Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Carro de apoio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Carro de apoio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Carro de apoio
    Postado: 08 Nov 2011 as 13:38
Neste mês ficarei dois dias conduzindo o carro de apoio, e gostaria de receber dicas de como realizar essa atividade com máximo aproveitamento. Já li os manuais técnicos da UCI, mas não foi válido, pois ele funciona para um circuito demarcado/ protegido, e eu ficarei no carro de apoio nas duas piores rodovias de São Paulo, Anhanguera + D. PedroI + Carvalho Pinto + Dutra.

Seria legal receber dicas de quem já pilotou o carro de apoio em estradas tão tensas; mas também quero saber por parte do ciclista o que ele espera do carro de apoio.

Óbvio que eu estou preparando um mapeamento de todo o trajeto, incluindo pontos de risco, localização de bikeshops, hospitais, telefones de emergência, além de ficar incumbido das questões de mecânica.

Minha maior preocupação está direcionada a "qual deve ser o comportamento de um carro de apoio em uma estrada tão movimentada".


Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2011 as 14:02
Trafegar pelo acostamento é proibido e se você andar muito devagar na pista da direita bloqueando o trânsito, especialmente nos pontos de trânsito mais carregado, é certeza que a concessionária informa a polícia rodoviária para mandar uma viatura. Todas essas rodovias que você citou têm monitoramento do tráfego por câmeras (na Anhanguera, de Limeira até São Paulo com certeza, não lembro depois de Limeira).

O mais correto e menos arriscado seria você trafegar em uma velocidade normal e ir parando no postos ou baias de descanso (no caso da D. Pedro e Carvalho Pinto, que têm poucos postos) esperando o(s) ciclista(s) passarem. Idealmente, o(s) ciclista(s) devem carregar um celular para ter como chamar o apoio se necessário.

O seu apoio é para uma cicloviagem, um "treinão organizado" ou uma corrida ? Cada tipo de ciclista tem uma expectativa diferente. Numa corrida o ciclista espera que o carro esteja do lado para trocar uma roda ou dar apoio mecânico quando necessário. Em algo mais informal, fazer uma ligação pelo celular, informar o km onde está e esperar uns 15 minutos até o apoio aparecer para trazer apoio mecânico ou suprimentos não é nada demais (se for para pedir água/comida, nem precisa parar enquanto espera).

Se a questão for segurança em relação a assaltos, vocẽ também não precisa ir colado nos ciclistas, você vai à frente mais rápido, parando nos postos, e se identificar algo suspeito em um trecho, para e espera para acompanhar o(s) ciclista(s) naquele ponto específico.

Se for corrida, também é bom saber que fazer provas sem autorização das autoridades (DER, PRF, concessionárias) é proibido. Se aparecer um monte de ciclistas com numerais afixados na rodovia, a polícia aborda os ciclistas (já aconteceu na Carvalho Pinto um tempo atrás com alguns conhecidos).

A Anhanguera entre Americana e Campinas e o trecho urbano da D. Pedro dentro de Campinas (km 146 a 128) são muito movimentadas, andar devagar acompanhando o(s) ciclista(s) não é viável.
Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2011 as 15:42
Excelentes observações.

Estou mais acostumado com o esquema off-road do Caminho da Fé, no qual o carro fica esperando em pontos específicos. Desta vez, o pessoal vai até Aparecida de speed. Contudo meu caso é mais específico, pois vou acompanhar, exclusivamente, uma menina que provavelmente vai sobrar do pelotão. Ainda não sentei para conversar sobre o que ela exatamente espera do carro de apoio, mas creio que, por questões de segurança, ela vá pedir que eu fique na roda.

Realmente é um enorme problema, tanto jurídico, como emocional, tentar transitar pelo acostamento dessas estradas...
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2011 as 15:47
Creio que o ideal seja eu ir parando em determinados pontos, no estilo cicloviagem, porém seria "obrigatório" que eu fizesse toda a parte de mecânica.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2011 as 15:57
Lafon, vou dar um pitaco, vai que lhe ajuda...

Vai ter mais carros de apoio ou somente o seu? Porque se há mais, seria interessante ir um ou dois na frente fazendo varredura geral e o resto atrás do pelote para socorrer quem for preciso, pois ir na frente, se tiver que voltar, terá que andar até uma alça de retorno e voltar até outra alça de retorno para socorrer o ciclista. Se for emergência por motivos de saúde fica complicado.

Aí talvez teria que andar um pouco, parar para dar tempo do pelote andar e encostar novamente e assim até chegar no destino. Sei lá, pensei em algo assim.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2011 as 16:04
São dois carros, porém estou trabalhando com a possibilidade de haver um bom distanciamento para o pelotão. Estou chutando uns 5km a cada hora, e se o pedal durar 10 horas são 50km...realmente tenho que ver o que vai rolar...
Voltar ao Topo
robertojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:880
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2011 as 16:04
Acho que uma ideia seria você ligar para o policia rodoviária e informar que você será um carro de apoio para ciclistas e perguntar o que pode e o que não pode !

Assim pelo menos voce ja saberá de ante-mao o que fazer!

E se eu não me engano você pode usar um giroflex amarelo, pois o amarelo é "atenção" !!
A bad day biking is better than a good day working

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X