Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mais um acidente fatal na Paulista
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mais um acidente fatal na Paulista

 Responder Página  <1 7891011>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 13:58
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 14:01
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Em São Paulo, o equivalente seria fazer pedágio no chamado CENTRO EXPANDIDO, onde hoje vigora o rodízio. 


Poderia ser antes de 2010 quando a area era maior mas do jeito que ficou é bem menor que o centro expandido. A taxa em londres é de 9 Libras por dia e existe 90% de desconto para quem residir proximo a area.

(Mesmo mapa que o seu mais detalhado)

http://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/cc-zone-showing-removal-4Jan2011-map.pdf

E depois tem a questão do transporte publico, limitar o carro vai melhorar o transito mas não melhora o transporte das pessoas esse é o problema que ninguem quer ver e Londres não tem esse problema. Quem em SP ia querer carro com uma estação em cada esquina?


Voltar ao Topo
waldsoncostaa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2011
Aracaju
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar waldsoncostaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 14:33
Olha ai galera o video da Bicicletada Nacional/ Aracaju
No mesmo dia tb tivemos um ciclista vitima do transito
http://www.youtube.com/watch?v=jS_zd8QEImM
Waldson Costa
Pedalar para viver.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 14:53
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Em São Paulo, o equivalente seria fazer pedágio no chamado CENTRO EXPANDIDO, onde hoje vigora o rodízio. 


Poderia ser antes de 2010 quando a area era maior mas do jeito que ficou é bem menor que o centro expandido. A taxa em londres é de 9 Libras por dia e existe 90% de desconto para quem residir proximo a area.

(Mesmo mapa que o seu mais detalhado)

http://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/cc-zone-showing-removal-4Jan2011-map.pdf

E depois tem a questão do transporte publico, limitar o carro vai melhorar o transito mas não melhora o transporte das pessoas esse é o problema que ninguem quer ver e Londres não tem esse problema. Quem em SP ia querer carro com uma estação em cada esquina?




Por incrível que parece eles cogitaram a hipótese de que o transporte público londrino não iria ser suficiente, li isso em uma reportagem da BBC na época da implantação do pedágio. Ah, mas o de São Paulo vai dar conta, hehehe. Hoje no Fantástico vai aparecer um cara que teve a idéia mirabolante de colocar vários microonibus para transportar essa população na área pedagiada. Vai dar certo sim, em uma cidade que a população paga até R$5,00 no litro da gasolina e que já lota um ônibus bi articulado, o microonibus é a solução.
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2012 as 15:44
O inimigo é o carro não a falta de transporte LOL
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 01:49
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 02:47
Boa matéria do Fantástico, segue na mesma ótica (e com os mesmos dados) que postei aqui.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 03:25
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Boa matéria do Fantástico, segue na mesma ótica (e com os mesmos dados) que postei aqui.

não gostei. toda a parte gravada acerca dos abusos dos motoristas na paulista, foi editada e não foi ao ar. não mostra nenhuma fechada de taxista, por exemplo, que têm o costume de fechar até ônibus na paulista pra pegar passageiros.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 03:26
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Boa matéria do Fantástico, segue na mesma ótica (e com os mesmos dados) que postei aqui.

não gostei. toda a parte gravada acerca dos abusos dos motoristas na paulista, foi editada e não foi ao ar. não mostra nenhuma fechada de taxista, por exemplo, que têm o costume de fechar até ônibus na paulista pra pegar passageiros.

outro erro. pelo 211, veículo não motorizado pode passar fila de veículos parados. assim, em sinais fechados, conforme mostrado, não há erro do ciclista em andar no corredor.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 10:42
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=transito%20na%20india&source=web&cd=1&ved=0CDEQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D-heUqVB2vMM&ei=nNFdT4e4AsalgweZ6oGiCw&usg=AFQjCNFyuIvB2MxHjmpRl4ZFKHS11WARug

 O grande problema do Basil são os brazzileiros, que são muiiito mas muiiiito violentos, quando tomam a direção parecem que entram num tanque de guerra..e sai da frente!!! E assim também os ciclistas que quando estão em cima de uma bike se acham no total direito só por que estão numa bike. Porque aqui no brasil a cuRtura é assim, ESTÚPIDA E BURRA. Vejam o exemplo acima, uma bagunça caótica, intransitável, mas mesmo com toda a bagunça o povo indiano se entende, porque??? por causa da cultura meus irmãos. Aqui no brasil mesmo se mudarem, colocarem ou tirarem leis, nunnnca vão mudar o agir agressivo dos brasileiros. Todos dizem que o brasil é da paz, se analisarmos bem,,,acho que não.Ouch
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 15:54
Bira não use dorgas na India morrem 125 mil pessoas por ano com o transito contra 32 mil no Brasil.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 17:12
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Bira não use dorgas na India morrem 125 mil pessoas por ano com o transito contra 32 mil no Brasil.


Valores absolutos nesse caso não vão dizer muita coisa. Na india tem mais de 1 bilhão de pessoas...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 20:18
Originalmente postado por Zo Zo escreveu:

Ombudsman da folha acha que ciclistas são raivosos 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanasinger/1060132-patrulha-de-bicicleta.shtml

Eu quase fui linchado e me tornei persona non grata no meio cicloativista há alguns anos por criticar ferozmente a ferocidade das atitudes e bater boca com os pitbulls do "movimento", como o André Pasqualini e o WCruz, aqui no Pedal mesmo... Eu disse que essa seria a imagem que a sociedade teria do cicloativismo por causa das atitudes e propostas radicais, e aí está...

