Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Carro de apoio |
Responder |
Autor | |
lafon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Set 2010 Cerquilho-SP Offline Mensagens:3615 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 08 Nov 2011 as 13:38 |
Neste mês ficarei dois dias conduzindo o carro de apoio, e gostaria de receber dicas de como realizar essa atividade com máximo aproveitamento. Já li os manuais técnicos da UCI, mas não foi válido, pois ele funciona para um circuito demarcado/ protegido, e eu ficarei no carro de apoio nas duas piores rodovias de São Paulo, Anhanguera + D. PedroI + Carvalho Pinto + Dutra.
Seria legal receber dicas de quem já pilotou o carro de apoio em estradas tão tensas; mas também quero saber por parte do ciclista o que ele espera do carro de apoio. Óbvio que eu estou preparando um mapeamento de todo o trajeto, incluindo pontos de risco, localização de bikeshops, hospitais, telefones de emergência, além de ficar incumbido das questões de mecânica. Minha maior preocupação está direcionada a "qual deve ser o comportamento de um carro de apoio em uma estrada tão movimentada". |
|
fbergo
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 30 Set 2005 Campinas - SP Offline Mensagens:5629 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Trafegar pelo acostamento é proibido e se você andar muito devagar na pista da direita bloqueando o trânsito, especialmente nos pontos de trânsito mais carregado, é certeza que a concessionária informa a polícia rodoviária para mandar uma viatura. Todas essas rodovias que você citou têm monitoramento do tráfego por câmeras (na Anhanguera, de Limeira até São Paulo com certeza, não lembro depois de Limeira).
O mais correto e menos arriscado seria você trafegar em uma velocidade normal e ir parando no postos ou baias de descanso (no caso da D. Pedro e Carvalho Pinto, que têm poucos postos) esperando o(s) ciclista(s) passarem. Idealmente, o(s) ciclista(s) devem carregar um celular para ter como chamar o apoio se necessário. O seu apoio é para uma cicloviagem, um "treinão organizado" ou uma corrida ? Cada tipo de ciclista tem uma expectativa diferente. Numa corrida o ciclista espera que o carro esteja do lado para trocar uma roda ou dar apoio mecânico quando necessário. Em algo mais informal, fazer uma ligação pelo celular, informar o km onde está e esperar uns 15 minutos até o apoio aparecer para trazer apoio mecânico ou suprimentos não é nada demais (se for para pedir água/comida, nem precisa parar enquanto espera). Se a questão for segurança em relação a assaltos, vocẽ também não precisa ir colado nos ciclistas, você vai à frente mais rápido, parando nos postos, e se identificar algo suspeito em um trecho, para e espera para acompanhar o(s) ciclista(s) naquele ponto específico. Se for corrida, também é bom saber que fazer provas sem autorização das autoridades (DER, PRF, concessionárias) é proibido. Se aparecer um monte de ciclistas com numerais afixados na rodovia, a polícia aborda os ciclistas (já aconteceu na Carvalho Pinto um tempo atrás com alguns conhecidos). A Anhanguera entre Americana e Campinas e o trecho urbano da D. Pedro dentro de Campinas (km 146 a 128) são muito movimentadas, andar devagar acompanhando o(s) ciclista(s) não é viável. |
|
Auf wiedersehen.
|
|
lafon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Set 2010 Cerquilho-SP Offline Mensagens:3615 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Excelentes observações.
Estou mais acostumado com o esquema off-road do Caminho da Fé, no qual o carro fica esperando em pontos específicos. Desta vez, o pessoal vai até Aparecida de speed. Contudo meu caso é mais específico, pois vou acompanhar, exclusivamente, uma menina que provavelmente vai sobrar do pelotão. Ainda não sentei para conversar sobre o que ela exatamente espera do carro de apoio, mas creio que, por questões de segurança, ela vá pedir que eu fique na roda. Realmente é um enorme problema, tanto jurídico, como emocional, tentar transitar pelo acostamento dessas estradas...
|
|
lafon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Set 2010 Cerquilho-SP Offline Mensagens:3615 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Creio que o ideal seja eu ir parando em determinados pontos, no estilo cicloviagem, porém seria "obrigatório" que eu fizesse toda a parte de mecânica.
|
|
marcoaleite
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 28 Out 2010 São Paulo Offline Mensagens:5059 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Lafon, vou dar um pitaco, vai que lhe ajuda...
Vai ter mais carros de apoio ou somente o seu? Porque se há mais, seria interessante ir um ou dois na frente fazendo varredura geral e o resto atrás do pelote para socorrer quem for preciso, pois ir na frente, se tiver que voltar, terá que andar até uma alça de retorno e voltar até outra alça de retorno para socorrer o ciclista. Se for emergência por motivos de saúde fica complicado. Aí talvez teria que andar um pouco, parar para dar tempo do pelote andar e encostar novamente e assim até chegar no destino. Sei lá, pensei em algo assim. |
|
lafon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Set 2010 Cerquilho-SP Offline Mensagens:3615 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
São dois carros, porém estou trabalhando com a possibilidade de haver um bom distanciamento para o pelotão. Estou chutando uns 5km a cada hora, e se o pedal durar 10 horas são 50km...realmente tenho que ver o que vai rolar...
|
|
| |
robertojr
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Set 2011 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:880 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Acho que uma ideia seria você ligar para o policia rodoviária e informar que você será um carro de apoio para ciclistas e perguntar o que pode e o que não pode !
Assim pelo menos voce ja saberá de ante-mao o que fazer! E se eu não me engano você pode usar um giroflex amarelo, pois o amarelo é "atenção" !!
|
|
A bad day biking is better than a good day working
|
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |