Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 2x10: coroas 26-39, 26-38 ou 24-38?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


2x10: coroas 26-39, 26-38 ou 24-38?

 Responder Página  123 6>
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FlavioAFC Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2018
Campo Grande MS
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FlavioAFC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 2x10: coroas 26-39, 26-38 ou 24-38?
    Postado: 05 Out 2018 as 03:43
Caros amigos, será que podem me dar uma luz. (não sei se seria o caso de abrir novo tópico) ...mas vamos la.
Tenho uma bike Especialized Rockhopper Comp 2017, com pedivela Stout 22/36 e cassete 11/36. Como ando 80% em asfalto. Tenho sentido falta de relação mais pesada. Este tópico do Pedal tem me ajudado muito nesse assunto. Depois de muito analizar, percebi que para mim seria melhor trocar as coroas de 22/36 para 26/40 (quatro dentes a mais em cada coroa). No entanto percebi que não e muito fácil encontrar coroas de 40 dentes. Encontrei entre outras, algumas Shimano, porem me disseram que não é possível instalar as coroas Shimano no pedivela Stout (specialized), não por causa do BCD, mas por conta de uma rebarba que existe nas coroas Shimano. Procede isso? ...saberiam me indicar alguma coroa de 40 dentes com BCD 104 que seja possível de ser instalada no pedivela Stout.

Grato  
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2018 as 15:37
Retornando ao site do pedal, pois estou tentando migrar do Pedivela 3x para 2x (10v), utilizo atualmente um Deore 42/32/22 com cassete 11/42, pois existe muita subida forte e longa na Serra aonde pedalo nos findes,e, tenho percebido que na relação mais suave (para mim 22-42) fica excelente pra encarar subidas longas, portanto, quero trocar para um pedivela de 2x, que tenho ideia da relação 36/22 e continuar a usar o cassete HG500. Ocorre que fui um pouco apressado ao adquirir o Pdv que tem a relação36/26 (M6000-2), ou seja vai ficar faltando a coroinha (22d). Preciso adquirir uma coroa pra esse Pdv, mas vi que ele usa as coroas assimetricas e não as coroas normais. Ou tenho que trocar o Pedivela que use coroas simetricas (um M672 talvez).
Peço ajuda aos amigos.Wink
Voltar ao Topo
RafhaCorreia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2015
V. da Conquista
Offline
Mensagens:280
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafhaCorreia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 14:17
Originalmente postado por Peludinhho Peludinhho escreveu:

Olá na minha bike de MTB uso a 2x10 relação 26/40 e K7 11/36
Estou pensando em mudar para 28/42 será que vai ficar muito pesado mas vou por o k7 11/42

No caso do colega ai 26/36= 0.72 se for 28/42= 0.66. Me corrijam se estiver errado.

Na minha bike uso 2x11, sendo 24/36 e K7 11/42. Acho a combinação perfeita, mas isso depende do relevo e do preparo do ciclista.

 
Voltar ao Topo
Peludinhho Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mar 2018
Monte alto
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peludinhho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2018 as 12:35
Olá na minha bike de MTB uso a 2x10 relação 26/40 e K7 11/36
Estou pensando em mudar para 28/42 será que vai ficar muito pesado mas vou por o k7 11/42
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 12:28
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Isso é relativo. É só saber usar. Voltei para 22/32/42, e me atende melhor no uso urbano, pois existe diferença na pedalada entre as coroas. Com vento contra uso muito a 32. Com vento a favor ou plano uso bastante a 42. é diferente. Em trilha fechada uso a 32.
Eu não entendo o pessoal condenou mesmo o triplo , mas não acho uma razão, a não ser poupar peso ( minha coroa é fsa aluminio 48 gramas). 48 gramas. Deixo o coroão lá.
Eu pedalo a muitos anos, e o padrão no mtb 26 era 22/32/42, passei para 2x10, depois 1x11, e agora voltei para 3x9 porque atende melhor minha necessidade, ando muito no asfalto e meu custo fica muito menor na troca da relação. Enfim é polêmico.


Mesmo o 2x10, as vezes, é muito para uso urbano.

Minha relação era 24-38 com k7 de 11-36. Depois coloquei k7 11-42. Eu nunca usava a coroa de 24 antes e muito menos depois. Usando 38 com 36 eu já subia qualquer morro em cidade... usando 38d com 42d ai que não precisava mesmo.

Diante disso resolvi trocar a 24-38 por uma única de 36d. A combinação mais leve passou para 36 e 42d no k7. Ficou mais leve ainda. E na pesada é 36d com 11d que ficou otimo para retas. As vezes fica até pesada então passo para 36-13. Mas ai tb vai do meu preparo fisico atual, rsrs.


Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 22:42
Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por carl carl escreveu:

Parece que a partir da linha Deore em diante, a Shimano vem focando em um público mais focado em competição ou que fazem uso mais específico das bikes.

Opinião de quem não é atleta mas que curte um bom pedal: relação de pedivela com 3 coroas me parecem atender uma ampla gama de situações, desde subidas longas e inclinadas, a grandes retas e descidas. Em resumo: força e velocidade. Por isso não abro mão (pelo menos tão cedo) da combinação 3x9. 


uma relação de 2x10 com cassete 11.36 atende quase toda essa gama do 3x9 e é mais leve, e de quebra você ainda ganha a melhor retenção de corrente dos sistemas 10v (clutch).

na verdade hoje o 10v já se tornou o "barato" sendo que os top são 11 e 12v.

9v já não encontra peças de maior qualidade, somente estoque antigo. Acredito que em breve (2018?) o Alivio deva migrar pra 10v, provavelmente quando o Deore migrar pra 11v e matar os pedivelas 3 coroas pra essa linha intermediária.



Sem contar que 20v você usa todas as combinações sem se preocupar.

Com 3 coroas não dá...

Isso é relativo. É só saber usar. Voltei para 22/32/42, e me atende melhor no uso urbano, pois existe diferença na pedalada entre as coroas. Com vento contra uso muito a 32. Com vento a favor ou plano uso bastante a 42. é diferente. Em trilha fechada uso a 32.
Eu não entendo o pessoal condenou mesmo o triplo , mas não acho uma razão, a não ser poupar peso ( minha coroa é fsa aluminio 48 gramas). 48 gramas. Deixo o coroão lá.
Eu pedalo a muitos anos, e o padrão no mtb 26 era 22/32/42, passei para 2x10, depois 1x11, e agora voltei para 3x9 porque atende melhor minha necessidade, ando muito no asfalto e meu custo fica muito menor na troca da relação. Enfim é polêmico.
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2017 as 13:51
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por carl carl escreveu:

Parece que a partir da linha Deore em diante, a Shimano vem focando em um público mais focado em competição ou que fazem uso mais específico das bikes.

Opinião de quem não é atleta mas que curte um bom pedal: relação de pedivela com 3 coroas me parecem atender uma ampla gama de situações, desde subidas longas e inclinadas, a grandes retas e descidas. Em resumo: força e velocidade. Por isso não abro mão (pelo menos tão cedo) da combinação 3x9. 


uma relação de 2x10 com cassete 11.36 atende quase toda essa gama do 3x9 e é mais leve, e de quebra você ainda ganha a melhor retenção de corrente dos sistemas 10v (clutch).

na verdade hoje o 10v já se tornou o "barato" sendo que os top são 11 e 12v.

9v já não encontra peças de maior qualidade, somente estoque antigo. Acredito que em breve (2018?) o Alivio deva migrar pra 10v, provavelmente quando o Deore migrar pra 11v e matar os pedivelas 3 coroas pra essa linha intermediária.



Sem contar que 20v você usa todas as combinações sem se preocupar.

Com 3 coroas não dá...
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2017 as 09:49
Relação foi montada e funcionou perfeitamente. Pedalada 2x10(24-38) x (11x40) ficou muito boa, não faltou nas retas e na subida ficou show. 
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2017 as 09:46
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por PHMessias PHMessias escreveu:


E a compatibilidade das coroas SLX 38 dentes AK com coroa 24 dentes,
será que há problema? porque teoricamente a AK é para uso em conjunto
com coroa 26 dentes.

Alguém  aqui usa e notou problema de funcionamento?


Eu usei bastante esta combinação de coroas SLX 38-24 sem problema! Na foto está descrito para ser usado com coroinha 26 mas usei 24 e funcionava perfeitamente.





