Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike-Trailer X Alforges
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike-Trailer X Alforges

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike-Trailer X Alforges
    Postado: 26 Dez 2011 as 23:22
Salve Galera!

Não sei exatamente se o motivo é cultural ou se econômico, mas é fato que no Brasil, pouquíssimas pessoas fazem uso do bike-trailer de 1 roda. A esmagadora maioria utiliza os alforges.

Na América do Norte e na Europa, o número de usuários dos bike-trailers vem aumentando ano após ano, e os motivos são vários:

Centro de Gravidade: Alforges elevam o CG e desequilibram as bikes, pois aumentam o a altura do centro de gravidade, e além disso, muito dificilmente você vai equilibrar o peso do lado esquerdo e direito.

Velocidade de resposta da direção: O peso extra carregado na roda dianteira dificulta o tempo de resposta / agilidade da direção, influindo diretamente na dirigibilidade.

se vocês procurarem no youtube, acharam vários videos de "single-wheeled bike trailers" onde fica claro que a agilidade praticamente não é afetada.

Existem 2 tipos de bike-trailers de 1 roda:

1-os que são presos ao eixo da roda traseira com engate rápido que pelo o que eu pesquisei é mais prático para a cidade, 

2- sistema de fixação no tubo do canote, que apesar de ser aparente mais "trambolão" é o que torna o arrasto da carga praticamente imperceptivel, sendo com este ultimo possivel realizar inclusive saltos quando o bike trailer dispor de amortecimento.

Será o motivo econômico? La fora custam entre 250 e 450 dólares dependendo do modelo. Perguntei em algumas lojas sobre esse tipo de equipamente, 2 dessas lojas me disseram que já tiveram a venda mas que não houve saída e por isso pararam de trabalhar com os bike trailers.

procurem por videos no youtube dos seguintes modelos:

fixos no eixo traseiro: bob Ibex, maya cycle,

fixos no canote: Aevon ( tem um video no youtube que é show de bola, o bike trailer é cor de rosa (uma graxinha kkkkkk) e o cara salta e ignora a presença do reboque.

Bom galera, gostaria de ouvir as opiniões de vocês.

[]s

Marcelo 

 

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2011 as 23:28

http://www.youtube.com/watch?v=t6e0Xu1bTbU

http://www.youtube.com/watch?v=6Bb5XcBnTww 

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
robertojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:880
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 00:20
Fala Marcelo, 

Sabe que já tinha pensado em algo parecido! Adaptando um quadro da canadian, xtrail!
Mas não tinha ideia de como ficaria o resultado final!

Esses dois videos deram uma clareada nas ideias.
A bad day biking is better than a good day working

Voltar ao Topo
sula Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2009
brazlandia
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 00:42
Meu sonho,mas pra trazer um bom trailer ficaria uns R$1500,00.Se alguém souber onde comprar um aqui no brasil por favor me avise.
pedalandonareal.blogspot.com
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 12:08

Salve Roberto e Sula

o brinquedinho é show de bola mesmo hein? e te dá muito mais agilidade do que os alforges.

Sula, vc que vai fazer um trecho da "Ruta 40" né? Um trem desses aí ia cair como uma luva pra você....
E aí como estão os preparativos? Ja sabe onde vai dormir, se vai acampar, se pode acampar, como vc vai fazer com agua, comida, ja checou tudo isso? To muito interessado nessa sua viagem, vc será minha cobaia, depois que vc fizer vai me passar todos os detalhes, porque eu vou querer fazer essa Ruta 40 também. Show de bola pra pedalar! Parabéns pela viagem! Sucesso pra vc, e que tudo corra bem!

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 12:24
quando ando com os alforges totalmente carregados na bike, ela fica horrível de conduzir, ainda mais se estou acostumado a andar com ela vazia. Acho que o cicloturismo ainda é muito pequeno no Brasil e acaba sendo um empecilho para os comerciantes investirem mais pesado, já é um parto para achar alforges e bagageiros de boa qualidade.

Olhando esses dias no mercao livre, tem um vendedor do rj que está vendendo vários tipos de trailers. Não tenho referências dele, mas pode interessar quem está pensando em um trailer, os preços dele são razoáveis: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215112497-trailer-reboque-para-bicicleta-tipo-bob-para-35kg-_JM
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 13:28

Esse do mercado livre é sem suspenção, e o que vi a respeito é que quica pra caramba, e como o sistema de fixação é no eixo traseiro, voce sente muito mais as quicadas do que se fosse pelo sistema do canote. Se for botar o do tipo preso ao eixo traseiro, eu só colocaria o com amortecedor, tipo o ibex. esse sem amortecedor, só pra asfalto perfeito.... tipo uso urbano...

Buenas..
[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
robertojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:880
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 15:38
comecei a dar uma olhada na chain reactions


esse do ML ta la para vender


essa é a pagina do fabricante dos que estão no video




Editado por robertojr - 27 Dez 2011 as 15:40
A bad day biking is better than a good day working

Voltar ao Topo
sula Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2009
brazlandia
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 15:49
Originalmente postado por marcelo71sp marcelo71sp escreveu:

Salve Roberto e Sula

o brinquedinho é show de bola mesmo hein? e te dá muito mais agilidade do que os alforges.

