Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rangido no movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rangido no movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Luiz Falcão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2011
Rondonópolis
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Falcão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rangido no movimento central
    Postado: 02 Dez 2011 as 13:53
Galera, uma dúvida aqui. Se não me engano tem +ou- 2 meses que mandei minha bike pra uma revisão geral, o que incluía uma revisão no movimento central que fazia um pequeno rangido. Ela voltou da revisão aparentemente corrigida e com o rangido do movimento central cessado. Acontece que agora, cerca de 600 km mais tarde esse barulhinho tah começando a aparecer novamente, ainda tah fraco, mas parece que com o tempo ele vai aumentar. Minha dúvida eh a seguinte: É normal acontecer desse rangido aparecer em tão pco tempo da revisão? ou eh mal lubrificação mesmo? Fiquei preocupado desse movimento central estar perdendo lubrificação, pois se ela eh blindada, creio que não poderia estar perdendo lubrificação tão rápido assim. Bom creio que tenha conseguido expressar minha dúvida. Conto com a explicação de vcs galera, abraços !!
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2011 as 14:04
Qual o movimento central e pedivela que você usa?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Luiz Falcão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2011
Rondonópolis
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Falcão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2011 as 14:07
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Qual o movimento central e pedivela que você usa?



Eu uso o conjunto Tiagra 2012
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."
Voltar ao Topo
werner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2006
brasilia
Offline
Mensagens:1215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar werner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2011 as 14:10
 Rapaz, eu uso tiagra também, e faz um barulhinho... mas já ouvi dizer que é problema crônico mesmo, não tem muito o que fazer...





vamo que vamo!!!
Voltar ao Topo
Luiz Falcão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2011
Rondonópolis
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Falcão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2011 as 14:13
Originalmente postado por werner werner escreveu:

 Rapaz, eu uso tiagra também, e faz um barulhinho... mas já ouvi dizer que é problema crônico mesmo, não tem muito o que fazer...


Puts cara, se for assim mesmo, que paia heim?!!
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2011 as 23:00
Já checou o aperto dos parafusos do braço esquerdo?
CAAD 9
Voltar ao Topo
Luiz Falcão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2011
Rondonópolis
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Falcão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 00:40
Originalmente postado por Leandrinho Leandrinho escreveu:

Já checou o aperto dos parafusos do braço esquerdo?



Não chequei nada ainda, mas pelo que percebi o rangido (na verdade eh um pequeno estalinho) eh quando eu forço a pedalada no pé direito.
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 01:20
Humm, estalinho?
Aí sim reforço para que você verifique o aperto do braço.
Mas tome cuidado e cheque o reaperto com ''critério''.
CAAD 9
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 02:10
Já que comentou sobre estalo, pode ser o pedal também. Suponho.
Voltar ao Topo
tachaomalvado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tachaomalvado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 03:24
Voltar ao Topo
tachaomalvado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tachaomalvado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 03:25
Isso acontecia na minha bike também, olho no pedal resolveu.
Voltar ao Topo
giroleve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2005
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giroleve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 09:55
o meu Sora 2010 tbm fez mto esse barulho no começo, as volta e para.
meu amigo comprou do msm grupo e tbm faz um barulho insuportavel.
isso pq sao ocos nao tem aquela blindagem...
tbm nao sabemos oq fazer...
Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.

(Charles Bukowski)
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 16:47
muitas vezes, são os rolamentos do pedal que estão fazendo o barulho. Teste outro par de pedais e veja se o barulho continua. Pode ser também a corrente que foi limpa com querosene, ficou com uns resquícios e está dissolvendo a lubrificação que foi aplicada depois.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 17:52
Originalmente postado por tachaomalvado tachaomalvado escreveu:

Isso acontecia na minha bike também, olho no pedal resolveu.


Você ficou de ''olho'' no pedal ou

Você colocou ''ÓLEO'' no pedal?
CAAD 9
Voltar ao Topo
tachaomalvado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tachaomalvado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 19:04
Então, eu percebi que sempre quando fazia força no pedal rangia, parecia mesmo que era do movimento central, o rangimento começou a acontecer depois de uma longa pedalada na chuva com lama, eu apenas coloquei um pouco daquele óleo de maquina nos rolamentos do pedal e sumiu, simples assim. eu acho que se fosse o movimento central faria barulho de qualquer jeito que você pedalasse.
Voltar ao Topo
Luiz Falcão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2011
Rondonópolis
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Falcão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2011 as 20:40
Rapaziada, na moral, vcs manjam pacas mesmo!!! Eu tinha quase ctz que era o movimento central, mas hj levei a bike numa oficina de qualidade aqui na minha cidade e descobri que era realmente o pedal. Acontece que tem +ou- 2 semanas que substitui minha pedaleira pra sapatilha( por não ter grana pra sapatilha ainda) por um pedal simples com firma-pé. Como coloquei um pedal simples (daqueles de 15 reais, rsrs), ele jah cansou o rolamento e começou a dar os estalos. Ateh tentei lubrificar ele e tals, mas acho que num vai adiantar por mto tempo, provavelmente em pcos km o barulho vai voltar. Eh, vou ter que fazer um caixa($) e investir nas sapatilhas o quanto antes, rsrsrs. Valew galera, obrigado mesmo
"Se planejarmos para um ano, devemos plantar cerais.
Se planejarmos para décadas, devemos plantar árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos educar o homem."
Voltar ao Topo
bazinha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bazinha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2011 as 16:12
da uma olhada nesse rangido, na minha acontecia algo semelhante e quando fui ver era na blocagem da roda dianteira... mas podem ser varias coisas... em ultimo caso se verificado o problema no central troca o tiagra e por um DA, vai pagar uns 150 reais...
Barbara!
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2011 as 16:20
Originalmente postado por bazinha bazinha escreveu:

da uma olhada nesse rangido, na minha acontecia algo semelhante e quando fui ver era na blocagem da roda dianteira... mas podem ser varias coisas... em ultimo caso se verificado o problema no central troca o tiagra e por um DA, vai pagar uns 150 reais...

Vai com calma aí... vc tá postando um monte de msg e nem tá lendo os tópicos...
Voltar ao Topo
Salese Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Salese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2012 as 18:11
Escavando o tópico,

Sobre Movimento central, valeria a pena trocar por um Rolamentado?
ou qqr linha Shimano, Sora, Tiagra, 105, Ultegra, vai melhor?


Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2012 as 02:46
dá uma apertada nos parafusos que prendem o pé de vela do lado esquerdo, geralmente é isso... 
Voltar ao Topo
Kodornna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kodornna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 05:08
Passei pelo mesmo problema com um pedivela Sora: quando aplicava força ouvia estalos, durante algum tempo no lado direito, depois só do lado esquerdo.
No fim das contas o problema era que os pedais estavam rosqueados a seco no pedivela!
Bastou passar uma graxa e rosquear os pedais de volta que os estalos sumiram.
Voltar ao Topo
joaofso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2012
Campina Grande
Offline
Mensagens:557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaofso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2012 as 12:50
Prezados, trazendo a tona o tópico!

Minha bicicleta tem grupo 8v com pedivela sora com movimento central selado com ponta quadrada.

Quando estou pedalando, em cadência tranquila ou mais forte, escuto um pouco de rangido quando olho pra baixo... não sei exatamente se é no movimento central ou nos pedais, que são bem vagabundos, de plástico e tal!

O movimento central não tem nem 100km ainda. Pode ser algum acúmulo de grãos de terra entre o eixo e o meio do movimento central!?
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2012 as 14:21
Pode ser o canote com areia
Voltar ao Topo
pugpugpug Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Set 2011
Campinas
Offline
Mensagens:1021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pugpugpug Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2012 as 15:36
pedale de pé nas mesmas condições, se for canote o barulho para.
Voltar ao Topo
joaofso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2012
Campina Grande
Offline
Mensagens:557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaofso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2012 as 15:40
Prezados, checarei isto e tirarei o pedivela para ver se tem areia perto do eixo e aproveito e limpo!
Voltar ao Topo
lflopes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2009
Recreio - RJ
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lflopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2012 as 17:57
Depois de mecher no cambio dianteiro, movimento central, braços do pé de vela, resolvemos trocar o pedal... Problema resolvido!!
Scott Speedster S20
Scott Scale S60
Voltar ao Topo
joaofso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2012
Campina Grande
Offline
Mensagens:557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaofso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2012 as 19:21
Desmontei o pedivela e aproveitei pra limpar externamente o movimento central... tudo certo.

Minha conclusão, pelo menos momentânea, é de que meu pedal mega-paia, que levou uma pancada comigo um dia desses, tá fazendo um barulho estranho!

Voltar ao Topo
Yukihara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2016
Guaratinguetá
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yukihara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2016 as 18:50
Boa tarde pessoal,

Primeiramente peço desculpas por qualquer erro em postagem. Minha primeira vez hehehe.

Tenho uma speed com grupo 105 e pedivela tiagra, e escuto estalinhos ao pedalar mais forte. Engraçado que os estalos cessam quando pego chuva (????). Vou tentar lubrificar os pedais, pois lembro-me de que quando instalei a sapatilha não lubrifiquei a rosca. Depois compartilho se melhorou.

Voltar ao Topo
Kodornna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2011
Sao Paulo
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kodornna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2016 as 20:47
Yukihara, como dito anteriormente, pode ser que os culpados sejam os pedais, mas já que mencionou que usa um pedivela provavelmente mais moderno, vale a pena conferir se o movimento central é rosqueado no quadro, ou se é press-fit, nesse caso sem roscas (a não ser pelo adaptador).
É bastante comum que centrais press-fit tenham um problema crônico de ruído, e que deve ser visto por um bom mecânico que esteja a par da polêmica envolvendo os infinitos padrões modernos de movimento central.
Voltar ao Topo
Yukihara Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2016
Guaratinguetá
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yukihara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2016 as 19:38
Eae, tudo bom?

Então, Aleluia consegui dar o primeiro giro de 2016!!! Lubrifiquei as roscas dos pedais e adivinhem.....SEM ESTALOS! Rodei 40km e nem um "tec tec"!!!!
Voltar ao Topo
DiegoAndino Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2017
Rio Grande, RS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoAndino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 18:41
Boa noite a toda a galera!

Essa é minha 1ª mensagem e espero estar no fórum certo... tenho uma BH G6 e estou com dificuldade em acertar o mov central no quadro e no pé de vela... O quadro é BB386, o pé de vela é um Sram Quark Red e o central é BB30... DEVERIA funcionar... o detalhe é que o quadro tem uma espécie de esqueleto interno que limita o copo (ou corpo) do central entrar inteiro... Uma solução (que pareceu mais plausível na hora de montar e pedalar de uma vez do que agora...) foi "dar uma limadinha" no central, deixando ele menor, com menos profundidade, justamente pra caber.

Resultado: uma M... range, tá folgado, e todo o resto... tenho andando só no rolo, bem de volantinho... 

Pergunta: alguém tem ideia do que eu estou falando? Já vira isso? Tem uma peça adequada pro quadro??

Desculpe o livro, e obrigado pela ajuda. Fim de semana devo abrir ela de novo e se ajudar posto umas fotos...

ABRAÇO!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X