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upgrade de bike (Caloi) / novo no cicloturismo

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Bart Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Mar 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: upgrade de bike (Caloi) / novo no cicloturismo
    Postado: 05 Mar 2012 as 17:59

Salve!!!

Espero que esteja postanto no lugar certo, se não, pode mover o tópico e chamar atenção moderador.... Wink

Uma breve introdução:

Sou carioca, mas atualmente moro em Macaé (interior do RJ).

Sou motociclista e já viajei e viajo bastante de moto, já tendo percorrido alguns estados brasileiros e países da América do sul de moto.

Na última viagem de moto que fiz, ao Atacama, vi muitos ciclistas e isso me instigou.

Quando era mais novo, lá pelos 18 anos (hoje tenho 36) eu andava diariamente de bike. Com o tempo passando fui deixando esse bom hábito de lado, mas sempre gostei.

Agora resolvi voltar, mas de outro jeito. Não quero só andar de bicicleta. Como bom mototurista, agora tb quero me tornar um cicloturista.

Ainda estou me inteirando sobre o assunto e percebi que as opções são inúmeras, um mundo totalmente novo pra mim. Por isso conto com a ajuda de vocês.

Então pra começar é o seguinte:

Tenho uma Caloi Aluminum, comprada lá por volta de 1995 e tenho uma Caloi 100 comprada por volta de 2005.

Segundo testes iniciais o quadro pra mim teria que ser 17’. Mas vou fazer uma medição mais apurada e completa.

 Então o que eu gostaria e a ajuda que preciso:

1. Não quero desperdiçar dinheiro.

2. Queria fazer um upgrade em uma das duas bikes, mas não sei por qual optar.

3. Queria um upgrade legal na bike, que tornasse ela descente para inicio do cicloturismo, ainda que só aproveitasse o quadro.

4. A idéia seria um upgrade legal para que não custasse o olho da cara, mas que não usasse nada ruim, que pudesse servir para fazer pequenas viagens e depois, com o tempo, tomando gosto pela coisa, montar uma mais top, deixando a antiga para uso diário.

Quero ir fazendo o up aos poucos, na medida em que vou entrando em forma, pois hoje estou sedentário.

Então minha idéia é andar com a bike todos os dias e tb usar elas em pequenas viagens de 300 a 500km.

A primeira meta é entrar em forma para no inicio do próximo ano percorrer a estrada real.

Então, será que podem me ajudar? Inclusive com dicas de onde comprar online, pois como estou no interior as coisas são mais difíceis então prefiro comprar online.

Grande Abraço, Bart.

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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 18:12
Seria legal saber o quanto você está disposto a investir na bike. As calois aluminium dessa época já vêm com peças ok, às vezes é só uma questão de limpar e regular tudo. 

O único problema é a questão do bagageiro, pois você precisa colocar a sua bagagem em um bagageiro na bike, nada nas suas costas. O problema é que nenhuma das duas calois oferece suportes para bagageiro. Você teria que recorrer à braçadeiras de metal ou então colocar um daqueles bagageiros de aço que vão no eixo traseiro. O problema é que se o pneu da frente fura, você vai ter um belo pepino pela frente, fora que o eixo não é feito para aguentar muito peso e pode acabar entortando.


Talvez seja melhor pegar um quadro simples, mas com suportes para bagageiro, como a canadian x-terra ou gios rally usa e montar uma bike com tourney ou altus, simples, mas que vai te evitar muitos problemas de se reaproveitar peças antigas.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 18:31
Sobre o lance de instalar o bagageiro com abraçadeiras de metal (ou seja, sem colocar o bagageiro no eixo traseiro e quem sabe, nem na abraçadeira do canote do selim), um dos tópicos de referência é do Ricardo:

http://www.pedal.com.br/forum/bagageiro-homemade_topic32083.html

É tb uma Caloi Aluminum, mas das "modernas".

No mais, seja bem-vindo, BartBeer.

Vc pode pesquisar muitas coisas aqui no fórum usando a busca do google (pois é melhor q a busca do fórum), só acrescentar site:pedal.com.br/forum ao lado da palavra-chave, ou só escrever pedal.com.br ao lado, acho.

Se precisar comprar grupos completos pela net, tlvz o melhor preço no Brasil vc encontre na bikeadventure de ponta grossa:

http://www.bikeadventurepg.com.br/

Acessórios de cicloturismo e de bikes urbanas vc encontra:

http://www.ciclourbano.com.br/
http://www.jamurbikes.com.br/

Ou várias outras, e tb um ou outro vendedor do mercado livre.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 22:05
Se tiver como tirar uma foto de cada bike em alta resolução e postar o link aqui pra gente poder ver exatamente o que suas bikes tem e o que eventualmente precisariam, é melhor.

Valeu
Marcelo Faraway
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CARPE DIEM!
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h.pinheiro Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar h.pinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 00:26
Bart esse quadro Caloi 100 é muito bom, dá prá adaptar bagageiro nele muito bem, trazeiro e dianteiro, quanto aos demais componentes eu uso um grupo Alívio, mesa UNo guidon TRUVATIVE, detalhe manetes e freios não integrados, e freios com sapatas de refil. O user rdias, tambem usa um quadro caloi 100, não sei se com esta configuração, e viaja bastante Tem mais cassete 11-34 e coroa 48 dentes, lembre que isto é pessoal. Espero ter ajudado, no mais seja muito bem vindo ao forum. 
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Bart Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Mar 2012
R.Ostras /RJ
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2012 as 01:14

Salve galera, obrigado pela receptividade.

Diariamente estou lendo sobre bikes e cicloturismo e tenho aprendido bastante.

Poneis, é verdade, eu não disse quanto estaria disposto a gastar. Então o que pode parecer caro pra um pode ser barato pra outros e vice-versa.  Estava pensando em gastar até uns 1000,00 (preferencialmente menos) para fazer um upgrade na bike.

Nino, eu vi o bagageiro e achei bem legal, talvez seja uma solução pra mim tb. Estou lendo os tópicos e tem ajudado bastante. Vou comprar um grupo sim, só não sei se Alivio ou Acera. Afinal, qual a efetiva diferença entre eles? Tenho uma dúvida: o meu quadro aceitaria um grupo de 27 velocidades (ou 30 ou menos)? E se eu optar pelo alívio, melhor seria com V-brake ou disco? Porque?

Wolverine, depois eu posto uma foto das bikes. É que a caloi 100 tá meio “abandonada”, então precisa de uma lavada e verificação do estado geral. Já a Aluminum está na casa da minha mãe e vou buscá-la no sábado. Aí tiro e posto fotos.

Pinheiro, valeu as dicas. Vou dar uma olhada nessas peças.

E vamos que vamos... estou louco pra começar a pedalar. Pegando a Aluminum já começo, pq a caloi 100 está com os pneus péssimos (rachados) e furado tb, a aluminum pelo menos está em estado de uso... rsrs.

Abs, Bart

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Bart Ver Drop Down
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R.Ostras /RJ
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 15:55
Salve gente boa!

AJUDA AÍ GALERA.... quase ninguém postou/respondeu...

Sinceramente não sei qual das bikes usar, se a aluminum ou a caloi 100

pelo que medi, a caloi 100 tem o quadro 18' e a aluminum 19'

minhas medidas ficaram em: cavalo 85cm; tronco 62cm; braço 59cm (http://www.nograu.com.br)

A idéia é aproveitar somente os quadros. elas estão muitos anos paradas, pelos menos uns 3 anos, então não dá pra aproveitar muita coisa, ainda mais considerando que estou perto da praia, o que fez enferrujar muita coisa...

Então eu quero:

Uma bike para uso diário como exercicio aeróbico (andar de 10 a 15km dia).
Uma bike para cicloturismo, para viagens de 50 a 500km.

Da pra ter as duas coisas na mesma bike ou monto uma para o ciclo turismo e outra com itens mais baratos para uso diário?

mesmo assim imagino que isso não exija nenhum item de alta performance e precisão, mas preciso de algo bom e confiável.

Pra começar: qual dos 2 quadros eu uso?

depois: Estou na dúvida de coloco um kit (grupo) alívio ou acera (ambos de 27v)... sei que o alívio é melhor, mas faria diferença significativa pra mim?

E suspensão? queria uma que fosse, boa, com qualidade e confiável, mas que não passasse de 300,00.

fora isso, com base nessas medidas, tenho todas as dúvidas e quanto mais leio, mais duvidas tenho... caixa de direção, guidão, mesa... ajuda aí galera!!!!!

foto das bikes:





Abs, Bart
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Oliva Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 18:01
particularmente eu iria na vermelha (alum).
não manjo muito, mas achoq que esse quadro da caloi não deve sustentar muito peso. Uma cicloviagem de 200km já deve precisar de um peso considerável.
O problema maior é o conforto. A bike precisa ser a mais adequada a você possível.

Quanto a relação, já vi aqui no pedal alguém recomendar acera 8v por ser mais parrudo, mais barato e a corrente mais forte. Aí coloca-se uma catraca mega-range pra compensar a marcha leve.
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Shiva Ver Drop Down
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Eu colocaria um grupo alívio de 27v e v-brack. 

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blanktbcampbell Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Mar 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar blanktbcampbell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2012 as 02:39
O problema maior é o conforto. A bike precisa ser a mais adequada a você possível.
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lamas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2012 as 13:12
Eu gosto da ergonomia "confort" da Caloi 100. Apenas acho que podem ser revistos para o que vc precisa o canote (trocado por um rígido mais leve), câmbio e pneus.

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rodolfomaia Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfomaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2012 as 14:12
Fala, bart!

Quando quiser dar uns 'treinos' pros pedais mais longos, vamos combinar. Também moro em Macaé, e meu objetivo é idêntico ao seu (menos a Estrada Real...). Penso em começar a chegar nas redondezas primeiro - Frade, Sana, Madalena, Trajano... nenhum desses lugares dista mais do que 60, 80 km, dá pra chegar em um dia inteiro de pedal, passeando na boa.

Fica o convite. Se animar, entre em contato.

Abração,
Rodolfo
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carlos.e Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2012 as 15:27
Bart, estou começando a me interessar muito por cicloturismo. Então, comecei pelo começo: pesquisando. E vi que tudo depende do tipo de cicloturismo que pretende fazer. Não adianta achar que dá para usar uma bike com aro 700, em geral, pois dependendo do lugar que estiver, só vai achar pneu e câmara pra aro 26. Isso é uma conclusão que já cheguei, pelo menos quando se fala de pedalar no Brasil. A bike tem que ser confortável, como disseram. E principalmente, resistente. Resistência quase sempre é sinônimo de peças mais caras. No caso, se quiser ir de Acera, tudo bem, mas tente pelo menos colocar um câmbio traseiro Alivio. E não economize nos cubos, rodas e freios, ainda que sejam v-brakes. Outros pontos onde não pode economizar são selim e pneus. Agora, mesa, guidão, canote, etc, não precisa ser carbono, mas evite os GTS da vida.
Outra coisa, essa bike vermelha é mais bem construída do que a Caloi 100. Só que nem ela ou a outra têm lugar para fixar bagageiro, o que é um enorme problema. Isso porque os melhores bagageiros não são aqueles que se fixam junto com a blocagem da roda ou do selim. Mas eles existem. Se essa for a opção, saiba que terá que manerar com o peso, ou colocar um bagageiro daqueles que prendo no guidão para distribuir as coisas.
Pedalar é preciso...
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2012 as 16:49
A Caloi 100 é mais negócio, no seu caso. 
Ela vai ter uma geometria mais adequada, sendo mais baixa, com chainstay mais longo e ângulo de direção mais inclinado, deixando ela mais estável e confortável se comparada à sua Caloi Aluminum vermelha. A vermelha inclusive tem um quadro tão grande pra você, que o canote do selim foi montado ao contrário (com o "carrinho" virado pra frente) na tentativa de amenizar o comprimento excessivo do top tube.

Outra coisa: nenhuma das duas tem furação para bagageiro, mas a Caloi 100 possui uma fresta nas gancheiras aonde é bem fácil colocar um parafuso e porca e criar esse ponto de fixação na parte de baixo (na parte de cima a fixação seria na abraçadeira do selim), inclusive isso deixaria a roda livre para poder ser removida caso preciso. Você poderia usar então um bagageiro Isapa, que é baratinho - mas ainda assim precisaria fazer uma modificação nele para que os alforges não entrassem na roda. Há alguns tópicos aqui no fórum explicando como fazer isso, além do blog do Waldson, então não vai ter muito mistério.