Digo usava porque depois mudei para uma coroa 36 FSA de 10v. Gosto mais de coroa 36 nas minhas 2 bikes aro 29.
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2017 as 16:03
Como não tenho speed e durante a semana meus treinos são 100% asfalto, preciso de uma relação que priorize mais velocidade, então me adapto bem com um pedivela Deore XT com coroas 40x28.

O ideal seria usar um cassete 11-40, pois dependendo da subida em trilhas 36/28 fica um pouco pesado, mas até o momento tem dado para sobreviver até por que faço mtb mais recreacional, não faço competições, se não der para subir pedalando, não tenho pudor de descer e empurrar a bike.
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 10:00
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Putz,

o câmbio traseiro GX para 1 coroa tem cage aparentemente médio/curto:

https://www.sram.com/sram/mountain/products/gx-1x11-x-horizon-rear-derailleur

O câmbio traseiro GX para 2 coroas é bem diferente e o cage é mais longo:

https://www.sram.com/sram/mountain/products/gx-2x11-rear-derailleur

Acho melhor usar o cassete 11-42 de 10v com 2 coroas 38-26 ou 38-24. Como as coroas pequenas são baratas, vale a pena testar as combinações.

Thumbs Up Furukawa ! Vamos testar isso ... ja que temos as 2 opções 10v e 11v ( 11-42 e 11-46 ) com 2 tipos de cambios  ( XTR 10v e X9 10v ) e trocadores respectivos, fica mais facil de testar.
I AM SPECIALIZED !
Spz Crave Expert > Spz Stumpjumper HT > Spz Epic Expert FSR > Epic HT 2017 > Chisel 2018
fmgeraldine (a) gmail . com
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 09:57
Citar
Sinceramente não dá para entender..então ele vem de uma relação 22-38 com cassete de 11-36 , mesmo que ele não usasse as mais leves que ele tinha, deu um salto de quase 30% de aumento na relação mais leve....Errou e errou feio...

Então, ele está querendo voltar para o 2x justamente por conta do erro.

Citar
Ser "forte" ou "bom de pedal" não significa que quanto melhor você é ,mais pesadas são as suas relações...potência é torque x rotação , se o cara no final entregar mais potência girando mais, sem problemas , não precisa "quebrar" o pedivela....
Eu experimentava, por ser mais simples agora, trocar a coroa por uma de 32...


Também acho ... no fim das contas acho que iremos de 2x com cassete 42 mesmo, tenho um par de coroas 24-36 que era da minha bike , tenho 2 câmbios dianteiros e 2 traseiros 10v , acho que para testes dá e sobra, e eu uso a 11-46 na minha bike , com coroa 34 que já está lá , se pesar demais pra mim , coloco uma 32T . A decisão vai ser dele novamente, não quero forçar uma situação com ele, pra não desanimar de pedalar. Foi muito prazeroso quando ele  começou a pedalar comigo, não quero perder meu parceiro de pedal.




I AM SPECIALIZED !
Spz Crave Expert > Spz Stumpjumper HT > Spz Epic Expert FSR > Epic HT 2017 > Chisel 2018
fmgeraldine (a) gmail . com
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 09:50
Putz,

o câmbio traseiro GX para 1 coroa tem cage aparentemente médio/curto:

https://www.sram.com/sram/mountain/products/gx-1x11-x-horizon-rear-derailleur

O câmbio traseiro GX para 2 coroas é bem diferente e o cage é mais longo:

https://www.sram.com/sram/mountain/products/gx-2x11-rear-derailleur

Acho melhor usar o cassete 11-42 de 10v com 2 coroas 38-26 ou 38-24. Como as coroas pequenas são baratas, vale a pena testar as combinações.
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 09:42
Sinceramente não dá para entender..então ele vem de uma relação 22-38 com cassete de 11-36 , mesmo que ele não usasse as mais leves que ele tinha, deu um salto de quase 30% de aumento na relação mais leve....Errou e errou feio...
Ser "forte" ou "bom de pedal" não significa que quanto melhor você é ,mais pesadas são as suas relações...potência é torque x rotação , se o cara no final entregar mais potência girando mais, sem problemas , não precisa "quebrar" o pedivela....
Eu experimentava, por ser mais simples agora, trocar a coroa por uma de 32...


Editado por jklaser - 20 Mar 2017 as 09:42
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 09:31
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

fmgeraldine

O câmbio traseiro XT M8000 SGS cage longo tem capacidade total de 47 dentes.

Usei por bastante tempo a combinação de coroas 38-24 com cassete 11-42 11v que dá capacidade de 45. Na corrente original de 116 elos, nem precisei usar todos os elos.

Acho que dá para usar coroas 36-26 com o cassete 11-46 pois daria a mesma capacidade de 45.

então, o cambio lá é um GX Sram, esqueci de mencionar ... mas não sei ...  o que recomendaria ?
I AM SPECIALIZED !
Spz Crave Expert > Spz Stumpjumper HT > Spz Epic Expert FSR > Epic HT 2017 > Chisel 2018
fmgeraldine (a) gmail . com
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 09:20
fmgeraldine

O câmbio traseiro XT M8000 SGS cage longo tem capacidade total de 47 dentes.

Usei por bastante tempo a combinação de coroas 38-24 com cassete 11-42 11v que dá capacidade de 45. Na corrente original de 116 elos, nem precisei usar todos os elos.

Acho que dá para usar coroas 36-26 com o cassete 11-46 pois daria a mesma capacidade de 45.
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 09:10
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Também vc quer "matar o velho" colocando uma coroa de 36.
. Acho que devia ter colocado uma de 32...

nada cara ... ele queria 38T , com muita missa , convenci usar 36, mas era pra ser 34T no inicio ... ele é super forte , tem 56 anos , participa de competições aqui na região e tem subido no podium em quase todas elas... ele mesmo sabe que errou kkkk. só quero que ele não pare de andar de bike por conta disso ... minha bike tem kit 10v 11-42 , por isso pensei em fazer esse swap , ajudo ele , sem gastarmos muito , ja que a relação dele tem 2 rolês , e a minha tem uns 4.
I AM SPECIALIZED !
Spz Crave Expert > Spz Stumpjumper HT > Spz Epic Expert FSR > Epic HT 2017 > Chisel 2018
fmgeraldine (a) gmail . com
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 08:55
Também vc quer "matar o velho" colocando uma coroa de 36.
. Acho que devia ter colocado uma de 32...
Voltar ao Topo
fmgeraldine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2013
Ribeirao Preto
Offline
Mensagens:439
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmgeraldine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 08:42
Salve galera !!!!

Estou com um pepino aqui...  montei para meu pai o novo cassete 11-46 XT com ring 36 na dianteira , para substituir a relação antiga e danificada da bike dele 22-38 + 11-36 , e , no primeiro rolê, ele achou top e tudo mais, rolê foi mais estradão batido , com subidas entre 4% e 6% longas , não sofreu tanto.. porém, neste fim de semana, andamos em outra região , que tinha subidas duras de 8 a 12% e ele sofreu demais com a relação. Neste sofrimento ele quis voltar para 2 coroas novamente e eis a questão :

alguém ja montou 2x com cassetes grandes ? podem sugerir uma boa combinação de coroas para esse cassete , como opção 1 ?

Como opção 2 , na minha bike , tenho um cassete 11-42 ( 10v SunRace) , que poderia montar pra ele com duas coroas também , pra ele sofrer menos ... mas mesma pergunta , qual par de coroas a usar aqui ???

Ja pensei em uma combinação 38x26 + 11/42 como opção 2 , o que acham ? 

quero uma relação pra ele que ele consiga fazer uma serra da canastra sem sofrer e ou um caminho da fé, para que ele não tenha mais traumas com essas relações mais modernas.

a bike é uma Stumpjumper HT 29".


podem me ajudar ?

I AM SPECIALIZED !
Spz Crave Expert > Spz Stumpjumper HT > Spz Epic Expert FSR > Epic HT 2017 > Chisel 2018
fmgeraldine (a) gmail . com
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 06:48
Legal, pedi uma e chegou AK, não montei ainda pq estou esperando o restante do conjunto chegar. Estou mudando 3x9 para 2x10. Valeu!
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2017 as 19:49
Originalmente postado por PHMessias PHMessias escreveu:


E a compatibilidade das coroas SLX 38 dentes AK com coroa 24 dentes,
será que há problema? porque teoricamente a AK é para uso em conjunto
com coroa 26 dentes.

Alguém  aqui usa e notou problema de funcionamento?


Eu usei bastante esta combinação de coroas SLX 38-24 sem problema! Na foto está descrito para ser usado com coroinha 26 mas usei 24 e funcionava perfeitamente.





Digo usava porque depois mudei para uma coroa 36 FSA de 10v. Gosto mais de coroa 36 nas minhas 2 bikes aro 29.
Voltar ao Topo
PHMessias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2010
Minas Gerais
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PHMessias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 13:47
E a compatibilidade das coroas SLX 38 dentes AK com coroa 24 dentes, será que há problema? porque teoricamente a AK é para uso em conjunto com coroa 26 dentes.

Alguém  aqui usa e notou problema de funcionamento?
Voltar ao Topo
Pierrex Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2015
Joinville
Offline
Mensagens:187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pierrex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 03:49
carl, a comparação com as rodas é injusta, sempre as rodas farão uma grande diferença em relação a outros upgrades. isso não tira as vantagens do 2x frente ao 3x. as duas coroas são mais leves, mais práticas de usar e com um pouco de experiência atendem a todas as situações que vc descreveu.
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 00:25
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

uma relação de 2x10 com cassete 11.36 atende quase toda essa gama do 3x9 e é mais leve, e de quebra você ainda ganha a melhor retenção de corrente dos sistemas 10v (clutch).

na verdade hoje o 10v já se tornou o "barato" sendo que os top são 11 e 12v.

9v já não encontra peças de maior qualidade, somente estoque antigo. Acredito que em breve (2018?) o Alivio deva migrar pra 10v, provavelmente quando o Deore migrar pra 11v e matar os pedivelas 3 coroas pra essa linha intermediária.

Pode até ser que no futuro tenha que mudar toda a relação por falta de opções, mas creio que isso irá demorar um pouco. Estou muito satisfeito com a combinação de cassete 12-36 e pedivela 40-30-22.

Para mim, um upgrade mais relevante seria a conversão dos pneus para tubeless, montados num par de aros ZTR. 
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2017 as 11:05
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Parece que a partir da linha Deore em diante, a Shimano vem focando em um público mais focado em competição ou que fazem uso mais específico das bikes.

Opinião de quem não é atleta mas que curte um bom pedal: relação de pedivela com 3 coroas me parecem atender uma ampla gama de situações, desde subidas longas e inclinadas, a grandes retas e descidas. Em resumo: força e velocidade. Por isso não abro mão (pelo menos tão cedo) da combinação 3x9. 

uma relação de 2x10 com cassete 11.36 atende quase toda essa gama do 3x9 e é mais leve, e de quebra você ainda ganha a melhor retenção de corrente dos sistemas 10v (clutch).

na verdade hoje o 10v já se tornou o "barato" sendo que os top são 11 e 12v.

9v já não encontra peças de maior qualidade, somente estoque antigo. Acredito que em breve (2018?) o Alivio deva migrar pra 10v, provavelmente quando o Deore migrar pra 11v e matar os pedivelas 3 coroas pra essa linha intermediária.


Editado por TheLittle - 16 Jan 2017 as 11:05
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2017 as 11:01
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Feitosa83,

não precisa tirar a coroinha, acho até melhor deixar ela para uma emergência. Com a retirada do câmbio dianteiro e do trocador de marcha dianteiro, pode-se mudar manualmente da coroa maior para a coroinha.

Quanto à mudança do cassete, se for mudar acho melhor comprar um cassete Sunrace MX3 11-42 de 10v. Não gosto desta adaptação de cog 42 + cog 16. Os escalonamentos são:

Cog 42 + 16:           11-13-16-19-21-24-28-32-36-42

Sunrace 11-42 10v: 11-13-15-18-21-24-28-32-36-42

isso é uma ótima idéia, salva de "apuros" rs. 
dá até pra mudar com o pé antes de começar o paredão.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2017 as 13:48
Parece que a partir da linha Deore em diante, a Shimano vem focando em um público mais focado em competição ou que fazem uso mais específico das bikes.

Opinião de quem não é atleta mas que curte um bom pedal: relação de pedivela com 3 coroas me parecem atender uma ampla gama de situações, desde subidas longas e inclinadas, a grandes retas e descidas. Em resumo: força e velocidade. Por isso não abro mão (pelo menos tão cedo) da combinação 3x9. 
Voltar ao Topo
Ex. Junior Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2013
Acreúna
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ex. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2017 as 11:49
É uma questão muito pessoal, e de onde pedalamos.
Eu estou usando há um ano 22-40 com cassete 11-34, nunca me faltou marcha mesmo em subidas com até 20% de inclinação. 
Agora por questão de update apenas colocarei um cassete 11-36.
No plano em asfalto onde rodo a maior parte a coroa 40 ajuda muito com o cog 17 ou 15.
Uma coroa só nem penso em usar, tanto pelo custo da manutenção e quanto a redução de peso.

Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2017 as 19:35
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Feitosa83,

não precisa tirar a coroinha, acho até melhor deixar ela para uma emergência. Com a retirada do câmbio dianteiro e do trocador de marcha dianteiro, pode-se mudar manualmente da coroa maior para a coroinha.

Quanto à mudança do cassete, se for mudar acho melhor comprar um cassete Sunrace MX3 11-42 de 10v. Não gosto desta adaptação de cog 42 + cog 16. Os escalonamentos são:

Cog 42 + 16:           11-13-16-19-21-24-28-32-36-42

Sunrace 11-42 10v: 11-13-15-18-21-24-28-32-36-42


Valeu pelas dicas!!

Estou pensando em trocar o cassete e colocar esse que você mencionou. Se o meu irmão vier dos EUA posso pedir um Deore ou XT para combinar com meu conjunto.

Se eu colocar o cassete sunrace preciso mudar a corrente??

PS:Como não estou fazendo muita trilha, só asfalto mesmo, eu meio que estava com a ideia fixa de tirar a coroinha, rsrs.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2017 as 21:21
Feitosa83,

não precisa tirar a coroinha, acho até melhor deixar ela para uma emergência. Com a retirada do câmbio dianteiro e do trocador de marcha dianteiro, pode-se mudar manualmente da coroa maior para a coroinha.

Quanto à mudança do cassete, se for mudar acho melhor comprar um cassete Sunrace MX3 11-42 de 10v. Não gosto desta adaptação de cog 42 + cog 16. Os escalonamentos são:

Cog 42 + 16:           11-13-16-19-21-24-28-32-36-42

Sunrace 11-42 10v: 11-13-15-18-21-24-28-32-36-42

Editado por furukawa - 08 Jan 2017 as 21:22
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2017 as 18:14
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:


Mas ai veio a pergunta... posso simplesmente adicionar um COG sem tirar nada do cassete?? Transformando minha bike de 10v para 11v???


Não dá, tem que necessariamente tirar um dos cog do cassete 10v pois a largura do núcleo da roda MTB é sempre mesma para os cassetes 8, 9, 10 e 11v.

Normalmente sacrifica-se 2 cog pequenos: 15 e 17 subtituindo-os por um de 16 para evitar grandes diferenças no escalonamento de marchas.

Talvez seja mais prático e funcional comprar um cassete Sunrace 11-42 de 10v do que adaptar cog 42 e 16.


Obrigado pela resposta amigo.

Minha intenção era tirar 1 coroa e transformar minha bike de 20v para 10v... pq eu quase nunca uso a coroa menor.

Mas me falaram que em subidas mais ingrimes (raramente enfrento) eu sentiria falta da coroa menor... então eu deveria colocar um COG.

Então, na sua opinião, eu pego minha OGGI 7.3, retiro a coroa pequena/passado e cambio dianteiros... e para como não poderia transformar em 11v (sem gastar uma fortuna) eu deixo 10v mesmo, mas com um cassete diferente. É isso???

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2017 as 17:05
Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:


Mas ai veio a pergunta... posso simplesmente adicionar um COG sem tirar nada do cassete?? Transformando minha bike de 10v para 11v???


Não dá, tem que necessariamente tirar um dos cog do cassete 10v pois a largura do núcleo da roda MTB é sempre mesma para os cassetes 8, 9, 10 e 11v.