Sula, vc que vai fazer um trecho da "Ruta 40" né? Um trem desses aí ia cair como uma luva pra você....
E aí como estão os preparativos? Ja sabe onde vai dormir, se vai acampar, se pode acampar, como vc vai fazer com agua, comida, ja checou tudo isso? To muito interessado nessa sua viagem, vc será minha cobaia, depois que vc fizer vai me passar todos os detalhes, porque eu vou querer fazer essa Ruta 40 também. Show de bola pra pedalar! Parabéns pela viagem! Sucesso pra vc, e que tudo corra bem!

[]s

Marcelo


E aí Marcelo,como vai?
Pois é,esse reboque seria só o ouro pra minha próxima viagem.
Então,estamos a todo vapor nos preparativos,saímos dia 25/01 de Brasília e devemos começar a pedalar dia 27/01.Queremos acampar a maior parte dos dias,já checamos os campings por onde pretendemos passar e estamos com três roteiros,mas só vamos escolher o que vamos seguir quando chegarmos em Bariloche.

Quanto a água vamos levar cerca de 6 litros,fora a água das mochilas,pra cozinharmos.
E pode ficar tranquilo,vou passar o máximo de informações possíveis.Aqui no fórum e no blog que estamos montando pra viagem.

Abraço e ótimo 2012 pra ti.
pedalandonareal.blogspot.com
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2011 as 19:07
Massa, MP pra vc, pra não "contaminar o tópico" sobre Bike-trailer X alforges com a sua viagem, porque vc sabe como é, pedal patagônico é como um virus, contamina qualquer cidadão, e dá uma baita coceira :)
Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
soldier Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2011
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soldier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2011 as 14:09
Achei essa fábrica de São Paulo:


Esse é mais parecido com aquele dos vídeos.

p.s.: vi um vídeo que mencionava o preço: R$800,00

Mas tenho que reconhecer, essa carretinha aí tá muito bem pensada...



Editado por soldier - 31 Dez 2011 as 14:16
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2011 as 15:36
Originalmente postado por soldier soldier escreveu:

Achei essa fábrica de São Paulo:


Esse é mais parecido com aquele dos vídeos.

p.s.: vi um vídeo que mencionava o preço: R$800,00

Mas tenho que reconhecer, essa carretinha aí tá muito bem pensada...


Em um passeio noturno em sp já encontrei com o senhor de amarelo que está na fotos. Ele ainda estava testando a carreta dele, mas acho que era praticamente igual das fotos do site. Até dei uma volta com a bike dele com a carreta e realmente, a bike não parece que está carregada. 

Em comparação com o trailer do ml e da chainreaction, esse da rebobike parece ser melhor. Usa uma roda 20" com aros e raios comuns, ao invés de um aro 16 bem chinfrin. Em uma viagem, é preciso levar câmaras para o trailer também e ter uma medida de aro mais popular ajuda nessas horas. Só senti falta de um paralamas ou de uma furação para não expirrar sujeira pelo trailer.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
dos Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jan 2012
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2012 as 04:32
Acho que parte dos benefícios por optar por um trailer em detrimento dos alforjes foi discutido aqui:
http://www.pedal.com.br/forum/trailer-para-bike-o-bichinho-consumista-atacou_topic17910.html
Assim como a grande de$vantagem. Esse Rebobike não foge à regra, parece bom, mas R$ 800,00 é muito dinheiro.
Somando o custo à dificuldade de encontrar os trailers, penso que uma opção é fabricar, pesquisei e encontrei este vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=0-8Q9GZOSPk ) mostrando o "Rebocleta", um trailer construido com a reciclagem de um bicicleta sem uso e uma caixa plástica.
Acho que é possível fazer algo semelhante, só que com fixação no canote ou no seat tube com articulação (vertical e horizontal) depois da roda traseira da bicicleta. E talvez seja interessante manter o peso sobre o eixo da roda do trailer, usando compartimentos laterais à roda do trailer (alforjes ou o que o valham), como nos modelos extrawheel www.extrawheel.com , o que poderia tornar o trailer mais curto e a força direcionada para baixo exercida pelo trailer sobre a bike menor. Apesar da ideia de apenas um compartimento posicionado no trailer a frente da roda do mesmo possa facilitar a organização da bagagem, livrando o cicloturista da tarefa de repartir de forma equilibrada a carga.


Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2012 as 23:34
Originalmente postado por marcelo71sp marcelo71sp escreveu:

Esse do mercado livre é sem suspenção, e o que vi a respeito é que quica pra caramba, e como o sistema de fixação é no eixo traseiro, voce sente muito mais as quicadas do que se fosse pelo sistema do canote. Se for botar o do tipo preso ao eixo traseiro, eu só colocaria o com amortecedor, tipo o ibex. esse sem amortecedor, só pra asfalto perfeito.... tipo uso urbano...

Buenas..
[]s

Marcelo



Pra mim a lógica é completamente contrária. Sistema no canote mesmo com amortecimento passa muito mais os trancos para a bike, e o pior, num ponto mais elevado e que compromete a dirigibilidade.

Engate pivotante no eixo traseiro permite que o conjunto rotacione em torno desse ponto, e se transmitir vibrações (obviamente vai) será numa região mais baixa e portanto com menor alavanca (considerando o braço de alavanca como sendo a distância do solo - ponto de contato - ao ponto de aplicação da força).

Já tive um trailer para rebocar crianças, usei-o com duas crianças dentro (capacidade máxima), o conjunto chegando próximo de 50kg, com o engate na blocagem traseira pelo lado esquerdo da bike, e não tive qualquer problema sério de dirigibilidade (fora ter que fazer uma força do caralho pra arrastar esse peso todo).
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 00:03

Alessandro, vc fala, ou lê ingles? se sim, pesquisa no google, e lê o que o pessoal la fora que usa fala.

Eu pesquisei pra caramba, porque tenho interesse nisso. 

agora, só pra ilustrar, eu prefiro que o tranco seja dividido e absorvido pela bike toda, no centro, do que só no eixo traseiro.

Mas minha opinião não importa, pesquisa em sites estrangeiros, e veja o que o pessoal que viaja, e usa bike trailer tem pra falar sobre isso. É melhor que ficarmos aqui discutindo sexo dos anjos. Vê lá, leia um monte de sites, se tiver interesse no assunto, claro; e depois me fala o que vc leu e e entendeu do negócio.

Logo que vi, confesso ter tido a mesma impressão que você teve, mas depois de ler e pesquisar muito, passei a entender e concordar que o de arco preso no canote é bem melhor.

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 00:05

Sula, tentei te responder a MP outro dia e tua caixa tava lotada, limpa aí!


Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Urd Sama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2011
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Urd Sama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 12:53
Achei este aqui no Amazon, o legal é q ele é dobrável, então fica facil de guardar no quarto de uma pousada, carregar no carro e trazer de "muamba" dos USA, LOL

http://www.amazon.com/Burley-Travoy-Bike-Commuter-Trailer/dp/B0038LPO5Y/ref=sr_1_34?s=cycling&ie=UTF8&qid=1327322892&sr=1-34

E tdos os Reviews do Amazon dão 5 estrelas e falam muito bem dele. Fiquei curiosa, guardei nos favoritos p/ quem sabe qdo eu estiver mais experiente comprar caso seja o caso.


Editado por Urd Sama - 23 Jan 2012 as 12:57
Ghost Rider
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 15:44

Oi Urd, seja bem vinda, li seu tópico sobre ciclotur, muito massa que vc tá começando e mantenha-se animada.

Esse aí que vc postou parece ser prático, mas na verdade ele não tem estabilidade nenhuma, imagina uma hora que vc for fazer uma curva rápido ( para a a curva em questão ), o que vai acontecer? a tendência é o carrinho apoiar em apenas uma roda, e tombar para o lado de fora da curvo. Para cicloviagens não serve, mas para a cidade, com restrições serve. talvez para ir ao mercado perto de casa. O ideal é sempre de uma roda só, que deita junto com a bike ao fazer uma curva. deu para entender? Veja os videos postados mais à cima, e imagina esse carrinho fazendo 1/4 do que os caras fazem lá... não ia dar muito certo, concorda?

Sucesso e felicidades.

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 18:20
Fala, Marcelo! Sossegado, só trocando informações e aproveitando que discuti esse assunto (Rebobike x Extrawheel) com amigos recentemente.

Antes de continuar só queria deixar claro o seguinte: ambos são opções válidas, com conceitos semelhantes e que a grosso modo fazem a mesma coisa com pequenas diferenças nas suas características técnicas. O que quer dizer que com qualquer um dos dois, o usuário estará bem servido. Então na verdade estamos "splitting hairs" ou traduzindo grosseiramente, procurando pêlo em ovo. Mas tudo bem, afinal debater é interessante e no mínimo rende material para terceiros analisarem depois.

Eu não só li a respeito (porque ia comprar) como tive um trailer também e usei bastante. O modelo era um Burley Bee, para 2 crianças ou 45kg. Colocar crianças ou carga dá na mesma, é peso. Crianças às vezes se mexem, só isso. Mas já usei pra carga, já usei em estradões de terra e até mesmo em algumas trilhas mais largas e menos técnicas, com subidas de até 20%. Nunca tive qualquer problema relacionado ao trailer, nem mesmo com freios (e as bikes onde usava esse trailer tinham cantilevers). As bikes também não sofreram qualquer dano pela natureza do projeto do trailer.

Pra não dizer que não tive dor de cabeça, após uma chuva torrencial que tomei com minha filha e uma amiga sendo rebocadas, um rolamento do cubo de uma das rodas abriu o bico e precisei substitui-lo, e infelizmente o fabricante não me ajudou em quase nada. Mas achei reposição e obviamente comprei a mais pra me prevenir com relação a futuros problemas...

Conversei e li bastante sobre o Extra Wheel (que inclusive o Rodrigo aqui do forum comprou e usou, e relatou no tópico mencionado acima pelo colega DOS).

Acho que para cicloturismo é a solução mais leve (2,1kg versus 6,5kg do Rebobike, por exemplo), com maior capacidade de carga (30kg versus 25kg), e com melhor custo x benefício. Tem ainda o lance de usar uma roda aro 26, que numa emergência pode servir na sua bike (embora pra mim isso não seja um argumento muito convincente, só estou informando mesmo). O maior problema é conseguir que alguém traga de fora ou se arriscar a pagar os impostos, mas mesmo assim acho que o preço fica parecido ou menor do que o Rebobike já considerando o produto em mãos.

Fora que como coloquei, ele não causa reação num ponto mais inadequado (isso é questão de física). Nesse ponto em particular, não tem muito o que falar pois é questão de ponto de aplicação da força e alavanca do mesmo, mas se você tiver o link que fala especificamente disso comparando engate no canote versus engate na blocagem, tenho curiosidade em ler.

Claro que em termos da força dessa reação, estamos falando apenas em mudanças sutis no comportamento da bike, e como os diferentes modelos o alteram de forma mais ou menos perceptível. NENHUM dos dois modelos vai simplesmente fazer a bike capotar - se isso acontecer é porque o usuário já passou dos limites aceitáveis e seguros para o uso desse equipamento.

Por exemplo, saltar não é algo sensato de se fazer com um trailer, mesmo que seja algo possível. Se você quiser empinar a bike com o Extrawheel, pode (a geometria permite), embora seja burrice e provavelmente vá resultar em um belo e catastroficamente ridículo tombo. Em suma, eu não faria com um trailer qualquer coisa diferente do que com uma bike carregada com alforges.

Na minha contabilidade, preço menor ou equivalente, menor peso e mais capacidade de carga, já falam muita coisa. Pra não mencionar a praticidade de um sistema com relação ao outro.

Mas uma coisa há de ser dita: o que não pode é não existir opção... Sempre vai haver quem prefira um ou outro modelo, por suas razões particulares. E já que existem vários modelos, tanto melhor, é questão de expor as características e cada um decide como achar melhor com base em suas necessidades particulares
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 18:41

E a[i Alessandro!

"Antes de continuar só queria deixar claro o seguinte: ambos são opções válidas, com conceitos semelhantes e que a grosso modo fazem a mesma coisa com pequenas diferenças nas suas características técnicas. O que quer dizer que com qualquer um dos dois, o usuário estará bem servido. Então na verdade estamos "splitting hairs" ou traduzindo grosseiramente, procurando pêlo em ovo. Mas tudo bem, afinal debater é interessante e no mínimo rende material para terceiros analisarem depois."

Perfeito!

Eu, concordo com quase tudo que vc falou, mas sigo com minha convicção que do melhor para o pior, trailer preso no canote > trailer preso no eixo traseiro > roda extra no eixo traseiro > alforges convencionais

Cara, eu vou ver se hoje a noite, quando estiver tranquilão, eu acho o site que falava da física do trem, se eu achar, eu posto aqui pra vc e para os outros, se não achar, lamento, mas pode acreditar, eu li isso em um site que me pareceu bastante confiável, e me convenceu. Vou procurar hoje a noite.

Cara, descordando ou concordando, sempre em bom e alto nível, tá valendo.  se o pêlo do ovo é A ou B, pouco importa. o que importa é ser feliz!

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 18:55
Beleza...

Só complementando: o sistema do trailer que eu usei tinha um elastômero no engate, que permitia que a bike fosse deitada no chão sem forçar as peças. Esse elastômero "torcia" pra permitir o movimento (no caso um movimento exagerado, mas serve pra ilustrar). Só que esse mesmo elastômero provocava uma série de "puxadinhas" na bike justamente por não ser rígido, bem nos momentos em que você estava pedalando para ganhar velocidade (em velocidade constante isso não era perceptível).

O sistema do Extrawheel, não sei se você viu, mas não é FIXO na blocagem. Ele trabalha como uma mola, não é aparafusado. É um sistema muito interessante, e por ser rígido, ACREDITO que minimize esse lance dos tranquinhos. A princípio eu achava que isso não prendia direito, mas o Rodrigo me relatou que nunca teve problemas com desengate acidental mesmo em uso mais extremo, e eu suponho que (como todos os trailers) exista um sistema de segurança redundante.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 22:55

E aí Alessandro, galera,

dá uma olhada aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_trailer

Single-wheel trailers generally use a special frame hitch which attaches to both sides of the rear axle, and which incorporates a vertical hinge to allow cornering. Attaching the trailer at the seatpost can (dependant on the design) place the load at a lower point relative to the longitudinal pivot axis of the attached trailer.

E aqui:

http://www.tonystrailers.com/singlewheelers/

This line runs from the pivot on the hitch to where the rubber hits the ground-which is the point at which the forces act that are trying to tip your trailer over (This applies to trailers no matter how many wheels they have and this is contrary to popular belief that these forces act at the height of the hub of the wheel).










All weight below this line tends to keep the trailer upright with no twisting moment on the hitch. Thus the higher the hitch and as low as the trailer can go and still have adequate ground clearance the better. 

The two pix clearly show the larger volume available to the trailer with the seat-post hitch. It works out to about five times greater than the axle hitch can provide.

All of this translates into more stability when loaded, especially as we now know where to put all the heavy stuff. So it looks like the load is considerably more stable by using the seat-post hitch. Which transates into a steadier ride, with less work for the hitch and thus less wear and tear.

The other advantage of the seat-post hitch is the potential for carrying heavier loads because with all single wheelers the bicycle gets to share half of the weight of the cargo. And the high hitch loads the bike forward of the back wheel axle-see intro to cargo trailers which of course is far superior to dangling it off the back axle or worse- behind the back axle-or worse again behind the back wheel



Alessandro, eu já vi esse com elastomero, alias o rebobike usa suspensão de elastomero, o que ao meu ver serve mais pra fazer o trem kikar do que amortecer. Não há comparação entre o Aevon de Aluminio  com amortecedores de verdade e o rebobike de ferro ( não é nem cromoly ) e com elastomeros servido de suspensão.

Mas cara, honestamente, na boa, Eu prefiro o preso ao canote, mas meu, se eu tivesse um bob Ibex preso ao eixo da roda traseira, eu ainda assim ia estar dando rizada sozinho. 

Tão importante quanto se é seat tube mounted, ou rear axle mounted, é sem dúvida alguma saber carregar o trailer com o material mais pesado em baixo, e distribuindo o mais pesado de tudo na linha das rodas, para não ficar um lado mais pesado que o outro, e outra coisa, vc vai viajar carregando 35 kg? duvido...vai por no máximo 15 e boas!

E tem uma coisa, vamo fazer assim, vc compra um bob Ibex e  um Aevon, e aí testa, e me dá para testar depois, aí vc fica com o que vc gostar mais ok? tudo bem se vc gostar mais do Aevon e sobrar o Bob Ibex pra minha bike. :)))))


[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
sula Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2009
brazlandia
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 00:41
Originalmente postado por marcelo71sp marcelo71sp escreveu:

Sula, tentei te responder a MP outro dia e tua caixa tava lotada, limpa aí!



E aí marcelo,beleza?
Pode mandar a MP!
pedalandonareal.blogspot.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 17:28
Valeu, Marcelo, vou ler com atenção
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 18:46
Opa, acabei de ler. A explicação é um tanto quanto simplificada, o que me fez procurar outras fontes... Até acabei encontrando algo interessante que partilho com os interessados:

http://pt.scribd.com/doc/36323872/The-Design-of-Bicycle-Trailers

Obra muito interessante do ponto de vista mecânico. Não aborda muita coisa em termos de dirigibilidade, mas em termos de funcionalidade e tipo de construção é bem interessante. Foca mais nos trailers utilitários. Vale a leitura.

Voltando ao ponto da manobrabilidade, estava analisando aqui e achei realmente alguns pontos que corroboram o que o Marcelo havia dito. Não há um estudo completo ou uma página mostrando a atuação das forças, mas dá pra intuir de forma mais ou menos natural algumas características.

Com o engate no canote, há um ponto positivo, que é o de a força de reação do trailer (bike puxa trailer, trailer reage puxando bike) ficar situada no entreeixos. Isso gera menos "alavanca" considerando o centro de massa da bike.

As desvantagens seriam possíveis reações indesejáveis quando em descidas mais esburacadas, pela posição elevada do engate (que com relação ao ponto de apoio da bike, tem bastante alavanca), algumas implicações no ajuste da altura do selim, e talvez na própria estrutura do quadro pelo ponto de aplicação da força (que já é bastante solicitado em função do peso do biker).

Com relação ao outro design, do qual citei o Extrawheel como exemplo, em termos de reação, realmente o ponto de aplicação da força (no caso a componente horizontal, pois a vertical é parcialmente neutralizada pela conexão com a blocagem onde pode pivotar) fica atrás da roda traseira, gerando mais alavanca do que se estivesse próximo do centro de massa da bike. Entretanto, como ele fica localizado numa posição baixa com relação à bike, outros tipos de implicações na dirigibilidade provavelmente serão reduzidos (os que dizem respeito à inclinação lateral da carga).

Não fiquei satisfeito com as explicações iniciais pois nenhuma justifica as conclusões, sequer usam conceitos de ciclística ou mesmo de física como centro de gravidade... Talvez pra simplificar a explicação, mas isso também pode mascarar hipóteses erradas. Infelizmente o que achei de mais técnico é esse livreto do link, e não estou com tempo ou disposição de revirar a internet em busca de algo mais científico ou voltar à época de física da faculdade pra detalhar a atuação das forças na bike e influências dinâmicas que podem causar. Mas o fato é que esse assunto é bem interessante, e talvez, futuramente, sejam elaboradas obras mais específicas abrangendo o tema.

Se eu achar mais material, coloco aqui pra galera também poder se informar!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 19:08
Putz, achei o que eu queria explicar:

Citar When a bike turns the trailer is at an angle to it. If it brakes while turning the trailer will try to
push the bike upright. The further the trailers hitch point is from where the bike tyre touches
the ground the greater the force generated is. Hence two wheel trailers that attach to the seat
post are rotationally decoupled, but can make the bike “feel funny” through corners because
when slowing and turning at the same time the trailer is trying to push the bike upright.


http://www.carryfreedom.com/downloads/Trailer%20Science.pdf

No exemplo fala de trailers de duas rodas, mas vale para os de uma roda também, já que a questão é o ponto de engate.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 20:28

Alexandre, Galera, Salve!


