Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Contra Relógio 20 km...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Contra Relógio 20 km...

 Responder Página  <1234 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:15
Originalmente postado por maximilian maximilian escreveu:

Na equação de metragem (diâmetro da roda x dentes da cora x comprimento da pedivela x dentes da engrenagem do cassete) o fator comprimento da pedivela é considerado desprezível. 

Por outro lado, braço de alavanca maior = mais potência gerada (se o atleta puder gerar...)

TT de 20km é uma prova de pacing, não de "dar tudo". A regra número 2 aqui é "Don´t go out too hard", qualquer que seja o percurso. O esforço de 20 km. é considerado esforço de Limiar de Potência - tem que dosar, senão explode. Se fossem uns 8min. de duração (tipo Prólogo) ai sim é "dar tudo". 

Meus 0,2c. Wink


Se não controlar bem da pra explodir mesmo em 8 minutos, especialmente largando contra o vento. Acho que o "dar tudo" é melhor aplicado na pista no KM e na perseguição.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:21
Se tiver Medidor de Potência só explode se for teimoso :-)

Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:23
Mas vc. tem razão: dar tudo é esforço de sprint.....eu usei "dar tudo" no contexto de andar acima do limiar, mas mesmo assim tem que ter um certo controle....
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 18:26
Originalmente postado por maximilian maximilian escreveu:

Mas vc. tem razão: dar tudo é esforço de sprint.....eu usei "dar tudo" no contexto de andar acima do limiar, mas mesmo assim tem que ter um certo controle....


Com certeza, com medidor de potência isso deve ficar muito mais fácil!
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
S.Renault Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Renault Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 19:24

 O Max tem toda razão, 
 No meu primeiro teste de FTP, com 15 min meu batimento estava com média de 181 e bantendo 190 e subindo, resolvi abortar pois estava na cara que eu tinha over pace. Até com medidor se vc não respeita o seu limite, pode acontecer o que aconteceu comigo hehee hj eu já aprendi :)

 abraço a todos!

 Sérgio
Ride on!
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 19:40
Apenas um artigo sobre relações.

50-36 ou 53-39?!

Por Marcelo Rocha

 

Engraçado como a “certeza” de um ciclista em relação a determinado assunto se dissemina de forma assustadora. Quantas vezes você já ouviu alguém falando que coroas 50-36 para ciclismo não prestam e isso e aquilo?... Pois é, eu também já presenciei diversas vezes e também já observei em fóruns os “experts” claro com um nick name falando e até citando fontes (outros importantes ciclistas na verdade) a respeito dessa questão.

Vamos elucidar as dúvidas: quando um ciclista tem 53 - 39 e 12-25 que é quase a relação padrão de uma bike de ciclismo hoje em dia, quando ele chega ao 53 x 12 que é sua relação mais pesada ele desenvolve  9,29 metros. Pois bem, um ciclista com 50 x 12 desenvolve 8,77 metros (realmente é mais leve). E é aí que nos equivocamos, pois o certo quando temos 50-36 é utilizar um cassete 11-25 ou 11-23; com 50 x 11 teremos 9,56 metros que é mais pesado do que 53 x 12, com 50 x 12 teremos 8,77 metros que é mais pesado do que 53 x 13 que tem 8,58 (o segundo pinhão de baixo para cima para quem usa essa relação), com 50 x 13 teremos 8,09 metros que é mais pesado do que 53 x 14 que tem 7,96 metros, e assim por diante. E quando chegamos lá em cima do cassete é que a história fica mais legal, pois o ciclista começa a ter maior margem para uma relação mais leve sem precisar utilizar a famosa coroinha ou volantinho, pratinho ou o nome que você eleger. Com 50 x 21, por exemplo, teremos 5,01 metros e com 53 x 21 5,31 metros.

Concluindo, se você não é o Pettachi ou o Cavendish que agüentam andar uns 4 k acima de 60 km/k e nos últimos 200m ainda saem do banco para acelerar mais uns 6 à 8 km/h, use o seu 50-36 com 11-23 ou 11-25 ou mesmo o seu 53-39 com 12-25. Agora, se você me falar que empurra 53 x 11 com cadência maior do que 90 RPM em uma situação normal use essa relação e vá você correr no profissional.

http://www.marcelorocha.com
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 19:52
Originalmente postado por giroleve giroleve escreveu:

Pensei em fazer o treino todo só em rodovia msm, mas esse trecho da prova nao tem acostamento nehum, e o movimento de caminhoes eh enorme.  E a outra rodovia que tem acostamento é mto ruim, não da para pedalar de speed, tenho uma MTB adaptada com coroa 50x39 e pneus slic para pedalar nesse acostamento, por isso citei treinos no rolo, mas posso fazer simulações todos os fds q o transito é menor.
Quanto a musculação de fato nao vou fazer os 3 meses, vou seguir essa dica de ate meiado de janeiro. Esse treino de força na bike, é em subidas, com tiros, ou só giro em baixo rpm?  Os treinos dentro do limiar e acima, qto acima??  Na corrida passada nesse mesmo percurso, meu bpm médio foi de 168    91%  da fc maxima, achei mto alto, iamgine o CR...
Qto ao tamanho da coroa de fato nas descidas e retas faltam marchas, a 11 nao da conta, mas em compensação nas subidas consigo usar ela cruzada q subo bem K7 25x23x21x19x17x15x13x11.
E qto ao pédivela em...  o da 50x34 tem 175 e o da 53x39 tem 170, em qual eu to usando mais giro de fato?
A mesa já baixei, fiz ajuste na bike nela ontem... tenho q treinar mais alongamento para ajudar nessa posiçao...
 


O treino de força da para fazer no plano ou na subida, depende da disponibilidade de um ou de outro.
Sobre o treino acima do limiar, não tem muita coisa acima dele não, hehehe, mas se der uma olhada no que o Clythio escreveu nos tópicos Oficina de Potência e Vou Parar deve ajudar.

No que se refere a pedevela, o percurso é basicamente plano, imagino que não irá ter muita mudança de marchas, aí te pergunto, qual a diferença de um 50x14 para um 53x15? No fim, você vai usar a cadência que está acostumado e vai regular isso no cassete. Só vai fazer diferença se com 50x11 faltar marcha, aí não tem dúvida que iria de 53 e na subida você coloca no 39, é apenas uma única mudança de marchas se está preocupado em perder tempo na troca.

Se quiser procurar pelo em ovo, o 53 tem uma certa vantagem. Aliás é por isso também que os cronoman da vida usam coroas de 55 ou 56 dentes. Com coroas maiores a diferença de um pinhão para o outro é menor. É como se você tivesse um cassete de 11, 11,5, 12... ao invés de 11, 12, 13...Além disso, para eles a corrente fica em um pinhão mais central, sem cruzar, o que desperdiça menos energia. Mas isso é aquela miséria de tempo que as vezes tem do primeiro para o segundo colocado.

Para o comprimento do braço tem um monte coisas que interferem, como o tamanho das suas pernas e sua posição na bicicleta.
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 20:30
Ironicamente, a metragem percorrida com 50x11 é maior do que com 53x12 (9.8 mts. contra 9.5 mts). 

Isso quer dizer que quem tem um compacto e quer ter um pouco mais de velocidade final pode simplesmente trocar o cassete (final 12 por 11) ao inves de mudar a pedivela toda. 

Na mesma linha, 50x14 = 7,6 metros, e 53x15 8.8 metros (isso é bastante diferença).
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 22:02
Bom, a minha http://www.jamisbikes.com/usa/thebikes/pdfs/11_venturacomp.pdf veio com 50/34 e 11-26 originalmente e não vou mudar nada. Com certeza isso foi muito estudado, e veja o que a fábrica diz:

"FSA’s compact crankset concept is revolutionary: a 34T inner chainring offers a 15% lower
gear ratio than the traditional 39T double ringed road cranks, but the 50T outer loses
only 6% off the top end compared to the 53T traditional outer. You get the hill climbing
capability of a triple, yet less weight than a standard double."

A perda da velocidade final é de 6%. E isso emum downhill forte.

E o objetivo é ter a mesma abrangência de 3 coroas,mas com apenas 2.
Voltar ao Topo
apolotorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
Diadema - SP
Offline
Mensagens:983
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apolotorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2011 as 22:41
Sim, isso procede se você considerar somente os extremos, a mais leve e a mais pesada de todas.

A diferença mesmo se dá nas intermediárias, que em uma coroa 53 e cassete 11-23 você tem menos diferença entre uma marcha e outra, então é mais fácil de encontrar a cadência ideal.

Mas para amadores que não tem várias rodas, várias coroas à disposição, realmente vale a pena ter um sistema mais versátil como esse.
Minha bike tem um sistema 52-36 e 11-28, que acho ainda mais versátil, mas tem uns bons pulos nas 5 maiores engrenagens do cassete também.
Voltar ao Topo
Adriano Gama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Brazil
Offline
Mensagens:797
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Gama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 00:29
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Apenas um artigo sobre relações.

50-36 ou 53-39?!

Por Marcelo Rocha

 

Engraçado como a “certeza” de um ciclista em relação a determinado assunto se dissemina de forma assustadora. Quantas vezes você já ouviu alguém falando que coroas 50-36 para ciclismo não prestam e isso e aquilo?... Pois é, eu também já presenciei diversas vezes e também já observei em fóruns os “experts” claro com um nick name falando e até citando fontes (outros importantes ciclistas na verdade) a respeito dessa questão.

Vamos elucidar as dúvidas: quando um ciclista tem 53 - 39 e 12-25 que é quase a relação padrão de uma bike de ciclismo hoje em dia, quando ele chega ao 53 x 12 que é sua relação mais pesada ele desenvolve  9,29 metros. Pois bem, um ciclista com 50 x 12 desenvolve 8,77 metros (realmente é mais leve). E é aí que nos equivocamos, pois o certo quando temos 50-36 é utilizar um cassete 11-25 ou 11-23; com 50 x 11 teremos 9,56 metros que é mais pesado do que 53 x 12, com 50 x 12 teremos 8,77 metros que é mais pesado do que 53 x 13 que tem 8,58 (o segundo pinhão de baixo para cima para quem usa essa relação), com 50 x 13 teremos 8,09 metros que é mais pesado do que 53 x 14 que tem 7,96 metros, e assim por diante. E quando chegamos lá em cima do cassete é que a história fica mais legal, pois o ciclista começa a ter maior margem para uma relação mais leve sem precisar utilizar a famosa coroinha ou volantinho, pratinho ou o nome que você eleger. Com 50 x 21, por exemplo, teremos 5,01 metros e com 53 x 21 5,31 metros.

Concluindo, se você não é o Pettachi ou o Cavendish que agüentam andar uns 4 k acima de 60 km/k e nos últimos 200m ainda saem do banco para acelerar mais uns 6 à 8 km/h, use o seu 50-36 com 11-23 ou 11-25 ou mesmo o seu 53-39 com 12-25. Agora, se você me falar que empurra 53 x 11 com cadência maior do que 90 RPM em uma situação normal use essa relação e vá você correr no profissional.

