Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pastilha sinteticas ou semi-metalica
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pastilha sinteticas ou semi-metalica

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wellesximenes Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2011
Ceará
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wellesximenes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pastilha sinteticas ou semi-metalica
    Postado: 08 Dez 2011 as 16:35
Amigo acabei de comprar um sistema de freio m445 shimano e fiquei na duvida de qual pastilha usar .
fui olhar na net e dizem que a melhor é a sintética só que li que a sintética não pode ser usada em freio blindado eu não sei se o meu é blindado ?  e se posso ou não usar ela ?

Obrigado pela atenção.
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 18:00
Existem 2 tipos, a diferença entre elas basicamente é:
- orgânica (resina, cerâmica ou semi-metálica): freia muito bem e de forma controlada (exceto chuva), dispersa o calor para o disco, gasta mais rápido
- sintética (ou metálica): freia bem (tanto no seco quanto na chuva), dispersa o calor para o corpo do freio, dura mais
A questão de não recomendarem sintética/metálica com freio hidráulico fechado é porque em condições extremas (descida longa e forte, que exige uma frenagem prolongada) ela vai esquentar o corpo do freio (caliper, ou pinça) e junto o fluído, fazendo com isso o freio sofrer anomalias e piorar (ou fica com manete muito alto, ou muito baixo, ou depois de um tempo o freio fica meio "chiclete")
A regra geralmente é: em condições normais de uso, a orgânica é melhor. Mas em condições de chuva/barro as sintéticas/metálicas freiam melhor e duram mais.
Eu diria que para quem pesa até uns 85Kg e usa a bike mais na cidade ou para passeios/cicloturismo, as sintéticas/metálicas são mais indicadas  pois vão freiar de forma eficiente (mesmo em dias chuvosos) e vão durar muito. Já para quem é pesado e faz um uso mais extremo dos freios (circuitos ou trilhas que exigem frenagens muito fortes e demoradas) aí já é mais negócio usar uma orgânica mesmo, ainda que ela gaste mais rápido e não freie tão bem na chuva.
 
Só fica atento com a marca da pastilha... se for original do freio, beleza. Mas tem umas marcas genéricas bem sem-vergonhas que freiam pouco mesmo sendo orgânicas e não duram nada mesmo sendo metálicas. Inclusive eu já vi uma que dizia na embalagem que era metálica, mas na verdade o único metal era o corpo dela.
 
Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 08 Dez 2011 as 18:01
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
wellesximenes Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2011
Ceará
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wellesximenes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 20:00
Amigo muito obrigado mesmo pela explicacao lhe explorando um pouco   qual seria a marca de pastilha boa fora a shimano ?
Voltar ao Topo
santoslouko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar santoslouko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2011 as 20:41
otima explicação , valeu msm

para freio vbreak tambem tem esses dois tipos?

procurei e nao achei
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2011 as 06:18
Originalmente postado por wellesximenes wellesximenes escreveu:

Amigo muito obrigado mesmo pela explicacao lhe explorando um pouco   qual seria a marca de pastilha boa fora a shimano ?
As pastilhas de marcas de freio são sempre muito boas, como Avid, Hayes, Hope, porém creio que nenhum modelo vai ser compatível com Shimano.
Então restam marcas como EBC, Koolstop, BBB, Ashima, Jagwire, Alligator, Calypso, etc
Dentre essas, eu já usei EBC, Koolstop e Calypso, as duas primeiras duraram bem (mas não tanto quanto as originais Avid que vieram no freio) mas a Calypso gastou feito manteiga, em questão de três semanas (uns 500 Km) já tava no osso.
 
Originalmente postado por santoslouko santoslouko escreveu:

para freio vbreak tambem tem esses dois tipos?

procurei e nao achei
Rapaz, existem sim vários tipos de compostos para sapata de freio v-brake, mas não esses compostos dos freios a disco. Acredito que todos sejam de borracha, mas alguns mais voltados para aderência no aro e outros para durabilidade. E ainda tem alguns específicos, que são por exemplo para aros com lateral de cerâmica.
Faz muito tempo que não uso v-brake, mas me lembro que as sapatas de freio da Koolstop eram ótimas, melhores que as Shimano.
 
Abaixo, o link de um tópico aqui do fórum mesmo que fala sobre elas:
http://www.pedal.com.br/forum/freio-kool-stop-para-vbrake_topic19364.html
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X