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[Tutorial] Barra de Luzes para suporte de engate

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BikerJF Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (6) Agradecimentos(6)   Citar BikerJF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Tutorial] Barra de Luzes para suporte de engate
    Postado: 16 Mar 2012 as 00:21
Olá pessoal!

Como já foi bastante discutido aqui no site e todos já devem saber, uma das obrigações previstas em lei para o transporte de bicicletas no carro é a não ocultação das luzes e da placa (Resolução 349 do CONTRAN).

Para muitos, assim como eu, a melhor opção é o suporte acoplado no engate. O problema é que ele oculta tanto a placa quanto as luzes. Para quem não tem problema com dinheiro, a Thule tem uma barra de luzes perfeita para resolver o problema, custa R$ 268,00. E para quem tem mais dinheiro ainda, existem os suportes que já vêem com as luzes e placa.

Como eu não tenho esse dinheiro sobrando (já que gasto tudo na minha bike!) e sou brasileiro, dei o meu jeitinho. Construí minha própria barra de luzes e placa de baixo custo. No final das contas, custou menos de R$ 80,00. Soma-se a esse valor da placa, R$45, que teria que ser comprada mesmo para a barra da Thule.

Gostei tanto do resultado que decidi compartilhar com os parceiros do site e criei um tutorial para a fabricação da barra. Para quem tem costume de se virar com ferramentas, vale a pena quebrar cabeça e fazer sozinho. Ou então comprar todo o material e levar para uma auto-elétrica montar para você.

Boa sorte! Estou à disposição para ajudar nas dúvidas.
Fotos e comentários no final.

Material:
- 1 cantoneira de alumínio (barra) com pelo menos 95cm decomprimento e 5x3cm ou mais de perfil. Pode ser encontrada facilmente em lojasde esquadrias metálicas ou que fabricam box para banheiro;

- 2 lanternas amarelas da GF Lanternas, modelo GF0.212 ousimilar. É encontrada em auto-elétricas. Essas lanternas normalmente sãoutilizadas em baú de caminhões. O mesmo para as demais lanternas. Veja aqui;

- 4 lanternas vermelhas modelo GF0.212 ou similar;

- 1 lanterna para placa modelo GF2.212.16 ou similar. Normalmenteusadas para carretinhas;

- 7 lâmpadas para as lanternas;

- 1 tomada para carretinha, macho e fêmea (se já não tiver nocarro);

- 1 placa padrão para veículos. As placas são fabricadas emlojas autorizadas. Descubra uma em sua cidade e peça para fabricar uma placaDIANTEIRA. Normalmente não é necessário nenhum pedido especial ou despachante. Sugiro que faça aquela refletiva para ficar mais chamativa;

- Fios, cabos elétricos, parafusos, porcas auto-travantes, arroelas e rebites.


Montagem

Comece cortando a barra no tamanho correto e arredondando aspontas para evitar arranhões no carro, na bike ou nas pessoas;

 Desmonte todas as lanternas e use as bases para testar visualmenteo posicionamento na barra. Eu escolhi por colocá-las em diagonal, mas você podedispô-las a seu gosto e de acordo com a limitação de altura do perfil dacantoneira. Quando encontrar a disposição que mais lhe agrada, faça asmarcações dos furos (3 em cada lanterna). Uma caneta para CD é o ideal paraessa marcação.

 Furos de acordo com a bitola dos rebites. Escolha orebite adequado para prender o suporte. Não pode ser pequeno demais e nem maiorque o furo do suporte. No meu caso, os rebites que tinha eram do comprimentoideal, mas finos demais para prender as bases. Então utilizei arroelas paraprendê-las com segurança. Segue o esquema de montagem dos rebites:


 Faça a ligação de cada lâmpada usando um fio para o positivoe o terra na própria barra. Lembre-se de que as 2 lanternas de freio usam omesmo sinal positivo. O mesmo também para as 2 lanternas e a luz da placa. Oterra é conectado na barra.
No chicote terão 5 fios:
  • 1 ligado no negativo (terra) do carro
  • 1 para luz de freio
  • 1 para seta direita
  • 1 para seta esquerda
  • 1 para lanternas e luz de placa

Caso seu engate já não tenha ainstalação elétrica (obrigatório por lei), sugiro levar a uma auto-elétricapara fazê-la, pois não é trivial.