http://www.marcelorocha.com


PERFEITO!!!!!  
Não sei pq se discute tanto as combinações de coroas e pinhões?
Afinal, o que importa é o quanto a bike vai pra frente numa única pedalada.
A partir do texto acima comcluímos que 53, 39, 50, 30, 27, 25, 12, 11...são números que deveríamos nos preocupar menos.
Tenho pouquíssima experiencia em ciclismo/triathlon, mas pedalo sempre com minha percepção de esforço (BORG) e um auxílio da freq cardíaca. Em 20 semanas de treino para pirassununga, meu primeiro long distance (que eu acabei não fazendo pois tive uma fratura na véspera da prova), acompanhado de uma boa planilha, evolui em dois treinos teste de 70 km (1ª e 20ª semana) uma média de 30,5 km/h para 37/7 km/h.
Nunca me importei com o pinhão que usava. Sabia que por motivos que o triathlon exige, deveria treinar as baixas rotações, e nesses testes de 70km baixei de 95 rpm para 82.
Mas o pinhão a ser usado era sempre o que me dava mais conforto de percepção.
Portanto, concordo com o artigo Marcelo Rocha com um senão. As versões compactas podem ser mais leves que as tradicionais, portanto mais eficientes em questão de peso.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 00:47
[QUOTE=apolotorres] A maioria dos ciclistas no pelotão sempre giram bastante, mas no CR andam mais travados. Será que todos estão errados?
[/QUOTE
Não, só você está errado na premissa de que isso é verdade.
TT se faz administrando o limiar de lactato, ou seja, quase "transbordando o copo" o tempo todo, evitando torrar porque depois se demora muito para recuperar, e custa caro no tempo.
A potencia é claramente mais alta do que em regime aeróbico, e por isso, a cadência eficiente é claramente maior, também.
A maioria dos pro que gira entre 92-98 rpm sob condições normais, sprinta acima de 110-120 rpm, e faz os TT entre 96 e 105 rpm.
Dos grandes campeões, Ulrich foi o "smasher" que andava em cadencia baixa nos TT de até uma hora, e mesmo assim era entre 90 e 95 rpm - no fim da carreira treinou cadencia mais alta para bater o Lance, e até conseguiu no último Tour que liderou por muitas etapas - fez TT nesse Tour na faixa dos 100 rpm.
Há alguma exceções que conseguem ou conseguiram andar bem em TT com cadencias mais baixas - tipo 85-90 rpm, mas o esforço muscular cobrava alto no dia seguinte - não estou conseguindo lembrar o nome do russo (creio) que girava mais baixo assim.

Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 00:53
Pergunta básica ao autor do post original - porque o foco tão forte numa prova daqui a uns 4 meses, e que, para a qual, pelo visto, não tem equipamento adequado e não parece ser o teu "forte" - prova de passo forte, (nem endurance, nem sprint)?
Voltar ao Topo
l_santista Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l_santista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 14:07
pessoal, sem querer puxar a sardinha pro meu lado ou sugerir q disse algo mais correto... mas ngn comentou o q falei sobre treino = adaptacao. mesmo levvando em conta o q foi dito sobre 50-11 ser mais pesado q 53-12, ou sobre essas escolhas serem menos importantes do q tamos sugerindo.. meu ponto eh: treine mais pesado do q na hora de performar. eh por isso q tem gente q pula com peso no pe pra ganhar impulsao no volei, corredores correm presos ao elastico pra ganhar agilidade, etc etc, vcs entenderam o ponto. o q eu disse, e ngn comentou (e estou mto interessado em saber se to dando um conselho bom pro autor do post original ou se falei mnerda) eh q independente da relacao q ele escolha pra hora da prova, ele (e qqr ciclista preocupado c o CR) tem a ganhar com treinamentos com relacao mais pesada do q estao aocstumados.
eu por ex ja tenho 53-11 como a mais pesada na minha bike, mas n consigo ainda treinar com ela e uma cadencia q faca sentido, mas qdo conseguir, talvez faca sentido procurar uma coroa ainda maior pra continuar evoluindo. eh isso mesmo?
Voltar ao Topo
Dante Nirvana Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Recife, PE
Offline
Mensagens:2266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dante Nirvana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 15:15
Coroa maior que 53? Voltamos pros tempos do LeMond e do Indurain ?
"Some people wear Superman pajamas. Superman wears Chuck Norris pajamas. Chuck Norris wears Jens Voigt pajamas."
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 16:56
Não, não faz sentido fazer treino específico de CR na bike, com uma relação maior do que a usada no dia da prova. E realmente, para um amador precisar de mais do que 53, só numa situação muito especial, como no ultimo campeonato brasileiro que tinha um vento insano empurrando, mas mudou na ultima hora e 53 foi suficiente.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 17:40
Originalmente postado por l_santista l_santista escreveu:

pessoal, sem querer puxar a sardinha pro meu lado ou sugerir q disse algo mais correto... mas ngn comentou o q falei sobre treino = adaptacao. mesmo levvando em conta o q foi dito sobre 50-11 ser mais pesado q 53-12, ou sobre essas escolhas serem menos importantes do q tamos sugerindo.. meu ponto eh: treine mais pesado do q na hora de performar. eh por isso q tem gente q pula com peso no pe pra ganhar impulsao no volei, corredores correm presos ao elastico pra ganhar agilidade, etc etc, vcs entenderam o ponto. o q eu disse, e ngn comentou (e estou mto interessado em saber se to dando um conselho bom pro autor do post original ou se falei mnerda) eh q independente da relacao q ele escolha pra hora da prova, ele (e qqr ciclista preocupado c o CR) tem a ganhar com treinamentos com relacao mais pesada do q estao aocstumados.
eu por ex ja tenho 53-11 como a mais pesada na minha bike, mas n consigo ainda treinar com ela e uma cadencia q faca sentido, mas qdo conseguir, talvez faca sentido procurar uma coroa ainda maior pra continuar evoluindo. eh isso mesmo?

Vou te falar da minha experiência - não se trata então de "certo ou errado", mas de um caso particular.

Umas das coisas interessantes que podemos fazer com medidor de potência é realizar 3 testes, conforme abaixo (existem outros, mas esse é específico para o assunto em questão):

- 20 min. de TT com sua cadência e metragem habituais;
- 20 min. de TT com sua cadência habitual e metragem mais pesada (1 dente no cassete)
- 20 min. de TT com sua cadência habitual e metragem mais leve (1 dente)

Para cada teste desses, haverá logicamente uma variação de potência - variação essa que pode ser favorável ou desfavorável ao seu objetivo. Assim, se, por ex, no primeiro teste a sua potência média foi de, digamos, 300 Watts; no segundo, 290 Watts; e no terceiro 305 Watts, logicamente que para você o ideal seria usar uma metragem mais leve. 

