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Touring Bikes - Lista e Comparativo

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bito Ver Drop Down
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    Postado: 24 Jan 2012 as 15:30
Pessoal,

Estou em fase de pesquisa e planejamento para adquirir minha touring bike.
Até o momento achei as seguintes:

Trek A520 US$ 1500
Jamis Aurora US$ 950
Surly LHT US$ 1200
Fuji Touring US$ 1000
Marin Four Corners US$ 1100
Raleigh Sojourn US$ 1100
Raleigh Clubman US$ 1000

Vi a combinação de quadro de cromo com garfo de carbono. Alguém já viu? Usou? O que achou?

Alguém tem opiniões a dar sobre as bikes acima? Ou modelos semelhantes? Os preços são de varejo dos EUA.

Abs,
Vinicius
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leogodoy Ver Drop Down
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Já passei por essa pesquisa, chegamos a mais ou menos os mesmo modelos.

Adiciona ae ainda:

Kona Sutra
Novara Verita
Surly Long Haul Trucker, vista por muitos como o melhor custo/benefício da categoria. (ops, vc já tinha colocado!)

Boa sorte!

abs


Editado por leogodoy - 24 Jan 2012 as 16:57
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bito Ver Drop Down
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Atualmente tenho feito touring com minha mtb, mas agora quero dar este passo de ter um bike específica para isto.
Provavelmente vou comprar uma este ano qd for pros eua.
Leo,
Depois da sua pesquisa, vc decidiu por algo? Testou alguma?
Abs.
Vinicius
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Se for ficar no âmbito dessas marcas com mais saída, não dá pra desconsiderar a GT Peace Tour (veja q oferta maravilhosa). Nem sei se essa bike ainda existe - não procurei no site da GT.

Ficando no estilo Surly com custo benefício semelhante, tem a Soma Saga e as da Salsa (Casseroll e Vaya). Acha os quadros delas em lojas como a Bikeman.

Agora, partindo prum trem mais exclusivo, e bem mais caro, tem muita opção pra vc gastar bem; exemplo.

Só dando o meu pitaco, acho q pode ser fria garfo de carbono numa touring bike. Não é q todo garfo de carbono possa quebrar, afinal, poxa, um de chromoly tb pode, mas já q está num quadro todo de cromo, pq não o garfo tb? Acho q não tem pq querer tirar pouco peso ali, e adicionar o "conforto" a mais do carbono (q nem sei se é tanto em relação ao cromo). Em geral, os garfos de cromo de touring bikes vem com furações para paralamas, e podem vir tb com furações pra bagageiro dianteiro. Dificilmente um garfo de carbono terá essa alternativa, e fazer adaptação nesse garfo, pra isso, é meio fora de questão. A não ser para alguém q trabalhe com o material. Mesmo assim, acho q é menos confiável e não vale o trabalho.

Aliás, eu tenho uma bike com várias partes com compósitos de fibra de carbono + uma dúzia de resinas naturais e outras tóxicas, e estou seriamente inclinado a desenvolver habilidades com esses materiais justamente pra eu nunca "ficar na mão".
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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bito Ver Drop Down
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Eu olhei com certa desconfiança esta combinação de cromo + carbono, mas como tem algumas marcas boas fazendo, pensei na possibilidade, mas minha intenção inicial era td de cromo.
Tem umas liquidações mt boas nesta época do ano, mudança de linha. Quem está por lá agora, pode aproveitar bem... Espero que qd eu for ainda consiga alguma dessas barganhas.
Vinicius
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bito Ver Drop Down
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Po, outra coisa que eu estava pensando sobre:
Uma bike touring sem bagageiro, paralama e outros apetrechos desenvolve bem na estrada com um pneu fino?
Pq estou pensando em aposentar minha speed.
Gosto de pedalar longas distâncias e não me importo muito com performance. Faço Audax e pequenas viagens.
Qual a experiência de vcs neste sentido?
Vinicius
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< name="GENERATOR" ="BrOffice.org 3.1 Win32">

Tubulação Pedivela Cassete Dianteiro Traseiro Passadores Freios Manetes Cubos Aros Pneus Selim Acessórios
Fuji Touring Elios 2 FSA Vero 50/39/30 9v 11-34 FD 453 Deore Dura Ace 9v (bar end) Canti Tektro 510 Tektro 320 Fuji 36f Alex Ace19 Freedom Ryder Sport 700x32 Velo Paralamas
GT Peace Tour Reynolds 520 FSA Tempo 52/42/30 9v 11-34 Sunrace Shimano NS Deore Microshift 9v (bar end) Disco Tektro Lyra Tektro 340
Jalco X320 Schwalbe Delta Cruiser 700x35 Classic Regal
Jamis Aurora Reynolds 520 FSA Alpha 48/36/26 9v 11-28 (PG950) Sora Tiagra Microshift 9v (bar end) Canti Tektro 992 Tektro 340 Tiagra 36f Alex Ace19 Vittoria Randonneur 700x32 Jamis Touring Sport Bagageiro traseiro e paralamas
Kona Sutra Kona Sora 50/39/30 9v 11-32 (HG50) Tiagra Deore XT Shimano 9v (bar end) Disco Avid BB7 Tektro 340 Deore 36f Freedom Ryder 21 Continental Contact 700x32 WTB Rocket V Comp Bagageiro traseiro e dianteiro, paralamas
Marin Four Corners
Shimano 48/36/26 9v 11-32 (HG30) Alivio Deore XT Shimano 9v (bar end) Canti Tektro Tektro 200 Deore 36f Alex TD20 700x35 WTB Laser V Comp
Novara Verita Reynolds 520 FSA Vero 50/34 10v 11-32 (PG1050) Apex Apex Apex STI (2x10) Shimano R450 Apex (STI) Tiagra 36f Weinmann SEC Vittoria Randonneur 700x28 Velo
Raleigh Clubman Reynolds 520 Tiagra 50/34 10v 12/30 (Tiagra) Tiagra Tiagra Tiagra STI (3x9) Tektro Tiagra (STI) Tiagra 32f Weinmann TR18 Vittoria Zaffiro 700x25 Brooks Swift Paralamas
Raleigh Sojourn Reynolds 631 R453 50/39/30 9v 11/34 (HG30) Tiagra Alivio Dura Ace 9v (bar end) Disco Shimano R505 Tektro 200 Alivio 36f Freedom Ryder 23 Trekking Vittoria Randonneur Cross 700x35 Brooks B17 Aged Bagageiro traseiro e palalamas
Salsa Casseroll Classico Sugino XD350 48/36/26 9v 12-25 (HG50) Sora Tiagra Tiagra STI (3x9) Canti Tektro Oryx Tiagra (STI) Formula 32f Salsa Delgado Cross Panaracer Pasella 700x32 Velo Bagageiro dianteiro
Salsa Vaya 2 Classico Apex 48/36 10v 11-32 (PG1050) Apex Apex Apex STI (2x10) Disco Avid BB5 Apex (STI) Sram 506 32f DT Swiss X470 (ou 430) Continental Tour Ride 700x42 (ou 26x1,75) Velo
Surly LHT Surly 4130 Andel 48/36/26 9v 11-34 (HG50) Sora Deore LX Dura Ace 9v (bar end) Canti Tektro 720 Tektro 340 Deore LX 36f Alex Adventurer Michelin City 26x1,85 ou Continental Contact 700x37 WTB SST Comp
Trek 520 Trek Shimano 48/36/26 9v 11-32 (HG50) Deore LX Deore Dura Ace 9v (bar end) V-brake Avid SD5 Tektro 520 Deore 36f Bontrager Camino Bontrager Race Lite Hard Case 700x32 Bontrager Evoke 1 Bagageiro traseiro Bontrager



Abaixo, fotos de "divulgação":

Fuji Touring



GT Peace Tour



Jamis Aurora



Kona Sutra



Marin Four Corners



Novara Verita




Raleigh Clubman



Raleigh Sojourn



Salsa Casseroll



Salsa Vaya 2



Surly LHT



Trek 520





A seguir, fotos das bikes carregadas ou apenas fotos "reais":

GT Peace Tour



Fuji Touring



Jamis Aurora



Kona Sutra



Marin Four Corners



Novara Verita



Raleigh Clubman



Raleigh Sojourn



Salsa Casseroll



Salsa Vaya 2



Surly LHT



Trek 520




Editado por ninocoutinho - 25 Jan 2012 as 12:35
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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bito Ver Drop Down
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Belo trabalho!
Que cardápio! Agora é só se servir! =)
Tem algumas variações a estas configurações. Já vi a Surly com XT traseiro, por exemplo.
Vinicius
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leogodoy Ver Drop Down
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Queria que existissem essas bikes aqui no Brasil. Acho todas uma opção perfeita pro que eu quero pra minha vida como ciclista.

Bito, sobre o fim da minha pesquisa: acabei não comprando nada. Duas coisas: eu e a patroa decidimos casar, então não posso fazer loucuras tipo pagar o dobro do valor (ainda mais à vista) pra importar uma bike dessas legalmente. Fora isso, mudei de emprego, tava pensando em trazer ela de janeiro em uma cobertura que faria no exterior na empresa anterior. Agora deve demorar mais um tempo pra eu conseguir uns dias pra viajar.

Abraço.

PS: Minha decisão pessoal: eu iria levar a Novara Verita pq quero STIs, a maioria das bikes de touring vem com trocadores de bar-end. Mais resistentes e mais simples, claro, mas não é o que eu queria pra andar na cidade.
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Ver se consigo deixar a tabela menorzinha:


TubulaçãoPedivelaCasseteDianteiroTraseiroPassadoresFreiosManetesCubos ArosPneusSelimAcessórios
Fuji TouringElios 2FSA Vero 50/39/309v 11-34FD 453DeoreDura Ace 9v (bar end)Canti Tektro 510Tektro 320Fuji 36fAlex Ace19Freedom Ryder Sport 700x32VeloParalamas
GT Peace TourReynolds 520FSA Tempo 52/42/309v 11-34 SunraceShimano NSDeoreMicroshift 9v (bar end)Disco Tektro LyraTektro 340
Jalco X320Schwalbe Delta Cruiser 700x35Classic Regal
Jamis AuroraReynolds 520FSA Alpha 48/36/269v 11-28 (PG950)SoraTiagraMicroshift 9v (bar end)Canti Tektro 992Tektro 340Tiagra 36fAlex Ace19Vittoria Randonneur 700x32Jamis Touring SportBagageiro traseiro e paralamas
Kona SutraKonaSora 50/39/309v 11-32 (HG50)TiagraDeore XTShimano 9v (bar end)Disco Avid BB7Tektro 340Deore 36fFreedom Ryder 21Continental Contact 700x32WTB Rocket V CompBagageiro traseiro e dianteiro, paralamas
Marin Four Corners
Shimano 48/36/269v 11-32 (HG30)AlivioDeore XTShimano 9v (bar end)Canti TektroTektro 200Deore 36fAlex TD20700x35WTB Laser V Comp
Novara VeritaReynolds 520FSA Vero 50/3410v 11-32 (PG1050)ApexApexApex STI (2x10)Shimano R450Apex (STI)Tiagra 36fWeinmann SECVittoria Randonneur 700x28Velo
Raleigh ClubmanReynolds 520Tiagra 50/3410v 12/30 (Tiagra)TiagraTiagraTiagra STI (3x9)TektroTiagra (STI)Tiagra 32fWeinmann TR18Vittoria Zaffiro 700x25Brooks SwiftParalamas
Raleigh SojournReynolds 631R453 50/39/309v 11/34 (HG30)TiagraAlivioDura Ace 9v (bar end)Disco Shimano R505Tektro 200Alivio 36fFreedom Ryder 23 TrekkingVittoria Randonneur Cross 700x35Brooks B17 AgedBagageiro traseiro e palalamas
Salsa CasserollClassicoSugino XD350 48/36/269v 12-25 (HG50)SoraTiagraTiagra STI (3x9)Canti Tektro OryxTiagra (STI)Formula 32fSalsa Delgado CrossPanaracer Pasella 700x32VeloBagageiro dianteiro
Salsa Vaya 2ClassicoApex 48/3610v 11-32 (PG1050)ApexApexApex STI (2x10)Disco Avid BB5Apex (STI)Sram 506 32fDT Swiss X470 (ou 430)Continental Tour Ride 700x42 (ou 26x1,75)Velo
Surly LHTSurly 4130Andel 48/36/269v 11-34 (HG50)SoraDeore LXDura Ace 9v (bar end)Canti Tektro 720Tektro 340Deore LX 36fAlex AdventurerMichelin City 26x1,85 ou Continental Contact 700x37WTB SST Comp
Trek 520TrekShimano 48/36/269v 11-32 (HG50)Deore LXDeoreDura Ace 9v (bar end)V-brake Avid SD5Tektro 520Deore 36fBontrager CaminoBontrager Race Lite Hard Case 700x32Bontrager Evoke 1Bagageiro traseiro Bontrager



Editado por ninocoutinho - 25 Jan 2012 as 12:43
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FPavão Ver Drop Down
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Virou pornografia esse tópico.

Eu pegaria uma com sti. Até pq o bito quer que a bike seja pra cicloturismo e um pouco de speed...
Fernando Pavão
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Renan Catani Ver Drop Down
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Salve galera...

BEm tenho uma duvida: Como que faço para fazer compras por sites internacionais como por exemplo...http://www.bikeman.com/?

Alguem pode me ajudar?
Ah os impostos e transportes ficam muito caro?

abraços
"Pior que não terminar uma viagem é nunca partir."
Amyr Klink
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Hattie Ver Drop Down
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E a Koga Randonneur?
http://www.koga.com/koga_uk/?CFID=d1ed640d-f77e-495d-a816-8f7b4fa61020&CFTOKEN=0#4






Editado por Hattie - 25 Jan 2012 as 14:55
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leogodoy Ver Drop Down
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Koga Miyata é outro papo, mas ae é bem mais caro, não?
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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A Kona Sutra está na mesma faixa de preço das demais? Porque ela é a mais acertada de todas, em termos de componentes. Não tem ponto fraco, e chega a ter até extravagâncias como câmbio traseiro XT Shadow, freios Avid BB7 (melhor freio a disco mecânico que existe) e ainda vem com paralamas, bagageiros traseiro e dianteiro.
A Raleigh Sojourn e a Surly LHT também parecem bem equilibradas e boas, com a primeira tendo amplitude de marchas e trazendo coisas top como passador Dura-Ace e selim Brooks, e a segunda tendo a marcha mais "escaladora" de todas (26x34), passador Dura-Ace, câmbio traseiro e cubos Deore LX. Só acho que a Surly, pelo preço, poderia vir melhor equipada (não tem acessório nenhum).
 
Mas a GT Peace Tour a U$ 699 (no link postado pelo Nino) provavelmente seria a melhor custo x benefício, apesar das peças mais baratas (cassete SunRace, passadores MicroShift).
 
E a mais "moderninha" seria a Salsa Vaya 2, com 10v, freios Avid, cubos SRAM e aros DT Swiss.
 
Enfim, Nino mais uma vez presenteia o fórum fazendo um ótimo trabalho nesse comparativo completo (inclusive ilustrado). Parabéns e obrigado!
 
Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 25 Jan 2012 as 15:59
Marcelo Faraway
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Originalmente postado por Hattie Hattie escreveu:

E a Koga Randonneur?
http://www.koga.com/koga_uk/?CFID=d1ed640d-f77e-495d-a816-8f7b4fa61020&CFTOKEN=0#4
Essa é uma BAITA bike de cicloturismo, mas provavelmente custa o dobro das citadas aqui.
 
Valeu
Marcelo Faraway
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bito Ver Drop Down
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Essas Koga são caras pra caramba!
Vinicius
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

A Kona Sutra está na mesma faixa de preço das demais?


Pesquisando meio por alto, daquelas primeiras postadas pelo bito, a Kona Sutra é numa faixa um pouco acima, mesmo, acho q chega a ser uns 500 dólares mais cara. Ela é de fato uma das minhas preferidas, e com concordo com suas análises desse e de outros modelos; achava a Sutra até, antigamente, mais bonita, tinha um tom de verde bacana.

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Originalmente postado por Hattie Hattie escreveu:

E a Koga Randonneur?
http://www.koga.com/koga_uk/?CFID=d1ed640d-f77e-495d-a816-8f7b4fa61020&CFTOKEN=0#4
Essa é uma BAITA bike de cicloturismo, mas provavelmente custa o dobro das citadas aqui.

Eu não consegui ver a segunda foto postada, mas a primeira, apesar de parecer com a Randonneur, acho q não é, pois a Randonneur é de chromoly, e os tubos grossos da primeira foto não combinam com chromolyBig smile (não q não existam, mas em bikes costumam ser tubos mais finos). Só se essa foto faz referência a algum modelo anterior da Randonneur, q tlvz ainda fosse de alumínio. Aliás, essa Koga tem pelo menos outros dois modelos de bikes q parecem uma beleza pra tour (WorldTraveler29 e Traveller), e outras q ela classifica como de light touring, mas todas têm os quadros de alumínio (e uma de carbono), aí se deixar, nosso tópico começa a ficar infinitoStar.

De repente a gente pode ir ampliando aquela tabela, já q vcs gostaramThumbs Up, e adicionando fotos, se fixando nos quadros NÃO-HANDMADE, de cromo, dos grandes fabricantes.

E de fato, W0LVER1NE, o preço dessa Koga vai lá nas alturas, na casa dos 2000 eurosConfused.


Editado por ninocoutinho - 25 Jan 2012 as 15:35
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Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Raleigh Sojourn

Essa será que é uma Sojourn mesmo, Nino? Ela tá bem diferente!
 
Valeu
Marcelo Faraway
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Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Essa será que é uma Sojourn mesmo, Nino? Ela tá bem diferente!
 
Valeu


Parece que é sim. Dá uma busca no google imagens.
Vinicius
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Originalmente postado por bito bito escreveu:

Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Essa será que é uma Sojourn mesmo, Nino? Ela tá bem diferente!


Parece que é sim. Dá uma busca no google imagens.
É verdade... pesquisando lá, eu reparei que essa da foto é a Sojourn tradicional de sempre, e a da primeira foto que o Nino postou (que é modelo 2012) foi que mudou bastante. Na minha opinião, mudou para melhor: ganhou um garfo com curvatura no lugar do garfo reto com off-set, o que tornará ela melhor para absorver irregularidades. Aliás, esse pode ser considerado um ponto fraco na Sutra (que eu havia dito que praticamente não tinha ponto fraco): reparando bem, ela também vem com esse design de garfo reto e parece ter um entre-eixos curto, se comparado às demais.
 
Pelo visto não tem bike perfeita! Big smile
 
Valeu
 
PS: olhando bem a Koga que a Hattie postou, ela além de parecer ter um quadro de alumínio, parece ser roda 26"! Somado ao guidão reto e a suspensão dianteira (do tipo "headshock"), ela estaria portanto mais para uma bike de cicloturismo de montanha e/ou off-road.
Marcelo Faraway
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Originalmente postado por bito bito escreveu:

Po, outra coisa que eu estava pensando sobre:
Uma bike touring sem bagageiro, paralama e outros apetrechos desenvolve bem na estrada com um pneu fino?
Pq estou pensando em aposentar minha speed.
Gosto de pedalar longas distâncias e não me importo muito com performance. Faço Audax e pequenas viagens.
Qual a experiência de vcs neste sentido?

Tem que ver o modelo, pois uma touring "hardcore", feita para dar a volta ao mundo nas piores condições possíveis, vai parecer um busão de turismo. Acho que a surly LHT está meio para esse lado. Já maioria das bikes do tópico são mais "light touring", feitas para o asfalto, sem carregar a casa em cima, tipo essa gt peace. Essas servem tranquilo um audax e até são mais recomendadas para um audax ou pegar a estrada com conforto. Tão mais para peruas esportivas se as bikes de estrada puras fossem esportivos puro sangue, hehe.

Apesar de toda essa preocupação com posição aero, posição agressiva, geometria "racing", aerodinâmica e leveza do povo da estrada, eu considero que o que mais mata o desempenho do ciclista é o incômodo da dor ou desconforto, que acaba diminuindo drasticamente a performace. Não faz muito sentido um ciclista amador querer imitar um atleta profissional, que anda pelo menos 10x mais kms que o amador, tem equipes de massagistas, corre provas curtas e é pago para ser uma espécie de vitrine dos patrocinadores, da última geração de quadros ou componentes. A bike ideal de um cara que não compete vai ser outra, bem diferente da bike de ciclistas que pedalm por profissão.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Sobre a Sojourn, é isso aí q vcs descobriram, trata-se do modelo 2011, q eu acho até mais bonito, aliás, nem tinha reparado na diferença do garfo, bem apontada.

Gostei das considerações do poneis, rolou discussão parecida com essa bem recentemente, no fórum de estrada, sobre os quadros teoricamente pequenos e mesas longas, dos atletas pró.

Acrescentei na tabela abaixo as touring de cromo da inglesa Dawes (as de alumínio eu desconsidereiBig smile), ainda são modelos 2011. Vejam q, indo dos mais simples aos mais equipados, a tubulação reynolds vai mudando... Esses tubos 631 e, especialmente, o 853, seriam mais "avançados" q os 520?

Por fim acrescentei a Koga.


Tubulação Pedivela Cassete Dianteiro Traseiro Passadores Freios Manetes Cubos Aros Pneus Selim Acessórios
Dawes Horizon Reynolds 520 Alivio 48/36/26 8v 11-32 Sora Alivio STI 24v Canti Tektro Oryx Tektro Shimano RM60 36f Alex Ace19 Schwalbe Marathon 700x32 Dawes Tour Gel Bagageiro traseiro, Paralamas
Dawes Horizon Plus Reynolds 520 Alivio 48/36/26 9v 11-32 (HG50) Sora Alivio Dura Ace 9v (bar end) Canti Tektro Oryx Tektro Shimano RM40 e 60 36f Alex Ace19 Schwalbe Marathon 700x32 Dawes Tour Gel Bagageiro traseiro, Paralamas
Dawes Nomad Reynolds 631 Alfine 45 dentes Alfine 18 dentes

Alfine 11v V-brake Alivio Tektro RM60 e Alfine 36f Alex XT16 Schwalbe Marathon 700x32 ou 26x1.5 Dawes Tour Gel Bagag. Tubus D. e T., Paralamas SKS
Dawes Galaxy Reynolds 631 Shimano 48/36/26 9v 11-32 (HG50) Tiagra Deore Dura Ace 9v (bar end) Canti Shimano Tektro Alivio 36f Alex XT19 Schwalbe Marathon 700x32 Selle Italia FLX Bagageiro traseiro Tubus, Paralamas SKS
Dawes Super Galaxy Reynolds 631 Deore integrado 48/36/26 9v 11-32 (HG50) Tiagra Deore LX Tiagra STI (3x9) Canti Shimano Shimano Deore 36f Alex XT19 Schwalbe Marathon 700x32 Selle Italia FLX Bagageiro traseiro Tubus, Paralamas SKS
Dawes Ultra Galaxy Reynolds 853 Sugino RD 5000T 48/38/28 9v 11-32 (HG80) Tiagra Deore XT (9v) Tiagra STI (3x9) Canti Avid Short 4 Shimano Deore LX 36f Alex XT19 Schwalbe Marathon 700x32 Brooks B17 Bagageiro traseiro Tubus, Paralamas SKS, Pedal M505
Koga Randonneur Koga FM-1 XT Hollowtech II 44/32/22 9v LX (HG80) (ou XT 11-32) Deore LX Deore XT (Deore LX?) V-Brake Deore LX (LX?) Dianteiro Dínamo DDH3N72, Tras. XT 36f Koga KM21 Vredestein Perfect Tour 700x37 Selle Italia FLX Bagag. Tubus D. e T., Paralamas SKS, farol D. e T., pezinho duplo, tranca de quadro


Dawes Horizon



Dawes Horizon Plus



Dawes Nomad
(essa com 26'')



Dawes Galaxy



Dawes Super Galaxy



Dawes Ultra Galaxy




Koga Randonneur

Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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Hattie Ver Drop Down
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Ih, realmente a foto que postei não foi da Koga Randonneur e sim da Koga Signature.

Aqui a imagem que não apareceu
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Nino, sua tabela está sensacional, parabéns. Belo trabalho.
Talvez uma coluna que ficasse mt legal para as próximas edições seria preço (varejo EUA, por exemplo). O que acha?
Vinicius
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:


Tem que ver o modelo, pois uma touring "hardcore", feita para dar a volta ao mundo nas piores condições possíveis, vai parecer um busão de turismo. Acho que a surly LHT está meio para esse lado. Já maioria das bikes do tópico são mais "light touring", feitas para o asfalto, sem carregar a casa em cima, tipo essa gt peace. Essas servem tranquilo um audax e até são mais recomendadas para um audax ou pegar a estrada com conforto. Tão mais para peruas esportivas se as bikes de estrada puras fossem esportivos puro sangue, hehe.

Apesar de toda essa preocupação com posição aero, posição agressiva, geometria "racing", aerodinâmica e leveza do povo da estrada, eu considero que o que mais mata o desempenho do ciclista é o incômodo da dor ou desconforto, que acaba diminuindo drasticamente a performace. Não faz muito sentido um ciclista amador querer imitar um atleta profissional, que anda pelo menos 10x mais kms que o amador, tem equipes de massagistas, corre provas curtas e é pago para ser uma espécie de vitrine dos patrocinadores, da última geração de quadros ou componentes. A bike ideal de um cara que não compete vai ser outra, bem diferente da bike de ciclistas que pedalm por profissão.


Entendi. Não participo de competição e curto pedalar longas distâncias. Seja pedal de um dia de speed ou cicloviagem (tb pedalo mtb e pro trabalho de dobrável, mas aí é papo para outros tópicos, hehehe).
O legal da speed é vc conseguir cobrir uma distância grande num espaço de tempo relativamente curto.
Mas a posição aero ou muito agressiva racing me impossibilita de pedalar muitas horas. Além disto, o passeio perde um pouco do prazer.

Eu busco uma bike para ciclotur que me possibilite fazer uma Estrada Real ou Caminho da Fé sem  ter que aliviar muito nas descidas com medo da bike quebrar.

Vou primeiro comprar a bike de cromo e ver a performance nas estradas, se não deixar mt a desejar vou deixar a speed de lado, talvez substituindo-a e ficando apenas com a de cromo.
Vinicius
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Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Vejam q, indo dos mais simples aos mais equipados, a tubulação reynolds vai mudando... Esses tubos 631 e, especialmente, o 853, seriam mais "avançados" q os 520?
Basicamente, do 520 para o 853 (passando pelo 631) vai aumentanto a resistência do metal e portanto os tubos podem ser feitos com paredes mais finas - consequentemente mais leves. Outra vantagem é que sofrem menos com a corrosão (os tubos Reynolds 953 por exemplo, que são os mais avançados da Reynolds atualmente, são inoxidáveis).
 
Reynolds 520  - de 700 a 900 MPa
Reynolds 631  - de 800 a 900 MPa
Reynolds 853  - de 1250 a 1400 MPa
Reynolds 953  -  de 1750 a 2050 MPa (!!!)
 
(aonde MPa é uma unidade de medida de resistência a tensão)
 
 
Portanto, quanto maior o número da tubulação Reynolds, mais leve e resistente à corrosão será.
Por isso que tem quadro de CrMo que a gente dá um peteleco e ele parece fino feito uma latinha de cerveja Smile
 
Valeu
Marcelo Faraway
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Honestamente eu escolheria entre a Surly LHT e a GT. A Surly já é consagrada e quem eu conheço e tem não troca jamais. A GT pela construção em Reynolds. Tenho um antigo quadro full 531 que uso para viagens mais longas e posso dizer que faz diferença.

Sobre bar-end shifters e STI's ou Ergos da vida. Confio nos Bar End, são mais simples de lidar e te acostumam a trocar menos a relação. Na minha opinião aprendi a lidar melhor com as trocas e relações depois de usar friction shifting.

Não adianta ter 30 marchas, e usar metade disso, acho desperdicio de grana só pra ter algo que é mais moderno e não necessariamente mais funcional!


Editado por klunker01 - 27 Jan 2012 as 15:21
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bito Ver Drop Down
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Vinicius
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velocycle Ver Drop Down
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Posso acrescentar mais uma ... Wink
 
KHS Flite TR-101
 
 
Segue configuração
 
 
 
 
 


Editado por velocycle - 28 Jan 2012 as 02:55
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marcos_netto Ver Drop Down
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De todas as citadas, eu iria de Surly.

Já tive uma Trek 520 ano 2007. Mais cara e menos confortável que a Surly.
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Hattie Ver Drop Down
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A b'Twin tem as riverside mas as bichas são bem pesadinhas. 16kg.





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ericpontes Ver Drop Down
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Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Basicamente, do 520 para o 853 (passando pelo 631) vai aumentanto a resistência do metal e portanto os tubos podem ser feitos com paredes mais finas - consequentemente mais leves. Outra vantagem é que sofrem menos com a corrosão (os tubos Reynolds 953 por exemplo, que são os mais avançados da Reynolds atualmente, são inoxidáveis).
 
(...)

Portanto, quanto maior o número da tubulação Reynolds, mais leve e resistente à corrosão será.
Por isso que tem quadro de CrMo que a gente dá um peteleco e ele parece fino feito uma latinha de cerveja Smile

Massa, eu estou com um quadro em True Temper, mas não tenho maiores informações sobre qual true temper seria; dei uma pesquisada e parece q hje tem pelo menos três 'tipos' de tubos - vi as medidas em psi e não em MPa mas, fazendo a conversão, os valores parecem semelhantes a esses aí dos diversos Reynolds, do menos pro mais avançado. De fato, é fininho, na região ali do seat tube dá pra ver a espessura, ou falta de espessura, dos tubosShocked!

Já faz uns dias q li e não lembro onde foi mas, além dos tubos mais "avançados" serem naturalmente mais caros, são mais difíceis de se trabalhar com eles e o trabalho é naturalmente mais custoso: por exemplo, uma certa lâmina pode cortar uns 40 tubos "comuns" de cromo, enquanto um tubo top tipo um reynolds 853 ou 953 diminui a vida útil dessa lâmina pra uns 10 tubosConfused.

Adicionei à tabela as sugestões dos colegas e mais um pouco: (obs: acho q a utilidade da tabela comparativa é menos como um guia de compras - já q é uma parcela ínfima de nós q, provavelmente, importaríamos uma bike dessa - e mais como um exercício de comparação das configurações, para posterior escolha do que cada um pensa ser melhor pra seu uso)

Jamis Aurora Elite (o quadro é em outra tubulação reynolds e as peças diferem bastante)



Jamis Bossa Nova



KHS Flite CX-100 (é de ciclocross mas em full cromo, com furações pra bagageiros diant e traseiro, paralamas e freio disco)



KHS Flite TR 101



Motobecane Gran Turismo



Novara Randonee



Novara Safari



Windsor Tourist




Tubulação Pedivela Cassete Dianteiro Traseiro Passadores Freios Manetes Cubos Aros Pneus Selim Acessórios
Fuji Touring Elios 2 FSA Vero 50/39/30 9v 11-34 FD 453 Deore Dura Ace 9v (bar end) Canti Tektro 510 Tektro 320 Fuji 36f Alex Ace19 Freedom Ryder Sport 700x32 Velo Paralamas
GT Peace Tour Reynolds 520 FSA Tempo 52/42/30 9v 11-34 Sunrace Shimano NS Deore Microshift 9v (bar end) Disco Tektro Lyra Tektro 340
Jalco X320 Schwalbe Delta Cruiser 700x35 Classic Regal
Jamis Aurora Reynolds 520 FSA Alpha 48/36/26 9v 11-28 (PG950) Sora Tiagra Microshift 9v (bar end) Canti Tektro 992 Tektro 340 Tiagra 36f Alex Ace19 Vittoria Randonneur 700x32 Jamis Touring Sport Bagageiro traseiro e paralamas
Jamis Aurora Elite Reynolds 631 R563 50/39/30 10v 12-30 105 105 Dura Ace 10v (bar end) Disco Avid BB7 Tektro 340 R505 36f Mavic A119 Vittoria Randonneur Pro 700x32 Jamis Touring Sport Bagageiro traseiro e paralamas
Jamis Bossa Nova Reynolds 520 (garfo carbono) FSA Vero 50/39/30 10v 12-30 Tiagra Tiagra Tiagra STI (3x10) Disco Avid BB5 Tiagra (STI) Formula 32f Alex DC25 Vittoria Randonneur Cros 700x28 Selle San Marco SPID Paralamas
KHS Flite CX-100
KHS 50/34 9v 11-26 (PG950) Sora Sora Microshift 9v (bar end) Canti Tektro 340 Formula 36f Weinmann Cobra Kenda Small Block 700x32 KHS Road
KHS Flite TR-101 Reynolds 520 R453 50/39/30 9v 11-34 (HG50) Tiagra SLX Dura Ace 9v (bar end) Tektro 857 Tektro 520 Formula 36f Weinmann SP17 Kenda Kwest 700x32 KHS Ultra Comfort Bagag. Tras., paralamas, luz tras., pedal M505
Koga Randonneur Koga FM-1 XT Hollowtech II 44/32/22 9v LX (HG80) (ou XT 11-32) Deore LX Deore XT (Deore LX?) V-Brake Deore LX (LX?) Dianteiro Dínamo DDH3N72, Tras. XT 36f Koga KM21 Vredestein Perfect Tour 700x37 Selle Italia FLX Bagag. Tubus D. e T., Paralamas SKS, farol D. e T., pezinho duplo, tranca de quadro
Kona Sutra Kona Sora 50/39/30 9v 11-32 (HG50) Tiagra Deore XT Shimano 9v (bar end) Disco Avid BB7 Tektro 340 Deore 36f Freedom Ryder 21 Continental Contact 700x32 WTB Rocket V Comp Bagageiro traseiro e dianteiro, paralamas
Marin Four Corners
Shimano 48/36/26 9v 11-32 (HG30) Alivio Deore XT Shimano 9v (bar end) Canti Tektro Tektro 200 Deore 36f Alex TD20 700x35 WTB Laser V Comp
Motobecane Gran Turismo Motobecane Sugino XD600T 48/38/28 9v 11-34 (HG50) Sora Deore XT Dura Ace 9v (bar end) Canti Tektro Oryx Tektro 340 Vuelta 36f Vuelta Touring Kenda Eurotrek 700x32 Motobecane Sport Comfort Cut-out Bagageiro traseiro
Novara Randonne Reynolds 520 LX 44/32/22 10v 11-32 (PG1050) Deore LX Sram X7 Sram TT500 10v (bar end) Tektro RX6 Tektro 520 Deore LX 36f Mavic A319S Vittoria Randonneur 700x32 Velo VL1221 Bagageiro traseiro
Novara Safari Reynolds 520 M521 48/36/26 9v 11-32 (HG50) Deore Deore Sram Attack V-brake Deore Deore Deore 36f Weinman XTB 26 Continental Tour Ride 700x42 (ou 26x1,75) WTB Pure V Race Bagageiro traseiro
Novara Verita Reynolds 520 FSA Vero 50/34 10v 11-32 (PG1050) Apex Apex Apex STI (2x10) Shimano R450 Apex (STI) Tiagra 36f Weinmann SEC Vittoria Randonneur 700x28 Velo
Raleigh Clubman Reynolds 520 Tiagra 50/34 10v 12/30 (Tiagra) Tiagra Tiagra Tiagra STI (3x9) Tektro Tiagra (STI) Tiagra 32f Weinmann TR18 Vittoria Zaffiro 700x25 Brooks Swift Paralamas
Raleigh Sojourn Reynolds 631 R453 50/39/30 9v 11/34 (HG30) Tiagra Alivio Dura Ace 9v (bar end) Disco Shimano R505 Tektro 200 Alivio 36f Freedom Ryder 23 Trekking Vittoria Randonneur Cross 700x35 Brooks B17 Aged Bagageiro traseiro e palalamas
Salsa Casseroll Classico Sugino XD350 48/36/26 9v 12-25 (HG50) Sora Tiagra Tiagra STI (3x9) Canti Tektro Oryx Tiagra (STI) Formula 32f Salsa Delgado Cross Panaracer Pasella 700x32 Velo Bagageiro dianteiro
Salsa Vaya 2 Classico Apex 48/36 10v 11-32 (PG1050) Apex Apex Apex STI (2x10) Disco Avid BB5 Apex (STI) Sram 506 32f DT Swiss X470 (ou 430) Continental Tour Ride 700x42 (ou 26x1,75) Velo
Surly LHT Surly 4130 Andel 48/36/26 9v 11-34 (HG50) Sora Deore LX Dura Ace 9v (bar end) Canti Tektro 720 Tektro 340 Deore LX 36f Alex Adventurer Michelin City 26x1,85 ou Continental Contact 700x37 WTB SST Comp
Trek 520 Trek Shimano 48/36/26 9v 11-32 (HG50) Deore LX Deore Dura Ace 9v (bar end) V-brake Avid SD5 Tektro 520 Deore 36f Bontrager Camino Bontrager Race Lite Hard Case 700x32 Bontrager Evoke 1 Bagageiro traseiro Bontrager
Windsor Tourist Windsor Truvativ Touro 52/42/30 ou FSA Vero 50/39/30 9v 11-32 (Sram) Tiagra Deore Tiagra STI (3x9) Canti Tektro Oryx Tiagra (STI) Windsor 36f
Kenda Eurotrek 700x32 Windsor Sport Crater Touring Bagageiro traseiro



Editado por ninocoutinho - 30 Jan 2012 as 15:30
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Originalmente postado por Hattie Hattie escreveu:

A b'Twin tem as riverside mas as bichas são bem pesadinhas. 16kg.

Hattie, as b'Twin e muitas outras foram excluídas da lista por serem confeccionadas com esse material fora de moda neste tópico, q é o alumínio!!LOL Elas ainda têm a cara de pau de pesar como uma barra forteClown!
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Mauro Brisola Ver Drop Down


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Eu fiquei com a "Novara na mão" em uma loja Rei. A modelo Safari. 

899 obamas. Como é difícil viver no Brasil...

Eu costumo usar para cicloviagens as minhas bikes "convertidas" para Touring. Uma mtb e às vezes a speed. Mas logo vou cair na tentação de uma Touring dedicada.
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lyra Ver Drop Down
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É para sonhar com bikes impossíveis no Brasil? :-) Então acrescenta ai:

Santos Travelmaster (http://www.santosbikes.com/index.php/en/bikes/travelmaster)

Tout Terrain Silk Road (http://www.en.tout-terrain.de/bicycles/silkroad/)

A proposito, a Surly LHT é relativamente "barata" e facil de conseguir. Vc consegue comprar o frameset pela internet por algo em torno de 500 dolares. O resto é "acessório" e dai vc consegue comprar aos poucos por aqui mesmo.
http://ciclobits.blogspot.com
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

A proposito, a Surly LHT é relativamente "barata" e facil de conseguir. Vc consegue comprar o frameset pela internet por algo em torno de 500 dolares. 
Eita... eu acho é caro, U$500 (ou R$ 1.700 no Brasil, considerando impostos) por um kit quadro/garfo de CrMo. Houve uma época que até as bikes de entrada usavam quadros de CrMo, eles eram baratíssimos. Fico pensando o que foi que mudou de lá pra cá, para terem encarecido tanto. É a mesma liga de outros carnavais, com o mesmo processo de fabricação, mesmas soldas... e o Surly LHT é até mais pesado que os quadros de 20 anos atrás! Então, porquê se tornou tão caro? Status?
Eis aqui um sujeito que se nega a pagar tão caro por um quadro que sabidamente é barato de se produzir - independente dele ser bom. Approve
A verdade é que enquanto tiver quem pague fortunas por esses quadros, eles serão injustificavelmente caros. Não tiro a razão de quem queira ter um e pague esse preço que ele custa, afinal de contas os sonhos não tem preço, mas pensando racionalmente é fácil perceber que quanto mais você alimenta o capitalismo, mais ele te devora - e não é só o Surly: de uns anos pra cá, a maioria das bikes "ícones" para cicloturismo andam custando muito mais do que deveriam. 
Tendências guiando o capitalismo... (ou o contrário, vai saber)

Valeu
Marcelo Faraway
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Tambem vejo desta maneira, Wolver1ne o processo de fabricação destes tubos é relativamente comun, as ligas básicas destes tubos são o cromo e o molibidênio, tubos com paredes de espessura variável não e difícil de fabricar, montar os quadros num processo metalurgico não é nada complexo . Creio que o preço está no charme que realmente eles teem,é inegavel que um bom quadro de cromoli .é insuperável.  Quando a China entrar neste filão eles cairão de preço.
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poneis Ver Drop Down


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Os tubos da surly são bem comunzões mesmo, apesar do acabamento deles ser bom. A questão é que a surly vende para um público bem restrito no mercado de bikes, aquele que entende tecnicamente e quer customizar a bike, não é à toa que tem tanta especificação técnica no site deles.

A questão é que não faz sentido vender barato para um público e vendas tão restrito. Não é qualquer um que vai pegar uma bike surly, a maioria compra bikes no walmart pagando 200 dólares por uma 29er ou uma híbrida completa. Se os chinas lançassem cópias de quadro idênticas a 200 dólares, ainda assim demorariam muito para vender, pois são quadros para compradores bem específicos.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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