Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Garfo rígido Mosso - é confiável? |
Responder | Página 123 12> |
Autor | ||
tmsbr
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Jan 2012 Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 04 Set 2021 as 15:52 |
|
Pessoal, só a título de informação, a Mosso tem um garfo novo chamado M5L.
Ele tem 475mm entre eixo e coroa. Eu comprei pra minha 26 porque fica praticamente na mesma altura da suspa 100mm atual. Acho que essa medida deve servir também pra galera da 27.5/29. |
||
dibars
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Jun 2013 Belém/Fortaleza Offline Mensagens:87 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Esse comentário tem que ser fixado no primeiro post. O cara praticamente fez um levantamento do todas as possibilidades de garfo disponíveis no mercado em 2021. Minha contribuição (um resumo): -Garfo rígido para aro 26 tem que ter pelo menos 44cm do eixo até a coroa. -Se você usar vbrake tá lascado pois praticamente não existe opções no mercado com essa altura, nesse caso é o jeito adaptar uma bucha no garfo (não recomendo muito) ou então comprar um garfo 29er e usar disco. -Não recomendo encher a espiga de espaçadores para aumentar a altura da mesa pois a força de alavanca pode quebrar a espiga. -Lembre sempre que um paliativo para melhorar a posição de pilotagem é usar uma mesa positiva 45º e um guidão elevado (não reto).
|
||
Vinícius Marçal
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Jul 2019 Goiás Offline Mensagens:450 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Comprei VIVATEC, veio com problema, troquei por TSW.
|
||
Jehgno
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Set 2017 Santo Andre Offline Mensagens:27 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Olá a todos.
Instalei o meu garfo mosso M5. E o que eu temia aconteceu, os famigerados estalos. Alguém com o mesmo problema que eu? Alguém resolveu? Alguma dica? Abraço ✌️😁 |
||
flaviosplatter
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 16 Out 2009 Guarulhos Offline Mensagens:1063 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Cara.... Agora que pedalei de dezembro do ano passado até agora, percorrendo 1500 km, posso dizer que esse garfo é o bicho. Valeu a pena. Não sinto falta de uma suspensão. Já sou acostumado com garfo rígido pois só faço giro com bicicleta Road. Montei essa mtb só pra diversão de vez em quando ou ir pro trampo em dias de chuva, mas meu foco é bicicleta de estrada. |
||
Luan Wagner
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Mai 2019 Brasil Offline Mensagens:1 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Olá, é minha primeira postagem neste blog então peço desculpas se me atrapalhar.
Já tinha lido este mesmo post algumas vezes e dessa vez estou inclinado a usar algumas dicas, vamos lá: Esta é minha Iboc comp SX 1995, eu já mexi várias coisas nela desde que comprei a mais de um ano, e agora acabei "carneando" boa parte de suas peças para um quadro da nishiki de tamanho mais adequado para mim(mongoose 19 center to center e a nishiki é 23x25 polegadas maior até que o necessario) a questão é que o quadro está parado e eu tenho várias peças aqui sobrando que poderia montar neste excelente quadro que a mongoose fabricou. A questão maior é o tamanho do quadro, como eu sou um pouco grande não posso usar a bike com a frente baixa pois extrapola o limite do joelho kkk, e essa suspensão dela não tem solução barata, os elastômeros compatíveis só achei na gringa e estão uma fortuna com este dólar, solução? coloquei molas, mas ai ela além de pesada e pouco funcional acaba abaixando e torna-se meio inútil, e chegamos então ao motivo de postar aqui. Quero colocar um garfo se eu colocar um MOSSO M5EV nela, a altura vai ficar bem parecida ou até mais alta do que quando subo na bike com a supensão, e ai eu poderia usar o quadro pra fazer uns pedais na estrada, com pneus finos e uma relação 27 que tenho parada. O que vocês acham? penso na solução do garfo pois tenho medo de colocar uma suspensão dessas mais atuais e a geometria ficar muito comprometida(o que não seria problema com o garfo, pois diferente das outras bikes do post a minha é mais antiga e portanto fabricada para garfos e suspensões mais baixas. |
||
brunoq566
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Dez 2019 Campo Grande Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
o que tem achado desse garfo? estou querendo comprar o M6. Vlwww!
|
||
flaviosplatter
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 16 Out 2009 Guarulhos Offline Mensagens:1063 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Sem querer foi um monte de fotos.
Bem... Coloquei o garfo Mosso.... Vamos ver como vai ser o desempenho |
||
flaviosplatter
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 16 Out 2009 Guarulhos Offline Mensagens:1063 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Y
|
||
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2128 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Tô desatualizado mas quanto a mais de imposto e frete a mais vou pagar nesse Kinesis, difícil saber também se é legítimo ou não. Mas de qualquer maneira esse produto vem ao encontro de minhas necessidades e muitas dúvidas expostas nesse tópico recente. Na Mosca enfim! Tô tendendo a arriscar a compra. Se fizer isso postarei minhas impressões aqui aos porventura interessados. Obrigado a todos. Segue link do tópico. https://www.pedal.com.br/forum/custovantagem-suspensao-ou-rigido_topic96174.html?KW= |
||
DONALDY
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 17 Fev 2009 Coronel Vivida Offline Mensagens:805 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Eu não usaria o náilon pois mesmo ele sendo bem rígido ele ainda flexiona e pode fazer a espiga do garfo trabalhar, tenta fazer um de alumínio ou de aço mesmo ou o melhor e mais correto que seria trocar o garfo pelo modelo mais auto que era o que eu usava (mosso m3 pro) se não me engano.
|
||
Ismah/Cabelo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Ah Sampa que te quero... Ainda com os tarugos, e ferramentas certas, vai um tempo... Que bom que o vivente não quis cobrar, aqui ele ia me cravar a faca, certamente. E sou cliente desde que ele começou ...
|
||
Hugobh77
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2550 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Já usei um artifício para elevar a frente da bike, eram dois anéis espaçadores, um serrado para entrar na parte onde vai a pista e outro por cima. Consegui elevar 20mm, mas andei somente uma ver assim. Notei que o garfo começou a trabalhar muito quando passava por imperfeições do asfalto. Temi pela quebra do garfo ou até da caixa de direção. Era uma Caloi aluminum com um garfo de alumínio e espiga de aço.
Editado por Hugobh77 - 13 Mar 2019 as 13:59 |
||
akirapinto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2018 São Paulo, SP Offline Mensagens:17 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Exatamente! O cara já tinha um tarugo de nylon na medida de 4cm, foi questão só de fazer uns ajustes finos, cortar um pouco da parte interna para encaixar direitinho na espiga. Foi trabalho de 20 minutos. O cara nem queria cobrar. Aceitou 10 conto pra cerveja de final de expediente, rs. Tenhamos fé de que vai funcionar! rs |
||
ghd
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Eles tem os tarugos de nylon em várias dimensões e formatos. É serviço super rápido. |
||
maurell
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Jan 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:89 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
akirapinto, que bom que minha experiência serviu para inspirar a solução para vc tb. Interessante a ideia de fazer a bucha em nylon, que realmente é bem resistente. Grande abraço.
|
||
Ismah/Cabelo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
A ideia é boa, se presta, já é outra novela...
Não sei se é tu ou alguém próximo o torneiro, mas essa indiada toda, deve sair uma nota... O torneiro que trabalho, cobra uns 20 reais a hora... Isso é serviço pra uma tarde... |
||
akirapinto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2018 São Paulo, SP Offline Mensagens:17 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
\
Galera, boa noite, Olha lá, fiz a bendita gambiarra que descrevi acima. Essa é pra dar inveja até no Capivara, rs. Conforme relatei ao colega ai acima, quando troquei o garfo original da minha trek 4400 (um RST Gila de 100mm) por um Mosso MD2 rígido, a frente da bicicleta ficou muito baixa e consequentemente o mov. central também ficou muito baixo. Para ser preciso, a distância entre o centro do eixo da roda dianteira e o início da espiga (Axle - crown) foi de 48cm para 41 cm. Ou seja, diminiu 7cm. Tive um capote fudido por conta disso e me inspirei no Maurell para corrigir o problema (ou amenizá-lo). Conforme descrevi ao Jehgno eu não quero deixar de ter as furações para V-Brake no garfo uma vez que tenho interesse em instalar bagageiro frontal para cicloturismo ou mesmo quero ter a possibilidade de voltar a usar V-Brake. Essa minha opção diminui minhas opções de garfo. E como descrevi ao companheiro, não encontrei nenhum garfo Mosso (e nem de outras marcas) que tivesse ambas as furações. Bom, falando isso então: a solução foi se inspirar no Maurell e instalar uma Bucha que ficasse entre o início da espiga e a caixa de direçao. Com essa bucha então a distância entre o centro do eixo da roda dianteira e o início da espiga (Axle - crown) chegou em 45cm. Fui hoje no torneiro mecânico e ele me sugeriu que a peça fosse feita em Nylon. Disse ele que o Nylon possui a mesma resistência do aço e que possui uma vantagem que seria a de não criar atrito e consequentemente não fazer barulho. No começo eu duvidei para ser bem sincero, até que o camarada abriu um dos tornos e me mostrou que uma das engrenagens do torno era feita de nylon. Disse ele que a peça estava ali há 16 anos e que havia solucionado um problema de ruído da máquina. Cara, quem sou eu pra duvidar do que aqueles manos falam? Os caras trampam com isso o dia inteiro desde muito antes de eu nascer. Confiei! Pedi a peça de 4cm. Não demorou nem 20 minutos pro cara moldar uma peça de nylon que ele tinha e encaixar na pressão no meu garfo. Ele falou que iria ficar definitivo na peça, que não tinha mais como tirar. Vamos ver. Vejam só as imagens, estou bem satisfeito com o trabalho. Me cobraram 10 pratas. A bicicletaria já queria me vender um garfo novo por 190 pratas, muito inferior ao Mosso por sinal. Agora pela noite ainda verifiquei a geometria das Hardtail Trek. A altura do mov. central ao chão, para a TREK, era para ser de 29,1cm. A minha agora ficou com 27,1cm. São "apenas" dois centímetros abaixo daquilo que era esperado de se obter com a suspensão. Algo próxima da diferença entre a distância do eixo ao início da espiga dos dois garfos (48 cm x 45 cm). Antes desta alteraçào, a distância entre o pedal e o chão estavam em 6cm. Agora está em 9,5cm. Acho que está razoável. Posso no futuro ainda trocar meu pedivela por um pedivela de 165mm para "ganhar" mais 0,5 cm. Atualmente meu pedivela tem 170mm. Mas isso é uma decisão para o futuro. Pelo que vi ainda no Blog Fixa Brasil existem bikes de speed com disância entre mov central e chão de 26,5 cm: "Por exemplo, uma Caloi by Eddy Merckx tem uma distância do centro do movimento central até o chão de 26.5cm (pneus 700x25)" e de acordo com o mesmo site "o Velódromo de Manchester (categoria olímpica) mede o "drop" de maneira mais simples, isto é: a distância do centro do movimento central até ao chão, mas especifica a marca/tamanho do pneu que pode ser - entre 700x22 até 700x25, e a distância tem de ser de pelo menos 28cm." Isso quer dizer que a distância da minha está "aceitável", entre os 26,5 da caloi descrita e os 28 cm do velódromo de Manchester. Fiquei mais aliviado depois de ler isso. Acho que sem essa bucha a distancia deveria estar em 23-24 cm, resultando nas raspagens de pedal no chão. Resta acompanhar os próximo passos dessa novela galera. Um forte abraço! |
