciclovia. |
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RodolfoMp
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Cadastrado em: 16 Set 2011 Tangara da serr Offline Mensagens:130 |
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aff to vendo monte abobrinha aki, bicicleta eletrica corre no maximo 35km ( a nao ser essas outra q sao moto com pedal e falaram q e bicicleta) os ciclista de speed q vejo treinando aki cidade anda brincando a 35km!! muitos anda na velocidade 20km !! nao vejo nada de mais essas bicicleta andarem aonde os ciclista andam tbm!! c for generalizar os que correm com bike eleterica ou motor tudo! é igual motorista carro moto caminhão sempre tem os q abusam por isso todos são assim?!! as bike a gasolina ja correm mais!! tem mais "GURIS" q usam é vc sabe como q muleke é! sempre querem correr mais!! agora adulto anda numa boa com bike aki tem monte e todos andam tranquilo!! elas sao perfeita pra qm quer usar na cidade para ir padaria ou trabalhar!! tem gente q ate iria só que nao pode ir trabalhar suado!! e fala a compra 1 moto!! claro tem gente q fala q as bike custa o preço de 1 moto!! vai ver num ano o custo dessa moto!! e sem falar o $$ do custo!! de nova ou semi nova boa!!
Editado por RodolfoMp - 16 Nov 2012 as 13:32 |
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=P
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ricco
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Agora virou tópico das "leis de Transito".
É lei pralá, definição pracá; Tá chato hein tio777! |
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ricco
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Esse modelo, docbo eletrico pequeno, tem comportamento igual a bike.
Se não acelarerar ou asssitir não reduz, rola como cubo normal e tem força em baixa e em subidas. É o que chamam de brushless com planetaria. O defeito dela é que as baterias estão dentro do quadro e são em formato e modelo especifico, para substituir fica ruim no futuro. |
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ricco
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Esse motor preto grandão, semelhante ao que é vendido no ML, é o brushless normal, que tem alta potencia, alto consumo e velocidade após "embalar", com baixo torque de arranque ou para subidas.
Esses são de 500 a 1000w, mas são como ventilador de teto eles precisam girar muito pra pegar velocidade. Citei eles em outro post. Não são vantajosos pelo peso e tecnologia deles, além do consumo que muito maior (em eletronica quanto maior o aparelho maior o consumo), fora que a maioria dos kits com esse motor são com baterias de chumbo, que duram pouco tanto na carga quanto na vida util. |
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ricco
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Isso aí pra mim não é bicicleta, isso é um scooter, nem cola o cara querer andar na ciclovia com um troço desse...
Mas gente sem noção é igual mosquito, tem em todo lugar e incomoda pra cara$%#¨&! |
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ricco
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ebike ou bicicleta elétrica é nesses moldes.
Com baixa potencia, alta autonomia e num futuro não tão distante "com certa autosuficiencia" "sistemas de auto-recuperação". até a canondale mandou uma opção, haahhaha |
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juanhs12
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bicicletas elétricas são motos a bateria
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Belvedere
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Eu particularmente não gosto de bicicletas elétricas, nunca pedalei em uma, mas acredito que, quando a bateria delas termina e o usuário precisa pedalar para voltar para casa, seu esforço físico será bem maior, pois ele estará pedalando com peso morto, fico imaginando como deve ser penoso subir uma ladeira com o motor elétrico desligado e se isso é algo que pode ocorrer, então eu prefiro a bike tradicional. No que diz respeito a velocidade que essas bikes elétricas correm, eu nunca vi essas bikes andarem a mais de 30km/h. Já as com motores a explosão essas sim, voam, tanto que aqui na SC401 no posto da Policia Rodoviária Federal, até pouco tempo atrás tinha uma daquelas cujo motor mais se parece com um cortador de grama e que ao trafegar " a milhão" no acostamento da rodovia, a polícia simplesmente parou o cidadão e tomou a bike dele. Minha preocupação é mais com as bikes a motor do que com as elétricas.