Quanto ao estado dela, que você disse estar pior do que a vermelha, isso não chega a ser problema uma vez que pode trocar as peças entre elas para poder aproveitar.
O que eu faria em termos de upgrades na Caloi 100:
- colocaria um grupo Acera 27v, se possível com câmbio traseiro Alivio e pedivela Deore integrado
- trocaria os aros (que originalmente são fracos)
- trocaria os dois pneus por semi-slicks 1.5 (bons pra asfalto e encaram barro se preciso)
- colocaria um guidão mais baixo (ou mesa mais baixa, pois a frente está muito alta)
- colocaria bar ends anatômicos emborrachados (para dar opções diferentes de pegada)
- trocaria o banco (que não é adequado para viagens longas)

Lembrando que você não precisa trocar tudo da noite pro dia (apesar que isso seria ótimo). Dá pra ir fazendo os upgrades aos poucos, conforme o bolso permitir e seu preparo for melhorando, inclusive isso pode funcionar como fator motivador (começar a treinar com a bike apenas razoável e aos poucos ir tornando-a boa, o que vai ajudar a notar a melhora no desempenho à medida que for ganhando condicionamento físico). Só não vale desanimar logo de cara, é preciso ter em mente que a cada semana de treino e a cada upgrade feito as coisas vão ir melhorando cada vez mais, vão deixando de ser sofridas como sempre são no começo e se tornando prazeirosas... então é preciso determinação e perseverança para não desanimar.
Vale a citação: "o ser humano só evolui quando deixa sua zona de conforto". (e isso vale para todos os aspectos da vida)

Quanto a suspensão, deixaria sem... pois com 300 reais não dá pra comprar uma que compense. Deixaria com garfo rígido mesmo, os pneus 1.5 já iam garantir uma certa absorção dos impactos, e colocaria uma manopla ergonômica para ajudar a amenizar possíveis problemas na palma da mão ou pulsos. Já daria para encarar estradão de terra sem maiores complicações.

O canote do selim original dela (com amortecimento) eu desconheço quanto a eficiência, mas se achar que ele realmente proporciona uma ajuda efetiva, deixa esse mesmo. Do contrário (principalmente se ele tiver folgas), troque-o por um comum: vai ser menos peso e menos chance de problemas.

E na minha opinião, essa bike seria boa pra viagens e pro dia-a-dia. Não precisaria duas, poderia vender a Alumínio vermelha (cujo quadro é grande pra você) e usar a grana para investir em upgrade na Caloi 100.

Valeu
Marcelo Faraway
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Bart Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Mar 2012
R.Ostras /RJ
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2012 as 14:14
Valeu galera... to seguindo...

Rodolfo, fechado, podemos combinar. também tenho interesse em começar assim e ir primeiro nesses pontos que citou. vou lhe passar meu msn por mp, assim poderemos combinar.

Wolverine, nas medidas que fiz, o quadro ideal para mim seria de 18.48".
Medi as duas bikes e:
a caloi 100 tem 18"
a aluminum tem 19.5"

De fato parece que a caloi 100 seria mais adequada. embora eu tenha andado com frequência com a aluminum, que é a que está em condições de uso...

Comprei um grupo Shimano Alivio 2012 de 27v

Montei rodas com aro Alex Rims modelo ace 18 (32 furos)
Pretendo colocar pneus Kenda Kwest 1.5 (boa pedida?)
Atualmente estou usando um pirelli daytona 2.0, já que tive que comprar um pneu para poder começar a andar.

Talvez no futuro, daqui um ano ou mais um pouco eu posso pensar em trocar o quadro, aproveitando as mesmas peças... isso é possível, certo?

aquelas manoplas com bar ends integrados são boas? valem a pena?

Na verdade a intenção é ficar com as duas bikes, sendo que uma delas, agora no caso a aluminum, vou montar com as peças que "sobrarem" e uma coisa ou outra nova para deixar disponível em casa para um parente, amigo ou outro que venha aqui e queira dar um rolé pelas proximidades.
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Bart Ver Drop Down
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Complementando, o Grupo Alivio foi com V-Brak
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vynnycyhus Ver Drop Down
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eu ficaria com a aluminum, e como você quer gastar 1000 reais eu indico colocar um grupo alivio, desse kit aqui com vbreak http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233771661-grupo-shimano-alivio-36-furos-novo-completo-_JM

obs: nao conheço o vendedor, foi o mais barato que encontrei e aceita mercado pago.

e também trocar as rodas completas, com pneus aros, tudo. como no kit ja vai os cubos, vc vai gastar mais uns 200 -250 nas duas, coloque os aros vzan extreme para vbreak. pneus vc pode colocar os semi-slick que indicaram.

pronto, com isso ai você terá uma bike pra rodar bastante, e gastando menos, o que sobrar dos mil, você pode investir no seu conforto, tipo, um selim melhor, manoplas melhores, uma mesa que lhe dê uma posição mais confortavel, mais isso vai de pessoa pra pessoa. conheço gente que adora a posição da mesa das caloi aluminum juntamente com a posição e inclinação do guidão.

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vynnycyhus Ver Drop Down
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ah, vi agora que ja comprou o alivio, mandou bem. os pneus podem ser esses kenda ai mesmo, são bons duram bastante, não esqueça de colocar o selante ou fita antifuro, pra quem viaja é imprescindivel.

e você pode sim tirar depois os componentes e colocar em outro quadro, sem problema. o maximo que você pode não aproveitar é o movimento central, pois existem diversas larguras para o mesmo. mais ele é barato, em torno de 35 reais um shimano, do que vem no seu grupo.
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Bart Ver Drop Down
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salve rapaziada! blz?

Seguinte, coloquei o alivio.
resolvi não colocar suspensão por enquanto, uma vez que todos são unanimes em dizer que susp. de menos de 300 não presta... então isso vai ficar para o futuro.
então comprei um adaptador e coloquei uma mesa de 80mm TanzX (será que é comprida demais?), não sei se é boa, mas não me pareceu ruim. coloquei um guidão GTS, embora todos falem mal da marca, não achei tão ruim e é um bom custo x beneficio, estou certo? lembrando que não terei nenhum ciclismo performático.
é sempre pra rodar tranquilo, no asfalto e terra batida ou, quando muito, em trilha bem leve...
Falta colocar as manoplas que comprei, uma calypso anatomica...
Amanha vou comprar 2 pneus kenda kwest 1.5 (na foto estão com pirelli daytona 2.0)

uma dúvida, quando fui colocar a corrente ela ficou aparentemente frouxa... o que fazer? isso aconteceu quando estava na menor coroa e menor pião... normal? precisa tirar algum elo?

falta comprar um selim legal, alguém recomenda algum?

Embora eu não vá comprar agora, alguém pode me recomendar uma suspensão que seja um bom custo x beneficio, lembrando que não tenho intenção de pilotagem performática. só quero algo que cumpra seu papel, não quebre e seja durável.

é isso. estou no caminho certo?

fotos da bike:





abs, Bart


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AGO Ver Drop Down
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Bart, eu jurava que tinha respondido esse tópico, mas acho que a mensagem sumiu.
 
Recentemente comprei uma Caloi Supra e estou tentando fazer algumas modificações, mas meu conhecimento sobre bike é bem básico.
 
Gostaria de saber que diferenças você sentiu nessas modificações que fez na sua e se possível qual delas mais deu resultado em resposta da bike.
 
Abraços,
AGO
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Bart Ver Drop Down
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AGO, sinceramente ainda não sei qual a diferença, pq ainda não pude andar na bike, pq estou sem freios (sem os cabos e conduites) e sem pedal.
Ainda não coloquei a corrente, nem regulei o cambio.
Mas vou resolver isso essa semana.
Amanhã mesmo vou comprar o que está faltando e no fim de semana poderei dizer algo sobre.
abs, Bart
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

...coloquei uma mesa de 80mm TanzX (será que é comprida demais?), não sei se é boa, mas não me pareceu ruim.
Uma mesa de 80mm a princípio é até uma mesa curta, mas para saber o tamanho certo é o bikefit que vai dar o veredito. Tranz-X é uma marca boa, creio que não vai ter dor de cabeça nessa parte.

Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

...coloquei um guidão GTS, embora todos falem mal da marca, não achei tão ruim e é um bom custo x beneficio, estou certo? lembrando que não terei nenhum ciclismo performático.
é sempre pra rodar tranquilo, no asfalto e terra batida ou, quando muito, em trilha bem leve...
O tempo vai te responder se foi um bom custo x benefício...

Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

Falta colocar as manoplas que comprei, uma calypso anatomica...
Amanha vou comprar 2 pneus kenda kwest 1.5 (na foto estão com pirelli daytona 2.0)
Show essas escolhas!
Manoplas confortáveis e pneus que desempenham bem o papel deles.

Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

 uma dúvida, quando fui colocar a corrente ela ficou aparentemente frouxa... o que fazer? isso aconteceu quando estava na menor coroa e menor pião... normal? precisa tirar algum elo?
Bom, antes de mais nada é preciso dizer que essa marcha não se usa para pedalar em hipótese alguma (coroa menor e catraca menor). Só use ela quando for deixar a bike parada em casa, pois assim ela vai poupar as molas dos câmbios.
Quanto ao tamanho da corrente, normalmente ela vem maior que o normal, mas se é somente nessa marcha que ela fica bamba (se por exemplo, de coroa pequena e segunda menor catraca ela já fica esticada), então não precisa diminuir a corrente. 

Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

falta comprar um selim legal, alguém recomenda algum?
Eu recomendo os WTB (Speed V, Rocket V, Pure V), mas eles não são tão baratos... uma alternativa barata é o Velo Plush (ou ainda, o Calypso Gel).

Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

 Embora eu não vá comprar agora, alguém pode me recomendar uma suspensão que seja um bom custo x beneficio, lembrando que não tenho intenção de pilotagem performática. só quero algo que cumpra seu papel, não quebre e seja durável.
RST F1rst.

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 17 Abr 2012 as 04:33
Marcelo Faraway
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CARPE DIEM!
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AGO Ver Drop Down
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Aproveitando a carona, você tem ciclocomputador?
Caso não tenha, pretende?
 
Alguma sugestão de marca, modelo?
 
Abraços,
AGO
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Bart Ver Drop Down
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Valeu Wolverine... obrigado pela resposta.
Agora essa suspensão é a RST F1rst air? po... mais de 1.000,00 tá certo? carinha heim... 
O selim por enquanto vou de velo plush mesmo, com o tempo vou vendo no que dá.

Ago, eu tenho um ciclocomputador, nem sei qual a marca e modelo, mas já tinha na bike... e como está funcionando, marca hora, vel. media e max. tem odomentro total e parcial e cronometro... vou usar ele mesmo.
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vynnycyhus Ver Drop Down
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amigo, fica mais facil da galera ajudar na suspensão se você disser até quanto pretende gastar nela.
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Vynny, o preço é relativo.
Pois sei que o barato pode sair caro com o tempo.
Mas como não pretendo exigir nada muito intenso do equipamento, apenas passeios e cicloturismo, queria uma suspensão que atendesse isso, que fosse durável e não quebrasse... 
Sei que haverá desgaste normal pelo uso, mas ficar dando defeito, folgas etc é o que não quero.
Tenho certeza que com uma suspensão top eu não terei problemas e ela irá durar muitos anos, mas tb tenho certeza que será desnecessária, pois não tirarei dela o potencial para o qual foi projetada.
Imagino que uns 500,00 talvez esteja de bom tamanho para o meu uso. estou certo?
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vynnycyhus Ver Drop Down
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Se você tem as manhas de comprar no ebay da pra conseguir uma rock shox xc28 com esse valor, se for comprar por aqui, dê uma olhada na rst omega com trava no guidão.
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Originalmente postado por Bart Bart escreveu:

Valeu Wolverine... obrigado pela resposta.
Agora essa suspensão é a RST F1rst air? po... mais de 1.000,00 tá certo? carinha heim... 
O selim por enquanto vou de velo plush mesmo, com o tempo vou vendo no que dá.

Ago, eu tenho um ciclocomputador, nem sei qual a marca e modelo, mas já tinha na bike... e como está funcionando, marca hora, vel. media e max. tem odomentro total e parcial e cronometro... vou usar ele mesmo.
Valeu pela ajuda, estou buscando maiores informações sobre bikes, andes de sair gastando dinheiro né.

Abraços,
AGO
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AGO, tb fiz e estou fazendo isso. embora meu conhecimento ainda seja extremamente superficial tem coisas que acho que não tem erro... principalmente se a intenção não for profissional ou performática.

Um grupo Shimano, por exemplo, acho que não tem erro. o problema é só escolher qual, baseado para que vc vai usar e quanto pode pagar. 
Eu ia comprar um Acera, mas acabei optando pelo Alivio pq quando fui comprar a diferença entre os dois era de 60,00.

já outras coisas acho que só na prática e experimentando mesmo para saber... como no caso do selim... isso acaba sendo muito pessoal.

Mas certamente sempre vamos acabar comprando coisas que depois vamos substituir... seja pq não era boa ou simplesmente pq não gostamos ou não nos adaptamos... mas é isso aí... 