Monte a tomada do chicote “casando”os pinos certos de cada sinal. Se o engate já tiver com a instalação elétricapronta, verifique se o sinal do terra está ligado em algum pino. Normalmente oinstalador não deixa conectado já que a carretinha faz o terra na própria bolado engate. Para o chicote eu usei um cabo de 2 pares + 1 fio solto e depoisencapei com a capa para fios. O ideal seria comprar o cabo já com 5 fios paranão precisar encapar. Monte o suporte e posicione a barra para medir o tamanhodo chicote. Deixe com um tamanho que possa passar por baixo da bike, não façana medida exata para ficar esticado.

Comentários:

Parafuse a placa usando porcasauto-travantes para evitar se soltar com a trepidação.

A lei, quando levada ao pé da letra, sempre complica pro nosso lado. A Resolução 349 diz que a segunda placa também deveria ser lacrada. Ainda não fui parado pela polícia para saber se com tanto zelo para andar na lei ela vai implicar com o "detalhe" da placa não lacrada. Se não quiser correr o risco, você pode pedir para relacrar a sua placa original com um arame com tamanho suficiente para prendê-la na barra. Mas imagina o trabalhão que daria isso...

Além do problemas com luzes e placa, a resolução também fala da largura da bike. Em breve criarei outro tutorial mostrando a melhor forma de carregar a bike no suporte e usando a barra. Em uma das fotos você pode ver como fica.

As lanternas da GF foram as que encontrei. É claro que devem existir outros modelos e marcas que podem dar um resultado até melhor. A GF mesmo tem outro modelo com acabamento arredondado que são bem bonitas.

Ainda não pensei em uma forma ideal para fixar a barra no suporte. Por enquanto estou prendendo com tiras elásticas. Mas não é nada prático. Preciso pensar em algo definitivo. Caso alguém tenha alguma sugestão, por favor compartilhe conosco.

Vou melhorar o acabamento da parte de trás com os fios, que está muito feia. Ainda mais que vocês podem notar que a cantoneira que usei não era nova, compre-a em um ferro velho a preço de sucata.

Fotos:

























Editado por BikerJF - 16 Mar 2012 as 00:51
Faça sua própria barra de luzes e placa para seu transbike de engate. Tutorial.
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Alex R9 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex R9 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2012 as 00:32
Muito bom, parabéns pela iniciativa!!Thumbs Up

Alex R9
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T.C. Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Abr 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2012 as 00:39
Muito bom o projeto e o resultado, parabéns. 
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Charlesxavier Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Fev 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2012 as 02:18
kara... excelente tutorial, vc podia fazer isso por encomenda heim.... ia ganhar uma nota.


apesar de usar a placa eu nao uso as luzes, sempre que vou pra uma trilha aqui perto de Goiânia passo pela barreira, ja fui parado uma vez, o cara olhou o engate, olhou até o extintor mas nao multou nem nada (por causa de obstrução das luzes), e olha que nesse dia e eu estava carregando 3 bikes no transbike de engate (ficou tão pesado que tive que tirar as rodas dianteiras para nao pegar no chão, esse dia foi tenso, 3 bikes no engate + uma no porta malas)

mas mesmo assim como ciclista consciente tento sempre andar com o máximo de segurança, inclusive muitos dos meus colegas nao usam nem mesmo a placa espelho, eu nao uso com as luses pq o transbike thule é muito caro pela "pequena" peça que é,

eis uma excelente soluçao
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
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the brave Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Abr 2004
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Parabéns, ficou muito bacana!!! 
William
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c4ldas Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Fev 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c4ldas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2012 as 04:28
Muito boa a idéia e a montagem!
Só acrescentaria uma tira de borracha na parte superior do ferro que fica em contato com o pneu, sei lá.
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BikerJF Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BikerJF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2012 as 13:19
Charles, se eu vivesse disso e fizesse por encomenda dava pra ganhar um dinheirinho mesmo!
Mas meu negócio é outro, isso aí é só de hobby.

c4ldas, a barra não fica em contato com o pneu.
Ela é presa na ponta do Thule. Deve dar uns 2 cm de distância para o pneu.

E obrigado a todos pelos elogios. Fico feliz em poder colaborar com o fórum que tanto me ajuda.

Abraços!
Faça sua própria barra de luzes e placa para seu transbike de engate. Tutorial.
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danilocd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilocd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2012 as 13:47
Ressuscitando o tópico...
Ficou muito boa mesmo tua barra de luzes...
Mas uma coisa que estou procurando, e não estou encontrando é uma loja que faça a placa...
Pesquisei no google, e não achei nenhum lugar em são paulo que faça...
Fui num despachante, e me pediram R$ 130,00 pela placa!
 
Alguem sabe onde consigo uma placa aqui em São Paulo?
 (e que não sejam os R$ 130,00 do despachante...)
 
Abraço!
Danilo

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*Caloi aluminum 2012
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BikerJF Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BikerJF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2012 as 15:54
As placas são feitas por representantes autorizados pelo Detran.
A minha refletiva custou R$ 50,00.

Procure saber onde fica um desses representantes. Normalmente eles gostam de ficar próximos aos locais onde se faz vistoria para o emplacamento de automóveis.
Faça sua própria barra de luzes e placa para seu transbike de engate. Tutorial.
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danilocd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Fev 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilocd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2012 as 16:23
Originalmente postado por BikerJF BikerJF escreveu:

As placas são feitas por representantes autorizados pelo Detran.
A minha refletiva custou R$ 50,00.

Procure saber onde fica um desses representantes. Normalmente eles gostam de ficar próximos aos locais onde se faz vistoria para o emplacamento de automóveis.
 
Vlw pela dica...
R$ 50,00 é um preço bom...
Vasculhei o google e nada de encontrar alguém em SP que faça as placas.
Nem no mercado livre achei...
Se alguém tiver alguma idéia de um representante autorizado aqui em sp que faça placas; me dá um toque!
Danilo

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Jose Jr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2012 as 18:29

Gostei tanto, que acabei fazendo uma copia.

Ta certo que não foi exatamente uma copia, mas serviu como inspiração.

 

Fiz um pequeno "up", no que se refere a fixação. Como queria que tudo ficasse instalado independente das bikes, elaborei um suporte para fixação direto no reboque. Ou seja, a minha versão se aplica somente em veiculos com reboque.

 

No entanto esse “up” elevou meu investimento em 150 “estalecas”, mas acho que valeu a pena.

 

Caso alguém se interesse, é só me mandar um e-mail, que também elaborei um projetinho e posso encaminhar.

 

Mas de qualquer forma deixo aqui meu reconhecimento pela ideia inicial.

 

Abraço a todos.

http://shack.us/photo/my-s/38/foto0443h.jpg/ - http://img38.imageshack.us/img38/1054/foto0443h.th.jpg

http://shack.us/photo/my-s/846/foto0447q.jpg/ - http://img846.imageshack.us/img846/8109/foto0447q.th.jpg

http://shack.us/photo/my-s/684/foto0445s.jpg/ - http://img684.imageshack.us/img684/8720/foto0445s.th.jpg

http://shack.us/photo/my-s/407/foto0449w.jpg/ - http://img407.imageshack.us/img407/6931/foto0449w.th.jpg

http://shack.us/photo/my-s/341/foto0448o.jpg/ - http://img341.imageshack.us/img341/9776/foto0448o.th.jpg

http://shack.us/photo/my-s/163/foto0446wh.jpg/ - http://img163.imageshack.us/img163/5547/foto0446wh.th.jpg

http://shack.us/photo/my-s/88/foto0444tp.jpg/ - http://img88.imageshack.us/img88/5963/foto0444tp.th.jpg


