Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - cálculo relação coroa x pinhão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


cálculo relação coroa x pinhão

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: cálculo relação coroa x pinhão
    Postado: 06 Jan 2012 as 14:04

Salve Galerinha do Pedal!

Meu pé di véia, tem coroa grande 48, média 38, pequena 28

o cassete tem 6v. de 12 a 28

eu nunca senti necessidade de mais marcha leve, mas em compensação sinto falta de marcha mais pesada. No plano, sinto que tenho perna sobrando e ao mesmo tempo, pela velocidade máxima que a perna é capaz de girar, acho que vcs chamam isso de cadência, sinto que falta mais marcha pesada.

Como estou trocando o meu grupo de Altus C-50 com 20 anos,  para um grupo Alivio novinho, é hora de pensar nas relações da bike.

o padrão de cassete mais encontrado no mercado é 11-32. Já o padrão das coroas é 42,32,22

teve em algum tópico que eu não lembro qual, uma explicação que das coroas 42 - x -22 = 42-22=20 e do cassete 32 - 11 = 21 então 20 + 21 = 41 e esse numero 41 não pode passar de 45 que seria a capacidade máxima dos cambios.

ok, eu to achando que se eu colocar esse 42 na frente e 11 atras, vou ter menos final que atualmente tenho, e que já acho pouco.... 

Como é que faz esse calculo da combinação coroas x pinhão?

Qual a sugestão que vcs tem para me dar numa aro 26, de coroa e pinhão,?  (sendo que essa bike está ficando para uso urbano exclusivamente. ( não vou comprar uma aro 700 para uso urbano, porque ja estou comprando uma aro 29 pra terra ) )

Eu acredito, que seria melhor achar um conjunto de coroa pro pedivela de 48-38-28, se é que seja fácil de encontrar...

Algum físico aí de plantão, lembra dessa formula de como calcula essa bagaça? Porra, to lembrando aqui, o Professor Pardal andava de bicicleta não era? kkkk

Valeu Galera

[]s

Marcelo



Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Lucas-aju Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2011
Sergipe
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas-aju Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2012 as 15:35
O que vc usa atualmente não é um cassete, é uma catraca de 6 velocidades na qual a menor tem 14 dentes e n 12
Para achar a relação(1 volta no pedal implica x voltas da roda) é só dividir a quantidade de dentes da coroa pela quantidade de dentes da catraca.
exemplificando 48/14 = 3,42, que é sua relação atual
               42/11=3,81 que será a relação final se trocar a relação toda
Veja que se seu ultimo pinhao fosse de 12 dentes msm a relação seria bem pesada 48/12=4 e com ctz isso n é leve(?).
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2012 as 15:48
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2012 as 16:01
Não existe catraca de rosca com pinhão menor que 14, trocando por um cassete, você consegue pinhão menor de 11 dentes, mais que o suficiente para andar no plano.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2012 as 19:52

Salve galera, 

valeu pela força aí

massa esse site que calcula a relação, adicionado aos favoritos

minha catraca menor tem 12 dentes, contei... vai de 12 dentes a 28 dentes

a opção que eu tenho é por coroas 48 38 28 mas daí seria com movimento central quadrado, com pé divelha acera, ou será que dá para depois que eu colocar o pedivela alivio (octalink) com as coroas 42, 32, 22 trocar a 42 apenas por 48 ? alguem sabe se rola?

[]s

marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
akinaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2011
Japão
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar akinaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2012 as 00:17
Fala Marcelo,

Eu tenho um grupo alívio e sempre me faltava pedal no asfalto, quando a coroa gastou eu troquei o pedivela por um ponta quadrada, modelo de entrada de estrada, da Shimano, aonde a coroa maior tem 53 dentes, meu cassete de 7 velocidades tem a menor de 11.

A bike ficou mais pesada(+ 1kg), mas a relação ficou ideal para o asfalto(troquei os slicks 2.0x26 por 1.0x26) e não me arrependo nem um pouco, a bike ficou perfeita para os meus deslocamentos urbanos.

[]'s
 
Originalmente postado por marcelo71sp marcelo71sp escreveu:

Salve galera, 

valeu pela força aí

massa esse site que calcula a relação, adicionado aos favoritos

minha catraca menor tem 12 dentes, contei... vai de 12 dentes a 28 dentes

a opção que eu tenho é por coroas 48 38 28 mas daí seria com movimento central quadrado, com pé divelha acera, ou será que dá para depois que eu colocar o pedivela alivio (octalink) com as coroas 42, 32, 22 trocar a 42 apenas por 48 ? alguem sabe se rola?

[]s

marcelo

Voltar ao Topo
bmarcell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2012 as 00:44
Aê pessoal existem sim catracas de rosca com pinhão menor de 12 dentes.
Astro FSS AM (Lagarta)
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2012 as 01:15

bmarcell, galera é são tomé : )

Akinaga, to pensando justamente no sora, mas como eles nao tem tudo de um grupo só vai acabar misturando tudo....

camb traseiro,  estou entre o acera 2011 e o alivio 2009 ( qual desses galera? o alivio mais velho, ou o acera mais recente ? ) ?

cambio dianteiro acera

cassete acera 8v ou alivio 8v

pedivela sora 53 - XX - 30

Eu so vou trocar o cambio porque to comprando rodas novas, e aí uma coisa puxa outra, e ja viu... na verdade meu altus c-50 ainda aguentaria mais um pouco, apesar de 20 anos ( o bichinho é valente ) 

vou amanha la na biciletaria tabajara ( uma bastante conceituada - sério ) e tenho que definir isso...

Akinaga, fala mais do seu setup ai de cassete coroa pedivela cambios, passadores, fala mais ai por favor

Abraços galera

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
mi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2010
Guarujá
Offline
Mensagens:258
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2012 as 14:24
Já usei pedivela com coroão 52, atrás com pinhão menor de 11 e pra deslocamento urbano ficou ótimo!! 
Mas meu joelho é café com leite, aí aprendi a girar mais e atualmente o pedivela é 44-32-22
Sempre de bike por aí.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2012 as 04:19

Bom, hoje pedalei cedo, depois levei a bike velha de guerra na oficina, e la deixei as rodas para trocar raios por inox, e o aro por vzam extreme, la "in loco" o mecãnico me sugeriu não trocar agora o pedivela pois apenas a coroa 48 apresenta algum desgaste e apenas em alguns dentes, então continuarei com a relação atual de 12-28 atras e 48 - 38 - 28 na frente, esperando que dure mais algum tempo. Atualizei os cambios para alivio, os freios para vbrake acera 2011, alem das rodas.meu quadro tá agora em casa, pelado, pronto para iniciar a restauração, e não vou ser purista não, vou pintar ele em 1 cor base, provavelmente branco, com 1 ou 2 cores diferentes para detalhes. ainda to pensando. vamos ver no que vai dar.

[]s galera

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
akinaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2011
Japão
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar akinaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2012 as 09:11
Marcelo, 

Recentemente eu restaurei uma usada, mandei pintar com o Lauro de Mauá, o cara é fera, se você se interessar me avise que eu te passo o contato, ele faz todos os gráficos e nomes na tinta, sem adesivos, trampo perfeito! Não sei exatamente qual é a sua intenção com a bike, mas se for para deixar ela zerada visualmente, esse é o caminho.

Poste fotos do seu upgrade!

[]'s
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2012 as 22:21

Cara, obrigado pela oferta, mas ja tenho uma oficina pra pintar a bike, chama-se Tosco - oficina e funilaria fundo de quintal ltda. conhece? cara, é uma franquia enorme, a maior do mundo tem uma em cada esquina, e o melhor pra quem quer ser franqueado, abre na sua casa mesmo! :)

Vou começar a mecher no quadro na terça feira, vou comprar os produtos, lixas, removedor de tinta, massa plastica, tintas e verniz e depois começo a brincadeira. acho que em uma semana eu faço o trampo. Não tenho a pretensão de deixar ela com cara profissional, até porque ela não vai participar de concurso de beleza, quero só dar um tapa na aparência dela. já que apesar de estar bom no ponto de vista das soldas, e sem amassados ou trincas, ela tá com a pintura feiinha....

Boas, abraço

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 17:41
estou para comprar uma bike Giant com pedivela 26/38 e cassete 11x36, estou acostumado com a bike atual Gary Fisher com pedivela 22/32/42 e cassete 12x34, minha dúvida se a marcha mais leve da Giant vai se comparar com a mais leve da Gary Fisher, fiz o seguinte cálculo para a marcha mais leve :

Giant - 26/36= 0,72

Gary Fisher - 22/34 = 0,65

parece que não vai dar muita diferença, se entendi corretamente, a Giant vai percorrer  um pouco mais , o que complica um pouco é que a Giant é aro 27.5 e a Gary Fisher aro 26

será que esta diferença é significativa, aqui em minha região enfrentamos morros bem longos, e a combinação coroa 22 e pinhão 34 da Gary Fisher ajuda bem, forçando pouco, não importo de subir lentamente, não quero forçar joelhos e tendões , se a relação da Giant não facilitar nos morros não serve para mim...agradeço a ajuda, abraços e bons treinos...



se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 19:41
Ola...

Então a giant será mais "pesada" a relação da sua bike atual e mais reduzida logo mais "leve" isso per se ja daria uma diferença.

Somando ao fato de ser 27,5 aumenta mais ainda o "peso" da marcha...

Porem... Isso não impede que compre a Giant e apenas ajuste as coroas. É algo simples de ser feito.

Estou acompanhando sua procura pela bike adequada e fiz isso há dois anos nos mesmos princípios.

Peguei uma specialized stumpjumper fsr 26.

As 27,5 sao bem interessantes porém não me servem pois carrego as bikes sempre dentro do carro e seria muito justo com 27,5 e impossível com 29.
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 21:56
Originalmente postado por Bullseye Bullseye escreveu:

Ola...

Então a giant será mais "pesada" a relação da sua bike atual e mais reduzida logo mais "leve" isso per se ja daria uma diferença.

Somando ao fato de ser 27,5 aumenta mais ainda o "peso" da marcha...

Porem... Isso não impede que compre a Giant e apenas ajuste as coroas. É algo simples de ser feito.

Estou acompanhando sua procura pela bike adequada e fiz isso há dois anos nos mesmos princípios.

Peguei uma specialized stumpjumper fsr 26.

As 27,5 sao bem interessantes porém não me servem pois carrego as bikes sempre dentro do carro e seria muito justo com 27,5 e impossível com 29.

obrigado pela ajuda, amigo.
então vou pesquisar mais, nada pior que gastar uma grana alta e ficar insatisfeito, e ter que trocar peças,que bom que você conseguiu comprar uma bike aro 26. infelizmente bike aro 26 tornou-se uma raridade, mesmo usada tá difícil de encontrar . ainda tem este inconveniente que você citou de serem as rodas grandes mais difíceis de carregar no carro. eu com meu modesto novo uno, vai ter que desmontar a bike para carregar, porque também só levo dentro do carro. para levar esta Giant vou ter que trocar o passador e adaptar uma coroa tripla, não quero sofrer nos morros. abraços e boas pedaladas.Thumbs Up
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 22:21
Acho sinceramente besteira fazer isso... Basta ajustar as coroas... A menos que seja fanático por velocidade e ter uma puta força pode perder um pouco nas relações pesadas e priorizar as mais leves...

Relação 2x10 e fantástica quando vc adapta bem...
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2014 as 22:24
Originalmente postado por Bullseye Bullseye escreveu:

Acho sinceramente besteira fazer isso... Basta ajustar as coroas... A menos que seja fanático por velocidade e ter uma puta força pode perder um pouco nas relações pesadas e priorizar as mais leves...

Relação 2x10 e fantástica quando vc adapta bem...

desculpe minha falta de conhecimento, mas o que quer dizer ajustar as coroas, dá para substituir a coroa de 26 por uma de 22?
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2014 as 10:10
Exato...

Muito provavelmente essa Giant terá a coroa parafusada ao pedivela nos grupos melhores sempre e assim pois permite ajuste da relação ao estilo de condução existem pessoas que usam mais força e outros mais giro. Existem aqueles que querem mais velocidade final outros relações melhores para subir e etc...

Pense no seu uso anterior da bike e veja.

No meu exemplo,

Não tenho preocupação técnica extrema em subida assim uma relação superleve para subir parede e inútil para mim... Como minha relação mais leve eu ja empino muito a bike e subidas mais técnicas e preciso usar bem a técnica para controlar a bike sem empinar muito ela ja me basta.

Sei que qualquer relação mais leve seria besteira pois estaria acima de minha técnica.

A relação mais pesada minha ja me basta, quando chego no limite de giro e em descidas e a velocidade ja me basta no asfalto e no estradão, em singletrack estaria acima de meu nível técnico logo qualquer relação mais pesada que essa seria novamente desperdício.

Pegue seus últimos trechos veja o que sentiu falta.

Sentiu falta de relação mais leve?
De relação mais pesada?

A partir dai faça os dois end point. Qual sua relação leve ideal e qual sua relação pesada ideal.

Segundo passo com o valor do menor pinhão calcule qual a coroa que se equipara, como irá de 27,5 tenha em mente que deverá pegar uma coroa um pouco menor (2 a 3 dentes).

Terceiro passo com o valor do maior pinhão calcule qual o tamanho da coroa menor se equipara, novamente faça a adaptação para 27,5.

O próximo passo e ver se existe um gap muito grande entre todas as marchas, se tiver marchas redundantes ou se a diferença for pequena ja esta pronto e pode montar.

Se houver uma diferença grande entre as marchas estude seu modo de andar e veja se haverá grande prejuízo em perder as marchas mais leves ou pesadas.

Em 95% dos casos existe redundância nas marchas e não precisa se preocupar com isso.

Tenho certeza que uma coroa 22 ou 24 será adequada. Na pior hipótese tem ate de 20 dentes...

Eu faço travessias longas de bike sozinho... Sempre 50-70km... Vou sozinho, sem pressa no meu ritmo, não tenho preocupação nenhuma em arretar uma subida foda e ir empurrando... Tão pouco quero bater o ultimo recorde do percurso...

Acho que vc deve ter um modo algo similar de andar.

Olhe umas trilhas que fiz aqui:

http://www.movescount.com/moves/move18603847#table-year=2014

http://www.movescount.com/moves/move23219720#table-year=2014


Editado por Bullseye - 08 Out 2014 as 10:18
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2014 as 18:19
muito obrigado, anotei cuidadosamente suas informações. 
as suas trilhas são em área privilegiada pela beleza natural pelo que pude avaliar, porém com fartura
de subidas daquelas de empinar a bike, muito legal , meus pedais em geral são mais moderados, em geral de 3 a 4 horas, neste sábado irei fazer uma trilha de aproximadamente 110 km, (parte em asfalto )visitando uma antiga igreja na localidade de São José das Três Ilhas. uso o garmim, mas achei muito interessante este movescount. muito agradecido pela sua ajuda, abraços e com votos de excelentes treinos.
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2014 as 12:36
Eu uso os dois Garmin e Suunto...

Como viajo sempre sozinho uso um GPS garmin com radio GMRS de 5watts junto. Ele manda a posição automaticamente para o meu resgate. Em caso de merda e mais fácil me acharem.

Além de que para navegação o suunto e apenas um backup não e prático navegar por ele.

Ja a navegação do garmin e exelente!

Eu acho a parte de treinamento e informações da suunto o movescount mais legal e a comunidade mais interessante.

Vc tem algum perfil na comunidade do garmin?
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2014 as 10:27
Ola amigos.
este site ajuda bastante.

http://sheldonbrown.com/gears/

Editado por mauriney - 10 Out 2014 as 10:49
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2014 as 10:30

Ola.

Usem este site pra calcular a relacao.

http://sheldonbrown.com/gears/


da pra colocar ateh em KM/h pra o giro da coroa (cadencia)
dah pra ter uma boa nocao de como fica com a nova relacao.

att




Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

estou para comprar uma bike Giant com pedivela 26/38 e cassete 11x36, estou acostumado com a bike atual Gary Fisher com pedivela 22/32/42 e cassete 12x34, minha dúvida se a marcha mais leve da Giant vai se comparar com a mais leve da Gary Fisher, fiz o seguinte cálculo para a marcha mais leve :

Giant - 26/36= 0,72

Gary Fisher - 22/34 = 0,65

parece que não vai dar muita diferença, se entendi corretamente, a Giant vai percorrer  um pouco mais , o que complica um pouco é que a Giant é aro 27.5 e a Gary Fisher aro 26

será que esta diferença é significativa, aqui em minha região enfrentamos morros bem longos, e a combinação coroa 22 e pinhão 34 da Gary Fisher ajuda bem, forçando pouco, não importo de subir lentamente, não quero forçar joelhos e tendões , se a relação da Giant não facilitar nos morros não serve para mim...agradeço a ajuda, abraços e bons treinos...



Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:646
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2014 as 21:52

galera firmeza do pedal, hoje fiz um rolé de 98 km com um amigo, o calor chegou a 40 graus, estrada poeirenta ,morros de mais de quilômetro,  muita queimada, mas tive a chance de experimentar a Spz 29 do Caca, e fiquei sabendo que com certeza não serve para mim, não vou comprar nem 29 ou 27.5, fico com a minha velha gary fisher 26 até comprar uma 26 nova mais leve ou um quadro 26 bem leve ( se encontrar ainda), a relação dela, coroinha com cassete 36 fez sofrer o cinquentenário aqui na morraria, gastar para ficar insatisfeito ...já li muitas e muitas argumentações sobre a 29, talvez válidas para ciclistas mais jovens e mais altos, mas a experiência prática me mostrou que é preciso mais força para mover uma , desculpe a palavra, uma bruta dessas, além disso minha estatura não adianta (1.73m), bons pedais para todos, sejam 29 , 27.5 ou 26 , o negócio é esse, encontrar a bike que mais se ajusta ao seu perfil de ciclista ( não tó depreciando as 29 ou 27.5, estou relatando o meu caso) abraços a todos