Só não dá mesmo é pra "rasgar" dinheiro...

abs, Bart
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Salve galera... blz?

O tópico foi muito visualizado, mas poucos responderam ou deixaram suas dicas. mesmo assim tá valendo!
Estou passando para mostrar como ficou a bike. optei mesmo pela Caloi 100.
Coloquei um grupo Alivio completo com v-brake
Aros AlexRims Ace18 com raiação inox
o canote eu aproveitei o da aluminum, pedais venzo de aluminio, guidão GTS, mesa tranzX e um adaptador ahead. farol chines e lanterna traseira cateye... ciclo computador que já tinha... selim velo plush... pneu acabei colocando um hibrido, slick no meio e com cravos nas laterais, 1.95 marca Kenda. botei um fita anti furo dentro.
coloquei tb um bagageiro de canote que, supostamente, aguenta 10kg.

acho que é isso.

comprei um guidão butterfly truvativ no ebay ... esperando chegar.

vou furar o quadro para colocar um bagageiro decente no futuro.

no futuro pretendo colocar uma suspensão de 80mm e um pedal clip com plataforma...

agora é continuar os treinos para adquirir preparo fisico para as primeiras aventuras.

então, o que acharam da bike? criticas e sugestões são bem vindas.

abs, Bart

fotos:








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rodolfomaia Ver Drop Down
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Bart, eu e mais dois amigos acampamos no último final de semana na Bicuda Pequena... acho que é o tipo de programa que você gostaria. Sua bike já tá pronta? Estamos pretendendo ir até lá ou a Madalena no feriado de Corpus Christi. O que acha? 

Você também pode nos achar no Facebook: grupo Pedal Macaé. Encontre-nos e participe, por lá podemos trocar mais ideias e combinar pedais.

Abração
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vynnycyhus Ver Drop Down
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está gostando dos pneus mistos? e esses bar end qual modelo?
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Bart Ver Drop Down
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Rodolfo, já add no face.

Vynny, coloquei o pneu hoje pela manhã e não deu tempo de pedalar com ele. Amanhã andarei. Mesmo assim acho que minhas impressões não deverão ser relevantes. meu conhecimento é tão superficial que não vou saber identificar diferenças, prós e contras.... mas com o tempo e experimentando outros, aí sim...
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vynnycyhus Ver Drop Down
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mas apesar de sempre recomendarem ele aqui, vejo pouca gente usando o mesmo, falaram que não é tão bom nas curvas, mas quero saber um pouco mais sobre o conforto com o uso dele. teste ai e me passe o que você achou por favor. abraços
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Bart Ver Drop Down
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blz... amanha vou andar e posto o que achei. a proposito, o bar end é um tranz-x, não lembro qual o modelo. estava procurando um e gostei desse na loja. mas olhei na net e é fácil encontrar dele.
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Bruno Trevisan Ver Drop Down
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Amigo, parabens pela bike, ficou showww!!
 
abs
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KiingCat Ver Drop Down


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Ei Bart, aonde vc comprou esse kit Alivio 2012? Quanto foi? Estou precisando de um desses.
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rodolfomaia Ver Drop Down
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Bart, essa tua bike tá um avião!

Esse grupo Alivio... muito bom. Os pneus, show de bola, nunca vi deles. 

Acho que faltam uns espaçadores na espiga, pra dar sustentação a mesa. E os pedais, uma hora você vai experimentar os clipes e não vai abandonar mais...

Também fiquei curioso pra saber como você vai furar o quadro pra fixar o bagageiro.

Vai postando as suas impressões, a galera tá curtindo muito.

Eu quero ver essa bike de perto! Vamos marcar um pedal.

Abração
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Esse pneu semi-slick é muito bom... tem bastante borracha no centro (difícil de furar) e os cravos nas laterais são no tamanho ideal, nem grandes nem pequenos. Não dão problema nenhum em curvas, apenas cedem um pouco por conta dos cravos, mas nada que comprometa. E na terra eles mostram o valor, principalmente quando tá meio fofa e o pneu chega a encostar os cravos no chão.

O único defeito que eu apontaria nesse pneu é o peso: quase 1Kg. Mas... dos males, o menor.

Valeu
Marcelo Faraway
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rafilas Ver Drop Down
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Já li por aí que furar o quadro não é uma boa ideia, estou certo? Já pensei em fazer o mesmo na minha Caloi Supra, mas desisti após pesquisar.
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