Esses caras se tornaram menos radicais, mais low profile, e foram inclusive "absorvidos pelo sistema", inclusive figurando alegremente em matérias jornalísticas da TV, da internet e dos jornais na defesa da "causa". 

Mas o que foi plantado lá atrás reverbera agora, e empana um pouco os bons resultados dos esforços desses indivíduos e grupos. Por isso é importante PENSAR antes de agir, pois tudo tem consequência.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 20:20
P.S.: A Folha não é a única mídia a ter essa opinião: troquei diversos emails com outros veículos, inclusive com o editor-chefe da Rádio Sulamerica Trânsito, e todos eles sem excessão são ressabiados com a postura extremamente radical e virulenta dos cicloativistas. Não pode ser coincidência.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 20:22
Acho meio normal você ficar meio raivoso quando alguém joga um carro em cima de você. Ainda mais quando outra pessoa vem com comentários do tipo "Lugar de bicicleta é no parque". Você sabe que quem tem esse tipo de pensamento é justamente quem quer te "punir" por estar na rua. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 20:31
Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Bira não use dorgas na India morrem 125 mil pessoas por ano com o transito contra 32 mil no Brasil.


Valores absolutos nesse caso não vão dizer muita coisa. Na india tem mais de 1 bilhão de pessoas...

Podem ter 1 bilhão mas a frota motorizada é menor Wink que numeros absolutos?

Brasil 70 mortes/100.000 Veiculos Motorizados
India 315 mortes/100.000 Veiculos Motorizados


Não é meditação que melhora transito mas sim organização e infra.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 21:25
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Acho meio normal você ficar meio raivoso quando alguém joga um carro em cima de você. Ainda mais quando outra pessoa vem com comentários do tipo "Lugar de bicicleta é no parque". Você sabe que quem tem esse tipo de pensamento é justamente quem quer te "punir" por estar na rua. 

Individualmente, até vai. Coletivamente, ou quando se está "representando" um grupo, seja num email a um jornal ou rádio, seja oficial ou extra-oficialmente, ou numa manifestação, etc. raiva só atrapalha. Questão prática. 

De qualquer forma, raiva + raiva só escala a coisa e deixa tudo pior. Melhor usar mais o cérebro e menos o fígado.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 21:29
Originalmente postado por Zo Zo escreveu:

Ombudsman da folha acha que ciclistas são raivosos 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanasinger/1060132-patrulha-de-bicicleta.shtml


Que besteira! Ficam nervosos à toa! Morre todo dia alguém em São Paulo! É só mais mais uma que morreu de bike, qual o problema disso?Confused

Isso me lembra o que um senhor de uns 50 anos me disse, quando passou raspando por mim a uma velocidade altíssima em uma via calma, dirigindo que nem um maluco, só para parar a 300m de mim, em um sinal vermelho. Eu sou uma pessoa muito calma, mas fiquei muito nervoso com o desdén dele: "Ora, nem te derrubei, por que você está tão nervoso?", como se não fosse grande coisa. Respondi que se ele tivesse me derrubado, eu estaria estirado no chão e nem teria como vir reclamar com o sr. motorista. 


Essa não é a opinião do editorial da Folha de São Paulo de hoje, que diz que a discussão não é se vai ter bike ou não em São Paulo. Bicicletas nas ruas já existem há tempos, usadas principalmente pelas pessoas mais humildes, a questão agora seria outra. Segundo o editorial, a questão é discutir o por quê do poder público ainda hesitar em criar melhores condições para as bikes. 


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
SANGELO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SANGELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 21:53
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Originalmente postado por Zo Zo escreveu:

Ombudsman da folha acha que ciclistas são raivosos 

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/suzanasinger/1060132-patrulha-de-bicicleta.shtml


Que besteira! Ficam nervosos à toa! Morre todo dia alguém em São Paulo! É só mais mais uma que morreu de bike, qual o problema disso?Confused

Isso me lembra o que um senhor de uns 50 anos me disse, quando passou raspando por mim a uma velocidade altíssima em uma via calma, dirigindo que nem um maluco, só para parar a 300m de mim, em um sinal vermelho. Eu sou uma pessoa muito calma, mas fiquei muito nervoso com o desdén dele: "Ora, nem te derrubei, por que você está tão nervoso?", como se não fosse grande coisa. Respondi que se ele tivesse me derrubado, eu estaria estirado no chão e nem teria como vir reclamar com o sr. motorista. 


Essa não é a opinião do editorial da Folha de São Paulo de hoje, que diz que a discussão não é se vai ter bike ou não em São Paulo. Bicicletas nas ruas já existem há tempos, usadas principalmente pelas pessoas mais humildes, a questão agora seria outra. Segundo o editorial, a questão é discutir o por quê do poder público ainda hesitar em criar melhores condições para as bikes. 


Não há como não enfurecer após um atentado contra sua vida.
Todos os dias eu levo algum susto, hoje levei uma fechada de um ônibus,  outra de um motorista em um doblô e a terceira de uma BMW, esse último eu parei ao lado dele no farol e bati na lataria do carro que era todo filmado e desconfiei que também fosse blindado. Não é fácil e cansa.
Angelo
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 22:00
Pois é.....cansa. Enche o saco. É a mesma coisa que vc virar pra uma mulher que foi molestada e falar "Aaaa, mas quem mandou usar roupa curta?" Da no saco, sabe? Todo dia vc responde as mesmas perguntas, todo dia vem um com as mesmas palavras e atitudes de sempre. Junta isso com as constantes tentativas de homicidio que a gente encara quase todo dia e ta pronta a receita do ativista nervoso.