||
Jehgno
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Set 2017 Santo Andre Offline Mensagens:27 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Cara que zica. Agradeço muito por sua explicação, e espero que melhore rapidamente. Agora entendi a importância de se respeitar a geometria do quadro. Consegui encontrar as características do meu quadro, e vou respeitar as especificações. Agradeço imensamente suas orientações, pena que para isso vc tenha se lesionado. Abraço. |
||
akirapinto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2018 São Paulo, SP Offline Mensagens:17 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
|
Cara, como muita gente já falou aqui no Fórum existe um problema com os garfos rígidos aro 26, eles têm uma distância entre o eixo e o início da espiga que é muito menor do que aquela verificada nos garfos aro 26 com suspensão. É uma diferença de uns bons 3-4 cm mais ou menos. Isso gera um problema que é exatamente aquele que eu estou tendo atualmente (inclusive estou imobilizado por conta de um acidente que tive ontem devido a este problema). O problema é que a frente da bike fica mais baixa do que o normal dela e isso faz com que a altura do movimento central fique menor. Com a altura do movimento central menor o pedal fica mais próximo do chão (bem como o pedivela). Isso gera um problema muito treta que é: 1) você tem sempre que ficar tomando cuidado para não raspar o pedal no chão ao fazer curvas; e 2) você inevitalmente vai raspar o pedal no chão quando entrar em buracos e isso é um problema em nossas cidades, especialmente São Paulo. Ontem eu tomei um rola violento aqui em São Paulo. Duas pedestres se jogaram na faixa de pedestres enquanto estava fechado para elas, eu fui desviar delas e entrei em um buraco, como meu movimento central está baixo, devido a alteração que fiz, o pedal pegou no chão, como meu pé estava em posição de recuperação do chute eu bati os dedos no chão e acabei tendo uma fissura no dedão do pé. Por isso estou sem pedalar ai por 1-2 semanas. Essa é a segunda vez em menos de 2 meses que tenho uma queda ocasionada por essas "travadas do pedal" no chão. Vou ter que fazer uma bucha para levantar a frente da bike como fez um camarada ai. Para evitar isso VOCÊ DEVE comprar um garfo rígido para ARO 29. E o mais importante é que ele tenha uma distância entre o eixo e o início da espiga de no mínimo 44,5cm. Por sua sorte eu estava verificando isso hoje no AliExpress porque estava vendo o que era melhor: comprar um garfo aro 29 ou fazer a bucha que o camarada ai fez. Acho que vou fazer a bucha mesmo, ao menos por enquanto porque estou sem tempo e grana para comprar no ali um garfo novo. E pensar que estou tendo esse xabu do krl porque o vendedor do Ali me mandou o garfo errado (ao invés de mandar o MD5 ele mandou o MD2 que tem uma distância entre o eixo e o início da espiga menor, de 41,5 cm). Mas acho que mesmo o MD5 me traria algum problema, não tão sério quanto este do MD2. O MD5 tem 42,5 cm de distância entre o eixo e o início da espiga. Como eu, apesar de usar freios a disco, prefiro garfos com ambas as furações (disco e v-brake) devido ao interesse pelo cicloturismo e a utilização de bagageiros, ou mesmo a volta do uso de v-brakes caso eu queira, minhas opções ficam reduzidas. É mais fácil encontrar garfos rígidos aro 29 que tenham apenas a furação para freio a disco. Pelo que vi no AliExpress hoje a Mosso acabou de lançar um novo garfo rígido. O M6. Vou mandar uns links aqui mas já adianto a informação mais importante para você (distância entre o eixo e o início da espiga). MOSSO M6 (não tem furação para V-Brake): 43,5 cm (NÃO RECOMENDO) MOSSO M5EV (tem furação para V-Brake): 42,5 cm (NÃO RECOMENDO) MOSSO M5E (não tem furação para V-Brake): 47 cm (RECOMENDO) MOSSO M3 (não tem furação para V-Brake): 44 cm (RECOMENDO) MOSSO M5 (não tem furação para V-Brake): 45 cm (RECOMENDO) https://pt.aliexpress.com/item/2019-Mosso-Garfo-M6-M5-M5EV-M3-MTB-Bicicleta-Garfo-Apropriado-para-26-27-5-29er/32857554149.html?spm=a2g03.search0104.3.11.6b521f4958chYT&transAbTest=ae803_5&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_1_10065_10068_10890_10547_319_10546_317_10548_10696_10084_453_454_10083_10618_10307_537_536_10902_10059_10884_10887_321_322_10103%2Csearchweb201603_51%2CppcSwitch_0&algo_pvid=9aaca299-c072-4238-bb8f-b475f38ef1ca&algo_expid=9aaca299-c072-4238-bb8f-b475f38ef1ca-1 Tem também um garfo da ZTTO que vi hoje que tem uma boa medida: ZTTO EXCELSIOR (não tem furação para V-Brake): 46,5 cm (RECOMENDO) https://pt.aliexpress.com/item/1-pcs-ZTTO-MTB-Liga-de-Alum-nio-Garfo-R-gido-para-29-27-5-26/32932092565.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.3e7d2e0eIK0TlH Ainda vi um tal de Kinesis que quase tem altura correta também: KINESIS (tem furação para V-Brake): 44 cm (RECOMENDO) https://pt.aliexpress.com/item/Kinesis-26-27-5-Aluminium-MTB-Rigid-Fork-Straight-1-1-8-28-6mm-V-Brake/32795444006.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.3e7d2e0eIK0TlH Como você pode ver a tarefa de achar um garfo com essa distância correta (maior que 44cm) e com furação para disco e v-brake é bastante difícil. Espero ter te ajudado, e principalmente evitado acidentes na sua vida. Um abraço! |
||
Jehgno
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 24 Set 2017 Santo Andre Offline Mensagens:27 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Penso em comprar um garfo rígido da mosso, já que rodo com o quadro Odyssey da mesma marca. Comprar pelo aliexpress é confiável? Ou vou de mercado livre mesmo?
Aqui no mercado livre só encontro para 29. Existe a opção de adaptar no quadro 26? Obrigado. |
||
am.araujo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Tenho um garfo mosso MD2 que comprei usado no ML. Esse fim de semana fui lavar a bike, fazendo uma inspeção descobri uma trinca pequena no garfo bem na parte de cima, as imagens não estão muito boas pq meu celular é ruim: Eu comprei ele em 2016 e paguei barato, tava bem usado e com alguns arranhões superficiais, mas pereciam marcas de pedras ou outros objetos que costumam voar na direção do garfo, apenas marcas na tinta. Dei uma boa olhada de cima em baixo, não encontrei nenhuma marca mais profunda. Usado exclusivamente pra pedalar no asfalto, já desmontei ele 2x nesse período pra limpar, a espiga também está ok. Porem fica difícil saber se ele sofreu algum dano ou queda na mão do antigo dono pra avaliar precisamente a questão, o bom é que ele avisou antes de quebrar. A trinca é pequena, parece ainda em estagio inicial, mas não vou arriscar rodar com ele assim pq minhas médias de velocidade são boas, não sei até aonde ele aguentaria um pedal intenso. O triste é ter que encostar a bike de novo até chegar o garfo novo, não ando com muita sorte ultimamente...
|
||
sascencio
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Olá amigo, desculpe mas não tinha mais entrado nesse post e acabei não vendo sua msg... A minha bike é aro 26 e usava uma suspensão 100mm RST. Com o garfo Mosso MD5, não senti muita diferença. A bike ficou um pouco mais baixa mas ganhou em agilidade e principalmente peso (- 1,0kg), com a retirada da suspensão. A sua bike ficou bem bacana, parabéns! Segue foto da Aerotech com o garfo Mosso: Editado por sascencio - 19 Jan 2019 as 20:36 |
||
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
|
||
akirapinto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2018 São Paulo, SP Offline Mensagens:17 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Rapaziada!
