Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aro 29 é igual ao aro 700?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Aro 29 é igual ao aro 700?

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marco Leal Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2009
Recife-PE
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Leal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aro 29 é igual ao aro 700?
    Postado: 30 Mar 2012 as 13:21
  


   Preciso de um esclarecimento: as medidas do aro 29 são as mesmas do aro 700? Seria possível colocar pneus 700x23 num aro 29?
   Fico grato pela atenção dos Amigos do Pedal.

                         Marco Leal, de Recife-PE
Marco Leal, de Recife-PE

marcolegal(a)ig.com.br
Voltar ao Topo
mpgaul Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2011
PVA-MT
Offline
Mensagens:651
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mpgaul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 14:14
edit

post da vergonha Dead


Editado por mpgaul - 30 Mar 2012 as 17:45
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 14:30
SIM, aro 700c e aro 29 possuem medidas iguais, porém alguns modelos de 700c são para speed e por isso mais finos.
O pneu que você pretende usar é bem fino, se for colocar num aro 29 que seja muito largo pode ser que não dê (o pneu escapa do aro se colocar muita pressão). 
E o contrário também não funciona (pneus muito grossos em aros 700c muito finos, o pneu "dobra" nas curvas e sai do aro).
Uma largura média do aro que serviria para praticamente qualquer tipo de pneu - fino ou grosso, até 2.25 - seria de 18mm.(essa largura é interna)

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 14:36
Originalmente postado por mpgaul mpgaul escreveu:

não, aro 700 seria algo como aro 28 então, não serviria numa 29. 


Wacko

O diâmetro de uma roda 700c e 29" é idêntico, o que muda normalmente é a largura do aro. Um aro 700c normalmente tem de 13 a 16 mm de largura, enquanto um 29" tem 19 ou mais.

A diferença não é a tão grande a ponto de inviabilizar totalmente o uso de pneus 700x23, mas não é totalmente recomendável, já que o pneu trabalharia mais aberto podendo trazer problemas. Um deles é a exposição da lateral do pneu nas curvas, o que pode ocasionar furos ou rasgos. Outra é a possibilidade do aro encostar no chão também em curvas, resultado numa possível queda. E tem ainda a questão da engenharia do pneu, que não previu o uso num aro tão largo.



PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 14:40

Tem uns pneus bem baratinhos que são um pouco mais largos e te atenderiam muito bem.

Ontem mesmo, topei com uns brothers com a Caloi Easy Rider com pneus bem finos, que ficou quase como uma speed. Mas não eram 23, deviam ser 30 ou algo mais...
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 14:42
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Tem uns pneus bem baratinhos que são um pouco mais largos e te atenderiam muito bem.

Ontem mesmo, topei com uns brothers com a Caloi Easy Rider com pneus bem finos, que ficou quase como uma speed. Mas não eram 23, deviam ser 30 ou algo mais...


Tem esses Kenda Kwest 700x28 baratinhos em qualquer bicicletaria que ficam jóia nas rodas 29".
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
mpgaul Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2011
PVA-MT
Offline
Mensagens:651
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mpgaul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 17:43
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por mpgaul mpgaul escreveu:

não, aro 700 seria algo como aro 28 então, não serviria numa 29. 


Wacko

O diâmetro de uma roda 700c e 29" é idêntico, o que muda normalmente é a largura do aro. Um aro 700c normalmente tem de 13 a 16 mm de largura, enquanto um 29" tem 19 ou mais.

A diferença não é a tão grande a ponto de inviabilizar totalmente o uso de pneus 700x23, mas não é totalmente recomendável, já que o pneu trabalharia mais aberto podendo trazer problemas. Um deles é a exposição da lateral do pneu nas curvas, o que pode ocasionar furos ou rasgos. Outra é a possibilidade do aro encostar no chão também em curvas, resultado numa possível queda. E tem ainda a questão da engenharia do pneu, que não previu o uso num aro tão largo.





nuss, valew ai voodoo , eu realmente não sabia disso, acho que se eu tivesse visto uma 29 ao vivo talvez percebesse que não tem diferença.  Embarrassed
Voltar ao Topo
Marco Leal Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2009
Recife-PE
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Leal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 22:45

        Amigos, muito obrigado pelas explicações, me elucidaram por completo.
        Grande abraço e bom pedal a todos. Valeu!
                                                                                   Marco Leal
Marco Leal, de Recife-PE

marcolegal(a)ig.com.br
Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 14:16
Revivendo o tópico....
Estou precisando de comprar um par destes Kenda Kwest 700x28, vou participar de uma competição no asfalto aqui no ES.
Se alguém puder ajudar, gostaria de saber se da para usar eles com câmara comum de 29 ou terei que comprar câmaras específicas.
Na minha bike 26 uso eles(os aro 26) com câmara de 26 mesmo. Achei a câmara de ar 29 um pouco exagerada.kkkkkkkkk
Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 14:26
PAtricko, tem vários tipos de câmaras 700c/28"/29"
Várias delas vem com a largura mínima e máxima indicada na embalagem.
Logicamente uma câmara 29 de 2.1" não vai caber em um pneu 700x28c.
Uma câmara mais comum de road bike, que é 700x18~25c também não seria indicado para um pneu 700x28c mas tem câmaras específicas 700x28~47c.

ou seja, resumidamente - para um pneu 700x28c tem câmara específica aro 700 entre 28 a 47, por exemplo esse abaixo:
700 x 28-47c Presta

o normal para speedy é esse:
700 x 18-25c Presta 60mm

e o normal para aro 29 é esse:
29 x 1.75 - 2.5 Presta 42mm
Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 14:50
Obrigado pela ajuda T-Rodman.
Pensei que conseguiria dar um "jeitinho" como na minha 26. Pois nela uso câmara comum com os Kenda Kwest 2.6x1.5.
Agora analisando seu post, eu teria que comprar os pneus e as câmaras. Ambos na internet, pois por aqui não consigo acha-los. Na CRC é inviável pois preciso deles até o dia 8/06.
Conclusão, vou correr de 26 mesmo. Como só vou participar desta competição, gastar cerca de R$ 50,00 por pneu + as câmaras + o frete caríssimo, para encostá-los depois, não será vantajoso. Não vou competir, vou somente para completar....hehehe

Novamente, muito obrigado pela ajuda.



Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 14:56
olha, se procurar você acha sim.
Aqui na cidade onde moro que não tem exatamente tudo que se imagina, eu consigo achar câmaras aro 700 pra city bikes. Eu tenho uma híbrida que usa pneus assim, e encontro as câmaras, justamente porque a loja vende a linha da Caloi 700 City, que usa os mesmos tipos de pneus e câmaras.
A 'gambiarra' é usar câmaras grossas aro 700x18~25c.
Agora as câmaras aro 29, sim, não vão caber não.

amplexos

T.
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 15:27
E o contrário, colocar pneu 29 no aro 700, será que funciona? 
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:19
Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

E o contrário, colocar pneu 29 no aro 700, será que funciona? 

po, depende muito do aro 700 que vc tá usando.

13mm pega até uns 32 (por indicação somente até 25... tem gente que usa 38)

mais largo que 38mm só aro 19mm acho. tem que ver nas tabelas.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:37
São aros com 13mm na parte interna. Estou planejando fazer uma cyclocross com quadro de C10 antiga, e tenho esse par de rodas de road sobrando aqui. Sei que existem pneus específicos para cyclocross, mas se for possível usar o 29 também é uma coisa a considerar.
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:47
o ideal é usar aros de 19mm (vzan speed), assim vc pega de 28 a 45mm

se quiser usar aros de 13mm, recomendo no máximo 28mm no pneu. acima disso já é meio arriscado, embora já tenha visto pessoas comentando de usar 35 ou até mesmo 38mm com aro 13.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:50
Oliva


Eu estava pensando em usar 38, qual é o risco?
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 17:55
To pensando em colocar pneus 700 x 38, pois o pneu que está na minha bike é 29 x 2.2, na cidade é confortável, nem sente os buracos LOL

Assim que possível vou testá-los na estrada.
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 18:01
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
FredPM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2013
Itabira
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FredPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2013 as 18:10
Pode colocar o Kenda para rodar na cidade tranquilo. Diminua seu arrasto na cidade. Agora, chato é ficar trocando de pneu toda vez que for para trilha.

Da uma olhada no pneu que vem com a specialized hibrida, a Crosstrail, 700c x 38
Voltar ao Topo
bordin78 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2014
Americana SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bordin78 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2014 as 22:00
Sei que este tópico é bem antigo, mas vamos lá, tenho uma grande dúvida, estou pretendendo montar uma 29, e manter as peças da minha 26, encontrei um par de rodas 29 700c da merida crossway, quero fechar o negócio logo pois está num preço muito bom e praticamente 0 de uso, ai vai a minha dúvida:
Consigo usar este aro com pneus Scorpions 2.1?

Grato! abraços
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2014 as 22:14
Meça o diametro interno do aro(retire o pneu).De der 19mm,calça qq pneu ate o55x622.Se for 15mm,ai desce para o maximo de 38x622.Se for 13mm,ai tem um teto de 25mm.Logico,pode extrapolar um pouco esta medidas,mas o penu fica propenso a mordidas laterias,assim como nao poder usar a calibrage maxima q o penu aceita.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2014 as 22:24
Tentando responder se aluem aida tem alguma duvida.
29ER(este ER é pronunciado twenty niner)é um nome,nao um padrao.
700C é um padrao.Denominar tamanho de roda em polegadas é uma ideia amercana.E é um vacilo enorme
Eles denominao o aro pelo total do aro+pneu,o q gera uma confusao enorme.
Ja a nomenclatura 700C denomina aros com 622mm de circunferencia.Ou seja,para por um pneu,basta q ele tenha os mesmos 622mm.
Esta forma amerciana,ao meu ver,bem idiota,faz com que existao casos como os aro 26 daMTB e os aros26 das BarraCircular,onde se chama tudo de aro 26,qdo na verdade,26MTB=559mm X 26 "BarraCircular,Brisa,Caloi Ceci=584mm

SEMPRE devemos verificar a medida nominal,dada em milimetros(padrao mundial)
Neste caso,29er =aro 622mm+pneu com 55mm de altura;aro 27 speed=aro 622mm+pneu com 23mm de altura

Sim,o q mudou foi largura do aro(de 15mm para 19mm,depois pra 25mm),feita pra calçar penu maiores q 42mm(medida maxima ate entao,na Europa)
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2014 as 00:56
Wink
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Tchakka Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2014
niterói
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tchakka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2014 as 12:16
Nossa finalmente vi uma discussão com posts recentes. Li um outro tópico, muito bom por sinal, falando sobre pneus finos na mtb 29 e acabei me animando, tirando as dúvidas e coloquei na minha spz 29 rockhopper um pneu 700 x 38 pq ando basicamente no asfalto. Porém no primeiro teste com 60 psi não vi grande diferença. No segundo teste com 70 psi também me decepcionei com o desempenho da bike. Na verdade acho que até perdi, por que percebi que a bike perdeu sua melhor característica que era exatamente ter o aro 29 e manter mais a velocidade devido a roda maior. Com o pneu mais fino e slick, ela fica mais lisa mais rola bem menos. Gostaria de ouvir a opinião de vcs que são mais entendidos no assunto, pq na minha cabeça agora está procurar um pneu 29 x 2 - 2,2 sem cravos...
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2015 as 15:01
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:


Originalmente postado por mpgaul mpgaul escreveu:

não, aro 700 seria algo como aro 28 então, não serviria numa 29. 



O diâmetro de uma roda 700c e 29" é idêntico, o que muda normalmente é a largura do aro. Um aro 700c normalmente tem de 13 a 16 mm de largura, enquanto um 29" tem 19 ou mais.

A diferença não é a tão grande a ponto de inviabilizar totalmente o uso de pneus 700x23, mas não é totalmente recomendável, já que o pneu trabalharia mais aberto podendo trazer problemas. Um deles é a exposição da lateral do pneu nas curvas, o que pode ocasionar furos ou rasgos. Outra é a possibilidade do aro encostar no chão também em curvas, resultado numa possível queda. E tem ainda a questão da engenharia do pneu, que não previu o uso num aro tão largo.



Então um pneu 700x25 no aro VNine não deve dar problema.

Edit: opa... a tabela do Fab1000 diz que não serve. O VNine é 19 mm.



Editado por Registro - 19 Fev 2015 as 15:11
Voltar ao Topo
Romaniuc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
João Pessoa
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romaniuc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2015 as 15:22
Pessoal, estou querendo fazer o inverso. Quero jogar pneu aro 29 em uma bike urbana aro 700. Da pra fazer? Ela é uma tito urban premiam.
Estou bastante receoso em fazer a compra do pneu e depois não dar certo.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 09:58
Acredito que se o pneu não for muito largo, pode ser que dê certo.
Vc não consegue um emprestado de um amigo, só pra fazer um teste?
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 19:56
Originalmente postado por Romaniuc Romaniuc escreveu:

Pessoal, estou querendo fazer o inverso. Quero jogar pneu aro 29 em uma bike urbana aro 700. Da pra fazer? Ela é uma tito urban premiam.
Estou bastante receoso em fazer a compra do pneu e depois não dar certo.

Antes de mais nada, vc deve checar o tipo e a largura do aro da roda de sua Tito Urban Bike. Essa informação vem gravada no aro ou na fita de aro da respectiva roda.  Depois, de posse dessa informação, utilizar a tabela já postada nesse tópico (acima) para saber quais são as larguras que o aro da sua roda comporta.
Por exemplo: Se o seu aro for um 19c é possível montar pneus desde 28mm de largura (como o 700x28) até pneus de 50mm de largura (como o 29x1.95).  Não dá para montar pneus 29x2.20 pois estes possuem 54 ou 55mm de largura.

Depois, observando quais larguras de pneus são possíveis de serrem montadas na roda, é necessário checar se esse novo pneu não toca alguma parte fixa da bike, como o garfo ou o quadro.  E, para isso, o melhor é montar os pneus nas rodas e testar se os pneus tocam em alguma parte fixa da bike.



Editado por Pepebike - 09 Abr 2015 as 20:03
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2015 as 12:36
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Tentando responder se aluem aida tem alguma duvida.
29ER(este ER é pronunciado twenty niner)é um nome,nao um padrao.
700C é um padrao.Denominar tamanho de roda em polegadas é uma ideia amercana.E é um vacilo enorme
Eles denominao o aro pelo total do aro+pneu,o q gera uma confusao enorme.
Ja a nomenclatura 700C denomina aros com 622mm de circunferencia.Ou seja,para por um pneu,basta q ele tenha os mesmos 622mm.
Esta forma amerciana,ao meu ver,bem idiota,faz com que existao casos como os aro 26 daMTB e os aros26 das BarraCircular,onde se chama tudo de aro 26,qdo na verdade,26MTB=559mm X 26 "BarraCircular,Brisa,Caloi Ceci=584mm

SEMPRE devemos verificar a medida nominal,dada em milimetros(padrao mundial)
Neste caso,29er =aro 622mm+pneu com 55mm de altura;aro 27 speed=aro 622mm+pneu com 23mm de altura

Sim,o q mudou foi largura do aro(de 15mm para 19mm,depois pra 25mm),feita pra calçar penu maiores q 42mm(medida maxima ate entao,na Europa)

Pessoal,
Já entendi (ou pelo menos acho que entendi rs ) a questão dos pneus aro 29 e 700. A minha dúvida é em relação a altura de um pneu MTB aro 29 para um pneu aro 700: alguém sabe me dizer em média quanto que reduz essa altura do pneu para o aro 700?
Comprei um Schwalbe Marathon Supreme RoadStar 28" 50-622 Reflex 622 x 50 mm / 28 x 2,00 ", mas não usei ainda, pois dependendo da altura não vou ficar com ele.
Alguém pode me ajudar?
Muito obrigado.
Abraços.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2015 as 15:48
Aproveitar o tópico para dizer que a Vzan tem um aro chamado "Speed 700"  que  é  nada mais do que um aro Aero(igual ao da 26" deles) na medida 622mm com 19mm de largura e usinagem para vbrake ou freio ferradura... É uma alternativa mais larga que o Vzan Spin que tem 13mm de largura...
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2015 as 02:54
Nao existe aro 700.Existe padrao 700C(alguns sites escrevem maiusculo,alguns minuncsulo).Se o pneu é 50x622mm(700x50c),ele tem 5 cm de altura
nota:alguns pneus marcao assim>35x622(700x37c),se NAO me ENGANO,nas medidas q eu fiz,a primeira,é a medida de altura do pneus(medida a partir do pneu montado,a segunda,de largura do pneu inflado.Ou vice versa,pois os q medi,alguns nao derao a largura da segunda medida,alguns derao.Carece de pesquisar,mas tocom preguiça;
Ademais,um aviso,quadros de speed comportao no maximo pneus de 28mm,quadro de hibridas,depende,se for uma flat bar road,é um quadro de speed com guidao reto(flat),se for uma hibrida como a Caloi City tour,ela ja vem com pneus 38mm.Somente bikes 29er suportao todo tipo de pneu.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2015 as 18:25
Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:


Pessoal,
Já entendi (ou pelo menos acho que entendi rs ) a questão dos pneus aro 29 e 700. A minha dúvida é em relação a altura de um pneu MTB aro 29 para um pneu aro 700: alguém sabe me dizer em média quanto que reduz essa altura do pneu para o aro 700?
Comprei um Schwalbe Marathon Supreme RoadStar 28" 50-622 Reflex 622 x 50 mm / 28 x 2,00 ", mas não usei ainda, pois dependendo da altura não vou ficar com ele.
Alguém pode me ajudar?
Muito obrigado.
Abraços.

Nem sempre um pneu de, por exemplo, 50mm de largura possui 50mm de altura.  Infelizmente, não dá para saber a altura de um pneu apenas por sua dimensão.
Mas há uma maneira prática de se saber o "impacto" da mudança de um pneu de MTB aro 29" para um pneu híbrido de aro 700c:  o comprimento da circunferência !! Wink

Felizmente há tabelas para esse valor, como abaixo:

28x2.00" (50-622) => 2.280 mm
29x2.10" (54-622) => 2.290 mm
29x2.20" (56-622) => 2.300 mm
29x 2.30 (60-622) =>  2.330 mm

Assim, se vc tinha um pneu 29x2.20" (56-622) e passou para um 28x2.00" (50-622) a altura vai variar menos que 1%, ou seja, nem vai dar para perceber.
Em mm a variação será de 55 para 51,8mm, ou seja, de apenas 3,2 mm.

Espero ter ajudado.
Apenas não entendi por que usar um pneu para uso em asfalto tão largo quanto um pneu de MTB...
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
christiansoul Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christiansoul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2015 as 17:56
Sendo básico a circunferência do aro de uma 700 e uma 29" e o mesmo sem pneu? O altera a categoria do aro e a largura? 29" é mais Largo pra pneus maiores?
Voltar ao Topo
Marcos Bike Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2016
fortaleza
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2016 as 14:34
isso msm aro 700 e 29'' possuem a o msm diâmetro só mudam a largura entre uma parede e outra do aro,  mais sendo que os de 29'' cabem pneus mais largos ok. 
Voltar ao Topo
anvieira Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2017
Porto Alegre
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar anvieira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2017 as 09:13
Tenho uma 

Soul Copenhague MTB  com pneu original 700 x 38, queria saber se alguem conseguiu ou se possível colocar aros e pneus 29 nela? qual bitola?

Voltar ao Topo
ImHaruka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2019
Maringá - PR
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ImHaruka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2019 as 21:43
Gente, continuando a dúvida (eu juro que tentei entender, mas não deu) a Sense Move 2018 vem com o aro Vzan Overhill 770c que possui 622x19mm e vem com pneus de 45mm, ou seja, esse negócio de que a unica diferença é que o 700c possui largura interna menor (13mm) caiu por terra. Inclusive, como já falaram, o Vzan Speed 700c também possui 19mm.

Sendo assim, o que me impede de mudar o aro 700c da Move por um 29"? Ambos possuem 622mm de raio (externo do aro ou interno do pneu), logo, a única diferença é no pneu mesmo? Os de 700c são mais finos que os de 29"?
Voltar ao Topo
ImHaruka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2019
Maringá - PR
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ImHaruka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2019 as 21:59
Originalmente postado por ImHaruka ImHaruka escreveu:

Gente, continuando a dúvida (eu juro que tentei entender, mas não deu) a Sense Move 2018 vem com o aro Vzan Overhill 770c que possui 622x19mm e vem com pneus de 45mm, ou seja, esse negócio de que a unica diferença é que o 700c possui largura interna menor (13mm) caiu por terra. Inclusive, como já falaram, o Vzan Speed 700c também possui 19mm.

Sendo assim, o que me impede de mudar o aro 700c da Move por um 29"? Ambos possuem 622mm de raio (externo do aro ou interno do pneu), logo, a única diferença é no pneu mesmo? Os de 700c são mais finos que os de 29"?

Acho que entendi

A medida de 29" faz referência a altura total da roda (aro+pneu) enquanto que a de 700c faz referência a altura total do aro, mas ambas possuem um diâmetro total de raio de 622mm, a diferença é que
pneus de aros 29" são mais grossos e altos e podem pegar nas partes fixas de uma bike aro 700c.

Resumindo então: a soma de um aro+pneu de uma bicicleta 700c é menor que a soma de um aro+pneu de uma bike 29", é isto?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2019 as 22:30
Basicamente é isso mesmo.

29 é um nome comercial , é uma roda 700 com pneus maiores e mais grossos que uma bicicleta de speed.

Hj não existe mais bicicleta aro 29 com vbrake , todos os aros 29 da vzan são feitos pra disco , só por isso vc não pode coloca-los na move 2018.

Mais de tamanho real roda + pneu ela não fica devendo pra nenhuma 29.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2019 as 21:21
A menos que pinte um aro NOS, com pista para freios de aro. Mas ela quer trocar os pneus, não os aros...

Bem, 29 ou 700C se refere a rodas com aros de 622 mm, consequentemente pneus tem diâmetro interno igual.
O que te impede de por um pneu 29, é achar um de no máximo 1,5" (38-622). Maior que isso não cabe a roda mais no quadro/garfo. Se achar, tudo bem.

No entanto, ão é recomendado em rodas de estrada (700C), o pneu passar de duas vezes da largura interna do aro. Sob risco dele sair do aro numa curva... E também não ser menor que 1,5 vezes, a largura interna do aro. Em tese, poderia colocar de 28-622, até 38-622. O limite mesmo, é o que passar no quadro/garfo.

Para rodas de MTB, normalmente o range é maior, porque o aro em si é mais forte... Lembre que são aros 700, que presumimos serem voltados para vias pavimentadas. Logo não são construídos para lidar com pneus grandes (maior força lateral), como os de MTB... Estes precisam um reforço natural, além de lidar com pneus maiores, dado ao uso.

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X