Editado por BR040 - 11 Out 2014 as 21:54
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
felipe.cruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2014
Lavras - CE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipe.cruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2014 as 23:53
Pessoal, a minha MTB tem catraca 14-28 e pedivela 28-38-48, estou convicto em trocar a catraca por uma 11-32, pois quero mais velocidade.

A relação pesada vai mudar:
de 48/14=3,42
para 48/11=4,36
Estou satisfeito com esta mudança, afinal sinto perna sobrando.

A relação mais leve muda também:
de 28/28=1,00
para 28/32=0,87
Mas o que quebra minha cabeça é que a relação mais leve estava perfeita, ou seja, eu não precisava que ficasse mais leve e vai ficar.

Então, vocês acham que devo colocar um pedivela maior e manter a relação mais leve em 1,00 ou seria melhor se acostumar a ideia de ter a coroa maior sem uso no k7?

OBS: adoraria sugestão de pedivelas, mas não desvirtuem o tópico.
Voltar ao Topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2014 as 01:21
Originalmente postado por felipe.cruz felipe.cruz escreveu:

Pessoal, a minha MTB tem catraca 14-28 e pedivela 28-38-48, estou convicto em trocar a catraca por uma 11-32, pois quero mais velocidade.

A relação pesada vai mudar:
de 48/14=3,42
para 48/11=4,36
Estou satisfeito com esta mudança, afinal sinto perna sobrando.

A relação mais leve muda também:
de 28/28=1,00
para 28/32=0,87
Mas o que quebra minha cabeça é que a relação mais leve estava perfeita, ou seja, eu não precisava que ficasse mais leve e vai ficar.

Então, vocês acham que devo colocar um pedivela maior e manter a relação mais leve em 1,00 ou seria melhor se acostumar a ideia de ter a coroa maior sem uso no k7?

OBS: adoraria sugestão de pedivelas, mas não desvirtuem o tópico.


Primeiro, não existe relação de MTB maior que 48, então teria que usar um triplo de speed, porem não é todo quadro que aceita e teria que trocar o movimento central tambem, tambem ~]ao sei se o cambio de mtb vai funcionar direito.
Segundo como você disse, sua bike tem catraca, vai ter que trocar o cubo para instalar o K7. A relação 14-28 deve ser 7v, então procure um K7 11-28, assim mantem a relação, ou então um 11-30 que não vai ter grande diferença.
Voltando a pedalar...
Voltar ao Topo
felipe.cruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2014
Lavras - CE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipe.cruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2014 as 07:13
Obrigado Bruno, realmente é uma solução muito boa.

Já pesquisei, também trocarei os aros, e o cubo dianteiro, meu passador já foi trocado e tem espaço para 8v, no caso do pedivela acho que vou colocar um do mesmo tamanho com mais qualidade.


OBS: A minha MTB é basicona, irei montar uma boa trocando peças conforme for aprendendo e por último troco o quadro.
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2014 as 15:26
Br040 te mandei MP essa quinta to em JF no aniversário de minha afilhada...
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2014 as 18:29

Ola a todos!

Desvirtuam demais o topico então lá de novo.

Pracalcular a melhor relação de coroa e pinhão nada melhor que o Sheldon....


http://sheldonbrown.com/gears/


da pra colocar ateh em KM/h pra o giro da coroa (cadencia)
dah pra ter uma boa nocao de como fica com a nova relacao.

Eu consigo manter uma cadencia de 80rpm, outros mais outros menos.

att
Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 00:22
Originalmente postado por mauriney mauriney escreveu:


Ola a todos!

Desvirtuam demais o topico então lá de novo.

Pracalcular a melhor relação de coroa e pinhão nada melhor que o Sheldon....


http://sheldonbrown.com/gears/


da pra colocar ateh em KM/h pra o giro da coroa (cadencia)
dah pra ter uma boa nocao de como fica com a nova relacao.