Enfim fiz um upgrade grande na magrela. Tirei a suspensão original (RST Gilla 100mm) e coloquei um garfo rígido da Mosso em alumínio, modelo MD2. Deu o maior xabu essa história no garfo. Como postei aqui anteriormente eu comprei um MD5 no AliExpress porque quería um garfo rígido com furação para v-brake e disco. O garfo chegou rápido lá da China mas no final das contas veio o modelo MD2 que tinha uma espiga supostamente menor em 3cm em relação ao MD5. O vendedor disse que não tinha o MD5 e após abrir a disputa no AliExpress fui ressarcido em 50% do valor do garfo e fiquei com o MD2 mesmo. Montei a bike com o MD2 e ainda não senti diferença na altura da dianteira. Ainda tenho espaço para subir a mesa caso queira no futuro porque acabou que tudo encaixou certinho e ainda tive que colocar espaçadores entre a mesa e a tampa do garfo. Troquei os cubos e coloquei um cubo Deore M615 Center Lock. Com isso pude colocar discos de freio, coloquei o modelo SM-RT54 da Shimano. Na frente coloquei um rotor de 180mm e atrás coloquei um rotor de 160mm. Tenho 70kg acredito que essa configuração será mais do que suficiente. Fiz uma raiação nova com raios Richman inox 265mm. Quanto aos freios em si pequei os freios que saíram da bike da minha namorada. Tratam-se dos PROMAX SOLV3 hidráulicos que segundo uma galera aqui do fórum são comparáveis aos Shimano M395/M396. Ela já tinha rodado um pouco com esses freios sem problemas. Nessa daí a bike emagreceu 1,6kg. Saiu de 15,4kg para 13,4kg e ganhou agilidade. Como só rodo na cidade acho que não terei problemas com o garfo rígido. Aproveitei e fiz a revisão completa da bike. No futuro vou ter que trocar a relação devido ao desgaste da mesma. Acredito que já deve ter entre 10 e 15mil km de rodagem Daqui uns 200-500km já vou poder dar impressões sobre esse garfo aí da Mosso que instalei. É isso aí pessoal. Abraços O que acharam na bike? |
||
akirapinto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2018 São Paulo, SP Offline Mensagens:17 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Sanscencio, tudo bem? Sua bike era uma aro 26? Estou encafifado com isso. Ficou bom o MD5? Estou quase comprando ele. Veja minha preocupação: (último post) https://www.pedal.com.br/forum/mudando-para-garfo-rigido_topic88302_page17.html Abraço! |
||
akirapinto
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2018 São Paulo, SP Offline Mensagens:17 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Opa Sascencio, tudo bem?
A sua bike era uma aro 26? Cara, estou quase comprando este MD5 da Mosso, você sentiu muita diferença na geometria da Bike? Veja minha preocupação: https://www.pedal.com.br/forum/mudando-para-garfo-rigido_topic88302_page17.html Abraços |
||
DONALDY
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 17 Fev 2009 Coronel Vivida Offline Mensagens:805 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Serve sim
Mas conta só que tipo de speed hibrida é essa que você vai monta. |
||
Maxxxcore
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 03 Set 2018 Aracaju Offline Mensagens:3 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Pessoal boa tarde!
Gostaria de saber se o garfo Mosso FK-M5 para MTB 26 serve para um quadro Mosso Galaxy 26 ? Alguém pode me ajudar ? Estou querendo fazer um Bike Hibrida para Speed. |
||
rafael.raffi
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Jun 2018 São Paulo Offline Mensagens:15 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Continuando minha pesquisa....estou desesperado para tirar a suspa que veio
na minha TREK DS3. Achei um garfo rígido no Ali da Mosso, M3. Li bastante e vi que o carbono seria bem melhor mas não achei nenhum com as medidas compatíveis. 100mm/1-1/8/260mm. Alguma indicação? Quais medidas que preciso buscar? Irá alterar muito a geometria da bike? |
||
rodperez
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Jun 2018 Rio de Janeiro Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Instalei esse Mosso m5 na minha bike. Mudou um pouco a geometria, mas até onde eu pude perceber, está dando pra pedalar legal. E mais leve.
Seguem fotos estilo antes/depois: https://imgur.com/gallery/2oolXCQ |
||
dionei
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 11 Jan 2013 Curitiba Offline Mensagens:1126 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Pessoal, alguém sabe dizer se há algum problema em usar disco de 203mm no M3 Pro?