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Jose Jr Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2012 as 18:33
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[url=http://imageshack.us/photo/my-images/88/foto0444tp.jpg/][img=http://img88.imageshack.us/img88/5963/foto0444tp.th.jpg][/url]

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Jose Jr Ver Drop Down


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http://img846.imageshack.us/img846/8109/foto0447q.th.jpg[/URL]
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http://img163.imageshack.us/img163/5547/foto0446wh.th.jpg[/URL]
http://img88.imageshack.us/img88/5963/foto0444tp.th.jpg[/URL]


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Jose Jr Ver Drop Down


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http://img38.imageshack.us/img38/1054/foto0443h.th.jpg
http://img846.imageshack.us/img846/8109/foto0447q.th.jpg
http://img684.imageshack.us/img684/8720/foto0445s.th.jpg
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http://img341.imageshack.us/img341/9776/foto0448o.th.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/5547/foto0446wh.th.jpg
http://img88.imageshack.us/img88/5963/foto0444tp.th.jpg

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c4ldas Ver Drop Down
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Originalmente postado por Jose Jr Jose Jr escreveu:

http://img38.imageshack.us/img38/1054/foto0443h.th.jpg
http://img846.imageshack.us/img846/8109/foto0447q.th.jpg
http://img684.imageshack.us/img684/8720/foto0445s.th.jpg
http://img407.imageshack.us/img407/6931/foto0449w.th.jpg
http://img341.imageshack.us/img341/9776/foto0448o.th.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/5547/foto0446wh.th.jpg
http://img88.imageshack.us/img88/5963/foto0444tp.th.jpg

Quase conseguiu, só faltou colocar o endereço entre as tags [ img ]link_da_imagem[ /img ] (sem os espaços em branco. Também ao invés de postar logo, clica em "Prever" que aí você consegue visualizar se postou corretamente.

De qualquer forma, aí estão as imagens. Ficou bem legal esse suporte também! Thumbs Up










Editado por c4ldas - 26 Ago 2012 as 18:05
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BikerJF Ver Drop Down
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Muito bom José Jr.

Bom ver que minha ideia está evoluindo.
Mandou muito bem em colocar a dobradiça pra garantir que não vai quebrar quando bater no chão ou em lombadas.

O que tem na parte de baixo do braço, que está preso com 4 parafusos?

A única ressalva que faço, além de ter subido bem o custo, é que para mim não serviria porque meu suporte e a minha barra ficam sempre dentro do porta malas, moram lá, mesmo quando viajo sem a bike. O seu terá problema para deixar lá e colocar as malas por cima.

Abraço e parabéns pelo trabalho!
Faça sua própria barra de luzes e placa para seu transbike de engate. Tutorial.
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Jose Jr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2012 as 20:33
è verdade, no quesito armazenamento a minha versão não é das melhores. Mas aqui em casa dei um jeitinho.

Respondendo sua pergunta.
Na parte de baixo, coloquei uma chapa (vai dos parafusos da dobradiça até os 4 parafusos citados) também em alumínio para reforçar o ponto de apoio. Como não sei se o alumínio seria muito resistente, coloquei uma chapa adicional para garantir que com o tempo ele não fosse estragando por causa do esforço neste ponto.

A dobradiça foi necessária para garantir o apoio da peça e também para não correr o risco de perder ela pela rua.