Alex, a gente está em outro patamar. Somos "velhos de guerra", sabemos andar rápido e nos impor na rua. Agora, tenta pegar uma Ceci e andar devagar....é foda. O número de vezes que você é agredido multiplica.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 22:10
Uma coisa é ficar nervoso na hora que passamos um apuro, outra coisa é ficar raivoso quando se solicita alguma coisa, quando se elabora alguma coisa para melhorar a nossa vida. Os ativistas estão querendo convencer os "do outro lado" xingando, ao invés de convecê-los dando bons motivos. Quem é que vai mudar "de lado" sendo criticado raivosamente, xingado. Se usassem mais a razão e menos o coração, seria mais fácil de conseguir alguma coisa.

Como eu disse no tópico da Massa Crítica, os ativistas não conseguem trazer para o seu movimento nem as pessoas que pedalam, por ter atitudes radicais, imagine se vão conseguir fazer alguém largar o seu carro para pegar uma bicicleta? Imagine se vão conseguir convencer a administração pública de que se trata de um movimento sério?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 22:30
Então Cebo... eu defendo justamente que andar de bike nas ruas de SP não é mesmo pra qualquer um. Tiazinha iniciante de Ceci andando devagar tá fora do contexto. Uma coisa é confrontar a realidade, outra é enfrentar. 

Essa é uma distorção muito comum em nossa sociedade, e que pra mim está na raiz desses acidentes com bike: não é só pq todo mundo tem o direito (um direito qualquer, mas no caso "pedalar nas ruas de SP") que tem CONDIÇÕES de exercer esse direito. Eu tenho alguns direitos que não me considero em condições de exercer então fico na minha, pelo bem coletivo e pelo meu próprio.

Tb discordo que o trânsito de SP seja tão violento assim, ou especialmente mais violento contra nós ciclistas. Eu pedalo de 5 a 6 dias por semana, inclusive Marginal, e sou testemunha de mais momentos de gentileza do que de violência gratuita por parte dos motoristas da cidade. Tenho mais medo de vacilo dos motoristas incapacitados/idiotas/irresponsáveis do que dos que conscientemente tentam me intimidar ou me agredir.

Tb sei quando EU sou o responsável pelo que eu chamo de "auto-violência" (atitudes excessivamente arriscadas ou estúpidas tomadas por mim), e não fico botando culpa nos outros. Pra mim, isso é saber dividir com responsabilidade. Mas acima de tudo, é ser homem.

E mais... se eu for levar todas as eventuais "agressões" como tal... não saio nem de casa. Aliás, lá tb sou agredido o tempo todo... pela NET que não funciona, pela vizinha que faz barulho no meu teto, pelo faxineiro que fica tocando funk no rádio enquanto limpa a piscina... f#d&(a)* hehehe....

Ser "zen" vivendo no sítio no interior é fácil. O desafio é ser zen no meio do furacão, aqui na doideira e SP (rss).
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 23:02
Pro pessoal que tava discutindo sobre o número de acidentes na Índia, vcs já viram como é o trânsito por lá? A noite farol é item opcional e lá vale de tudo, até andar na contra mão. Não tem nem comparação o trânsito brasileiro com o indiano

Segue um vídeo de exemplo:


Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 23:07
Saindo um pouco fora do tema do tópico, mas ainda falando sobre o mesmo assunto, vale a pena dar uma olhada na Revista AU de fevereiro desse ano:

Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2012 as 23:44

 Ogum, quando me referi a matéria do Fantástico ter sido boa...foi também no sentido do editorial, o editorial foi TOTALMENTE a favor da bicicleta, colocou um bike anjo...disse que todo mundo pode andar de bike... nota 10... poderia ter sido melhor? Claro... mas veja a matéria da folha ai citada, eu temia que o fantástico puxasse um editorial a moda "Datena" talhando ciclistas de loucos de andar no trânsito. 

A matéria da Globo foi um sucesso, mesmo que tenham podado alguma coisa, vale lembrar o "motorista" padrão  já não nutre amizade por taxistas...

 

Originalmente postado por Marinoa. Os ativistas estão querendo convencer os do outro lado xingando, ao invés de convecê-los dando bons motivos. [/QUOTE Marinoa. Os ativistas estão querendo convencer os do outro lado xingando, ao invés de convecê-los dando bons motivos. [/QUOTE escreveu:

É exatamente o que penso. Tem gente que acha que a mão de ferro vence, porém não analisa que somos justamente a mão fraca (além de ser um método mais que ultrapassado e desmoralizado). 

 
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

e sou testemunha de mais momentos de gentileza do que de violência gratuita por parte dos motoristas da cidade. Tenho mais medo de vacilo dos motoristas incapacitados/idiotas/irresponsáveis do que dos que conscientemente tentam me intimidar ou me agredir.

Ser "zen" vivendo no sítio no interior é fácil. O desafio é ser zen no meio do furacão, aqui na doideira e SP (rss).

É exatamente o que penso. Tem gente que acha que a mão de ferro vence, porém não analisa que somos justamente a mão fraca (além de ser um método mais que ultrapassado e desmoralizado). 

 [QUOTE=Alex SP] e sou testemunha de mais momentos de gentileza do que de violência gratuita por parte dos motoristas da cidade. Tenho mais medo de vacilo dos motoristas incapacitados/idiotas/irresponsáveis do que dos que conscientemente tentam me intimidar ou me agredir.

Ser "zen" vivendo no sítio no interior é fácil. O desafio é ser zen no meio do furacão, aqui na doideira e SP (rss).
 

Alex, concordo em parte contigo, acho que assim como o sujeito que tem porte de arma precisa treinar para seu porte ser útil, penso o mesmo do ciclista (e do motorista...) então a tiazinha de ceci, se pegar um bike anjo, um grupo de pedal....fazer uns passeios... em pouco tempo ela estará apta a andar no trânsito.

Isso claro não significa de pegar a marginal....mas não significa que ela não faça isso um dia, é questão de consciência, porém para adquirir a consciência é necessário ter informação.

Baterei na tecla, precisamos de campanhas de informação, especificando como motorista e ciclista devem portar-se, não adianta fazer 3km de ciclovia na Paulista e dai o ciclista ser atropelado na Vergueiro ou na Dr. Arnaldo...é preciso disseminar informação.

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 00:24
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Uma coisa é ficar nervoso na hora que passamos um apuro, outra coisa é ficar raivoso quando se solicita alguma coisa, quando se elabora alguma coisa para melhorar a nossa vida. Os ativistas estão querendo convencer os "do outro lado" xingando, ao invés de convecê-los dando bons motivos. Quem é que vai mudar "de lado" sendo criticado raivosamente, xingado. Se usassem mais a razão e menos o coração, seria mais fácil de conseguir alguma coisa.

Como eu disse no tópico da Massa Crítica, os ativistas não conseguem trazer para o seu movimento nem as pessoas que pedalam, por ter atitudes radicais, imagine se vão conseguir fazer alguém largar o seu carro para pegar uma bicicleta? Imagine se vão conseguir convencer a administração pública de que se trata de um movimento sério?

Marino, você fica nervoso na hora do apuro, mas também fica nervoso em rebater sempre os mesmos argumentos 200 vezes. Como o Alex disse, a grande maioria das pessoas respeita o ciclista e não causa nenhum tipo de problema. Alias, pelo que vi, a maioria das pessoas nem acha ruim a pedalada pedala (da vez que participei, vi muito mais gente achando legal na rua do que gente achando ruim). 
Mas sempre tem o espirito de porco. Normalmente, esse cara é que arruma problema com ciclista, joga o carro no pedestre, perde o espelho pro motoboy, toma multa de excesso de velocidade (e reclama) e ainda escreve comentário mal educado no g1 quando um ciclista morre atropelado. Normalmente, eu fico puto com esse cara. A sim, esse cara também costuma chamar qualquer um que anda de bike de talibiker ou bikerdista. Também costuma ser o mesmo tipo de cidadão que acha que a "rua é feita pra carro". Enfim, eu já perdi a paciencia com esse tipo de cidadão. É o cara que não vai te respeitar por bem NUNCA. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
silviom Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2012
maringa
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silviom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 01:31
a verdade é uma só...tem que andar pensando em vc e nos outros, independente se vc está de bike, moto carro ou caminhão...ta todo mundo no transito ou estressado, ou distraido...ai complica...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 02:22
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Alex, concordo em parte contigo, acho que assim como o sujeito que tem porte de arma precisa treinar para seu porte ser útil, penso o mesmo do ciclista (e do motorista...) então a tiazinha de ceci, se pegar um bike anjo, um grupo de pedal....fazer uns passeios... em pouco tempo ela estará apta a andar no trânsito.

Isso claro não significa de pegar a marginal....mas não significa que ela não faça isso um dia, é questão de consciência, porém para adquirir a consciência é necessário ter informação.

Baterei na tecla, precisamos de campanhas de informação, especificando como motorista e ciclista devem portar-se, não adianta fazer 3km de ciclovia na Paulista e dai o ciclista ser atropelado na Vergueiro ou na Dr. Arnaldo...é preciso disseminar informação.



Papillon,

eu acredito que, por princípio, qualquer pessoa tem o poder e a capacidade de realizar o que quiser. Mas existem limites, e cada um tem os seus. Todo mundo pode emagrecer, ficar mais bonito ou andar bem de bike. Mas nem todo mundo pode ser um Brad Pitt, um Mr. Fitness ou um Alberto Contador. Ou seja, nem todo mundo vai poder ser astro em Holywood, ganhar um campeonato de sarados ou vencer o Tour de France algumas vezes.

A tiazinha de Ceci pode se deslocar de bike pela cidade, seja com ou sem a ajuda de um Anjo. Basta optar por ruas secundárias, por bairros ou trajetos planos. Por isso sempre defendi os méritos do Bike na Rua, proposta do Cléber Anderson para o deslocamento urbano sobre bikes em São Paulo. É uma idéia inteligente. Mas minha mãe, por exemplo, nunca vai conseguir sair do Morumbi (cheio de morros) e fazer academia na Lapa, tendo que atravessar a Paulista ou subir pelo Alto de Pinheiros. Seria uma idéia estúpida. Saca a diferença?

Eu tenho convicção que a Márcia Prado, o Antonio Bertolucci e a Juliana Dias - pra ficar nos exemplos mais eminentes e recentes - se envolveram em acidentes, entre outras coisas, por extrapolar suas capacidades sobre a bike. E por esse mesmo motivo, centenas de ciclistas que treinam nas ruas, avenidas e estradas de SP e pedalam 200% a mais do que eles em situações de muito maior risco, passam anos sem sequer ralar num carro. Ou seja, se expõe muito mais e mesmo assim se acidentam menos. Não é acaso, não é sorte, não é coincidência.

Veja bem, não estou dizendo que não houve culpa dos motoristas nesses ou em qualquer outro caso. Pra mim, nós motoristas brasileiros somos bem despreparados, estressados, desatentos, mal-educados e intolerantes. Isso causa acidentes. Mas acidentes sempre vão existir. Existem em Paris, Amsterdã, em NY ou em Estocolmo (a diferença é que aqui existe muito mais impunidade, só isso...). Mas o preparo deles para estar ali, naquela situação, naquele momento, foi definitivo para o desfecho. Essa é a MINHA opinião, como ciclista, motorista e cidadão.

Sou a favor de mais bikes na rua, pois acho que só assim vamos "ensinar" a co-habitação e a convivência pacífica entre motoristas e ciclistas. Sempre repito: a bike é um veículo humano, e um trânsito com mais bikes será obrigatoriamente um trânsito mais humano em todos os sentidos.

Só que a escolha de encarar a realidade lá fora é de cada um, e não é questão de consciência. É questão de auto-crítica mesmo. Eu não vou no karaokê pq sou um horror pra cantar, eu sei disso. Mas eu me viro bem no trânsito em cima de uma bike, e tb sei disso. Em 2112 pode ser que SP seja uma Toronto para as tiazinhas de Ceci - embora nosso relevo nunca vá mudar, podemos ter soluções de transporte intermodal, etc.

Hj não é, e nós vivemos aqui, hoje. Na ciclofaixa ou no Ibirapuera, as tiazinhas de Ceci estão OK. Na Paulista, Sumaré, Vergueiro ou na Marginal, elas estão simplesmente fora de seus limites.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 12:39
Alex, você descreveu muito bem o que acontece nas ruas de sp. Acontece uma "seleção artificial" dos ciclistas, uma peneira selecionadora. Aqueles que pedalam devagar sofrem buzinadas, fechadas, tomam esporros, finas educativas. Aqueles que andam rápido, enfrentam menos problemas, apesar dos pré requisitos serem bastante altos: o cara precisa ter uma ótima bike, precisa ter condicionamento físico ótimo, não pode se incomodar em chegar suado ao destino.

Eu ando muito forte na cidade, nunca relaxo, nunca vacilo, subo voando em qualquer subida, chego pingando de suor no destino, andar mais rápido que o carro é a necessidade. Se não fizer isso, sou ameaçado pelo motorista impaciente. Vou continuar pedalando até morrer de velhice ou o motorista de busão me pegar, não me importo com isso, até acho divertido. Para mim, é irrelevante se tem ciclovia ou ciclofaixa, vou pedalando forte de qualquer jeito.


Aí que está. Eu não acho que está tudo certo que o cara sedentário não consiga andar em sp. Que a tia de ceci precise se restringir a algumas ruas do bairro. Que as mulheres não possam pedalar, nem os homem na casa dos 40 ou 50. Que o cara que não quer chegar pingando de suor não tenha a opção de ir mais devagar. Se tivessem a oportunidade de pedalar tranquilo, mais devagar, muito mais gente iria aderir à bike, iria ser muito mais democrático. Hoje em dia quem anda de bike é um perfil só: jovem, condicionamento físico acima da média e homem.

Em cidades amigáveis à bike, o perfil de gente que pedala é bastante diverso. São mães, idosos, crianças, moças jovens, tem de tudo, quase nào se vê o perfil homem, jovem e atlético. Quando você fala que algumas pessoas estão fora dos seus limites, você diz que idosos, moças, crianças, a grande maioria da população, deveriam ficar em casa, pois pedalar não é para elas. Pedalar não é uma uma habilidade complexa, qualquer um pode ir de ponto A a B.


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 12:46
Tem dias que a gente vê como a coisa tá feia. Hoje fiz um percurso um pouco mais longo para ir ao dentista. Infelismente não tinha rota alternativa e tive que pegar uma via que os ônibus ficam no máximo a 40km/h. Aproveito e fico atrás deles a uma distância segura. E não é que nesse momento me deparo com um senhor me empurrando pro lado! Bom no final fiquei atrás dele e me deu muita raiva, mas mesmo assim fiquei concentrado no trânsito. Realmente não entendi pra que esse tipo de competição por nada. Indo do dentista para meu trabalho aqui na vila olimpia tenho a sorte de ter boas rotas alternativas e uma ciclovia que às vezes não serve pra nada. Estava eu na gomes de carvalho e paro porque o sinal já ia ficar vermelho, e não é que me passa um desgraçado a toda do meu lado pra atravessar o vermelho! e me xingando. Se tivesse passado no vermelho quem sabe eu não tivesse passado mais essa raiva. Bom hoje eu me cansei, mas está tudo bem.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 13:03
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

 Hoje em dia quem anda de bike é um perfil só: jovem, condicionamento físico acima da média


Claramente você não me conhece. Big smile
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 13:57
Poneis,

eu não disse que é o certo ou o ideal. Como eu falei, talvez dentro de 100 anos (ou mais, ou menos, não importa...) o trânsito de SP seja mais "justo" e mais democrático (no sentido de acolher melhor todos os tipos de ciclistas). Mas atualmente ele não é, e não acho sensato tentar ser mais realista do que o rei.

Tb não disse que senhoras e idosos devam ficar em casa. Existem alternativas, mas pelo jeito ninguém quer escolher, ninguém quer ter que adaptar nada, ninguém quer sacrifícios: todo mundo quer pedalar numa boa, na velocidade que preferir (ou conseguir), indo onde quiser, do jeito que quiser... e ainda chegar lá sem suar! E o resto do mundo que espere, dê passgem e ainda agradeça que estamos tirando um carro das ruas...

Direitos implicam em deveres e escolhas, e viver em uma sociedade significa ter que fazer opções e concessões. Isso vale pra todos.

Pra começar, o próprio relevo de SP não permite que se saia dos Jardins para ir ao Centro sem pegar um morro no meio ou dar uma volta grande. Em Chicago tudo é plano. Amsterdã tb, Paris e NY idem. Em San Francisco, que tem morros intermináveis, vc bota a bike na frente do bonde ou do busão e vence os obstáculos. Aqui não tem essas facilidades.

Quem quer pedalar hj em SP com relativa segurança e liberdade tem que estar à altura sim. Ou pode optar. Temos a opção de caminhos alternativos e mais seguros, mas para desafiar certos limites tem que ter capacidade. Pra tudo na vida é assim, pq seria diferente com a bike em SP?

Como toda a estrutura do trânsito não está preparada para receber o ciclista, o ciclista tem que se adaptar a essa estrutura ou corre os riscos que vc citou. Pelo menos até que ela mude e melhore, mas isso é aos poucos e ninguém tem uma fórmula infalível ou mágica pra isso acontecer. Vai aos trancos e barrancos mesmo, como tem ocorrido. É um processo, e felizmente está na pauta do dia, entrou definitivamente pra agenda da sociedade. Ponto pra nós, mas vamos com calma...

É errado, é pessimo e eu concordo que precisa mudar. Eu não sinto orgulho de encarar o trânsito quase todo dia há quase 30 anos. Eu faço pq preciso e pq gosto, mas obviamente eu preferia que fosse mais seguro e mais democrático. Estou achando o máximo ver a quantidade de pessoas pedalando por aí pq na minha opinião, só assim a coisa vai acontecer. E não vejo só jovens preparados não, tem gente de todo naipe de bike nas ruas hoje em dia.

Mas tb não acho certo que os ciclistas atrapalhem o trânsito da cidade só pra exercer seu direito de pedalar nas ruas. É aquele lance de maioria X minoria. Tolerância tem limite.

Não se transforma uma cidade como SP em "amigável à bike" da noite pro dia. Tb não se faz isso jogando tiazinhas de Ceci e idosos em ruas e avenidas apenas para "exercer um direito". Saiam em grupo, utilizem ruas secundárias, usem a ciclofaixa, a ciclovia, pedalem com prudência. Não tem nada de restritivo, acomodado ou preconceituoso nesse tipo de conselho. E nada de vergonhoso nesse tipo de atitude. Cidadania é ter essa consciência e agir de acordo.

Só pra registrar: são minhas opiniões Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 14:26
 
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

....
Ser "zen" vivendo no sítio no interior é fácil. O desafio é ser zen no meio do furacão, aqui na doideira e SP (rss).

Na verdade existe muita gente zen em SP.: Os zen paciência...
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 14:58

A meu ver a situação ideal é que ciclovias ou ciclofaixas não fossem necessárias, as rotas de bicicleta caso fossem mais desenvolvidas (não falta vontade dos técnicos que nisso trabalham) seriam de muito proveito, mas sem uma vasta campanha educativa de nada adianta.

Como a situação ideal ainda está longe do nosso cotidiano o jeito é pedir ciclovias nos locais onde a convivência entre carros e bicicletas é impossível, porém só isso não resolve pois nunca teremos ciclovias em todas as vias, podemos ter em coisa de 10-20 vias onde seja realmente necessário, mas uma campanha de conscientização do motorista e do ciclista de seus direitos e deveres no trânsito é fundamental para a mobilidade sobre duas rodas (incluo aqui a moto).

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Eu tenho convicção que a Márcia Prado, o Antonio Bertolucci e a Juliana Dias - pra ficar nos exemplos mais eminentes e recentes - se envolveram em acidentes, entre outras coisas, por extrapolar suas capacidades sobre a bike.

Alex, continuo concordando contigo na maior parte do seu texto, mas essa afirmação acima não. Quem errou não foi a Márcia o Antonio ou a Juliana, foram motoristas PROFISSIONAIS, alias na minha opinião pessoal, assassinos. O ponto onde o Bertolucci foi colhido é uma via comum, um lugar absolutamente normal...eles não extrapolaram em nada. O acidente da Juliana ainda tem lacuna a serem preenchidos, não vou bancar o Datena aqui.

 
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 15:29
OK, existem dois pontos de vista em qualquer acidente: o legal, ou cível, da justiça; e o individual, da própria pessoa que sofre o acidente. Não tenho a pretensão de discutir os aspectos legais ou  jurídicos pq está muito além das minhas capacidades e da minha compreensão, pra não falar na minha falta de informação sobre os casos.

O que eu me considero capacitado para debater, e até interferir, é no nível individual. Não digo que eles erraram por estar fazendo algo errado. Eles tinham o direito de estar ali, fazendo aquilo, e até considero que fossem capacitados para pedalar ali.

Mas como em qualquer acidente, as causas são sempre múltiplas. Nunca é culpa de só alguém ou algo. Nunca é só "erro humano" ou só "falha técnica". Em todos esses casos, só sobraram os motoristas para responder à justiça, e eu tenho convicção de que nenhum deles queria tirar a vida de ninguém, consciente ou inconscientemente.

O que eu quis dizer com minha frase sobre estes 3 acidentes é uma constatação prática: eles tiveram sua parcela de responsabilidade. Não estou julgando o mérito ou a moral de nenhum deles. Só estou dizendo que, na minha opinião de ciclista que pedala em SP, a falta de preparo deles foi determinante

Vou explicar de outra forma: em outras circunstâncias semelhantes, ciclistas mais experientes e bem preparados se safaram de acidentes como os deles. Todos os dias milhares de pessoas pedalam por ruas, avenidas e até marginais e passam por situações tão ou até mais extremas: tb não são vistos por motoristas; tb se desequilibram por buracos, fechadas, etc.; tb são hostilizados. E mesmo assim não terminam embaixo de um ônibus.

Discutir e analisar isso friamente, sem paixão, pode (ou não) ter um efeito pedagógico para nós, ciclistas urbanos. Não estou tomando lados nem julgando ninguém, e não faria sentido "culpar" um morto depois do acontecido. Longe disso minha intenção, só estou debatendo o assunto.

E além disso tudo, ainda tem o imponderável...
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 16:07
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Poneis,

eu não disse que é o certo ou o ideal. Como eu falei, talvez dentro de 100 anos (ou mais, ou menos, não importa...) o trânsito de SP seja mais "justo" e mais democrático (no sentido de acolher melhor todos os tipos de ciclistas). Mas atualmente ele não é, e não acho sensato tentar ser mais realista do que o rei.

Tb não disse que senhoras e idosos devam ficar em casa. Existem alternativas, mas pelo jeito ninguém quer escolher, ninguém quer ter que adaptar nada, ninguém quer sacrifícios: todo mundo quer pedalar numa boa, na velocidade que preferir (ou conseguir), indo onde quiser, do jeito que quiser... e ainda chegar lá sem suar! E o resto do mundo que espere, dê passgem e ainda agradeça que estamos tirando um carro das ruas...

Direitos implicam em deveres e escolhas, e viver em uma sociedade significa ter que fazer opções e concessões. Isso vale pra todos.

Pra começar, o próprio relevo de SP não permite que se saia dos Jardins para ir ao Centro sem pegar um morro no meio ou dar uma volta grande. Em Chicago tudo é plano. Amsterdã tb, Paris e NY idem. Em San Francisco, que tem morros intermináveis, vc bota a bike na frente do bonde ou do busão e vence os obstáculos. Aqui não tem essas facilidades.

Quem quer pedalar hj em SP com relativa segurança e liberdade tem que estar à altura sim. Ou pode optar. Temos a opção de caminhos alternativos e mais seguros, mas para desafiar certos limites tem que ter capacidade. Pra tudo na vida é assim, pq seria diferente com a bike em SP?

Como toda a estrutura do trânsito não está preparada para receber o ciclista, o ciclista tem que se adaptar a essa estrutura ou corre os riscos que vc citou. Pelo menos até que ela mude e melhore, mas isso é aos poucos e ninguém tem uma fórmula infalível ou mágica pra isso acontecer. Vai aos trancos e barrancos mesmo, como tem ocorrido. É um processo, e felizmente está na pauta do dia, entrou definitivamente pra agenda da sociedade. Ponto pra nós, mas vamos com calma...

É errado, é pessimo e eu concordo que precisa mudar. Eu não sinto orgulho de encarar o trânsito quase todo dia há quase 30 anos. Eu faço pq preciso e pq gosto, mas obviamente eu preferia que fosse mais seguro e mais democrático. Estou achando o máximo ver a quantidade de pessoas pedalando por aí pq na minha opinião, só assim a coisa vai acontecer. E não vejo só jovens preparados não, tem gente de todo naipe de bike nas ruas hoje em dia.

Mas tb não acho certo que os ciclistas atrapalhem o trânsito da cidade só pra exercer seu direito de pedalar nas ruas. É aquele lance de maioria X minoria. Tolerância tem limite.

Não se transforma uma cidade como SP em "amigável à bike" da noite pro dia. Tb não se faz isso jogando tiazinhas de Ceci e idosos em ruas e avenidas apenas para "exercer um direito". Saiam em grupo, utilizem ruas secundárias, usem a ciclofaixa, a ciclovia, pedalem com prudência. Não tem nada de restritivo, acomodado ou preconceituoso nesse tipo de conselho. E nada de vergonhoso nesse tipo de atitude. Cidadania é ter essa consciência e agir de acordo.

Só pra registrar: são minhas opiniões Wink

Sim, a tia da Ceci provavelmente não vai conseguir andar em SP. Vai ser hostilizada no momento em que pisar na rua e não vai parar até que ela pule para a calçada ou comece a andar realmente rápido. A questão é que resolver o problema é fácil, é só pintar uma ciclofaixa, que não ocupa nem uma faixa do trânsito, nas ruas de maior movimento; ciclovia nas vias mais rápidas. Não é igual a lançar um foguete no espaço ou erradicar a fome mundial, é extremamente simples, só falta vontade política e um empurrãozinho da sociedade.

A pessoa que anda de bike nem precisa ir ao trabalho pedalando, atravessando sp inteira, subindo e descendo morro. Muitos vão fazer isso se sentirem que há mais segurança, a maioria vai preferir pegar um metrô ou ônibus. A questão é o cara poder atravessar o seu bairro de bike, ir até o supermercado, até a estação do metrô, comprar pão, visitar um amigo, sair à noite, sem precisar ser atleta. Existem regiões praticamente planas em SP, você pode ir do Villa Lobos até o Santo Amaro praticamente sem subir nada. Ao longos dos rios de sp, tudo é plano. E para todas as outras subidas, tem a bike com marchas.

Eu não acho que vai dar certo dividir a mesma faixa com pessoas andando a 5km/h e carros a 60km/h. Tem que ter pelo menos uma ciclofaixa para dividir o espaço e evitar conflitos. 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 16:14
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

P.S.: A Folha não é a única mídia a ter essa opinião: troquei diversos emails com outros veículos, inclusive com o editor-chefe da Rádio Sulamerica Trânsito, e todos eles sem excessão são ressabiados com a postura extremamente radical e virulenta dos cicloativistas. Não pode ser coincidência.


Pela região onde eu e meus familiares residimos, e onde trabalho e estudo, constantemente cruzo com os 'passeios noturnos'. O que já vi de atitudes erradas e prepotentes dessa turma não é pouco. Por estarem em bandos, se acham no direito de fechar cruzamentos e manter carros parados em semáforos. Se não é protesto, os direitos e deveres são iguais a todos. Ponto.

Como que isso não gera antipatia? Eu como ciclista levo na boa e aguardo tranquilo, mas qual será a reação dos motoristas ao redor?

Ontem a noite presenciei um ótimo exemplo: Estava saindo do meu curso de inglês, na Vila Mariana, e na esquina estavam se encontrando uns 40 ciclistas para o início ou fim do passeio noturno:

1 - Se amontoaram no meio da rua, deixando apenas uma faixa de rolagem para o trânsito, num ponto onde há um fluxo razoável de carros. Se durou poucos minutos não importa, não deveriam estar ali. Faixa de rolagem não é estacionamento, nem para carros, nem para bikes.

2 - Um grupo de cinco estavam chegando no grupo maior. Neste instante, um carro estacionado uns 15mts a frente deu seta e saiu. Não é que esses cinco começaram a gritar, querendo que o carro não saísse até eles passarem? Caraca, eram bikes a 10 ou 15km/h. Dava tempo de sobrar pro carro sair e seguir a vida. A maneira como gritaram deixou até a mim ofendido.

Não estou defendendo os carros/motoristas. Mas que há um comportamento errado por um grande número de ciclistas, há sim.

Gostaria de ver essa turma no volante. Será que eles respeitam o espaço dos demais, como gostariam de ser respeitados quando estão de bike?


No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 17:54
 
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O que eu quis dizer com minha frase sobre estes 3 acidentes é uma constatação prática: eles tiveram sua parcela de responsabilidade. Não estou julgando o mérito ou a moral de nenhum deles. Só estou dizendo que, na minha opinião de ciclista que pedala em SP, a falta de preparo deles foi determinante

E além disso tudo, ainda tem o imponderável...

 

Se for assim os japoneses que morreram em Fukushima tem sua "culpa" pois eles moravam em uma cidade a beira-mar...podiam ser atingidos por um tsunami. Um avião caiu? Culpa do passageiro que pegou avião...afinal avões caem, mortos em 11/09? Culpa deles! Quem mandou não se prepararem para um atentado a  bomba... uma coisa é o ciclista fazer algo de errado como furar o farol ou andar na contramão... outra é ele ser atropelado.

Apenas relembrando os 3 assassinatos foram em locais planos, bem iluminados e movimentados. Eu que ando na Santo Amaro então devo ser um homicida de mim mesmo.

Gostaria de saber o que poderia ter feito Lance Armstrong contra um ônibus o fechando. O vídeo abaixo, culpa clara do Flecha, quem mandou correr...se tivesse mais preparo tinha saído ileso...

Claro as vezes...o ciclista contribui sim.


Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 18:27
São coisas totalmente diferentes, acho que a diferença é mais do que óbvia. Vc está misturando as estações. Eu disse que não estou julgando o mérito da culpa, apenas considerando a parcela de responsabilidade implícita ou explícita - e exatamente por isso não concordo em classificar como "assassinato" o que ocorreu com eles. 

E sim, quando pegamos um avião devemos assumir a possibilidade de um acidente. Idem pra quem mora em áreas de risco, seja onde for (beira-mar no Japão ou encosta de morro no RJ, etc.). Aliás, quando a "causa" é natural, dá uma dimensão do que estou tentando dizer com meus argumentos: quem culpar nesses casos??? Deus?

Isso não tem absolutamente nada a ver com a responsabilidade por este ou aquele acidente, mas no caso de quem pedala (inclusive os prós que correm profissionalmente), a história é outra.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 18:31
Acho que vc está assumindo um relativismo bastante perigoso. Em termos de semântica, ok, até dá pra falar em "responsabilidade implícita ou explícita" das vítimas. Mas essa questão é quase irrelevante, quase um "para morrer basta estar vivo". A não ser que você esteja disposto a dizer com todas as letras que, sim, essas pessoas erraram de alguma forma e devem assumir parte da CULPA da própria morte. E aí eu vou ter que discordar. 
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 7891011>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X