Estou montando uma hibrida e queria aproveitar o disco que já tenho nessa medida (e que é muito bom), mas não acho informação oficial sobre o tamanho máximo permitido do garfo..valeu!
|
||
O importante é o caminho :)
|
||
maurell
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Jan 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:89 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Então, as medidas vão depender do garfo que vc tem e da altura que vc quer que fique, lembrando que não pode exagerar muito. O principal é que o torneiro faça uma bucha que entre na espiga na pressão, a minha, quando tiro o garfo para lubrificar a caixa de direção, nem se move, acho que só sai no torno. A parte de baixo da bucha precisa ter o ressalto interno que tem aquele anel que vai no garfo e na parte de cima dela precisa ter o ressalto que tem o garfo, pois, esse anel vai entrar em cima da bucha e precisa ficar firme. Para vc ter uma ideia de medidas, a bucha que está na minha bike tem 3,5 cm de altura, pois eu queria o garfo com 45cm do centro do eixo até o topo da coroa e o diâmetro externo é o mesmo do garfo, por isso as medidas para a sua vão depender da altura do seu garfo e do diâmetro do mesmo. O torneiro vai precisar do garfo para ter o diâmetro do garfo, que é a parte que iria encostar no quadro. Espero ter ajudado. |
||
Ricardoszy
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 31 Mar 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:394 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Bom, vou comprar uma caixa de direção baratinha pra testar, tô ficando maluco com o barulho. Mais barato que gastar mais de mil numa suspensão legal.
|
||
DONALDY
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 17 Fev 2009 Coronel Vivida Offline Mensagens:805 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Eu só o sujeito kkk O quadro já tinha defeito e ei só bem pesado (100kg) Esse garfo foi pra um quadro da Oggi que era muito ruim e troquei ele por um Caloi vitus, a Bike agora ta montada com uma suspensão mas o garfo tá aqui guardado, só troquei por segurança mesmo kkk |
||
dagspina
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 25 Mar 2015 Jandira Offline Mensagens:722 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Estou usando o garfo mosso m5 há uns dois anos, e por agora está tranquilo, sem estalos, na minha MTB tive problemas com estalos, depois de desmontar e tirar a suspensao foi identificado que os rolamentos do caixa de direção estava estourado, não havia folga, mas sim estalos, ao passar sobre lombadas e alguns buracos.
|
||
Mario Damato
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Se a pista de direção (anel que deve ser preso no garfo) não estiver corretamente alinhada poderia causar barulhos por forçar o rolamento para o lado. A mesma coisa com as bacias, se não forem colocadas corretamente, por pressão. |
||
Ricardoszy
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 31 Mar 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:394 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Minha caixa de direção é de rolamento, nem tem como montar errado aquilo, mesmo assim já abri, conferi e engraxei novamente, além de verificar mesa, blocagem, canote, etc.
Vi em outro tópico que o fornecedor de um garfo TSW orientou o usuário a serrar a perna do garfo que estava estalando e mandou outro pra ele. Talvez o importador da mosso faria isso também? Já até apelidei a bike de "estalinho" rs
|
||
sascencio
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Instalei um garfo Mosso MD5 há alguns meses na minha bike de turismo e até o momento não tive nenhum problema, nem estalos. Meu uso é mais em estradas asfaltadas com pneu slick 1.5, mas já montei a bike com pneus mtb 1.9 e usei na terra em estradões com muitos buracos e cascalho, tambem sem problemas...
|
||
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
|
||
Mario Damato
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2005 Rio de Janeiro - RJ Offline Mensagens:943 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Iniciei essa postagem há alguns anos para saber a opinião dos colegas a respeito do garfo Mosso.
Ano passado, após uns 9 ou 10 anos de uso, minha antiga suspensão Proshock E70R (simples porém muito boa para meu uso) rachou no "crown". Aproveitando os bons comentários a respeito há quase um ano substituí o antigo garfo com suspensão por um Mosso M5 em minha MTB com aros 26. Ficou muito bom, um pouco mais leve e não apresenta estalos conforme algumas mensagens recentes. Talvez não tenham instalado corretamente as pistas da caixa de direção, eu quando troquei o garfo troquei também a caixa de direção, as pistas (bacias) e rolamentos. Agradeço os comentário até agora. Mario D'Amato
|
||
| ||
BIRA
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Eu tinha na minha 26, o md2. Tirei e coloquei uma suspensão Gila. Sim, é mais pesada mas fiquei com medo do garfo. Mas estou vendo a possibilidade de colocar rigido novamente, mas não Mosso, talvez de cromoly. Alguma dica?
|
||
| ||
Responder | Página 123 12> |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |