Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mais um acidente fatal na Paulista
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mais um acidente fatal na Paulista

 Responder Página  <1 34567 11>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 00:28
Isso é só a ponte do iceberg.

Analisem:

1- Nossa economia, capitalista gira em torno, da população ter desejos de consumo, e isso gera o que? A necessidade de um automóvel para satisfazer o ego e necessidades gerando o que? Antes de tudo muito lucro para as finaceiras e claro o caos urbano.

2- O caos urbano gera licitações fraudulentas para obras e obras geram votos.

3- O povo sonha em ter um carro afinal todo mundo "Fez por merecer", ninguém tá nem ae para qualidade de vida e nem sabem o é uma cidade como Amsterdan ou Copegnagen

e Finalmente:

4- Bicicletas não geram lucro suficienta para as financeiras, seriam a solução para o trânsito juntamente com trasporte público descente, evitaraim tantas obras, não seria interessante para os políticos, seria algo saudável que te leva 'a um modelo de vida mais saudável o que é péssimo para a indústria de alimentos e finalmente, te ajudará a ter uma velhice tranquila e saudável o que é pessimo para o governo, afinal, aposentado é prejuízo.

Enfim, VIVA O CAPITALISMO.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 00:51
Hexatri e Adriano Diniz,

A questão não é viajar ou não viajar, o quanto custa isso ou o quanto custam as bikes. O problema é o tom de "não andem em SP, andem em Pasárgada". Segue o direito de cada um de andar em São Paulo ou onde for, com uma bike de supermercado ou uma de milhares de reais. 

Abs.
Voltar ao Topo
hexatri Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jul 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hexatri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 00:57
Leo,
 
Acha pra mim no meu post onde eu escrevi para alguém andar ou não andar em SP por favor.
Fuji Nevada 2.0 2012
Caloi Elite 2.7 2012
Canadian X-Terra
Sundown Columbus 14s
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 02:43
Companheiro tricolor paulista: ache em meu post onde estava falando especificamente da sua mensagem!

Paz!
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 11:33
 
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Isso é só a ponte do iceberg.

Enfim, VIVA O CAPITALISMO.


Binotto,


1. Não haveria problemas se a pessoa pudesse ter um carro mas não dependesse dele pra viver, não é só a questão do status, há a mobilidade.

2. Concordo, porém obras de mobilidade também podem gerar votos, em nada vão diferenciar das demais, temos que pedir.

3. Como disse, no mundo todo alguns formadores de opinião iniciaram todas mudanças, não espere do povo, quem tem de convencer alguém somos nós, aqueles que enxergaram o problema/solução.

4.  Tem parte da lógica, a bicicleta também é um negócio e na ótica da elite arcaica seria ótimo que todos os pobres andassem de bicicleta e deixassem as vias livres para seus carrões.

Lembro estamos atrás de uma mudança de costume, de atitude e isso dificilmente partirá dos mais velhos e acomodados, porém quando os atuais jovens acomodados atingirem a velhice a mentalidade deve ser diferente...só poderá ser melhor "se" fizermos algo.



Voltar ao Topo
EPL Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2011
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EPL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 12:12

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

 



 Um ciclista morre por semana no trânsito da cidade de São Paulo, segundo o último dado disponível da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de 2010.

A empresa diz que ainda não concluiu a compilação dos dados de 2011.

Foram 49 mortes de ciclistas em acidentes de trânsito em 2010. O número vem caindo: em 2009 houve 61 mortes; quatro anos antes, 93.

"Estamos sofrendo um genocídio", diz a cicloativista Renata Falzoni. Ela não acredita em acidente para o que ocorreu ontem --diz que há um desrespeito constante a artigo do Código de Trânsito Brasileiro que estabelece distância mínima de 1,5 metro dos carros para as bicicletas.


Folha de São Paulo 03/03/2012

Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 12:14
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Enfim, VIVA O CAPITALISMO.
 
Pena que ainda não inventaram um sistema menos pior.
 
 
Falando nisso o transporte público na república dos sonhos das viúvas de Che é uma maravilha:
 
Voltar ao Topo
hexatri Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jul 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hexatri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 12:37
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Companheiro tricolor paulista: ache em meu post onde estava falando especificamente da sua mensagem!

Paz!
 
OK Leo Peace!
Fuji Nevada 2.0 2012
Caloi Elite 2.7 2012
Canadian X-Terra
Sundown Columbus 14s
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 12:58
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Enfim, VIVA O CAPITALISMO.
 
Pena que ainda não inventaram um sistema menos pior.
 
 
Falando nisso o transporte público na república dos sonhos das viúvas de Che é uma maravilha:
 

eita, virou a discussão polarizada entre "capitalistas" X "comunistas", que na verdade é é discussão entre o capital não regulado e o capital de estado (cuba e antiga união soviética nunca foram comunistas de fato, pois mantiveram dinheiro em circulação, mantiveram estruturas de poder, polícia e etc.).

vamos voltar à velha discussão?

a questão real é: são paulo teve um desenvolvimento totalmente desregulado. foi o paraíso da iniciativa privada no último século. deu no que deu.

não estou falando que se deva destruir empresas. não é nada disso.

mas falta regulação da ocupação do solo. ou melhor, regulação há, mas falta fiscalização. quando há fiscalização, é só em cima do puxadinho do pobre.

falta a tomada de medidas sérias. sim, falta. reforma urbana é uma delas. não é iglegal, nem coisa de comunista. é uma questão de remodelar o que não funciona.

não funciona um sistema baseado no motor. então, é preciso diminuir seu uso.

falta por exemplo, uma regulação de poluentes pras motos. elas não usam catalisadores, p. ex.

a proibição da circulação de caminhões piorou o trânsito. cada carreta foi substituída por até 4 caminhões menores. onde havia um motor grande, temos 4 motores médis funcionando.

o número de viagens de carga tb aumentou por isso.

outro fator: a massa de trabalhadores está trabalhando cada vez mais longe dos locais de trabalho. isso aumenta a demanda por transporte. não tem lógica o cara morar em são miguel paulista e ser porteiro na faria lima.

não é a toa que tem paraisópolis ali no morumbi. onde moram as empregadas domésticas? o padrão de consumo nababesco da classe média gera fluxo de pessoas pra servi-la. uma boa descrição está nesse texto:

há uma coisa interessante. a busca por espaços amplos - grandes salas, garagem pra 4 carros - empurra o consumidor-que-está-sendo-enrolado e não percebe, pra muito longe.

um exemplo são os condomínios pra fora de são paulo. lembro que visitei a casa de um conhecido num condomínio já fora de são paulo. casa linda, ampla!

saiu de um apartamento no itaim, que achava pequeno, pra essa casa. 

mas pouco nos vimos depois. ele vai e volta pro trabalho e passa o tempo todo dentro da casa. pois a operação pra sair dela é pegar o caro, inr até a guarita, registrar-se, sair, pegar estrada, e então está em são paulo. não vai mais ao cinema e tem sempre estoque de pão pra não ter que sair pra comprar.


outro fator é a não percepção do espaço que ocupa. desapareceu a percepção de distância. ocorreu algo engraçado com uma colega.

a menina passou a ir de bicicleta ao trabalho - ia de carro. são 15 kms aqui na ZN de são paulo. faz isso umas 3 ou 4 vezes por semana. um superior veio perguntar da bicicleta, pq ele mora perto da empresa.

nessa de compra--não-compra a bicicleta, um dia ele foi a pé pra empresa. surpreendeu-se. em pleno horário do rush, levou 20 minutos. de carro, leva normalmente 40 minutos.

essas duas pessoas, se consolidarem esses hábitos, logo passarão por um processo já passado por outros ciclsitas/caminhadores: venderão pelo menos um dos carros que usavam.

mas isso interessa à indústria automobilística? interessa à miríade de serviços para carros? interessa para as empresas especializadas em construir e reparar ruas? interessa à fábricas de asfalto? às financiadoras? fabrinnates de pneu. redes de atendimento e etc?

claro que não. há toda uma economia em torno disso.

mas não dá pra mantê-la, pois o custo da manutenção dessa economia é caro. nós pagamos. o custo está nos tratamentos médicos, de problemas respiratórios a problemas psiquiátricos, stress, insegurança. e claro, a criminalidade.

o fato de vc estar dentro de um carro aumenta em quase 90% a chance de sofrer algum crime. tanto que o jorge lordello, aquele delegado que dá dicas de segurança na tv, diz que, se vc tiver que esperar com o carro parado, é melhor sair do carro, fechá-lo e atravessar a rua e ficar encostado num poste. se está mais seguro assim.

vejam, esses são custos que estão embutidos em uma série de situações. eles vão parar na tributação.

claro, a tributação só tende a aumentar pra custear tudo isso!





asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 13:04
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 13:35
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Hexatri e Adriano Diniz,

A questão não é viajar ou não viajar, o quanto custa isso ou o quanto custam as bikes. O problema é o tom de "não andem em SP, andem em Pasárgada". Segue o direito de cada um de andar em São Paulo ou onde for, com uma bike de supermercado ou uma de milhares de reais. 

Abs.

Ah tá , ai sim ... desistir não dá , no máximo desviar , andar pelas paralelas , lutar.....
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 16:02
Originalmente postado por EPL EPL escreveu:

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

Dado irrelevante ao ser jogado na imprensa. 

Acrescento algumas informações ref. cidade de São Paulo:

Número de Automóveis: 11.048.092

Número de Motos: 2.859.317

Número de Bicicletas: 15.135.866

Acidentes Anuais:

Automóveis: 72.454 (80% acidentes) 

Motos: 14.616 (16% acidentes)

Bicicletas/Motonetas: 3.235  (3,5% acidentes)

Dá uma razão de 1 acidente para cada 152 carros, 1 p/ cada 195 motos e 1 p/ cada 4678 bicicletas. A grosso modo é 30x mais seguro andar de bicicleta.

Porém isso é em função da frota e não da frota em uso (não achei dados da frota em uso). 

Atualmente para cada carro emplacado são vendidas 1,2 bicicletas no país.

Em acordo com o Min. das Cidades o transporte urbano no país divide-se em:

44% a pé

29% público

19% automóvel

7% bicicleta

1% motocicleta

Caso contrapormos os dados (o que não é 100% valido pois a amostra nacional não necessariamente vale para SP), veremos que o automóvel tem uma participação maior nos acidentes (19% dos usuários e 80% dos acidentes contra 7% dos usuários e 3.5% dos acidentes).


Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 16:03
Onde escrevi cidade, ler estado de sp.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 16:16
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Originalmente postado por EPL EPL escreveu:

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

Dado irrelevante ao ser jogado na imprensa. 

Acrescento algumas informações ref. cidade de São Paulo:

Número de Automóveis: 11.048.092

Número de Motos: 2.859.317

Número de Bicicletas: 15.135.866

Acidentes Anuais:

Automóveis: 72.454 (80% acidentes) 

Motos: 14.616 (16% acidentes)

Bicicletas/Motonetas: 3.235  (3,5% acidentes)

Dá uma razão de 1 acidente para cada 152 carros, 1 p/ cada 195 motos e 1 p/ cada 4678 bicicletas. A grosso modo é 30x mais seguro andar de bicicleta.

Porém isso é em função da frota e não da frota em uso (não achei dados da frota em uso). 

Atualmente para cada carro emplacado são vendidas 1,2 bicicletas no país.

Em acordo com o Min. das Cidades o transporte urbano no país divide-se em:

44% a pé

29% público

19% automóvel

7% bicicleta

1% motocicleta

Caso contrapormos os dados (o que não é 100% valido pois a amostra nacional não necessariamente vale para SP), veremos que o automóvel tem uma participação maior nos acidentes (19% dos usuários e 80% dos acidentes contra 7% dos usuários e 3.5% dos acidentes).



Olá Papillon,

Eu sei que essa discussão é longa e não vou meter. Mas só para acrescentar uma informação nestas estatísticas.

Mesmo tendo muitos acidentes com automóveis, um acidente com bicicleta apresenta muito risco, porque a probabilidade de haver morte é muito maior. 
O mesmo acontece com motos.
Mas neste caso, concordo também que a quantidade de acidentes fatais com automóveis é bem alto.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 16:24
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Originalmente postado por EPL EPL escreveu:

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

Dado irrelevante ao ser jogado na imprensa. 

Acrescento algumas informações ref. cidade de São Paulo:

Número de Automóveis: 11.048.092

Número de Motos: 2.859.317

Número de Bicicletas: 15.135.866

Acidentes Anuais:

Automóveis: 72.454 (80% acidentes) 

Motos: 14.616 (16% acidentes)

Bicicletas/Motonetas: 3.235  (3,5% acidentes)

Dá uma razão de 1 acidente para cada 152 carros, 1 p/ cada 195 motos e 1 p/ cada 4678 bicicletas. A grosso modo é 30x mais seguro andar de bicicleta.

Porém isso é em função da frota e não da frota em uso (não achei dados da frota em uso). 

Atualmente para cada carro emplacado são vendidas 1,2 bicicletas no país.

Em acordo com o Min. das Cidades o transporte urbano no país divide-se em:

44% a pé

29% público

19% automóvel

7% bicicleta

1% motocicleta

Caso contrapormos os dados (o que não é 100% valido pois a amostra nacional não necessariamente vale para SP), veremos que o automóvel tem uma participação maior nos acidentes (19% dos usuários e 80% dos acidentes contra 7% dos usuários e 3.5% dos acidentes).