Cara, eu vi os dois aqui rapidinho, o do Scribd me pareceu um pouco obsoleto, ja que os tipos de fixação usados atualmente não são descritos. Mas tá valendo.

No ultimo trailler science, ele fala o seguinte, exatamente no pedaço que vc postou ai em cima:

When a bike turns the trailer is at an angle to it. If it brakes while turning the trailer will try to
push the bike upright. The further the trailers hitch point is from where the bike tyre touches
the ground the greater the force generated is. Hence two wheel trailers that attach to the seat
post are rotationally decoupled, but can make the bike “feel funny” through corners because
when slowing and turning at the same time the trailer is trying to push the bike upright.

Quando a bicicleta inclina o trailer passa a estar em um angulo em relação à bike. ........... trailers de 2 rodas presos ao canote estão dissociados rotacionalmente......  

aqui ele se refere á trailers de 2 rodas que:

1- a roda de dentro da curva gira mais devagar que a externa à curva.

2- não inclinam junto com a bike, por isso o engate no canote ou no eixo traseiro, além de ter o movimento (seja associado em 2 pontos diferentes ou no mesmo ponto como se fosse uma esfera de engate  ) lateral, quando o conjunto bike + trailer "dobra" pra fazer uma curva, como uma carreta, tem o movimento pra cima e pra baixo, que atua em lombadas, buracos etc, e no caso de trailers de 2 rodas, tem ainda o movimento rotacional, porque a bike inclina e o trailer não, gerando mais um angulo no processo, e com isso mais um vetor de força atuando no conjunto bike/trailler

bike trailers de 1 roda  tipo AEVON - preso no canote,  BOB Ibex, Maya Cycle, presos no eixo traseiro, e Extra-Wheel preso no eixo traseiro, NÃO POSSUEM o movimento rotacional ( se tivessem iam ou tombar, ou se tivesse um limitador ia ficar batendo de um lado para o outro, e nessas batidas laterais iam desestabilizar a bike, ia ser perigoso até), apenas os movimentos lateral ( que dobra o conjunto ) e o pra cima e pra baixo ( o da lombada ), porque eles inclinam junto com a bike.

trailers de 2 rodas são bons para maior capacidade de carga e volumes maiores, mas são muito menos estáveis em movimento que os de 1 roda só. Já quando parados, são ótimos!

Cara, esse tópico tá ficando legal hein, acho que está sendo uma discussão muito legal.

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 20:58

Vous parlez français?

Teste prático comparativo entre O Bob Ibex e o Aevon:

http://www.expemag.com/velo-remorque/comparatif-remorque.html

Comportement en tout terrain et haute vitesse sur route
Avantage Aevon. La fixation de l’Ibex au niveau de l’axe de roue arrière induit un roulis qui peut s’avérer déstabilisant et dangereux, défaut que n’ont pas les remorques fixées au niveau du tube de selle.
L’Aevon a un comportement tout-terrain plutôt bon ; c’est la remorque mono-roue qui nous paraît la mieux adaptée à un usage tout-terrain.


Fala dinamarques? Essa eu tive que usar o tradutor do google kkkkk

http://www.cykelportalen.dk/test-aevon-std-100/

Aevon STD 100 é feito de alumínio TIG soldado anoiseret em torno de um braço de suspensão a ar / óleo, que transporta uma roda "16. Diferentemente da maioria dos outros uma roda-reboques no mercado presos Aevon reboque até ao espigão. Esta solução é escolhida por considerações de estabilidade, tanto em alta velocidade e baixo e no interesse da distribuição de peso ideal. Enquanto abandonar Aevon que ele pode ser carregado com 45 kg na estrada e 35 kg off-road. Em si de dados bastante impressionante que vai voltar.


preço do Aevon 700 Euros....ai que facada.....





Editado por marcelo71sp - 24 Jan 2012 as 21:11
Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 23:29
Francês e norueguês tô fora, rs...

Então, Marcelo, para a reação ESPECÍFICA que eu comentei aí em cima (freando a bike enquanto faz uma curva mais fechada) é irrelevante se o trailer tem 2 rodas, 1 roda ou 6 rodas , nem a velocidade de cada roda ou se ele inclina ou não.

O que interessa neste caso particular é o ponto de contato com a bike, que no caso da blocagem traseira versus canote, vai atuar de maneira mais perceptível no canote.

Note que isso é para a situação específica de curva fechada freando o trailer! Que pode ser um simples retorno ou curva de esquina.

Teste prático... Pegue sua bike pelo cubo traseiro e tente incliná-la lateralmente. Depois pegue pelo canote e faça a mesma manobra. Nem precisa ser a bike, faça isso numa cadeira respeitando mais ou menos as mesmas alturas. Perceba a diferença nos dois casos, e pensa você fazendo uma curva e o peso do trailer empurrando o canote. Ele obviamente vai ser muito mais crítico quando aplicado ali. E você tem que considerar que com a bike sendo pedalada, o centro de gravidade fica mais alto, o que vai amplificar ainda mais essa característica.

Outra situação possível é em subidas mais fortes, quando o peso do trailer puxa a bike para trás, a roda da frente ficar boba ou empinar. Novamente o ponto de rotação é o contato do pneu traseiro da bike com o solo, e o ponto de ação do peso do trailer é o canote ou a blocagem, e no canote a distância é pelo menos o dobro, assim como a alavanca.

Por outro lado, a tração na roda traseira, em subidas mais fortes, deve ficar melhor com o peso aplicado no canote e no entreeixos da bike. Pra ver como cada solução tem seus aspectos positivos e negativos.

MAS, obviamente isso é apenas uma pequena parte das facetas da dirigibilidade - existem muitas outras e o sistema preso ao canote deve ter vantagem em várias delas. E como já concordamos anteriormente, se o trailer for rebocado com o devido cuidado e precaução, esse ou qualquer outro tipo de reação indesejável serão plenamente controláveis, independentemente do sistema escolhido.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2012 as 23:59
De qualquer forma, esses dois trailers que você citou (o Ibex e o Aevon) possuem suspensão, o que encarece e aumenta o peso... Acho que eu preferiria sem suspensão.

Mas estou impressionado, não sabia da existência de suspensão pra esses equipamentos.
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 01:26

Alessandro, agora consegui "ver" o que vc tá falando, quando freia em curva bem fechada, por estar preso ao canote, e a distancia do solo ser maior do que no eixo tras. faria a bike "tombar" pro lado de fora da curva. Ok, concordo que essa força existe mesmo. Mas se antecipando sempre, como a gente tem que se antecipar ao guiar um carro, ou uma moto, ou a bike mesmo,  e não frear durante a curva, evita-se isso.
A menos que seja uma mulher tocando o carro ou a bike, ai nao tem jeito, vai frear no meio da curva e nao tem jeito hehehehe

O que argumentei acima, antes de sua ultima resposta, tambem rola, quando vc guia um carro com uma carreta com um barco, e faz a cagada de frear durante a curva, a carreta que nao tem freios, vai querer continuar, e vai girar no eixo longitudinal porque o engate é esférico e permite isso. aí ela tomba. Ja vi isso acontecer, é triste.... trailer de bike de duas rodas tb gira no sentido longitudinal ( vide aquele primeiro paper que vc postou do scribd ) e tomba tb....

Cara, sem o amortecedor, em estrada de terra, o trailer ia kikar mais que cabrita no cio e ia detonar a roda, e tudo mais que vc pode imaginar. Sem amortecedor só se for no asfalto lisinho de cidade européia. Aqui, sem chances.


[]s
MArcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 18:26
Então, é isso mesmo. É uma circunstância difícil de acontecer, mas justamente pode ocorrer quando você for "desviar" de algo e tiver que frear. Questão é se policiar quanto à velocidade, não dá pra querer fazer com a bike carregando um trailer tudo o que se faz normalmente.

Esse lance de quase virar o trailer em curvas mais rápidas eu já senti com meu trailer vazio. Numa curva mais rápida ele ficou em uma roda só, mas o trailer sozinho era bem leve (10kg no total, trailer, engate e toda a lona de cobertura dele) por isso virou tão fácil. Com minha filha dentro acho que eu capotaria antes dele...

A questão de quicar nas trilhas pode ser verdade, mas a meu ver pra isso incomodar a pessoa tem que estar bem rápido. Sobre esse ponto acho que o Rodrigo poderia relatar melhor, pois ele usou efetivamente o reboque numa cicloviagem e sentiu os prós e os contras.

Acho que pra começo de conversa, só o fato de poder desengatar o reboque e trocar uma camara já valem o investimento. Não existe viagem sem furar pneus, e quando fura com alforges montados, é sempre um parto...
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 18:37

ae Alessandro,

cara, celular com push-email é bom pra cara..!!! o trem é real time!

alem de ser mais facil de parar, trocar pneu, ou de fuçar na bagaem, tem tambem: montar acampamento, deixar a bike de pé com o trailer engatado só virando a bike, ser melhor de dirigir do que com alforges que elevam o centro de gravidade, e mais outras vantagens para poucas desvantagens.

Tava aqui pensando, não deve ser dificil instalar um freio vbrake na roda do trailer,   aproveitando o manete ja existente....... ia ajudar muito no controle do "treminhão". se um dia eu fizer um trailer ou comprar um, vou tentar ver se dá para por um freio no trem...

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2012 as 22:18
Essa idéia do freio é ótima, mas nesse caso acho que o engate no canote é meio que mandatório. Acho que deve ter algum esquema desse tipo no mercado já. Assim você freia a carga, e a bike "pendura" nela, ao contrário de você frear a bike e a carga "empurrar".

EDIT: Procurei um pouco sobre o assunto e dizem que não é necessário porque a conexão do trailer é rígida e assim sendo os freios seriam desnecessários... Bom, não é bem como eu vejo.

Inclusive um cara de má vontade que escreveu sobre o assunto disse que teria que ser instalado um terceiro manete e que ciclistas não têm três mãos... Putz, o cara se dá ao trabalho de escrever essa bobageira só pra avacalhar uma idéia.

Enfim, deve haver uma maneira de usar uma extensão de cabo do freio traseiro da bike instalando talvez um duplicador, e regular os freios do trailer pra serem um pouco mais sensíveis que os da bike (começam a atuar pouco antes) de modo a sempre manter o conjunto "esticado", e evitar o tal coice. Um conduíte correndo pelo engate e pronto, resolvida a parada. Pra trailers de duas rodas é que complica um pouco pois frenagem desigual traria mais problemas do que nenhuma frenagem.

Editado por Alessandro_sp - 25 Jan 2012 as 22:32
Voltar ao Topo
marcelo71sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo71sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2012 as 02:25

exatamente Alessandro,  um spliter no freio traseiro ou melhor, pouco antes dele, o dificil seria fazer o frieio da carreta não travar a roda....pensou? e outra, mudou a carga, tem que regular o freio.... mas nada que seja muito dificil acho, depois de um tempo vc pega o jeito....sei la...

não é fundamental, mas que melhoraria a segurança e a distancia de frenagem, melhoraria.

[]s

Marcelo

Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda.
Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você.
Voltar ao Topo
Rodrigo_V_U Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Out 2003
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:2608
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_V_U Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2014 as 15:07
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Então, é isso mesmo. É uma circunstância difícil de acontecer, mas justamente pode ocorrer quando você for "desviar" de algo e tiver que frear. Questão é se policiar quanto à velocidade, não dá pra querer fazer com a bike carregando um trailer tudo o que se faz normalmente.

Esse lance de quase virar o trailer em curvas mais rápidas eu já senti com meu trailer vazio. Numa curva mais rápida ele ficou em uma roda só, mas o trailer sozinho era bem leve (10kg no total, trailer, engate e toda a lona de cobertura dele) por isso virou tão fácil. Com minha filha dentro acho que eu capotaria antes dele...

A questão de quicar nas trilhas pode ser verdade, mas a meu ver pra isso incomodar a pessoa tem que estar bem rápido. Sobre esse ponto acho que o Rodrigo poderia relatar melhor, pois ele usou efetivamente o reboque numa cicloviagem e sentiu os prós e os contras.

Acho que pra começo de conversa, só o fato de poder desengatar o reboque e trocar uma camara já valem o investimento. Não existe viagem sem furar pneus, e quando fura com alforges montados, é sempre um parto...

reavivando o tópico, hehehehe
(só hj que li)

dando meus pitacos de usuário de trailer.

na posso falar sobre fixação no canote, pois nunca usei, mas olhando com visão de engenheiro mecanico, vejo que o trailer fixo ali é bem mais pesado (claro) e interfere muito mais na reação da bike por formar uma alavanca muito maior em relaçào ao chão.

além de, numa esquina fechada (ou numa trilha mais ou menos apertada), o trailer vem "comendo" meio fio .... o extrawheel, como tem o pivo pra trás da roda traseira da bike, faz com que a roda do mesmo passe nas curvas exatamente no mesmo trilho deixado pela roda traseira (teste prático na areia da praia)

quanto a ele quicar em trilhas, isso é totalmente indiferente para o piloto, no caso do extrawheel, pois o pivo dele está bem próximo do chão..... descendo em alta velocidade (pareciamos uns loucos) uma serra de estrada de chão, com bastante pedras e curvas, (pra quem conhece, descendo dos canions de Cambará do Sul pra Torres no RS)... meus colegas diziam que o trailer ia que nem um alucinado pulando pra cima, pros lados ....... eu nem sentia, pra mim estava tudo "estável"... creio que um trailer no canote possa levar mais sensações dessas pro ciclista.

quanto a freio, besteira, não precisa ..... já teria o peso dos alforges ..... são só 4-5kg a mais .... na última viagem, numa descida de asfalto, estava a 60km/h e resolvi freiar com tudo para fotografar o rio Uruguai (divisa BRA/ARG) .... alicatei os freios (disco de 200mm na frente e de 160mm atrás) .... parei bastante rápido, hahaha (tudo bem que fedeu pastilha queimada, ahahah) mas se fossem só alforges, nao freiaria mais rápido, acho.

a unica situação em que senti um pouco de "cagaço" até hj foi num descidão de curvas numa estrada de chão daquelas com pedrinas soltas por cima (menos de 1cm) ... nas curvas eu sentia o trailer querendo empurrar a roda traseira em linha reta, por formar a alavanca maior traseira em relação ao eixo dianteiro (neste caso acho que o de selim iria melhor) ....... mas mesmo assim, no geral, acho o extrawheel bem melhor que o BOB


Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com
Voltar ao Topo
Camorim Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2020
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Camorim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 09:23
Bom dia, caros!
É evidente que um reboque Topeak de uma roda é infinitamente melhor. Mas, para um uso urbano (compras) e eventuais viagens curtas, será que esse aqui, de duas rodas funciona?
https://www.bicimoto.com.br/bike-trailer-em-aluminio-para-compras
Agradeço antecipadamente!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2020 as 10:48
para compras sim, viajar com isso eu nem cogito
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 08:30
o guilherme cavalari usa um trailer de uma roda. Parece bom
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2021 as 20:59
eu tambem cogitei usar um trailer, mas ai pensando como é o brasil - estradas com buracos, assalto e furtos, motoristas imprudentes, fora que os alforges dão mais liberdade de caminhos
até na hora de repousar/dormir guardar a bike com um trailer é mais complicado

no no final acho que um trailer traz mais maleficios que beneficios


Editado por Orange Oyster - 13 Mar 2021 as 21:00
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X