Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caminho da Fé em 4 dias????
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caminho da Fé em 4 dias????

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caminho da Fé em 4 dias????
    Postado: 20 Jan 2012 as 15:49
Pessoal, estou precisando da preciosa colaboração de vocês, especialmente de quem já fez o caminho da fé. Eu e um grupo de 16 ciclistas iremos fazer o caminho, partindo de Águas da Prata. Pelo grande número de pessoas, teremos que reservar ($)  todas as pousadas, então o planejamento não pode sair muito errado. Vejam se é muita quilometragem para um dia só:

1º dia -  Águas da Prata -  Andradas - Barra - Crisólia - Ouro Fino 77 km
2º dia - Ouro Fino - Inconfidentes - Borda da Mata - Tocos do Mogi - Estiva - Consolação - 77 KM
3 dia - Consolação - Paraisópolis - Luminosa - Campista - Campos do Jordão - 74 km
4º dia - Campos do Jordão -Piracuama -Pindamonhangaba - Aparecida - 72 km

Teremos carro de apoio, mas o objetivo é que todos consigam fazer os trechos.

obrigado


Voltar ao Topo
Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2011
Cabreuva
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bê Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 15:55
Originalmente postado por gutemberg gutemberg escreveu:

Pessoal, estou precisando da preciosa colaboração de vocês, especialmente de quem já fez o caminho da fé. Eu e um grupo de 16 ciclistas iremos fazer o caminho, partindo de Águas da Prata. Pelo grande número de pessoas, teremos que reservar ($)  todas as pousadas, então o planejamento não pode sair muito errado. Vejam se é muita quilometragem para um dia só:

1º dia -  Águas da Prata -  Andradas - Barra - Crisólia - Ouro Fino 77 km
2º dia - Ouro Fino - Inconfidentes - Borda da Mata - Tocos do Mogi - Estiva - Consolação - 77 KM
3 dia - Consolação - Paraisópolis - Luminosa - Campista - Campos do Jordão - 74 km
4º dia - Campos do Jordão -Piracuama -Pindamonhangaba - Aparecida - 72 km

Teremos carro de apoio, mas o objetivo é que todos consigam fazer os trechos.

obrigado



Pelo que sei, ha trechos que há muita subida... e uma cidade que a subida leva muitas horas...

Não sei bem ao certo!

Semana que vem vou fazer o Caminho do Sol em dois dias Smile



   MTB Cabreúva
www.mtbcabreuva.com.br
Voltar ao Topo
wriggle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wriggle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:15
Olha, sinceramente, procure dar uma olhada com calma na altimetria, o caminho é bem duro nas subidas, são técnicas e muito inclinadas. Vai depender do nível dos ciclistas que estão querendo fazer o caminho. Também acho que em um grupo grande assim vocês tem deixar tempo para possíveis imprevistos.

Eu fiz de Tambaú a Aparecida em 6 dias e meio com o clima favorável até o final. Uma coisa pode ter certeza, o visual compensa.
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:20
Wriggle, o pessoal tá acostumado a pedalar bem... Me diga uma coisa, você fez algum desses trechos que eu citei. Levou quanto tempo, foi tranquilo, puxado?

Valeu!
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:34
Quanto mais quilometragem percorre por dia, menos chance tem de aproveitar durante a viagem. Conseguir fazer em torno de 70Km diários é algo relativamente fácil, se você tiver de fato o dia todo (12 horas) para percorrer. Supondo que larguem às 7 da matina e tenham até as 19 horas (quando ainda está claro, nessa época) para chegar, e percam duas horas com paradas e alimentação, então bastaria manter uma média de 7Km/h para conseguirem cumprir tal feito, o que é bem fácil - lembrando que uma pessoa andando a pé faz 5Km/h, fazendo cooper 10Km/h e correndo pra valer acima de 15Km/h.
O problema é: as pousadas dificilmente vão disponibilizar café da manhã antes das 7. Então não poderão largar tão cedo assim. Então, se largarem uma hora mais tarde (as 8 da manhã, por exemplo) já precisarão de uma média um pouco maior, mas de qualquer forma é tranquilo conseguir uma média de até 12Km/h, desde quê haja preparo para manter o ritmo durante o dia todo.
 
Lembrando que os dias mais difíceis desse cronograma que você fez serão o primeiro e o terceiro, em termos de subidas fortes. O segundo dia será médio e o último, moleza.
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:44
Fiz quase igual vc pretende, porem dormimos o primeiro dia em inconfidentes.

Em grau de dificuldade,os 3 primeiros dias são bem duros, achei o 2 e 3 dias os piores.

De preferencia vá de relação 22x32 ou 22x36, acredite vc vai usar. Fui de 22x32 e sofri um bocado.

Se for um pessoal que anda bem(nivel intermediario, que treina umas 3 a 5x por semana,compete etc) , consegue fazer isso aí sem stress, mas sofre bastante mesmo assim.

Se for um pessoal que anda mais pra "passear" vai sofrer muito, dificilmente termine.

Uma dica, no primeiro dia, o começo parece ser moleza, não force o que não precisa, quando passar Andradas e você subir a serra dos  LIMA, vai ter noção do que está por vir.

A pior é a Luminosa até chegar em Campos.
treinando...
Voltar ao Topo
PauloSJC Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2010
S. J. Campos
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSJC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:45
Olha só,
Eu fiz em julho em sete dias e digo que é o ideal, sem pressa e aproveitando os lugares,

Não sei como vocês pedalam porém o terceiro dia do seu cronograma é algo fora do comum,
lembro que saí de Paraisópolis cedo, por volta de 9 horas, só chegamos na campista por volta de 18:30, dia seguinte chegamos em Campos do Jordão quase na hora do almoço, saindo da Campista.
Vale lembrar que fomos em ritmo de passeio, batendo muitas fotos e aproveitando a paisagem. E ainda estava carregado com bagagem nos bagageiros. Será um dia longo com muitas subidas. O trecho que fizemos que foi Paraisópolis-Campista tem mais de 1700 m de desnivel acumulado, no cronograma de vocês acho que esse dia bateria fácil nos 2600m de subidas em um unico dia, apesar da distancia não ser grande.
Fora isso, vale pesquisar em vários relatos que temos aqui no fórum.
Voltar ao Topo
PauloSJC Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2010
S. J. Campos
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSJC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:47
Eu resumiria os seus dias da seguinte forma
1 dia: difícil
2 dia: mais difícil
3 dia: muito difícil (insano)
4 dia: tranquilo
Voltar ao Topo
wriggle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wriggle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:48
O último dia é moleza porém muito cansativo pois é muito plano e só asfalto, se estiver muito sol vai ser sofrido. Não sei qual é o objetivo de vcs, se é religioso ou ciclistico, caso seja ciclistico, pulo o trecho p/ Aparecida, não vale a pena, termine em Campos e seja feliz! Há uma alternativa de Campos p/ Aparecida via trilha (pedrinhas) mas não sei o caminho e parece que ele não é sinalizado.

Meu cronograma foi esse e digo que foi bem cansativo.
1) Tambaú - Vargem Grando Sul
2) Vargem Grande do Sul - Andradas
3) Andradas - Estiva
4) Estiva - Inconfidentes
5) Inconfidentes - Paraisópolis
6) Paraisopolis - Campos
7) Campos - Aparecida
Voltar ao Topo
PauloSJC Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Mai 2010
S. J. Campos
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSJC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:49
Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

Fiz quase igual vc pretende, porem dormimos o primeiro dia em inconfidentes.

Em grau de dificuldade,os 3 primeiros dias são bem duros, achei o 2 e 3 dias os piores.

De preferencia vá de relação 22x32 ou 22x36, acredite vc vai usar. Fui de 22x32 e sofri um bocado.

Se for um pessoal que anda bem(nivel intermediario, que treina umas 3 a 5x por semana,compete etc) , consegue fazer isso aí sem stress, mas sofre bastante mesmo assim.

Se for um pessoal que anda mais pra "passear" vai sofrer muito, dificilmente termine.

Uma dica, no primeiro dia, o começo parece ser moleza, não force o que não precisa, quando passar Andradas e você subir a serra dos  LIMA, vai ter noção do que está por vir.

A pior é a Luminosa até chegar em Campos.

É isso mesmo, a Serra dos Lima é um leve aperitivo da viagem, e a subida entre águas de Lindóia e Andradas também.

Sem duvida Luminosa é o auge da viagem.
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 17:51
Pessoal, obrigado pelas dicas. Já pesquisei vários relatos, tô achando que o ideal seria, de repente, fazer o trecho até campos do Jordão em quatro dia e não 3 como tínhamos planejado, pra gente aproveitar mais.... 
A intenção, apesar de a maioria da turma pedalar legal, não é pagar promessa mas de nos divertirmos Big smile
Voltar ao Topo
Renan Catani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2011
Barretos
Offline
Mensagens:86
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renan Catani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2012 as 14:46
Iai galera com tão as coisas?

Aproveitando o topico gostaria de saber uma coisa, na verdade algumas - hsaushasuahsuah

Bem....Primeiro: Olhando para o mapa oficial do caminho, entre Aguas da Prata e Andradas, existe uma pousada alguem sabe qual é essa pousada?

Segundo: quais sao as serra que devo me preocupar?

OBS: devo dizer que por problemas de saude (perna toda zicada) resolvi que vou fazer o caminho em 11 dias, ate mesmo para curtir o local. As distancias pedaladas diariamente vão variar entre 25 e 54Km, isso mesmo 25 - shuashasuhauh - afinal não posso exagerar com minha perna!

Terceiro: Alguma sugestão?

Quem puder ajudar agradeço desde ja.
"Pior que não terminar uma viagem é nunca partir."
Amyr Klink
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2012 as 22:22
Renan, a pousada é essa:
http://www.pousadapicodogaviao.com.br/

Fale com o Cesar.

Abraço!
Voltar ao Topo
profpoks Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2011
Campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profpoks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 22:17
Eh ai colega! Também pretendo fazer essa viagem em quatro dias.
 
Seu planejamento tem um problema porque não considera os pontos críticos. O terceiro dia é muito carregado, enquanto o quarto é muito mole. Não se deve dividir o percurso por kilometragem e sim por dificuldade.
 
Outro caso é que vcs estarão passeando ou pedalando? Pra quem já fez o caminho, fica fácil só pedalar. Já do contrário, vcs vão querer tirar fotos, conhecer melhor uma determinada cidade, ...
 
Por exemplo: No último dia vcs podem sair da pousada da D. Inês bem cedo. Se tiverem perna, chegarão em Aparecida no final da tarde. Mas se vcs querem dormir em Campos do Jordão pra conhecer melhor a cidade, vai perder essa chance, é claro.
 
Todo o caminho, antes de Campos do Jordão é de subidas e decidas. Mas, na minha opinião, os pontos críticos são: Serra dos Limas (entre Andradas e Barra), trecho entre Borda da Mata e Consolação (pelo menos três grandes subidas, que me lembre: saindo de Borda da Mata, antes de chegar em Estiva e depois de Estiva) e Luminosa (que é a pior...no mínimo três horas de subida).
 
Outro fator agravante é que em 16 bikers não poderão comer ou dormir em qualquer lugar. Existem pousadas que não acomodam todo mundo. Tem que acertar tudo antes de ir.
 
Vcs disseram que um carro vai acompanhar. Na minha opinião não precisaria. Creio ser mais interessante vcs fazerem o percurso de carro ou moto (off-road) antes de ir, só pra avaliar.
 
Creio que o resto é com vcs. Vou acompanhar aqui pra ver o desfecho.
 
Boa viagem!
 
 
Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 23:18

Caminho da Fé em 4 dias? Não chamaria nem de cicloviagem. Chamaria de treino.

Se fosse duas pessoas que pedalam muito, mas 16 pessoas. É muita gente para que todas andem em ritmo forte.

E curti muito o caminho.


Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 11:03
Olá pessoal, sairemos no sábado de carnaval e voltaremos na terça-feira. Vamos fazer em 4 dias mesmo porque é o tempo que a maioria do pessoal pode ficar. E a ideia é fazer cicloturismo, acho que é possivel... Por conta do trajeto mais pesado no 3º dia e da dificuldade de reservar pousadas, refizemos o trajeto:

Águas da Prata  - Inconfidentes - 88 km
Inconfidentes - Paraisópolis - 106 km
Paraisópolis - Campos do Jordão - 56 km
Campos do Jordão - Aparecida - 72 km

Uma outra coisa é que antes mesmo de fecharmos o trajeto, ficou decidido que no terceiro dia iriamos ficar em campos do jordão, pra gente poder descer por pedrinhas... então acabou tornando o planejamento um pouco mais complicado... mas vai dar tudo certo... Quando voltarmos posto os relatos com fotos... Sugestões ainda são bem vindas...
Abraço a todos!!!
Voltar ao Topo
ZNbiker Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2010
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ZNbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 01:20
Gutemberg,

Com base na minhas experiências pelo CF e apenas reforçando o que alguns colegas aqui já comentaram, achei o roteiro planejado de vcs bem puxado, principalmente o 2º dia.

Muitos comentam sobre a subida de Luminosa pra Campista (o famoso "quebra-pernas"), mas eu acho o trecho entre Borda da Mata e Paraisópolis, que é uma verdadeira "montanha-russa",  bem desgastante, principalmente com sol na cabeça (no verão então, nem se fala!) e levando bagagem. Menção especial entre Tocos do Mogi e Consolação, no qual vc sobe e desce 3 serras.

Se o meu conselho for de alguma valia, eu também "abortaria" o último trecho entre Campos e Aparecida e curtiria mais o pedal.


Voltar ao Topo
educosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2011
Serra, Espírito
Offline
Mensagens:216
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar educosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 01:51
Rapaz,
Mesmo com você tendo dito que o pessoal pedala bem, fico com a sensação que não vão curtir a viagem. Curtir no sentido de papear pela estrada, fotografar e parar para apreciar o caminho e tal.

Uma pergunta: vocês estão sem muito tempo ou querem terminar mesmo em 4 dias?

Pedalando sem parar a aproximadamente 10km/h de média vão gastar 7:42min pra romper os 77km. Mais uns 40min para almoçar, além das paradas pra repouso, lanche e hidratação. Penso que teriam que acordar bem cedo todos os dias e terminar de pedalar ao escurecer. 
Lembrando que vocês terão carro de apoio, fica mais seguro e tranquilo até.

Tô falando assim tendo como base o meu desempenho em trajetos médios/longos com muita subida, só que eu sou bem iniciante.
É só uma humilde consideração, na verdade adoraria ir junto mesmo assim... rs
Soul Sl900 29er XTR/XT 10.630kg
http://cafenatrilha.blogspot.com
http://www.facebook.com/CafeNaTrilha
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 04:41
Originalmente postado por gutemberg gutemberg escreveu:

Sugestões ainda são bem vindas...
Levem farol (todos), protetor solar e não deixem faltar água.
 
Boa sorte!
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
ZNbiker Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2010
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ZNbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 10:19
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

Originalmente postado por gutemberg gutemberg escreveu:

Sugestões ainda são bem vindas...
Levem farol (todos), protetor solar e não deixem faltar água.
 
Boa sorte!


Ótima dica a do farol, Wolver1ne, e continuando nesta seara, sugiro tbem a instalação de um paralamas dianteiro, nesta época de chuvas ajuda muito a proteger o rosto e os olhos da lama levantanda pelo pneu dianteiro, tornando o pedal mais confortável.

No mais, acho que as dicas abaixo não serão novidades p/ tds vcs, mas não custa reforçar:

- Sejam independentes em matéria de manutenção básica das bikes, principalmente para não perderem tempo, ou seja, levar reparos ou câmaras novas, 1 pneu sobressalente, cabo de freio (se usar), chave de raio e corrente (ou power link).

- Óleo p/ corrente (aquele verdinho da Finish line é uma boa pra tempo úmido) e uma escovinha de dentes velha pra limpar toda a relação antes da lubrificação.

- Alimentação: é sempre bom ter algo no estômago em pedais longos como esses, ainda mais considerando o esforço que vocês farão se levarem a cabo o planejamento.

Note que pra tudo isso, vcs terão que levar uma pequena mochila (ou pochete) para armazenar estes itens, então, façam alguns treinos carregando esse "peso extra".

Espero ter contribuído...
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2012 as 01:06

Lembre-se também que nessa época que pretendem ir a chance de tempo fechado e chuvoso por vários dias seguidos é grande.

Nessas condições um pequeno trecho que em tempo seco seria vencido sem maior esforço pode se tornar um martírio sem fim.
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2012 as 19:31
Tenho exatamente a mesma dúvida. Eu e meu irmão gostaríamos de fazer em 4 dias, com um roteiro semelhante ao do Gutemberg.

Talvez a saída seja parar em Campos do Jordão. Mesmo não sendo uma viagem com fundo religioso, daria uma sensação de não conclusão do roteiro.
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2012 as 11:09
Verdade Luis... eu não conheço Aparecida, então, seria muito interessante e inesquecível chegar pedalando na cidade, mesmo o 4º trecho não sendo o mais bonito. Depois, quando voltarmos em outro momento, aí dá pra fazer até Campos somente, aproveitando mais os outros trechos...

Um abraço, Silvio
Voltar ao Topo
Ricardo.SEP Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Fev 2010
Paulínia
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo.SEP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2012 as 11:33
Cara, primeiramente, Parabéns! Fazer o Caminho da Fé é espetacular.

Quanto ao seu planejamento, eu ficaria um pouco preocupado com o 3º dia. Acho que é o dia com mais subidas e ele está igual aos outros em questão de distância. Tenta balancear para que ele fique com uma distância menor. Vai facilitar um pouco a vida de vocês. Se puderem colocar um 5º dia aí, seria o ideal.

Outra coisa. No site oficial (eu acho que você conhece) tem as altimetrias de cada trecho. Da para você usar essa informação no seu planejamento. Veja aqui: http://www.caminhodafe.com.br/altimetria.html

Do resto, é só aproveitar e curtir.

Abs
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2012 as 19:37
Originalmente postado por Ricardo.SEP Ricardo.SEP escreveu:

Quanto ao seu planejamento, eu ficaria um pouco preocupado com o 3º dia. Acho que é o dia com mais subidas e ele está igual aos outros em questão de distância. Tenta balancear para que ele fique com uma distância menor. 
Ele já fez isso, Ricardo.SEP... dá uma conferida:

Originalmente postado por gutemberg gutemberg escreveu:

Águas da Prata  - Inconfidentes - 88 km
Inconfidentes - Paraisópolis - 106 km
Paraisópolis - Campos do Jordão - 56 km
Campos do Jordão - Aparecida - 72 km

Acredito que assim melhora um pouco, mas penso que o ideal era ter deixado a subida da Luminosa pro último dia... mas como o Gutemberg disse que já tem programação para fazer em Campos do Jordão, então não tem jeito. 
Mas é só ter fé que vai!

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 30 Jan 2012 as 19:56
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
profpoks Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2011
Campinas
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profpoks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2012 as 20:06
De Paraisópolis a Campos do Jordão vcs conseguem sem problemas. Digo isso porque fiz esse mesmo trecho saindo às 6h de Paraisópolis, almocei de 13h - 14h30min em Campista e cheguei em Campos às 16h30min. Puxei bastante porque tentei chegar em Aparecida no mesmo dia, mas não daria pra chegar a tempo de pegar o certificado e resolvi ficar em Campos mesmo.
 
Porém os dois primeiros dias estão difíceis (o segundo mais). O primeiro dia será um bom termômetro pra vcs. Saiam cedo e evite perder tempo tirando fotos, nas refeições, compra de água... . Levem faróis bons, todos, porque há grande possibilidade de pedalarem à noite nesses primeiros dias. Revisem bem as bikes antes. Cuidados nas descidas (muitos burados) pra não quebrar as bikes e botar tudo a perder.
 
Quero ver o relato depois...
 
Boa viagem, boa sorte!
Voltar ao Topo
josemar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2005
Valinhos - SP
Offline
Mensagens:704
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josemar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 17:50
E ai, fizeram o caminho???
Josemar Andrade
Valinhos/SP
Voltar ao Topo
A_irton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
Brasil
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar A_irton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2012 as 17:48
Aproveitando o tópico, alguém tem o trecho Águas da Prata-Aparecida no GPS?
Fiz 3 vezes o caminho, todas em 4 dias, mas deixei para ir mais próximo do inverno (melhor época do ano, na minha opinião). Saí de Águas da Prata, chegando em Aparecida. Sem chuvas e o clima "frio" dá uma ajudada no geral. E levem bons faróis, certamente um dia ou outro irão pedalar à noite.
Uma sugestão apenas. Pra quem não tem frescura com pousada, etc., sugiro ficar 4 Km após a Luminosa, no Sítio da Dona Inês. Vcs serão extremamente bem recebidos e, no outro dia, vcs já sairão pra subir o Quebra Perna. Se quiserem, chegam em Aparecida e voltam pra dormir e comemorar em Campos.
E, pessoal, chegando em campos acabou o caminho, pois até Aparecida é muito tranquilo.... 
Abração.
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2012 as 19:47
Conseguimos!

http://www.amparonews.net/2012/02/ciclista-vao-aparecida-confira-como-foi.html#.T00upIc7WAg


https://plus.google.com/photos/104566816160683715491/album/5712499447477334145?gpinv=AMIXal-wEW23otzScuxppDKI1h5pnBFfX2VYPKG6_C0UD8SGqjBVmOMY201OpUTRZWFVrqUTnRwzH7cVLTLKj-XB0QeYLLxCALRlVNOF_fvZodx-0sO8d-8&hl=pt_BR#photos/104566816160683715491/albums/5712499447477334145

Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2012 as 20:38
Parabens ! Os caras disseram que fariam em 4 dias e fizeram hein ! show !

Se tiver mais links de fotos, relatos, tracks de gps, etc, poste pra gente ver !!!
Voltar ao Topo
gutemberg Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Nov 2010
Campinas - SP
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gutemberg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2012 as 12:57

Muita coisa pra dizer, foi uma viagem inesquecível não só pela beleza do trajeto, mas como experiência de vida. Aprendi muita coisa:

Sobre o caminho:

 - Não se preocupem somente com a famosa subida da Luminosa, antes de Campos. Até chegar lá vocês descobrirão que há muitas Luminosas...
 - As condições climáticas influenciam muito a viagem e para nós, graças a Deus, foram ótimas, não pegamos nem muito sol, nem chuva...
 - Dada a quantidade de ciclistas o apoio foi fundamental para dar tranquilidade (psicológica) durante a viagem. Um agradecimento especial às pessoas que nos apoiaram. 
 - Não adianta falarem das subidas e da beleza do caminho, só fazendo para ter a dimensão do que realmente é isso.
 - Preparo físico não é tão fundamental para fazer o caminho e sim o psicológico. Diria que o preparo físico é fundamental para poder aproveitá-lo.
 - Boa alimentação e noite de sono é fundamental para estar zerado no dia seguinte e continuar o caminho...
 - Certamente sua bike precisará de uma revisão antes e depois do caminho.
 - Se puder, faça o caminho da fé pela estrada de pedrinhas, que descida incrível.  

Sobre minha experiência:
 - Não adianta ser (apenas), tem que parecer [mas eu insisto em apenas ser, mesmo que isso, muitas vezes, me saia 'caro']
 - Não espere nada das pessoas, apenas faça sua parte e quando menos esperar e mais precisar alguém fará por você.
 - Subir a Luminosa é muito bom, ainda mais pedalando toda ela. Serei outra pessoa [mais forte], depois dessa incrível experiência.  
 - A ajuda do pessoal do Pedal.com foi fundamental para traçarmos o planejamento da viagem, que foi perfeito. Todas as informações foram muito úteis. Obrigado!

Bom, vou colocar algumas ótimas fotos do meu amigo e fotógrafo Antônio Scarpa, que fez o caminho conosco. 


Lembrando que todas as fotos estão neste endereço:  http://www.bikeamparo.com.br/ 

Abraço a todos e obrigado!


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Voltar ao Topo
Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2011
Cabreuva
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bê Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Fev 2012 as 13:35

PARABÉNS CARA!!!


   MTB Cabreúva
www.mtbcabreuva.com.br
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X