Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubo Novatec - Quebrado!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubo Novatec - Quebrado!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubo Novatec - Quebrado!
    Postado: 22 Fev 2012 as 01:55
Galera,

Ontem em uma trilha o cubo da bike de um amigo quebrou. Ele estava subindo a ladeira, quando ouviu um barulho e o cassete começou a girar em falso.
De inicio pensamos que fossem o ´´macaquinho´´, mas ao tirar a roda o cassete saiu na mão.

Segundo o dono quebrou a roda livre do cubo onde encaixa o cassete.

Segue fotos. O que vocês acham? Já viram isso antes?



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
Wimmer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2007
Paraná
Offline
Mensagens:657
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wimmer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 14:00
Qual o modelo do cubo? Quanto tempo de uso?
Specialized Camber
Voltar ao Topo
Ferpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 14:11
Me parecce que foi o parafuso que prende o freehub no resto do cubo que soltou.
Mosso 675 PRO + PS e100r + alivio
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 14:15
Originalmente postado por Wimmer Wimmer escreveu:

Qual o modelo do cubo? Quanto tempo de uso?



O modelo é o D711. O cubo tem aproximadamente 3 meses de uso.

A bike é uma Trek Gary Fisher X-Caliber 29er.

A relação usada na subida era 36-22 ou 36-24, não sei ao certo.
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 16:48
Estranho que com 3 meses de uso a graxa não deveria estar com essa coloração, e mais estranho ainda foi cair o parafuso que segura o free hub no corpo do cubo, uma vez que esse parafuso da um certo trabalho para tirar normalmente, se ele saiu facil assim tinha algum problema que não esta em conformidade com a qualidade do produto.
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 17:03
Originalmente postado por vrsilva vrsilva escreveu:

Estranho que com 3 meses de uso a graxa não deveria estar com essa coloração, e mais estranho ainda foi cair o parafuso que segura o free hub no corpo do cubo, uma vez que esse parafuso da um certo trabalho para tirar normalmente, se ele saiu facil assim tinha algum problema que não esta em conformidade com a qualidade do produto.


Vinicius, ligue para o dono do cubo para confirmar com ele e o cubo faz 3 meses março.

Essa quebrar pode ter algo relacionado com a força aplicada na subida? Era uma subida muito inclinada e com muitas pedras soltas (cascalho).
Voltar ao Topo
Wimmer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2007
Paraná
Offline
Mensagens:657
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wimmer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 17:41
Olhando bem, foi o corpo do freehub que quebrou, neste caso dá pra substituir a peça sem maiores problemas.

Mas estranho mesmo, a julgar pela aparência da graxa parece ter muito mais de 3 meses de uso. Será que não havia algum parafuso mal apertado que ocasionou a quebra? Isso também explicaria a entrada de sujeira no freehub...
Specialized Camber
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 18:08
Onde acho esse free hub? Posso substituir por um de outra marca, por um shimano?
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 18:22
Se te ajudar posso dizer o seguinte:
A cor da graxa é normal sim,o meu novo (deve ser o 712 que é traseiro não 711)também antes de usar abri,e era parecida.Essa graxa é tipo aquelas das juntas homocinéticas dos carros,não é tão "dura" como as outras,nem pode ser,porque senão colava os macaquinhos.
Mas não foi a graxa,falta ou condição dela que quebrou o freehub.Eu já vi vários casos iguais a esse,também já vi vários freehubs desses apresentarem rachaduras,principalmente nos encaixes dos macaquinhos.Estamos falando de um cubo totalmente de alumínio,considerado "race",onde o peso em prol da performance condiciona alguns riscos.
Pode parecer um exagero (eu tb acho),mas no site da novatec,há um aviso sobre esses cubos onde diz que depois de cada prova ou treino,deve-se desmontar o freehub e verificar se está tudo ok,ou seja,o fabricante sabe que a resistência não é o forte...
Claro que muitos de nós usamos por milhares de kms esses cubos sem problemas mas, às vezes,acontece.Se devia ou não ocorrer uma falha tão catastrófica como essa,não sei,não discuto,muitas vezes arriscamos com produtos ultraleves ..
A boa notícia é que esses cubos são de fácil manutenção,trocar rolamentos,eixos,freehub,tampas (eu até já vi pra vender aquela parte que vai encaixada no cubo onde atracam os macaquinhos à parte).
Agora aí na tua região não sei onde vende isso,mas que existe existe...
Voltar ao Topo
Wimmer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2007
Paraná
Offline
Mensagens:657
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wimmer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 18:30
Encontrei aqui:

http://www.bdopcycling.com/Wheels-Parts%20and%20Accessories.asp#FREEHUBS

De acordo com este manual: http://issuu.com/novatectaiwan/docs/cassbody_compatibility_-_all
entendo que o modelo do corpo do freehub (cassete body) deve ser o B1.

Mas quero deixar claro que apenas foi MINHA IMPRESSÃO, pela análise da foto que a peça quebrada é o corpo do freehub. Recomendo fortemente levar para um mecânico analisar o dano e confirmar se basta somente trocar a peça em questão.

Abraço e boa sorte.
Specialized Camber
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 18:34
Obrigado galera!

Hoje um mecanico irá ver o que aconteceu realmente e dizer o que ele acha. Mais tarde posto as novidades.

Abraços.
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 18:35
Olha a foto de um freehub de um amigo....também a parte dos macaquinhos separou do resto...
Foi do corpo sim,não há parafuso segurando nesse cubo,é só a tampa externa que faz isso,aliás a manutenção é f+acil devido a isso,é só tirar a tampa que sai tudo,até o cassete vem junto..




Editado por klaser - 22 Fev 2012 as 18:38
Voltar ao Topo
pedronevesBA Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Salvador
Offline
Mensagens:1642
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedronevesBA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 00:38
Galera, é possivel substituir o free hub por um de outra marca? Pelo menos temporariamente, pois temos competição esse domingo.

Por exemplo de um cubo Deore.
Voltar ao Topo
klaser Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Abr 2010
Portugal
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 08:45
Não dá não companheiro,quer dizer,por os da shimano não dá,eles são muito diferentes e não compatíveis com o teu cubo.Agora a novatec produz pra outras marcas,pode ser que vc ache um compatível,eu já vi uns cubos da marca europeia RCZ (que é uma loja famosa) em que os cubos são os mesmos,só levam a marca da loja...
Mas quem trabalha com novatec,deve ter esses freehubs avulsos pra vender,por que afinal de contas também já andei procurando pra comprar pra ter como reserva (minhas rodas têm só 1 mês ainda) mas não são assim tão baratos quanto isso...
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 17:30
Verdade me lembrei que dentro do freehub não se usa graxa, e sim óleo, por isso que minha roda não faz muito barulho de catraca, pois usei uma graxa azul, ela é bem mais fina que as normais, mas deixou o barulho mais baixo, em contrapartida as rodas da Vzan fazem um barulhão... e vai óleo nos macaquinhos... para garantir o rapido engate dos mesmos...

Pelas fotos não consigo identificar o problema, o que da para ver somente é que saiu o freehub do cubo, só isso...
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
Voltar ao Topo
Kanhar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
GM
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kanhar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2012 as 14:47
Mas ainda assim, ele é uma boa opção, correto? Fora caso a parte...?
Voltar ao Topo
Wimmer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2007
Paraná
Offline
Mensagens:657
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wimmer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2012 as 14:57
Originalmente postado por Kanhar Kanhar escreveu:

Mas ainda assim, ele é uma boa opção, correto? Fora caso a parte...?


Acho que sim. Foi o primeiro relato de quebra que vi, e muito prematura com apenas 3 meses de uso, tudo leva a crer que se trata de um caso isolado.
Specialized Camber
Voltar ao Topo
Kanhar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
GM
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kanhar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2012 as 15:07
Originalmente postado por Wimmer Wimmer escreveu:

Originalmente postado por Kanhar Kanhar escreveu:

Mas ainda assim, ele é uma boa opção, correto? Fora caso a parte...?


Acho que sim. Foi o primeiro relato de quebra que vi, e muito prematura com apenas 3 meses de uso, tudo leva a crer que se trata de um caso isolado.

Ok! Wimmer. Obrigado
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X