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Fernando Messina
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Fernando_BRA
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Cadastrado em: 04 Out 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:363 |
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Camaradas ciclistas e usuários de elétricas, foi legal geral ter mantido esse tópico vivo, mas calma aí pessoal... eu sei que rola muito essa coisa de lembrarmos aos colegas sobre o que é de fato uma bicicleta e ciclista. Eu costumo tomar cuidado com isso justamente pra coisa não cair num ciclo que a gnt aqui no forum costuma cair nesses assuntos... tb entendo perfeitamente a definição de ciclista e bicicleta, então eu só falo "Elétrica".
Bom, quem cair aqui nesse tópico eu convido amigavelmente a considerar o assunto que eu escreví e e polemizar sobre isso e não sobre o termo que define uma elétrica + seu condutor (assumo que também me incomodo quando alguem diz "bike/bicicleta elétrica", com exceção das que tem força assistida, que são beeeem diferentes... mas em fim cada um com seu vício). O assunto que criei foi para refletirmos sobre união de ciclistas e de condutores de elétricas que trafeguem em uma espécie de ciclovia Expressa (rápida para velocidades médias entre 25 e 35km/h ao longo de grandes trajetos), considerando restrições de velocidade e potência para as elétricas. Sei que problemas de falta de educação sempre originarão acidentes, mas comparar o nível do risco numa situação virtual dessa (nós ciclistas pedalando junto a condutores de elétricas em um intervalo de potência e velocidade estabelecido por uma possível regulamentação) com os outros riscos que já vivenciamos, na minha visão não importa muito, pois a falta de educação quando acontece, acontece em todo lugar. O que me levou a pensar nisso foi mais uma questão estratégica para ter uma via eficiente para trafegar a mais de 25 ou 30km/h sem apurrinhações e interrupções como as que existem nas nossas ciclovias brasileiras. Pensem em outras razões que o governo se interessaria em levar um projeto desse a frente... independentemente se o governo vai roubar ou não, ele pensa em números. Numeros de pessoas que efetivamente utilizariam, número de empresas envolvidas não só na construção, como na manutenção, número de empresas envolvidas na fomentação de um mercado de bikes e de elétricas (empresas diversas, como oficinas de emergência, vestuário, infra em geral, além de pontos fortes de publicidade, tudo isso em pontos próximos das vias ou mesmo as margens delas) ... além tb do número de empresas envolvidas na fiscalização e em número de possíveis arrecadaçõe provenientes dos utilizadores dessas vias. No fim das contas, é bem possível que houvesse alguma taxa de licensiamento, ou mesmo pedágio simbólico algo assim, mas desde que o serviço fosse executado por empresas competentes, teríamos Ciclovias Expressas e de quebra uma infra estrutura de apoio. Sei que muito do que pagamos nesse Brasil vai pro brejo, mas as associações estão aí pra isso... Vejo nas empresas fabricantes e revendedoras de Elétricas GRANDES aliados para a fomentação de um plano desses. Mas a coisa teria que ser bem planejada, pois se entrar qualquer elétrica...seja uma que vai a no máximo a 15km/h ou outra que vai a 60 km/h junto com ciclistas a 40km/h e sem que todas passassem por um treinamento de adequação ao uso da via(nada mais nada menos que um curso similar a AutoEscola para que todos tenham conhecimento do CTB), aí realmente fica ruim... |
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>>>> A PERNA TEM QUE QUEIMAR!!! >>>>
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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por mim, podem usar. desde que esse troço nunca ande numa ciclovia. se tem motor, fora da ciclovia.
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FAB1000
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Cadastrado em: 06 Jan 2004 Rio de Janeiro Offline Mensagens:13019 |
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Porque será que esse yangbr sempre aparece aqui pra defender, fervorosamente, o uso de dispositivos ciclomotores em ciclovias?
Será ele um importador, distribuidor, ou representante dessas motocicletas disfarçadas, tentando fazer propaganda indevida de financiamento bancário para esses veículos automotores? Editado por FAB1000 - 14 Mar 2013 as 14:36 |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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hoje uma pessoa de idade, numa elétrica, vindo de cima duma calçada, quase me derrubou da bicicleta. pediu desculpas e alegou que o motor é forte... mas anda em cima da calçada? assustou outras pessoas tb...
isso é apenas um exemplo do que um troço desses permite fazer, se não houver logo uma regulamentação clara.