Eu consigo manter uma cadencia de 80rpm, outros mais outros menos.

att

Os valores que aparecem na tabela após eu preencher os dados é a distância percorrida numa pedalada? (esse números decimais da tabela)





7.15.44.1
6.04.63.4
5.24.03.0
4.63.52.6
4.13.12.4
3.72.82.1
3.32.51.9
2.82.11.6
2.51.91.4
2.21.71.2

Voltar ao Topo
Samuel Milanez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2013
São Carlos
Offline
Mensagens:220
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samuel Milanez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2015 as 00:26
Ou é apenas a relação de divisão Coroa/Cassete?
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2015 as 18:48
Essa calculadora também é bastante prática e fácil de usar:

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
DougMtb30 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2015
Minas Gerais
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar DougMtb30 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2015 as 12:18
Cara, este foi o melhor site de calculado que já vi na vida!! Parabéns ao criador deste site!! Dead
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2015 as 21:29

Esses cálculos não são tão complicados, mas tem que converter direito as unidades.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 11:25
Galera, estou pensando em mudar meu pedivela, para ficar mais adequado ao resto do conjunto (10v), e estou pensando em pegar um com outras medidas, e queria saber se vai favorecer subidas, etc. Segue abaixo o antigo e o pretendido:

K7 Atual: 11/36
Pedivela atual: 24/32/42
Pedivela pretendido: 22/30/40

O que essa troca trará de benefícios? Facilitará subidas? Como ficará a velocidade final, afetará muito?

Valeu moçada, abraços
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 11:30
Originalmente postado por paulorl paulorl escreveu:

Galera, estou pensando em mudar meu pedivela, para ficar mais adequado ao resto do conjunto (10v), e estou pensando em pegar um com outras medidas, e queria saber se vai favorecer subidas, etc. Segue abaixo o antigo e o pretendido:

K7 Atual: 11/36
Pedivela atual: 24/32/42
Pedivela pretendido: 22/30/40

O que essa troca trará de benefícios? Facilitará subidas? Como ficará a velocidade final, afetará muito?

Valeu moçada, abraços


Qual a frequencia de pedaladas?
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 12:45
Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:

Originalmente postado por paulorl paulorl escreveu:

Galera, estou pensando em mudar meu pedivela, para ficar mais adequado ao resto do conjunto (10v), e estou pensando em pegar um com outras medidas, e queria saber se vai favorecer subidas, etc. Segue abaixo o antigo e o pretendido:

K7 Atual: 11/36
Pedivela atual: 24/32/42
Pedivela pretendido: 22/30/40

O que essa troca trará de benefícios? Facilitará subidas? Como ficará a velocidade final, afetará muito?

Valeu moçada, abraços


Qual a frequencia de pedaladas?


Trilhas de final de semana, 60km aprox, altimetria +- 1000m... Eu fiz os cálculos pelo site que um colega passou acima, pelo visto a diferença está mais nas intermediárias do que nas pontas, apesar de que ela ficará com menos velocidade final e mais leve na subida. Pelo que entendi é isso...?

Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 13:08

Acho q o pessoal chama de cadência, eu fiz a pergunta errada.

Mas vamos considerar 60 por minuto, em uma bike 26"x2.25" (2115 mm)

RElação atual: 42/11 = 3,818 --> 3,818x2115= 8075 mm = 8,075m

Relação pretendida : 40/11= 3,636 --> 3,636x2115= 7690 mm = 7,690 m


Então será 60/60 = 1 pedalada por segundo, então

RElação atual: 8,075m --> 8,075m/s = 29,07 km/h

Relação pretendida : 7,690 m --> 7,690 m/s = 27,68 km/h



Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 13:41
Valeu pelas explicações! Thumbs Up
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2015 as 13:50
Originalmente postado por paulorl paulorl escreveu:

Valeu pelas explicações! Thumbs Up


Acredito que seja isso rsss

Se vc não usa muito a catraca de 11, entao acredito que não vá perder mto, mas se é uma prova de velocidade, da pra perceber que há uma diferença boa.
Voltar ao Topo
ThanderCat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2016
Amargosa
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThanderCat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2016 as 11:33
Bom dia

Estou com uma relação 2x10

sendo coroa 38*26 por k7 11*36, já andei um pouco com ela, mas estou querendo trocar para
coroa 38*22, para encarar algumas subidas mais fortes, fazendo isso vou der uma redução de 11%.

estou correto, alguma sugestão, o uso vai ser apenas para trilhas leve e cicloturismo, sendo que eu estou levando agora um alforge, pois costumamos fazer piquenique, durante as trilhas, ou seja eu levo entre 2 a 7 quilos fora meu peso.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X