Esse teste visa determinar, para cada faixa de esforço, qual a metragem ideal para o atleta. E o resultado pode ser tanto "use mais metragem", como "use menos metragem", como "fique onde está". 

O que eu quero dizer então é o seguinte: não me parece existir, nem nesse nem em qualquer treinamento, receita de bolo. O que serve para um talvez não sirva para outro. Especificamente com relação a trabalhar "com mais força", a força é um dos componentes da potência, sendo o outro a velocidade do movimento (cadência). Portanto, um atleta teria, teoricamente, tanto a ganhar desenvolvendo uma (força) como outra (cadência). 








Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 17:55
L_Santista, 

Vou deixar uma opinião/experiência pessoal com relação a isso - não se trata, portanto, de "certo ou errado", mas de uma vivência particular. 

Um dos testes interessantes que podemos fazer com medidores de potência, especificamente para o assunto em questão, é:

- 20 min TT na sua cadência e metragem habituais (digamos, 53x15)
- idem acima com 53x13
- idem acima com 53x17

O resultado desse teste irá indicar, para aquele atleta, a metragem ideal para o esforço de limiar. Em outras palavras, irá mostrar se a habilidade natural dese atleta para esse tipo de esforço tende mais para a força, mais para o giro, ou é "balanceada". 

Digamos que o resultado acuse 300 Watts, 295 Watts e 305 Watts respectivamente. Nesse caso, o caminho mais fácil para esse atleta seria priorizar o giro alto. Ele até poderia fazer trabalho de força como vc. sugere, mas talvez tivesse que treinar mais e acabasse obtendo um resultado inferior. Logicamente que para outro atleta poderia acontecer o contrário (priorizar força), e para outro ainda manter a metragem "padrão". 

O que isso mostra - e não se trata aqui e empirismo mas de números concretos - é que em termos de treinamento de ciclismo (e qualquer outro treinamento) não há receita de bolo. Cada organismo tem características inatas, e irá reagir a diferentes estímulos conforme essas características. Por isso, acho meio arriscado dizer "tem que treinar fazendo força", ou qualquer outro "tem que" sem ser baseado em algo mais concreto.  

Como potência em ciclismo é basicamente força aplicada x cadência, teoricamente um atleta teria tanto a ganhar estimulando uma como outra. O que me parece que existe por aí é um pré conceito que confunde "força" com "potência". 

De qualquer maneira, é a minha experiência e minha opinião. 
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 17:56
Kct...achei que o primeiro não tinha sido enviado...meia hora fazendo tudo de novo....falha nossa...Ouch
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 18:26
Originalmente postado por Dante Nirvana Dante Nirvana escreveu:

Entendi errado ou vc disse que 168bpm são 91% da sua FCMax, Giro?
Ou vc tá dizendo que seu bpm médio durante a prova foi de 168 e no máximo chegou a 91% da FC?

Bem, de qualquer modo... você sprintou né? No caso, num CR de 20km acho que ficar o tempo todo na faixa de "performance" é meio que obrigatório. Acima dos 75% sempre. Acho que por isso os treinos de tiros fariam diferença. Assim seu corpo se acostuma a estar "exausto" e continuar funcionando mesmo depois de um grande esforço. Em todo caso, num CR desses o grande truque sempre vai ser saber quanto de potência despejar pra cada "passada" e COMO administrar isso para que não seja potência perdida. Por isso a importância dos testes, e também por isso falei do sufertest. No caso, se vc não evoluir em potência pelo menos vai estar em pico (talvez... ou quase).
 
Olá Dante,
Meu bpm médo de 168 foi durante a prova, o que gerou esses 91% da minha fc max. 
Tenho 36 anos, fc max em teste cardio... 192 com fc média 165, mas deixo no polar sempre 184 e 160.
 
Sprintar não, dei alguns tiros em inicio de subidas, mas nao cheguei a minha fc max, talvez foi esse o erro, sei lá...  De fato fiquei smepre acima dos 75% , na vdd acima dos 87% da max o tempo todo, ainda acho nao sei, talvez por falta de treino e costume, eu senti na ultima subida a coroa 53, ate desci para 39 em uns 500 mts de subida´. Mas como vc disse, é td questao de testes, vou fazer um amanha com a mesma bike e coroas, depois vou mudar no proximo fds..
 
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 18:29
Originalmente postado por maximilian maximilian escreveu:

Kct...achei que o primeiro não tinha sido enviado...meia hora fazendo tudo de novo....falha nossa...Ouch

Acontece com todo mundoWink
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 19:29
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

Pergunta básica ao autor do post original - porque o foco tão forte numa prova daqui a uns 4 meses, e que, para a qual, pelo visto, não tem equipamento adequado e não parece ser o teu "forte" - prova de passo forte, (nem endurance, nem sprint)?
 
blza Clythio...
Bem o foco forte é pelo fato de querer chegar bem a prova e/ou até ganhar.
De fato não tenho o equipamento correto ara tão prova, mas os outros tbm não tem.
Vdd, não é o meu forte, meu forte é subidas, mas nunca tinha feito com a 53, mas sei q posso melhorar e mto no CR, seguindo um treino mais direcionado para isso.
Enfim, só to afim de participar e chegar bem colocado, ainda mais q maioria eh bem abaixo dos 36 anos, qqer passo q ueu estiver na frnte eh vantagem.
 
abs
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 19:34
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Bom, a minha http://www.jamisbikes.com/usa/thebikes/pdfs/11_venturacomp.pdf veio com 50/34 e 11-26 originalmente e não vou mudar nada. Com certeza isso foi muito estudado, e veja o que a fábrica diz:

"FSA’s compact crankset concept is revolutionary: a 34T inner chainring offers a 15% lower
gear ratio than the traditional 39T double ringed road cranks, but the 50T outer loses
only 6% off the top end compared to the 53T traditional outer. You get the hill climbing
capability of a triple, yet less weight than a standard double."