Olá Papillon,

Eu sei que essa discussão é longa e não vou meter. Mas só para acrescentar uma informação nestas estatísticas.

Mesmo tendo muitos acidentes com automóveis, um acidente com bicicleta apresenta muito risco, porque a probabilidade de haver morte é muito maior. 
O mesmo acontece com motos.
Mas neste caso, concordo também que a quantidade de acidentes fatais com automóveis é bem alto.

Abraço,
Ricardo.

quantos mortos de bicicleta em acidentes que não envolvam um veículo automotor? em são paulo, zero.
o problema não é a bicicleta, continua sendo o veículo automotor.
do jeito que vc colocou, parece que a insegurança é da bicicleta, quando não é.

uma bicicleta dificilmente passa dos 30 kms por hora. isso por si só já diminui demais os riscos numa queda.

aliás, uma coisa que poderia ser feita que iria diminuir muito os acidentes: redução de velocidade. 30 kms na cidade inteira. seria bom. o paulistano já anda a velocidade de galinha (menos de 16 kms por hora), isso não afetaria a velocidade média da cidade. mas nas vias mais rápidas diminuiria os acidentes.

o f.d.p. que me atropelou na campo de bagatelle ano passado (e fugiu sem prestar socorro) não tava a 30 por hora nem a pau. se estivesse, não teria me atropelado.

aliás, o limite de velocidade na paulista é 60 por hora. onde já se viu isso? 60 por hora numa via onde transitam quase um milhão de pedestres por dia?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 16:29

Exato Ricardo!

Inclusive no meu texto não mencionei, mas os dados são referentes a "acidentes" (sem considerar gravidade ou vítima fatal) no mapa da violência detalhado há percentuais para cada tipo, os mais graves são com veículos pesados (ou seja o mais forte mata mais...) que estão presentes em 70% dos acidentes com vítima mesmo sendo apenas 30% da frota.

Agora o que levanto é que enquanto autoridades pensam e repensam soluções para o automóvel e para motocicleta, o ciclista que corresponde em média a 7% do transporte urbano (e crescendo) é tratado como um vulto. Cidades do NE e litoral atestam crescimentos no uso da bicicleta acima dos 300% como meio de transporte diário, nossas autoridades ignoram esses dados, e isso acaba refletindo nos usuários, como vemos aqui mesmo no forum com pessoas com muito medo e tentando convencer os demais a só passearem com suas bicicletas.

Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 16:54
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Originalmente postado por EPL EPL escreveu:

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

Dado irrelevante ao ser jogado na imprensa. 

Acrescento algumas informações ref. cidade de São Paulo:

Número de Automóveis: 11.048.092

Número de Motos: 2.859.317

Número de Bicicletas: 15.135.866

Acidentes Anuais:

Automóveis: 72.454 (80% acidentes) 

Motos: 14.616 (16% acidentes)

Bicicletas/Motonetas: 3.235  (3,5% acidentes)

Dá uma razão de 1 acidente para cada 152 carros, 1 p/ cada 195 motos e 1 p/ cada 4678 bicicletas. A grosso modo é 30x mais seguro andar de bicicleta.

Porém isso é em função da frota e não da frota em uso (não achei dados da frota em uso). 

Atualmente para cada carro emplacado são vendidas 1,2 bicicletas no país.

Em acordo com o Min. das Cidades o transporte urbano no país divide-se em:

44% a pé

29% público

19% automóvel

7% bicicleta

1% motocicleta

Caso contrapormos os dados (o que não é 100% valido pois a amostra nacional não necessariamente vale para SP), veremos que o automóvel tem uma participação maior nos acidentes (19% dos usuários e 80% dos acidentes contra 7% dos usuários e 3.5% dos acidentes).



Olá Papillon,

Eu sei que essa discussão é longa e não vou meter. Mas só para acrescentar uma informação nestas estatísticas.

Mesmo tendo muitos acidentes com automóveis, um acidente com bicicleta apresenta muito risco, porque a probabilidade de haver morte é muito maior. 
O mesmo acontece com motos.
Mas neste caso, concordo também que a quantidade de acidentes fatais com automóveis é bem alto.

Abraço,
Ricardo.

quantos mortos de bicicleta em acidentes que não envolvam um veículo automotor? em são paulo, zero.
o problema não é a bicicleta, continua sendo o veículo automotor.
do jeito que vc colocou, parece que a insegurança é da bicicleta, quando não é.

uma bicicleta dificilmente passa dos 30 kms por hora. isso por si só já diminui demais os riscos numa queda.

aliás, uma coisa que poderia ser feita que iria diminuir muito os acidentes: redução de velocidade. 30 kms na cidade inteira. seria bom. o paulistano já anda a velocidade de galinha (menos de 16 kms por hora), isso não afetaria a velocidade média da cidade. mas nas vias mais rápidas diminuiria os acidentes.

o f.d.p. que me atropelou na campo de bagatelle ano passado (e fugiu sem prestar socorro) não tava a 30 por hora nem a pau. se estivesse, não teria me atropelado.

aliás, o limite de velocidade na paulista é 60 por hora. onde já se viu isso? 60 por hora numa via onde transitam quase um milhão de pedestres por dia?

Olá Ogum, 

Se o que eu escrevi deu esta interpretação não era minha intenção.

O que eu quis dizer é que os acidentes com bike sempre são anunciados com alarde, porque normalmente um acidente que envolve um ciclista sempre há grande chance de ser fatal. Principalmente pelo fato de todos serem "bike x carro".

Foi isso que eu quis dizer.

Mas você está certinho. A redução da velocidade é um fator essencial. Não só porque diminui o risco de fatalidade em um acidente, como também aumenta muito a direção defensiva.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 17:02
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 17:07
Não é a realidade do Brasil, mas é um indicativo de como é exagerado achar que carro é mais seguro que bicicleta:



We've all heard that flying is safer than driving, right? That doesn't mean people aren't afraid to fly, but on a purely statistical level, people who are should be more frightened about getting into a passenger car. But what about biking? A 1993 study has been revived by Grist (and I caught wind of it on Treehugger) that shows that biking fits between flying and passenger cars in terms of fatalities per million hours activity. You can see the entire list at either of the two links above, but for our purposes, we'll note the following:

On-road motorcycling 8.8
Living (all causes of death) 1.5
Passenger cars 0.5
Bicycling 0.3
Flying (scheduled domestic airlines) 0.2


The reason Grist uses these numbers is that, while outdated, they're apparently the only ones that can be found in a peer-reviewed journal. I'm sure bike clubs around the world would like to have more recent statistics, but for now we'll settle for authenticity over currency. I highly recommend the Grist article, as it gets into all sorts of reasons why biking is so good for us and the planet, and it points out that the U.S. still has a long way to go to make biking safer. 
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 17:10
Outro relatório importante sobre a segurança de andar de bike, com números dos EUA, um país com locais bastante semelhantes a SP em termos de selvageria no trânsito.


Não abandonem a bike, a segurança no carro é uma ilusão. E é uma ilusão que acaba contribuindo para a insegurança de todos os outros veículos - e até do próprio carro.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 17:11
 Acho que no Brasil o gorverno deveria colocar nos carro que já saíssem de fábrica e nos que já estão rodando, um limitador de velocidade pra 30km/h nas cidades, sim, porque não??? O motorista(se é que podemos chamar de motorista) brasileiro é muito xucro; retardado; estúpido e BURRO!!!!! tem que usar rédeas.Angry
 
Voltar ao Topo
EPL Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2011
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EPL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 20:15
Texto com análise perfeita !!!!
Voltar ao Topo
EPL Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2011
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EPL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 20:19
Na cidade, quantas pessoas usam bikes para trabalhar ? 10.000 ? 5.000 ? 1.500 ?

Quantos utilizam carro ? 3.000.000 , 2.000.000 ?

Quantos vão a pé  ao trabalho (acho que esse o principal meio de transporte).

Quando foi investido na última década para cada modal ?

Quantidade de bicicletas não interessa. Só em casa tenho 6.



Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 20:20
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

 Acho que no Brasil o gorverno deveria colocar nos carro que já saíssem de fábrica e nos que já estão rodando, um limitador de velocidade pra 30km/h nas cidades, sim, porque não??? O motorista(se é que podemos chamar de motorista) brasileiro é muito <b style="font-style: italic; ">xucro; retardado; estúpido e BURRO!!!!! tem que usar rédeas.Angry
<b style="font-style: italic; "> 


Já seria um grande avanço se limitassem a velocidade dos veículos para a máxima permitida pelo CNT. Se velocidade máxima nas vias brasileiras é de 110km/h, por que permitem a fabricação/circulação de automóveis que podem atingir mais de 200km/h?
Voltar ao Topo
EPL Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2011
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EPL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 20:25
Nos EUA no ano passado cerca de 30.000 moites no trânsito com 250.000.00 de veículos.

No Brasil, 50.000 mortos com menos de 30.000.00 de carros.

O Brasil possui uma das menos taxas de motorização do mundo. Tem menos carro per capta que na Argentina por exemplo.

Mata  um cidadão no trânsito  em qualquer parte dos EUA para ver o que acontece. Mesmo você estando coberto de razão você dançou. Não imagina a dor de cabeça e quanto vai gastar com advogados.



Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 23:01

 

Originalmente postado por EPL EPL escreveu:


Quantidade de bicicletas não interessa. Só em casa tenho 6.

Você pode ter quantas você quiser, conheço várias pessoas que tem coleção de carros, com 50, 60 carros não estamos medindo seu poder econômico, o dado que importa é que 53% das bicicletas vendidas são utilizadas para transporte diário.

 

Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Em acordo com o Min. das Cidades o transporte urbano no país divide-se em:

44% a pé

29% público

19% automóvel << envolvidos em 80% dos acidentes

7% bicicleta << envolvidos em 3.5% dos acidentes

1% motocicleta << envolvidos em 16% dos acidentes

22,85x mais provável envolver-se em acidente com um carro do que com uma bicicleta.

Voltar ao Topo
hexatri Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jul 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hexatri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 23:13
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

[QUOTE=Papillon] [QUOTE=EPL]

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

 

uma bicicleta dificilmente passa dos 30 kms por hora. isso por si só já diminui demais os riscos numa queda.

aliás, uma coisa que poderia ser feita que iria diminuir muito os acidentes: redução de velocidade. 30 kms na cidade inteira. seria bom. o paulistano já anda a velocidade de galinha (menos de 16 kms por hora), isso não afetaria a velocidade média da cidade. mas nas vias mais rápidas diminuiria os acidentes.

o f.d.p. que me atropelou na campo de bagatelle ano passado (e fugiu sem prestar socorro) não tava a 30 por hora nem a pau. se estivesse, não teria me atropelado.

aliás, o limite de velocidade na paulista é 60 por hora. onde já se viu isso? 60 por hora numa via onde transitam quase um milhão de pedestres por dia?
 
Por mais que queiramos diminuir o número de acidentes com  bikes, não podemos deixar ainda pior o já desastroso trânsito de SP. Acho a velocidade máxima de 30km/h sugerida pelo colega completamente inviável.
 
Abs. 
Fuji Nevada 2.0 2012
Caloi Elite 2.7 2012
Canadian X-Terra
Sundown Columbus 14s
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2012 as 23:56

Calma...

Vamos por partes, os acidentes não deixam de acontecer, uma proposição de velocidade extremamente baixa para carros não funciona assim como não funciona para bicicletas (ou na ciclovia todos respeitam o limite de 20km/h?). A questão no caso da Paulista são os ônibus na direita da via, a questão em algumas vias é a incompatibilidade de velocidade no caso de marginais e vias expressas a necessidade de ciclovia (e motovia como na 23 de maio) são latentes.

Agora, isso melhora, atenua efeitos de acidentes mas não anula. Para diminuir consideravelmente acidentes e ameaças (a fina educativa) é preciso conscientização, parte da conscientização vem de campanhas pedagógicas e parte da punibilidade.

Já sabemos (num dos poucos pontos que concordo com o colega EPL) que o sujeito que mata, tira fina, derruba um ciclista, um motociclista ou mesmo mata outro motorista... não vai ficar preso, esse é um problema da nossa justiça. E vamos fazer o que? Deixar a bicicleta em casa, correr desesperadamente para primeira concessionaria e comprar um carro?

Eu não vou fazer isso (ok eu tenho carro...mas não uso sempre), prefiro pedir que dentro do mais possível que conhecemos de punição (multas, e isso nossa cidade sabe aplicar como poucas no planeta) e de educação (campanhas) seja feito e para fazer EU tenho que levantar o traseiro da cadeira (e é o que vou fazer).

Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 00:10
Entrevistaram agora o motorista que atropelou-a.
 O senhor está transtornado, disse que conhecia a Juliana, pois todos os dias cruzava com ela naquele trecho e horário e ela a cumprimentava e conversava com ele.
Comentou que ela sempre sinalizava com as mãos, e que não deu tempo de nada só ouviu o barulho e desabou a chorar de novo...lamentável.

O outro motorista, o culpado, neão acharam pois não parece mais em casa.

Segundo a reportagem, morre um ciclsita por semana atropelado em São Paulo(cidade).


Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 00:15
Originalmente postado por daa daa escreveu:

Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

 Acho que no Brasil o gorverno deveria colocar nos carro que já saíssem de fábrica e nos que já estão rodando, um limitador de velocidade pra 30km/h nas cidades, sim, porque não??? O motorista(se é que podemos chamar de motorista) brasileiro é muito <b style="font-style: italic; ">xucro; retardado; estúpido e BURRO!!!!! tem que usar rédeas.Angry
<b style="font-style: italic; "> 


Já seria um grande avanço se limitassem a velocidade dos veículos para a máxima permitida pelo CNT. Se velocidade máxima nas vias brasileiras é de 110km/h, por que permitem a fabricação/circulação de automóveis que podem atingir mais de 200km/h?

 Isso mesmo, de que adianta então a LEI de TRANSITO impor limites se as montadoras esbanjam em iludir o povo brasileiro,,eita povo brasileiro!!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 00:38
Originalmente postado por EPL EPL escreveu:

Na cidade, quantas pessoas usam bikes para trabalhar ? 10.000 ? 5.000 ? 1.500 ?

Quantos utilizam carro ? 3.000.000 , 2.000.000 ?

Quantos vão a pé  ao trabalho (acho que esse o principal meio de transporte).

Quando foi investido na última década para cada modal ?

Quantidade de bicicletas não interessa. Só em casa tenho 6.





Parece que tu não conhece as cidades do interior, ou até a periferia das cidades grandes. Tem muita bicicleta por lá, por que é o único transporte possível e as pessoas não têm dinheiro pra comprar um carro. E ninguém caminha mais de 10km por dia pra ir trabalhar.

Olha na frente das indústrias de cidades médias e pequenas, é sempre aquele mar de bicicletas estacionadas. E ainda assim não tem infraestrutura pra esses ciclistas irem com segurança ao trabalho. Carro é uma parcela menor da população que usa, e mesmo assim, todo o investimento vai em rodovias.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 00:53
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Originalmente postado por EPL EPL escreveu:

Na cidade, quantas pessoas usam bikes para trabalhar ? 10.000 ? 5.000 ? 1.500 ?

Quantos utilizam carro ? 3.000.000 , 2.000.000 ?

Quantos vão a pé  ao trabalho (acho que esse o principal meio de transporte).

Quando foi investido na última década para cada modal ?

Quantidade de bicicletas não interessa. Só em casa tenho 6.





Parece que tu não conhece as cidades do interior, ou até a periferia das cidades grandes. Tem muita bicicleta por lá, por que é o único transporte possível e as pessoas não têm dinheiro pra comprar um carro. E ninguém caminha mais de 10km por dia pra ir trabalhar.
Olha na frente das indústrias de cidades médias e pequenas, é sempre aquele mar de bicicletas estacionadas. E ainda assim não tem infraestrutura pra esses ciclistas irem com segurança ao trabalho. Carro é uma parcela menor da população que usa, e mesmo assim, todo o investimento vai em rodovias.

Isso que o FPavão falou é pura verdade.
Minha família é de uma cidade no interior de SP. Lá existe um bairo industrial com empresas bem importantes e conhecidas, como a Toque (prensa lataria para a Volkswagen), a tubos e Conexões Tigre. 
Na avenida onde estão localizadas essas empresas, a alguns anos atrás a prefeitura fez uma ciclovia, pois a maioria dos trabalhadores vão em bicicletas. Na avenida trafega mais caminhões e pessoas que querem sair da cidade.

Abraços,
Ricardo.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 04:21
Originalmente postado por hexatri hexatri escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

[QUOTE=Papillon] [QUOTE=EPL]

São Paulo tem uma morte de ciclista por semana

 

uma bicicleta dificilmente passa dos 30 kms por hora. isso por si só já diminui demais os riscos numa queda.

aliás, uma coisa que poderia ser feita que iria diminuir muito os acidentes: redução de velocidade. 30 kms na cidade inteira. seria bom. o paulistano já anda a velocidade de galinha (menos de 16 kms por hora), isso não afetaria a velocidade média da cidade. mas nas vias mais rápidas diminuiria os acidentes.

o f.d.p. que me atropelou na campo de bagatelle ano passado (e fugiu sem prestar socorro) não tava a 30 por hora nem a pau. se estivesse, não teria me atropelado.

aliás, o limite de velocidade na paulista é 60 por hora. onde já se viu isso? 60 por hora numa via onde transitam quase um milhão de pedestres por dia?
 
Por mais que queiramos diminuir o número de acidentes com  bikes, não podemos deixar ainda pior o já desastroso trânsito de SP. Acho a velocidade máxima de 30km/h sugerida pelo colega completamente inviável.
 
Abs. 

em menos de um ano, o trânsito desastroso melhoraria. pois seria muito mais rápido ir em outro modal, como o metrô. aliás, poderíamos fazer diferente. 30 kms hora só para os carros. 

a intenção é clara: desestimular o uso do carro. como se faz na europa. aquilo que um jornal chamou de infernizar a vida do motorista. 

paris está tirando as faixas de pedestre. é pro pedestre atravessar onde quiser, e o motorista, se pegá-lo, paga o pato. logo, o motorista parisiense está dirigindo como se deve: com a responsabilidade de estar numa máuqina de uma tonelada.

e claro, quanto menos carros, menos poluiçáo. 

esse fator pra mim é o preponderante. em sp, a poluição equivale a 4 cigarros a cada 6 horas. logo, equivale a fumar quase um maço por dia. pois no tempo de sono estamos respirando a poluição do ar.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
hexatri Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Jul 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hexatri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 08:48
Desestimular eu até entendo amigo. Agora você já tentou passar um dia inteiro dirigindo a 30km/h em um carro?? O nego fica maluco LOL......colocaram um radar aqui do lado de casa em que a rua inteira tem que andar a 50km/h e duas avenidas vizinhas a 60 km/h....isso já deixa qualquer um ainda mais irritado, se diminuir pela metade a coisa no meu entender ficaria ainda pior, os engarrafamentos mais longos e passaríamos a fumar dois maços de cigarro por dia LOL....
Vejo a questão da falta de educação no trânsito tendo que ser tratada de uma forma mais ampla (com severas punições até o povo aprender etc) do que tentando matar a mobilidade do paulistano que já é bem complicada.
Fuji Nevada 2.0 2012
Caloi Elite 2.7 2012
Canadian X-Terra
Sundown Columbus 14s
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 12:35
Originalmente postado por hexatri hexatri escreveu:

 
Por mais que queiramos diminuir o número de acidentes com  bikes, não podemos deixar ainda pior o já desastroso trânsito de SP. Acho a velocidade máxima de 30km/h sugerida pelo colega completamente inviável.
 
Abs. 

Não estou dizendo que defendo isso, mas acredito que o problema do trânsito de São Paulo não seria piorado com a limitação de velocidade. O que falta, na óptica do motorista, é "fluxo". Acho que baixar a velocidade não complicaria isso, com um ajuste apropriado dos semáforos. 

Abs
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 12:44
quem tem facebook, poderia me fazer o favor de olhar onde será o ponto de encontro em SP capital da Bicicletada Nacional de 06/Mar?
Muito obrigado. 


Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 13:02
Sempre partem da praça do ciclista
 
Abraços
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 13:11
"Acho a velocidade máxima de 30km/h sugerida pelo colega completamente inviável."
 
Abs. 
[/QUOTE]

 Isso é porque você pensa como a maioria dos "motoristas" que são apressadinhos. Calma no trânsito brother!! Fica na paz!!Tongue
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 13:13
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por hexatri hexatri escreveu:

 
Por mais que queiramos diminuir o número de acidentes com  bikes, não podemos deixar ainda pior o já desastroso trânsito de SP. Acho a velocidade máxima de 30km/h sugerida pelo colega completamente inviável.
 
Abs. 

Não estou dizendo que defendo isso, mas acredito que o problema do trânsito de São Paulo não seria piorado com a limitação de velocidade. O que falta, na óptica do motorista, é "fluxo". Acho que baixar a velocidade não complicaria isso, com um ajuste apropriado dos semáforos. 

Abs

concordo.
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2012 as 13:33
Originalmente postado por leogodoy leogodoy escreveu:

Originalmente postado por hexatri hexatri escreveu:

 
Por mais que queiramos diminuir o número de acidentes com  bikes, não podemos deixar ainda pior o já desastroso trânsito de SP. Acho a velocidade máxima de 30km/h sugerida pelo colega completamente inviável.
 
Abs. 

Não estou dizendo que defendo isso, mas acredito que o problema do trânsito de São Paulo não seria piorado com a limitação de velocidade. O que falta, na óptica do motorista, é "fluxo". Acho que baixar a velocidade não complicaria isso, com um ajuste apropriado dos semáforos. 

Abs

O volume é muito alto Leo  , não iria funcionar .
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 34567 11>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X