Valew
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Cacolima Ver Drop Down
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Restrito

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Excelente idéia.
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ozzyybr Ver Drop Down


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Muito legal a ideia, isso que tava procurando.
Agora uma pergunta:
Como fica a questão do lacre da placa? É necessário? ou não tem problema andar sem.
Abraço.
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ozzyybr Ver Drop Down


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Muito legal a ideia, isso que tava procurando.
Agora uma pergunta:
Como fica a questão do lacre da placa? É necessário? ou não tem problema andar sem.
Abraço.
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Jose Jr Ver Drop Down


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Esta ainda é uma grande questão. Por lei, a placa deve ser lacrada na estrutura do carro e a bike não pode tampar as luzes. Este suporte soluciona o problema das luzes, no entanto ele não vai te eximir da culpa na placa. 

Nunca tive problema com este suporte, só que não passo por barrerias policiais com ele (só ando na cidade). 

O fato é, se ainda não gastou dinheiro com reboque e suporte (+- R$1000,00), é melhor comprar rack de teto.

O problema é que descobri isso só depois que já tinha instalado o reboque e o suporte estava lá em casa. Ainda insisti em fazer esse reboque pq esta de ferias e a cabeça tava vazia.
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ozzyybr Ver Drop Down


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BLZ
Fui no cara das placas la e ele falou que lacra a placa no transbike mesmo. Vai ter que ficar assim mesmo.
Então decidi fazer o mesmo esquema já comprei o material e vou fazer, quando fica pronto posto uma foto ai.

Pra min fica melhor usar o transbike mesmo, já que engate de reboque eu já tinha e o transbike também. se comprar o rack ai o orçamento vai la em cima.
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Jose Jr Ver Drop Down


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Ok, boa sorte ai, mas olha esta consideração.


Somente o DETRAN pode lacrar a placa no carro, e isto acontece em estruturas auto motoras (carros) ou rebocadas (carretinhas). Como o transbike é um acessório, é pouco provável que você consiga lacrar uma placa nele, pois o mesmo não é fixo (não pertence a estrutura do carro).

Mas como você disse que vai conseguir isso, confirma direitinho, antes de gastar seu dinheiro e depois ficar chateado. Caso consiga, poste as fotos aqui e nos ensine o cainho das pedras porque eu tenho interesse em fazer isso também.

abraço e boa sorte
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ozzyybr Ver Drop Down


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bom eu fui la de manhã e o cara da loja de placas já queria lacrar no próprio transbike, ai falei pra ele que ia fazer o parachoque.
Vo ver se consigo finalizar hoje a noite, ai vo la amanha e vejo se ele lacra mesmo.
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ALTBIKE Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALTBIKE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 17:02

Estou encontrando o mesmo problema, não consiga achar nenhum local onde consiga fazer a placa com um preço razoável em São Paulo.

Se alguem tiver alguma dica agradeço.
 
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BikerJF Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BikerJF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 20:36
A melhor solução é lacrar a placa normalmente no carro, mas deixar um arame comprido o suficiente para, toda vez que for viajar, tirar a placa do carro e colocá-la no suporte.

Aí sim não tem erro com os "homi"....
Mas dá um trabalhinho de tirar e colocar de volta.
Faça sua própria barra de luzes e placa para seu transbike de engate. Tutorial.
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ozzyybr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ozzyybr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2012 as 23:37
Ta pronto o suporte, gostei muito do resultado.
Amanha vou ver o lance da placa, ai posto fotos;
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ozzyybr Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Dez 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ozzyybr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 08:51
Fico pronto, o cara lacro no própria barra de luzes.

segue fotos:


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ozzyybr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ozzyybr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 09:17
a foto engana muito, parece maior e mais largo que o carro, mas na verdade e mais estreito, um pouco menor que a tampa traseira.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 09:44
Originalmente postado por ozzyybr ozzyybr escreveu:

Muito legal a ideia, isso que tava procurando.
Agora uma pergunta:
Como fica a questão do lacre da placa? É necessário? ou não tem problema andar sem.
Abraço.


pessoal,

essa coisa da "placa traseira ter que estar lacrada" envolve muita lenda.

vc só pode ser multado se a placa traseira (do carro) não estiver lacrada no pára-choques. a placa do transbike só serve pra garantir a identificação do carro, não precisa de estar lacrada - pois afinal, a placa tampada (traseira) tá lá, lacrada e quietinha...

conversei com o pessoal da PM daqui e a opinião unânime foi que não precisa nem de placa - basta um cartaz de papelão mesmo com a placa do carro. tenho usado assim sem problemas, há bem mais de um ano...

por outro lado, não tiro a razão de quem quer garantir o próprio sossego não...
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Jose Jr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 13:40
Pessoal,

vamos observar o que a legislação diz para não criarmos situações adversas ou que estimulem atitudes que podem causar perdas a outros colegas que compartilham do forum. 

Como este forum é nacional, caso em alguma região especifica do pais, as autoridades não cumprem ou por algum motivo não aplicam a legislação vigente, não podemos estimular a pratica inconsciente desses atos.

Enfim segue o que a legislação estalece:

Art. 4º Será obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na 
hipótese do transporte eventual de carga ou de bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira. 

§1°  A segunda placa de identificação será aposta em local visível, ao lado direito da traseira 
do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria, admitida a utilização de suportes adaptadores. 

§2° A segunda placa de identificação será lacrada na parte estrutural do veículo em que estiver 
instalada (pára-choque ou carroceria).

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf

Conforme postei anteriormente, eu utilizo este tipo de transbike mas sei do risco que estou correndo. Inclusive fiz um suporte para instalar as luzes e a placa, pois estava ocioso nas férias. 

Mas vamos apresentar informações solidas para não atrapalhar aqueles que estão em busca de infotmação.



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klhada Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 16:43
bom, eu qdo fui tentar fazer algo do tipo, liguei no Detran aqui de SP, e a mulher disse que eu nem ia conseguir fazer a placa. Aí ela mesma me recomendou fazer uma placa impressa em papel, colocar dentro de um plástico pra não molhar e prender no suporte.

Apesar de estar escrito na legislação, existem alguns "acordos informais" que os policiais aprendem. Por exemplo, bike em cima do carro também não pode (ou pelo menos não podia). Pela lei, o tamanho da bagagem no teto do veículo não poderia ser maior do que 40cms. Mas os policiais sabem que não é o caso, e que uma bike presa no suporte não se configura como "carga irregular". Aí deixam passar.

Pelo menos foi o que eu ouvi da funcionária. Se está correto, eu não sei. Agora só uso o rack de teto, e nunca tive problema. E meu carro é rebaixado pra cacete, então pode ter certeza que chama a atenção dos "ômi". LOL
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ozzyybr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ozzyybr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 16:55
Até pensei na de teto, mas no meu caso não rola, por ser conversível.
Liguei na PRF daqui e me passaram que deveria ter uma placa lacrada, mas nem sabiam dizer direito se era lacrada no carro ou no transbike. Falaram q o DETRAN coloca o lacre onde achar melhor.
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Jose Jr Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 08:50
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

bom, eu qdo fui tentar fazer algo do tipo, liguei no Detran aqui de SP, e a mulher disse que eu nem ia conseguir fazer a placa. Aí ela mesma me recomendou fazer uma placa impressa em papel, colocar dentro de um plástico pra não molhar e prender no suporte.

Apesar de estar escrito na legislação, existem alguns "acordos informais" que os policiais aprendem. Por exemplo, bike em cima do carro também não pode (ou pelo menos não podia). Pela lei, o tamanho da bagagem no teto do veículo não poderia ser maior do que 40cms. Mas os policiais sabem que não é o caso, e que uma bike presa no suporte não se configura como "carga irregular". Aí deixam passar.

Pelo menos foi o que eu ouvi da funcionária. Se está correto, eu não sei. Agora só uso o rack de teto, e nunca tive problema. E meu carro é rebaixado pra cacete, então pode ter certeza que chama a atenção dos "ômi". LOL


Pessoal, 

não vamos fazer iguais os policiais que não sabem nem a legislação que se aplica. Para exemplificar, o fato de transportatr bicicleta no teto não é um "acordo informal". segue o texto:

Art. 8º A bicicleta poderá ser transportada na parte posterior externa ou sobre o teto, 
desde que fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente ao veículo ou 
acoplado ao gancho de reboque. 

§ 1º O transporte de bicicletas na caçamba de caminhonetes deverá respeitar o 
disposto no Capítulo II desta Resolução. 

§ 2º Na hipótese da bicicleta ser transportada sobre o teto não se aplica a altura 
especificada no parágrafo 2º do Artigo 5°.

segue abaixo o link da resolução completa. Vamos fazer um esfrça de dar uma lida para entender o que a legislação dispõe.

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf
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Jose Jr Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Ago 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jose Jr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 08:55
Não vamos esquecer de uma coisa. Quando precisar recorrer a alguma coisa, o que vai ser levado em consideração é a legislação, e nenhuma conversa de esquina ou de telefone ser justificativa plausível.

Se vocês quiserem fazer um teste, liga pra PRF ou pra qualquer outra, faça os questionamentos e pergunte depois se é possível oficializar as informações por e-mail. Ninguém vai querer fazer isso, porque eles não estão falando do que sabem. O que vai acontecer quando pedir a oficialização  é o seguinte: vão consultar a legislação (vão ver o tanto de merda que falaram) e vão dizer pra você consultar também.

O fato é, não pense que o policial que te falou merda vai testemunhar a seu favor.
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MatheusBucsan Ver Drop Down
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Amigo, me ajuda ai.

A lanterna que vou comprar, tem a luz de freio (2 polos) e a seta (1 polo), mas eu tenho algumas duvidas :

1- na luz de freio, o positivo eu irei coloca no espaço devido da tomada, e o negativo? o que fazer?
2- a seta, como tem somente um polo, é so conectar na tomada no espaço devido?

http://1.bp.blogspot.com/_dxxPZ4hRRaA/SnxBycU5qhI/AAAAAAAAAAs/FCm40WY7lHY/s1600-h/engateparareboquepinageab7.jpg

Os dados da imagem de baixo estão certos?

ps.: BikerJF , voce me motivou a fazer, mas por falta de informação de como fazer os fios, me atrapalhei, tente fazer por foto, ou no paint, como é o sistema, para os proximos entenderem.

Grato
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BikerJF Ver Drop Down
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Matheus, na verdade não importa a posição dos fios nas tomadas. O que importa é que você faça a correta correspondência, tenha certeza de que os mesmos fios farão contato quando ligar a tomada.

O "negativo" é feito na lataria do carro. Você pode puxar o fio de qualquer ponto que consiga prender o cabo, preferencialmente onde possa prender com parafuso.

Sobre os polos, infelizmente não posso ajudar se não conheço a lanterna. A que eu coloquei, como você pode ver pelas fotos, são lâmpadas individuais, cada uma com 2 polos.

Mas pelo que você falou da sua, se tem freio + seta e apenas 3 fios, certamente um será para o negativo e os outros os positivos da seta e freio.

Quem não tem a mínima intimidade com a parte elétrica, o ideal é não se arriscar a fazer besteira no carro e acabar causando algum dano. Converse com um eletricista para pegar alguma dica de como ligar sua lanterna.
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MatheusBucsan Ver Drop Down
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em algumas imagens que eu vi, o negativo pode ser o fio terra. é isto mesmo ? se for, eu ja entendi tudo
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MatheusBucsan Ver Drop Down
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opa, escrevi errado e nao consegui corrigir. O neutro é o negativo, correto ?
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BikerJF Ver Drop Down
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Exato. 
O que chamam de neutro, na verdade é o polo negativo na bateria.

Esse polo é ligado direto na carroceria do carro. Então todo ponto metálico ligado ao chassi do carro é, consequentemente, ligado ao polo negativo da bateria.
Faça sua própria barra de luzes e placa para seu transbike de engate. Tutorial.
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