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Tiago182
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Cadastrado em: 05 Dez 2005 - Offline Mensagens:199 |
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ogum777
me da uma ajuda nesse topico http://www.pedal.com.br/forum/passar-o-cabo-na-rota-alternativa-no-deore-shadow_topic64426.html Desculpem postar no topico sobre isso. |
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yangbr
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Bloqueado Cadastrado em: 05 Nov 2012 curitiba Offline Mensagens:35 |
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Eu tenho uma e faço uso dela, se nao fosse ela eu não chegaria em casa a tempo com uma bike comum, nao pela sua velocidade em si que é limitada a 25 por hora, mas sim pela facilidade que tenho pra manter a velocidade constante nas subidas a 15 a 20 por hora. Eu defendo porque sofro preconceito de ciclistas como voce, ontem um grupo de speeds me ultrapassaram a 50 por hora gritando pra eu sair da frente. Isso só acontece no brasil, além de ter preconceito em foruns, tenho nas ruas, só porque uso motor nas minhas subidas. |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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yangbr, vc não usa uma bicicleta. e vc é obrigado a manter 1,5 mts de distância de qualquer bicicleta. mais detalhes, meramente jurídicos, sem qualquer forma de opinião, aqui:
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yangbr
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Bloqueado Cadastrado em: 05 Nov 2012 curitiba Offline Mensagens:35 |
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Chega a ser ridícula a sua posição contrária. Eu tenho que manter a 1,50 metros, mas os speed podem tirar fina em mim e gritar na minha orelha, mesmo eu estando sem fazer uso nenhum de motor? Ontem pedalei exatos 14km, sendo 2 com uso de motor(quando minha perna cansa na subida) e 12 sem motor. Com você só me resta ignorar. |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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yangbr, não é minha posição. é a lei. se vc acha a lei ridícula, pare de me chamar de ridículo e vá ao congresso fazer lobby pela mudança da lei e pela revogação da resolução 315 do contran. e pare de induzir pessoas a erro chamando ciclo-elétrico de bicicleta elétrica. pelo parágrafo único do artigo 1º da resolução 315, qq coisa, mesmo com pedais, que tenha motor elétrico, de fábrica ou não, é ciclo-elétrico. o que inclui o que vc usa, não importando o modelo. vc conxegue entrender a diferença entre lei e opinião? opinião cada tem a sua, mas lei é lei. mantenha 1,5 mts de distância de qq bicicleta. é o artigo 201, aplicado a todos os veículos motorizados, inclusive o seu, use vc o motor ou não. já a bicicleta não é obrigada a fazer o inverso. sim, os ciclsitas erraram ao te xingar. mas não erraram de passar perto. cabia a vc se afastar. quando vc tirou a CNH classe A, que é necessária pra usar o seu veículo não te avisaram disso? se não, reclame com a auto-escola. mas se não tem CNH, aí vc está cometendo outra ilegalidade.
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yangbr
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Bloqueado Cadastrado em: 05 Nov 2012 curitiba Offline Mensagens:35 |
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é voce se apoia na lei que é totalmente errada. "vc conxegue entrender a diferença entre lei e opinião? opinião cada tem a sua, mas lei é lei. mantenha 1,5 mts de distância de qq bicicleta. é o artigo 201, aplicado a todos os veículos motorizados, inclusive o seu, use vc o motor ou não. já a bicicleta não é obrigada a fazer o inverso. sim, os ciclsitas erraram ao te xingar. mas não erraram de passar perto. cabia a vc se afastar." pelo visto voce nao tem bom senso nenhum. quando passo do lado de um ciclista eu me afasto, pra mim isso é normal e bom senso, agora eles podem tudo entao, podem me atropelar se quiserem? eles vieram de trás e eu tinha que sair correndo pro lado? cabiam perfeitamente 5 bikes do meu lado, nao tinha carro nenhum.. naquela hora, com meu motor totalmente desligado eu era um cara de bike comum, ( aí voce vai me falar baseando na lei, que nao, que eu nao tava numa bike ) cade o bom senso? pra voce é só lei que basta? |
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