A perda da velocidade final é de 6%. E isso emum downhill forte.

E o objetivo é ter a mesma abrangência de 3 coroas,mas com apenas 2.
 
interessante Binotto,
a vantagem de fato q vejo no 50 D para 53 é nas hr da subisa msm, nao precisando descer para coroa menos, ( digo: nesse trecho da corrida ), podendo assim manter a media e ate ritar vantagem dos demais, em descidas tem q girar mto mais para manter atras das coroas grandes. 
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 19:41
Ababei de ler esse artigo falando sobre qse o mesmo assunto...   
 
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
S.Renault Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Renault Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2011 as 21:00
Perfeito Max CONCORDO PLENAMENTE!
 Sempre que eu pedalo, tento variar o RPM e um fato consumado é que com giro alto eu não rendo bem...
 Hoje pedalei 2:30 com RPM médio de 70/75, as vezes tentei girar algo em torno de 85 e não me senti nada bem, voltei para o meu giro padrão e rodei bem.
 Como o Max falou cada organismo responde de uma forma, eu particularmente tem uma tendência a força, não giro, o giro me desgasta com pouco rendimento(potência).
 Eu já tinha essa comprovação antes, hoje com M. potência, vejo que é um fato.

 Cada um tem que descobrir sua cadência e marcha ideal.

 abraço

 Sérgio

Ride on!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 02:35
Originalmente postado por S.Renault S.Renault escreveu:

Perfeito Max CONCORDO PLENAMENTE!
 Sempre que eu pedalo, tento variar o RPM e um fato consumado é que com giro alto eu não rendo bem...
 Hoje pedalei 2:30 com RPM médio de 70/75, as vezes tentei girar algo em torno de 85 e não me senti nada bem, voltei para o meu giro padrão e rodei bem.
 Como o Max falou cada organismo responde de uma forma, eu particularmente tem uma tendência a força, não giro, o giro me desgasta com pouco rendimento(potência).
 Eu já tinha essa comprovação antes, hoje com M. potência, vejo que é um fato.
 Cada um tem que descobrir sua cadência e marcha ideal.
 abraço Sérgio

Sérgio, em fóruns internacionais, é tabu discutir cadência, mas eu não tenho essa limitação.
Até acho que é sim um fator influenciado por característica pessoais, mas nem tanto.
Para meu entendimento, tuas 02:30 foram em que tipo de terreno - plano, variado, subida, o que?
Sabe dizer qual e média desse teu treino - usa algum recurso de controle como powermeter, GPS, monitor cardíaco? Ou seja, tem um arquivo qualquer desse teu treino?
Quando treina forte em plano, sabe que média faz para um treino de 1h, por exemplo?
Você faz triathlon também, ou como esporte principal?
Faz ciclismo há muito tempo? Fazia outro esporte antes do ciclismo? Qual?



Editado por Clythio - 17 Dez 2011 as 02:35
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 09:46
Assumindo que as estatísticas revelam algumas verdades, a tabela abaixo mostra metragem e cadência utilizados nos Records Mundiais da Hora desde 1912. 

Com 3 exceções (duas aliás, porque Obree aparece 2x), 100 RPM parece ter sido o número mágico no que tange à cadência. 

Tudo bem, trata-se de uma prova específica, sem variação de terreno e sem muitos fatores externos influenciando o resultado final. Mas o fato de que 100 RPM - que é considerada uma cadência alta em qualquer lugar - ter sido utilizada de forma inata com sucesso na produção de potência limiar durante quase 100 anos pelo menos pode servir de reflexão para os proponentes do "força, força, força". 

Oscar Egg (1912)............ 24 X 7  = 7,22 m  42.122   97 rpm
 Oscar Egg (1914)............ 24 X 7  = 7,22 m  44.427  103 rpm
 Maurice Richard (1933)...... 24 X 7  = 7,32 m  44.957  102 rpm
 Giuseppe Olmo (1935)........ 24 X 7  = 7,32 m  45.090  103 rpm
 Maurice Richard (1936)...... 24 X 7  = 7,32 m  45.398  103 rpm
 Frans Slaats (1937)......... 24 X 7  = 7,32 m  45.558  104 rpm
 Maurice Archambault (1937).. 24 X 7  = 7,32 m  45.817  104 rpm
 Fausto Coppi (1942)......... 52 X 15 = 7,40 m  45.848  103 rpm
 Jacques Anquetii (1956)..... 52 X 15 = 7,40 m  46.159  104 rpm
 Ercole Baldini (1956)....... 52 X 15 = 7,40 m  46.393  105 rpm
 Roger Rivire (1957)......... 52 X 15 = 7,40 m  46.923  106 rpm
 Roger Rivire (1957).. ...... 53 X 15 = 7,54 m  47.346  105 rpm
 Ferdinand Bracke (1967)..... 53 X 15 = 7,54 m  48.093  106 rpm
 Ole Ritter (1968)........... 54 X 15 = 7,69 m  48.653  105 rpm
 Eddy Merckx (1972).......... 52 X 14 = 7,93 m  49.431  104 rpm
 Francesco Moser (1984)...... 56 X 15 = 8,12 m  50.808  104 rpm
 Francesco Moser (1984)...... 57 X 15 = 8,27 m  51.151  103 rpm
 Graeme Obree (1993)......... 52 X 12 = 9,25 m  51.596   93 rpm
 Chris Boardman (1993)....... 53 X 13 = 8,56 m  52.270  102 rpm
 Graeme Obree (1994). ....... 52 X 12 = 9,25 m  52.713   95 rpm
 Miguel Indurain (1994)...... 59 X 14 = 8,76 m  53.040  101 rpm
 Tony Rominger (1994)........ 59 X 14 = 8,85 m  53.832  101 rpm
 Tony Rominger (1994)........ 60 X 14 = 9,02 m  55.291  102 rpm
 Chris Boardman (1996)....... 56 X 13 = 8,95 m  56.375  105 rpm
  
 Jacques Anquetil (1967)..... 52 X 13 = 8,54 m  47.493  93 rpm Disallowed
 Nico Emonds (1995).......... 59 X 14 = 8,85 m  52.466  99 rpm Belgian record
 Norm Alvis (1997)........... 54 X 13 = 8,78 m  51.505  98 rpm US record
  
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 16:16
Originalmente postado por maximilian maximilian escreveu:

Assumindo que as estatísticas revelam algumas verdades, a tabela abaixo mostra metragem e cadência utilizados nos Records Mundiais da Hora desde 1912. 

Com 3 exceções (duas aliás, porque Obree aparece 2x), 100 RPM parece ter sido o número mágico no que tange à cadência. 

Tudo bem, trata-se de uma prova específica, sem variação de terreno e sem muitos fatores externos influenciando o resultado final. Mas o fato de que 100 RPM - que é considerada uma cadência alta em qualquer lugar - ter sido utilizada de forma inata com sucesso na produção de potência limiar durante quase 100 anos pelo menos pode servir de reflexão para os proponentes do "força, força, força". 

Oscar Egg (1912)............ 24 X 7  = 7,22 m  42.122   97 rpm
 Oscar Egg (1914)............ 24 X 7  = 7,22 m  44.427  103 rpm
 Maurice Richard (1933)...... 24 X 7  = 7,32 m  44.957  102 rpm
 Giuseppe Olmo (1935)........ 24 X 7  = 7,32 m  45.090  103 rpm
 Maurice Richard (1936)...... 24 X 7  = 7,32 m  45.398  103 rpm
 Frans Slaats (1937)......... 24 X 7  = 7,32 m  45.558  104 rpm
 Maurice Archambault (1937).. 24 X 7  = 7,32 m  45.817  104 rpm
 Fausto Coppi (1942)......... 52 X 15 = 7,40 m  45.848  103 rpm
 Jacques Anquetii (1956)..... 52 X 15 = 7,40 m  46.159  104 rpm
 Ercole Baldini (1956)....... 52 X 15 = 7,40 m  46.393  105 rpm
 Roger Rivire (1957)......... 52 X 15 = 7,40 m  46.923  106 rpm
 Roger Rivire (1957).. ...... 53 X 15 = 7,54 m  47.346  105 rpm
 Ferdinand Bracke (1967)..... 53 X 15 = 7,54 m  48.093  106 rpm
 Ole Ritter (1968)........... 54 X 15 = 7,69 m  48.653  105 rpm
 Eddy Merckx (1972).......... 52 X 14 = 7,93 m  49.431  104 rpm
 Francesco Moser (1984)...... 56 X 15 = 8,12 m  50.808  104 rpm
 Francesco Moser (1984)...... 57 X 15 = 8,27 m  51.151  103 rpm
 Graeme Obree (1993)......... 52 X 12 = 9,25 m  51.596   93 rpm
 Chris Boardman (1993)....... 53 X 13 = 8,56 m  52.270  102 rpm
 Graeme Obree (1994). ....... 52 X 12 = 9,25 m  52.713   95 rpm
 Miguel Indurain (1994)...... 59 X 14 = 8,76 m  53.040  101 rpm
 Tony Rominger (1994)........ 59 X 14 = 8,85 m  53.832  101 rpm
 Tony Rominger (1994)........ 60 X 14 = 9,02 m  55.291  102 rpm
 Chris Boardman (1996)....... 56 X 13 = 8,95 m  56.375  105 rpm
  
 Jacques Anquetil (1967)..... 52 X 13 = 8,54 m  47.493  93 rpm Disallowed
 Nico Emonds (1995).......... 59 X 14 = 8,85 m  52.466  99 rpm Belgian record
 Norm Alvis (1997)........... 54 X 13 = 8,78 m  51.505  98 rpm US record
  
 
Pelo que vi acima, a maioria usaram 52 dentes, mas esses com 60 e 59 q absurdo, vai ter perna la nao sei aonde kkkk...
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
Dante Nirvana Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Recife, PE
Offline
Mensagens:2266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dante Nirvana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 19:31
E como dá pra observar, a relação do cassete conta mais do que a do pedivela.
"Some people wear Superman pajamas. Superman wears Chuck Norris pajamas. Chuck Norris wears Jens Voigt pajamas."
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 19:44
Giroleve,

na verdade, 59x14 é menos metragem que 52x12. A gente se deixa impressionar pelo tamanho da coroa externa, mas na verdade são as pequeninas engrenagens do cassete que fazem a diferença.  Agora se alguém aparecer empurrando 59x11, AÍ SIM a casa vai cair LOL
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 19:56
Originalmente postado por maximilian maximilian escreveu:

Giroleve,

na verdade, 59x14 é menos metragem que 52x12. A gente se deixa impressionar pelo tamanho da coroa externa, mas na verdade são as pequeninas engrenagens do cassete que fazem a diferença.  Agora se alguém aparecer empurrando 59x11, AÍ SIM a casa vai cair LOL
 
é vdd maximillian, nao tinha visto por esse lado das catracas pequenas, vejo por essa tabela a diferença entre coroas x pinhões....   vou treinar na 53 por eqto para ver o resultado final.
me parece uma coisa mto pessoal esse lance de marchas x cadencia, não da para generalixar msmo, só na base dos testes para saber.
 
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
S.Renault Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Renault Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 23:35

 Clytio,

 2:30 no rolo 241w/avg  C/ 242-NP.

 IF:0.793 
 TSS:157.3
 KJ/HR: 871
 RPM:70avg.

 O meu teste recente de FTP: deu 321/20min c/ cadência de 66rpm rsrsrs

 Eu faço triathlon e treino desde 2004.

 Qualquer dica eu aceito de bom grado, pode dizer na boa.

 um abraço

 Sérgio
Ride on!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 01:58
Originalmente postado por S.Renault S.Renault escreveu:

 Clytio,
 2:30 no rolo 241w/avg  C/ 242-NP.
 IF:0.793 
 TSS:157.3
 KJ/HR: 871
 RPM:70avg.
 O meu teste recente de FTP: deu 321/20min c/ cadência de 66rpm rsrsrs
 Eu faço triathlon e treino desde 2004.
 Qualquer dica eu aceito de bom grado, pode dizer na boa.
 um abraço
 Sérgio


2h30min no rolo - meu herói! Meu máximo mesmo com ventilador foi 1h40..!
Sabia que tinha que ser triatleta - cadencia baixa por conta do cross-training da corrida - natural - além da posição bem alta de selim - aumenta força mas tira cadência, até um certo limite.
Mas mesmo assim, muito baixa - mas aposto que nos intervalados mais fortes a coisa vai acima dos 80-85 rpm, ou não?
Fácil de manter nessa cadencia baixa (provável HR baixo, também) por estar tão abaixo do FTP 230/300 = 0,77, seria como os meus 170 w, nem sei se consigo "treinar" nessa faixa, e se quisesse, claro que conseguiria manter com 170w uns 80rpm sem problema por muito tempo, bem abaixo dos meus 95-100 naturais.

Suponho que também não deva ser sprinter forte, ou seja, baixa explosão, é máquina aeróbica, Diesel, mesmo, correto?
Não tenho dicas, acho o teu FTP ótimo mesmo, mas acho que se procurasse condicionar em cadencias mais altas um pouco iria melhor em provas curtas da tua modalidade, mas teria que ver tua posição na(s) bike(s) que usa, etc.
Qualquer palpite é irresponsável, a não ser que mesmo para um triatleta a cadência que usa é muito baixa - indício que é muito forte, e sinal de que melhorando a coordenação neuro-motora (fundamento da cadência) poderia performar bem melhor, na minha opinião.

Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 02:25
Originalmente postado por S.Renault S.Renault escreveu:

Giro,
 TT não tem essa história de giro hehe, é power, força bruta!
 Se vc está querendo focar nessa prova, não tem como usar 50, e sobre musculação, faz específica na bike BIG GEAR!
 Conheço gente que levando mais de 500 kgs no leg e não pedala grandes coisa, principio da especificidade.
  
   Fica com o 53 e faz 1 vez na semana 10min 3x, no rolo com 60rpm, vai ser MUITO MAIS EFICIENTE DO QUE A MUSCULAÇÃO, GARANTO! 
 Faz isso 5 semanas e me fala depois...

 ABRAÇO

 Sérgio
 
Hoje a tarde fiz esse treino mencionado pelo S.Renault, mas tive q fazer no rolo devido a falta de tempo para ir para rodovia.
Como minhas duas speed estão na oficina para uma geral, tive que pedalar com a MTB que esta com coroa 50x39 mas tem a 11 tbm...
Sei q a posição e tudo mais são diferentes, mas para não ficar sem treinar e queria ver como era esse treino, calçei a sapatilha e treinei nela msm, e confesso q foi doloroso a coisa.
 
O treino foi assm:
 
15' aquec.   39 x 28                                 bmp media    117     bpm max.   135
10' de força bruta com a 50 x 11..................................149.....................154                              
5" girando de 90 a 100, 39x28.....................................138.....................135
10' de força bruta com a 50 x 11..................................153.....................153
10' girando de 90 a 100, 39x28....................................127.....................132
10' de força bruta com a 50 x 11..................................150.....................158
10' desaq. girando de 90 a 100, 39x28..........................127.....................112
 
Obs: a rpm nos 3 tempos de 10' nao passaram dos 50 rpm, as vezes qdo sentado ate abaixo dos 40 rpm...   espero ter alguma evolução nisso até  rsr...
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
S.Renault Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Renault Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 10:35
Clythio,

Vc fez a analise certa, realmente meu RPM está muito baixo. Eu sempre tive a capacidade de produzir mt força, mas isso desgasta muito meu corpo(ñ eficiente), vou tentar gradativamente aumentar esse giro, acho que da para pensar em algo em torno de 80rpm.

Eu hoje tenho pouco tempo p/ treinar, 2/3 vezes na semana, e acabo fazendo tds no rolo. Aliás adoro rolo, já fiz até 5 horas hehehe

Pretendo qd voltar a competir, aumentar pelo menos p/320FTP, então é necessário melhorar a eficiência e nada melhor do que treinar isso, quando ñ se está competindo. Hoje o pessoal do triathlon está pedalando muito, para vc ter ideia, o Jalabert a uns 4 anos vem fazendo Ironman e anda bem, mas mt vezes ñ consegue pedalar mt melhor do que os competidores da categoria dele(idade), e acaba ficando entre os primeiro mais ñ vence a categoria. Age group está mt competitivo.

 Obrigado pela dica, vou tentar ir aumentando passo a passo a cadência, fazer alguns treinos só de giro alto, para melhorar essa eficiência.

 grande abraço

 Sérgio

Ride on!
Voltar ao Topo
S.Renault Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Nov 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Renault Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 10:42

 Giro,

 Esse artigo foi escrito por um triatleta que pedalava mt. quebrou o recorde do Ironman do Hawaii na bike em 2005 com, 4:21 em 180km(recorde já foi quebrado depois), e hoje ele é treinador.


  "The best way to develop this strength is through what the Germans call “kraftausdauer,” or strength endurance training. 
  By pushing high gears at 40 to 60 rpm and moderate to high loads over various interval distances, you can develop your ability to handle the force component in higher-intensity riding. For example, during your longer ride on the weekend, try putting in two to three uphill or headwind segments where you spend 10 to 20 minutes at moderate intensity, using a high enough gear that you can only pedal 50 to 60 rpm. This will help you build the strength that is required to be a good climber. During more intense workouts during the week, you can work on your strength by doing three to six 5-minute intervals at a high intensity and in a gear that only allows you to pedal 50 to 60 rpm. You can also boost your strength by doing 10 15- to 30- second intervals uphill, all-out, at a gear so high you can only pedal 40 to 50 rpm."

 Ele trás 3 formas de vc desenvolver sua força na bike(essencial para TT) garanto que vc realizando 1 vezes na semana até a prova, vc melhora essa média, respeito quem realizada musculação, mas acho que se vc não tem muito tempo, o foco tem que ser no específico, e se vc vai competir na bike fundamental treinar nela.


 um abraço

 Sérgio



Ride on!
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 14:08
A exigencia de endurance muscular de um Ironman - 180km - é infinitamente maior do que para fazer um TT de 20 km.
Trabalhos de força em cadência baixa não trabalham exatamente força - até porque a "força média" aplicada é só uns 20% acima do que normalmente seria aplicada na cadencia natural do ciclista.
Quer mesmo trabalhar força, que é o fundamento da endurance muscular, ou se consegue isso em treinos de subida e tiros repetidos num trecho de subida (mas nesse caso, para permitir a sobrecarga, nada além de 10 ou 15 min de subida em cada "tiro"), ou trabalha mesmo tiro curto partindo de parado (Stand Starts), que equivale a uma musculação na bike.
Sou contra esse trabalho de baixa cadencia como desenvolvimento - isso é trabalho de base, só serve para isso, minha opinião.
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 14:33
Originalmente postado por S.Renault S.Renault escreveu:


 Giro,

 Esse artigo foi escrito por um triatleta que pedalava mt. quebrou o recorde do Ironman do Hawaii na bike em 2005 com, 4:21 em 180km(recorde já foi quebrado depois), e hoje ele é treinador.


  "The best way to develop this strength is through what the Germans call “kraftausdauer,” or strength endurance training. 
  By pushing high gears at 40 to 60 rpm and moderate to high loads over various interval distances, you can develop your ability to handle the force component in higher-intensity riding. For example, during your longer ride on the weekend, try putting in two to three uphill or headwind segments where you spend 10 to 20 minutes at moderate intensity, using a high enough gear that you can only pedal 50 to 60 rpm. This will help you build the strength that is required to be a good climber. During more intense workouts during the week, you can work on your strength by doing three to six 5-minute intervals at a high intensity and in a gear that only allows you to pedal 50 to 60 rpm. You can also boost your strength by doing 10 15- to 30- second intervals uphill, all-out, at a gear so high you can only pedal 40 to 50 rpm."

 Ele trás 3 formas de vc desenvolver sua força na bike(essencial para TT) garanto que vc realizando 1 vezes na semana até a prova, vc melhora essa média, respeito quem realizada musculação, mas acho que se vc não tem muito tempo, o foco tem que ser no específico, e se vc vai competir na bike fundamental treinar nela.


 um abraço

 Sérgio



 
Blza Sérgio...
Li o texto acima e entendi o procedimento, deve ser desgastante isso, mas vou fazer como vc citou, trablhar a musculaçao das pernas na bike msm,  só vou fazer fortalecimento de braços, lombar e abdomen na acadmia 3 x semana. Como já citei acmia, fiz esse treino de 3x10 ontem e percebi o qto to fraco nas pernas, ou devo estar acustumado só girar e, rpm alta oq é bem diferente do exercicio proposto.  Vou treinando dessa forma nesses meses e a cada domingo vou fazer os teste de CR na mesma rodovia a ser realizada... vou manter os treinos com a 53 nesse mes e depois testar com a 50 para ver se mto diferença etc...
 
Valeu pelo texto...
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 14:36
Originalmente postado por Clythio Clythio escreveu:

A exigencia de endurance muscular de um Ironman - 180km - é infinitamente maior do que para fazer um TT de 20 km.
Trabalhos de força em cadência baixa não trabalham exatamente força - até porque a "força média" aplicada é só uns 20% acima do que normalmente seria aplicada na cadencia natural do ciclista.
Quer mesmo trabalhar força, que é o fundamento da endurance muscular, ou se consegue isso em treinos de subida e tiros repetidos num trecho de subida (mas nesse caso, para permitir a sobrecarga, nada além de 10 ou 15 min de subida em cada "tiro"), ou trabalha mesmo tiro curto partindo de parado (Stand Starts), que equivale a uma musculação na bike.
Sou contra esse trabalho de baixa cadencia como desenvolvimento - isso é trabalho de base, só serve para isso, minha opinião.
Blza Clythio...
Eu estava pensando de fato em fazer treinos como esses citado por vc, tem um outra rodovia aqui que me proporcina 6 km de subida onde posso fazer esses treinos, vou tentar mesclar/intercalar com os do rolo e vou postando os resultados aqui...
 
Valeu
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2011 as 15:17
Eu não peguei ainda a Jamis. Espero que o 50/39 resolva alguns problemas que eu tive antes.
Aqui temos uma das mais bonitas rodovias do Brasil, a Interpraias, que parece aquelas estradas da Itália, contornando a costa, só que muitas subidas e descidas. Com a 53/39 não consegui passear por lá, muito pesado. Com a 34 tudo vai melhorar.
Outra coisa, tenho uma mtb tb, com coroa 48, e em leves subidas, eu preciso reduzir na speed da 53 pra 39, sempre parece que tem um buraco ali, enquanto na MTB e mantenho a 48 e só desco uma marcha, e pasme, eu consigo manter uma média mais alta neste trecho com a mtb. Então neste caso a 50 vai aumentar minha performance.
Para mim, a 50/ 34 vei cair como uma luva.
Cada caso é um caso. O meu são passeios longos, mantendo médias altas, afinal gosto de pedalar forte.
Para corrida, não sei, cada um tem sua preferência.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X