Normalmente sacrifica-se 2 cog pequenos: 15 e 17 subtituindo-os por um de 16 para evitar grandes diferenças no escalonamento de marchas.

Talvez seja mais prático e funcional comprar um cassete Sunrace 11-42 de 10v do que adaptar cog 42 e 16.

Editado por furukawa - 02 Jan 2017 as 17:08
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2017 as 15:02
Não consigo editar... mas queria saber quais peças preciso trocar, se vale pena sair de 20v para 10v ou 11v.

Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2017 as 15:00
Tenho uma OGGI 7.3 com passador Deore e câmbio traseiro XT e estava pensando em tirar uma coroa e ficar somente com 10 velocidades.

Eu tiraria a 2 menor do cassete de 10v e colocaria um COG de 40 ou 42.

Mas ai veio a pergunta... posso simplesmente adicionar um COG sem tirar nada do cassete?? Transformando minha bike de 10v para 11v???
Voltar ao Topo
marcelomazola Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jan 2015
Valinhos-SP
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelomazola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2016 as 11:16
Tô pensando em fazer isso, teve que aumentar o tamanho da corrente?
Voltar ao Topo
Kaboom Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Aimorés/MG
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaboom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2016 as 09:39
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Minha dúvida seriam as marchas pesadas mesmo, pessoal disse que no câmbio 2x10, a tendência é usar a Coroa maior na maior parte do pedal, e neste caso uma de 40 dentes vai exigir mais do ciclista...

Acho que depende muito do ciclista e do estilo de pedal que ele faz, eu uso 2x10 com coroa 38x26 e cassete 11x36, só faço trilhas, então são praticamente só subidas, descidas e singletracks (praticamente nada de asfalto ou estradão, só o deslocamento mesmo), assim sendo rodo muito mais na coroa pequena do que na grande... Mas se for um ciclista que prefira os estradões da vida, com certeza vai rodar mais na coroa grande... Vai depender de suas pernas e do tipo de pedal que vc vai fazer.

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Acho que vou vou procurar um pedivela 38-26, apesar do 38-24 ser mais comum... Cassete sunrace 11-40... Agora achar um câmbio com bom custo benefício para as mudanças...

38x24 com cog 40t deve ficar muito leve, mas vai ter que girar muuuuuito, mas mais uma vez vai depender de suas pernas... rsrss

Abraço e bons pedais!


Editado por Kaboom - 23 Dez 2016 as 09:45
Caloidale Trail 2 2020 - Pense numa bike divertida pra trilha!
Giant Trance 2 2014 (Dinossaura)
Oggi 7.4 2017 (negona)
Oggi 7.4 2015 (nêga)
Elite 30 2013
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2016 as 08:03
Eu usava com uma cassete 11/36 e substitui por um sunrace 11/40, meu cambio é um deore m615 e não precisei usar parafuso b-tension maior.
Meu pedivela é 24/38 e a coroa de 38 da conta tranquilamente para andar no asfalto, e fica confortável de girar.


Editado por dagspina - 22 Dez 2016 as 08:07
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2016 as 20:38
Alguns câmbios de 10V, são compatíveis com cassetes sunrace 11-40 e 11-42...

Minha dúvida seriam as marchas pesadas mesmo, pessoal disse que no câmbio 2x10, a tendência é usar a Coroa maior na maior parte do pedal, e neste caso uma de 40 dentes vai exigir mais do ciclista...

Acho que vou vou procurar um pedivela 38-26, apesar do 38-24 ser mais comum... Cassete sunrace 11-40... Agora achar um câmbio com bom custo benefício para as mudanças...
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2016 as 15:20
Originalmente postado por ThanderCat ThanderCat escreveu:

Aproveitando o embalo

Alguém já usou a combinação 38*22 por 11*36 relação 2x10, para 29

estou com a relação 38*26 por 11*36, e estou achando um pouco pesado para subidas.




Você pode trocar o cassete por um de 10v 11/40 ou 11/42.


Voltar ao Topo
ThanderCat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2016
Amargosa
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThanderCat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2016 as 10:45
Aproveitando o embalo

Alguém já usou a combinação 38*22 por 11*36 relação 2x10, para 29

estou com a relação 38*26 por 11*36, e estou achando um pouco pesado para subidas.


Voltar ao Topo
 Responder Página  123 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X